Hino do Partido Constitucionalista | 1.932
Вставка
- Опубліковано 8 січ 2025
- #Hino #PartidoConstitucionalista #SãoPaulo #RevoluçãoDe1932
"Marchemos cheios de glória
Comnosco marcha a victória!"
Hino do Partido Constitucionalista de São Paulo (1.934 - 1.937), com letra e fotos ilustrativas e alusivas ao Movimento de 32. O lema do partido era "Das trincheiras para as urnas". Muitos defendem que essa música se torne o Hino do Estado de S. Paulo.
O Hino é de autoria do maestro Marcello Tupynambá, pseudônimo de Fernando Lobo (1892-1953) e foi composta em 1.932, no calor dos acontecimentos. Expressa a união dos paulistas de todas as partes, idades, credos e classes em prol da causa constitucionalista, contra a tirania de Vargas, figura taciturna e autoritária, que chegou ao poder através de um golpe. Evoca o sacrifício dos jovens paulistas de então, que ofertaram suas vidas no altar da liberdade, contra o arbítrio do "Governo Provisório", uma ditadura cruel que perduraria por 15 longos anos. A interpretação melódica foi retirada de um vídeo postado aqui no UA-cam, no canal do Marcos Pucci.
Dedicado ao: “Voluntário Paulista, que trocaste o chapéu de feltro pelo capacete de aço que cingiste contra os rins o cinturão do soldado da lei; que sacudiste a poeira da tua fora da rústica nas gargantas de Eleutério, nos socavões de Cunha, nas montanhas de Túnel, nos cômoros dos do Sul [...] A tua bandeira de treze listas ergue-se a última e majestosa, porque encerra as páginas brilhantes de uma raça de Titãs, se prefere a morte ao viver de escravos!” (ANTONIETA PIMENTEL MUNIZ)
Porque: “Ser Paulista! - Em brasão e em pergaminho
É ser traído e pelejar sozinho
É ser vencido, mas cair de pé!” (Carmen Lia)
Viva S. Paulo! Viva o Povo Paulista!
Glória aos Heróis de 1.932!