Estou vendo todo mundo aqui cansado estressado sem ajuda sem apoio sem suporte pra cuidar de idoso e a paciência e a saúde está frágil e digo mais!NINGUÉM é jovenzinho pra sempre a maioria que cuida de idoso tbm é quase idoso E precisa de cuidados de outros ou ter uma rede de apoio!💪🍀
Verdade Regina, muitos cuidadores são idosos também, e estão adoecendo pela falta de suporte. Precisamos urgente de políticas públicas para amparar os cuidadores!
Muito idoso se beneficia da idade, para de modo ruim, lançar seus traumas e infelicidades em filhos e parentes querendo que sofram tão como eles. E sempre usam o jargão. Eu sou um idoso
Você tem razão Ricardo. Idosos também podem ser manipuladores, assim como pessoas mais jovens. Cabe a nós diferenciar o que é necessidade de ajuda e o que é manipulação.
@@psitaisrezende Doutora, fiquei em dúvida em relação ao Time Out. Caso não possa sair da situação, o que eu faço? Por exemplo, a idosa precisa de ajuda para descer de um lugar alto (como uma escada), e ela insiste em descer sozinha. Se eu tentar voltar para casa, ela não quer. Nessa situação, não posso sair se não é capaz dela descer sozinha. O que fazer?
@@inej9436ajude, mas dê o mínimo de atenção possível para não “fortalecer” o comportamento do idoso com atenção social, e faça o mais rápido possível para poder sair da situação logo.
Tenho paciência mas minha saúde fica debilitada pois meu marido tem 64 anos e minha mãe 84 e não se dão bem ! Minha mãe irrita toda família com as constante desobediência dela e todos se afastaram dela e sobrou pra mim que também sou idosa de 60 anos! Meu refúgio é a minha fé em Deus pra aguentar os dois 😒
Pode ser falta de atividade, que faz ele demandar mais da sua atenção. Tem algo que você possa incentivar ele a fazer para ocupar o tempo? Ou outra pessoa que possa ir visitá-lo ou ligar para ele?
EU tenho 60 anos, sou filha única, cuidei da minha mãe que morreu com 85 anos, do meu pai que morreu com 89 e agora cuido de uma tia de 85. O que me faz sofrer muito é Justamente perder a paciência quase sempre. Tenho um temperamento explosivo e de vez em quando digo coisa que me arrependo imediatamente em seguida.
Não sofra tanto por ficar sem paciência. Afinal vc já deu muito de si cuidando de sua mãe e do seu pai. Cuido dos meus tb e sei da dificuldade. Tenha auto compaixao com vc. Também tem seus limites, procure ajuda. Peça a alguém pra ficar com sua tia de vez em quando pra poder respirar um pouco melhor. Saúde pra vc e muita luz.
Puxa, parece que eu é que escrevi este texto... Cuidei da minha mãe até os 86 anos. Ela faleceu a cerca de 1 mês e tô me sentindo tão culpado. Eu não conseguia fugir dos conflitos com ela, mas me fazia tão mal. Tentava essas táticas de fuga, mas nem sempre conseguia e falava coisas duras com ela, principalmente pq defendia tanto minha irmã, que era ausente física e financeira.
Eu cuido da minha mãe que além de idosa tem esclerose lateral amiotrófica ela não aceita a condição dela e é muito teimosa, eu já cuide quatro anos da minha irmã que morreu de câncer e do meu irmão que foi diagnosticado com esquizofrenia agora estou com minha mãe eu venho desde 2010 abrindo mão do meu eu ora cuidar da minha família, e eu ando muito irritada, tento me controlar e as vezes fico com crise de choro. Não é fácil.
Sei bem como é isso me identifico contigo eu já não consigo mais chorar de tanto que chorei agora fico sempre em pânico e minha saúde mental está sendo prejudicada.
tenho 40 anos , meu pai 71 anos e com parkisson , não tenho mãe e nem irmãos , só eu e ele , minha mãe faleceu quando eu tinha 12 anos de idade , ela botava freio nele , meu pai nunca teve juizo , sempre foi farrista e beberrão , depois que minha mãe morreu , ele vendeu tudo casa , terreno , apartamento e não deixou nada para mim , depois de velho não mudou , sempre com dinheiro em mãos , mais sempre mão aberta e gastando aos tubos , com os outros da rua bebidas e jogos de azar , sempre dizia sim e ajudava estranhos da rua , mulher então faltava virar um cachorrinho na mão delas , mais comigo sempre não dá e se der errado , não vai dar certo , nunca me ajudava em nada , largou o emprego dele e com sua indenização em mãos , bebia quase todos os dias e jogava caça niquel , torrou tudo em poucos meses , mais de 15 mil reais , ele pagava meu carnê do inss parou de pagar , mais continuava bebendo e jogando em caça niquel , tava pagando um seguro de vida parou de pagar tb , parece que ele tem odio de mim seu filho , hoje ele se encontra acamado , dependendo de mim , mais tenho 40 anos desempregado , estou preocupado com ele e principalmente comigo , ta muito dificil para mim , estou sem paciencia com ele , ele só reclama é debochado as vezes penso em seguir minha vida e largar ele , pq ele sempre foi mal comigo não sei pq , sempre fui um filho bom honesto , nunca dei trabalho algum , estou numa situação complicada demais , ele ta devendo cartoes , emprestimos varios e varios e moramos de aluguel , estou muito angustiado ...
Oi Anderson, que difícil sua situação. Sinto muito pelo seu pai não ter valorizado você como merecia. No momento, pelo que está me contando, sua prioridade é arrumar um emprego para ter seu sustento, então vá atrás de fazer isso, e faça sem culpa. Você precisa cuidar de você antes de querer cuidar do seu pai, senão os dois ficarão doentes.
Bota no asilo e siga sua vida porque com o passar da idade fica muito difícil conseguir emprego e como você vai viver depois! Consciência tranquila não paga aluguel e outras contas pai e mãe quando morre não deixa pensão só cônjuge
Sorte a sua, minha mãe tem 76 anos.......vc pode dizer 1000 SIM pra ela , mas se disser um NÃO, ela murmura, se vitimiza , diz que a pior coisa é depender de filho, é bem teimosa, nada está bom pra ela.......tem 6 filhos ,mas os outros 5 já desistiram, ela já morou na casa de 4 filhos e não deu certo, agora está morando comigo pela terceira vez, quero tentar fazer a minha parte para no futuro não me arrepender e não ter remorso.
Gostei muito da sua fala ,sou cuidador de idoso e lembrei-me dessa frase sua ter percepção do que está acontecendo ao lidar com o idoso, quando ver que a paciência está se esgotando, ir ao banheiro,ou da uma volta para não se emritar, ter um exercício de respiração ou ir pra um lugar e ficar sozinho pelo menos um minuto, agradeço as dicas minha querida sou Eduardo Soares cuidador de idoso de guaianases zona leste SP
Meu marido era filho único,já faleceu, cuido do pai dele por gratidão e estou morrendo, já desenvolvi depressão e ansiedade,ele perturba 24 hs por dia,eu tenho mais vida,20 anos sofrendo de desgaste físico e mental,não tenho vida social o que agrava mais
Nossa literalmente jogar seu tempo de vida no lixo, seu desenvolvimento pessoal/físico no lixo, por gratidão... Uma hora essa gratidão vai virar ódio, tome cuidado...
@@fatimabrocksom1977 esforço repetitivo, tanto físico como mental. Fadiga, quanto mais tempo você nutrir sentimentos negativos, mascarando como positivos, ou rejeitar sentimentos de revolta, tanto corpo quanto a mente sofrem. E é como eu disse, uma hora a gratidão vai se tornar ódio. Nossa evolução não foi feita pra ter tanto sacrifício próprio pelo próximo.
Sou filha única e tenho zero paciência pra lidar com minha mãe idosa, ela NUNCA teve paciência comigo, minha criação foi baseada em agressão física e psicológica, na menor custosice ela falava que iria se matar, que me daria para os outros. Sei que não devemos pagar mal com o mal, mas infelizmente não consigo nem olhar na cara dela sem sentir ódio. As outras pessoas da família de revezam nos cuidados com ela, me sinto MUITO culpada, mas não consigo agir diferente.
Procure cuidar da sua saúde mental primeiro... Aparentemente, tive um problema parecido. Sempre fui muito magoado com o tratamento que tive dos meus pais, ambos idosos...
às vezes acontece muito raramente com aluguer alguma pessoa muito nova jovem principalmente eu ainda sou um jovem de 26 anos já perdi muita paciência também com muita agressividade ou impulsividade com a minha avó eu faço um seguinte que é saio perto da minha avó vou pro meu quarto pensar respeitar fundo também têm a ver com exitas horas que às vezes ficou muito acordou durante a 1 da manhã e não dormou
Eu até tenho paciência, mas aqui em casa tô tendo dificuldade com meu filho caçula que é autista , tem 20 anos ,com minha mãe , os dois se odeiam , é um tal de eu acalmar ele toda hora , ela não ouve direito , então não dá pra explicar que ele tem crises devido ao autismo . Só sei que estou emocionalmente exausta com essa situação
Oi Lu, talvez seja até mesmo uma disputa da sua atenção. Procure ter um momento com cada um, e especialmente um momento para cuidar de você mesma, porque é preciso estar bem para cuidar dos outros né? Um abraço!
A culpa é da ciência. Eu decidi que não vou cuidar de minha saúde se descobrir que tenho alguma doença mortal. Tenho 60 anos e ajudando meus irmãos a cuidar de meu pai, com 97 anos e com Alzheimer. Não quero passar por essa experiência. Ainda mais porque não sei se meus filhos cuidarão de mim. Aliás...duvido. Viver 60...70... Ou até os 80 já está ótimo. Pra quê chegar tão longe???
❤ mãezinha tem 90anos alem disso, roe as unhas, ansiosa. Estamos de luto pela outra irma que morreu aos 51a CA. E cuidava muito bem deixou saudades. Mãe me chama a todo instante se afastar dela anda c andador agitada, chora baixa cabeça pensativa, pede pra ligar pra os outros irmãos se nao atender ligar até atender. E com isso perco dia todo os afazeres da casa até as refeições principais atrasa.
Tenho 62 ,só eu e meu esposo com 83 anos ,com A V C esquenico a 4 anos e agora foi diagnosticado com mal de pakso, mas meu esposo está com a mente boa ,mas eu também sou bem explosiva , tem vez que age bem mal comigo ,mas ele sabe tudo que ta fazendo .
Kkkk... Não gosto de ser acordada e tenho dores crônicas (joelho e coluna), sou requisitada de 2 a 5, 6 vezes nas madrugadas e ainda fazer força com minhas dores, ou seja, não tenho como resolver isso antes. logo, de madrugada é o momento que mais me irrito. 😢
Minha irmã tá com 80 anos e tá difícil lidar com a teimosia dela,nunca entende que está errada,repete os mesmos erros todos os dias,conta a mesma história mil vezes,tem dia que perco a paciência com ela e fico mal com isso... tá difícil!!!
Minha mãe é uma idosa difícil, do tipo implicante, morou com 5 filhos e não deu certo.....agora fiz um quarto nos fundos pra ela ....ela mora comigo, mas esse quarto ajudou muito pra ela ter privacidade e minha família tambem. Só Deus pra nos dar paciência e sabedoria, porque fácil não é......viver um dia de cada vez , esse é o segredo.
Oi Simone, realmente não é nada fácil. Só quem vive sabe. Viva um dia de cada vez e tente encaixar na rotina alguns momentos para cuidar de si mesma ❤️
A fome tambem me serve de gatilho, principalmente se estou exausta, e procuro algo fácil para comer (que eu ja tenha comprado antecipado, que geralmente faço) e a minha pessoinha come minha merenda. 😢 Na tpm eu fijo de todos. 😅
Eu cuido da minha sogra,ela é acamada,tem 83 anos, é dependente de mim pra tudo,meu marido trabalha e eu não posso trabalhar pois não posso deixa-la sozinha,meu marido é 20 anos mais velho que eu e as vezes perco a paciência,pois acho que poderia estar fazendo outras coisas, gosto muito da minha sogra,cuido muito bem dela,mas não sei se essa vida é o que eu quero pra mim.
Muito boas as estratégias, Taís. E nada é pior que a culpa que advém após a perda de paciência. Então, não podemos perder de vista que aquela pessoa não está mais respondendo com todas as faculdades normais, intactas. Obrigada pelo vídeo. Sou sua seguidora.
Fico muito mal , porque vi a minha infância toda , essas brigas. Me sinto culpada por não demonstrar empatia com as dificuldades de relacionamento que eles têm.
Obrigada pelas dicas . Meu pai tem 90 anos ta insuportável eu mesma ja tenho depresao e nervosismo piorou minhha saude mental . Oro muitoooo só Deus 😢😢
O que fazer qdo nao os demais parentes e filhos nao ajudam para que vc se restabeleça? Procura defensoria? Ou outro orgao? Qdo o dialogo nao resolve e vc esta adoecendo?
Está completando quatro meses que estou cuidando de um idoso de 84 anos e pedi pra sair, aqui ele é consciente, mas acho que começou a falhar, eu olho a pressão arterial dele três vezes ao dia e anoto , sendo que nem há necessidade,e as vezes ele fala que não medi e insiste até eu pegar as anotações e mostrar a ele, as anotações das seções de fisioterapia,e outras chatice do dia a dia, como ele é viúvo, são os filhos que auxiliam, mas ficamos só nós dois o dia todo, é bem cansativo.
Tenho 53 anos a 8 anos vivo com um idoso idade dele hj é 72 anos, a sendo muito difícil, tivemos muitos conflitos por causa da família, me isolei dos meus filhos da netos de toda a família, pra evitar as brigas, mas ele sempre arruma alguma coisa pra me deixar triste, eu meu isolo choro choro, ficamos sem se falar por dia a três dias, e só voltamos a falar é se eu o a procurar, se depender dele jamais puxa conversa, sábado eu levantei cedo ele ficou na cama fiz o café e fui limpando a casa, ele levantou irritado me disse um monte de coisas porque eu não a deixei dormir, ele tem o abito de levantar cedo todos os dias, eu já mais imaginava que iria deixar ele tão nervoso...
Seria válido vc rever esse relacionamento? Ninguém é obrigado a nada, então não se sinta obrigada a ficar nessa relação! As pessoas precisam se unir p evoluir, p crescer juntos! Se o outro prejudica o meu crescimento como ser humano melhor devo analisar os prós e os contras e decidir qual o melhor caminho seguir, com ou sem a pessoa! A vida é feita de escolhas, faça a sua! Que Deus te ilumine! ❤
Meu pai mesmo ele não e idoso ainda mais haja paciência viu, na bíblia fala honra pai e mãe, mais tem pais difícil de conviver , eu sei os pais da tudo pro filhos, mais entende ter mudança também, eu tento fazer minha parte mais haja paciência.
Eu já estou cansada a minha mãe tem 79 anos já cansei de levar ao médico e ultimo falou pra que ela fez todos exames e está saudável era passar com um psiquiatra mas ela não aceita 😢
Oi querida, veja se ela aceita ir em um geriatra. Eles também tem propriedades para tratar de transtornos emocionais do idoso. Infelizmente psiquiatra não é bem aceito por muitos idosos…
Olá Boa tarde dr eu me chamo Sandra Oliveira sou cuidadora de idoso a 18 estou aprendendo muito com seus vídeos muitooo obrigada por postar esses vídeos
QUE PENA NÃO TER CONHECIDO ESTE SEU CANAL TARDIAMENTE. Puxa, parece que eu é que escrevi este texto...Minha mãe era muito lúcida esperta mentalmente. Cuidei da minha mãe até os 86 anos. Ela faleceu a cerca de 1 mês e tô me sentindo tão culpado. Eu não conseguia fugir dos conflitos com ela, mas me fazia tão mal. Tentava essas táticas de fuga, mas nem sempre conseguia e falava coisas duras com ela, principalmente pq defendia tanto minha irmã, que era ausente física e financeira.
Se cuide e se perdoe. Pensei também nas coisas boas que vocês viveram. Cada um de nós tem sua jornada por aqui. Se perdoe e também perdoe sua mãe. Talvez quando mãe lúcida, também tenha passado do limite e as feridas ficam...Até que a gente saiba lidar melhor com elas. Você fez o seu melhor para os momentos que estiveram juntos. Se perdoe. Faça oração, se sentir que deve, peça perdão pelos momentos nos quais não foi possível fazer melhor. Agradeça pelas boas coisas e peça a Deus e aos espíritos protetores que guardem sua Vida e da sua Mãe no plano Espiritual. Siga em frente e aplique daqui em diante o que acredita seja mais acertivo. Grande abraço.
Complementando. Acredito muito que a mãe sabe de cada um dos seus filhos. Mas, não falará mal de nenhum. Assim, acredito muito que defendem os menos dedicados, como forma de "impedir" inibir que outra pessoa queria falar mal. Por mais este motivo, pense que você fez o seu melhor na condição de ter sido o mais responsável pelos cuidados da sua mãe. Peço que Deus a guarde em bom descanso. Amém.
Tenho 20 anos. Filha unica, com um pai de 76 anos e uma mãe com moléstia grave de 56 anos. Está sendo muito dificil manter a paciência, eu esquento a cabeça quase sempre e me sinto culpada depois. Meu pai tem inicio de alzheimer mas não aceita e minha mãe ja teve varias enfermidades, hoje ela tem depressao profunda e reclama literalmente de tudo! Cuido de casa, dos remédios, dou banho... Unico momento do meu dia de paz é quando vou a academia e mesmo assim ficam me pressionando para voltar para casa. Tenho o pavio muito curto, falo as coisas na lata! Mas infelizmente fico estressada rapido, meus olhos enchem de lágrimas na hora da raiva e o peito doi muito Espero conseguir colocar suas dicas em prática
Eu te entendo perfeitamente não é fácil, também sou filha única abri mão de muitas coisas para cuidar dos meus Pais, meu pai deu AVC tem 5 anos ele tem a mente lúcida mais e teimoso 😢 tem dias que não é fácil, a mente nossa fica muito cansada. Respiro fundo e falo sempre com Deus para dá paciência e força para cuidar deles. Minha mãe é forte me ajuda mais tem problema de saúde também. Mais tô fazendo minha parte como filha sei que Deus vai me abençoar, e nós abençoar mais 🙏🥰
Tive uma briga com minha vó essa semana que fez ela querer ir ficar na casa da irmã e não quer nem voltar para fazer o tratamento de artrose. Tô me sentindo um lixo há três dias já, com medo de ela nunca mais voltar para casa e não conseguir se cuidar sozinha :(
Tbm perdi a paciência com uma idosa que eu cuido e gritei com ela (durante o banho, ela fincou as unhas no meu braço). Estou me sentindo um lixo, pois ela tem 94 anos e não responde por si... Faltou paciência da minha parte, mas já vinha sendo agredida por ela há 2 semanas e NGM fazia nada... 😢 Mas a culpa tá bem forte por aqui
Рік тому+6
Eu nao tenho mais paciência nenhuma, meu pai tem 82 anos, nao tem demência, nem pressão alta, nem diabetes, nada, os exames dele sao melhores que os meus, eu to doente, tenho doença autoimune, to tratando tuberculose, mas meu pai que nunca foi amoroso, nem presente emocionalmente, é preguiçoso, folgado, e porco, mal educado... tenho que levar comida no quarto pra ele, faco tudo e ele nao é capaz de fazer xixi sentado, pq ele faz xixi no chao, no lixinho do banheiro, ele cospe no chao do quarto e quando eu tenho conversar com ele, peço pra ele me ajudar pois to debilitada, ele diz que eu to judiando dele, que to pegando no pé dele... não aguento mais...
Eu sinto muito pela falta de empatia dele, Re. Você tem alguma condição de contratar um cuidador para te ajudar algumas horas? Ou algum familiar que possa revezar os cuidados?
@@psitaisrezende não tenho, até pq tive que parar de trabalhar pra cuidar dele, eu acabei ficando endividada, minha irmã devido ao histórico familiar nem vem visitar, tem mais de 2 anos que ela não vê ele... pensei de por ele no asilo la da minha cidade, que é bom e ele estaria entre pessoas de sua idade, pra eu poder trabalhar, mas ele faz um drama, meu marido acha que ele não liga pra mim, que abusa de propósito, mas como fui criada assim, na grosseria, nunca percebi que fui tola e meus pais narcisistas, mas minha irmã que foi filha ovelha negra, excluida, se afastou e vive tranquila, preciso voltar a trabalhar e fazer terapia, pois me sinto culpada em reclamar e discutir com ele, mesmo ele tendo esse comportamento, me dê uma palavra por favor, pelo menos uma, me dizendo se tô errada em reclamar com ele, pois ele diz que eu judio dele com as reclamações de ter que limpar o banheiro dele 4, 5 vezes no dia...
Oi querida, se for possivel voltar a trabalhar e fazer psicoterapia, recomendo fortemente que o faça. Reclamar com seu pai, pelo que você me traz, não esta sendo efetivo para mudar o comportamento dele. Então, o que você ganha ao continuar reclamando, além de ele saber que essa é a forma de desestabilizar você?@@BRASILREAL1964
@@BRASILREAL1964sua história com seu pai é bem parecida com a minha. Tbm cuido do meu com 82 anos, trouxe ele pra morar em baixo de minha casa, pois estava doente e minhas 2 irmãs não quiseram cuidar dele. Mais ele é igual seu pai, com todos os defeitos, inclusive do xixi, a diferença é que eu trabalho e procuro ficar o mínimo possível com ele. Ele não me criou, separou da minha mãe eu ainda era adolescente, nunca foi pai de verdade, por isso não consigo ser carinhosa e atenciosa com ele. Cuido dos remédios e pago uma faxineira 1 vez na semana, o resto deixo sujo, não esquento muito a cabeça e vivo um dia de cada vez, sem preocupar com o futuro, pq ele não merece minha preocupação. A gente precisa cuidar da mente e da saúde nossa, pq de deixar eles no adoece.
Eu sou filha única, e moro com minha mãe consigo ter paciência até um ponto depois eu grito e explodi, e junta meus problemas e ainda tenho que encarar a lentidão dela que óbvio que não está e gostaria de ter alguém apenas pra me apoiar e não tenho mais ninguém pra me apoia
O meu pai tem a E.L.A Esclerose Lateral Amiotrófica, mais ele está bem mentalmente, infelizmente ele é teimoso e não aceita muito o que falo, isso me chateia pois quem cuida dele direto sou eu e minha mãe, mais tudo que digo de opinião ele não aceita isso me chateia ao ponto de me estressar.
Meu pai tem apneia obstrutiva do sono, mas ele não quer usar o Cpap. Demorou muito pra descobrirmos esta condição. Ele toma muito Alprazolam pra dormir, faz instintivamente, porque era o que ele fazia. Ele está no limiar da sanidade e demência por causa do remédio. Não sei mais o que faço. 😔
Algo muito útil para ajudar quem cuida de alguém são atividades Cognitivas. No nosso canal você encontra atividades muito divertidas e elaboradas por profissional Gerontologista.
Minha mae quer o dinheiro dela tdo ,,sendo q presciso pra ajudar nas despesas da casa , ela fala em dinheiros 24 hrs , cobrando , desconfando da agente , fora q ela so pensa em doenças, por ela só quetia estar no médico, ser internada, levo faco exames ñ da nada , nossa é uma loucura , mesmo eu deixando ela na companhia do mrus filhos rla ñ gosta q eu saio reclama muinto, fala muintas palavras q mim machucam , vou relevando por muinto tempo ate q chega uma q ñ aguento mais ai perco a paciência e so deus na causa viu? As vezes penso q voi dar um treco!!!!
Tudo que mais queria era ficar livre do meu pai, minha mãe morreu faz dois meses e ele fez a vida dessa falecida mulher muito infeliz. Sinto desgosto enorme em ver meu pai, desde pequeno tenho lembranças dele só no bar com os amigos dele. Só voltei pra casa deles porque minha mãe estava muito doente, agora não sinto mais vontade alguma de estar onde estou
Compreendo vc. No meu caso era o contrário, meu pai faleceu e eu fiquei cuidando da minha mãe. Ela não contribuiu pra ter uma vida feliz com meu pai e quis repetir essa história comigo. A convivência ficou muito ruim. Eu tentei, mas não dei conta e acabei voltando pra minha casa deixando ela sozinha. O resultado não foi bom. Hj agiria de uma forma totalmente diferente. Paciência e boa sorte.
@@comojuntardinheirofacil , ela caiu, se machucou e meu irmão foi morar com ela mas deu-lhe um tremendo prejuízo financeiro, sequestrou-lhe os bens, cartões de crédito... Idoso não percebe mal feito de filho, né? Enfim, a convivência familiar ficou impossível.
Melhor frase do vídeo: IDOSO NÃO É SANTO SÓ POR QUE ENVELHECEU! 😒
Sempre digo isso! Tem gente que insiste nessa mentalidade sem noção! O pior que com a idade e a doença ficam sem filtro nas atitudes!
Geralmente quem acha qie estamos errados....não cuida de idoso...vai la.só uma vez ao ano e olha lá
Estou vendo todo mundo aqui cansado estressado sem ajuda sem apoio sem suporte pra cuidar de idoso e a paciência e a saúde está frágil e digo mais!NINGUÉM é jovenzinho pra sempre a maioria que cuida de idoso tbm é quase idoso E precisa de cuidados de outros ou ter uma rede de apoio!💪🍀
Verdade Regina, muitos cuidadores são idosos também, e estão adoecendo pela falta de suporte. Precisamos urgente de políticas públicas para amparar os cuidadores!
@@psitaisrezende obrigado tais pelo conteúdo! Desejo prosperidade e que seus vídeos cheguem a mais pessoas
@@reginacampos9178 obrigada querida. Um abraço, muita luz em sua vida!
Botar em casa de repouso quem pode é um livramento e alívio e cada um vive sua vida alegremente
Muito idoso se beneficia da idade, para de modo ruim, lançar seus traumas e infelicidades em filhos e parentes querendo que sofram tão como eles. E sempre usam o jargão. Eu sou um idoso
Você tem razão Ricardo. Idosos também podem ser manipuladores, assim como pessoas mais jovens. Cabe a nós diferenciar o que é necessidade de ajuda e o que é manipulação.
@@psitaisrezende Doutora, fiquei em dúvida em relação ao Time Out. Caso não possa sair da situação, o que eu faço? Por exemplo, a idosa precisa de ajuda para descer de um lugar alto (como uma escada), e ela insiste em descer sozinha. Se eu tentar voltar para casa, ela não quer. Nessa situação, não posso sair se não é capaz dela descer sozinha. O que fazer?
@@inej9436ajude, mas dê o mínimo de atenção possível para não “fortalecer” o comportamento do idoso com atenção social, e faça o mais rápido possível para poder sair da situação logo.
Filho és idoso serás.
Ou não!
Tenho paciência mas minha saúde fica debilitada pois meu marido tem 64 anos e minha mãe 84 e não se dão bem ! Minha mãe irrita toda família com as constante desobediência dela e todos se afastaram dela e sobrou pra mim que também sou idosa de 60 anos! Meu refúgio é a minha fé em Deus pra aguentar os dois 😒
@@janemoraes3942 Força e oração! Boa sorte! Deus te sustente.
Tô precisando dessa paciência. Não tá fácil meu pai não colabora, fica chamando toda hora sem necessidade
Nem me fale kk o meu também ;/
Putz isso acaba comigo
Pode ser falta de atividade, que faz ele demandar mais da sua atenção. Tem algo que você possa incentivar ele a fazer para ocupar o tempo? Ou outra pessoa que possa ir visitá-lo ou ligar para ele?
EU tenho 60 anos, sou filha única, cuidei da minha mãe que morreu com 85 anos, do meu pai que morreu com 89 e agora cuido de uma tia de 85. O que me faz sofrer muito é Justamente perder a paciência quase sempre. Tenho um temperamento explosivo e de vez em quando digo coisa que me arrependo imediatamente em seguida.
Não sofra tanto por ficar sem paciência. Afinal vc já deu muito de si cuidando de sua mãe e do seu pai. Cuido dos meus tb e sei da dificuldade. Tenha auto compaixao com vc. Também tem seus limites, procure ajuda. Peça a alguém pra ficar com sua tia de vez em quando pra poder respirar um pouco melhor. Saúde pra vc e muita luz.
Eu também sou assim 😢😢.chego chorar.
Quero ver quando for a sua vez de ser cuidada por uma pessoa que vai falar com vc e depois se arrepender oque vc vai sentir
Puxa, parece que eu é que escrevi este texto... Cuidei da minha mãe até os 86 anos. Ela faleceu a cerca de 1 mês e tô me sentindo tão culpado. Eu não conseguia fugir dos conflitos com ela, mas me fazia tão mal. Tentava essas táticas de fuga, mas nem sempre conseguia e falava coisas duras com ela, principalmente pq defendia tanto minha irmã, que era ausente física e financeira.
Não se culpe pois não é fácil cuidar de 3 idosos sem falar que vc tmb está idosa cm todo respeito,mas não é fácil não
Cuido de uma idosa c demência fronto temporal ,tem hora q penso q vou enlouquecer porém , vou tentar colocar isso em prática 😢
Eu cuido da minha mãe que além de idosa tem esclerose lateral amiotrófica ela não aceita a condição dela e é muito teimosa, eu já cuide quatro anos da minha irmã que morreu de câncer e do meu irmão que foi diagnosticado com esquizofrenia agora estou com minha mãe eu venho desde 2010 abrindo mão do meu eu ora cuidar da minha família, e eu ando muito irritada, tento me controlar e as vezes fico com crise de choro. Não é fácil.
Te entendo perfeitamente 😢
Sei bem como é isso me identifico contigo eu já não consigo mais chorar de tanto que chorei agora fico sempre em pânico e minha saúde mental está sendo prejudicada.
Eu voltei tomar calmante tanto esgotamento
caramba eu te entendo Deus te ajude muito
tenho 40 anos , meu pai 71 anos e com parkisson , não tenho mãe e nem irmãos , só eu e ele , minha mãe faleceu quando eu tinha 12 anos de idade , ela botava freio nele , meu pai nunca teve juizo , sempre foi farrista e beberrão , depois que minha mãe morreu , ele vendeu tudo casa , terreno , apartamento e não deixou nada para mim , depois de velho não mudou , sempre com dinheiro em mãos , mais sempre mão aberta e gastando aos tubos , com os outros da rua bebidas e jogos de azar , sempre dizia sim e ajudava estranhos da rua , mulher então faltava virar um cachorrinho na mão delas , mais comigo sempre não dá e se der errado , não vai dar certo , nunca me ajudava em nada , largou o emprego dele e com sua indenização em mãos , bebia quase todos os dias e jogava caça niquel , torrou tudo em poucos meses , mais de 15 mil reais , ele pagava meu carnê do inss parou de pagar , mais continuava bebendo e jogando em caça niquel , tava pagando um seguro de vida parou de pagar tb , parece que ele tem odio de mim seu filho , hoje ele se encontra acamado , dependendo de mim , mais tenho 40 anos desempregado , estou preocupado com ele e principalmente comigo , ta muito dificil para mim , estou sem paciencia com ele , ele só reclama é debochado
as vezes penso em seguir minha vida e largar ele , pq ele sempre foi mal comigo não sei pq , sempre fui um filho bom honesto , nunca dei trabalho algum , estou numa situação complicada demais , ele ta devendo cartoes , emprestimos varios e varios e moramos de aluguel , estou muito angustiado ...
Oi Anderson, que difícil sua situação. Sinto muito pelo seu pai não ter valorizado você como merecia. No momento, pelo que está me contando, sua prioridade é arrumar um emprego para ter seu sustento, então vá atrás de fazer isso, e faça sem culpa. Você precisa cuidar de você antes de querer cuidar do seu pai, senão os dois ficarão doentes.
Bota no asilo e siga sua vida porque com o passar da idade fica muito difícil conseguir emprego e como você vai viver depois! Consciência tranquila não paga aluguel e outras contas pai e mãe quando morre não deixa pensão só cônjuge
Olá Dra. Taís cuido da minha mãezinha ela tem 83 anos graças a Deus ela é muito boazinha ❤
Sorte a sua, minha mãe tem 76 anos.......vc pode dizer 1000 SIM pra ela , mas se disser um NÃO, ela murmura, se vitimiza , diz que a pior coisa é depender de filho, é bem teimosa, nada está bom pra ela.......tem 6 filhos ,mas os outros 5 já desistiram, ela já morou na casa de 4 filhos e não deu certo, agora está morando comigo pela terceira vez, quero tentar fazer a minha parte para no futuro não me arrepender e não ter remorso.
Que inveja boa que tenho, diferente da minha mãe que é acomodada não me ajuda só reclama do que faço... não me valoriza
Gostei muito da sua fala ,sou cuidador de idoso e lembrei-me dessa frase sua ter percepção do que está acontecendo ao lidar com o idoso, quando ver que a paciência está se esgotando, ir ao banheiro,ou da uma volta para não se emritar, ter um exercício de respiração ou ir pra um lugar e ficar sozinho pelo menos um minuto, agradeço as dicas minha querida sou Eduardo Soares cuidador de idoso de guaianases zona leste SP
Meu marido era filho único,já faleceu, cuido do pai dele por gratidão e estou morrendo, já desenvolvi depressão e ansiedade,ele perturba 24 hs por dia,eu tenho mais vida,20 anos sofrendo de desgaste físico e mental,não tenho vida social o que agrava mais
Eu estou assim e cuido da minha mãe que sempre foi péssima comigo a gente perde a vida
Nossa literalmente jogar seu tempo de vida no lixo, seu desenvolvimento pessoal/físico no lixo, por gratidão...
Uma hora essa gratidão vai virar ódio, tome cuidado...
@@Th3Foxy não é fácil
Agora desenvolvir dores nas costas e no pescoço,não tem um diagnóstico e não tem remédio que alivia,deve ser algo emocional
@@fatimabrocksom1977 esforço repetitivo, tanto físico como mental.
Fadiga, quanto mais tempo você nutrir sentimentos negativos, mascarando como positivos, ou rejeitar sentimentos de revolta, tanto corpo quanto a mente sofrem.
E é como eu disse, uma hora a gratidão vai se tornar ódio.
Nossa evolução não foi feita pra ter tanto sacrifício próprio pelo próximo.
@@Th3Foxy não tenho coragem de deixá-lo em uma casa de repouso, mas de fato abandonei minha própria vida
Precisamos estar bem pra cuidar do outro. Obrigada por compartilhar.🌷
Isso mesmo Lu! Obrigada pelo seu comentário!
Sou filha única e tenho zero paciência pra lidar com minha mãe idosa, ela NUNCA teve paciência comigo, minha criação foi baseada em agressão física e psicológica, na menor custosice ela falava que iria se matar, que me daria para os outros. Sei que não devemos pagar mal com o mal, mas infelizmente não consigo nem olhar na cara dela sem sentir ódio. As outras pessoas da família de revezam nos cuidados com ela, me sinto MUITO culpada, mas não consigo agir diferente.
Tô igual
Difícil né eu entendo!
Procure cuidar da sua saúde mental primeiro... Aparentemente, tive um problema parecido. Sempre fui muito magoado com o tratamento que tive dos meus pais, ambos idosos...
às vezes acontece muito raramente com aluguer alguma pessoa muito nova jovem principalmente eu ainda sou um jovem de 26 anos já perdi muita paciência também com muita agressividade ou impulsividade com a minha avó eu faço um seguinte que é saio perto da minha avó vou pro meu quarto pensar respeitar fundo também têm a ver com exitas horas que às vezes ficou muito acordou durante a 1 da manhã e não dormou
Disse tudo: idoso não é santo só porque envelheceu.
Aposte todas as fichas nisso , nada que é ruim pode piorar mais ainda !
Será que Deus vai te dar vida longa
@@CeliaLozano-s3w Vai saber, né! Só Ele sabe.
Cuido da minha mãe que tem 86 anos e tem parkinson. Cuido faz 4 anos e estou realmente desgastado e irritado. Preciso de uma terapia urgente!!
Eu até tenho paciência, mas aqui em casa tô tendo dificuldade com meu filho caçula que é autista , tem 20 anos ,com minha mãe , os dois se odeiam , é um tal de eu acalmar ele toda hora , ela não ouve direito , então não dá pra explicar que ele tem crises devido ao autismo . Só sei que estou emocionalmente exausta com essa situação
Oi Lu, talvez seja até mesmo uma disputa da sua atenção. Procure ter um momento com cada um, e especialmente um momento para cuidar de você mesma, porque é preciso estar bem para cuidar dos outros né? Um abraço!
Essa parece ser a última geração que vai cuidar de seus pais na velhice. A atual vai é abandonar ou matar seus pais, essa é uma cruel realidade😢
Ou vir alguma coisa que ajude nessa fase
A culpa é da ciência. Eu decidi que não vou cuidar de minha saúde se descobrir que tenho alguma doença mortal.
Tenho 60 anos e ajudando meus irmãos a cuidar de meu pai, com 97 anos e com Alzheimer.
Não quero passar por essa experiência. Ainda mais porque não sei se meus filhos cuidarão de mim.
Aliás...duvido.
Viver 60...70... Ou até os 80 já está ótimo.
Pra quê chegar tão longe???
❤ mãezinha tem 90anos alem disso, roe as unhas, ansiosa. Estamos de luto pela outra irma que morreu aos 51a CA. E cuidava muito bem deixou saudades. Mãe me chama a todo instante se afastar dela anda c andador agitada, chora baixa cabeça pensativa, pede pra ligar pra os outros irmãos se nao atender ligar até atender. E com isso perco dia todo os afazeres da casa até as refeições principais atrasa.
Meu pai 87 anos, sanidade mental perfeita , necessita de fisioterapia Motora e se nega a fazer
Tenho 62 ,só eu e meu esposo com 83 anos ,com A V C esquenico a 4 anos e agora foi diagnosticado com mal de pakso, mas meu esposo está com a mente boa ,mas eu também sou bem explosiva , tem vez que age bem mal comigo ,mas ele sabe tudo que ta fazendo .
Kkkk... Não gosto de ser acordada e tenho dores crônicas (joelho e coluna), sou requisitada de 2 a 5, 6 vezes nas madrugadas e ainda fazer força com minhas dores, ou seja, não tenho como resolver isso antes. logo, de madrugada é o momento que mais me irrito. 😢
Minha irmã tá com 80 anos e tá difícil lidar com a teimosia dela,nunca entende que está errada,repete os mesmos erros todos os dias,conta a mesma história mil vezes,tem dia que perco a paciência com ela e fico mal com isso... tá difícil!!!
Minha mãe é uma idosa difícil, do tipo implicante, morou com 5 filhos e não deu certo.....agora fiz um quarto nos fundos pra ela ....ela mora comigo, mas esse quarto ajudou muito pra ela ter privacidade e minha família tambem.
Só Deus pra nos dar paciência e sabedoria, porque fácil não é......viver um dia de cada vez , esse é o segredo.
Oi Simone, realmente não é nada fácil. Só quem vive sabe. Viva um dia de cada vez e tente encaixar na rotina alguns momentos para cuidar de si mesma ❤️
A fome tambem me serve de gatilho, principalmente se estou exausta, e procuro algo fácil para comer (que eu ja tenha comprado antecipado, que geralmente faço) e a minha pessoinha come minha merenda. 😢
Na tpm eu fijo de todos. 😅
...cuidamos da nossa mamã, avó e bisa, nas suas 98 primaveras... Boas referências...grata. 🩷🍀🌷☀️🌈🕊️☮️🙏🇵🇹
Muitíssimo grato, cuido do meu pai de 82 anos com problema de ansiedade e solidão.
Obrigada pelo seu comentário
Eu cuido da minha sogra,ela é acamada,tem 83 anos, é dependente de mim pra tudo,meu marido trabalha e eu não posso trabalhar pois não posso deixa-la sozinha,meu marido é 20 anos mais velho que eu e as vezes perco a paciência,pois acho que poderia estar fazendo outras coisas, gosto muito da minha sogra,cuido muito bem dela,mas não sei se essa vida é o que eu quero pra mim.
Muito boas as estratégias, Taís. E nada é pior que a culpa que advém após a perda de paciência. Então, não podemos perder de vista que aquela pessoa não está mais respondendo com todas as faculdades normais, intactas. Obrigada pelo vídeo. Sou sua seguidora.
Verdade, querida. É entender que é um novo momento, que demanda uma nova forma de se relacionar. Obrigada por comentar!
Dr como devo fazer pra descobrir sobre isso?
Se é uma teimosia .
Ou é uma doença?.
No idoso.
O meu esposo já tem 83anos.
É eu com 57anos.
@@joveniliagabriel1628por meio de avaliação cognitiva, feita por um médico geriatra, neurologista ou avaliação psicológica,
Ensinamento mais perfeito que já ouvi, entende os dois lados, o idoso e o cuidador muito grata
Obrigada por comentar! 🌻
Fico muito mal , porque vi a minha infância toda , essas brigas.
Me sinto culpada por não demonstrar empatia com as dificuldades de relacionamento que eles têm.
Comecei a trabalhar em uma ILPI e estou amando o seu conteúdo, muito obrigada por compartilhar está me ajudando muito
Oi querida, obrigada por comentar! Já me segue no Instagram? @psitaisrezende
Obrigada por comentar! 🤍
já sigo sim hihi@@psitaisrezende
Obrigada pelas dicas . Meu pai tem 90 anos ta insuportável eu mesma ja tenho depresao e nervosismo piorou minhha saude mental . Oro muitoooo só Deus 😢😢
E quando a gente não pode sair de perto porque o idoso se coloca em risco de vida?
O que fazer qdo nao os demais parentes e filhos nao ajudam para que vc se restabeleça? Procura defensoria? Ou outro orgao? Qdo o dialogo nao resolve e vc esta adoecendo?
Também gostaria de saber😢
Está completando quatro meses que estou cuidando de um idoso de 84 anos e pedi pra sair, aqui ele é consciente, mas acho que começou a falhar, eu olho a pressão arterial dele três vezes ao dia e anoto , sendo que nem há necessidade,e as vezes ele fala que não medi e insiste até eu pegar as anotações e mostrar a ele, as anotações das seções de fisioterapia,e outras chatice do dia a dia, como ele é viúvo, são os filhos que auxiliam, mas ficamos só nós dois o dia todo, é bem cansativo.
Pede as contas e vai trabalhar em outras funções, escolha exatas e não humanas.
Tenho 53 anos a 8 anos vivo com um idoso idade dele hj é 72 anos, a sendo muito difícil, tivemos muitos conflitos por causa da família, me isolei dos meus filhos da netos de toda a família, pra evitar as brigas, mas ele sempre arruma alguma coisa pra me deixar triste, eu meu isolo choro choro, ficamos sem se falar por dia a três dias, e só voltamos a falar é se eu o a procurar, se depender dele jamais puxa conversa, sábado eu levantei cedo ele ficou na cama fiz o café e fui limpando a casa, ele levantou irritado me disse um monte de coisas porque eu não a deixei dormir, ele tem o abito de levantar cedo todos os dias, eu já mais imaginava que iria deixar ele tão nervoso...
Seria válido vc rever esse relacionamento? Ninguém é obrigado a nada, então não se sinta obrigada a ficar nessa relação! As pessoas precisam se unir p evoluir, p crescer juntos! Se o outro prejudica o meu crescimento como ser humano melhor devo analisar os prós e os contras e decidir qual o melhor caminho seguir, com ou sem a pessoa! A vida é feita de escolhas, faça a sua! Que Deus te ilumine! ❤
Excelentes dicas. Muito obrigada
Eu que agradeço
Gratidão .
Parabéns pelo teu trabalho.
Já vou me inscrever
Seja muito bem vinda! 😊
Preciso ter paciência, tb,me ajudou muito
Fico feliz que tenha ajudado!
Cuido fo meu sogro e nao esta sendo facil.ja pensei em ate sair da minha própria casa😢😢.que difícil,
Meu pai mesmo ele não e idoso ainda mais haja paciência viu, na bíblia fala honra pai e mãe, mais tem pais difícil de conviver , eu sei os pais da tudo pro filhos, mais entende ter mudança também, eu tento fazer minha parte mais haja paciência.
Bomdiaaa Dr .
Obrigada pelas suas orientações é uma bênção de Deus.
Eu já estou cansada a minha mãe tem 79 anos já cansei de levar ao médico e ultimo falou pra que ela fez todos exames e está saudável era passar com um psiquiatra mas ela não aceita 😢
Oi querida, veja se ela aceita ir em um geriatra. Eles também tem propriedades para tratar de transtornos emocionais do idoso. Infelizmente psiquiatra não é bem aceito por muitos idosos…
Olá Boa tarde dr eu me chamo Sandra Oliveira sou cuidadora de idoso a 18 estou aprendendo muito com seus vídeos muitooo obrigada por postar esses vídeos
Fico feliz em saber! Obrigada por comentar!
Muito obrigada!
QUE PENA NÃO TER CONHECIDO ESTE SEU CANAL TARDIAMENTE.
Puxa, parece que eu é que escrevi este texto...Minha mãe era muito lúcida esperta mentalmente. Cuidei da minha mãe até os 86 anos. Ela faleceu a cerca de 1 mês e tô me sentindo tão culpado. Eu não conseguia fugir dos conflitos com ela, mas me fazia tão mal. Tentava essas táticas de fuga, mas nem sempre conseguia e falava coisas duras com ela, principalmente pq defendia tanto minha irmã, que era ausente física e financeira.
Se cuide e se perdoe. Pensei também nas coisas boas que vocês viveram. Cada um de nós tem sua jornada por aqui. Se perdoe e também perdoe sua mãe. Talvez quando mãe lúcida, também tenha passado do limite e as feridas ficam...Até que a gente saiba lidar melhor com elas. Você fez o seu melhor para os momentos que estiveram juntos. Se perdoe. Faça oração, se sentir que deve, peça perdão pelos momentos nos quais não foi possível fazer melhor. Agradeça pelas boas coisas e peça a Deus e aos espíritos protetores que guardem sua Vida e da sua Mãe no plano Espiritual. Siga em frente e aplique daqui em diante o que acredita seja mais acertivo. Grande abraço.
Complementando. Acredito muito que a mãe sabe de cada um dos seus filhos. Mas, não falará mal de nenhum. Assim, acredito muito que defendem os menos dedicados, como forma de "impedir" inibir que outra pessoa queria falar mal. Por mais este motivo, pense que você fez o seu melhor na condição de ter sido o mais responsável pelos cuidados da sua mãe. Peço que Deus a guarde em bom descanso. Amém.
E verdade, está acontecendo comigo,
Minha mãe e acamada e tem ausimer tem 82 anos ela não quer tomar os remédios ela cospe tudo me ajuda a lidar com isso
Já tentou esconder na comida? Ou fala com a médica pra testar outro tipo de medicação, as vezes injetável.
Bg amei
Estava precisando de ouvir isso❤
Fico feliz por ter ajudado 😊
Tenho 20 anos. Filha unica, com um pai de 76 anos e uma mãe com moléstia grave de 56 anos.
Está sendo muito dificil manter a paciência, eu esquento a cabeça quase sempre e me sinto culpada depois.
Meu pai tem inicio de alzheimer mas não aceita e minha mãe ja teve varias enfermidades, hoje ela tem depressao profunda e reclama literalmente de tudo!
Cuido de casa, dos remédios, dou banho... Unico momento do meu dia de paz é quando vou a academia e mesmo assim ficam me pressionando para voltar para casa.
Tenho o pavio muito curto, falo as coisas na lata! Mas infelizmente fico estressada rapido, meus olhos enchem de lágrimas na hora da raiva e o peito doi muito
Espero conseguir colocar suas dicas em prática
Eu te entendo perfeitamente não é fácil, também sou filha única abri mão de muitas coisas para cuidar dos meus Pais, meu pai deu AVC tem 5 anos ele tem a mente lúcida mais e teimoso 😢 tem dias que não é fácil, a mente nossa fica muito cansada. Respiro fundo e falo sempre com Deus para dá paciência e força para cuidar deles.
Minha mãe é forte me ajuda mais tem problema de saúde também.
Mais tô fazendo minha parte como filha sei que Deus vai me abençoar, e nós abençoar mais 🙏🥰
Gratidao pelas dicas. Estou precisando para cuidar da minha mae.
Fico feliz por ajudar. Obrigada por comentar!
Parabéns
Eu perco com minha mãe ela não é demente e teimosa aí fico me sentido a pior pessoa do mundo pois minha mãe é tudo pra mim
Aguenta ja vai terminar, calma!!
eita
😅@@ademirdasgracaspimentel586
Obrigado ! E qdo o Idoso não tem patologias ?
Tive uma briga com minha vó essa semana que fez ela querer ir ficar na casa da irmã e não quer nem voltar para fazer o tratamento de artrose. Tô me sentindo um lixo há três dias já, com medo de ela nunca mais voltar para casa e não conseguir se cuidar sozinha :(
Tbm perdi a paciência com uma idosa que eu cuido e gritei com ela (durante o banho, ela fincou as unhas no meu braço).
Estou me sentindo um lixo, pois ela tem 94 anos e não responde por si... Faltou paciência da minha parte, mas já vinha sendo agredida por ela há 2 semanas e NGM fazia nada... 😢 Mas a culpa tá bem forte por aqui
Eu nao tenho mais paciência nenhuma, meu pai tem 82 anos, nao tem demência, nem pressão alta, nem diabetes, nada, os exames dele sao melhores que os meus, eu to doente, tenho doença autoimune, to tratando tuberculose, mas meu pai que nunca foi amoroso, nem presente emocionalmente, é preguiçoso, folgado, e porco, mal educado... tenho que levar comida no quarto pra ele, faco tudo e ele nao é capaz de fazer xixi sentado, pq ele faz xixi no chao, no lixinho do banheiro, ele cospe no chao do quarto e quando eu tenho conversar com ele, peço pra ele me ajudar pois to debilitada, ele diz que eu to judiando dele, que to pegando no pé dele... não aguento mais...
Eu sinto muito pela falta de empatia dele, Re. Você tem alguma condição de contratar um cuidador para te ajudar algumas horas? Ou algum familiar que possa revezar os cuidados?
@@psitaisrezende não tenho, até pq tive que parar de trabalhar pra cuidar dele, eu acabei ficando endividada, minha irmã devido ao histórico familiar nem vem visitar, tem mais de 2 anos que ela não vê ele... pensei de por ele no asilo la da minha cidade, que é bom e ele estaria entre pessoas de sua idade, pra eu poder trabalhar, mas ele faz um drama, meu marido acha que ele não liga pra mim, que abusa de propósito, mas como fui criada assim, na grosseria, nunca percebi que fui tola e meus pais narcisistas, mas minha irmã que foi filha ovelha negra, excluida, se afastou e vive tranquila, preciso voltar a trabalhar e fazer terapia, pois me sinto culpada em reclamar e discutir com ele, mesmo ele tendo esse comportamento, me dê uma palavra por favor, pelo menos uma, me dizendo se tô errada em reclamar com ele, pois ele diz que eu judio dele com as reclamações de ter que limpar o banheiro dele 4, 5 vezes no dia...
Oi querida, se for possivel voltar a trabalhar e fazer psicoterapia, recomendo fortemente que o faça. Reclamar com seu pai, pelo que você me traz, não esta sendo efetivo para mudar o comportamento dele. Então, o que você ganha ao continuar reclamando, além de ele saber que essa é a forma de desestabilizar você?@@BRASILREAL1964
@@BRASILREAL1964sua história com seu pai é bem parecida com a minha. Tbm cuido do meu com 82 anos, trouxe ele pra morar em baixo de minha casa, pois estava doente e minhas 2 irmãs não quiseram cuidar dele.
Mais ele é igual seu pai, com todos os defeitos, inclusive do xixi, a diferença é que eu trabalho e procuro ficar o mínimo possível com ele. Ele não me criou, separou da minha mãe eu ainda era adolescente, nunca foi pai de verdade, por isso não consigo ser carinhosa e atenciosa com ele. Cuido dos remédios e pago uma faxineira 1 vez na semana, o resto deixo sujo, não esquento muito a cabeça e vivo um dia de cada vez, sem preocupar com o futuro, pq ele não merece minha preocupação. A gente precisa cuidar da mente e da saúde nossa, pq de deixar eles no adoece.
Os sintomas do seu pai é de demência. O meu esposo começou assim.mudanca de atitude e comportamento fora da realidade.
Eu me irrito com o calor
Te entendo, eu também rsrs
Obrigada pelo vídeo,estou aprendendo muito com você gratidão.
Eu sou filha única, e moro com minha mãe consigo ter paciência até um ponto depois eu grito e explodi, e junta meus problemas e ainda tenho que encarar a lentidão dela que óbvio que não está e gostaria de ter alguém apenas pra me apoiar e não tenho mais ninguém pra me apoia
O meu pai tem a E.L.A Esclerose Lateral Amiotrófica, mais ele está bem mentalmente, infelizmente ele é teimoso e não aceita muito o que falo, isso me chateia pois quem cuida dele direto sou eu e minha mãe, mais tudo que digo de opinião ele não aceita isso me chateia ao ponto de me estressar.
Meu pai tem apneia obstrutiva do sono, mas ele não quer usar o Cpap. Demorou muito pra descobrirmos esta condição. Ele toma muito Alprazolam pra dormir, faz instintivamente, porque era o que ele fazia. Ele está no limiar da sanidade e demência por causa do remédio. Não sei mais o que faço. 😔
Eu buscando ajuda e nem tenho idoso minha mãe tem 56 anos e não consigo mais ter paciência 😢
Que maravilha de vídeo! Muito obrigada!
Eu que agradeço!
A idosa que cuido 24 horas por dia, minha mãe 77 anos, todo dia perco a paciência .
Olá Tais, você atende online?Minha mãe tem 90 anos é lúcida, mas só aceita ajuda das filhas...
Oi Cecília, atendo sim! Você pode falar comigo pelo meu Instagram @psicologataisrezende
Pago quase 75 reais só de cigarros por que tem parente que pede pra fazer algo e fala que fiz errado(então pra que pede pra mim fazer algo😭)
Algo muito útil para ajudar quem cuida de alguém são atividades Cognitivas.
No nosso canal você encontra atividades muito divertidas e elaboradas por profissional Gerontologista.
Parabéns pelo trabalho!
@@psitaisrezende gratidão.
Minha mae quer o dinheiro dela tdo ,,sendo q presciso pra ajudar nas despesas da casa , ela fala em dinheiros 24 hrs , cobrando , desconfando da agente , fora q ela so pensa em doenças, por ela só quetia estar no médico, ser internada, levo faco exames ñ da nada , nossa é uma loucura , mesmo eu deixando ela na companhia do mrus filhos rla ñ gosta q eu saio reclama muinto, fala muintas palavras q mim machucam , vou relevando por muinto tempo ate q chega uma q ñ aguento mais ai perco a paciência e so deus na causa viu? As vezes penso q voi dar um treco!!!!
Estou na mesma situação só que com o sogro,tenho que tirar extrato da conta dele todo dia pra ele ver que não está sendo roubado
TTenho minha mãe de 95 anos estou sem paciência nehumaaa!!!
Por favor me ajude !!! Meus pais brigam muito e me colocam para tomar partido. Eu os amo e não quero magoa-los.Ela têm mais de 70 anos.
Eu sei o que estou passando, cuidar do meu pai está afetando minha vida sexual, nunca passei por isso.
Tudo que mais queria era ficar livre do meu pai, minha mãe morreu faz dois meses e ele fez a vida dessa falecida mulher muito infeliz. Sinto desgosto enorme em ver meu pai, desde pequeno tenho lembranças dele só no bar com os amigos dele. Só voltei pra casa deles porque minha mãe estava muito doente, agora não sinto mais vontade alguma de estar onde estou
Compreendo vc. No meu caso era o contrário, meu pai faleceu e eu fiquei cuidando da minha mãe. Ela não contribuiu pra ter uma vida feliz com meu pai e quis repetir essa história comigo. A convivência ficou muito ruim. Eu tentei, mas não dei conta e acabei voltando pra minha casa deixando ela sozinha. O resultado não foi bom. Hj agiria de uma forma totalmente diferente. Paciência e boa sorte.
@@claudiaaguiar1566 porque o resultado não foi bom?
@@comojuntardinheirofacil , ela caiu, se machucou e meu irmão foi morar com ela mas deu-lhe um tremendo prejuízo financeiro, sequestrou-lhe os bens, cartões de crédito... Idoso não percebe mal feito de filho, né? Enfim, a convivência familiar ficou impossível.
Nesse momento fiquei nervoso com mamãe de 98 anos. Estava evacuando e ela me chamou. Interrompi as fezes e fui atende la.
Nossa a gente não pode nem cagar em paz, 😂😂😂😂pensei que era só comigo.
Tem uns bem malvados.
Na abertura do vídeo vc praticamente afirma que ser idoso é ser doente. É isso mesmo?
😢😢😢😢 to quase matando minha mãe de tanta raiva
Irma eleaine rezende
Quando tem Temencia tudo bem e quando é idoso tem a cabeça boa é arrogante e não gosta de gente negra aí só por Deus
Saio pra fora e fumo três cigarros
Minha mãe tá muito teimosa, tô sempre chamando atenção dela pra não comer com as mãos,pra usar faca e garfo principalmente no restaurante