A "religião civil" de Jean-Jacques Rousseau e o "deus-estado"

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 6 жов 2024
  • Como consequência do humanismo antropocentrista do Iluminismo, Jeans-Jacques Rousseau, no final de seu "Contrato Social", desenvolve a ideia de uma "Religião Civil." Não é à toa que, depois da Revolução Francesa, todos os atributos que a teologia cristã tradicionalmente reconhece em Deus (onisciência, onipotência e onipresença) tenham passado a ser buscados no Estado. Resultado: o Estado virou um "deus" com "d" minúsculo, e a democracia é a sua religião. E a Bíblia dessa religião? É o Vade Mecum...
    A “Semana do Direito Sem Juridiquês” do Instituto Angelicum já passou. Mas você pode ter acesso à integra das aulas - e muitos mais - inscrevendo-se no curso “História, Filosofia e Direito”. Confira aqui:
    sun.eduzz.com/...
    Referências:
    ROUSSEAU, J.J. "Contrato Social": amzn.to/306Uy2L.
    BASTIAT, Fréderic. "A Lei": amzn.to/2VPC6vZ
    Confira mais sobre cristianismo no meu outro canal (Teodidatas):
    / teodidatas

КОМЕНТАРІ • 24

  • @vagnercandido99
    @vagnercandido99 5 років тому +4

    Minha inspiração. Serei um professor universitário como o senhor.🙏💪
    Não pare com o trabalho no UA-cam, por favor.

    •  5 років тому +1

      Obrigado, de coração, por suas palavras, amigo. Não pararei, não. Forte abraço!

  • @valmiradvogado815
    @valmiradvogado815 5 років тому +4

    Parabéns professor pelas suas excelentes aulas e dicas. Abraços e que DEUS sempre ilumine o senhor seus familiares e seguidores.

    •  5 років тому

      Amém! Deus abençoe você também!

  • @Trintaman
    @Trintaman 5 років тому +2

    Excelente abordagem! Simples e direta.

  • @juizfederal442
    @juizfederal442 5 років тому +4

    Gosto muito do seu Canal. Ótimo msm, vídeos objetivo e de extremo conteúdo

    •  5 років тому

      Obrigado, amigo! Esse é o objetivo. Grande abraço!

  • @Joseph-sl4sh
    @Joseph-sl4sh 3 роки тому +2

    Leiam "Deus e o Estado" de Mikhail Bakunin.

  • @luiseduardo5302
    @luiseduardo5302 5 років тому

    O que caracteriza o liberalismo político? Este pode se contrapor, em alguns aspectos, ao liberalismo econômico ou lhe serve como fundamento integralmente?

  • @Tabacariadistribuidora
    @Tabacariadistribuidora 2 роки тому

    👏👏👏

  • @giuniorcandido177
    @giuniorcandido177 5 років тому

    sensacional, cadu!!!

    •  5 років тому +1

      Obrigado, amigo!

  • @bedcompetitiva
    @bedcompetitiva 5 років тому +4

    Vídeo maravilhoso e como ainda está presente de forma tão pungente no Brasil. Ninguém é ateu, a falta do Deus faz buscar outro e criamos um Deus humano e cheio de pecados e humanizamos estes pecados. Ótimo vídeo.

    •  5 років тому +1

      Obrigado, amigo. É exatamente como você comentou. Grande abraço!

    • @drjp4212
      @drjp4212 5 років тому

      Discordo. O fato de o socialismo ter substituído a religiosdade "padrão" por uma outra, religiosidade política, não quer dizer que o homem não consiga viver sem um ideal de perfeição.
      Tanto religião tradicional quanto "religião política" tem um carga de coletivismo muito forte, e ao resgatar o individualismo, tal necessidade desaparece.

  • @meiucatricolor4951
    @meiucatricolor4951 5 років тому

    Na visão anarco capitalista cristã um pessoa que, sendo servidor público (ou seja, membro ou empregado do Estado), se converte a Jesus Cristo, deve necessariamente, deixar seu cargo público, caso contrário, estará vivendo em pecado (Já que o Estado seria imoral, um ente pecaminoso) ?

    •  5 років тому +3

      É um excelente questionamento, amigo. Reflete minha atual crise de consciência. Portanto, não me atreverei a dar uma resposta...

    • @josemiguelamenabar
      @josemiguelamenabar 5 років тому +1

      Desculpem entrar no meio da conversa, mas achei o questionamento bem interesante. Na minha visão, não há problema que um cristão, mesmo o anarco capitalista, trabalhe para o Estado (embora concorde com ambos que dentro da perspectiva anarcocapitalista cristã pareça incoerente). Em todo caso, como o anarcocapitalismo cristão deve manter coerência blíblica, me parece que é possível servir a um Estado "pecaminoso" e manter a sua lealdade a Cristo (Deus). O livro enteiro de Daniel nos apresenta essa dualidade. Nesse livro temos 4 judeos, cativos, que tem todas as justificativas possíveis para não querer servir ao "estado" que os oprime e que são "contratados" para servirem ao "estado" (rei). Eles não só servem o rei mas o fazem da melhor forma possível. No entanto, quando tem que escolher entre o estado e Deus, a sua lealdade sempre está com Deus. Abs!

    • @meiucatricolor4951
      @meiucatricolor4951 5 років тому +1

      @@josemiguelamenabar concordo contigo. O Senhor Jesus conviveu com servidores do Estado e até curou alguns e nunca disse para nenhum deles que deveriam deixar seus cargos ou empregos públicos. Na verdade , eu não sou anarco capitalista entendo o Estado como uma espécie de mal necessário excepcional, constituído por Deus, sendo que seus membros ou integrantes cristãos estão sob a graça e misericórdia de Deus. Claro que tem que procurar viver em obediência aos mandamentos do Senhor, como qualquer outro cristão, mas a posição do servidor público, é um pouco mais delicada pois alguns fazem a leis, outros as executam e outros julgam e como há servidores não cristãos , há leis também não cristãs e aí se forma um dilema para o servidor cristão, sejam chefes sejam subordinados.

    • @josemiguelamenabar
      @josemiguelamenabar 5 років тому

      @@meiucatricolor4951 eu também não sou anarcocapitalista, mas por otrou lado sou servidor público federal. Concordo com tudo o que você colocou, e ainda, eu vejo o Estado e o mundo como uma grande Babilônia e acredito que chegará o dia em que não poderemos mais estar "vivendo" nela por causa da pressão, opressão e incompatibilidade. Acho que esse assunto poderia ser abordado no canal teodidatas. Abs

    • @meiucatricolor4951
      @meiucatricolor4951 5 років тому +1

      @@josemiguelamenabar claro, esse mundo jaz no maligno, pois seu príncipe é Satanás. O dia em que não estaremos vivendo mais aqui será o dia da morte de cada um de nós ou do arrebatamento, para, finalmente, estarmos, com O Senhor Jesus Cristo.

  • @djangolivre9834
    @djangolivre9834 2 роки тому

    Opus Dei dando aula de política! kkkkkkkkkkkk