Link para Vakinha do Veleiro Adventus: www.vakinha.com.br/vaquinha/o-sonho-nao-acabou-joice-cardoso-do-nascimento Para contribuir com o Adventus via PIX: CPF 31264349831 Joice Cardoso do Nascimento
Será que temos alguma notícia sobre o Adventus? O YT me entregou hoje o vídeo, 8 meses após a publicação, o algoritmo não colaborou! A Vakinha arrecadou até agora apenas pouco mais de 32k.
@hashtagsal Olá Adriano, seria bacana usar uma pequena parte do valor arrecadado para impulsionar o vídeo entre os seguidores - fazendo junto uma campanha para ampliar o alcance dele nas mídias sociais (quem não pode doar pode pelo menos republicar nas suas redes). Acho que daria um retorno melhor: vídeo de chamada curto para trazer as pessoas pro relato aqui no UA-cam + campanha de divulgação massiva nas redes. Se puder ajudar em algo, avise. Valeu.
Adriano...afundei um Delta 21 numa regata em Caiobá,aqui no PR.....há muitos anos...a dica é contratar algum mergulhador que trabalha na Petrobras. Ele levou tanques vazios e um compressor e me fez boiar o PAPA CAPIM.....vai uma dica....sei bem o que o casal está sentindo...mas também fui à luta e o recuperei!
imaginei algo assim, alguém mergulha com tanques, boias, galões, airbags, sei la coisas resistentes que inflam, amarra no barco e vai enchendo de ar com o compressor, até o barco boiar. depois é só rebocar ou tentar consertar o furo com resina subaquatica e esvaziar o barco. parece possivel
É simples ajudar o próximo, 22.500 pessoas já assistiram esse episódio, eu doei 100 porque realmente posso, mas se cada uma doasse 10 reais, já seriam 225.000 para auxiliar o casal, POR FAVOR, vamos doar um pouco que para eles será muito. OBRIGADO A TODOS.
Eu, Luciano Rosa, capitão do barco de pesca Largue o Doce, em nome da colônia de pescadores Z-14 de Camaçari na Bahia, torço e participo da campanha para que possam restaurar seu barco e ter de volta aquele que faz parte da história e da vida de vocês. ⛵🍀
Que história triste. Torcendo para reflutuação do veleiro e continuidade da jornada do casal! Como o Beto disse, não dá pra afirmar que bateram em uma baleia, ou que foram atacados por uma baleia, como diziam as manchetes na ocasião do naufrágio. O dano parece ser na proa, pouco abaixo da linha d'água, um corte horizontal grande que poderia indicar a colisão com um objeto pesado, talvez a quina de um container. Uns anos atrás, quando morava em Fernando de Noronha, conversei com um casal que havia acabado de perder o barco na travessia das Canarias para FN. Eles bateram em um container que estava totalmente submerso, porém flutuando pouco abaixo da linha d'água. O relato do impacto é muito parecido com o do Beto. Semelhante ao Adventus, o veleiro desceu em poucos minutos. Além disso, me parece pouco provável que um "atropelamento" de baleia gere um dano tão grande, temos muitos exemplos de colisão de embarcações (veleiros monocasco, catamarã e até lanchas) com baleia que geram danos muito menores. Se fosse um ataque deliberado por parte da baleia tudo bem o dano ser grande, afinal é um animal de mais de 40 toneladas, porém a colisão não seria na proa, muito mais provável atacar uma superfície como o bordo do que o ângulo agudo da proa, que tem maior potencial de causar dano a baleia. Outro ponto é que muito provavelmente a baleia seria vista ou ouvida após o acidente. Seria ótimo se fosse feita uma perícia após a recuperação do veleiro para esclarecer os fatos. Para finalizar, tudo que disse acima é baseado na minha experiência pessoal, quase 30 anos de mar e pelo menos 15 anos com as baleias jubarte, contribuindo com desenvolvimento científico e do turismo de observação de baleias na Bahia e Espírito Santo, sem perder nenhuma temporada. Espero ter contribuído. Sinto muito pelo ocorrido. Já passei por algo semelhante (não em mar aberto, o nosso naufrágio foi dentro de um estuário, o que facilitou muito a operação de resgate) e conseguimos recuperar o nosso barco com muito esforço e ajuda da comunidade náutica, principalmente dos pescadores! Desejo muita força pro casal. Que em breve estejam navegando!
acho que cheguei tarde nesse vídeo.... mas tenho uma sugestão para seguros que são caros. Isso já acontece no mundo dos caminhões... é extremamente caro um seguro de um caminhão. A solução que eles acharam foi em juntar um grupo de camioneiros e registrar uma associação regional. estipulam um valor mensal. Juntos somo mais fortes!!!
@sal @sal eu tenho interesse em colaborar com este projeto de montar um PGR, uma modelagem de ajuste de apólice além de uma estrutura de monitoramento do gerenciamento de para subscrever e averbar os riscos. Acho que temos como montar uma solução para estes riscos.
Queridos, não tenho como ajudar no tocante ao financeiro, mas, moro em Salvador, queria bastante me aproximar da navegação e do mundo dos veleiros, estou a disposição de vocês se precisarem de mão obra voluntaria, aqui em Salvador. Abraços!
Enviei minha contribuição e sugiro que todos que assistam possam enviar. Se cada um enviar 1 real, conseguiremos ajudar esse casal que compartilhou parte de sua história e drama conosco.
Os mais humildes são sempre os que nos ajudam quando a gnt mais precisa, esse caso por exemplo um casal de veleiros curtindo a vida no mar enquanto os pescadores estão ralando o dia todo em busca de alguns peixes pra garantir o almoço de sua família, sempre correndo o risco com embarcações que na maioria das vezes em situação de risco, mas nada disso importa para eles, que se dispõem a ajudar seja quem for, os pescadores precisam ser mais valorizados e não é de hoje 👍
Com certeza. Que nunca seja necessário, porém, se um dia vc precisar, nunca peça para quem tem sobrando. Peça para quem tem menos que vc. Este vai te ajudar. Aprendi isso nos meus 70 anos de vida.
Nossa Adriano, parece que esse trecho da Bahia é um cemitério de veleiros. Chega a ser estranho: embora os.mares do Sul do Brasil pareça mais agitado e com condições mais difíceis é no nordeste que tem acontecido a maioria dos naufrágios. Aquele outro casal que perdeu o barco numa rede de pesca, esse casal, o naufrágio do Hélio e outros já reportados aqui e em outros canais .
Acredito que a batida em algo orgânico , macio e com grande massa como uma beleia, dificilmente teria ocasionado um impacto tão contundente na proa, geralmente os danos nesses encontros se dão em estruturas móveis e mais frágeis como o leme. A minha impressão é de algo muito duro como uma pedra submersa. Como o casal viu muitas baleias no trajeto, talvez tenham ficado impressionados e logo pensaram no animal como possibilidade, porém me pareceu infactivel.
Adriano que episódio excelente. Sério e sem sensacionalismo. Principalmente responsável e sensível. Parabéns cara, não me arrependo de acompanha-lo e de ter me inscrito como um apoiador.
Falando em acidentes e incidentes, conseguiu verificar o retorno de alguma seguradora para cobrir e a um custo acessível para segurar o veleiro de quem mora a bordo.
Marcos e Joice, claro que vocês farão a Refeno e singrarão os marés junto com o valente Adventus. Eu e minhaxesposa iremos morar em veleiro atrás dos sonhos de vocês. Vcs têm a nossa admiração, carinho e ajuda no que pudemos. Esperamos encontrá-los por estes mares. Bons ventos!
Eu estava estes dias conversando com um amigo sobre a solidade que existe num grupo de motoqueiros que viajam pelo país....vejo a mesma solidariedade na vela...é lindo isso. Acredito que tudo vai dar certo...❤
Beto e Joyce! Sua história é comovente. Legal o Adriano divulgar este incidente, mostrando toda a coragem, desprendimento e superação de vocês. Também envio minha pequena contribuição e fico na torcida pela recuperação completa do ADVENTUS. Desejo boa sorte!!!
Amigos de Tarituba. São excelentes velejadores e apaixonados pelo mar, onde viviam. Felicidades ao Beto e a Joice, e os votos de que recuperem sua casinha, o Adventus!
Bom dia Adriano! Mais um bom trabalho em favor da náutica e da vela. Vou deixar aqui uma humilde sugestão, pois ainda não navego a vela, mas tenho barco a motor há 33 anos. Nessas navegadas ao longo da costa não seria mais seguro estar navegando numa profundidade maior (a umas 100mn da costa) e entrar perpendicularmente no seu destino, evitando a rota mais rasa das baleias. O trajeto de interferência com as baleias será muito menor. Outra sugestão seria de ter no veleiro as famosa sondas para pescaria, que podem detectar peixes e cardumes a 100m de profundidade e num raio de 300 a 500m na frente da embarcação. E que também funcionam com alarmes que disparam nessas condições. Por último, vejo com grande vantagem os veleiros de alumínio, que certamente não teria afundado nas condições desse acidente. A maioria dos cascos de fibra são muito frágeis na hora da colisão. Existem cascos de fibra fortes que resistem a esse tipo de acidente, mas a preferência é por cascos leves, velozes e mais baratos. A minha preferência é por cascos resistentes para subir em pedras. Não que eu pretenda fazer isso, mas se acontecer.... Abraços e bons ventos!!!!!
Ignacio, vc saberia informar se o Garmin Fish Finder Striker 4 Plus consegue detectar nesse raio entre 300m e 500m? Não encontrei esse tipo de informação no manual. Existe alguma diferença de alcance se instalar por fora ou por dentro do casco? Obrigado!
@@ww07ff Mas ele opera em um cone para baixo, não na superfície da água. Talvez, aqui mais para "talvez", com grandes aspas, um forwardscan conseguiria ver, mas não se o encontro fosse com a baleia se deslocando na lateral do barco.
Assisti apenas 15 minutos e estou muito solidário aos donos do veleiro naufragado. Muito triste. Que Deus os abençoe. Assistirei ao vídeo todo mais tarde. O seu vídeo é um verdadeiro trabalho jornalístico.
Adriano moro a 500 km do mar….mas durante a pandemia e com ajuda do UA-cam virei um fantástico torcendo-te do veleiros futebol clube sigo uns 100 barcos não consigo ajudar ninguém financeiramente no momento…foi impossível assistir esse vídeo seu sem lágrimas nos olhos….vc foi um anjo que apareceu para esse casal …pela força do seu canal tenho certeza que eles vão conseguir resolver tudo….Botucatu SP
Toda a nossa solidariedade a esse casal. Adriano, não concordo com o título, já que os próprios navegadores não tem certeza se foi realmente uma baleia......
Nossa, que comovente! Eu tive a oportunidade de conhecer o casal Beto e Joyce na Santos-Rio, participamos no Adventus. Até minha foto aparece aí, no 0:45s. No dia liguei prá ele e mandei mensagem... Muito triste. Por outro lado a ajuda que estão tendo, o apoio, as orações, mostram que eles são muito queridos e, sobretudo, que apesar do ocorrido, há uma bênção divina a protegê-los.
Daqui a três dias vou dar um força na Vakinha deles. Quem puder, dá essa moral. Fiquei bem comovido com a história deles. Desejo luz e que vocês voltem a sonhar em mar.
Em Portugal estamos a ter um problema muito grave. As Orcas estão a destruir os lemes dos veleiros. A solução imediata é criar uma aplicação onde os navegadores partilham a localização das orcas sempre que existe um avistamento ou uma interacção com os veleiros. Desta forma evitamos a zona onde as orcas estão e evitar a destruição dos lemes.
Olá Adriano... Meus sentimentos e solidariedade ao casal, tenho certeza que eles conseguirão resgatar o barco e recomeçar a vida. Aproveitei e compartilhei esse vídeo com um amigo que trabalha com seguro, quem sabe não seja um ponto de partida para que esse tipo de seguro seja mais comum e acessível pra vcs. Grande abraço ao casal e tenham fé e paciência, vai dar tudo certo!
45 minutos de # Sal !!’ Parabéns Adriano!! Não consegui acompanhar direito pois quando comecei assistir estava almoçando, tive que voltar ao início para começar de novo !!!
Meus sinceros sentimentos ao casal... Não me atrevo a dizer que sei o que estão sentindo porque sei que a experiência é única para cada um, assim como suas consequências. O que posso lhes antecipar é que no final tudo sempre dá certo, embora nunca saibamos com segurança quando chegou o final e nem o que venha a ser o verdadeiramente certo. Também tive a minha oportunidade de receber esta inestimável solidariedade do meio náutico por ocasião do meu naufrágio já há quase dois anos, do qual ainda hoje carrego sequelas, entre elas o fato de até agora não haver encontrado uma forma de agradecer adequadamente a todos que nos ajudaram, de todas as formas possíveis e imagináveis; aliás, a esse propósito, devo um agradecimento em especial ao Adriano, cujo apoio foi fundamental para que nossa sobrevivência fosse um tanto menos dolorosa do que certamente seria sem a divulgação do #SAL na ocasião. As mãos desse verdadeiro Irmão do Mar são abençoadas com o "toque de Midas" e tenho certeza que a história de vocês vai virar... Confiem, o melhor está sempre por vir!
Como é difícil a comunicação com a maioria das pessoas da área científica, o Adriano perguntou várias vezes sobre ligar ou não o motor próximo às baleias e até agora tô sem saber a resposta do técnico....
É difícil lidarmos com as perdas, derrotas e fracassos. Mas todos estes eventos nos servem de aprendizado, fortalecimento e crescimento espiritual. A morte é certa porém não se sabe a data, portanto estejamos sempre "com as lâmpadas acesas"! Que o Espírito Santo de Deus inspire as ações dos velejadores.
O grande poeta e Nobel literatura Pablo Neruda disia que ele era um marujo em terra, eu sou um pouca assim também, acompanho as grandes pessoas que admiro nas jornadas que empreendem por todas as mídias disponíveis, gosto de um boa prosa. A minha viagem é ir ao encontro, no mesmo dia falei rápido com vc e com o Beto em Itajaí, em outra ocasião com o Amir Klink, pequenas recordações mas valiosas. Abraços!
Que bom vocês tem está página Vakinha para receber Doações, quando eu Puder vou Ajudar Sin vocês, Eu Também sou Dono de um veleiro ⛵️ e gosto muito de Ajudar as pessoas 🙏 Já estou Rezando pra você que tudo continue indo bem 🙏🏼
Parabéns Adriano pelo espírito e empatia. Marcos e Joice a vida às vezes tem etapas mais difíceis, mas só nos fortalece, de alguma forma a providência vem. Boa sorte na recuperação do veleiro com certeza daqui há algum tempo vocês sentados no Adventus estarão contando a história do dia do ocorrido e lembrando detalhe por detalhe e agradecendo à Deus e a todos por terem recuperado o barco. Abs José e Márcia -São Paulo-SP.
Pelas imagens da parte danificada mais o relato sobre a parada de movimento e o barco sendo levantado, aparenta que foi uma colizão com container e não uma baleia. De qualquer forma fico aqui torcendo para que o casal recupere logo tudo e sigam sua vida bem e refeitos do incidente.
Sinto muito por tudo que passaram! Vocês foram muito rápidos nesses dez minutos, que historia! Desejamos que logo consigam recuperar o lar de vocês. Continuem com essa força que tudo dará certo! Contem conosco!
Toda questão em resgate de embarcações deve ser bem calculada , me parece que a quilha já se foi é o leme do Adventus . Muito cuidado pessoal a ajuda vinda sem conhecimento pode ser prejudicial a embarcação , ainda mais se tratando de veleiros por ter uma estrutura frágil e antiga. Boa Sorte ao Adventus e ao casal 🙌💪🙏
Ouvi dizer que saber receber também é um gesto de amor. Esse casal com a dor estampada em suas fisionomias se esforça pra devolver tanto amor. Nessas ocasiões fica evidente a beleza humana atenuando a dor. Força amigos!
Esse foi o episódio mais triste que assisti, parado agora em Vitória com barco quase igual para fazer essa rota, misto medo e adrenalina, 40 anos nunca ouvi falar num acidente assim e espero não ouvir mais , força Betão vc chegou na minha frente no Bracuhy me deve a revanche te espero .
Pelo que vi em Portugal, com essas interações (termo ataque nao se recomenda), com baleias. O recomendável é desligar e parar o barco. O ruído atrae e irrita as baleias, elas tendo vontade de "bricar" com o barco pode diminuir se o barco estiver quieto e parado. O que percebi é que tanto esse caso do vídeo com as histórias de Portugal, que essas interações estão sempre perto de barcos pesca. Boa sorte a todos.
Meu sonho e ir morar no mar, e isso me deixou com medo agora, e muito seguro tbm pq eu vejo que o mundo da vela e uma galera muito unida e é isso que eu quero viver as trocas de experiências os perrengues as loucuras que acontece na imensidão do mar, e logo logo o sonho continua e bons ventos a todos ....
Que angustiante que foi este episódio, ainda mais depois de uma série light e feliz que vinha sendo apresentada aqui. Entretanto, fica uma esperança de que eles conseguirão e a certeza de que no mar somos todos um.
Caramba me emocionei muito com essa historia de Bet e Joice, sou um apaixonado por navegação sem nunca ter navegado e vcs através dos videos me faz eu viajar nessa onda. Torcedendo, rezando e contribuindo para o restabelecimento deles e por favor, coloquem noticias deles por aqui. Abraço!
meus Sentimentos a família, família alabama solidariza nesse momento torcendo por eles,força vocês vão conseguir tudo de novo. com a benção de Deus.bons ventos
Doem pouco mas doem Ajunde este. Casal eu amo o mar eu fiz o meu 12 pes simples mas sei o quanto e dificil construir um sonho Dinheiro nao e tudo . Viver pra um sonho e viver para Deus . Trabalhar e importante Mas trabalhar no seu sonho nao tem preco . Sejamos liberais ajude nao importa como se vierem pro litoral norte caraguatatuba precisar podem ficar em casa aqui sua casa pelo tempo que precisar
Vou ajudar o pessoal ... Serve de lembrete de deixar um kit de desembarque de emergencia sempre pronto... ja' passei perto de baleias varias vezes e nunca pensei no perigo .... Que bom que estao todos bem e com saude... Vou fazer meu PIX agora mesmo... Sorte !
Uau… nem posso imaginar o que eles passaram. Oro a Deus para que recuperem tudo rápido. No meu ver (como engenheiro de estruturas) o impacto foi muito forte mesmo. Difícil um casco ser dimensionado pra aguentar uma pancada dessa, mesmo os de metal. Graças a Deus eles saíram ilesos!
Eu já naveguei de Porto Alegre até o Caribe e sempre com o motor ligado para o barulho acordar ou chamar a atenção de alguma baleia para evitar um abalroamento
Muito triste e também muito emocionante. Bacana você divulgar essa história, pois você tem credibilidade e certamente vai atrair muita ajuda a esse casal tão simpático. Eu fiz minha contribuição e desejo muita sorte e sucesso a você e ao casal que passou por esse infortúnio, mas que sairão fortalecidos e com certeza irão navegar muito ainda. Parabéns!
Veleiro, tem q ter compartimentos estanques, por mais q roubem espaço, porém, vc tem a segurança q ele vai voltar pro porto e vc diminue em muito os prejuízos, se o seu não tem, faça-os
Pessoal, não sou do mundo da vela, mas acompanho o canal. Moro em Salvador, estou a disposição de vocês se precisarem de apoio quando estiverem com o barco de vc´s aqui. boa sorte!
Eu estava esse dia pescando com meu barco em Plymouth Massachusetts quando aconteceu dessa baleia acerta o barco, mais não foi só esse acidente com baleia que aconteceu teve muitos outros, chegando ao ponto de terminar o período de pesca comercial.
A receita para evitar esse tipo de incidente é muito fácil, é tecnologia, é tipo um GPS , avisa tudo, onde vai avisar sobre radar e quebra molas , etc .. Usar sonar com sinal sonoro quando objetos ou grandes peixes estiverem próximos...
Link para Vakinha do Veleiro Adventus:
www.vakinha.com.br/vaquinha/o-sonho-nao-acabou-joice-cardoso-do-nascimento
Para contribuir com o Adventus via PIX:
CPF 31264349831 Joice Cardoso do Nascimento
Doação realizada. Desejo tudo de melhor a esse casal
R1
S 😊
Será que temos alguma notícia sobre o Adventus? O YT me entregou hoje o vídeo, 8 meses após a publicação, o algoritmo não colaborou! A Vakinha arrecadou até agora apenas pouco mais de 32k.
@hashtagsal Olá Adriano, seria bacana usar uma pequena parte do valor arrecadado para impulsionar o vídeo entre os seguidores - fazendo junto uma campanha para ampliar o alcance dele nas mídias sociais (quem não pode doar pode pelo menos republicar nas suas redes). Acho que daria um retorno melhor: vídeo de chamada curto para trazer as pessoas pro relato aqui no UA-cam + campanha de divulgação massiva nas redes. Se puder ajudar em algo, avise. Valeu.
Adriano...afundei um Delta 21 numa regata em Caiobá,aqui no PR.....há muitos anos...a dica é contratar algum mergulhador que trabalha na Petrobras. Ele levou tanques vazios e um compressor e me fez boiar o PAPA CAPIM.....vai uma dica....sei bem o que o casal está sentindo...mas também fui à luta e o recuperei!
imaginei algo assim, alguém mergulha com tanques, boias, galões, airbags, sei la coisas resistentes que inflam, amarra no barco e vai enchendo de ar com o compressor, até o barco boiar. depois é só rebocar ou tentar consertar o furo com resina subaquatica e esvaziar o barco. parece possivel
É simples ajudar o próximo, 22.500 pessoas já assistiram esse episódio, eu doei 100 porque realmente posso, mas se cada uma doasse 10 reais, já seriam 225.000 para auxiliar o casal, POR FAVOR, vamos doar um pouco que para eles será muito. OBRIGADO A TODOS.
Seguro ??? Não e obrigatório.
225mil pra auxiliar. Meu deus como tem gente com vida facil. 225auxilia! nao resolve a vida não! Pra os imbecis de plantão: esse final foi sacartico.
Esse barco adventos foi e está sendo reformado na marina onde eu trabalho de segurança. Aratu iate clube.
Eu, Luciano Rosa, capitão do barco de pesca Largue o Doce, em nome da colônia de pescadores Z-14 de Camaçari na Bahia, torço e participo da campanha para que possam restaurar seu barco e ter de volta aquele que faz parte da história e da vida de vocês. ⛵🍀
Esses pescadores merecem uma entrevista.
Que história triste. Torcendo para reflutuação do veleiro e continuidade da jornada do casal! Como o Beto disse, não dá pra afirmar que bateram em uma baleia, ou que foram atacados por uma baleia, como diziam as manchetes na ocasião do naufrágio. O dano parece ser na proa, pouco abaixo da linha d'água, um corte horizontal grande que poderia indicar a colisão com um objeto pesado, talvez a quina de um container. Uns anos atrás, quando morava em Fernando de Noronha, conversei com um casal que havia acabado de perder o barco na travessia das Canarias para FN. Eles bateram em um container que estava totalmente submerso, porém flutuando pouco abaixo da linha d'água. O relato do impacto é muito parecido com o do Beto. Semelhante ao Adventus, o veleiro desceu em poucos minutos. Além disso, me parece pouco provável que um "atropelamento" de baleia gere um dano tão grande, temos muitos exemplos de colisão de embarcações (veleiros monocasco, catamarã e até lanchas) com baleia que geram danos muito menores. Se fosse um ataque deliberado por parte da baleia tudo bem o dano ser grande, afinal é um animal de mais de 40 toneladas, porém a colisão não seria na proa, muito mais provável atacar uma superfície como o bordo do que o ângulo agudo da proa, que tem maior potencial de causar dano a baleia. Outro ponto é que muito provavelmente a baleia seria vista ou ouvida após o acidente. Seria ótimo se fosse feita uma perícia após a recuperação do veleiro para esclarecer os fatos. Para finalizar, tudo que disse acima é baseado na minha experiência pessoal, quase 30 anos de mar e pelo menos 15 anos com as baleias jubarte, contribuindo com desenvolvimento científico e do turismo de observação de baleias na Bahia e Espírito Santo, sem perder nenhuma temporada. Espero ter contribuído. Sinto muito pelo ocorrido. Já passei por algo semelhante (não em mar aberto, o nosso naufrágio foi dentro de um estuário, o que facilitou muito a operação de resgate) e conseguimos recuperar o nosso barco com muito esforço e ajuda da comunidade náutica, principalmente dos pescadores! Desejo muita força pro casal. Que em breve estejam navegando!
Eu tb acho que não foi baleia isso nao.
acho que cheguei tarde nesse vídeo.... mas tenho uma sugestão para seguros que são caros. Isso já acontece no mundo dos caminhões... é extremamente caro um seguro de um caminhão. A solução que eles acharam foi em juntar um grupo de camioneiros e registrar uma associação regional. estipulam um valor mensal. Juntos somo mais fortes!!!
@sal @sal eu tenho interesse em colaborar com este projeto de montar um PGR, uma modelagem de ajuste de apólice além de uma estrutura de monitoramento do gerenciamento de para subscrever e averbar os riscos. Acho que temos como montar uma solução para estes riscos.
Queridos, não tenho como ajudar no tocante ao financeiro, mas, moro em Salvador, queria bastante me aproximar da navegação e do mundo dos veleiros, estou a disposição de vocês se precisarem de mão obra voluntaria, aqui em Salvador. Abraços!
Enviei minha contribuição e sugiro que todos que assistam possam enviar.
Se cada um enviar 1 real, conseguiremos ajudar esse casal que compartilhou parte de sua história e drama conosco.
Os pescadores Brasileiros são diferentes de todos os outros pescadores ao redor do mundo, e falo com conhecimento de causa. 👏🏻👏🏻
Os mais humildes são sempre os que nos ajudam quando a gnt mais precisa, esse caso por exemplo um casal de veleiros curtindo a vida no mar enquanto os pescadores estão ralando o dia todo em busca de alguns peixes pra garantir o almoço de sua família, sempre correndo o risco com embarcações que na maioria das vezes em situação de risco, mas nada disso importa para eles, que se dispõem a ajudar seja quem for, os pescadores precisam ser mais valorizados e não é de hoje 👍
Com certeza. Que nunca seja necessário, porém, se um dia vc precisar, nunca peça para quem tem sobrando. Peça para quem tem menos que vc. Este vai te ajudar. Aprendi isso nos meus 70 anos de vida.
Tem q atualizar a história, ansioso para a parte dois em 2024
Nossa Adriano, parece que esse trecho da Bahia é um cemitério de veleiros. Chega a ser estranho: embora os.mares do Sul do Brasil pareça mais agitado e com condições mais difíceis é no nordeste que tem acontecido a maioria dos naufrágios. Aquele outro casal que perdeu o barco numa rede de pesca, esse casal, o naufrágio do Hélio e outros já reportados aqui e em outros canais .
Sem contar a pirataria,roubos e invasões na embarcação. Tudo acontece nessa região é incrível!
Contribuí e ganhei 3 corações... Muita força 😃
Muito triste, espero que tenham conseguido reconquistar seu veleiro.
Acredito que a batida em algo orgânico , macio e com grande massa como uma beleia, dificilmente teria ocasionado um impacto tão contundente na proa, geralmente os danos nesses encontros se dão em estruturas móveis e mais frágeis como o leme. A minha impressão é de algo muito duro como uma pedra submersa. Como o casal viu muitas baleias no trajeto, talvez tenham ficado impressionados e logo pensaram no animal como possibilidade, porém me pareceu infactivel.
Boa tarde Adriano! Acabei de assistir o episódio! Chorei pra valer aqui! Ajudei com que eu pude! Que Deus abençoe à vida de todos vocês! Forte abraço!
A Capitã Joice, foi a última a abandonar sua Embarcação!
Batemos em uma Baleia e perdemos uma pá do hélice e vimos a baleia ressurgindo na popa ... Que Deus abençoe a família veleiro Adventus . Estamos junto
Adriano que episódio excelente. Sério e sem sensacionalismo. Principalmente responsável e sensível. Parabéns cara, não me arrependo de acompanha-lo e de ter me inscrito como um apoiador.
Nossa quê triste.Pescadores tem nosso respeito.👏👏👏👏👏
EXCELENTE episódio! Estamos juntos e logo o sonho está de volta 🙏🏻🙏🏻🙏🏻⛵️ #força
Espero, de coração, que tudo volte ao normal rapidamente, fiz uma pequena contribuição no site. Boa sorte.🍀👍
Triste mesmo!!, mas já venceram por estarem com saúde !!...e vivos !! Deus no controle !!...sempre
Falando em acidentes e incidentes, conseguiu verificar o retorno de alguma seguradora para cobrir e a um custo acessível para segurar o veleiro de quem mora a bordo.
Marcos e Joice, claro que vocês farão a Refeno e singrarão os marés junto com o valente Adventus. Eu e minhaxesposa iremos morar em veleiro atrás dos sonhos de vocês. Vcs têm a nossa admiração, carinho e ajuda no que pudemos. Esperamos encontrá-los por estes mares. Bons ventos!
Roberto estamos aqui em BH.
Desejo assistir em breve um episódio da recuperação do Adventus - fiz uma contribuição para que o tempo de recuperação seja o menor possível. Força!
espero que muitos possam contribuir e que tenham um final feliz ….
Eu estava estes dias conversando com um amigo sobre a solidade que existe num grupo de motoqueiros que viajam pelo país....vejo a mesma solidariedade na vela...é lindo isso. Acredito que tudo vai dar certo...❤
Aqui em Portugal, uma Orca afundou um veleiro também.
Beto e Joyce! Sua história é comovente. Legal o Adriano divulgar este incidente, mostrando toda a coragem, desprendimento e superação de vocês. Também envio minha pequena contribuição e fico na torcida pela recuperação completa do ADVENTUS. Desejo boa sorte!!!
Já perdi tudo e sei como é difícil, pix enviado, ajudem! Mesmo que pouco se cada um ajudar se tornará muito!
Amigos de Tarituba. São excelentes velejadores e apaixonados pelo mar, onde viviam. Felicidades ao Beto e a Joice, e os votos de que recuperem sua casinha, o Adventus!
carakas, este episódio foi de dar nó na garganta. Beto e Joice vão superar isto força e perseverança estão demonstrados.
Bom dia Adriano!
Mais um bom trabalho em favor da náutica e da vela.
Vou deixar aqui uma humilde sugestão, pois ainda não navego a vela, mas tenho barco a motor há 33 anos.
Nessas navegadas ao longo da costa não seria mais seguro estar navegando numa profundidade maior (a umas 100mn da costa) e entrar perpendicularmente no seu destino, evitando a rota mais rasa das baleias. O trajeto de interferência com as baleias será muito menor.
Outra sugestão seria de ter no veleiro as famosa sondas para pescaria, que podem detectar peixes e cardumes a 100m de profundidade e num raio de 300 a 500m na frente da embarcação. E que também funcionam com alarmes que disparam nessas condições.
Por último, vejo com grande vantagem os veleiros de alumínio, que certamente não teria afundado nas condições desse acidente.
A maioria dos cascos de fibra são muito frágeis na hora da colisão. Existem cascos de fibra fortes que resistem a esse tipo de acidente, mas a preferência é por cascos leves, velozes e mais baratos.
A minha preferência é por cascos resistentes para subir em pedras. Não que eu pretenda fazer isso, mas se acontecer....
Abraços e bons ventos!!!!!
Iremos entrar nesta questão da profundidade no próximo vídeo.
Ignacio, vc saberia informar se o Garmin Fish Finder Striker 4 Plus consegue detectar nesse raio entre 300m e 500m? Não encontrei esse tipo de informação no manual. Existe alguma diferença de alcance se instalar por fora ou por dentro do casco? Obrigado!
@@ww07ff Mas ele opera em um cone para baixo, não na superfície da água. Talvez, aqui mais para "talvez", com grandes aspas, um forwardscan conseguiria ver, mas não se o encontro fosse com a baleia se deslocando na lateral do barco.
Que pena! Vai dar tudo certo! Mandei um pix para ajudar! Boa sorte velejadores!
Assisti apenas 15 minutos e estou muito solidário aos donos do veleiro naufragado. Muito triste. Que Deus os abençoe. Assistirei ao vídeo todo mais tarde. O seu vídeo é um verdadeiro trabalho jornalístico.
Adriano moro a 500 km do mar….mas durante a pandemia e com ajuda do UA-cam virei um fantástico torcendo-te do veleiros futebol clube sigo uns 100 barcos não consigo ajudar ninguém financeiramente no momento…foi impossível assistir esse vídeo seu sem lágrimas nos olhos….vc foi um anjo que apareceu para esse casal …pela força do seu canal tenho certeza que eles vão conseguir resolver tudo….Botucatu SP
Toda a nossa solidariedade a esse casal. Adriano, não concordo com o título, já que os próprios navegadores não tem certeza se foi realmente uma baleia......
Oi Adriano já fiz minha contribuição pois não é muito mas ajuda nas despesas, queremos ver Beto e Joice navegando em breve . Abraço.
💔💔💔 muito triste!! Desejo que logo vocês consigam resgatar seu barco ❤
Nossa, que comovente! Eu tive a oportunidade de conhecer o casal Beto e Joyce na Santos-Rio, participamos no Adventus. Até minha foto aparece aí, no 0:45s. No dia liguei prá ele e mandei mensagem... Muito triste. Por outro lado a ajuda que estão tendo, o apoio, as orações, mostram que eles são muito queridos e, sobretudo, que apesar do ocorrido, há uma bênção divina a protegê-los.
Excelente iniciativa, Adriano. Você é o porta-voz da comunidade no Brasil.
Daqui a três dias vou dar um força na Vakinha deles. Quem puder, dá essa moral. Fiquei bem comovido com a história deles. Desejo luz e que vocês voltem a sonhar em mar.
Em Portugal estamos a ter um problema muito grave. As Orcas estão a destruir os lemes dos veleiros. A solução imediata é criar uma aplicação onde os navegadores partilham a localização das orcas sempre que existe um avistamento ou uma interacção com os veleiros. Desta forma evitamos a zona onde as orcas estão e evitar a destruição dos lemes.
Nossa que história desse casal, que vcs consiga recuperar seu veleiro
Olá Adriano...
Meus sentimentos e solidariedade ao casal, tenho certeza que eles conseguirão resgatar o barco e recomeçar a vida. Aproveitei e compartilhei esse vídeo com um amigo que trabalha com seguro, quem sabe não seja um ponto de partida para que esse tipo de seguro seja mais comum e acessível pra vcs. Grande abraço ao casal e tenham fé e paciência, vai dar tudo certo!
Que triste esse acidente, o relato deu um frio na barriga. Superação para a Beto e Joyce.
Abraços e bons ventos 🌬️⛵⚓🇧🇷
Vamos ajudar 🤝🇧🇷
45 minutos de # Sal !!’
Parabéns Adriano!!
Não consegui acompanhar direito pois quando comecei assistir estava almoçando, tive que voltar ao início para começar de novo !!!
Meus sinceros sentimentos ao casal... Não me atrevo a dizer que sei o que estão sentindo porque sei que a experiência é única para cada um, assim como suas consequências. O que posso lhes antecipar é que no final tudo sempre dá certo, embora nunca saibamos com segurança quando chegou o final e nem o que venha a ser o verdadeiramente certo. Também tive a minha oportunidade de receber esta inestimável solidariedade do meio náutico por ocasião do meu naufrágio já há quase dois anos, do qual ainda hoje carrego sequelas, entre elas o fato de até agora não haver encontrado uma forma de agradecer adequadamente a todos que nos ajudaram, de todas as formas possíveis e imagináveis; aliás, a esse propósito, devo um agradecimento em especial ao Adriano, cujo apoio foi fundamental para que nossa sobrevivência fosse um tanto menos dolorosa do que certamente seria sem a divulgação do #SAL na ocasião. As mãos desse verdadeiro Irmão do Mar são abençoadas com o "toque de Midas" e tenho certeza que a história de vocês vai virar... Confiem, o melhor está sempre por vir!
Desejo que possam sair dessa situação. D’us os proteja
Como é difícil a comunicação com a maioria das pessoas da área científica, o Adriano perguntou várias vezes sobre ligar ou não o motor próximo às baleias e até agora tô sem saber a resposta do técnico....
Aqui em Portugal, domingo 31-7-22 um veleiro afundou a 10km de Sines com ataque de orcas, os cinco tripulantes foram salvos por embarcação de pesca 🐋
É difícil lidarmos com as perdas, derrotas e fracassos. Mas todos estes eventos nos servem de aprendizado, fortalecimento e crescimento espiritual. A morte é certa porém não se sabe a data, portanto estejamos sempre "com as lâmpadas acesas"! Que o Espírito Santo de Deus inspire as ações dos velejadores.
O grande poeta e Nobel literatura Pablo Neruda disia que ele era um marujo em terra, eu sou um pouca assim também, acompanho as grandes pessoas que admiro nas jornadas que empreendem por todas as mídias disponíveis, gosto de um boa prosa. A minha viagem é ir ao encontro, no mesmo dia falei rápido com vc e com o Beto em Itajaí, em outra ocasião com o Amir Klink, pequenas recordações mas valiosas. Abraços!
Que bom vocês tem está página Vakinha para receber Doações, quando eu Puder vou Ajudar Sin vocês, Eu Também sou Dono de um veleiro ⛵️ e gosto muito de Ajudar as pessoas 🙏 Já estou Rezando pra você que tudo continue indo bem 🙏🏼
Parabéns Adriano pelo espírito e empatia. Marcos e Joice a vida às vezes tem etapas mais difíceis, mas só nos fortalece, de alguma forma a providência vem. Boa sorte na recuperação do veleiro com certeza daqui há algum tempo vocês sentados no Adventus estarão contando a história do dia do ocorrido e lembrando detalhe por detalhe e agradecendo à Deus e a todos por terem recuperado o barco. Abs José e Márcia -São Paulo-SP.
Pelas imagens da parte danificada mais o relato sobre a parada de movimento e o barco sendo levantado, aparenta que foi uma colizão com container e não uma baleia. De qualquer forma fico aqui torcendo para que o casal recupere logo tudo e sigam sua vida bem e refeitos do incidente.
Que triste, ainda bem que vcs estão bem
Sinto muito por tudo que passaram! Vocês foram muito rápidos nesses dez minutos, que historia! Desejamos que logo consigam recuperar o lar de vocês. Continuem com essa força que tudo dará certo! Contem conosco!
Toda questão em resgate de embarcações deve ser bem calculada , me parece que a quilha já se foi é o leme do Adventus . Muito cuidado pessoal a ajuda vinda sem conhecimento pode ser prejudicial a embarcação , ainda mais se tratando de veleiros por ter uma estrutura frágil e antiga. Boa Sorte ao Adventus e ao casal 🙌💪🙏
Ouvi dizer que saber receber também é um gesto de amor. Esse casal com a dor estampada em suas fisionomias se esforça pra devolver tanto amor. Nessas ocasiões fica evidente a beleza humana atenuando a dor. Força amigos!
Boa noite. Pode atualizar a situação e dizer como estão as coisas
hoje?
Misericórdia mas Graças a Deus 🙏🏼 todos Sobreviveram 🙏🏼
Bom dia Adriano
Começando o meu domingo
Mais um dia com o Hashtag Sal
Adriano, parabéns pelas entrevistas. E que visão bacana desse cientista que se preocupa em divulgar a ciência aos não cientistas. Aprendendo sempre.
Esse foi o episódio mais triste que assisti, parado agora em Vitória com barco quase igual para fazer essa rota, misto medo e adrenalina, 40 anos nunca ouvi falar num acidente assim e espero não ouvir mais , força Betão vc chegou na minha frente no Bracuhy me deve a revanche te espero .
Pelo que vi em Portugal, com essas interações (termo ataque nao se recomenda), com baleias.
O recomendável é desligar e parar o barco.
O ruído atrae e irrita as baleias, elas tendo vontade de "bricar" com o barco pode diminuir se o barco estiver quieto e parado.
O que percebi é que tanto esse caso do vídeo com as histórias de Portugal, que essas interações estão sempre perto de barcos pesca.
Boa sorte a todos.
Nossa parece que o barco era meu ,história triste ,más eles vão vencer!!! Ganhou um inscrito.
Já fui naufrágio por cinco minutos até o resgate. Fiquei muito mal, imagino vocês..... Graças a Deus estão todos vivos. Deus no comando!
Bom dia like confirmado 💪💪🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
PARABÉNS PEKA RESILIENCIA
Mandei uma pequena ajuda via PIX. Boa sorte pra vcs!
Meu sonho e ir morar no mar, e isso me deixou com medo agora, e muito seguro tbm pq eu vejo que o mundo da vela e uma galera muito unida e é isso que eu quero viver as trocas de experiências os perrengues as loucuras que acontece na imensidão do mar, e logo logo o sonho continua e bons ventos a todos ....
Que angustiante que foi este episódio, ainda mais depois de uma série light e feliz que vinha sendo apresentada aqui. Entretanto, fica uma esperança de que eles conseguirão e a certeza de que no mar somos todos um.
Caramba me emocionei muito com essa historia de Bet e Joice, sou um apaixonado por navegação sem nunca ter navegado e vcs através dos videos me faz eu viajar nessa onda. Torcedendo, rezando e contribuindo para o restabelecimento deles e por favor, coloquem noticias deles por aqui. Abraço!
Que Deus abençoe vcs ...❤
Jajá isso vai ser só uma boa história para contar....💪
meus Sentimentos a família, família alabama solidariza nesse momento torcendo por eles,força vocês vão conseguir tudo de novo. com a benção de Deus.bons ventos
Com certeza vcs vão tirar da água... Vão arrumar e participar da refeno .... Estamos na torcida por vocês...
Doem pouco mas doem
Ajunde este. Casal eu amo o mar eu fiz o meu 12 pes simples mas sei o quanto e dificil construir um sonho
Dinheiro nao e tudo .
Viver pra um sonho e viver para Deus .
Trabalhar e importante
Mas trabalhar no seu sonho nao tem preco .
Sejamos liberais ajude nao importa como se vierem pro litoral norte caraguatatuba precisar podem ficar em casa aqui sua casa pelo tempo que precisar
Estava esperando esse documentário, sou de Ilhéus-Ba.
👏👏👏👏
Vou ajudar o pessoal ... Serve de lembrete de deixar um kit de desembarque de emergencia sempre pronto... ja' passei perto de baleias varias vezes e nunca pensei no perigo .... Que bom que estao todos bem e com saude... Vou fazer meu PIX agora mesmo... Sorte !
A Manga e de Aço . Traz mais segurança
Parabéns pelo episódio e ótimas entrevistas!!! na torcida para o casal recuperar o barco e muito boa as explicações do pesquisador. Grande abraço
Uau… nem posso imaginar o que eles passaram. Oro a Deus para que recuperem tudo rápido.
No meu ver (como engenheiro de estruturas) o impacto foi muito forte mesmo. Difícil um casco ser dimensionado pra aguentar uma pancada dessa, mesmo os de metal.
Graças a Deus eles saíram ilesos!
Eu já naveguei de Porto Alegre até o Caribe e sempre com o motor ligado para o barulho acordar ou chamar a atenção de alguma baleia para evitar um abalroamento
Nossa, Meu Deus, que tristeza!!!! Só posso pedir a Deus que ajude esse casal a recuperar tudo que perderam. Em nome de Jesus.
Parabéns, Adriano! Esse foi o melhor episódio até agora!
Levanta a cabeça,vai dá tudo certo!
Bom dia Adriano#sal é aprendizado e solidariedade obrigado por este momento
Este episódio trará muita ajuda para O Beto e a Joice com certeza. 🙏☀️🍀
Na costa portuguesa há relatos há mais de 3 anos destas ocorrências. Deve haver já muita gente para o Adriano entrevistar
Muito triste e também muito emocionante. Bacana você divulgar essa história, pois você tem credibilidade e certamente vai atrair muita ajuda a esse casal tão simpático. Eu fiz minha contribuição e desejo muita sorte e sucesso a você e ao casal que passou por esse infortúnio, mas que sairão fortalecidos e com certeza irão navegar muito ainda. Parabéns!
Veleiro, tem q ter compartimentos estanques, por mais q roubem espaço, porém, vc tem a segurança q ele vai voltar pro porto e vc diminue em muito os prejuízos, se o seu não tem, faça-os
Que Deus abençoe essa família 🙏
JÁ conseguiram recuperar?
Pessoal, não sou do mundo da vela, mas acompanho o canal. Moro em Salvador, estou a disposição de vocês se precisarem de apoio quando estiverem com o barco de vc´s aqui. boa sorte!
Eu estava esse dia pescando com meu barco em Plymouth Massachusetts quando aconteceu dessa baleia acerta o barco, mais não foi só esse acidente com baleia que aconteceu teve muitos outros, chegando ao ponto de terminar o período de pesca comercial.
A receita para evitar esse tipo de incidente é muito fácil, é tecnologia, é tipo um GPS , avisa tudo, onde vai avisar sobre radar e quebra molas , etc ..
Usar sonar com sinal sonoro quando objetos ou grandes peixes estiverem próximos...