Na minha universidade é semelhante a questão da perda de vínculo descrita no vídeo.No caso, só será jubilado se estourar/passar o tempo máximo de integralização do curso? Quer dizer, se o aluno não conseguir se formar no tempo de integralização, e a universidade verificar isso ,ela pode desligar ele mesmo antes do tempo máximo? Obrigado.
O tempo máximo é a soma dos semestres + metade. Se um curso for de 8 semestres, o tempo máximo é 8 semestres + 4 semestres(metade) = 12 semestres. Quando completar 12 semestres o aluno entra na lista e será jubilado. Há outras formas de jubilar, como ficar alguns semestres (não lembro quantos) sem se matricular em qualquer disciplina sucessivamente. Da IE tem suas regras.
Deixo como sugestão aqui para o domingo ** o audaz casa um queira fazer uma entrevista mas ficaria bom que dar e eu falo de forma abrangente sobre o tema
Boa noite. Estou com uma situação na uf aqui do rj, entrei em contabilidade em 2017.2, no decorrer dos anos, 2023.1 abriu um edital de transferência de curso e fui para direito, sendo assim iniciando o curso do zero mas no edital consta que seria contado os períodos do curso anterior na contagem do jubilamento, estou próximo do prazo, teria como reverter ou seria inevitável?? Ainda falta uns 5 períodos para acabar o curso.
Procure no reitoria o processo de defesa de jubilamento. Não foi culpa sua o tempo e as disciplinas perdidas na troca. Já achou no estatuto da universidade onde fala sobre o processo de jubilamento?
Do google: (UFRJ)A abertura de processo de jubilamento não é automática, mas o aluno que correr o risco de chegar a essa situação deve procurar a COAA ou a Coordenação de Graduação para obter orientação. Para mais detalhes acesse a aba Orientação Acadêmica e Plano de Estudo e Solicitação de Recurso.
Realmente, um vídeo bastante útil! É muito difícil saber sobre isso, mesmo na internet. Eu acredito que é uma situação muito triste, porque não faz sentido uma pessoa que lutou tanto pela vaga e pela permanência na instituição por anos; dinheiro, tempo e saúde são dedicados! E no final... Quem não tá nem aí, não vai recorrer, vai embora sem olhar pra trás, agora só em a pessoa se importar já significa algo. Creio que o problema que causa seja de saúde: mental ou física!
Obrigado pelo vídeo. Estudei o regimento geral da minha IE e as outras normas, e a ÚNICA regra sobre jubilamento (no caso eles usam o termo "cancelamento") que tem é a dos 4 semestres consecutivos sem matrícula, que não é o meu caso. Mas já vai fazer o dobro do tempo mínimo pra conclusão do meu curso no final do ano e eu não vou formar, tá faltando o TCC e pouca horas extracurriculares. Mesmo não tendo normas falando sobre cancelamento da matrícula em caso de tempo máximo sem formação, tem alguma possibilidade de eles me jubilar por isso?
Primeiro, parabéns por procurar a informação. Se a sua IE for pública, ela não pode fazer algo que não é normatizado. Eu procuraria a direção e perguntaria qual é o tempo máximo para integralizar o curso. Converse com o seu coordenador.
E quando fiz todas as disciplinas e falta só o TCC, ja até entreguei toda documentação de credito e horas complementares. Mas não consegui fazer o TCC, fiquei sem orientador e me paralisei, fiquei sem rumo e a ansiedade não me deixava fazê-lo. Entrei agora pra lista de risco de desligamento da UEA. Mas não sei nem o que colocar na justificativa e quero muito terminar o curso. 😢
Escreva uma defesa e coloque seu problema de ansiedade neste texto com os laudos médicos e outros motivos que fizeram você atrasar. Mas com tão pouco para formar, acho difícil jubilar. Você já está há quanto tempo no curso e qual era a previsão de concluir?
Também estou na mesma situação, faltando só o TCC no último período de tempo máximo e sem orientador, vou ter que entrar em um processo pra conseguir dilação de prazo, li o regulamento da minha universidade e lá diz que se estiver faltando o TCC o aluno tem direito de estender o prazo para conseguir integralização do curso ou se conseguiu 75% da matriz do curso também pode pedir ( estudo na UFLA)
Fui diagnosticado com depressão. Faltei bastante as aulas por conta de crises mas sempre fui fazer as provas porém devido a esses problemas não consegui atingir as notas necessárias. Consigo entrar com recurso ?
Eu não fui notificada, estava faltando apenas 45h complementares, já havia apresentado o TCC e aprovada, mesmo assim fui jubilada sem apresentar minha defesa, já estava preparada para pagar uma eletiva para completar as 45h faltantes.
Não fui jubilado, porem sinto que minha matricula é velha dentro da universidade, pois sou de 2019, sera que valeria a pena fazer um concurso para mudar de curso dentro da propria universidade e assim obter uma nova matricula ? Essa nova matricula vindo ou de uma prova interna de mudança de curso ou de um enem de novo para assim ter o tempo renovado do curso
Olá. Verifique as normas da sua IE para saber quando você será jubilado. Você quer mudar de curso para não ser jubilado e continuar como estudante? Não entendi o propósito.
@@garagemaudaz é possivel obter essa informação (sobre quando ocorrerá um possivel jubilamento) da coordenação do curso da universidade federal ? obrigado pelo retorno
O que acontece se a pessoa passar através do sisu no mesmo curso e turno e na mesma iE? As disciplinas seriam aproveitadas e ganharíamos o tempo integral do curso?
Olá, minha situação é o que cursei 1 ano de engenharia elétrica ufsc e por conta da pandemia, não pude aderir o EAD por motivos pessoais, embora tentei no primeiro semestre que a universidade aderiu essa modalidade. O problema que não tranquei meu curso, apenas optei por continuar não me matriculando nas matérias e me preparar pra quando voltasse o Presencial. Minha duvida é se esses dois anos contam como tempo de curso e futuramente contabilizam em tempo máximo de curso?
Comecei a trabalhar, na época foi concurso público então como eu não tinha transporte próprio, escolhi uma escola em um período vespertino, próximo a ufam, e nesse período acabei reprovando nas disciplinas, o que se uniu a outra reprovação e mesmo eu tento concluido o tcc, ficaram umas 7 disciplinas faltando. E eu acabei ultrapassando o limite máximo, infelizmente, até pq depois da greve de 90 dias e uns problemas familiares eu confesso que perdi um pouco o pique também.No início desse ano, consegui solicitar disciplina na primeira fase, mas ao tentar outras disciplinas na segunda solicitação, eu já não conseguia acessar o meu perfil no portal do aluno. De toda forma foi um grande aprendizado, e tentarei o ENEM esse ano, quem sabe consigo retornar e realmente conseguir minha graduação na Ufam 😊 E que fique a dica pra quem está próximo do tempo limite, sempre consultar as listas de jubilamento, pq no meu caso, nunca entraram em contato a respeito, mas uma colega de turma que também estava na lista me comunicou, e foi quando entrei com recurso e etc. 😅
Segue abaixo o texto que versa sobre a notificação é da Resolução 030/2015 - CEG/CONSEPE/UFAM. SEÇÃO III Da Notificação Art. 6º Far-se-á a notificação: I - pessoal, pelo Coordenador do respectivo Curso, provada com a assinatura do discente; II - por via postal ou por qualquer outro meio ou via, com prova de recebimento no domicílio do discente, constante no cadastro do discente na Instituição; III - por meio eletrônico, com prova de recebimento, mediante envio ao Portal do Discente. § 1ºQuando resultar improfícuo um dos meios previstos no caput deste artigo, a notificação será feita por edital publicado: I - na página eletrônica da UFAM e/ou da PROEG; e II - uma única vez, em jornal de grande circulação local. § 2º Considera-se feita a notificação: I - na data da ciência do discente, se pessoal; II - no caso do inciso II do caput deste artigo, na data do recebimento ou, se omitida, 07 (sete) dias após a data da expedição da notificação; III - se por meio eletrônico: a) 07 (sete) dias contados da data registrada no comprovante de entrega no Portal do Discente; ou b) na data em que o discente efetuar consulta no Portal do Discente, se ocorrida antes do prazo previsto na alínea a; IV - 07 (sete) dias após a publicação do edital, se este for o meio utilizado. § 3º Os meios de notificação previstos nos incisos do caput deste artigo não estão sujeitos a ordem de preferência. Art. 7º O Coordenador do Curso terá até 07 (sete) dias para proceder à notificação pessoal do discente. Parágrafo único. Findo o prazo, o Coordenador devolverá a PROEG todas as notificações recebidas, tenham sido ou não recepcionadas pelo discente, sob pena de responder pelo descumprimento do prazo e pelo eventual prejuízo na tramitação dos processos. Art. 8º As notificações conterão: I - o nome do discente, número de matrícula e seu curso; II - finalidade da notificação; III - informação que poderá formular defesa a partir da ciência da notificação. Art. 9º O comparecimento espontâneo do discente supre a ausência de notificação e/ou sana eventuais irregularidades destes atos processuais.
Cláudio Luiz recorri sim, quando saiu meu nome na lista, creio que tenha sido em 2018 salvo engano, já corri com a coordenadora da época. E me deram mais dois anos, mas teve um probleminha com turmas na disciplina de matemática, e o tempo foi passando e eu desanimando. Creio que hoje já não tenha muito a ser feito em relação a isso. Mas almejo retornar a ufam o mais breve possível, talvez não no curso de design, mas quem sabe no curso de psicologia.
@@Drinastia Faça o ENEM. Há possibilidade que após a aprovação do próximo PPC o curso terá disciplinas apenas de manhã. É uma possibilidade. Ajuda em relação ao seu trabalho?
Olá, cursei todos os créditos menos o TCC porque em 2019 tive um problema grave na córnea que afetou a minha visão - fotofobia forte e córnea eventualmente opaca, dificultando a escrita. Tentei conseguir um escriba, mas por na altura de 2019 não existir diagnóstico, não me enquadrava como PCD. Apenas no semestre passado consegui entrar em contato com o coordenador do curso e consegui lentes esclerais que possibilitam retorno da visão parcial. Fui informado que como concluinte, poderia entregar o TCC ainda nesse semestre. Acreditei que já havia puxado a disciplina no semestre passado, mas não estava constada no sistema, e me dei conta disso apenas 1 mês após o fechamento do período de inscriçoes. Agora, nesse semestre, vi no meu histórico que houve o cancelamento da matrícula automático, segundo o pouco que li sobre o iE (UFRJ) irreversível, sem aviso da coordenadoria ou da instituição. Não houve ampla defesa ou contraditório, neste caso. Entrei em contato com a coordenadoria. O que fazer além disso?
Fui jubilada na Federal do Ceará por não cumprir o tempo limite. Mas não recebi nenhum aviso sobre isso, achei que não era possível durante a pandemia. Ja cumpri todas as disciplinas do curso, so falta o tcc que venho presa a algum tempo. Tive várias situações pessoais que comprometeram meu desempenho e juntou com a pandemia e eu parei totalmente. Sera que meu caso pode ser revertido? Gostaria muito de saber.
@@manoelneves7961 Eu entrei em contato com a coordenação e me disseram pra concluir o tcc. E quando eu terminasse eles iriam reativar minha matrícula. Espero que isso funcione mesmo. Qual a sua faculdade?
Olá. Não sei se verá meu comentário. Mas a minha situação é a seguinte não consegui terminar a faculdade no tempo certo faltando apenas a defesa de TCC, por um erro de comunicação com a secretaria do meu departamento, não me matriculei no semestre seguinte quando minha orientadora disse que eu tinha que me matricular entrei no portal do aluno e minha situação estava como desistente, disseram pra fazer a readmissão de curso, mas o meu foi indeferido. E teria apenas o semestre em questão para o jubilamento, sendo que não cursamos apenas 8 períodos que o tempo certo do curso mais 9 períodos, será que posso pedir mais um periodo para concluir por causa desses 9 períodos, sendo que não completou os 2 anos até o jubilamento. Ps: O prazo de integralização do curso é de 6 anos
O correto era ter uma lista de jubilamento e você fazer o seu pedido de defesa. Você tem a norma da sua IE sobre jubilamento? Quais são as regras? O vídeo fala sobre as regras da UFAM.
@@garagemaudaz Resolução nº 1045/2012/CEPE-UEMA, 19 de dezembro de 2012, art. 53 - que diz: O estudante terá sua matrícula cancelada, perdendo o direito à vaga do curso, quando: I. não efetivar a matrícula na data prevista no calendário universitário, podendo pleitear readmissão que dependerá da existência de vaga; II. houver completado prazo máximo fixado pelo órgão competente para integralização curricular, deduzido o tempo de trancamento do curso; III. ficar reprovado por falta ou nota em todas as disciplinas no semestre de ingresso na UEMA; IV. ficar reprovado por falta ou nota em todas as disciplinas, por dois semestre consecutivos na UEMA, mesmo havendo trancamento entre eles; V. for aplicada esta penalidade pelo Reitor, nos termos do capítulo VIII destas Normas.
Devido ao covid bagunçou todo o currículo, eu já eliminei todas as disciplinas só falta TCC, estágios e horas complementares. Descobri que o segundo semestre de 2022 vai começar agora em 21 de novembro, mas está tão confuso que os estágios não vão abrir. Ressumindo eu vou fazer o TCC, mas chegando no estágio eu já vou estar jubilado
Boa noite , gostaria de saber se tem alguma saída para a minha situação que é muito grave. Eu ingressei na faculdade em 2012 que era pertencente a CEUNSP, comecei pagando a mensalidade de R$400,00 quando estava no final do ano de 2013 para o começo do ano de 2014 a faculdade foi vendida para a Cruzeiro do Sul mudando os valores da mensalidade dos alunos que estavam ingressando na faculdade para valores mais elevados, quando foi o ano de 2016 eu terminei pagando na mensalidade o valor de R$900,00 , porém eu peguei algumas Dependência de materiais (DPs). Fiquei ausente da faculdade no primeiro semestre de 2017 por falta de dinheiro para fazer as DPs porém recebi um comunicado da faculdade me avisando se eu não retorna-se no segundo semestre de 2017 eu perderia o vínculo e perderia a chance de tirar apenas as minhas DPs, para a minha surpresa o valor das DPs estavam super altas acima de R$1000,00 por conta das minhas condições financeiras não pude tiras todas em 1 ano, apenas tentei tirar as DPs para manter o vínculo, agora quando se iniciou o ano recebi uma comunicado da faculdade dizendo que o meu tempo de conclusão tinha terminado, entrei com uma carta de dilatação de prazo e eles me deram apenas esse primeiro semestre para tirar as 4 DPs e o estágio que ficam no valor de R$ 10.142,04 e só divide em 6 vezes estou desesperado, pois se eu não tirar terei que prestar vestibular de novo e fazer tudo de novo pois a grade das matérias atualizou e a carga horária nova são a maioria de 60 e algumas de 80 horas enquanto a minha antiga grade é de 40 e algumas de 80 horas. Então as minhas matérias de 40 horas acaba não abatendo por ser carga horária menor que 60horas . Pela sua experiência existe alguma saída.
Não sei como ajudar, questões de universidades privadas não são do meu escopo. Você já procurou verificar as normas ou contrato com esta universidade, para verificar os casos de perda de vínculo? É importante saber seus direitos, você pode estar sofrendo uma atitude arbitrária desta instituição.
Olá Cláudio, peço auxílio no meu caso. Tive aproveitamento ruim em 3 semestres consecutivos, na Federal, no primeiro foi quando ingressei, na quarta chamada e com isso estava muito avançado os conteúdos e não consegui absorver bem. Eu tive também dificuldade neste Ensino Remoto, os conteúdos estavam fragmentados, o acompanhamento da matéria aconteceu, tanto no livro, quanto em pdf’s e a disponibilização da vídeo aula, juntamente com outros vídeos que não eram das aulas do dia, com isso acabei confundindo qual conteúdo deveria acompanhar, além disso perdi algumas atividades por problemas da internet e por falta de costume com as plataformas online. Como posso recorrer? Acabei de sofrer desligamento automático, não entendo o porquê de ter sido jubilado em pleno Ensino Remoto, isso é permitido nas Normas da graduação? Ouvi por vários professores de outras universidades, que não poderia ocorrer jubilamento na pandemia. Agradeço desde já.
Todo jubilamento deve ser precedido de direito de defesa. Você foi convocado a apresentar defesa? Os documentos da sua instituição de ensino dizem o que sobre jubilamento?
O que justificativa o seu desligamento automático? Qual a normativa na UFMG que versa sobre os casos de desligamento automático? E qual delas você infringiu?
@@garagemaudaz posso sim fazer a minha revisão de desligamento e meu novo estudo dirigido, para eu definir as disciplinas no tempo de integralização restante. O que me fez ser desligado foi o NSG abaixo de 50 (Nota Semestral Global abaixo de 50 pontos, nos meus três primeiros semestres) o que justifica o desligamento automático, de acordo com as normas da graduação, porém isso ocorreu pela série de motivos listados acima, agora preciso justificar e apresentar documentos comprobatórios, mas alguns foram problemas da conexão da internet, também alguns problemas de adaptação e falta de clareza. Como devo apresentar cada um destes problemas na justificativa? Agradeço pela sua disponibilidade!
@@maycry5381 Você deve ter cuidado, pois essa informação pode estar em uma resolução do instituto. Procure a pró-reitora de graduação da instituição. É lá que você achará essa informação. Solicite a resolução que fale sobre jubilamento.
Já ouvi esse papo de reprovar mais de 2x na mesma disciplina e ser jubilado. Mas tem que estar previsto na resolução do instituto de ensino. Do contrário não tem validade.
Olá, gostaria de saber se tem solução no meu caso, curso quimica licenciatura na ufal, esse periodo é o ultimo que tenho, ja pedi prorrogaçao de integralizaçao de curso por dois periodos, que era o tempo maximo excedente de prorrogação do meu curso, estou cursando a ultima materia que faltava e falta meu tcc, porem durante o tempo de primeiro ano de pandemia o ensino ficou facultativo, eu tive tambem muitos problemas psicologicos por problemas familiares, ja tinha procurado terapia na propria universidade, porem estava sem vaga e so consegui pagar por terapia quando ja estava no meu limite mental, e como o ensino estava facultativo, o professor que eu tinha como orientador demorava a me responder, esse mesmo orientador realmente começou a me orientar de verdade quando a coordenadora avisou que eu nao podia mais pedir prorrogaçao de curso e que teria que apresentar o tcc ate o fim do periodo atual, o orientador quis desistir de me orientar e me incentivou a procurar outro orientador com tcc ja encaminhado, porem eu ja havia começado o meu com ele e ja havia lido muito sobre o tema e nao quis começar com outro tema no escuro em tao pouco tempo, falei entao com a coordenadora do curso sobre o caso da minha amiga, que junto com o orientador dela e a outra coordenadora na epoca, conseguiu mais 30 dias para o tcc, so entao ela disse que esse tempo era possivel e que meu orientador deveria programar o que iria fazer nesse tempo e informar, ele disse entao que me dava 15 dias para entregar o tcc pronto minimamente aceitavel, so assim, em mais 15 dias ele decidiria se meu tcc era aceitavel e so assim assinaria meu formulario de orientaçao para assim proceder, caso nao fosse aceitavel ele nao assinaria e declinaria a orientaçao, estou com o tcc quase pronto e vou enviar a ele terça, que é quando acaba meu prazo, porem estou com muito medo e nao sei mais como proceder caso ele nao aceite.
A pandemia foi um caso especial e acredito, eu, que o tempo não deveria contar nesse período. Mesmo porque houve muitos problemas que inviabilizaram as aulas, sejam se saúde ou logística. Não desista, procure seus direitos, leia as resoluções da sua IE. Veja o que a resolução da sua universidade diz sobre jubilamento.
Olá, Entrei pelo vestibular em 2015, fiz transferência interna em 2016. Tive que mudar de cidade e fui para outro campus e me transferi internamente denovo com matrícula de 2020. Posso jubilar?
Você deve verificar as normas da sua IE. Se o pedido de prorrogação foi seu recurso indeferido, não cabe mais recurso na IE. Procure a justiça comum se for o caso. No seu pedido de prorrogação havia justificativa de força maior? Ou você apenas pediu, sem ter um motivo que justifique?
No meu caso e o curso de serviço social chequei a cursa o oitavo período que é o último mas por motivos de problemas familiares e financeiros não consegui apresentação o TCC e nem terminar o estágio 3,mas infelizmente esses problemas me sugaram e já faz dois anos e meio que estou sem estudar, acabei me desvinculando dessa faculdade particular pois não consegui efetuar os pagamentos das mensalidades,então não tenho vínculo com nenhuma instituição de ensino qual o procedimento que devo fazer
Se a agrade curricular for a mesma ainda, você inicia o curso na mesma IE e pede aproveitamento de todas as disciplinas e continua de onde parou. Procure a IE e converse.
Antigamente, na UFAM, o aluno que passava pelo processo sozinho. Hoje, em caso de "reversão"| do jubilamento, o coordenador do curso tem que fazer um planejamento junto com o aluno para verificar quantos semestres ele levará para formar. Quanto as normas, o aluno deve saber! Há o manual do aluno e isso é informado sempre. Mas é dever do aluno conhecer ou procurar saber os direitos dele na instituição.
Tive um acúmulo de reprovações pós pandemia, e por conta disso acabei sendo diagnosticado com TAG (transtorno de ansiedade generalizada) e passar a usar medicamentos, e meu rendimento caiu, principalmente nos períodos de provas. Possuou laudo do psiquiatra da universidade e vou estar entrando com recurso, acredita que possa ser revertido?
Sou aluna da ufpa e concluinte do curso de letras. Me matriculei quatro semestres seguidos em TCC sem conseguir concluir e creio que esse ano entrarei na lista de jubilamento. Não consegui orientador de TCC no meu curso então procurei em outra faculdade na primeira vez mas não consegui fazer o TCC por motivos de trabalho e saúde, sofro de ansiedade e meu pai também tem problema psicológico que me atingiu demais nesse sentido. O tcc também era um tema delicado pra mim por conta da baixa autoestima e pressão, estudar pra ele e escrevê-lo se tornou motivo de crise. Essa situação se estendeu durante todo o período, em 2019 consegui tratamento pelo sus mas a pandemia interrompeu e agravou tudo. Embora eu tenha conseguido escrever a maioria do meu TCC mesmo nessas condições. Somente conseguimos contato, minha nova orientadora e eu, em setembro de 2020 e seguimos com as orientações mas como ela modificou o tema do meu tcc que seria derivado do anterior e minha ansiedade atacou estando eu sem medicação, paralisei na escrita, infelizmente. Há muitos detalhes e muitas conversas por chamada e WhatsApp, e alguns emails trocados que geraram alguns mal entendidos. Assim em dezembro a professora sugeriu que eu procurasse outro orientador em 2021 mesmo que ela antes tenha me tranquilizado dizendo que se meu processo de escrita fosse lento ela seguiria me orientando em 2021. Fiquei sem chão e aguardo ver a lista de jubilamento. Sigo escrevendo meu tcc desesperadamente mesmo assim, mas estou receosa com pensamentos negativos que não vou conseguir mesmo que recorra. Acha que eu tenho chances de conseguir?
Conseguiu se formar ?? E se jubilar será que dá pra reverter ?? Se não der pra reveter melhor fazer o enem e passar novamente no curso, usar aproveitamento do curso, fazer o tcc! O que aconteceu com vc !???
Desculpe a demora. O que Didimo Neves disse é uma opção e tem muita gente que faz. Se eu fosse relator do seu processo daria um prazo de pelo menos um 1 ano. Pelo o que eu entendi você já cursou todas as matérias e só falta o TCC. Te jubilar seria jogar dinheiro fora. É importante que você prove tudo isso que acabou de relatar, mostrando que a sua "falha" acadêmica foi uma questão de força maior e não descaso com o curso. É importante que você faça uma defesa por escrito(é direito seu) e esteja presente na plenária. Pesquise como funciona o processo na sua universidade.
@@didimoneves808 mandei email para a direção da minha faculdade e consegui resolver o problema de forma mais calma do que imaginei depois de muita conversa. o período emergencial durante a pandemia em 2020 não se converteu na soma de tempo para concluir por isso consegui um novo orientador e já sigo em orientação no novo semestre que é de fato o meu último. antes disso também já havia tentado me garantir fazendo o que você sugeriu acima, fazer o Enem, tentar vaga no mesmo curso para creditar. felizmente não será necessário.
@@anacamila7252 me manda um WhatsApp 98988-7425 Bora conversar!!! Cláudio Luiz obrigado pelas informações!! Estou na reta final, vou apresentar meu tcc, se eles me deram uma chance pra melhorá-lo ótimo! ! Se não vou ter que recorrer ao enem, este ano!!! Espero que isso não aconteça!!! O prazo de até 7 anos da UFPA tava acabando pra mim, ae foi suspenso pela pandemia, tô voltando agora e tô quase pra apresentar mas vejo que ela ainda precisa de algumas correções, espero que eles acatem e me dêem essa chance, que segundo a professora, eles dão!!!
@@garagemaudaz toma que eles pensem assim!!! Esse tempo de escrita foi um desafio Sinto que ninguém queria me orientar Fiquei super nervoso, chorava até na frente da pedagoga por não saber o que fazer O tempo foi se passando até hoje não sei direito Mas tô indo e caminhado, quero pelo menos um regular pra ter meu diploma. E tem muita gente que passa no enem e faz de novo??? Sério? ?? Essa sensação de não ter dado certo na vida, de ter jogado anos da vida fora é fodaaa! Me sinto super arrependido. Pra mim só falta o tcc!! Mas por ter sido traumatizante, parece que nada vai dá certo
Tenho o ano de 2021 para me formar ainda. A faculdade ficou 6 meses sem aula por conta da pandemia, já tinha se passado um mês de aula até a quarentena chegar. As aulas retornaram em EAD depois de 6 meses, professores decidiram continuar a disciplina de onde pararam, muitas das matérias que estava fazendo os professores revisaram o conteúdo e deram alguns trabalhos para a readaptação, diferentemente de uma disciplina da qual logo no segundo encontro após o retorno já aplicou prova sem ao menos uma revisão. Não deu outra fui muito mal, e acabei reprovando por alguns décimos na média. O que acabou ferrando todo meu planejamento antijubilamento. Pois por conta de matérias com pre requisitos precisaria de mais um ano. Só me faltarão as matérias subsequentes a essa que reprovei agora para o termino. Porque não consegui concluir no prazo!? Bom, por diversos motivos pessoais, desde a tratamento psicológico, problemas de saúde da minha mãe na época que ficou dependente de mim para muitas coisas, e até mesmo por ter que trabalhar para ajudar em casa. A minha dúvida é, posso entrar com um recurso antes do prazo ter acabado? E tbm se tudo isso que disse tem chances para eu não jubilar. Pois o pior é que posso perder estágio e tbm o TCC o qual estou fazendo, caso haja a perca da matrícula.
@@garagemaudaz não estou na lista ainda. Esse é meu ano limite pelo tempo total de curso. Ainda não apresentei meu TCC, fiquei com medo de perder e tranquei o TCC sem ter apresentado. Estou concluindo as disciplinas faltantes, decidi deixar o TCC pra depois, caso eu jubile, só terei o TCC e estágio pra fazer.
O direito de defesa, assim como o direito de ação, é assegurado constitucionalmente. O art. 5.º, LV, da CF, afirma que “aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral são assegurados o contraditório e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes”. O jubilamento é um processo administrativo. Acredito que é aplicado também à pós-graduação.
Fui desligado com todas as disciplinas e estágios concluídas . Faltando só colocar no sistema as atividades complementare.Só que tinha entrado com um processo de reativacao de vinculo, porque o sistema da minha faculdade deu erro o período passado. Só que não precisei da reativação, já que o sistema corrigiu sozinho 3 dias depois. Tem jeito de eu reverter o processo de desligamento? Fui notificado do desligamento ontem. Prazo de 15 dias pra defesa.
Primeiro parabéns pela explicação, parei o curso de Analise de Sistemas em 2013 - fiz todas as materias, mas reprovei no tcc com o professor e passei na banca, ainda consigo recorrer pra fazer o TCC?
@@marcenariahonori7340 Nem sei como te responder. Acho que não é possível, mas procure na IE para saber como proceder. Outra opção é fazer o curso em outra IE e pedir aproveitamento, mas não há garantia que todas as disciplinas serão aproveitadas.
Voltando ao assunto luis eu tinha 4 anos e mais 2 anos para terminar... No caso comecei em 2012 e tinha que ter terminado em 2018 e nao consegui... eu só precisava fazer o TCC... a Universidade ela não se propôs em pelo menos falar comigo.. pra mim da minha justificativa....
Se você começou em 2012 e o curso era de 4 anos, você teria 4 anos + metade disso(2 anos) para terminar. 6 anos no geral. Acredito que esta regra seja comum nas federais, há de se verificar. Ao fim dos 6 anos seu nome deveria entrar na lista de jubilamento e você teria direito de resposta. "a Universidade ela não se propôs em pelo menos falar comigo.. pra mim da minha justificativa...." Se isso aconteceu de fato, a universidade está errada. Há um convocação para os alunos listados no jubilamento apresentem defesa. Houve casos desse tipo que pararam na justiça.
Não sei te dizer com certeza. Mas tendo o registro das disciplinas cursadas, pode ser. Uma pessoa que faz um curso e transfere, mesmo sem vinculo com a IE anterior, consegue aproveitar.
@@garagemaudaz Obrigado pelo retorno. Felizmente entrei em contato com a instituição e me orientaram a entrar pelo edital de reingresso ao qual foi deferido.
Oi Luís , o meu caso foi assim .. Comecei a estudar pedagogia pela Ufpa no ano de 2012.. Nesse tempo tive uma filha com necessidade especial na minha cidade não tinha muito recurso para fazer o tratamento dela.. Mais com medo de perder meu curso continuei estudando terminei todas as disciplinas no tempo determinado da faculdade não consegui orientador todos que procuravam estava lotado... Daí já estava desanimada fui na direção e o diretor falou que ia conseguir um orientador pra mim e nada ... Daí conseguiu uma orientadora por conta própria só que falei para ela que a minha dificuldade era grande pq não tinha ninguém para cuidar da minha filha é tinha que trazer ela para universidade daí ela não foi compreensiva comigo... só mandava eu ler texto foi indo .. Daí chegou um dia que ela falou que tinha chegado o prazo final para ela me defender e pediu para eu procurar outro orientador... De novo voltei a 0 de TCC... a universidade ficava só me enrolando... Chegou um dia que eu parei pra pensar minha filha precisava de um tratamento fora .... Fui em busca é de vez deixei pra trás minha faculdade ... Chegou um dia uma amiga de faculdade me ligou que o meu nome estava na lista de jubilado. ...E não tinha mais como recorrer porque já não tinha mais prazo... fiquei muito triste.. moro em outro estado.... Ser hj tenho chance.... de reverter meu curso ..?????? Me responde
Acho muito difícil você conseguir reverter agora. Mesmo com seu nome na lista de jubilamento, você teria direito a defesa na época. O que pode ser feito agora e você prestar um novo vestibular, entrar no curso mais uma vez, pedir aproveitamento de todas as disciplinas e terminar o TCC. Entendeu? Espero ter ajudado.
Esqueci de um detalhe. Se o seu curso ainda for o mesmo, você fará aproveitamento sem te que fazer novamente as disciplinas. Mas seu houver mudanças no curso, um novo PPC, você terá que fazer algumas disciplinas.
@@garagemaudaz no caso da aluna da ufpa, este vestibular a que você se refere é o processo seletivo normal da instituição com a nota do Enem? Mesmo que o resultado de graduação no mesmo curso seja positivo e saia esse ano pra ela, ela teria chances de creditar as mesmas disciplinas do curso que já foi jubilado é apenas terminar? Ou esse processo seletivo poderia ser o mobin ou mobex da instituição? Em todo caso, ela prestar o vestibular precisa ser notificado ao coordenador ou conselho?
caso eu for jubilado eu posso necessariamente voltar pra mesma universidade pelo sisu? Ou existe um prazo determinado pra poder voltar novamente a cursar novamente na universidade?
Fazendo o processo seletivo, sua matrícula é outra. Tudo zerado. Depois pede aproveitamento de todas as disciplinas. Porém você pega uma vaga que deveria ser de outro pessoa, um calouro. A sua vaga é redistribuída para o processo seletivo extramacro.
@@Prof.Jeymenson Nas universidades sobram vagas devido devido a desistência ou até mesmo jubilamento. Então a IE abre vagas nessa modalidade. É uma espécie de mini-vestibular para quem é Portador de Diploma de Curso Superior (PD), Reopção de Curso (RC), Transferência Facultativa Externa (TFE) e Transferência Facultativa Interna (TFI). Exemplo, eu tenho diploma de Design pela Faculdade de Tecnologia da UFAM, se abrir processo extramacro com vaga para qualquer curso da FT, eu posso tentar.
Deixei de fazer várias cadeiras nessa Pandemia por motivos de força maior me atrasando muito, agora estou pagando elas, porém meu prazo de Conclusão está muito em cima para eu conseguir pagar todas e ainda voltar as regulares, gostaria de saber se tem como extender o prazo?
Neste caso não tem defesa. O recurso julga casos extraordinários, de força maior. Doença, acidente, gravidez, perda familiar e qualquer outra situação que possa ter atrapalhado os estudos naquele período que o aluno teve desempenho ruim. E o fato deve ser provado.
Minha faculdade é pública, estou na luta para me formar, o limite é de 12 períodos para concluir toda a integralização, já estou no 13 período e com medo, pois ainda tenho 04 matérias de seminários (TCC), trabalhei em um artigo em 2020 para publicar e conseguir isenção dessas matérias, que justamente ensinam a fazer artigo ou relatório técnico, mas foi indeferido, pois meu artigo foi considerado "vago", entrei com recurso, mas mantiveram o indeferimento e eu sou obrigada a cursar essas matérias, sem quebra de requisito para eu cursar pelo menos duas por semestre, as matérias devem ser cursadas a cada semestre, se já extrapolei o período de integralização, não conseguirei ficar mais 02 anos fazendo essas matérias, já estou com crise de ansiedade e muito frustrada com tudo isso, pois depois de tantos anos, esses árduos para manter os estudos e a vida profissional, tanto gasto ( financeiro e emocional) eu vou seguir na corda bamba e que a qualquer momento eles me darão game over e perco todo trabalho que tive. Alguém pode me orientar?
Antes de qualquer jubilamento, o correto é que seja publicada uma lista de alunos que serão jubilados. Se o seu nome estiver na lista, você fará sua defesa de reversão de jubilamento. É assim que funciona aqui(UFAM). Procure a Pró-reitora de Graduação da sua IE e informe-se sobre a resolução que versa sobre jubilamento, onde e quando costuma ser publicada a lista, além do todo procedimento. Não espere acontecer o problema se você já sabe que é iminente. Se antecipe.
Normalmente é dado uma chance, pois falta pouco para graduar e a IE não perde o investimento feito neste aluno ao longo dos anos. Mas não pode abusar, reprovar o TCC várias vezes, por exemplo.
Pior que esse é o meu caso. Reprovei 3 vezes, mas eu estou passando por um momento de depressão. É possível reverter ou reingressar no curso e aproveitar as disciplinas?
@@We-ql6my Amigo, meu caso é exatamente mesmo que o seu e estou para ser jubilado no fim do ano. Você conseguiu reverter? se conseguir dar uma ajuda, agradeço
Olá. A minha defesa foi deferida e foi estipulado um prazo para a conclusão do curso. Infelizmente fiquei com pendência em uma matéria e isso afetou todo o plano acadêmico que tinha anexado no processo. Vou precisar de um período a mais para concluir o curso. É possível solicitar a prorrogação desse prazo para a conclusão do curso na UFAM?
Eu já vi situações assim na câmera. Mas depende muito da situação. Além disso o motivo tem que ser comprovado e depende muito da ideologia e da bagagem pessoal dos membros da câmera. Deve-se mostrar que a situação financeira impactou no rendimento escolar durante o período que o aluno foi mal.
Você deve ver as normas, mas acredito que não. Pagando a mensalidade, acho que tudo bem. Na pública, quanto mais tempo você demora a graduar, é uma vaga ocupada e um gasto ao contribuinte além do tempo previsto, que poderia ser preenchida por outra pessoa. Espero ter ajudado.
Voltando ao assunto luis eu tinha 4 anos e mais 2 anos para terminar... No caso comecei em 2012 e tinha que ter terminado em 2018 e nao consegui... eu só precisava fazer o TCC... a Universidade ela não se propôs em pelo menos falar comigo.. pra mim da minha justificativa....
A universidade deveria te dar o direito de resposta. Tem até caso na justiça de universidades sendo processadas por não garantir o direito de contraditório.
Na minha universidade é semelhante a questão da perda de vínculo descrita no vídeo.No caso, só será jubilado se estourar/passar o tempo máximo de integralização do curso? Quer dizer, se o aluno não conseguir se formar no tempo de integralização, e a universidade verificar isso ,ela pode desligar ele mesmo antes do tempo máximo? Obrigado.
O tempo máximo é a soma dos semestres + metade. Se um curso for de 8 semestres, o tempo máximo é 8 semestres + 4 semestres(metade) = 12 semestres. Quando completar 12 semestres o aluno entra na lista e será jubilado. Há outras formas de jubilar, como ficar alguns semestres (não lembro quantos) sem se matricular em qualquer disciplina sucessivamente. Da IE tem suas regras.
@@garagemaudaz entendi.Obrigado.
Muito obrigada inscrita, estou passando por esse processo e de forma muito injusta
Espero que consigas.
@@garagemaudaz ja me jubilaram! Estavam de pura perseguiçao!
Como aconteceu isso, poderia falar sobre?
@@maycry5381 vc poderia fazer entrevista, eu falo, fica bem abrangente.oq acha
Deixo como sugestão aqui para o domingo ** o audaz casa um queira fazer uma entrevista mas ficaria bom que dar e eu falo de forma abrangente sobre o tema
Olá, eu preciso primeiro falar com o coordenador do curso? A minha carta de defesa já deve estar pronta antes de falar com o meu coordenador.
Você precisa ir na reitoria e descobrir as regras de jubilamento da sua instituição. É a primeira coisa a se fazer.
UFAM
@@AdrianaRamoslbs Procure o coordenador para te orientar. Pesquise no Google: UFAM + jubilamento
Boa noite. Estou com uma situação na uf aqui do rj, entrei em contabilidade em 2017.2, no decorrer dos anos, 2023.1 abriu um edital de transferência de curso e fui para direito, sendo assim iniciando o curso do zero mas no edital consta que seria contado os períodos do curso anterior na contagem do jubilamento, estou próximo do prazo, teria como reverter ou seria inevitável?? Ainda falta uns 5 períodos para acabar o curso.
Procure no reitoria o processo de defesa de jubilamento. Não foi culpa sua o tempo e as disciplinas perdidas na troca. Já achou no estatuto da universidade onde fala sobre o processo de jubilamento?
Do google: (UFRJ)A abertura de processo de jubilamento não é automática, mas o aluno que correr o risco de chegar a essa situação deve procurar a COAA ou a Coordenação de Graduação para obter orientação. Para mais detalhes acesse a aba Orientação Acadêmica e Plano de Estudo e Solicitação de Recurso.
Realmente, um vídeo bastante útil! É muito difícil saber sobre isso, mesmo na internet. Eu acredito que é uma situação muito triste, porque não faz sentido uma pessoa que lutou tanto pela vaga e pela permanência na instituição por anos; dinheiro, tempo e saúde são dedicados! E no final... Quem não tá nem aí, não vai recorrer, vai embora sem olhar pra trás, agora só em a pessoa se importar já significa algo. Creio que o problema que causa seja de saúde: mental ou física!
Obrigado pelo vídeo. Estudei o regimento geral da minha IE e as outras normas, e a ÚNICA regra sobre jubilamento (no caso eles usam o termo "cancelamento") que tem é a dos 4 semestres consecutivos sem matrícula, que não é o meu caso. Mas já vai fazer o dobro do tempo mínimo pra conclusão do meu curso no final do ano e eu não vou formar, tá faltando o TCC e pouca horas extracurriculares. Mesmo não tendo normas falando sobre cancelamento da matrícula em caso de tempo máximo sem formação, tem alguma possibilidade de eles me jubilar por isso?
Primeiro, parabéns por procurar a informação. Se a sua IE for pública, ela não pode fazer algo que não é normatizado. Eu procuraria a direção e perguntaria qual é o tempo máximo para integralizar o curso. Converse com o seu coordenador.
8:41
06 de julho..
Daqui a alguns anos eu volto pra da informações kk
Ajudou muito obrigado
E quando fiz todas as disciplinas e falta só o TCC, ja até entreguei toda documentação de credito e horas complementares. Mas não consegui fazer o TCC, fiquei sem orientador e me paralisei, fiquei sem rumo e a ansiedade não me deixava fazê-lo. Entrei agora pra lista de risco de desligamento da UEA. Mas não sei nem o que colocar na justificativa e quero muito terminar o curso. 😢
Escreva uma defesa e coloque seu problema de ansiedade neste texto com os laudos médicos e outros motivos que fizeram você atrasar. Mas com tão pouco para formar, acho difícil jubilar. Você já está há quanto tempo no curso e qual era a previsão de concluir?
Também estou na mesma situação, faltando só o TCC no último período de tempo máximo e sem orientador, vou ter que entrar em um processo pra conseguir dilação de prazo, li o regulamento da minha universidade e lá diz que se estiver faltando o TCC o aluno tem direito de estender o prazo para conseguir integralização do curso ou se conseguiu 75% da matriz do curso também pode pedir ( estudo na UFLA)
Espero que você consiga.@@OUniversodaVida
Fui diagnosticado com depressão. Faltei bastante as aulas por conta de crises mas sempre fui fazer as provas porém devido a esses problemas não consegui atingir as notas necessárias. Consigo entrar com recurso ?
Recurso do jubilamento?
Eu não fui notificada, estava faltando apenas 45h complementares, já havia apresentado o TCC e aprovada, mesmo assim fui jubilada sem apresentar minha defesa, já estava preparada para pagar uma eletiva para completar as 45h faltantes.
Muito estranho. Você pode fazer vestibular e pedir aproveitamento de estudo. Depois continua de onde parou e finaliza o curso.
Não fui jubilado, porem sinto que minha matricula é velha dentro da universidade, pois sou de 2019, sera que valeria a pena fazer um concurso para mudar de curso dentro da propria universidade e assim obter uma nova matricula ? Essa nova matricula vindo ou de uma prova interna de mudança de curso ou de um enem de novo para assim ter o tempo renovado do curso
Olá. Verifique as normas da sua IE para saber quando você será jubilado. Você quer mudar de curso para não ser jubilado e continuar como estudante? Não entendi o propósito.
@@garagemaudaz é possivel obter essa informação (sobre quando ocorrerá um possivel jubilamento) da coordenação do curso da universidade federal ? obrigado pelo retorno
É que quando faz a prova de mudança de curso obtém uma nova matricula
@@caiofelipe5157 Procure a pró-reitora de graduação da sua IE, eles sabem. E procure a norma da sua IE que verse sobre jubilamento.
Eu sou da Ufam e provavelmente vou ser jubilado, mas tenho fé que vou conseguir reverter, como faço para ver se estou na lista?
Procure a PROEG na Reitoria. A lista é feita por eles. Se não houver uma lista, eles dirão a previsão para a publicação da próxima.
Falta apenas o TFG 2 1 semestre. O que fazer? É particular tenho bolsa integral do Fies o que eu faço? Onde eu verifico a lista de jubilação ?
Procure a direção da faculdade e verifique as normas de jubilamento.
O que acontece se a pessoa passar através do sisu no mesmo curso e turno e na mesma iE? As disciplinas seriam aproveitadas e ganharíamos o tempo integral do curso?
Se você for jubilado e passar no vestibular, sim.
Olá, minha situação é o que cursei 1 ano de engenharia elétrica ufsc e por conta da pandemia, não pude aderir o EAD por motivos pessoais, embora tentei no primeiro semestre que a universidade aderiu essa modalidade. O problema que não tranquei meu curso, apenas optei por continuar não me matriculando nas matérias e me preparar pra quando voltasse o Presencial. Minha duvida é se esses dois anos contam como tempo de curso e futuramente contabilizam em tempo máximo de curso?
Tem que ver com a sua IE. O correto era ter trancado o curso. Sinto não poder ajudar mais.
Comecei a trabalhar, na época foi concurso público então como eu não tinha transporte próprio, escolhi uma escola em um período vespertino, próximo a ufam, e nesse período acabei reprovando nas disciplinas, o que se uniu a outra reprovação e mesmo eu tento concluido o tcc, ficaram umas 7 disciplinas faltando. E eu acabei ultrapassando o limite máximo, infelizmente, até pq depois da greve de 90 dias e uns problemas familiares eu confesso que perdi um pouco o pique também.No início desse ano, consegui solicitar disciplina na primeira fase, mas ao tentar outras disciplinas na segunda solicitação, eu já não conseguia acessar o meu perfil no portal do aluno. De toda forma foi um grande aprendizado, e tentarei o ENEM esse ano, quem sabe consigo retornar e realmente conseguir minha graduação na Ufam 😊
E que fique a dica pra quem está próximo do tempo limite, sempre consultar as listas de jubilamento, pq no meu caso, nunca entraram em contato a respeito, mas uma colega de turma que também estava na lista me comunicou, e foi quando entrei com recurso e etc. 😅
Você não recorreu com reversão de jubilamento?
Segue abaixo o texto que versa sobre a notificação é da Resolução 030/2015 - CEG/CONSEPE/UFAM.
SEÇÃO III
Da Notificação
Art. 6º Far-se-á a notificação:
I - pessoal, pelo Coordenador do respectivo Curso, provada com a assinatura do discente;
II - por via postal ou por qualquer outro meio ou via, com prova de recebimento no
domicílio do discente, constante no cadastro do discente na Instituição;
III - por meio eletrônico, com prova de recebimento, mediante envio ao Portal do Discente.
§ 1ºQuando resultar improfícuo um dos meios previstos no caput deste artigo, a notificação
será feita por edital publicado:
I - na página eletrônica da UFAM e/ou da PROEG; e
II - uma única vez, em jornal de grande circulação local.
§ 2º Considera-se feita a notificação:
I - na data da ciência do discente, se pessoal;
II - no caso do inciso II do caput deste artigo, na data do recebimento ou, se omitida, 07
(sete) dias após a data da expedição da notificação;
III - se por meio eletrônico:
a) 07 (sete) dias contados da data registrada no comprovante de entrega no Portal do
Discente; ou
b) na data em que o discente efetuar consulta no Portal do Discente, se ocorrida antes do
prazo previsto na alínea a;
IV - 07 (sete) dias após a publicação do edital, se este for o meio utilizado.
§ 3º Os meios de notificação previstos nos incisos do caput deste artigo não estão sujeitos a
ordem de preferência.
Art. 7º O Coordenador do Curso terá até 07 (sete) dias para proceder à notificação pessoal
do discente.
Parágrafo único. Findo o prazo, o Coordenador devolverá a PROEG todas as notificações
recebidas, tenham sido ou não recepcionadas pelo discente, sob pena de responder pelo descumprimento
do prazo e pelo eventual prejuízo na tramitação dos processos.
Art. 8º As notificações conterão:
I - o nome do discente, número de matrícula e seu curso;
II - finalidade da notificação;
III - informação que poderá formular defesa a partir da ciência da notificação.
Art. 9º O comparecimento espontâneo do discente supre a ausência de notificação e/ou
sana eventuais irregularidades destes atos processuais.
Agradeço o seu depoimento. Há muitos alunos perdendo o vínculo com IE por falta de conhecimento.
Cláudio Luiz recorri sim, quando saiu meu nome na lista, creio que tenha sido em 2018 salvo engano, já corri com a coordenadora da época. E me deram mais dois anos, mas teve um probleminha com turmas na disciplina de matemática, e o tempo foi passando e eu desanimando. Creio que hoje já não tenha muito a ser feito em relação a isso. Mas almejo retornar a ufam o mais breve possível, talvez não no curso de design, mas quem sabe no curso de psicologia.
@@Drinastia Faça o ENEM. Há possibilidade que após a aprovação do próximo PPC o curso terá disciplinas apenas de manhã. É uma possibilidade. Ajuda em relação ao seu trabalho?
Olá, cursei todos os créditos menos o TCC porque em 2019 tive um problema grave na córnea que afetou a minha visão - fotofobia forte e córnea eventualmente opaca, dificultando a escrita. Tentei conseguir um escriba, mas por na altura de 2019 não existir diagnóstico, não me enquadrava como PCD. Apenas no semestre passado consegui entrar em contato com o coordenador do curso e consegui lentes esclerais que possibilitam retorno da visão parcial. Fui informado que como concluinte, poderia entregar o TCC ainda nesse semestre. Acreditei que já havia puxado a disciplina no semestre passado, mas não estava constada no sistema, e me dei conta disso apenas 1 mês após o fechamento do período de inscriçoes. Agora, nesse semestre, vi no meu histórico que houve o cancelamento da matrícula automático, segundo o pouco que li sobre o iE (UFRJ) irreversível, sem aviso da coordenadoria ou da instituição. Não houve ampla defesa ou contraditório, neste caso. Entrei em contato com a coordenadoria. O que fazer além disso?
Verifique as normas da IE e ser for o caso, consulte um advogado e entre com um processo.
Fui jubilada na Federal do Ceará por não cumprir o tempo limite. Mas não recebi nenhum aviso sobre isso, achei que não era possível durante a pandemia. Ja cumpri todas as disciplinas do curso, so falta o tcc que venho presa a algum tempo. Tive várias situações pessoais que comprometeram meu desempenho e juntou com a pandemia e eu parei totalmente. Sera que meu caso pode ser revertido? Gostaria muito de saber.
Gostaria de acompanhar, meu caso é semelhante
Minha situação é similar a sua, só faltou o tcc 😭😭😭. Me disseram que só se eu fizer vestibular ou mobilidade acadêmica para o mesmo curso 😭
@@manoelneves7961 Eu entrei em contato com a coordenação e me disseram pra concluir o tcc. E quando eu terminasse eles iriam reativar minha matrícula. Espero que isso funcione mesmo. Qual a sua faculdade?
@@sarinha1611 Federal do Pará
Quem me deu essa resposta foi a própria direção do curso.
Quanto tempo foi?
Olá. Não sei se verá meu comentário. Mas a minha situação é a seguinte não consegui terminar a faculdade no tempo certo faltando apenas a defesa de TCC, por um erro de comunicação com a secretaria do meu departamento, não me matriculei no semestre seguinte quando minha orientadora disse que eu tinha que me matricular entrei no portal do aluno e minha situação estava como desistente, disseram pra fazer a readmissão de curso, mas o meu foi indeferido. E teria apenas o semestre em questão para o jubilamento, sendo que não cursamos apenas 8 períodos que o tempo certo do curso mais 9 períodos, será que posso pedir mais um periodo para concluir por causa desses 9 períodos, sendo que não completou os 2 anos até o jubilamento. Ps: O prazo de integralização do curso é de 6 anos
O correto era ter uma lista de jubilamento e você fazer o seu pedido de defesa. Você tem a norma da sua IE sobre jubilamento? Quais são as regras? O vídeo fala sobre as regras da UFAM.
@@garagemaudaz Resolução nº 1045/2012/CEPE-UEMA, 19
de dezembro de 2012, art. 53 - que diz:
O estudante terá sua matrícula
cancelada, perdendo o direito à vaga do
curso, quando:
I. não efetivar a matrícula na data
prevista no calendário universitário,
podendo pleitear readmissão que
dependerá da existência de vaga;
II. houver completado prazo máximo
fixado pelo órgão competente para
integralização curricular, deduzido o
tempo de trancamento do curso;
III. ficar reprovado por falta ou nota em
todas as disciplinas no semestre de
ingresso na UEMA;
IV. ficar reprovado por falta ou nota em
todas as disciplinas, por dois
semestre consecutivos na UEMA,
mesmo havendo trancamento entre
eles;
V. for aplicada esta penalidade pelo
Reitor, nos termos do capítulo VIII
destas Normas.
Devido ao covid bagunçou todo o currículo, eu já eliminei todas as disciplinas só falta TCC, estágios e horas complementares. Descobri que o segundo semestre de 2022 vai começar agora em 21 de novembro, mas está tão confuso que os estágios não vão abrir. Ressumindo eu vou fazer o TCC, mas chegando no estágio eu já vou estar jubilado
Recorra. Falta tão pouco que é burrice te jubilarem. Você já recorreu ao jubilamento alguma vez?
Dificuldades financeiras contribuem bastante!
Quem perde o vínculo com a instituição federal pode voltar para a universidade federal em outro curso? Ou o estudante fica vetado de retornar?
Pode voltar até para o mesmo curso, mas com outra matrícula.
Boa noite , gostaria de saber se tem alguma saída para a minha situação que é muito grave.
Eu ingressei na faculdade em 2012 que era pertencente a CEUNSP, comecei pagando a mensalidade de R$400,00 quando estava no final do ano de 2013 para o começo do ano de 2014 a faculdade foi vendida para a Cruzeiro do Sul mudando os valores da mensalidade dos alunos que estavam ingressando na faculdade para valores mais elevados, quando foi o ano de 2016 eu terminei pagando na mensalidade o valor de R$900,00 , porém eu peguei algumas Dependência de materiais (DPs).
Fiquei ausente da faculdade no primeiro semestre de 2017 por falta de dinheiro para fazer as DPs porém recebi um comunicado da faculdade me avisando se eu não retorna-se no segundo semestre de 2017 eu perderia o vínculo e perderia a chance de tirar apenas as minhas DPs, para a minha surpresa o valor das DPs estavam super altas acima de R$1000,00 por conta das minhas condições financeiras não pude tiras todas em 1 ano, apenas tentei tirar as DPs para manter o vínculo, agora quando se iniciou o ano recebi uma comunicado da faculdade dizendo que o meu tempo de conclusão tinha terminado, entrei com uma carta de dilatação de prazo e eles me deram apenas esse primeiro semestre para tirar as 4 DPs e o estágio que ficam no valor de R$ 10.142,04 e só divide em 6 vezes estou desesperado, pois se eu não tirar terei que prestar vestibular de novo e fazer tudo de novo pois a grade das matérias atualizou e a carga horária nova são a maioria de 60 e algumas de 80 horas enquanto a minha antiga grade é de 40 e algumas de 80 horas.
Então as minhas matérias de 40 horas acaba não abatendo por ser carga horária menor que 60horas .
Pela sua experiência existe alguma saída.
Não sei como ajudar, questões de universidades privadas não são do meu escopo. Você já procurou verificar as normas ou contrato com esta universidade, para verificar os casos de perda de vínculo? É importante saber seus direitos, você pode estar sofrendo uma atitude arbitrária desta instituição.
Muito esclarecedor.
Olá Cláudio, peço auxílio no meu caso. Tive aproveitamento ruim em 3 semestres consecutivos, na Federal, no primeiro foi quando ingressei, na quarta chamada e com isso estava muito avançado os conteúdos e não consegui absorver bem. Eu tive também dificuldade neste Ensino Remoto, os conteúdos estavam fragmentados, o acompanhamento da matéria aconteceu, tanto no livro, quanto em pdf’s e a disponibilização da vídeo aula, juntamente com outros vídeos que não eram das aulas do dia, com isso acabei confundindo qual conteúdo deveria acompanhar, além disso perdi algumas atividades por problemas da internet e por falta de costume com as plataformas online. Como posso recorrer? Acabei de sofrer desligamento automático, não entendo o porquê de ter sido jubilado em pleno Ensino Remoto, isso é permitido nas Normas da graduação? Ouvi por vários professores de outras universidades, que não poderia ocorrer jubilamento na pandemia. Agradeço desde já.
Sou da UFMG
Todo jubilamento deve ser precedido de direito de defesa. Você foi convocado a apresentar defesa? Os documentos da sua instituição de ensino dizem o que sobre jubilamento?
O que justificativa o seu desligamento automático? Qual a normativa na UFMG que versa sobre os casos de desligamento automático? E qual delas você infringiu?
@@garagemaudaz posso sim fazer a minha revisão de desligamento e meu novo estudo dirigido, para eu definir as disciplinas no tempo de integralização restante. O que me fez ser desligado foi o NSG abaixo de 50 (Nota Semestral Global abaixo de 50 pontos, nos meus três primeiros semestres) o que justifica o desligamento automático, de acordo com as normas da graduação, porém isso ocorreu pela série de motivos listados acima, agora preciso justificar e apresentar documentos comprobatórios, mas alguns foram problemas da conexão da internet, também alguns problemas de adaptação e falta de clareza. Como devo apresentar cada um destes problemas na justificativa? Agradeço pela sua disponibilidade!
ufmg.br/vida-academica/regras-academicas Na parte de desligamento, é possível verificar o exposto.
Posso ser jubilado após ter reprovado 3x na mesma matéria? Estudo em um instituto federal
Se estiver escrito na norma do instituto, sim. Senão, é irregular. Já procurou a norma?
@@garagemaudaz Eu li o PPC do curso, mas lá não falava nada sobre isso, lá só fala em jubilamento, apenas por tempo excedido mesmo
@@maycry5381 Você deve ter cuidado, pois essa informação pode estar em uma resolução do instituto. Procure a pró-reitora de graduação da instituição. É lá que você achará essa informação. Solicite a resolução que fale sobre jubilamento.
Já ouvi esse papo de reprovar mais de 2x na mesma disciplina e ser jubilado. Mas tem que estar previsto na resolução do instituto de ensino. Do contrário não tem validade.
Olá, gostaria de saber se tem solução no meu caso, curso quimica licenciatura na ufal, esse periodo é o ultimo que tenho, ja pedi prorrogaçao de integralizaçao de curso por dois periodos, que era o tempo maximo excedente de prorrogação do meu curso, estou cursando a ultima materia que faltava e falta meu tcc, porem durante o tempo de primeiro ano de pandemia o ensino ficou facultativo, eu tive tambem muitos problemas psicologicos por problemas familiares, ja tinha procurado terapia na propria universidade, porem estava sem vaga e so consegui pagar por terapia quando ja estava no meu limite mental, e como o ensino estava facultativo, o professor que eu tinha como orientador demorava a me responder, esse mesmo orientador realmente começou a me orientar de verdade quando a coordenadora avisou que eu nao podia mais pedir prorrogaçao de curso e que teria que apresentar o tcc ate o fim do periodo atual, o orientador quis desistir de me orientar e me incentivou a procurar outro orientador com tcc ja encaminhado, porem eu ja havia começado o meu com ele e ja havia lido muito sobre o tema e nao quis começar com outro tema no escuro em tao pouco tempo, falei entao com a coordenadora do curso sobre o caso da minha amiga, que junto com o orientador dela e a outra coordenadora na epoca, conseguiu mais 30 dias para o tcc, so entao ela disse que esse tempo era possivel e que meu orientador deveria programar o que iria fazer nesse tempo e informar, ele disse entao que me dava 15 dias para entregar o tcc pronto minimamente aceitavel, so assim, em mais 15 dias ele decidiria se meu tcc era aceitavel e so assim assinaria meu formulario de orientaçao para assim proceder, caso nao fosse aceitavel ele nao assinaria e declinaria a orientaçao, estou com o tcc quase pronto e vou enviar a ele terça, que é quando acaba meu prazo, porem estou com muito medo e nao sei mais como proceder caso ele nao aceite.
A pandemia foi um caso especial e acredito, eu, que o tempo não deveria contar nesse período. Mesmo porque houve muitos problemas que inviabilizaram as aulas, sejam se saúde ou logística. Não desista, procure seus direitos, leia as resoluções da sua IE. Veja o que a resolução da sua universidade diz sobre jubilamento.
Olá,
Entrei pelo vestibular em 2015, fiz transferência interna em 2016. Tive que mudar de cidade e fui para outro campus e me transferi internamente denovo com matrícula de 2020.
Posso jubilar?
Todos podem jubilar um dia. O seu caso em questão não sei dizer. Falta muita informação.
A matrícula foi cancelada. Foi enviado um
Pedido de prorrogação de graduação para câmara da universidade e foi indeferido. Tem como recorrer?
Você deve verificar as normas da sua IE. Se o pedido de prorrogação foi seu recurso indeferido, não cabe mais recurso na IE. Procure a justiça comum se for o caso. No seu pedido de prorrogação havia justificativa de força maior? Ou você apenas pediu, sem ter um motivo que justifique?
No meu caso e o curso de serviço social chequei a cursa o oitavo período que é o último mas por motivos de problemas familiares e financeiros não consegui apresentação o TCC e nem terminar o estágio 3,mas infelizmente esses problemas me sugaram e já faz dois anos e meio que estou sem estudar, acabei me desvinculando dessa faculdade particular pois não consegui efetuar os pagamentos das mensalidades,então não tenho vínculo com nenhuma instituição de ensino qual o procedimento que devo fazer
Se a agrade curricular for a mesma ainda, você inicia o curso na mesma IE e pede aproveitamento de todas as disciplinas e continua de onde parou. Procure a IE e converse.
Obrigado
Reprovei três vezes no tcc por motivo de depressão. É possível reverter ou reingressar no curso aproveitando todas as disciplinas?
Se você já foi jubilado, não. Se ainda será jubilado, tem possibilidades. Você tem laudos médicos?
@@garagemaudaz tenho sim
Vc foi reprovado na apresentação?
Tô nessa caminhada tbm, por causa da depressão e desânimo não tô conseguindo terminar meu tcc
O corrdenador, conversar com aluno, pelo menos? e quando aluno reprova na mesma disciplina mais de 3 x?
Não entendi a questão do coordenador.
@@garagemaudaz no caso de jubliamento:
Antigamente, na UFAM, o aluno que passava pelo processo sozinho. Hoje, em caso de "reversão"| do jubilamento, o coordenador do curso tem que fazer um planejamento junto com o aluno para verificar quantos semestres ele levará para formar. Quanto as normas, o aluno deve saber! Há o manual do aluno e isso é informado sempre. Mas é dever do aluno conhecer ou procurar saber os direitos dele na instituição.
Tive um acúmulo de reprovações pós pandemia, e por conta disso acabei sendo diagnosticado com TAG (transtorno de ansiedade generalizada) e passar a usar medicamentos, e meu rendimento caiu, principalmente nos períodos de provas. Possuou laudo do psiquiatra da universidade e vou estar entrando com recurso, acredita que possa ser revertido?
conseguiu?
Vi que Jubilamento foi revogado por lei
Durante a pandemia? Pode me passar o número da lei.
Sou aluna da ufpa e concluinte do curso de letras. Me matriculei quatro semestres seguidos em TCC sem conseguir concluir e creio que esse ano entrarei na lista de jubilamento. Não consegui orientador de TCC no meu curso então procurei em outra faculdade na primeira vez mas não consegui fazer o TCC por motivos de trabalho e saúde, sofro de ansiedade e meu pai também tem problema psicológico que me atingiu demais nesse sentido. O tcc também era um tema delicado pra mim por conta da baixa autoestima e pressão, estudar pra ele e escrevê-lo se tornou motivo de crise. Essa situação se estendeu durante todo o período, em 2019 consegui tratamento pelo sus mas a pandemia interrompeu e agravou tudo. Embora eu tenha conseguido escrever a maioria do meu TCC mesmo nessas condições. Somente conseguimos contato, minha nova orientadora e eu, em setembro de 2020 e seguimos com as orientações mas como ela modificou o tema do meu tcc que seria derivado do anterior e minha ansiedade atacou estando eu sem medicação, paralisei na escrita, infelizmente. Há muitos detalhes e muitas conversas por chamada e WhatsApp, e alguns emails trocados que geraram alguns mal entendidos. Assim em dezembro a professora sugeriu que eu procurasse outro orientador em 2021 mesmo que ela antes tenha me tranquilizado dizendo que se meu processo de escrita fosse lento ela seguiria me orientando em 2021. Fiquei sem chão e aguardo ver a lista de jubilamento. Sigo escrevendo meu tcc desesperadamente mesmo assim, mas estou receosa com pensamentos negativos que não vou conseguir mesmo que recorra. Acha que eu tenho chances de conseguir?
Conseguiu se formar ?? E se jubilar será que dá pra reverter ??
Se não der pra reveter melhor fazer o enem e passar novamente no curso, usar aproveitamento do curso, fazer o tcc! O que aconteceu com vc !???
Desculpe a demora. O que Didimo Neves disse é uma opção e tem muita gente que faz. Se eu fosse relator do seu processo daria um prazo de pelo menos um 1 ano. Pelo o que eu entendi você já cursou todas as matérias e só falta o TCC. Te jubilar seria jogar dinheiro fora. É importante que você prove tudo isso que acabou de relatar, mostrando que a sua "falha" acadêmica foi uma questão de força maior e não descaso com o curso. É importante que você faça uma defesa por escrito(é direito seu) e esteja presente na plenária. Pesquise como funciona o processo na sua universidade.
@@didimoneves808 mandei email para a direção da minha faculdade e consegui resolver o problema de forma mais calma do que imaginei depois de muita conversa. o período emergencial durante a pandemia em 2020 não se converteu na soma de tempo para concluir por isso consegui um novo orientador e já sigo em orientação no novo semestre que é de fato o meu último. antes disso também já havia tentado me garantir fazendo o que você sugeriu acima, fazer o Enem, tentar vaga no mesmo curso para creditar. felizmente não será necessário.
@@anacamila7252 me manda um WhatsApp 98988-7425
Bora conversar!!!
Cláudio Luiz obrigado pelas informações!!
Estou na reta final, vou apresentar meu tcc, se eles me deram uma chance pra melhorá-lo ótimo! ! Se não vou ter que recorrer ao enem, este ano!!!
Espero que isso não aconteça!!!
O prazo de até 7 anos da UFPA tava acabando pra mim, ae foi suspenso pela pandemia, tô voltando agora e tô quase pra apresentar mas vejo que ela ainda precisa de algumas correções, espero que eles acatem e me dêem essa chance, que segundo a professora, eles dão!!!
@@garagemaudaz toma que eles pensem assim!!!
Esse tempo de escrita foi um desafio
Sinto que ninguém queria me orientar
Fiquei super nervoso, chorava até na frente da pedagoga por não saber o que fazer
O tempo foi se passando até hoje não sei direito
Mas tô indo e caminhado, quero pelo menos um regular pra ter meu diploma.
E tem muita gente que passa no enem e faz de novo???
Sério? ??
Essa sensação de não ter dado certo na vida, de ter jogado anos da vida fora é fodaaa! Me sinto super arrependido.
Pra mim só falta o tcc!!
Mas por ter sido traumatizante, parece que nada vai dá certo
Opa, e os dois anos extras que pode pedir? Segundo me disseram após jubilamento vc pode pedir mais dois anos, é verdade?
isto existe?
Tenho o ano de 2021 para me formar ainda. A faculdade ficou 6 meses sem aula por conta da pandemia, já tinha se passado um mês de aula até a quarentena chegar. As aulas retornaram em EAD depois de 6 meses, professores decidiram continuar a disciplina de onde pararam, muitas das matérias que estava fazendo os professores revisaram o conteúdo e deram alguns trabalhos para a readaptação, diferentemente de uma disciplina da qual logo no segundo encontro após o retorno já aplicou prova sem ao menos uma revisão. Não deu outra fui muito mal, e acabei reprovando por alguns décimos na média. O que acabou ferrando todo meu planejamento antijubilamento. Pois por conta de matérias com pre requisitos precisaria de mais um ano. Só me faltarão as matérias subsequentes a essa que reprovei agora para o termino. Porque não consegui concluir no prazo!? Bom, por diversos motivos pessoais, desde a tratamento psicológico, problemas de saúde da minha mãe na época que ficou dependente de mim para muitas coisas, e até mesmo por ter que trabalhar para ajudar em casa. A minha dúvida é, posso entrar com um recurso antes do prazo ter acabado? E tbm se tudo isso que disse tem chances para eu não jubilar. Pois o pior é que posso perder estágio e tbm o TCC o qual estou fazendo, caso haja a perca da matrícula.
Olá você é aluna que qual instituição de ensino? Você já foi jubilada, está na lista, ou perdeu a data para fazer a defesa?
Seu curso é de quantos anos e que ano você entrou? Você foi convocada para apresentar defesa?
Rapaz é o meu caso todo, infelizmente
@@garagemaudaz não estou na lista ainda. Esse é meu ano limite pelo tempo total de curso. Ainda não apresentei meu TCC, fiquei com medo de perder e tranquei o TCC sem ter apresentado. Estou concluindo as disciplinas faltantes, decidi deixar o TCC pra depois, caso eu jubile, só terei o TCC e estágio pra fazer.
@@garagemaudaz curso engenharia civil pelo Instituto federal de Goiás.
O direito aluno a se defender aplica só para a graduacao o também para a pos?
O direito de defesa, assim como o direito de ação, é assegurado constitucionalmente. O art. 5.º, LV, da CF, afirma que “aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral são assegurados o contraditório e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes”. O jubilamento é um processo administrativo. Acredito que é aplicado também à pós-graduação.
Muito obg, esta faltando só concluir o meu TCC@@garagemaudaz
Fui desligado com todas as disciplinas e estágios concluídas . Faltando só colocar no sistema as atividades complementare.Só que tinha entrado com um processo de reativacao de vinculo, porque o sistema da minha faculdade deu erro o período passado. Só que não precisei da reativação, já que o sistema corrigiu sozinho 3 dias depois. Tem jeito de eu reverter o processo de desligamento? Fui notificado do desligamento ontem. Prazo de 15 dias pra defesa.
Primeiro parabéns pela explicação, parei o curso de Analise de Sistemas em 2013 - fiz todas as materias, mas reprovei no tcc com o professor e passei na banca, ainda consigo recorrer pra fazer o TCC?
Detalhe, nao fui jubilado, mas o curso foi encerrado
@@marcenariahonori7340 Nem sei como te responder. Acho que não é possível, mas procure na IE para saber como proceder. Outra opção é fazer o curso em outra IE e pedir aproveitamento, mas não há garantia que todas as disciplinas serão aproveitadas.
Voltando ao assunto luis eu tinha 4 anos e mais 2 anos para terminar... No caso comecei em 2012 e tinha que ter terminado em 2018 e nao consegui... eu só precisava fazer o TCC... a Universidade ela não se propôs em pelo menos falar comigo.. pra mim da minha justificativa....
Se você começou em 2012 e o curso era de 4 anos, você teria 4 anos + metade disso(2 anos) para terminar. 6 anos no geral. Acredito que esta regra seja comum nas federais, há de se verificar. Ao fim dos 6 anos seu nome deveria entrar na lista de jubilamento e você teria direito de resposta. "a Universidade ela não se propôs em pelo menos falar comigo.. pra mim da minha justificativa...." Se isso aconteceu de fato, a universidade está errada. Há um convocação para os alunos listados no jubilamento apresentem defesa. Houve casos desse tipo que pararam na justiça.
Após o jubilamento tem como aproveitar as matérias feitas de alguma maneira, mesmo que em outra instituição?
Não sei te dizer com certeza. Mas tendo o registro das disciplinas cursadas, pode ser. Uma pessoa que faz um curso e transfere, mesmo sem vinculo com a IE anterior, consegue aproveitar.
No meu caso a instituição federal me colocou como evadido, sabes como proceder nestes casos.
Não sei. sinto muito.
@@garagemaudaz Obrigado pelo retorno. Felizmente entrei em contato com a instituição e me orientaram a entrar pelo edital de reingresso ao qual foi deferido.
Oi Luís , o meu caso foi assim .. Comecei a estudar pedagogia pela Ufpa no ano de 2012.. Nesse tempo tive uma filha com necessidade especial na minha cidade não tinha muito recurso para fazer o tratamento dela.. Mais com medo de perder meu curso continuei estudando terminei todas as disciplinas no tempo determinado da faculdade não consegui orientador todos que procuravam estava lotado... Daí já estava desanimada fui na direção e o diretor falou que ia conseguir um orientador pra mim e nada ... Daí conseguiu uma orientadora por conta própria só que falei para ela que a minha dificuldade era grande pq não tinha ninguém para cuidar da minha filha é tinha que trazer ela para universidade daí ela não foi compreensiva comigo... só mandava eu ler texto foi indo .. Daí chegou um dia que ela falou que tinha chegado o prazo final para ela me defender e pediu para eu procurar outro orientador... De novo voltei a 0 de TCC... a universidade ficava só me enrolando... Chegou um dia que eu parei pra pensar minha filha precisava de um tratamento fora .... Fui em busca é de vez deixei pra trás minha faculdade ... Chegou um dia uma amiga de faculdade me ligou que o meu nome estava na lista de jubilado. ...E não tinha mais como recorrer porque já não tinha mais prazo... fiquei muito triste.. moro em outro estado.... Ser hj tenho chance.... de reverter meu curso ..?????? Me responde
Acho muito difícil você conseguir reverter agora. Mesmo com seu nome na lista de jubilamento, você teria direito a defesa na época. O que pode ser feito agora e você prestar um novo vestibular, entrar no curso mais uma vez, pedir aproveitamento de todas as disciplinas e terminar o TCC. Entendeu? Espero ter ajudado.
Esqueci de um detalhe. Se o seu curso ainda for o mesmo, você fará aproveitamento sem te que fazer novamente as disciplinas. Mas seu houver mudanças no curso, um novo PPC, você terá que fazer algumas disciplinas.
@@garagemaudaz no caso da aluna da ufpa, este vestibular a que você se refere é o processo seletivo normal da instituição com a nota do Enem? Mesmo que o resultado de graduação no mesmo curso seja positivo e saia esse ano pra ela, ela teria chances de creditar as mesmas disciplinas do curso que já foi jubilado é apenas terminar? Ou esse processo seletivo poderia ser o mobin ou mobex da instituição? Em todo caso, ela prestar o vestibular precisa ser notificado ao coordenador ou conselho?
Fui jubilado faltando duas disciplinas, sem aviso prévio, lista, ou e-mail.
Entre na justiça.
Direito a contraditório. Você não pode ser jubilado sumariamente.
caso eu for jubilado eu posso necessariamente voltar pra mesma universidade pelo sisu? Ou existe um prazo determinado pra poder voltar novamente a cursar novamente na universidade?
Fazendo o processo seletivo, sua matrícula é outra. Tudo zerado. Depois pede aproveitamento de todas as disciplinas. Porém você pega uma vaga que deveria ser de outro pessoa, um calouro. A sua vaga é redistribuída para o processo seletivo extramacro.
@@garagemaudaz você pode explicar melhor isso? O que seria processo seletivo extramacro?
@@Prof.Jeymenson Nas universidades sobram vagas devido devido a desistência ou até mesmo jubilamento. Então a IE abre vagas nessa modalidade. É uma espécie de mini-vestibular para quem é Portador de Diploma de Curso Superior (PD), Reopção de Curso (RC), Transferência Facultativa Externa (TFE) e Transferência Facultativa Interna (TFI). Exemplo, eu tenho diploma de Design pela Faculdade de Tecnologia da UFAM, se abrir processo extramacro com vaga para qualquer curso da FT, eu posso tentar.
Na minha IE o curso tem que ser da mesma área.
Eu cursei todo o curso só me restou o TCC. E fui jubilado, tem como recorrer?
Já deveria ter recorrido.
Conseguiu?
Deixei de fazer várias cadeiras nessa Pandemia por motivos de força maior me atrasando muito, agora estou pagando elas, porém meu prazo de Conclusão está muito em cima para eu conseguir pagar todas e ainda voltar as regulares, gostaria de saber se tem como extender o prazo?
Justificativa você tem. Fique atento a processo na sua IE e informe-se antes da lista de jubilamento.
Como o aluno que entrou na lista de jubilamento pq n estudou e reprovou nas matérias deve fazer a defesa?
Neste caso não tem defesa. O recurso julga casos extraordinários, de força maior. Doença, acidente, gravidez, perda familiar e qualquer outra situação que possa ter atrapalhado os estudos naquele período que o aluno teve desempenho ruim. E o fato deve ser provado.
Minha faculdade é pública, estou na luta para me formar, o limite é de 12 períodos para concluir toda a integralização, já estou no 13 período e com medo, pois ainda tenho 04 matérias de seminários (TCC), trabalhei em um artigo em 2020 para publicar e conseguir isenção dessas matérias, que justamente ensinam a fazer artigo ou relatório técnico, mas foi indeferido, pois meu artigo foi considerado "vago", entrei com recurso, mas mantiveram o indeferimento e eu sou obrigada a cursar essas matérias, sem quebra de requisito para eu cursar pelo menos duas por semestre, as matérias devem ser cursadas a cada semestre, se já extrapolei o período de integralização, não conseguirei ficar mais 02 anos fazendo essas matérias, já estou com crise de ansiedade e muito frustrada com tudo isso, pois depois de tantos anos, esses árduos para manter os estudos e a vida profissional, tanto gasto ( financeiro e emocional) eu vou seguir na corda bamba e que a qualquer momento eles me darão game over e perco todo trabalho que tive. Alguém pode me orientar?
Antes de qualquer jubilamento, o correto é que seja publicada uma lista de alunos que serão jubilados. Se o seu nome estiver na lista, você fará sua defesa de reversão de jubilamento. É assim que funciona aqui(UFAM). Procure a Pró-reitora de Graduação da sua IE e informe-se sobre a resolução que versa sobre jubilamento, onde e quando costuma ser publicada a lista, além do todo procedimento. Não espere acontecer o problema se você já sabe que é iminente. Se antecipe.
Bom dia. E quando falta só o TCC?
Normalmente é dado uma chance, pois falta pouco para graduar e a IE não perde o investimento feito neste aluno ao longo dos anos. Mas não pode abusar, reprovar o TCC várias vezes, por exemplo.
@@garagemaudaz obrigado!
Pior que esse é o meu caso. Reprovei 3 vezes, mas eu estou passando por um momento de depressão. É possível reverter ou reingressar no curso e aproveitar as disciplinas?
@@We-ql6my Amigo, meu caso é exatamente mesmo que o seu e estou para ser jubilado no fim do ano. Você conseguiu reverter? se conseguir dar uma ajuda, agradeço
Olá. A minha defesa foi deferida e foi estipulado um prazo para a conclusão do curso. Infelizmente fiquei com pendência em uma matéria e isso afetou todo o plano acadêmico que tinha anexado no processo. Vou precisar de um período a mais para concluir o curso. É possível solicitar a prorrogação desse prazo para a conclusão do curso na UFAM?
Agora depende da CEG. Eu tentaria mais uma vez.
Tá certo, muito obrigada!
@@joyce1947 Deu certo?
@@magnusicarona verdade não foi necessário porque naquele período saiu uma resolução que não contabilizava os jubilamentos, por conta da pandemia.
Poderia me indicar um advogado que atuou em casos ?
Não conheço para indicar.
Se faltar uma matéria, vou ser jubilado?
É possível se você não apresentar defesa quando seu nome for para a lista de jubilamento.
Gabriel, como ficou sua situação?
@@TejSA estou tranquilo, vou terminar neste semestre
@@gabrielcosta6274 mas sua matrícula chegou a ser cancelada e foi preciso apresentar justificação?
@@TejSA não
Motivos financeiros são válidos para defesa?
Eu já vi situações assim na câmera. Mas depende muito da situação. Além disso o motivo tem que ser comprovado e depende muito da ideologia e da bagagem pessoal dos membros da câmera. Deve-se mostrar que a situação financeira impactou no rendimento escolar durante o período que o aluno foi mal.
@@garagemaudaz Obrigada por responder!
faculdade particular jubila?
Você deve ver as normas, mas acredito que não. Pagando a mensalidade, acho que tudo bem. Na pública, quanto mais tempo você demora a graduar, é uma vaga ocupada e um gasto ao contribuinte além do tempo previsto, que poderia ser preenchida por outra pessoa. Espero ter ajudado.
@@garagemaudaz Não seja por isso, no meu curso tem vaga de sobra
Voltando ao assunto luis eu tinha 4 anos e mais 2 anos para terminar... No caso comecei em 2012 e tinha que ter terminado em 2018 e nao consegui... eu só precisava fazer o TCC... a Universidade ela não se propôs em pelo menos falar comigo.. pra mim da minha justificativa....
A universidade deveria te dar o direito de resposta. Tem até caso na justiça de universidades sendo processadas por não garantir o direito de contraditório.