Seja bem vindo Danniel. Muito obrigado pelo apreço. Essas observações são motivadoras e faço o que posso dentro do que as circunstâncias me permitem. Continue acompanhando nosso conteúdos e deixando suas observações. Bom final de semana.
@@lebeaquarismo só aproveitando sua atenção. Eu tenho alguns neons e estou desconfiado de que um esteja com uma bolinha de ictio. Se for, como neon é peixe de couro, eu poderia tratar o aquário principal com metade da quantidade de sal que vc indicou? Meu aquário tem 60L. Meia colher de sal sem iodo?
@@dannielskylarck8174 vou compartilhar aqui 3 artigos que podem lançar luz sobre o assunto e te dar um norte: aquapeixes.forumeiros.com/t3914-ictio-em-peixe-de-couro www.aquaonline.com.br/artigos/aquarismo-doce-se-aprofundando/3370-a-utilizacao-de-sal-em-aquarios-de-agua-doce E esse que é do portal da Embrapa: www.embrapa.br/busca-de-solucoes-tecnologicas/-/produto-servico/4746/uso-de-sal-em-procedimentos-na-piscicultura#:~:text=De%20modo%20geral%2C%20s%C3%A3o%20recomendadas,muco%20na%20pele%20dos%20peixes. Depois me conta o resultado 😉
Satisfação Gilberto de que repassa experiências e conhecimentos contribui para o sucesso de outros e aumenta o interesse no Aquárismo. Partilhar erros e sucessos faz parte do processo de crescimento do aquárista e evita que outros peixes sem querer sofram e cause tristeza. Grato.
@@mariaaparecidatavaresspagl6325 obrigado pelo apreço. Fico feliz de ajudar outros pessoas com meus erros e acertos. Convido assistir outros vídeos do canal para obter mais dicas. Sucesso!
Obrigado pelo apreço @caiocesar2473 e seja bem vindo ao canal. Esse canal visa compartilhamento de conhecimentos teóricos e práticos testados. Convido assitir outros vídeos e deixar suas impressões nos comentários. Temos canal no Instagram também de mesmo nome.
Adorei o seu vídeo, parabéns, estou vom im problema no meu aquário de Bettas duas morreram com uma doença de fungos tio algodão. Retirei tods fo aquário principal e estao em im aquário de 10 litros com aqualife e bacter, porem todas estao bem e coloquei 10g de sal marinho. O aquário contaminado deixei batatendo com sal por 48hs depois continuar do zero
@@reginaalves5185 excelente! Apenas fique a tenta a proporção de sal vc litros de água e também a dosagem dos remédios. Para não sobrecarregar o organismo dos peixes. Sucesso!
Se não tiver peixes de couro, pode colocar de 3 a 5 g/l de sal marinho tranquilidade. 1 g/l é muito pouco (não terapêutico em casos de doenças). Quem pode sofrer com o sal são as plantas.
Olá @tubezeronine seja bem vindo ao canal. Suas observações estão corretas...alguns processos acredito que devido a inexperiência de alguns iniciantes, devem ser seguida gradativamente conforme observação empírica do quadro evolutivo da doença sintomas comportamentais e aparência do indivíduo. Agradeço suas observações exatas e contribuição. Sinta se a vontade de analisar e apreciar outros conteúdos nossos.
Boa noite @HenriqueTrabach, Seja bem vindo ao canal. Levando em consideração os fatores discutidos no vídeo se a proporção em consenso da maioria dos aquaristas é uma colher de sopa para cada 20Lt, logo Meia colher de sopa é o suficiente para um aquário de 10Lt. Pode ser sal grosso marinho não iodado vendido em lojas de aquarismo. Como pode ser sal grosso refinado de churrasco. Mas não utilize jamais sal temperado ou que possua outros aditivos. Eles podem ser nocivos aos peixes. Isso se aplica como preventivo entre as trocas parciais de água. Agora se for para tratamento de doença essa proporção pode aumentar para uma colher de sopa para cada 10 litros. Menos para peixes de coro, moluscos e outros animais sensíveis que devem ser removidos do aquário antes do tratamento. Espero ter ajudado.
@@lebeaquarismo boa noite! Tudo bem?sou novato no aquarismo.achei os seus ensinamentos muito profissional,por isso fiz a pergunta.des de já muito obrigado pela atenção! Deus te abençoe sempre.muito obrigado. Crio grupos.e tem dois se cosando.vou providenciar isso.obrigado!!!
muito bom vídeo. no caso do sal? eu devo colocar o sal par tratar o peixe em um aquario separado? ou posso colocar no aquario principal e deixar? tem um período que deve deixar ou pode recorrer ao sal de forma permanente?
Olá Adriel, são pertinentes suas perguntas. Se for como preventivo sim pode ser permanente. Ciclídeos pode ser administrado de forma permanente na proporção de 20g para cada 30 litros. Mas durante um tratamento de doença essa proporção passa de 20g para cada 20Litros. Peixes de escamas podem tolerar até 5 gramas por litro durante 7 dias. Mas isso irá deixar eles muito debilitados por desidratação devido a osmose. Por isso não é bom abusar. O ideal é sempre no máximo 1G por litro durante tratamentos. Exceto no caso de peixes de couro que não é recomendável uso do Sal. Espero ter ajudado.
@@lebeaquarismo ah legal... eu tenho alguns bettas. dois deles estão com aquele fungo que parece algodão doce, eu estou cologando o fungicida que vc citou inclusive, o atlantis, nesse caso eu devo desligar os filtros? (meu filtro é externo básico em um aquário e 13 litros) Nesse caso eu posso além do fungicida adicionar o sal? (estou no segundo dia do remédio)
Bom dia Adriel, a filtragem se está ligada a oxigenação do aquário tudo num item só pode ser feito assim, remove apenas o carvão ativado, as mídias e deixa apenas o perlon para reter o sólido. Afinal o perlon. É descartado. Não se recomenda lava-lo, mesmo na água do aquário porque ele permanece carregado de compostos que acabam sendo depois com o tempo liberados de volta na água. Outra sugestão se o aquário do seu Betta é 13 litros vc precisará calcular aquela proporção que comentei no vídeo. Blz?!
Cara você falando da marca da ração já fiz o teste e meus peixes demonstraram mais interesse pela ração da Alcon já testei da poytara e outras e eles se interessam mais pela da Alcon.
@Alanpedrozo Excelente ponto. Apesar de essa não ser a temática central desse vídeo, mas eu já fiz esse teste e vi que a Alcon é muito tradicional e já teve seus perrengues e aprendeu com isso...mas num outro episódio pretendo falar um pouco mais sobre isso pq cada marca tem linhas de produtos que se sobressai e outras nem tanto...e tem aquelas que é ruim de qualquer jeito pq o foco é preço e não qualidade ou a a matéria prima não de origem de qualidade.
tenho uma pergunta meu peixe tem um espécie de corte que se ve carne (parte vermelha) do peixe, como os outros peixes estava picando na ferida eu isoleio. para tratar do peixe eu tenho posto um colher de cha de sal na agua e ate então ele tem vindo a melhorar esta correto, o processo
Bom dia Manuel, seja bem vindo ao canal. Sim. As ações que realizou até agora procedem, visto que o quadro do animal piora se houver constantes assédios e agressões. O sal marinho não iodado é menos tóxico para o peixe. O excesso de iodo pode ser potencialmente perigoso. Mas o Sal grosso de churrasco com iodo quando aplicado na proporção correta de cerca uma colher de sopa para cada 20 litros tem o poder cicatrizante do iodo que é usado até mesmo na medicina como cicatrizante em curativos. O que não pode é o excesso na quantidade ou uso prolongado de mais... assim que apresentar melhora, pare de usar por um tempo ou amenos que volte algum sintoma de doença. O sal também é um controlador de microorganismos nocivos e bom inibidor de fungos nós peixes. Mas nesse caso se houver lacerações no peixe, ferida aberta ou úlceras externas utilize um bactericida como por exemplo labcon bacter. Pois antibiótico nesse caso é necessário. Agora se há sintomas de infecção bacteriana sem ferida aberta pode se usar o fungystrate da @Induspharma que possui azul de metileno e verde malaquita além de outros elementos que combatem fungos e bactérias além de outros patógenos.
Tenho outra pergunta se não for incômodo meu aquario a água é cristalina tpa toda semana água linda e cristalina porém se botar o nariz dentro tem um cheiro de agua de Rio é normal isso não vende é sim cheiro de agua de Rio natural mais é de torneira tratada.obrigado
Certo Jean, sem problema. Se houver a presença de plantas mortas, troncos e outros elementos naturais responsáveis por liberação de tanino como folhas secas de plantas etc pode resultar em cheiro de lago ou rio. Mas se o odor for desagradável, nesse caso também já enfrentei isso. A resposta encontrada depois de analisar o assunto é que diversos tipos de floras bacterianas existem no aquário. Nos meus vídeos eu abordo um pouco sobre essas classes de bactérias decompositoras. Mas algumas bactéria ruins responsáveis por esse desequilíbrio possuem um flora controlada através da tpa e controle da quantidade de alimento ministrado aos peixes. Porém, quando algum parâmetro, têmperatura muda bruscamente para mais fria, ou qualquer outro elemento do aquário modificado pode favorecer gradualmente o crescimento de alguns tipos de bactérias mais do que outras. A fixação excessiva dessas bactérias resultam em suprimir o crescimento de outras boas. Esse desequilíbrio resulta num odor desagradável incomum. De modo geral, num primeiro momento não representa perígo para animais ou plantas. Mas se elas continuarem em aumentar em número com o tempo podem causar um desequilíbrio no aquário e favorecer o surgimento de doenças. Mas em termos gerais o maior problema mesmo é só cheiro horrível. Nesse caso sugiro um produto da Labcon chamado SANI. procure por "Labcon Sani". É um sanitizante que reduz esse tipo de bactérias sem afetar as bactérias boas e os peixes. Adote também o hábito entre as TPA's regularmente usar um acelerador ou incentivador de bactérias nitrossomas. Eu uso o Walter bio da Induspharma. Tem se mostrado muito eficiente, mas tem vários no mercado.
Amigo tenho uma pergunta meu nobre tou tratando meu aquario principal com bacter da labcon e queria saber se eu achar que os peixe tão bem o que vc acha devo parar ou fazer os 5 dias
Excelente pergunta Jean. O princípio aplicado sobre o uso de antibióticos e antimicrobianos como Labcon ictio, bacter e aqualife deve seguir a mesma regra aplicada em humanos e outros animais. Sempre completar o tratamento pelo período indicado na bula ou pelo fabricante. Porquê? Já ouviu falar quando estamos gripados ou com alguma virose que se vc parar o tratamento antes pode ser que algumas cepas das bactérias ou microorganismos sobrevivam? Dessa forma, talvez criem resistência ao princípio ativo do remédio e a próxima geração de seus filhotes já vem com resistência ao medicamento. Daí a coisa fica pior, porque vai precisar usar medicamentos mais caros, mais agressivos para os peixes e por um período maior. Daí as chances de varios peixes ou animais do seu aquário vir a óbito é maior. Então eu sugiro ir até o final. Algumas bulas especificam o prazo que vc pode reiniciar o tratamento no caso de persistência dos sintomas. No Labcon bacter não é diferente. Espero ter ajudado, se gostou das dicas siga nossos canais e ative as notificações para receber mais dicas. Sucesso no seu tratamento.
@@lebeaquarismo obrigado vc é uma benção de Deus na vida de nós aquaristas obrigado irmão obrigado mesmo o meu peixe tá só nadando com as barbatanas baixa nem sei o que tem mesmo porém um tava ruim mesmo tive que sacrificar os outros tão ótimos melhorando só as barbatanas ainda abaixada de uma.son o resto top
@@jeanclaude-vandamme8722 Agradeço o apreço e fico feliz que tenha dado certo, mas não sou nada é não disso...apenas compartilho o que aprendi porque eu já apanhei muito e fracassei muitas vezes. E ainda cometo erros... não tenho vergonha de expor isso...afinal o que eu expor vai evitar que outras vidas animais sejam perdidas, mais pessoas se interessem pelo Aquárismo o que promove o crescimento para todos. Forte abraço.
Bar aquário é legal eu adoro tem uns dois mas também acho que é muita frescura tem que ter três quatro aquário temperatura de água isso aquilo, aquilo outro
Tenho dois peixinhos dourados e um deles mal esta se mexendo, quando se mexe é bem pouco, as vezes nadando em parafuso, mas a maioria do tempo ele fica parado, poderia ter alguma ideia do que seja?
Olá André, seja bem vindo ao canal. A sua pergunta é interessante e na maioria dos casos em Kinguios tem haver com doença da bexiga natatória. Veja esse artigo e se te ajuda ao comparar os Sintomas: myaquarium.com.br/doencas/parasitas/doenca-da-bexiga-natatoria-sintomas-causas-e-tratamento/
Olá Cosme, Sua pergunta é bastante interessante. Observe que essas tremidas e espasmos podem estar relacionadas à outras coisas. Por exemplo, se o seu peixe está se contorcendo e se esfregando nas rochas, a causa mais provável é a má qualidade da água ou parasitas. O Íctio (Doença dos Pontos Brancos), por exemplo, costuma causar esses espasmos nos peixes. Então, verifique se ele não está com pequenos pontos brancos ou uma película cinza na pele, pois isso pode ser sinal de doenças.Além disso, as tremidas podem ser causadas por praticamente qualquer coisa que irrite a pele do peixe, como íctio, vermes âncora, areia grudada, mudanças repentinas na química da água e intoxicação por amônia e nitratos. Análise os parâmetros da água se está dentro do range da espécie e tente fazer tpa de 30% a 40% a cada dois dias. ( Um dia sim um dia não) adicionando sal grosso na proporção de uma colher de sopa a cada 20Litros. Caso não apresente melhora ou quadro piore faça uma inspeção visual em busca de coisas diferente na aparência dele e tente usar a tabela de doenças da Labcon como referência ou outra fonte confiável: alconpet.com.br/produto/labcon-ictio
Parabéns pelo vídeo! Foram 30min que nem vi passar. Só um detalhe: acho 50% muita coisa para uma tpa. E precisa controlar a velocidade com que a nova água será inserida no aquário pq o maior problema está nesse ponto.
Obrigado pennywise pela sua participação e pelas sugestões. Nesse caso eu adoto essa medida drastica devido a algumas recomendações especificas de estudos zootécnicos realizados por universidades federais que basearam seus experimentos em aquicultura e produção aquicola onde provou que essa medida radical em alguns casos se faz necessário. Mas vai da avaliação visual, comportamental dos peixes bem detalhada e também precisa preparar os animais antes reforçando alimentação e suplemento vitaminico. Porque esses processos mais radicais submetem como dito no video a um estresse quimico e fisiologico do peixe durante o tratamento. Senão ele não resiste e piora. Mas obrigado mais uma vez e ficou feliz que suas observações.
boa noite! perdi peixe por doença do algodão, e comecei a tratar o aquário com bacter e aqualife, mas não fiz aquario hospital... pus uma dose de cada só... adianta tirar as mídias e deixar separadas num copo dágua, ou faço o tratamento no aquário principal mesmo, e jogo as midias fora e depois coloco outras?
Olá Juliana seja bem vinda. Na maioria dos casos se há vários indivíduos apresentando um ou mais sintomas é sinal de que o aquário todo foi infectado. Normalmente um mais indivíduos podem apresentar sintomas pq estão com a imunidade baixa, mas os outros podem não apresentar. Afinal os patógenos sempre estão presentes na água o que determina se o indivíduo ficará doente é os parâmetros da água, condições do indivíduo e qualidade da água. Qualquer mudança afetará e mais cedo ou mais tarde pode vir apresentar sintomas. Porém se toda vez que um indivíduo ficar doente for tratar o aquário todo. Pode ser que o choque químico sare os doentes mas outros apresentem outros sintomas isso é muito variável. Quando se tem oportunidade de tratar apenas o indivíduo doente é melhor por economia de produtos, evita estresse químico em indivíduos saudáveis e choque na biólogia do aquário. Mas se já houver perdas e mais indivíduos apresentando problemas? Trate o aquário todo. Inclusive pode deixar as mídias l, enfeites rochas e troncos tudo dentro mesmo pq pode ter certeza que já ficou colônias das bactérias, fungos e outros microorganismos nocivos neles...apenas remova o elemento de filtragem química do seu filtro ex.: Carvão ativado, purigem ou outros...mas a mídia biológica ou espuma pode deixar. Se for perlon, troque toda vez que fizer a tpa. Depois de completado tratamento pode por devolta para remover vestígios do medicamento. Reforçando que não deve interromper ou tratar parcialmente...siga a bula a risca. Colocar o remédio por um dia é pior que não fazer. Se vc interromper antes do prazo recomendado pelo fabricante, pode gerar microorganismos com resistência biológica ao remédio e aí a brincadeira ficará mais cara e mais demorada de resolver.
@@lebeaquarismo muitíssimo obrigada!! é meu primeiro aquario! Primeira doença nele tb! Espero conseguir salvar meus peixinhos q sobraram! Abração e obrigada pelo video e pela atenção!! ❤️ depois conto!
@@jullycanova por nada. Espero ter contribuido de alguma forma. Insucessos podem ocorrer durante o processo de aprendizagem do (a) aquárista. O importante é sempre pesquisar, ler bastante antes de tomar qualquer decisão. Na dúvida perguntar para Aquáristas experientes, a fim de tomar ações mais acertadas e evitar perdas, frustrações e minimizar custos desnecessários. Sucesso nos seus projetos.😉👋
Perfeito, que explicação maravilhosa!. Parabéns pelo vídeo!. Aquarista de primeira!
Obrigado Valdir, compartilhar conhecimento é crescer junto com o próximo.
O melhor vídeo sobre doenças, tratamentos e outras informações que encontrei!!!! Ótimo trabalho meu amigo!!!
Seja bem vindo Danniel. Muito obrigado pelo apreço. Essas observações são motivadoras e faço o que posso dentro do que as circunstâncias me permitem. Continue acompanhando nosso conteúdos e deixando suas observações. Bom final de semana.
@@lebeaquarismo só aproveitando sua atenção. Eu tenho alguns neons e estou desconfiado de que um esteja com uma bolinha de ictio. Se for, como neon é peixe de couro, eu poderia tratar o aquário principal com metade da quantidade de sal que vc indicou? Meu aquário tem 60L. Meia colher de sal sem iodo?
@@dannielskylarck8174 vou compartilhar aqui 3 artigos que podem lançar luz sobre o assunto e te dar um norte:
aquapeixes.forumeiros.com/t3914-ictio-em-peixe-de-couro
www.aquaonline.com.br/artigos/aquarismo-doce-se-aprofundando/3370-a-utilizacao-de-sal-em-aquarios-de-agua-doce
E esse que é do portal da Embrapa:
www.embrapa.br/busca-de-solucoes-tecnologicas/-/produto-servico/4746/uso-de-sal-em-procedimentos-na-piscicultura#:~:text=De%20modo%20geral%2C%20s%C3%A3o%20recomendadas,muco%20na%20pele%20dos%20peixes.
Depois me conta o resultado 😉
Muito obrigado pela aula
De todos aqui você foi o único que realmente esclareceu minhas dúvidas gratidão obg
Satisfação Gilberto de que repassa experiências e conhecimentos contribui para o sucesso de outros e aumenta o interesse no Aquárismo. Partilhar erros e sucessos faz parte do processo de crescimento do aquárista e evita que outros peixes sem querer sofram e cause tristeza. Grato.
Obg pelo vídeo
Satisfação simples cidadão.
Você está de parabéns!!! Explicou muito bem! Ajudou-me muito no tratamento de meu lebiste com costia!!!!
@@mariaaparecidatavaresspagl6325 obrigado pelo apreço. Fico feliz de ajudar outros pessoas com meus erros e acertos. Convido assistir outros vídeos do canal para obter mais dicas. Sucesso!
BOM DIA DEUS ABENÇOE SEMPRE 🙌🏻🙏🏻😇 SHOW O SEU VÍDEO
@@rickcostarick792 obrigado e sucesso nos seus projetos tbm. Fique a vontade para ver outros conteúdos do canal e deixar suas impressões.
@@lebeaquarismo🙌🏻😇🙏🏻
é o pondé que está falando, certeza!
Parabéns pela aula 👏
Obrigado pelo apreço @caiocesar2473 e seja bem vindo ao canal. Esse canal visa compartilhamento de conhecimentos teóricos e práticos testados. Convido assitir outros vídeos e deixar suas impressões nos comentários. Temos canal no Instagram também de mesmo nome.
Adorei o seu vídeo, parabéns, estou vom im problema no meu aquário de Bettas duas morreram com uma doença de fungos tio algodão. Retirei tods fo aquário principal e estao em im aquário de 10 litros com aqualife e bacter, porem todas estao bem e coloquei 10g de sal marinho. O aquário contaminado deixei batatendo com sal por 48hs depois continuar do zero
@@reginaalves5185 excelente! Apenas fique a tenta a proporção de sal vc litros de água e também a dosagem dos remédios. Para não sobrecarregar o organismo dos peixes. Sucesso!
Com alho tem também o BETTA Bis da MEGA FOOD
Sim vdd.
Se não tiver peixes de couro, pode colocar de 3 a 5 g/l de sal marinho tranquilidade. 1 g/l é muito pouco (não terapêutico em casos de doenças). Quem pode sofrer com o sal são as plantas.
Olá @tubezeronine seja bem vindo ao canal. Suas observações estão corretas...alguns processos acredito que devido a inexperiência de alguns iniciantes, devem ser seguida gradativamente conforme observação empírica do quadro evolutivo da doença sintomas comportamentais e aparência do indivíduo. Agradeço suas observações exatas e contribuição. Sinta se a vontade de analisar e apreciar outros conteúdos nossos.
Boa tarde.em um aquário de10 lts, quanto boto de sal. E pode ser aquele sal pra churrasco? O sal temperado eu sei q n pode.
Boa noite @HenriqueTrabach,
Seja bem vindo ao canal.
Levando em consideração os fatores discutidos no vídeo se a proporção em consenso da maioria dos aquaristas é uma colher de sopa para cada 20Lt, logo Meia colher de sopa é o suficiente para um aquário de 10Lt. Pode ser sal grosso marinho não iodado vendido em lojas de aquarismo. Como pode ser sal grosso refinado de churrasco. Mas não utilize jamais sal temperado ou que possua outros aditivos. Eles podem ser nocivos aos peixes.
Isso se aplica como preventivo entre as trocas parciais de água. Agora se for para tratamento de doença essa proporção pode aumentar para uma colher de sopa para cada 10 litros. Menos para peixes de coro, moluscos e outros animais sensíveis que devem ser removidos do aquário antes do tratamento.
Espero ter ajudado.
@@lebeaquarismo boa noite! Tudo bem?sou novato no aquarismo.achei os seus ensinamentos muito profissional,por isso fiz a pergunta.des de já muito obrigado pela atenção! Deus te abençoe sempre.muito obrigado. Crio grupos.e tem dois se cosando.vou providenciar isso.obrigado!!!
muito bom vídeo. no caso do sal? eu devo colocar o sal par tratar o peixe em um aquario separado? ou posso colocar no aquario principal e deixar? tem um período que deve deixar ou pode recorrer ao sal de forma permanente?
Olá Adriel, são pertinentes suas perguntas. Se for como preventivo sim pode ser permanente. Ciclídeos pode ser administrado de forma permanente na proporção de 20g para cada 30 litros. Mas durante um tratamento de doença essa proporção passa de 20g para cada 20Litros. Peixes de escamas podem tolerar até 5 gramas por litro durante 7 dias. Mas isso irá deixar eles muito debilitados por desidratação devido a osmose. Por isso não é bom abusar. O ideal é sempre no máximo 1G por litro durante tratamentos. Exceto no caso de peixes de couro que não é recomendável uso do Sal.
Espero ter ajudado.
@@lebeaquarismo ah legal... eu tenho alguns bettas. dois deles estão com aquele fungo que parece algodão doce, eu estou cologando o fungicida que vc citou inclusive, o atlantis, nesse caso eu devo desligar os filtros? (meu filtro é externo básico em um aquário e 13 litros)
Nesse caso eu posso além do fungicida adicionar o sal? (estou no segundo dia do remédio)
Bom dia Adriel, a filtragem se está ligada a oxigenação do aquário tudo num item só pode ser feito assim, remove apenas o carvão ativado, as mídias e deixa apenas o perlon para reter o sólido. Afinal o perlon. É descartado. Não se recomenda lava-lo, mesmo na água do aquário porque ele permanece carregado de compostos que acabam sendo depois com o tempo liberados de volta na água. Outra sugestão se o aquário do seu Betta é 13 litros vc precisará calcular aquela proporção que comentei no vídeo. Blz?!
Cara você falando da marca da ração já fiz o teste e meus peixes demonstraram mais interesse pela ração da Alcon já testei da poytara e outras e eles se interessam mais pela da Alcon.
@Alanpedrozo Excelente ponto. Apesar de essa não ser a temática central desse vídeo, mas eu já fiz esse teste e vi que a Alcon é muito tradicional e já teve seus perrengues e aprendeu com isso...mas num outro episódio pretendo falar um pouco mais sobre isso pq cada marca tem linhas de produtos que se sobressai e outras nem tanto...e tem aquelas que é ruim de qualquer jeito pq o foco é preço e não qualidade ou a a matéria prima não de origem de qualidade.
tenho uma pergunta meu peixe tem um espécie de corte que se ve carne (parte vermelha) do peixe, como os outros peixes estava picando na ferida eu isoleio. para tratar do peixe eu tenho posto um colher de cha de sal na agua e ate então ele tem vindo a melhorar esta correto, o processo
Bom dia Manuel, seja bem vindo ao canal.
Sim. As ações que realizou até agora procedem, visto que o quadro do animal piora se houver constantes assédios e agressões. O sal marinho não iodado é menos tóxico para o peixe. O excesso de iodo pode ser potencialmente perigoso. Mas o Sal grosso de churrasco com iodo quando aplicado na proporção correta de cerca uma colher de sopa para cada 20 litros tem o poder cicatrizante do iodo que é usado até mesmo na medicina como cicatrizante em curativos. O que não pode é o excesso na quantidade ou uso prolongado de mais... assim que apresentar melhora, pare de usar por um tempo ou amenos que volte algum sintoma de doença. O sal também é um controlador de microorganismos nocivos e bom inibidor de fungos nós peixes. Mas nesse caso se houver lacerações no peixe, ferida aberta ou úlceras externas utilize um bactericida como por exemplo labcon bacter. Pois antibiótico nesse caso é necessário. Agora se há sintomas de infecção bacteriana sem ferida aberta pode se usar o fungystrate da @Induspharma que possui azul de metileno e verde malaquita além de outros elementos que combatem fungos e bactérias além de outros patógenos.
Tenho outra pergunta se não for incômodo meu aquario a água é cristalina tpa toda semana água linda e cristalina porém se botar o nariz dentro tem um cheiro de agua de Rio é normal isso não vende é sim cheiro de agua de Rio natural mais é de torneira tratada.obrigado
Certo Jean, sem problema. Se houver a presença de plantas mortas, troncos e outros elementos naturais responsáveis por liberação de tanino como folhas secas de plantas etc pode resultar em cheiro de lago ou rio. Mas se o odor for desagradável, nesse caso também já enfrentei isso. A resposta encontrada depois de analisar o assunto é que diversos tipos de floras bacterianas existem no aquário. Nos meus vídeos eu abordo um pouco sobre essas classes de bactérias decompositoras. Mas algumas bactéria ruins responsáveis por esse desequilíbrio possuem um flora controlada através da tpa e controle da quantidade de alimento ministrado aos peixes. Porém, quando algum parâmetro, têmperatura muda bruscamente para mais fria, ou qualquer outro elemento do aquário modificado pode favorecer gradualmente o crescimento de alguns tipos de bactérias mais do que outras. A fixação excessiva dessas bactérias resultam em suprimir o crescimento de outras boas. Esse desequilíbrio resulta num odor desagradável incomum. De modo geral, num primeiro momento não representa perígo para animais ou plantas. Mas se elas continuarem em aumentar em número com o tempo podem causar um desequilíbrio no aquário e favorecer o surgimento de doenças. Mas em termos gerais o maior problema mesmo é só cheiro horrível. Nesse caso sugiro um produto da Labcon chamado SANI. procure por "Labcon Sani". É um sanitizante que reduz esse tipo de bactérias sem afetar as bactérias boas e os peixes. Adote também o hábito entre as TPA's regularmente usar um acelerador ou incentivador de bactérias nitrossomas. Eu uso o Walter bio da Induspharma. Tem se mostrado muito eficiente, mas tem vários no mercado.
Amigo tenho uma pergunta meu nobre tou tratando meu aquario principal com bacter da labcon e queria saber se eu achar que os peixe tão bem o que vc acha devo parar ou fazer os 5 dias
Excelente pergunta Jean. O princípio aplicado sobre o uso de antibióticos e antimicrobianos como Labcon ictio, bacter e aqualife deve seguir a mesma regra aplicada em humanos e outros animais. Sempre completar o tratamento pelo período indicado na bula ou pelo fabricante. Porquê? Já ouviu falar quando estamos gripados ou com alguma virose que se vc parar o tratamento antes pode ser que algumas cepas das bactérias ou microorganismos sobrevivam? Dessa forma, talvez criem resistência ao princípio ativo do remédio e a próxima geração de seus filhotes já vem com resistência ao medicamento. Daí a coisa fica pior, porque vai precisar usar medicamentos mais caros, mais agressivos para os peixes e por um período maior. Daí as chances de varios peixes ou animais do seu aquário vir a óbito é maior. Então eu sugiro ir até o final. Algumas bulas especificam o prazo que vc pode reiniciar o tratamento no caso de persistência dos sintomas. No Labcon bacter não é diferente. Espero ter ajudado, se gostou das dicas siga nossos canais e ative as notificações para receber mais dicas. Sucesso no seu tratamento.
@@lebeaquarismo obrigado vc é uma benção de Deus na vida de nós aquaristas obrigado irmão obrigado mesmo o meu peixe tá só nadando com as barbatanas baixa nem sei o que tem mesmo porém um tava ruim mesmo tive que sacrificar os outros tão ótimos melhorando só as barbatanas ainda abaixada de uma.son o resto top
@@jeanclaude-vandamme8722 Agradeço o apreço e fico feliz que tenha dado certo, mas não sou nada é não disso...apenas compartilho o que aprendi porque eu já apanhei muito e fracassei muitas vezes. E ainda cometo erros... não tenho vergonha de expor isso...afinal o que eu expor vai evitar que outras vidas animais sejam perdidas, mais pessoas se interessem pelo Aquárismo o que promove o crescimento para todos.
Forte abraço.
Qual é o nome do medicamento porque no seu vídeo nao dá pra notar o nome ficou muito ruim o vídeo
Bar aquário é legal eu adoro tem uns dois mas também acho que é muita frescura tem que ter três quatro aquário temperatura de água isso aquilo, aquilo outro
Tenho dois peixinhos dourados e um deles mal esta se mexendo, quando se mexe é bem pouco, as vezes nadando em parafuso, mas a maioria do tempo ele fica parado, poderia ter alguma ideia do que seja?
Olá André, seja bem vindo ao canal. A sua pergunta é interessante e na maioria dos casos em Kinguios tem haver com doença da bexiga natatória. Veja esse artigo e se te ajuda ao comparar os Sintomas:
myaquarium.com.br/doencas/parasitas/doenca-da-bexiga-natatoria-sintomas-causas-e-tratamento/
Minhas molinesia estão nadando meio estranho,o nado está trêmulo. O q será ?
Olá Cosme,
Sua pergunta é bastante interessante. Observe que essas tremidas e espasmos podem estar relacionadas à outras coisas. Por exemplo, se o seu peixe está se contorcendo e se esfregando nas rochas, a causa mais provável é a má qualidade da água ou parasitas.
O Íctio (Doença dos Pontos Brancos), por exemplo, costuma causar esses espasmos nos peixes. Então, verifique se ele não está com pequenos pontos brancos ou uma película cinza na pele, pois isso pode ser sinal de doenças.Além disso, as tremidas podem ser causadas por praticamente qualquer coisa que irrite a pele do peixe, como íctio, vermes âncora, areia grudada, mudanças repentinas na química da água e intoxicação por amônia e nitratos.
Análise os parâmetros da água se está dentro do range da espécie e tente fazer tpa de 30% a 40% a cada dois dias. ( Um dia sim um dia não) adicionando sal grosso na proporção de uma colher de sopa a cada 20Litros. Caso não apresente melhora ou quadro piore faça uma inspeção visual em busca de coisas diferente na aparência dele e tente usar a tabela de doenças da Labcon como referência ou outra fonte confiável: alconpet.com.br/produto/labcon-ictio
Parabéns pelo vídeo! Foram 30min que nem vi passar. Só um detalhe: acho 50% muita coisa para uma tpa. E precisa controlar a velocidade com que a nova água será inserida no aquário pq o maior problema está nesse ponto.
Obrigado pennywise pela sua participação e pelas sugestões. Nesse caso eu adoto essa medida drastica devido a algumas recomendações especificas de estudos zootécnicos realizados por universidades federais que basearam seus experimentos em aquicultura e produção aquicola onde provou que essa medida radical em alguns casos se faz necessário. Mas vai da avaliação visual, comportamental dos peixes bem detalhada e também precisa preparar os animais antes reforçando alimentação e suplemento vitaminico. Porque esses processos mais radicais submetem como dito no video a um estresse quimico e fisiologico do peixe durante o tratamento. Senão ele não resiste e piora. Mas obrigado mais uma vez e ficou feliz que suas observações.
boa noite! perdi peixe por doença do algodão, e comecei a tratar o aquário com bacter e aqualife, mas não fiz aquario hospital... pus uma dose de cada só... adianta tirar as mídias e deixar separadas num copo dágua, ou faço o tratamento no aquário principal mesmo, e jogo as midias fora e depois coloco outras?
Olá Juliana seja bem vinda.
Na maioria dos casos se há vários indivíduos apresentando um ou mais sintomas é sinal de que o aquário todo foi infectado. Normalmente um mais indivíduos podem apresentar sintomas pq estão com a imunidade baixa, mas os outros podem não apresentar. Afinal os patógenos sempre estão presentes na água o que determina se o indivíduo ficará doente é os parâmetros da água, condições do indivíduo e qualidade da água. Qualquer mudança afetará e mais cedo ou mais tarde pode vir apresentar sintomas. Porém se toda vez que um indivíduo ficar doente for tratar o aquário todo. Pode ser que o choque químico sare os doentes mas outros apresentem outros sintomas isso é muito variável. Quando se tem oportunidade de tratar apenas o indivíduo doente é melhor por economia de produtos, evita estresse químico em indivíduos saudáveis e choque na biólogia do aquário. Mas se já houver perdas e mais indivíduos apresentando problemas? Trate o aquário todo. Inclusive pode deixar as mídias l, enfeites rochas e troncos tudo dentro mesmo pq pode ter certeza que já ficou colônias das bactérias, fungos e outros microorganismos nocivos neles...apenas remova o elemento de filtragem química do seu filtro ex.: Carvão ativado, purigem ou outros...mas a mídia biológica ou espuma pode deixar. Se for perlon, troque toda vez que fizer a tpa. Depois de completado tratamento pode por devolta para remover vestígios do medicamento.
Reforçando que não deve interromper ou tratar parcialmente...siga a bula a risca. Colocar o remédio por um dia é pior que não fazer. Se vc interromper antes do prazo recomendado pelo fabricante, pode gerar microorganismos com resistência biológica ao remédio e aí a brincadeira ficará mais cara e mais demorada de resolver.
@@lebeaquarismo muitíssimo obrigada!! é meu primeiro aquario! Primeira doença nele tb! Espero conseguir salvar meus peixinhos q sobraram! Abração e obrigada pelo video e pela atenção!! ❤️ depois conto!
@@jullycanova por nada. Espero ter contribuido de alguma forma. Insucessos podem ocorrer durante o processo de aprendizagem do (a) aquárista. O importante é sempre pesquisar, ler bastante antes de tomar qualquer decisão. Na dúvida perguntar para Aquáristas experientes, a fim de tomar ações mais acertadas e evitar perdas, frustrações e minimizar custos desnecessários. Sucesso nos seus projetos.😉👋
@@lebeaquarismo super grata!! Perdi 2 peixinhos, obrigada pelas palavras de consolo e pela ajuda!
Qual o nome do remédio
Boa Jean, o remédio inicial informado é o bactericida e Fungicida da Atlantys.