E o nosso Caça de 5ª Geração? -

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 12 бер 2024
  • No momento em que duas nações cujos Produtos Internos Brutos são sensivelmente inferiores ao do Brasil, iniciam os testes de voo de seus caças de tecnologia própria de Geração 4.5 e de 5ª Geração, discutimos nesse vídeo o porquê de nosso país não estar desenvolvendo um programa similar.
    Por que, tendo a 3ª maior indústria aeronáutica do planeta, e um parque industrial aeroespacial rico e diversificado, e alimentado por institutos e universidades que formam engenheiros de várias especialidades que estão entre os melhores do mundo - por que não existe ainda um programa de um caça avançado brasileiro?
    Participe dessa discussão, assista este vídeo, com Claudio Lucchesi e Kowalski, e nos envie as suas opiniões e comentários!
    No Canal da Revista Asas, o melhor da Aviação, Defesa, História Militar, e Cultura Aeronáutica no UA-cam!
    Conheça a loja de ASAS, adquira diretamente as edições de ASAS (em formato impresso ou digital): www.edrotacultural.com.br/loja/
    Para pedidos via Whatsapp: +55 11 98250-5919
    Conheça as redes sociais de ASAS:
    / revistaasas
    / revistaasas
    Conheça a loja da Hangar 33, a grife de aviação do Brasil! www.hangar33.com.br/
  • Розваги

КОМЕНТАРІ • 211

  • @mestellita
    @mestellita Місяць тому +3

    Excelente Cláudio, temos a capacidade de realizar, de aprender e de criar tecnologia.

  • @paulocruz9074
    @paulocruz9074 3 місяці тому +3

    Sensacional sua avaliação sobre a possibilidade, oportunidade e capacidade do Brasil em produzir tecnologia aeronáutica de guerra, de quinta geração... A cereja do bolo foi o acréscimo da máxima de Nelson Rodrigues... Vc é.uito bom no q faz.... Indiscutível... Aprendo com vc, a cada nova postagem...

  • @haroldogertners9365
    @haroldogertners9365 3 місяці тому +12

    O grande desafio seria justamente a política de estado, cada presidente que entra quer ter as suas prioridades particulares e ignorar o trabalho do seu antecessor

    • @antoniodosreis8522
      @antoniodosreis8522 3 місяці тому +1

      Veja quem são os antecessores? Veja quem criou o plano estratégico e quem o fomentou e depois veio o desmantelamento.

  • @DennysB.Farias
    @DennysB.Farias 3 місяці тому +3

    Concordo muuuuito contigo! Acredito que muitos já sabiam dessa parte de nossa capacidade em ter profissionais qualificados, contudo, os exportamos.
    Creio que um dos problemas está num povo que prefere carnaval e novelas, bem como acreditar em fake news a se informar melhor e acreditar no próprio país. 🤨
    Fica com DEUS, forte 🤗, sucesso, obrigado pelo vídeo e que este, assim como os outros vídeos, possa ser apresentado e assistido por muitos outros. Se DEUS quiser! 🙏🏼

  • @anselmodacostaandrade4612
    @anselmodacostaandrade4612 3 місяці тому +3

    Questão muito pertinente. Eu quero acreditar que a aquisição do Gripen e principalmente sua transferência de tecnologia, servirá de base para um projeto nacional de aeronaves 5 ou até mesmo 6G!🇧🇷🙏

  • @felipeleao9656
    @felipeleao9656 3 місяці тому +4

    Melhor canal sobre aviação da internet

  • @edmundoferreiracosta5586
    @edmundoferreiracosta5586 Місяць тому +3

    Assisti o vídeo hoje. Parabéns, concordo com tudo.
    👏👏👏👏👏

  • @jairdenozor4033
    @jairdenozor4033 3 місяці тому +4

    Parabéns pela ótima provocação!

  • @carloseneaslinodasilva4193
    @carloseneaslinodasilva4193 3 місяці тому +10

    Prezado Cláudio, parabéns pelo vídeo. Sem motivações políticas, religiosas, de costumes, o mais importante é o Brasil. Acima de qualquer coisa.

  • @wilsona.marapodi5520
    @wilsona.marapodi5520 3 місяці тому +2

    Exatamente meu querido. Gostaria que os governos te ouvissem.

  • @CarlosAlberto-ed5sl
    @CarlosAlberto-ed5sl 3 місяці тому +3

    Excelente vídeo, Cláudio. Você falou exatamente o que muita gente pensa, mas não tem vez nem voz para propagar.

  • @ocastilhista
    @ocastilhista 2 місяці тому +2

    Em fim umo, canal que encarna o interesse brasileiro, nacional! Sempre advoguei isso, o projeto, desenvolvimento e construção de um caça de 5ª Geração, há muito a engenharia aeronautica detem tecnologia para tal, falta verbas, que se obtem por simples vontade política. Querer é Poder! O Brasil o quer!

  • @Tirunfalbotucatu
    @Tirunfalbotucatu 3 місяці тому +21

    Com certeza Cláudio, vamos acreditar nossa capacidade, o Brasil e Gigante.

    • @andrelourencosoucha5454
      @andrelourencosoucha5454 3 місяці тому +1

      Mais uma coisa,o contrato do Gripen foi assinado em meados de 2014, a realidade era outra, o F 35 nem tinha entrado em serviço, estava apresentando muitos poblemas.
      As outra opção foi o F18, que apesar de bom caça, estava com os anos contados, ja que o F 35 entraria em serviço mais cedo ou mais tarde, então o Gripen foi a melhor escolha.

    • @andrelourencosoucha5454
      @andrelourencosoucha5454 3 місяці тому +1

      O AMX na época, podemos considerar que era um caça muito avançado tembém.

    • @andrelourencosoucha5454
      @andrelourencosoucha5454 3 місяці тому +1

      Mas um projeto desse custaria caro, para poucas unidades, a FAB vai precisar de varios Gripens, são cerca de 45 F 5, mais uns 53 AMX, 36 Mirages, então, por hora, vamos foca nos F39, para repor toda essa frota antiga.
      mas é valido se pensar numa dessas opções já existentes, para quem sabe, montar um caça de quinta geração no Brasil, mas um contrato pequeno.

    • @user-kl4tl4fq1q
      @user-kl4tl4fq1q 3 місяці тому

      Sim e possível ,mas isso não da dinheiro para os politicos eles quer ter o dinheiro na mão deles para eles fazer sumir o dinheiro .E as forcas armadas do Brasil faz o dinheiro sumir também ,eles gasta 85 porcento do orçamento militar so com o pessoal deles e família deles .Temos 3 vezes mais generais 4 estrelas do que os Estados Unidos . E o risco de sofrer um golpe e voltar a ditadura militar e maior ainda .

  • @marcelobeserrapiloto
    @marcelobeserrapiloto 3 місяці тому +2

    CONCORDO TOTALMENTE COM VOCÊ Claudio, EU SEMPRE PENSEI EXATAMENTE COMO VOCÊ PENSA, acho que agora com a Internet que com ótimos canais dedicados a aviação defensa e geo política internacional estamos muito mais perto de conconsientucar milhões de pessoas sobre a necessidade do desenvolvimento do complexo industrial da defesa nacional e seu ÓTIMO trabalho esta contribuindo muito para que isso seja uma realidade num futuro proximo.

  • @douglasrodrigues9832
    @douglasrodrigues9832 3 місяці тому +3

    Parabéns pelo vídeo! Com certeza é momento de pensarmos no futuro, para que não estejamos sempre atrás em termos tecnológicos, eu diria que ainda estamos pois o Gripen ainda não está operacional e temos por aqui, apenas 8 unidades do mesmo... Ainda há que se equipar outras bases aéreas com o Gripen! Mas pensar no futuro em um caça para ser nosso Stealth, mesmo que seja um projeto longo e de muito estudo é válido, quem sabe com ajuda de empresas internacionais que tenham know-how para isso, afinal Turquia e Coréia do Sul tb conseguiram né? E que tal já irmos para a sexta geração? Caracterizada por caças tripulados e outros que voem através da IA... Não é algo impossível.

  • @user-jd9pi6hr5p
    @user-jd9pi6hr5p 3 місяці тому +3

    você está completamente certo pena que nossos políticos não pensam assim . 😔😭

  • @perivaldoneris109
    @perivaldoneris109 3 місяці тому +5

    PARABÉNS pela aula, pela análise, pelo patriotismo e pela qualidade do video enda maturidade apresentada , esse canal está em outro nível.... simplesmente espetacular!!!

  • @gilsonrobis4180
    @gilsonrobis4180 2 місяці тому +2

    Sim, isso seria interessante, ter um desenvolvimento próprio de uma aeronave de quinta geração!

  • @fabriciosilvadasilva8902
    @fabriciosilvadasilva8902 3 місяці тому +1

    Excelente vídeo 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

  • @ECSChicotes
    @ECSChicotes 2 місяці тому +2

    Parabens. muito bom

  • @mariorios529
    @mariorios529 3 місяці тому +7

    Claro que é possível desenvolvermos um caça de quinta geração. A Embraer é uma ilha de excelência, assim como os institutos de ensino e pesquisa que vc mencionou. Também temos outras áreas de excelência na área militar como o programa de submarinos da Marinha, que inclui um submarino à propulsão nuclear, ou o programa de blindados Guarani, do Exército, que mesmo sendo um veículo relativamente comum, é um grande avanço para a força terrestre.

    • @diogoichihara6836
      @diogoichihara6836 2 місяці тому +1

      Com exceção de China e EUA ,neste tipo de projeto tem que ser feito com parceria entre países.Exemplo o caça de 6 geração que o Reino Unido e Japão estão desenvolvendo.

  • @mariorodrigues5796
    @mariorodrigues5796 3 місяці тому +4

    O problema é que existe uma 'classe" que acha que Defesa não é uma coisa importante mas pros "interesses" não faltam grana muita grana e esse é o problema mas como sempre vc mandando um ótimo vídeo meu brat Cláudio 👊👊👊👊

    • @AoxSilva
      @AoxSilva 3 місяці тому +4

      Concordo, porém a mamata de militares e famílias é única no mundo

    • @mariorodrigues5796
      @mariorodrigues5796 3 місяці тому +3

      @@AoxSilva Concordo mas se vc pesquisar os "vencimentos" de nossos políticos e juízes vc vai ver que msm dps de aposentados se estendem a família tmb então é complicado jogar a conta em um lado valeu 👊👊👊👊👊

  • @LeitaoArt
    @LeitaoArt 3 місяці тому +4

    Sim nos temos essa capacidade. O que acontece é que parte dos brasileiros não tem a cultura de defesa!

  • @HojeNoMarceloMilitar
    @HojeNoMarceloMilitar 3 місяці тому +1

    Raros amigos! Ótimo vídeo

  • @paulosacramento6118
    @paulosacramento6118 3 місяці тому +1

    Melhor vídeo do canal, parabéns.

  • @PVLameira
    @PVLameira 3 місяці тому +2

    Sem duvida temos no Brasil a capacidade técnica de desenvolver, contanto com componentes de fornecedores internacionais, o nosso caça de quinta geração.
    O problema é obter um financiamento perene nesse projeto, visto que no Brasil temos tantas outras demanda de financiamento publico. Lembremos que era previsto que o Brasil comprasse mais de 20 unidades do KC390, mas houveram cortes e rompimentos de contrato por parte do governo brasileiro. Com certeza isso gera traumas para a empresas privadas que estão envolvidas no projeto do KC e que estariam muito provavelmente envolvidas num projeto do caça de quinta geração.

  • @jesse_mascarenhas
    @jesse_mascarenhas 3 місяці тому +3

    Talvez o problema ainda ainda é a grande dependência tecnológica do Brasil, o próprio KC390 tem muitos componentes importantes vindos de outros países!

  • @rubenscardia8476
    @rubenscardia8476 2 місяці тому +2

    Sobre a capacidade da Embraer de projetar e produzir excelentes aeronaves militares, faltou citar a família Tucano, que foi um divisor de águas tecnológico para a FAB e também para grandes forças aéreas que os utilizam ou utilizaram como a Armee del air e RAF e que sua versão mais recente, o super tucano, foi cotado para ser o treinador da Otan e da USAF e só não conseguiu por motivos políticos. Só para constar o treinador americano também é de projeto importado, o Pilatus!

  • @pedrinhomello1074
    @pedrinhomello1074 3 місяці тому +1

    Parabens pela materia, muito bom o conteudo.

  • @argoscarreiro7415
    @argoscarreiro7415 3 місяці тому +2

    Boa tarde Cláudio. Primeiro a comentar! Fico sempre na expectativa por sua vídeos. Um abraço fraternal!

  • @marcelomgt
    @marcelomgt 3 місяці тому +1

    Perfeita análise

  • @askkbraz
    @askkbraz 3 місяці тому +1

    perfeito !

  • @nelsonstorgatto6472
    @nelsonstorgatto6472 3 місяці тому +3

    O Brasil está penando para receber um caça de 4,5 geração, que mesmo passados 10 anos da assinatura do contrato, recebemos apenas 7 exemplares operacionais e que ainda vão demorar para receber a FOC. O Brasil NUNCA pensou em substitutos para equipamentos antes destes estarem prestes a deixar de operar. Então, sonhar com caça stealth, ainda mais pensado a partir de agora, é crer em algo que não existe. A FAB vai operar o Gripen (Vão ser mais que 36? Duvido!) por 40 anos ou mais, e quando chegar a hora de serem desativados, vão correr atrás de um substituto. SEMPRE foi assim e a nossa classe política,tomadores de decisão e a sociedade como um todo sempre agiram e pensaram dessa maneira, ou seja, só buscar soluções quando “o bode já está na sala”.

  • @wilsona.marapodi5520
    @wilsona.marapodi5520 3 місяці тому +1

    Concordo em tudo que você falou.

  • @wilmaramaro8416
    @wilmaramaro8416 3 місяці тому +1

    Tudo é questão de necessidade

  • @oswaldojulionevesdeoliveir1124
    @oswaldojulionevesdeoliveir1124 3 місяці тому +3

    Cláudio. Você estava certo, contudo, não temos mentalidade para isso. O Mansup só deslanchou após a entrada da Edge. Nosso Missil anti radiação ( MAR 1 ) foi abandonado ! ( cheguei a ver um protótipo exposto ao lado de 1 AMX na BASC ). Os Tanques Tamoio e Osório foram desenvolvidos no Brasil , eram excelentes , e foram abandonados ! A Embraer chegou a esboçar um projeto de jato de combate ( um misto de AMX, Xavante e F 5 ) e a FAB rejeitou ! O AMX poderia ter sido MUITO melhorado pela Embraer ( desenvolvido um novo avião partindo dele ). A questão é mentalidade !! Aqui nos Comentários foi dito que não temos inimigos e ,por isso, não precisamos de Caças !! Imagina !! Vamos esperar a boiada fugir para fechar a porteira ?

    • @clauande
      @clauande 3 місяці тому +1

      Fabricantes só desenvolvem bons produtos de defesa, se forem concebidos e especificados pelos operadores -Forças Armadas- pois, somente elas conhecem as hipóteses de emprego e quanto têm que se preparar para tal, tarefa que vai desde a formação e capacitação de seus quadros - das Escolas até as Unidades de Combate, suas necessidades logísticas, bem como quais as deficiências da indústria de defesa a superar, a fim de garantir o pleno suporte às FFAA. A indústria não conhece tais fatores, portanto, produtos que não atendem perfeitamente esses requisitos são inadequados, meros produtos de prateleira, sem aval operativo das FFAA.

  • @andredeboni7025
    @andredeboni7025 3 місяці тому +1

    Muito bom, Cláudio! 👍🏼👍🏼👍🏼👍🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼🇧🇷

  • @roberson_ct
    @roberson_ct 3 місяці тому +1

    Valeu!

  • @user-rl3dz3ij8w
    @user-rl3dz3ij8w 3 місяці тому +1

    Vida Feliz, Longa e Próspera

  • @edinaldolima1215
    @edinaldolima1215 3 місяці тому +1

    Pôr isso eu sou muito mais Brasil 🇧🇷🇧🇷

  • @eslima70
    @eslima70 3 місяці тому +1

    Boa avaliação.

  • @mantenamantena700
    @mantenamantena700 3 місяці тому +2

    pensar faz bem ainda mais com revistas asas..

  • @aldenorfernandes7749
    @aldenorfernandes7749 3 місяці тому +2

    Temos competência comprovada para fabricarmos nosso caça de quinta geração ou mais.

  •  3 місяці тому +2

    Concordo plenamente!!

  • @arthur_aaa7
    @arthur_aaa7 3 місяці тому +2

    Excellent análise! Ótimo Vídeo!

  • @firminomendes6784
    @firminomendes6784 3 місяці тому +2

    Muito bom.

  • @OCaveiraTattoo
    @OCaveiraTattoo 3 місяці тому +4

    Sempre ativo, Claudião! Valeu, professor!🎉🎉🎉

  • @marcelojunior4898
    @marcelojunior4898 3 місяці тому +1

    Melhor canal de aviação do yutube.

  • @daglesrosa
    @daglesrosa 3 місяці тому +2

    Boa!

  • @ThiagoK9Airsoft
    @ThiagoK9Airsoft 3 місяці тому +2

    Eu não duvido dessa capacidade da indústria e dos formados nos centros tecnológicos nacionais. Mas para o Estado isto não prioridade, Brasília tem outras prioridades que é sugar todo o dinheiro dos pagadores de impostos e atrapalhar o máximo as nossas vidas. Infelizmente não vejo como o Brasil conseguiria fazer esse avião, é uma pena mais continuaremos sempre atrasados.

  • @joaonogueiramachado7524
    @joaonogueiramachado7524 3 місяці тому +2

    Excelente video Cláudio!

  • @iraegomes9994
    @iraegomes9994 3 місяці тому +1

    Muito bom. Obrigado por compartilhar. Saudações

  • @pedromoraes88
    @pedromoraes88 3 місяці тому +1

    Muito bom!

  • @marcelopereira8825
    @marcelopereira8825 3 місяці тому +1

    Xiiiii GRANDE Claudio o Brasil do jeito que é vai precisar levar paulada e mesmo formando pessoas qualificados não são valorizados...

  • @renascencabrasileira224
    @renascencabrasileira224 3 місяці тому +1

    Totalmente possível!

  • @yduardonunomendesvieira8008
    @yduardonunomendesvieira8008 3 місяці тому +2

    Primeiro tem que deixar de haver políticos corruptos e gatunos no Brasil e em Portugal . Seria muito bom isso acontecer numa parceria como o do kc-390 de Brasil e Portugal . Seria 5 estrelas .

  • @mariorios529
    @mariorios529 3 місяці тому +2

    Parabéns pelos seus comentários.

  • @RubensCh
    @RubensCh 3 місяці тому +3

    Ótimo vídeo, precisamos voar alto

  • @sandrobauer6875
    @sandrobauer6875 3 місяці тому +2

    Excelentes reflexões Cláudio!

  • @juarezhc386
    @juarezhc386 3 місяці тому +2

    Certíssimo

  • @vivendoduasrodas
    @vivendoduasrodas 3 місяці тому +1

    O maior problema desse orçamento para indústria e tecnologia é que boa parte do orçamento e pib sao direcionados para o agronegócio que produz soja pra fazer ração pra bicho fora do Brasil, não atoa temos toda uma bancada que vive e trabalha para que esses caras recebam um investimento aue poderia estar sendo utilizado para coisas que dariam mais retorno a médio e longo prazo.

  • @jeanpedroduarte
    @jeanpedroduarte 3 місяці тому +1

    Gostei muito desse exercício de futurologia, realmente concordo que é possível, mas lembro que todos os projetos de construção de equipamentos de defesa, aqui no Brasil viram caroço de minhoca.
    Exemplo lamentável foi o AMX/A1 aeronave ímpar na sua categoria, mas não houve continuidade no seu desenvolvimento, se assim o fosse, não estaríamos comprando o caça sueco, JAS 39/F39, e sim colocando o nosso próprio caça de 4.5 no ar e lhe digo já com um bom tempo.
    O custo de desenvolvimento do A1 foi o mesmo do F16, e não aproveitamos este conhecimento para desenvolver um outro caça que preencheria as deficiências da FAB. Concordo que usamos isso para a aviação civil, com uma maestria única e muito importante para o crescimento da Embraer.
    O mais lamentável dessa história é que os nossos AMX vieram bem diferentes dos italianos, com ausência de aviônica, e não me falha a memória, inclusive sem radar, das 79 pretendidas, veio apenas 54, e destas apenas 11 foram modernizadas.
    Num país que se confundiu, política de estado, com política de governo, e pior, vive uma convulsão ideológica, é impossível se desenvolver um caça de 5 geração.
    E isso não é de hoje, infelizmente em pleno período militar foi abandonado o projeto do Osório e do tamoyo, levando as empresas à falência, se o desenvolvimento de um carro de combate, não é um projeto estratégico e de estado, eu não sei oque pode ser.
    A síndrome de vira lata, tem atrasado muito nossa nação 😕

  • @leoadearaujo
    @leoadearaujo 3 місяці тому +1

    Acho q sim tb, mas acho bem improvável.

  • @maiconcksantos
    @maiconcksantos 3 місяці тому +1

    Excelente reflexão!

  • @user-tr5tl9bo5m
    @user-tr5tl9bo5m 3 місяці тому +1

    Sinto que o Brasil deve priorizar a sua defesa ,até mesmo p garantir a sua própria existencia

  • @elitonfabriciocordenuzzi2694
    @elitonfabriciocordenuzzi2694 Місяць тому +1

    Acredito que a primeira pergunta a ser feita é: que tipo de caça vai estar voando daqui a quarenta anos?

  • @sidneicordeiro4266
    @sidneicordeiro4266 3 місяці тому +2

    Capacitação eu concordo q temos,mas seria mais fácil o papai Noel sair do Polo norte e baixar na av paulista,e mesmo assim a cada 3 partes os políticos abocanhando uma,chegando ao caus como fizeram a Petrobras

  • @russomauricio
    @russomauricio 3 місяці тому +1

    Concordo com tudo que disse, assino embaixo, porém você usou algumas vezes a palavra Estado, e infelizmente isso ainda não temos.
    Qual nossa Estratégia de Estado para a área de defesa? Temos quando muito Estratégia de Governo, e nenhum plano de longo prazo tão importante como esse terá resultado.
    A virada de chave da Turkia foi anos atrás, o mesmo no caso da Coréia, sendo que esta última décadas atrás investiu em educação, e hoje assistimos um país de primeiro mundo em várias áreas de desenvolvimento.
    Torço para que seu sonho se realize, pois todos ganharemos com isso.

  • @joseluizsantiago185
    @joseluizsantiago185 3 місяці тому +2

    Seria uma maravilha, porém, não passa de um delírio. Um país que não consegue terminar uma refinaria, que não é tão tecnológico assim, com desvios de bilhões, imagina um projeto desses. Taí o ProSub pedalando pra meia dúzia de submarinos. Nem a fragata Tamandaré entrou em serviço ainda. Não há como alimentar esperanças.

  • @jairtomaz4689
    @jairtomaz4689 3 місяці тому +1

    O Brasil não tem maturidade política e econômica para um projeto desse porte... infelizmente.

  • @moacyroliveira7982
    @moacyroliveira7982 3 місяці тому +2

    Espero e torço muito que esse governo que tem valorizado a ciência, realmente desenvolva o caça de sexta geração. Acredito muito em nosso país!

    • @JaimeNascimentoDias
      @JaimeNascimentoDias 2 місяці тому

      SHOW DI BOLA esse comentário ❤👍👍👍👍👍👍🏆também amo meu pais . Iiiii que desenvolvemos e continuamente as nossas proprias tecnologia aaaaaiiií SIM👍🏆.

  • @averdadeestalafora.2578
    @averdadeestalafora.2578 3 місяці тому +1

    Gripen E esta entrando agora?
    10 anos para chegar somente 7gripens E.
    BRASIL continua lindo, né?

  • @clauande
    @clauande 3 місяці тому

    A classificação de terceira maior aeronaves do mundo, só leva em conta o número de aeronaves produzidas, essencialmente civis. A capacitação para o desenvolvimento de aeronaves militares é ainda incipiente. Quem tem que conceber e especificar uma aeronave militar é a Força Aérea operadora, para a indústria produzir. Os projetos ALX e C-X - A-29 e KC-390 - são concepções e especificações da FAB, encomendadas as produções à competente EMBRAER, em trabalho conjunto da COPAC, EMAER e COMGAr.

  • @gusamagus
    @gusamagus 3 місяці тому

    Tenho dito, taí o Kowalski que não me deixa mentir. . . sozinho K K K

  • @rodbenatti
    @rodbenatti 3 місяці тому +4

    Eu acho que sai mais barato dividir o custo entrando num programa de 6a geração. Hoje o mais interessante seria entrar no GCAP britânico-italiano-japonês. E a Embraer poderia entrar como a representante brasileira no consorcio.
    Acho mais urgente investir no programa UCAV que a Embraer tinha apresentado em 2021 (até onde se especula acabou por falta de dinheiro). O futuro será de aeronaves autonomas stealth operadas por IA. A USNAVY estima que nas próximas décadas 70% das aeronaves em cada porta aviões será de aeronaves autonomas.

  • @mrbr4587
    @mrbr4587 3 місяці тому

    Concordo plenamente!
    Mas nãao só isso: A acelersação de um programa de mísseis de defesa aanti-aérea e anti-navio, esses, hipersônicos.

  • @arturaguiar7154
    @arturaguiar7154 3 місяці тому

    Ainda me assusta o tempo para desenvolver um avião ou um submarino. É impressionante mudando totalmente sabermos a quantidade de submarinos que a Alemanha produzirem um ou dois anos na segunda Guerra -- 300 ou mais.gostaria de ver uma análise sua do porque a Alemanha só produziu um porta aviões.( seria com um tipo de v1 menor genial).acho a proeminência do goering ( aviação) atrapalhou.

  • @andrec8434
    @andrec8434 3 місяці тому +2

    Mas aí não vai ter dinheiro para o fundo partidário.

  • @antoniodosreis8522
    @antoniodosreis8522 3 місяці тому +1

    Mestre, como fica a dependência dos países com a tecnologia dos países que adquirem aviões dos EUA?
    E outra, como estão o desenvolvimento de aeronave de 6º geração dos países europeus?
    Mestre, infelizmente temos uma visão retrógada e sem entra no mérito aqui, isso é complicado!

  • @mariojmaia62
    @mariojmaia62 3 місяці тому

    A Embraer poderia fazer uma parceria com a SAAB, para continuar o projeto do caça FS 2020 de 5a geração que talvez seja paralisado por causa da provavelmente aquisição do F35 pela Suécia.

  • @claudioribeiro1226
    @claudioribeiro1226 3 місяці тому

    e tambem, além do comprometimento do governo, os acionistas da Embraer poderiam abrir um pouco o bolso e reverter dividendos em mais pesquisa e tecnologia.

    • @AriadneBarroso
      @AriadneBarroso 3 місяці тому +1

      A Embraer não paga dividendos desde 2018.

  • @jecquiechansantos6166
    @jecquiechansantos6166 3 місяці тому

    Eu quase choro, discurso maravilhoso, porém coloco um questionamento q se divide em duas frentes. A primeira é: se a Suécia, q está muito mais a frente no projeto do stelth vai abandonar o próprio projeto pra comprar o 5a gen. Mais barato e pronto, pq q o Brasil tem q começar TD do zero e gastar horrores num projeto novo. Segunda questão, será que nesse 40 anos futuros a tecnologia stelth já n vai ser obsoleta? A RU já está derrubando mísseis de detecção improvável, na guerra com a UC.

  • @thienybrasildeoliveira444
    @thienybrasildeoliveira444 3 місяці тому

    Na minha opinião a aeronáutica, o exército e a marinha não deveriam sobreviver apenas dos 2% do PIB. Deveriam montar uma estatal para vender seus produtos. Aeronáutica vendendo aviões desde pequeno porte aeromodelismo até kc; o exercito fabricando desde carros populares até tanques; e a marinha barcos de todos os tipos.

  • @rodrigofixsantosgames
    @rodrigofixsantosgames 3 місяці тому +1

    Mas a Embraer não está desenvolvendo um caça de quinta geração e em. conjunto com a Suécia está desenvolvendo um de sexta geração

  • @jefersonfranca9045
    @jefersonfranca9045 3 місяці тому +1

    A 5° geração de caças ja está ai a 20 anos, o certo era já começar a projetar um caça de 6° geração, pq quando o caça nacional de 5° geração estiver pronto, a 5° geração ja vai estar defasada!

  • @franciscoscaramella5603
    @franciscoscaramella5603 3 місяці тому +5

    Faz um vídeo sobre a Rússia quebrada querendo passar aeronaves e tecnologia nos anos 90 e o governo FHC não quis; Abraço.

  • @mariohenrique4077
    @mariohenrique4077 3 місяці тому

    Realmente, nosso problema para um projeto deste tipo é nossa classe politica.

  • @serguiinhoestevam
    @serguiinhoestevam 3 місяці тому

    Com certeza a compra do Gripen E foi pela transferência de tecnologia e aprendizado, esse conhecimento vai ser futuramente repassado para a criação de um caça furtivo mas isso é algo pro futuro, provavelmente depois de 2030!

    • @franciscocarlospopriaga7457
      @franciscocarlospopriaga7457 2 місяці тому

      Não vai ser aproveitado. No Brasil sempre é assim😂, compramos pelo triplo do preço pela tal transferência tecnológica e essa transferência no final não é aproveitada.

  • @aguinaldocarvalho4869
    @aguinaldocarvalho4869 3 місяці тому

    Ninguém vai querer vender avião de última geração para o Brasil. Tem medo.

  • @Alan-vh9ww
    @Alan-vh9ww 3 місяці тому

    Cláudio, me permita dar minha humilde e inútil opinião...! Já citei em alguns comentários que sou engenheiro mecânico, bem conheço "alguns" engenheiros aero-espaciais (que quase sempre tem a mecânica como primeira graduação), e a gente se conversa, somos aqueles caras estranhos que calculam o efeito giroscópio das rodas do trem de pouso durante a decolagem. O fato é que acredito que o Brasil esteja no caminho certo. Veja bem, voce melhor que ninguém tem acompanhado a trajetória do KC-390, indiscutivelmente o melhor avião de sua categoria. Pois bem, você deve ter percebido como, mesmo sendo a melhor opção, ele tem sido preterido em certas negociações por questões politicas. Mesmo sendo o melhor avião, alguns paises tem adotado outras opções por motivos políticos , você sabe perfeitamente de quem estou falando. Pois bem, se o Brasil começar agora o desenvolvimento de um caça de quinta geração (temos total capacidade para isso, sei o que estou dizendo), como seria a aceitação desse caça no mercado? Veja pelo Super-Tucano, indiscutivelmente a melhor opção em ataque leve, e foi preterido por um avião agrícola... então de que adianta um caça de quinta geração agora, se os mercados internacionais nao o absorverem? A FAB não tem condições de absorver toda produção, e se não ouver um número X de encomendas, a Embraer fica no prejuízo. Por tudo isso, eu acredito que a política no momento está correta, não adianta investir em um produto que, mesmo sendo ótimo, não vai ter encomendas suficientes para se pagar. Sabemos que não vai, a política dita essas negociações. É nessas horas que devemos ser cínicos, talvez seja muito mais vantajoso aprender como se constrói um caça 4,5 para produzir localmente e oferecer ele em mercados "menos competitivos" (eu sei, o mercado 4,5 é tão ou até mais competitivo que o 5,0" mas pelos menos os custos estariam do nosso lado.
    Sinto até hoje não ter ido na pizza, acredito que teriamos debates Homéricos 😂. Um grande abraço Cláudio.

  • @luizalexandrecabral8112
    @luizalexandrecabral8112 3 місяці тому +1

    Seria óbvio a utilização do Gripen como base para um avião de 5a ou 6a geração.
    A questão é a falta de prioridade na cultura e tecnologia. Falo de cultura e não aculturamento ideológico é claro....

  • @RibeiroeSilva
    @RibeiroeSilva 3 місяці тому +1

    Podem ter certeza que interessa muito aos Americanos o desmonta da industria de defesa do Brasil!

  • @pedrobogaz
    @pedrobogaz 3 місяці тому +4

    Capacidade não tenho a menor dúvida que tenho. Mas vale a pena? Vamos passar décadas desenvolvendo para vender 30 caças para FAB só? Daqui 30,40 anos esse avião vai ser da geração mais avançada? vamos vender para quem?

  • @PatoQuiz
    @PatoQuiz 3 місяці тому +2

    o gripen é considerado um caça de 4 geração e meia, e com componentes eletronicos de caças de 5 geração, não vejo essa necessidade, o gripen é excelente

  • @lordrosd
    @lordrosd 3 місяці тому +1

    Como podemos contribuir para efetivar essa projeção?

  • @wynnys16dkw20
    @wynnys16dkw20 3 місяці тому +3

    Não temos caça de 5° Geração mas temos o funcionalismo público mais bem pago do mundo

    • @marcelojunior4898
      @marcelojunior4898 3 місяці тому

      Concordo amigo, ganho muito bem mesmo e estudei muito para ser admitido.

    • @wynnys16dkw20
      @wynnys16dkw20 3 місяці тому

      @@marcelojunior4898 excelente

  • @gustavohermida5501
    @gustavohermida5501 19 днів тому

    Tem muito estrelado pra sustentar nas FFAA, não sobra grana pra mais nada. Temos generais sem tanques, brigadeiros sem aviões e almirantes sem navios. Mas isso não importa. Só não pode faltar medalha pra pregarem uns no peito dis outros. E é só isso mesmo

  • @0iaran0
    @0iaran0 3 місяці тому

    Já existem radares russos e chineses que captam esses aviões em radares. Eles só vão ser furtivos para quem tem radares atrasados. Pois todos esses aviões tem sim sua assinatura captada por alguns radares tanto o F-22 quando o F-35.

  • @petersonborgesrodrigues76
    @petersonborgesrodrigues76 3 місяці тому +1

    No Brasil falta a famosa vontade política e os já sitados cortes orçamentários. A classe política não ajuda.

  • @Sinistro955
    @Sinistro955 3 місяці тому +1

    Claudio vc na minha opinião só disse vdds, temos uma planta aeronáutica pujante, a vdd q como os F39 foi comprado a um preço exorbitante,com a transferência de tecnologia, só faz sentido sonhar,ao q o diga a boeing,aliciando nossos melhores engenheiros aeronáuticos!