Nao encontrei ainda na prática da clínica um transexual seja feminino ou masculino q desgrude da imagem estereotipada do q é feminino e do q é masculino antes de ver-se homem ou mulher p fz a transiçao. O q eu vejo é q querem fz a transiçao e construir um personagem do feminino ou do masculino estereotipado, mas nao desconstruiram o q é feminino e o q é masculino antes da transiçao. Daí eu vejo, por ex, um cara gay q vira transexual feminino p relacionar-se com homens pq só assim aceita q gosta de homens. Mas o feminino q esse trans construiu na cabeça dele é q quer ser a Barbie pq acha q isso q é ser feminino. Passa um tempo sendo a Barbie e percebe q akilo ali nao era o q procurava, fica bem frustrado e q voltar a ser só um homem gay. Se já está operado vai passar a sofrer pq nao trm mais pênis e a transexualidade virou uma confusao ao invés de ter ajudado. E nesse processo todo rola mta angústia, sofrimento e uma gangorra de emoçoes gigantesca q muitos nao agüentam bancar pq nao existe ser mulher, ser homem, é tudo uma fantasia cultural q se nao for super bem resolvida antes da transiçao, só causa dissabores depois. E quem entende isso tudo nao faz q transiçao, isso q vi até agora.
Você é uma pessoa ou mal informada ou mal intencionada. Tudo que falou é só achismo pra justificar sua transfobia. Estude. Ou resolva ser uma pessoa honesta.
Chegaremos a 300, 800, 10.000 gêneros. A verdade é que essa teoria pós-moderna só fez avançar a obtusa classificação de "homem" e "mulher" (masculino e feminino) como papéis de gênero, cada vez mais solidificando conceitos como "feminilidade" e "masculinidade" e baseando esta fauna toda nestes dois papéis que ainda remontam noções pré-industriais de identidade sexual (aliás, algumas das "formas" de masculinidade e feminilidade ainda estão calcadas na era pré-agricultura!). Foi o caminho errado, mas é o caminho que boa parte da esquerda (sobretudo a que está dentro da universidade) tomou. De fato, o que fica MUITO claro é que a teoria de gênero é uma acomodação criada para conviver com o neoliberalismo. Uma experiência radical de destruição dos papéis de gênero representaria uma cisão com os modelos afetivos propostos pelo tipo de sociedade que nós temos e a esquerda liberal, gestada no seio da intelctualidade norteamericana, não quero romper com esta tradição. Os transsexuais são a "espada" que eles usam para lutar nesta batalha, até porque uma palavra de discordância e você será chamado de transfóbico para baixo. É na política da mordaça intelectual que a esquerda liberal e seus teóricos de gênero fizeram sua cama. Enquanto isto, as velhas normatividades de sempre continuam a esmagar as pessoas, sobretudo lésbicas que tiveram até seu direito de ser fêmea retirado, pois agora basta-se dizer mulher, isto tudo é claro depois de ser nascido e criado com os privilégios de um homem, para sê-lo. Aliás, transsexuais não sofrem com misoginia, é um tipo completamente diferente de preconceito, mas os teóricos do gênero já insistem na leitura que a sociedade já "aceitou" a condição deles de mulher ou homem e os trata tal e qual (de jeito nenhum isto é o que se confere na realidade, mas o que importa é o que é dito no campus).
Christian, você poderia falar sobre como a psicanálise vê as frustrações do ser humano? Ou seja, quando aquelas ideias principais que regem a vida das pessoas, tal como casar e ser bem sucedido no casamento ou ser bem sucedido profissionalmente, não dão certo. Obrigado e parabéns pelo canal!
Christian Dunker, você mencionou, em um de seus escritos, sobre a articulação de três campos no qual a análise deve visar: o desejo, a pulsão e a fantasia. Você pode falar mais sobre isso?
O processo envolve mesmo um sofrimento, afinal não é fácil viver diante de tanto preconceito. A gente percebe o preconceito até dentro das equipes de saúde, portanto, o transexual precisa de apoio emocional.
professor, o senhor fala em "identidade" e "corpo". "homem" e "mulher". fala de um sistema binário. noto que seu video é de 2016. curiosa sobre o quanto o senhor evoluiu os pensamentos e questionamentos a respeito de corpos trans e identidade de genero.
Olá Christian, parabéns pelo trabalho! Gostaria de saber sua opinião sobre o pensamento de Deleuze e Guattari, principalmente a respeito das críticas à psicanálise. Obrigado.
Christian, para psicanálise qual é a definição conceitual para homem e mulher se não materialista? Às vezes, me parece um pouco neurossexista e até literalmente sexista como coisas "masculinas" e "femininas" são colocadas em um debate sobre transexualidade, imagino que seja algo muito específico e pessoal, uma experiência particular em cada pessoa que se identifica como transexual.
Christian, você poderia comentar sobre algumas produções a cerca do tema? Livros de analistas lacanianos como da Catherine Millot - Extrasexo - e da Geneviève Morel - Ambiguidades Sexuais, La loi de la mère - posicionam a transexualidade como um sintoma neurótico ou uma amarração psicótica e ambas analistas possuem uma visão que a identidade não é algo que se descobre(que seria o 'reencontro consigo') e nem é um conceito analítico. Em vez disso, utilizam o conceito de identificação para discutir os 'casos clínicos'.
Estou passando por isso com minha filha de 11 anos,até 10 anos se vestia como menina e era uma menina,com 11 anos me disse que se vê como menino,não estou sabendo lidar com isso,antes não dava nenhum indício disso.
Sou um homem trans de 21 anos de idade e desde 6 anos de idade apresento indícios. Minha mãe não entendia no tempo mas hoje estamos bem e me adequei a minha identidade. Vale ressaltar que vim de um lar cheio de muito afeto, não me faltou nada, tenho pais ótimos porém sempre queria me vestir como garoto e no tempo que decidir escolher minhas roupas houve muita resistência por parte da minha mãe e os anos passaram até que ela cedeu, sempre com muito respeito e amor. Fiz todo acompanhamento com profissionais que aos 14 me diagnosticaram com incongruência de gênero e aos 18 anos poderia iniciar tratamentos hormonais e fazer mastectomia(se assim eu desejasse) resolvi esperar até os 20 anos para iniciar. Sempre fui feliz com minha família mas sempre senti que faltava algo e sempre tive aversão aos meus seios, portanto é algo muito complexo pra lidar sozinha. Acho que você deve adotar uma visão acolhedora e buscar ajuda com psiquiatras ou psicólogos. Por se tratar de uma criança é muito fácil absorver coisas de fora por N fatores, ela pode apenas está tentando chamar sua atenção ou simplesmente se sentir assim desde sempre mas não ter apresentado indícios. Mas de antemão não se desespere e converse, uma conversa de acolhimento não de culpa e acusação. Pode ser que ao passar dos anos perceba que foi apenas coisa da juventude e que se enganou(o que é muito comum com qualquer ser humano) não tente proibir mas imponha limites e regras. Espero ter contribuído pelo menos um pouquinho, Deus abençoe vocês!
E mais, brigas só irão desgastar a relação de vocês, não afaste sua/seu filha(o), filhos não são para atender as expectativas de pais. São seres com suas individualidades, afinal como minha mãe me diz "criamos filhos para o mundo não para nós mesmo, não quero você morando comigo o resto da vida por isso vá viver sua vida"
@@gabriellesoares6198 Acho que nesse momento entra a questão dos limites e regras. Tente equilibrar as coisas, negociar com sua criança e fazendo conceções que não irão desrespeitar o pai. Conversar com o pai para que faça conceções sem ferir os valores que ele está tentando passar. Sem brigas e sem criar um ambiente familiar caótico, com amor e acolhimento de ambos e por isso uma ajuda profissional é de grande valor. Afinal não escolhemos nascer assim!
Oi Christian, te admiro muito! Será você poderia falar umppuco sobre as pessoas que se identificam como animais. Será que não estaríamos normalizando a psicose?
Christian, tem alguma reflexão acerca da experiência transexual em crianças? Atualmente há muitas discussões acerca do tratamento hormonal antes da puberdade para crianças que se reconhecem como pertencentes ao outro sexo, por exemplo.
GENTE VOU FAZER UMA ERRATA, CONSIDERANDO QUE O VÍDEO É DE 2016 E TEM MUITA INFORMAÇÃO ERRADA, POR CONTA DA FALTA DE INFORMAÇÃO NA ÉPOCA. LEIAM: Primeiro: Nem toda pessoa trans sofre de Disforia. Disforia é o incômodo com o próprio corpo ou parte dele que abala sua autoestima e sua identidade de gênero. Qualquer pessoa seja homem ou mulher, cis ou trans pode sofrer, ter sofrido ou não ter sofrido com a disforia. A disforia não é um problema que vem da pessoa, mas sim recai nela, pois a disforia é resultado da sociedade que impõe padrões inalcançáveis e esteriotipados de gênero. A disforia é mais visível em pessoas trans, mas mulheres cis também sofrem bastante e até homens também. Segundo: A Ciência e a Lei já reconheceram que ser trans não é um transtorno nem um distúrbio. É uma identidade de gênero como qualquer outra, da mesmo forma que a identidade de gênero homem cis e mulher cis, que são os dois gêneros historicamente visibilizados. Terceiro: O senhor do vídeo está sendo binário, ou seja, está colocando no centro apenas os dois gêneros Cis. Pessoas Trans não estão buscando ser Cis, não estão buscando adequar seu corpo para um gênero Cis, elas na verdade buscam se reconhecer em SUA própria identidade de gênero TRANS, considerando que pessoas trans nascem e crescem sem ter conhecimento que seu gênero existe, por conta do apagamento histórico. E os gêneros Trans são bem mais que apenas dois. Quarto: Todos, TODOS, os problemas das pessoas trans vem da marginalização, extermínio e violência estrutural e sistêmica que sofrem diariamente, simplesmente por conta da sua identidade de gênero. ABRAÇOS!
1. A primeira coisa que ele falou no vídeo foi que nem todas as pessoas transexuais sofrem de disforia. 2. Ele também colocou que a transexualidade foi CLASSICAMENTE vista como um transtorno mental, e que hoje não é mais visto desta forma, uma vez que a identidade de gênero faz parte da jornada infantil. Ele pontuou que, entretanto, algumas pessoas que sofrem de sintomas psicóticos, podem acreditar que são transexuais, e que isto SEMPRE vem acompanhado de uma dialética em que um Outro (que supõe-se que o persegue, e por isso é uma psicose, pois ele não existe) está obrigando-o a transicionar o seu gênero. Isso é um sintoma que pode aparecer em alguns neuróticos, e não são parte da experiência transexual. 3. A questão da bigeneridade na psicanálise é parte do significante dela, uma questão histórica, uma vez que nos seus primórdios, o Freud associou o centro da formação da sexualidade, o "Falo" (que NÃO é o pênis), que frequentemente era associado ao pênis, e a partir daí desenvolveu sua teoria da sexualidade tendo como fortes influências o corpo e como ele é visto pelo Outro na infância e, é claro, as resistências do indivíduo a pressões que não necessariamente correspondem a si. Hoje em dia, após o advento das teorias Lacanianas, compreendemos o gênero masculino ou feminino como, na verdade, significantes ou posições em relação ao desejo que NÃO necessariamente tem a ver com o sexo biológico. Logo, quando falamos em Pai, Mãe, Homem, Mulher e Falo, estamos falando de significantes e semblantes, e não significados definidos e estabelecidos.
@@pedrogabriel2999 Sim, muitos termos são usados por conta do tempo. Da mesma forma que um vídeo antigo como esse, tem questões antigas que hoje estão atualizadas, e não tem problema nenhum, esse processo faz parte. Por isso, você não precisa justificar algo desatualizado, pq não faz sentido justificar um dado antigo como se ele fosse uma verdade absoluta...mas concordo com você sobre esse processo histórico e que ele existe e deve ser considerado para efeito de estudo, da mesma forma que as atualizações de hoje vão estar ultrapassadas daqui há algumas décadas. Obrigada pelas palavras! Boa noite!
"Ah, o senhor do vídeo está sendo binário" Claro que sim porra. Só existe DOIS gêneros NATURAIS o masculino e o feminio. Tudo a mais que isso é invenção pra agradar a grande minoria LGBTQUIABCDEFGZ+
Freud se debate nessa sua teoria, infundada não se sabe no que, apenas em fundamentalismo, não há de fato embasamento, disseram que tu mudou, então verifique o vídeo, faça um novo, com n9vas análises baseadas nos novos estudos e mudanças. Meu mundo de fantasia está se tornando minha realidade paralela!!!
Eu sou trans. Me sinto homem e nasci mulher, mas gosto de homem trans que são mulher. Queria ter 3 penis e 1 vagina e poder tomar vitamina de abacate com caramelo 7 vezes ao ano. Sem contar que amo fazer polichinelos no frio.
Olá, Cristian. Gostaria de te ouvir falar sobre perversão e gênero. Existiria uma perversão feminina ou uma perversão nas mulheres? Muitíssimo obrigada e parabéns pelos vídeos!
Desculpa mais isso nao existe, E simples , se o homem que, quer ser mulher, sentisse, dores do parto, contrações, menstruação nao iria querer virar mulher, ser mulher e muito fácil sem sentir essas coisas, desculpas nasceu homem e homen e nasceu mulher e mulher, nao existe isso de indentidade.
Professor, o senhor poderia fazer um vídeo sobre gênero fluido e como a psicanálise entende isso?
Nao encontrei ainda na prática da clínica um transexual seja feminino ou masculino q desgrude da imagem estereotipada do q é feminino e do q é masculino antes de ver-se homem ou mulher p fz a transiçao. O q eu vejo é q querem fz a transiçao e construir um personagem do feminino ou do masculino estereotipado, mas nao desconstruiram o q é feminino e o q é masculino antes da transiçao. Daí eu vejo, por ex, um cara gay q vira transexual feminino p relacionar-se com homens pq só assim aceita q gosta de homens. Mas o feminino q esse trans construiu na cabeça dele é q quer ser a Barbie pq acha q isso q é ser feminino. Passa um tempo sendo a Barbie e percebe q akilo ali nao era o q procurava, fica bem frustrado e q voltar a ser só um homem gay. Se já está operado vai passar a sofrer pq nao trm mais pênis e a transexualidade virou uma confusao ao invés de ter ajudado. E nesse processo todo rola mta angústia, sofrimento e uma gangorra de emoçoes gigantesca q muitos nao agüentam bancar pq nao existe ser mulher, ser homem, é tudo uma fantasia cultural q se nao for super bem resolvida antes da transiçao, só causa dissabores depois. E quem entende isso tudo nao faz q transiçao, isso q vi até agora.
Você é uma pessoa ou mal informada ou mal intencionada. Tudo que falou é só achismo pra justificar sua transfobia. Estude. Ou resolva ser uma pessoa honesta.
Acho que não seria tema da psicanálise ainda, mas pode ser interessante falar dos 31 gêneros reconhecidos em Nova York, por exemplo.
Ele já comentou a assexualidade demissexualidade em outro video
Chegaremos a 300, 800, 10.000 gêneros. A verdade é que essa teoria pós-moderna só fez avançar a obtusa classificação de "homem" e "mulher" (masculino e feminino) como papéis de gênero, cada vez mais solidificando conceitos como "feminilidade" e "masculinidade" e baseando esta fauna toda nestes dois papéis que ainda remontam noções pré-industriais de identidade sexual (aliás, algumas das "formas" de masculinidade e feminilidade ainda estão calcadas na era pré-agricultura!). Foi o caminho errado, mas é o caminho que boa parte da esquerda (sobretudo a que está dentro da universidade) tomou. De fato, o que fica MUITO claro é que a teoria de gênero é uma acomodação criada para conviver com o neoliberalismo. Uma experiência radical de destruição dos papéis de gênero representaria uma cisão com os modelos afetivos propostos pelo tipo de sociedade que nós temos e a esquerda liberal, gestada no seio da intelctualidade norteamericana, não quero romper com esta tradição. Os transsexuais são a "espada" que eles usam para lutar nesta batalha, até porque uma palavra de discordância e você será chamado de transfóbico para baixo. É na política da mordaça intelectual que a esquerda liberal e seus teóricos de gênero fizeram sua cama. Enquanto isto, as velhas normatividades de sempre continuam a esmagar as pessoas, sobretudo lésbicas que tiveram até seu direito de ser fêmea retirado, pois agora basta-se dizer mulher, isto tudo é claro depois de ser nascido e criado com os privilégios de um homem, para sê-lo. Aliás, transsexuais não sofrem com misoginia, é um tipo completamente diferente de preconceito, mas os teóricos do gênero já insistem na leitura que a sociedade já "aceitou" a condição deles de mulher ou homem e os trata tal e qual (de jeito nenhum isto é o que se confere na realidade, mas o que importa é o que é dito no campus).
É distúrbio mental
Diz a Psiquiatria
Mâdar-Zâdi64 vc está ERRADA
mathmss a gata escreve uma bíblia no youtube só pra destilar transfobia. Via ser feliz, linda. deixa as pessoas trans em paz.
Christian, você poderia falar sobre como a psicanálise vê as frustrações do ser humano? Ou seja, quando aquelas ideias principais que regem a vida das pessoas, tal como casar e ser bem sucedido no casamento ou ser bem sucedido profissionalmente, não dão certo. Obrigado e parabéns pelo canal!
Christian Dunker, você mencionou, em um de seus escritos, sobre a articulação de três campos no qual a análise deve visar: o desejo, a pulsão e a fantasia. Você pode falar mais sobre isso?
O processo envolve mesmo um sofrimento, afinal não é fácil viver diante de tanto preconceito. A gente percebe o preconceito até dentro das equipes de saúde, portanto, o transexual precisa de apoio emocional.
O sofrimento não se dá somente pelo preconceito, a disforia em sí é uma condição que causa muito sofrimento, assim como a dismorfia corporal causa.
É só virar homem e parar de frescura kk
Nossa , ta claro que eles tem um transtorno se gênero, é doenca mesmo .
Amigão, a condição em si já causa malefícios
Faz uma atualização do debate pra nós?
professor, o senhor fala em "identidade" e "corpo". "homem" e "mulher". fala de um sistema binário. noto que seu video é de 2016. curiosa sobre o quanto o senhor evoluiu os pensamentos e questionamentos a respeito de corpos trans e identidade de genero.
Como ele disse no inicio, seriam as formas mais amenas que a pessoa se adequar apenas com mudanças na vestimenta, por exemplo.
sim ele falou um monte de coisa errada, mas deve ser pela falta de informação na época, espero q ele tenha se atualizado
@@mariatesllyn Isso aconteceu por que a psicanalise que ele usou era bem de Freud mesmo.
Isso é transtorno de identidade. Basta a pessoa enfrentar seus medos e a olhar o como a natureza o fez.
e isso que você está fazendo é psicanálise selvagem!
Olá Christian, parabéns pelo trabalho! Gostaria de saber sua opinião sobre o pensamento de Deleuze e Guattari, principalmente a respeito das críticas à psicanálise. Obrigado.
Christian, para psicanálise qual é a definição conceitual para homem e mulher se não materialista? Às vezes, me parece um pouco neurossexista e até literalmente sexista como coisas "masculinas" e "femininas" são colocadas em um debate sobre transexualidade, imagino que seja algo muito específico e pessoal, uma experiência particular em cada pessoa que se identifica como transexual.
Christian, você poderia comentar sobre algumas produções a cerca do tema?
Livros de analistas lacanianos como da Catherine Millot - Extrasexo - e da Geneviève Morel - Ambiguidades Sexuais, La loi de la mère - posicionam a transexualidade como um sintoma neurótico ou uma amarração psicótica e ambas analistas possuem uma visão que a identidade não é algo que se descobre(que seria o 'reencontro consigo') e nem é um conceito analítico.
Em vez disso, utilizam o conceito de identificação para discutir os 'casos clínicos'.
Dando like para quem acrescenta!
Olá prof. Dunker, interessante abordagem. Mas, creio que seja importante editar o nome dos teóricos e personagens (que o senhor cita) em seus vídeos.
Estou passando por isso com minha filha de 11 anos,até 10 anos se vestia como menina e era uma menina,com 11 anos me disse que se vê como menino,não estou sabendo lidar com isso,antes não dava nenhum indício disso.
Sou um homem trans de 21 anos de idade e desde 6 anos de idade apresento indícios. Minha mãe não entendia no tempo mas hoje estamos bem e me adequei a minha identidade. Vale ressaltar que vim de um lar cheio de muito afeto, não me faltou nada, tenho pais ótimos porém sempre queria me vestir como garoto e no tempo que decidir escolher minhas roupas houve muita resistência por parte da minha mãe e os anos passaram até que ela cedeu, sempre com muito respeito e amor. Fiz todo acompanhamento com profissionais que aos 14 me diagnosticaram com incongruência de gênero e aos 18 anos poderia iniciar tratamentos hormonais e fazer mastectomia(se assim eu desejasse) resolvi esperar até os 20 anos para iniciar. Sempre fui feliz com minha família mas sempre senti que faltava algo e sempre tive aversão aos meus seios, portanto é algo muito complexo pra lidar sozinha. Acho que você deve adotar uma visão acolhedora e buscar ajuda com psiquiatras ou psicólogos. Por se tratar de uma criança é muito fácil absorver coisas de fora por N fatores, ela pode apenas está tentando chamar sua atenção ou simplesmente se sentir assim desde sempre mas não ter apresentado indícios. Mas de antemão não se desespere e converse, uma conversa de acolhimento não de culpa e acusação. Pode ser que ao passar dos anos perceba que foi apenas coisa da juventude e que se enganou(o que é muito comum com qualquer ser humano) não tente proibir mas imponha limites e regras. Espero ter contribuído pelo menos um pouquinho, Deus abençoe vocês!
@@harielshark muito obrigado pelas palavras.
E mais, brigas só irão desgastar a relação de vocês, não afaste sua/seu filha(o), filhos não são para atender as expectativas de pais. São seres com suas individualidades, afinal como minha mãe me diz "criamos filhos para o mundo não para nós mesmo, não quero você morando comigo o resto da vida por isso vá viver sua vida"
@@harielshark estou tentando ajudar o máximo e apoiando,porém o pai dela que não aceita o jeito dela se vestir,o jeito dela querer cortar o cabelo.
@@gabriellesoares6198 Acho que nesse momento entra a questão dos limites e regras. Tente equilibrar as coisas, negociar com sua criança e fazendo conceções que não irão desrespeitar o pai. Conversar com o pai para que faça conceções sem ferir os valores que ele está tentando passar. Sem brigas e sem criar um ambiente familiar caótico, com amor e acolhimento de ambos e por isso uma ajuda profissional é de grande valor. Afinal não escolhemos nascer assim!
Oi Christian, te admiro muito!
Será você poderia falar umppuco sobre as pessoas que se identificam como animais. Será que não estaríamos normalizando a psicose?
Christian, tem alguma reflexão acerca da experiência transexual em crianças? Atualmente há muitas discussões acerca do tratamento hormonal antes da puberdade para crianças que se reconhecem como pertencentes ao outro sexo, por exemplo.
Muito bom Dunker!
Rumo ao encontro consigo ❤
Dunker, sugere algum material sobre o tema? Abraço.
Oi, Luciana! Como vai?
Encontrou algo?
Patrícia prochat: psicanálise e Transexualismo
GENTE VOU FAZER UMA ERRATA, CONSIDERANDO QUE O VÍDEO É DE 2016 E TEM MUITA INFORMAÇÃO ERRADA, POR CONTA DA FALTA DE INFORMAÇÃO NA ÉPOCA. LEIAM:
Primeiro: Nem toda pessoa trans sofre de Disforia. Disforia é o incômodo com o próprio corpo ou parte dele que abala sua autoestima e sua identidade de gênero. Qualquer pessoa seja homem ou mulher, cis ou trans pode sofrer, ter sofrido ou não ter sofrido com a disforia. A disforia não é um problema que vem da pessoa, mas sim recai nela, pois a disforia é resultado da sociedade que impõe padrões inalcançáveis e esteriotipados de gênero. A disforia é mais visível em pessoas trans, mas mulheres cis também sofrem bastante e até homens também.
Segundo: A Ciência e a Lei já reconheceram que ser trans não é um transtorno nem um distúrbio. É uma identidade de gênero como qualquer outra, da mesmo forma que a identidade de gênero homem cis e mulher cis, que são os dois gêneros historicamente visibilizados.
Terceiro: O senhor do vídeo está sendo binário, ou seja, está colocando no centro apenas os dois gêneros Cis. Pessoas Trans não estão buscando ser Cis, não estão buscando adequar seu corpo para um gênero Cis, elas na verdade buscam se reconhecer em SUA própria identidade de gênero TRANS, considerando que pessoas trans nascem e crescem sem ter conhecimento que seu gênero existe, por conta do apagamento histórico. E os gêneros Trans são bem mais que apenas dois.
Quarto: Todos, TODOS, os problemas das pessoas trans vem da marginalização, extermínio e violência estrutural e sistêmica que sofrem diariamente, simplesmente por conta da sua identidade de gênero.
ABRAÇOS!
1. A primeira coisa que ele falou no vídeo foi que nem todas as pessoas transexuais sofrem de disforia.
2. Ele também colocou que a transexualidade foi CLASSICAMENTE vista como um transtorno mental, e que hoje não é mais visto desta forma, uma vez que a identidade de gênero faz parte da jornada infantil. Ele pontuou que, entretanto, algumas pessoas que sofrem de sintomas psicóticos, podem acreditar que são transexuais, e que isto SEMPRE vem acompanhado de uma dialética em que um Outro (que supõe-se que o persegue, e por isso é uma psicose, pois ele não existe) está obrigando-o a transicionar o seu gênero. Isso é um sintoma que pode aparecer em alguns neuróticos, e não são parte da experiência transexual.
3. A questão da bigeneridade na psicanálise é parte do significante dela, uma questão histórica, uma vez que nos seus primórdios, o Freud associou o centro da formação da sexualidade, o "Falo" (que NÃO é o pênis), que frequentemente era associado ao pênis, e a partir daí desenvolveu sua teoria da sexualidade tendo como fortes influências o corpo e como ele é visto pelo Outro na infância e, é claro, as resistências do indivíduo a pressões que não necessariamente correspondem a si. Hoje em dia, após o advento das teorias Lacanianas, compreendemos o gênero masculino ou feminino como, na verdade, significantes ou posições em relação ao desejo que NÃO necessariamente tem a ver com o sexo biológico. Logo, quando falamos em Pai, Mãe, Homem, Mulher e Falo, estamos falando de significantes e semblantes, e não significados definidos e estabelecidos.
@@pedrogabriel2999 Sim, muitos termos são usados por conta do tempo. Da mesma forma que um vídeo antigo como esse, tem questões antigas que hoje estão atualizadas, e não tem problema nenhum, esse processo faz parte. Por isso, você não precisa justificar algo desatualizado, pq não faz sentido justificar um dado antigo como se ele fosse uma verdade absoluta...mas concordo com você sobre esse processo histórico e que ele existe e deve ser considerado para efeito de estudo, da mesma forma que as atualizações de hoje vão estar ultrapassadas daqui há algumas décadas. Obrigada pelas palavras! Boa noite!
Obrigada ❤️
"Ah, o senhor do vídeo está sendo binário" Claro que sim porra. Só existe DOIS gêneros NATURAIS o masculino e o feminio. Tudo a mais que isso é invenção pra agradar a grande minoria LGBTQUIABCDEFGZ+
E você é quem para afirmar isso? Alem ligado á saude mental ? Hummm
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Freud se debate nessa sua teoria, infundada não se sabe no que, apenas em fundamentalismo, não há de fato embasamento, disseram que tu mudou, então verifique o vídeo, faça um novo, com n9vas análises baseadas nos novos estudos e mudanças. Meu mundo de fantasia está se tornando minha realidade paralela!!!
Eu sou trans.
Me sinto homem e nasci mulher, mas gosto de homem trans que são mulher.
Queria ter 3 penis e 1 vagina e poder tomar vitamina de abacate com caramelo 7 vezes ao ano.
Sem contar que amo fazer polichinelos no frio.
KKKKKKKKKK CARAMBA
Legal parça, mas como que isso vai resolver o problema da economia brasileira
humor
taporraakkkkkkkkk
Resumido: você é doente
Eu sofro de auto ginefilia
O que é isso?
Olá, Cristian. Gostaria de te ouvir falar sobre perversão e gênero. Existiria uma perversão feminina ou uma perversão nas mulheres?
Muitíssimo obrigada e parabéns pelos vídeos!
Desculpa mais isso nao existe,
E simples , se o homem que, quer ser mulher, sentisse, dores do parto, contrações, menstruação nao iria querer virar mulher, ser mulher e muito fácil sem sentir essas coisas, desculpas nasceu homem e homen e nasceu mulher e mulher, nao existe isso de indentidade.
Vandinho Leto existe você querendo ou não, só quem é sabe, o resto ninguém pode explicar.
Vandinho Leto, trata-se de uma experiência de identidade, não biológica determinista como tu acreditas.
@@marcelocardozo9530 Ou seja, problemas psicológicos
Vc está errado. Aceita que dói menos.
O que você faz em um canal sobre PSICANÁLISE amado?
Não está entendendo nada, volte vinte casas!
Como a psicanálise vê pessoas que se identificam como cachorro?
Kkkkkkkk
Querida, Conta aí pra gente como é se sentir como uma vaca. 😂 😂 😂 😂
@@aleale5177
Não sei, acho que vc deve perguntar a sua mãe.
Mas responde ai:
Como é se sentir uma anta da terceira idade com uma testa gigante?
@@aleale5177
Anta da terceira idade testuda.
Essa doeu kkkkkkkkk
@@Tiago-gf9kv Não é doença, é algo que deve ser normalizado, todos podem ser o que quiserem!
identidade prazer fantasia
Por favor para de falar UA-cam assim eu não gosto
kkk
dentre tantas teorias, o melhor comentário . puro id
Mas foda eh que tem "receitinha": opera.E com quase nada de analise