Reforma Protestante e Contra Reforma Católica - (vídeo-aula História Geral)

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 19 чер 2018
  • A Reforma Protestante representou um marco de ruptura. Para muitos historiadores, é o que marca a transição do Feudalismo para Idade Moderna.
    No pano de fundo, o fortalecimento do poder real e a ascensão da burguesia, além da crise da Igreja, que imersa em meio a corrupção, não dá conta de trazer resposta aos "novos tempos", especialmente após a crise do século XIV (peste, fome e guerra).
    Uma nova forma de se relacionar com o Deus cristão. Novos rituais, doutrinas, salvação. Uma nova ética de vida, pautada n leitura e interpretação metódica e racional da Bíblia, em oposição aos dogmas tradicionais do catolicismo.
    Lutero e sua "salvação pela fé", apoiando pelos principes alemães contra o Imperador.
    Calvino e sua "predestinação", "liberdade radical" e "valorização do trabalho", aclamada pela burguesia ávida de lucro contra uma nobreza tradicional.
    Henrique VIII e sua "Reforma Anglicana" tentando, sobretudo, limitar o poder papal na Inglaterra e centralizar ainda mais seu poder.
    Por fim, o Concílio de Trento e a Contrarreforma Católica, reafirmando dogmas e sacramentos, se defendendo por meio da Inquisição e do Index e contra-atacando com a Companhia de Jesus e com o Barroco.
    #Historiando #UA-camdu

КОМЕНТАРІ • 43