Muito obrigado pelo comentário e fico feliz que tenha gostado. Realmente essas fontes enganam mesmo e os detalhes estão nas entrelinhas. Essa fonte tem funcionado muito bem aqui na bancada. Boa sorte na sua busca.
Olá amigo, tenho uma fonte como essa, mas a tensão fica variando muito, chega a variar na faixa de 25 por cento a tensão, poderia me dar uma dica de qual circuito pode estar causando essa variação?
Boas sugestões acima. Uma adicional que eu adicionaria é verificar o potenciômetro em si - muitas vezes há sujeira ou simplesmente desgaste em sua trilha de carvão.
Ola amigo vc ainda tem esta fonte ? poderia me fazer um favor, preciso de uma foto da plaquinha do controlador onde tem o 494, preciso ver os valores dos resistores, se vc poder me ajudar fico muito agradecido
Junior, é difícil diagnosticar isso a distância mas eu testaria primeiro a saída do diodo schottky da seção de baixa tensão para ver se há tensão ali. Depois eu veria se há alguma tensão no pino de realimentação do regulador principal TNY277. Você também pode verificar se as conexões ao painel principal estão ok - os conectores, os headers, etc. Só cuidado ao fazer medidas na parte "de alta" da fonte - você pode ter facilmente 300 ou 400V lá. Enfim, boa sorte na sua jornada!
Não conheço a Yaxun, mas tenho uma Instrutherm muito similar (comprada em 2002) e muito bem construída. Se a Yaxun não deixou a peteca cair na qualidade, é uma fonte muito boa. O principal problema com a AFR é que ela possui muita capacitância na saída - quando você diminui a tensão no potenciômetro, ela demora a cair a tensão na saída caso a carga seja pequena. Por outro lado, ela é muito portátil - a Instrutherm pesa uma tonelada. Em resumo: uso as duas ostensivamente.
pense numa fonte cheia de problemas, comigo ela queimou 3 vezes. JA foram trê mosfets..... toda vez a mesma coisa, ea funciona dias semanas e depois do nada queima.
Wilson, lamento que a sua fonte esteja dando tantos problemas. Eu continuo usando a minha aqui sem problemas, mas vi que ela está começando a "cantar" (ruído de altíssima frequência) quando a corrente passa de 1A. Enfim, espero que você consiga chegar ao fundo desse mistério.
Obrigado pelo seu comentário. Não há necessariamente uma topologia melhor que a outra; tudo depende do uso que você quer dar para a fonte. As fontes lineares têm um circuito mais simples e normalmente transferem menos ruído para a carga. No entanto, são mais pesadas, menos eficientes e com isso podem estar mais sujeitas a problemas mecânicos devido ao calor dissipado e ao stress do peso adicional. Por outro lado, as fontes chaveadas operam em freqüências maiores e naturalmente tendem a irradiar mais ruído eletromagnético. Por outro lado, são bem mais leves e podem operar com tensão primária universal (sem a necessidade da tradicional chavinha 110/220V). No dia-a-dia eu tenho visto que esta fonte é bastante prática, mas quando eu preciso de ausência absoluta de ruído eu uso a Power Designs que eu revi no Vbe 007.
humm aos 13:21 parece que tem um conector não populado na placa onde está o microcontrolador e se tiver 5 pinos ja sabe .. pode fazer backup :D. Essa fonte seria bom para um "hobbist"? Pelo review detalhado parece ser simples e porreira para uso doméstico.
Fabio, obrigado pelo comentário. Eu não abri mais essa fonte mas certamente que, se o fabricante não protegeu o JTAG do microcontrolador, dá para fazer uma engenharia reversa. Respondendo à sua pergunta, ela é bastante adequada para o uso pelo hobbyista. Eu a uso bastante em tarefas ao redor da casa, principalmente pelo peso e tamanho bastante reduzidos, bem como pela classe de potência de 150W. O único problema que me incomoda no dia-a-dia é a excessiva capacitância de saída que amortece a resposta quando o potenciômetro de tensão é reduzido.
Sim, as fontes ATX são chaveadas mesmo. Essa tem bem menos potência mas é bem mais precisa. Ultimamente ela tem apresentado um pequeno ruído sob carga - espero que não seja nada grave.
Olá! Muito bom o review, parabéns! Me de um help aqui.... Tenho uma fonte desta e uso muito pouco. Porem de uns dias pra ca ela começou a mostrar uma consumo em amperagem mesmo sem estar ligada a nada e com todos os reguladores no painel fechados. Corrente e amperagem. Entrando em contato com o Distribuidor ele me disse que poderia ser uma regulagem que ela estaria descalibrada. dai vem a pergunta. Você pode me dar uma referencia de em qual trimpot eu consigo calibrar isto? Att;
Fico muito feliz que você tenha gostado. Eu não consegui ainda ter tempo de abrir a fonte de novo para checar o diagrama de conexões dos trimpots, mas eu imagino que o grande trimpot azul perto do potenciômetro de corrente pode ser o ponto de ajuste do bias (polarização) do amperímetro. No entanto, antes de fazer esse ajuste eu testaria a saída para me certificar que a fonte ainda está operando na região de 0-5A (e só o display está falho) ou se há algum problema na rede de realimentação do TL494 que está causando uma deficiência ou sobrecarga na saída. Conectando um multímetro na escala de 10A é o bastante para verificar esse comportamento. Veja a dica do Flavio Bassete aí em cima que provavelmente tem mais experiência em microcontroladores PIC que eu.
@@BHCOMPUTADORES bom dia me chamou atenção à sua pergunta passei por isso, e tentando resolver consegui assim, clicando um botão de reset existente dentro da fonte com a fonte desligada, ligue a fonte com este botão apertado e todos os potenciômetros no zero, só depois regulei os trimpotes internos, os de cima regula o visor, os de baixos regula a tensão e a corrente.
Ps3005 3010 in cold machine no-load condition, if the current is not zero, please put the voltage, electric current four potentiometer clockwise rotation to the largest, holding the ring in light touch switch, until the current is zero
Ola amigo, bom dia, gostei do seu video, porem estou procurando uma fonte de 30x5A vc me daria uma dica de uma fonte boa que não seja cara demais. grato Claudio
Obrigado pelo seu comentário e fico feliz que tenha gostado. O principal problema com fontes mais baratas é a qualidade - por exemplo, o Mercado Livre tem diversas Yaxun 1502DD a um custo be mais baixo. Há alguns vídeos no UA-cam que fazem um review da fonte, mas não vi nenhuma desmontagem para tentar avaliar a qualidade.
Essa ai, da AFR , é a mesma da Icel e que original é QJE e é a mais barata do ML! MLB-1050852254-fonte-de-alimentaco-digital-bancada-30v-5a-qje-ps-3005-_JM! Dê uma olhada, eu irei compra-la!
Obrigado pela dica; nessa classe de preços de R$300.00, até que a AFR não fica muito para trás não: MLB-1002481092-fonte-de-alimentaco-ajustavel-30v-3a-de-bancada-_JM Se não me engano meu pai havia comprado essa fonte por uns R$200.00 em uma tremenda promoção em uma loja local, mas infelizmente não tenho mais a nota comigo para saber o nome da loja.
mayke, obrigado pelo seu comentário. O modo de usar não tem muito mistério, mas vou avaliar fazer um vídeo sobre o assunto. Se você quiser saber mais, veja alguns bons manuais de instruções como o o da MPC-3003 da Minipa - o capítulo 5 possui uma boa explicação da operação. www.minipa.com.br/instrumentos-de-bancada/fontes-de-alimentacao/130-mpc-3003#manual
Que delícia ver vídeos com esse nível de detalhes e conhecimento. obrigado.
Muito obrigado pelo comentário e fico grato e muito feliz que você tenha gostado. Um abraço
Gostei bastante do seu vídeo, não adianta falar com o equipamento fechado... Você mostrou a engenharia do aparelho, muito bacana.
Muito obrigado pelo seu comentário e fico feliz que tenha gostado. Um abraço
Valeu Rafael!
Grato!
Show de bola explanação dessa ótima fonte AFR!
Abraço!
Boa tarde!
Muito obrigado e fico feliz que tenha gostado, Mario!
@@Vbeletronico
Eu que agradeço Rafael!
Bom dia / serviço!
Muito bom, comprei uma fonte desse modelo e seus vídeos são muito bons, obrigado.
Carlos, muito obrigado pelo comentário e fico feliz que tenha gostado. Boa sorte na sua compra! Eu uso a minha até hoje sem susto.
valeu mesmo abrindo a fonte ... ia comprar uma dessa de um cara na net pensei que era uma fonte linear kkk
Muito obrigado pelo comentário e fico feliz que tenha gostado. Realmente essas fontes enganam mesmo e os detalhes estão nas entrelinhas. Essa fonte tem funcionado muito bem aqui na bancada. Boa sorte na sua busca.
Parabéns!!! Muito bem explicado...
Muito obrigado pelo comentário e fico feliz que tenha gostado!
Bom dia!!! Tenho uma fonte deste modelo e parou de funcionar. Na realidade só fica em 2,4V. Vc faz reparos nesta fonte?
Olá Irineu, obrigado pelo comentário. Infelizmente eu não moro no Brasil e portanto qualquer reparo fica com custo proibitivo.
Boa sorte e um abraço
Olá Irineu, eu moro em Salvador, se vc consegui enviar eu reparo sua fonte.
Bom dia, tenho uma dessas e ela apresenta um consumo de corrente, sem nada conectado na sua saída, faz ideia do que possa ser, grato
Obrigaod pelo comentário. Dê uma olhadinha na resposta ao Varlei Golfetti aqui nos comentários - alguém descreveu o mesmo problema que você.
@@Vbeletronico obrigado
Olá amigo, tenho uma fonte como essa, mas a tensão fica variando muito, chega a variar na faixa de 25 por cento a tensão, poderia me dar uma dica de qual circuito pode estar causando essa variação?
Boas sugestões acima. Uma adicional que eu adicionaria é verificar o potenciômetro em si - muitas vezes há sujeira ou simplesmente desgaste em sua trilha de carvão.
Ola amigo vc ainda tem esta fonte ? poderia me fazer um favor, preciso de uma foto da plaquinha do controlador onde tem o 494, preciso ver os valores dos resistores, se vc poder me ajudar fico muito agradecido
Sim, ainda a tenho. Acabei de postar as fotos no site do www.vbeletronico.com
A única coisa que nunca queima aí é o chopper dela kkkkk
Hehehe... Até que a minha está bem... ainda não deu chabú
Um abraço
Tenho essa fonte mas não esta mais mudando a tensão, o que pode ser ?
Ela liga normal mas nao consigo mudar, fica com tensão 0.
Junior, é difícil diagnosticar isso a distância mas eu testaria primeiro a saída do diodo schottky da seção de baixa tensão para ver se há tensão ali. Depois eu veria se há alguma tensão no pino de realimentação do regulador principal TNY277. Você também pode verificar se as conexões ao painel principal estão ok - os conectores, os headers, etc.
Só cuidado ao fazer medidas na parte "de alta" da fonte - você pode ter facilmente 300 ou 400V lá.
Enfim, boa sorte na sua jornada!
@@Vbeletronico Muitissimo obrigado, vou seguir suas dicas 👍
Entre esta do vídeo e a Yaxun PS305. Qual você prefere?
Não conheço a Yaxun, mas tenho uma Instrutherm muito similar (comprada em 2002) e muito bem construída. Se a Yaxun não deixou a peteca cair na qualidade, é uma fonte muito boa. O principal problema com a AFR é que ela possui muita capacitância na saída - quando você diminui a tensão no potenciômetro, ela demora a cair a tensão na saída caso a carga seja pequena. Por outro lado, ela é muito portátil - a Instrutherm pesa uma tonelada. Em resumo: uso as duas ostensivamente.
pense numa fonte cheia de problemas, comigo ela queimou 3 vezes. JA foram trê mosfets..... toda vez a mesma coisa, ea funciona dias semanas e depois do nada queima.
Wilson, lamento que a sua fonte esteja dando tantos problemas. Eu continuo usando a minha aqui sem problemas, mas vi que ela está começando a "cantar" (ruído de altíssima frequência) quando a corrente passa de 1A.
Enfim, espero que você consiga chegar ao fundo desse mistério.
Essas fontes da hikari vem tudo da china tem no ali
Sim, sem dúvida. Essa fonte é bastante similar a fontes de outras marcas.
o que é melhor essas fontes chaveadas ou as fontes liniares?
Obrigado pelo seu comentário. Não há necessariamente uma topologia melhor que a outra; tudo depende do uso que você quer dar para a fonte. As fontes lineares têm um circuito mais simples e normalmente transferem menos ruído para a carga. No entanto, são mais pesadas, menos eficientes e com isso podem estar mais sujeitas a problemas mecânicos devido ao calor dissipado e ao stress do peso adicional. Por outro lado, as fontes chaveadas operam em freqüências maiores e naturalmente tendem a irradiar mais ruído eletromagnético. Por outro lado, são bem mais leves e podem operar com tensão primária universal (sem a necessidade da tradicional chavinha 110/220V).
No dia-a-dia eu tenho visto que esta fonte é bastante prática, mas quando eu preciso de ausência absoluta de ruído eu uso a Power Designs que eu revi no Vbe 007.
@@Vbeletronico muito obrigado pela resposta
milagre que não veio com os ci´s lixados.
Obrigado pelo comentário! É mesmo... Isso é uma praga nesse tipo de equipamento.
Show
humm aos 13:21 parece que tem um conector não populado na placa onde está o microcontrolador e se tiver 5 pinos ja sabe .. pode fazer backup :D. Essa fonte seria bom para um "hobbist"? Pelo review detalhado parece ser simples e porreira para uso doméstico.
Fabio, obrigado pelo comentário. Eu não abri mais essa fonte mas certamente que, se o fabricante não protegeu o JTAG do microcontrolador, dá para fazer uma engenharia reversa.
Respondendo à sua pergunta, ela é bastante adequada para o uso pelo hobbyista. Eu a uso bastante em tarefas ao redor da casa, principalmente pelo peso e tamanho bastante reduzidos, bem como pela classe de potência de 150W. O único problema que me incomoda no dia-a-dia é a excessiva capacitância de saída que amortece a resposta quando o potenciômetro de tensão é reduzido.
Semelhante ao funcionamento das fontes ATX
Sim, as fontes ATX são chaveadas mesmo. Essa tem bem menos potência mas é bem mais precisa.
Ultimamente ela tem apresentado um pequeno ruído sob carga - espero que não seja nada grave.
@@Vbeletronico o ferrite solto, vc n colou?
Olá! Muito bom o review, parabéns! Me de um help aqui.... Tenho uma fonte desta e uso muito pouco. Porem de uns dias pra ca ela começou a mostrar uma consumo em amperagem mesmo sem estar ligada a nada e com todos os reguladores no painel fechados. Corrente e amperagem. Entrando em contato com o Distribuidor ele me disse que poderia ser uma regulagem que ela estaria descalibrada. dai vem a pergunta. Você pode me dar uma referencia de em qual trimpot eu consigo calibrar isto? Att;
OI amigo esta fonte tem um capacitor ceramico usado como oscilador do ci controlador ele costuma danificar e ocorrer medidas incorretas .
Fico muito feliz que você tenha gostado. Eu não consegui ainda ter tempo de abrir a fonte de novo para checar o diagrama de conexões dos trimpots, mas eu imagino que o grande trimpot azul perto do potenciômetro de corrente pode ser o ponto de ajuste do bias (polarização) do amperímetro. No entanto, antes de fazer esse ajuste eu testaria a saída para me certificar que a fonte ainda está operando na região de 0-5A (e só o display está falho) ou se há algum problema na rede de realimentação do TL494 que está causando uma deficiência ou sobrecarga na saída. Conectando um multímetro na escala de 10A é o bastante para verificar esse comportamento.
Veja a dica do Flavio Bassete aí em cima que provavelmente tem mais experiência em microcontroladores PIC que eu.
Beleza! vou seguir suas indicações Vbe! Forte abraço!
Beleza! vou conferir o que você disse Flavio! Valew!
@@BHCOMPUTADORES bom dia me chamou atenção à sua pergunta passei por isso, e tentando resolver consegui assim, clicando um botão de reset existente dentro da fonte com a fonte desligada, ligue a fonte com este botão apertado e todos os potenciômetros no zero, só depois regulei os trimpotes internos, os de cima regula o visor, os de baixos regula a tensão e a corrente.
bom dia boa noite boa tarde faz um video falando de possiveis defitos
Ps3005 3010 in cold machine no-load condition, if the current is not zero,
please put the voltage, electric current four potentiometer clockwise rotation to the largest,
holding the ring in light touch switch, until the current is zero
Thank you for the info! I will try this the next time I open the power supply again.
Ola amigo, bom dia, gostei do seu video, porem estou procurando uma fonte de 30x5A vc me daria uma dica de uma fonte boa que não seja cara demais. grato
Claudio
Obrigado pelo seu comentário e fico feliz que tenha gostado. O principal problema com fontes mais baratas é a qualidade - por exemplo, o Mercado Livre tem diversas Yaxun 1502DD a um custo be mais baixo. Há alguns vídeos no UA-cam que fazem um review da fonte, mas não vi nenhuma desmontagem para tentar avaliar a qualidade.
Essa ai, da AFR , é a mesma da Icel e que original é QJE e é a mais barata do ML! MLB-1050852254-fonte-de-alimentaco-digital-bancada-30v-5a-qje-ps-3005-_JM! Dê uma olhada, eu irei compra-la!
Obrigado pela dica; nessa classe de preços de R$300.00, até que a AFR não fica muito para trás não:
MLB-1002481092-fonte-de-alimentaco-ajustavel-30v-3a-de-bancada-_JM
Se não me engano meu pai havia comprado essa fonte por uns R$200.00 em uma tremenda promoção em uma loja local, mas infelizmente não tenho mais a nota comigo para saber o nome da loja.
Claudio, vi que falei besteira. a Yaxun é só 15V/2A. A QJE e a AFR são as fontes de menor preço que vi no Mercado Livre. Desculpe.
vc tem algum video de como usa
mayke, não encontrei um vídeo em si, mas copiei aí em cima um link para um bom manual de operação
Tenho um fonte assim, queimou! Alguem achou diagrama desta coisinha?
Obrigado pelo comentário. Infelizmente ainda não consegui encontrar um diagrama detalhado.
Faz um video bacana de como usa valeu!
mayke, obrigado pelo seu comentário. O modo de usar não tem muito mistério, mas vou avaliar fazer um vídeo sobre o assunto.
Se você quiser saber mais, veja alguns bons manuais de instruções como o o da MPC-3003 da Minipa - o capítulo 5 possui uma boa explicação da operação.
www.minipa.com.br/instrumentos-de-bancada/fontes-de-alimentacao/130-mpc-3003#manual