Acho engraçadão o chilique dos liberalóides quando um governo de (centro) esquerda nomeia um economista de esquerda pro... IBGE. Imagina se fosse pra Fazenda. Quando é um faria limer neoliberal, é nomeação "técnica".
Depois de muitos pontos de partida, chegou o dia de discordar do Doria. Esse paralelo com a Argentina é irresponsável, pois ja condena por antecipação, sem fundamento, além de acusar alguém por erros futuros. Essa certeza de que Marcio será prejudicial com base em 2008 nao faz sentido, pois o IBGE é mais um órgão estatístico, e não de pesquisa, como é o IPEA, daí o motivo de talvez ter se preferido um viés ideológico. Enfim, tomara que o canal nao rume por esse caminho, o da implicância ideológica
Quem é "ninguém"? Quem são os inúmeros diretores demitidos? De quem vinham as reclamações? Discordar das ideias econômicas do Pochmann, ok, levantar suspeitas sobre a idoneidade profissional dele baseada em "fontes", "alguém", "ninguém" é leviandade
E complementando, se o Pochmann for mesmo pro IBGE é combustível certo pra extrema direita levantar todo tipo de duvida sobre qualquer coisa que o IBGE divulgue, e o pior é que desta vez eles terão razões mais que suficientes para isso.
Prezado Doria, boa tarde! Observando sua análise me parece no mínimo irresponsável realizar afirmações, em relação ao desaparecimento de dados estatísticos na gestão do referido indicado, sem uma base concreta que as referencie. Citar os relatos de antigos funcionários, sem apresentar um estudo ou uma apuração mais aprofundada, torna sua base de argumentação muito frágil e superficial.
Pedro, conheço o IBGE por dentro, do ponto de vista dos técnicos e analistas mas não das gerências nacionais, e posso te assegurar que sua estrutura é muito robusta para haver os tipos de interferência que têm-se cogitado. Na sua argumentação, a era Bolsonaro foi uma exceção, mas é ela que prova como o IBGE é independente. Mesmo após quatro anos de sabotagem, conseguiu entregar todos as pesquisas de seus cronogramas. Não há qualquer possibilidade de um presidente interferir em resultados ou em abordagens de pesquisas do instituto, diferentemente do relatado no IPEA. Os problemas no IBGE são muito mais complexos e dizem mais respeito à estrutura de trabalho sucateada do que simplesmente à ideologia sobre quem o preside. No começo do mandato do Bozo, Guedes nomeu uma "sobrinha", sem experiência de gestão para o cargo, que quis "simplificar o Censo", precarizou o trabalho contratando temporários para trabalhos técnicos, arrochou orçamentos já muito curtos, e mesmo assim o órgão não ficou devendo nenhum indicador econômico, mostrou que a inflação explodiu e que Guedes perdeu o controle da economia.
Acredita em gnomos? Mesmo conhecendo a máquina por dentro tem a cara-de-pau de dizer que não dá pra aparelhar e interferir/manipular o trabalho? INGENUIDADE OU MÁ FÉ? Guedes fez lambanças nesse aspecto sim, mas quere negar o risco que alguém com histórico do Pochmann significa é indefensável.
@@michaela7759 Vc tá contaminado pelo golpismo. O mesmo que prender o Lula, que conspirou pra derrubar a Dilma, pra eleger o inelegivel. Chega! Chega disso! Se houve algum tipo de manipulaçao, vamos saber.
“Se todo mundo gostasse do verde, o que seria do amarelo?” Respeito sua opinião mas tenho a minha avaliação sobre o tema. Que bom vivermos em uma democracia. 😅😉
Crítico e pessoal. Pesado! Não consigo avaliar a opinião. Não me vende verossimilhança porque mal contextualizada. Mas existe nela a desconfiança embutida de incapacidade, inabilidade, incompetência do nomeado. Análise ruim!
Não faz o menor sentido esse tipo de ilação. O presidente do IBGE não interfere em índices economicos, nunca interferiu. Isso implicaria em cooptação de dezenas de servidores. Nenhum presidente fez isso, aliás Susana Guerra interferiu no Censo com a complacência da mídia.
o Cara esta falando de um professor da Unicamp ,tem 60 livros publicado , @meio usa canal pra atacar a moral das pessoas. E outra, ele diz que Pochmann ira cometer ocultação de dados . Isso não é jornalismo .
Márcio Pochmann tem seus erros e acertos como qualquer quer ser humano. Entretanto, mau caráter ele não é. Nem a propria Tebet vetou ou se mostrou descontente com o nome e deu razões para isso.
No fundo, o receio do ultraliberalismo pedrodoriano é o IBGE avançar nos indicadores sociais, tornando-se uma âncora relevante para a consolidação de políticas sociais e de sistemas tributários progressivos, desafiando o discurso da Faria Lima.
Lamentável, Pedro, sua cobertura sobre a escolha de Pochmann para o IBGE, alinhada com a desqualificação e com insinuações infundadas a respeito de um intelectual e cientista extremamente competente e sério, rigoroso em seus livros e textos. Quem já leu seus livros e assistiu suas palestras sabe disso. Decepciona sua abordagem. Inclusive, a notícia do Meio (e-mail) erra feio (ou mente?) ao afirmar que Tebet teria considerado um "desrespeito" a escolha do Pochmann. O link que leva ao vídeo da entrevista de Miriam Leitão, em tom arrogante, mostra que o uso da palavra desrespeito é outro completamente diferente. Esperava mais de você e de seu canal. Esperava que vocês não entrassem, sem base factual, numa narrativa difamatória de um intelectual respeitado. Obrigado pela atenção.
Pra mim foi antiético o que a grande mídia, de forma UNÍSSONA, fez. Fizeram diversas ilações para insinuarem que o Porchmann é um criminoso em potencial. Esperava um pouco mais de honestidade do Meio e do Pedro sobre esse assunto. Agiram como papagaios da grande mídia no assassinato de reputação. Será que vão reconhecer o erro, de que houve um exagero desproporcional ao fato? Acho que não. São orgulhosos demais para fazerem uma retratação.
Legal que o Dória não fala que o Roberto Campos Neto e o conselho do BC agem de maneira política, agem de "forma exagerada", mas o Pochmann age de maneira ideológica. Tsc, tsc, tsc...queixas de quem Dória? Mostre os relatos...
Crítica saudável e necessária ao País e ao próprio Governo. Obrigado, Pedro. Concorde-se ou não, é muito importante que pessoas como o Pedro tenham voz no debate público. Se cercar de bajuladores e fanáticos nunca fez bem à Governo algum.
Pedro, que economia é essa, que não muda nunca ? No governo que saiu quem ganhou foi bancos e 0,0000001% mais rico. No governo Lula continua a mesma coisa. De janeiro até aqui, mais de R$700 bilhões pagos em juros pelo governo. Uma economia que sempre entra em alerta quando os mais pobres serão o favorecidos. Essa regra econômica brasileira tem que mudar. Não tem ideologia nesse meu comentário, tem uma verdade que ninguém quer falar. Os poucos que tem tudo gastam muito para vender essa ideia que a economia brasileira tem que continuar como está. TEMOS QUE ACABAR COM ISSO!!!!! Não é uma democracia um país que mantem os mais pobres na sola dos poucos mais ricos. E não é uma democracia um país que engana para manter os mais ricos ganhando nesse juros absurdo.
O medo é que Porchmann altere dados, mas fica claro que ele não alterou dados... Não faz sentido, pelo menos hoje. Sugiro uma busca mais aprofundada, pq o único argumento que eu considero é que ele não é "unanimidade no pt"
Haddad é realmente um herói, além da dificílima luta que trava contra a extrema direita tem que enfrentar os economistas retrógrados e limitados da esquerda.
Um grande herói pra afundar a economia do Brasil ! O cara disse que estudou três meses de economia e ainda colava! Foi péssimo prefeito em São Paulo kkk ! Taxadd kkk
@@leandro0707 pior prefeito? O que mais deixou os caixas da prefeitura para o próximo e o único que estava resolvendo a questão da Cracolândia. Doria, Covas e agora esse Zé ninguém do Ricardo Nunes acabaram com a cidade. Vc não deve morar aqui pra falar uma bobagem dessas.
Acho importante, neste momento, "deixar o cara trabalhar". Levantar ressalvas e acompanharmos o trabalho dele é o que precisamos fazer. Cobraremos, se preciso!
Por isso é q se faz necessário o aparato burocrático estável. Fosse o cargo de presidente do ibge preenchido p funcionário de carreira, não haveria receio de ingerência política. A Bélgica ficou mais de 500 dias sem governo. Mas o país não parou. O tempo médio de duração do conselho de ministros na Itália é de 13 meses, sem com que haja qualquer paralisia da administração pública. Qual o segredo? O aparato estatal permanente, desvinculado de partidos. Em outros termos: sem a praga dos cargos em comissão!
Acho engraçado que mesmo censurando o Gabriel Galípolo, o Roberto Campos Neto não mereceu um espaço de crítica como este aqui. Tampouco houve questionamento sobre se o BC é realmente independente. Dogma né? Pode ter, só não pode fingir que só os outros tem.
Os vídeos desse canal têm uma dinâmica peculiar. Eles sempre começam "assoprando" para depois fazer aquilo que é seu propósito original: "descer o pau"! Não lembrou o narrador de apresentar o currículo do Pochmann. De elencar seus 71 livros publicados. 138 artigos em periódico. 43 orientações de mestrado e doutorado. De que é professor de uma das maiores universidades do país... (Compare com o currículo do atual presidente do IBGE). O medo é de, no IBGE, Pochmann torne público e oficial um Brasil que contraria o discurso neoliberal, que o canal defende. Ou tenta defender... Essa análise tem a mesma seriedade da de Paulo Guedes: em 3 meses uma Argentina. Em 6 meses uma Venezuela. Fala sério, isso é jornalismo???!!!
Por que um doutor renomado, professor e de renome se prestaria a fazer isso? O que ele ganha? Acreditar nisso, sem qualquer prova ou fundamento, é terraplanismo.
@@MARCOSRIGON2010 "maquiar dados", como vc mencionou no seu comentário, É CRIME! Ou seja, vc insinuou que o objetivo do Lula e do Porchmann é fraudar o IBGE. E tudo isso com base em quê? Em achismos. Você sabe muito bem que esse terrorismo contra o Porchmann é enquadrá-lo como possível criminoso. E seu comentário só comprova isso. Não se faça de desentendido.
@@MarechalMascarenhasDeMoraes Reserva não é eterna, se não cuidar logo logo virá pó No mais, você sabe muito bem que não são apenas as reservas internacionais que ditam se um país vai de bancarrota ou não
@@lambyzomemo Brasil aumentou sua reserva econômica desde o início do atual governo Lula. Entre 2019 e 2022 o Brasil teve diminuição na reserva. Por que será?
Pedro, há uns dois meses, no vídeo "Estarei superestimando Bolsonaro?", respondendo a uma colocação minha, você disse que tanto para você, quanto para o Planalto, não estava dado que o Governo Lula seria um sucesso na economia. Como respeito seu julgamento e suas opiniões, fiquei especialmente ligado nesta questão ao logo desse tempo. Mas agora, passados dois meses, temos arcabouço fiscal, reforma tributária, dólar em queda, inflação em queda (o que em algum momento significará juros em queda), risco-Brasil baixo, duas agências aumentando o rating do Brasil. Então gostaria de saber se você e suas fontes no Planalto mantêm aquela análise. Veja, meu propósito é apenas entender se as coisas podem mudar tão rapidamente ou se todas essas melhorias são apenas factoides sem impacto real no futuro. Abraços!
Meu pai trabalhou no Ipea na época, assim como falou disso durante um bom tempo. O que você fala é pura fofoca. Infelizmente, você literalmente não sabe o que está falando, na real.
Pedro, Dá uma pesquisada no Pochmann blz Formule uma opinião mais fundamentada e faça outro video pq esse ai ficou ruim viu Baseando argumentação atraves do diz que falaram por ai
Esse ano foi a primeira vez q o IBGE quantifica a população quilombola no país. Ai te pergunto, Pedro: essa omissão não foi uma questão ideologica? ou uma falha absurda dessa é só uma questão tecnica? Os liberais n são ideológicos? vcs nos subestimam qnd criticam algúem por ser ideológico.... o racializado é sempre o outro, o ideológico tbm
Exato. Pedro tá perdido, acha que nenhuma instituição é ideológica . Cara o ioea antes do pochmann era água de salsicha. Pode se cobrar do Pochmann a atitude dele para que os estudos que ele achou importante ficar no holofote, mas não por atuar para que isso ocorresse.
Como se fala aqui🇩🇪🇩🇪Das ist lächerlich 😂procura temas que nos levem a pensar, críticas com fundamento. Já perguntou a Senadora Tebet, se isso é realmente um problema?
Um ano depois... Você acertou. Relatos de assédio moral, a criação de um IBGE paralelo aprovado de maneiras escusas, na base da canetada, fim do trabalho 100% remoto, praticamente forçando os servidores a trabalhar num prédio que pertencia ao SERPRO perdido no meio do nada (no Horto). Gostaria que você revisitasse a sua análise, que foi profética.
Talvez tenha sido um dos "Pontos de Partida" mais agressivos. Pochmann não pode ter mudado, melhorado, se "liberalizado" como tantos outros. Não só você, mas muitos se agarrarão há um Twitter de quase 3 anos. Vamos ouvir o que Pochmann tem a dizer antes de julgá-lo. Não gosto de discordar de você, mas você exagerou.
Um twitter dentro de um contexto, um erro do Pachmann, mas quem não erra? O próprio Pedro assume erro de análise ao perceber no impeachment o retorno ao ponto zero em nossa democracia. Ele não sabia, conforme o contexto da época, que o país iria ficar ainda muito pior institucionalmente. Pochmann é um economista respeitado, goste ou não, ele tem conteúdo, tem algo a contribuir. Sabe o que eu achei pior? Criarem uma conexão preguiçosa entre erros e acertos de análise de Pochmann com mau caratismo atribuído a ele.
@@tandersunum erro? Seria importante apontar exatamente qual. O pix realmente eh e foi na sua concepção, mais uma ferramenta a serviço da financeirizacao e segue o receituário neoliberal, em mais um capítulo da subserviência brasileira. Neocolonialismo mesmo. Assim como o posicionamento brasileiro de incentivos fiscais e subsídios ao agronegocio - que não tem motivos para receber estes incentivos, eh mais uma posição que reforça a política auto infligida de neocolonialismo. Não quer dizer pix seja uma ferramenta inútil, ou que seja impopular. Apenas que o Brasil aplica o receituário neoliberal com prioridade, enquanto políticas que visam o desenvolvimento nacional são colocadas de lado, por motivos ideológicos e de interesses pequenos das forças que guiam nosso capitalismo periférico, pequeno, medíocre. Aliás, no caso do pix, além de ser mais um instrumento do escopo neoliberal, cabe colocar que só teve espaço livre para implementação porque era de interesse de um segmento que detém muito poder e influencia no capitalismo brasileiro: o setor bancário tradicional. Teve grande serventia para reduzir o apelo dos sistemas de pagamento mais inovadores e das instituições de pagamento, e mantém a relevância do setor bancário tradicional no Brasil. E aliás, vale lembrar, todo o financiamento de implantacao do sistema de pagamentos do pix foi pago com dinheiro público.
"o Pt quer impor", vc sabe quem ganhou a eleição? "Demitiu vários diretores q não concordava", o Pt deveria fazer mais isso, principalmente na Petrobrás.
Me diasculpe Pedro Doria . mas a gritaria contra a idicacao de Marcio e porque ele nao e otimista com as privatizao , nao foi defesor das Reforma da previdencia e trabalhistas e Administrativa .
Uma preocupação genuína, que não é expressada com a política monetária irresponsável de Campos Neto no BC e de outros tantos filhotes de Paulo Guedes que emperram a economia brasileira, elevaram a concentração de renda e a desigualdade social no país. Quantos pesos e medidas diferentes, não é mesmo?
Eu gostaria de ver essas críticas tão frequentas e com a mesma intensidade do que as feitas aqui com quaisquer (segundo ele) desvios ou erros do governo atual. Posso estar enganado mas o tema Campos Neto por exemplo até hoje não vi ser mencionado. Não é grave o bastante?
Cara, tu já leu as pesquisas do pochman?? Sou doutor em antropologia hoje, e quando li o pochman durante minha graduação vi um cientista, uma boa pesquisa, metodologias bem feitas. Lê lá as pesquisas dele. Cansei de te seguir
Parece mais uma tempestade em copo d'água. A comparação com a Argentina foi ruim, visto que ele mesmo afirma não acreditar na possibilidade de manipulação de dados econômicos. Caso existisse essa mancha na biografia de Pochmann, eu concordaria, mas não há.
O que já ouvi o Pochmann se manifestar me mostrou uma visão de economia de esquerda muito descolada da realidade. Esse exemplo do post dele sobre o PIX mostra como ele tá descolado da prática... Ele foi um dos que não aprendeu com o famoso relatório da Perseu Abramo de 2016, q revelou q na perifa o povo tá aí para o que afeta sua vida, não para ideologias...
Esse episódio do IBGE está sendo vergonhoso pra midia liberal.. É asqueroso oq estão fazendo, acenderam uma fogueira inexistente. Poderia ter sim gente contrária à indicação, mas a histeria que se lançaram foi constrangedora, e estarpafutidia. O baronato não tem limites.
Em momento algum Pedro acusou o cidadão de maquiagem. Apontou a ausência de dados e direcionamento ideológico (não científico/estático) da atuação. E Pedro, ingenuidade sua ter esperança que um aliado tão leal e histórico não fosse ganhar o cargo... Mais munição para o outro lado, que agradece...
desculpa a ignorância, mas pq tão presumindo que o cara vai fazer igual fizeram na argentina? ele disse que vai mudar os critérios de medir a inflação?
@@jbx14 mas tem tudo isso de margem pra ele mudar na metodologia? Não dá pra mudar muito o número de nascidos e mortos, o CAGED vai espelhar o emprego formal, a inflação não tem muito como mexer na cesta que compõe o índice. Ou tem? Desculpa, não é ironia, é que não entendo do IBGE. O cara pode chegar lá e mudar tudo assim?
@@boratumaumabora a minha dúvida sincera é se existe esse espaço para mudança. Na minha cabeça esses dados são colhidas de um jeito objetivo, sem grandes espaços para mudança. Essas metodologias são as mesmas em todos os países...
Trabalho no IBGE faz 17 anos e sou assinante do meio faz muito tempo. E te digo, você está superstimando seu medo. Você não sabe como funciona o IBGE internamente. Consequentemente erra feio na análise. Não interessa o presidente do Brasil e o presidente do IBGE, a parte técnica está consolidada. Falta de dinheiro influencia nas pesquisas, mas não na teoria que está por trás das pesquisas. Fique tranquilo, ninguém vai fazer um estrago na parte técnica do IBGE.
@@henriqueleijoto9285 o contexto da conversa era sobre a entrada do Pochmann. Não compreendi a pergunta pensando no histórico do meu comentário. Se puder me explicar onde tem a ligação com o que eu falei, quero saber
Como especialista em indicadores sociais, Pochmann tem muito mais afinidade com o corpo técnico do IBGE do que qualquer quadro mercadista A maioria das críticas a Márcio Pochmann se refere ao seu período de presidente do IPEA (Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas). Lá, investiu contra dois baluartes do ultraliberalismo brasileiro: Regis Bonelli e Fábio Giambiagi. Aposentado do órgão, Bonelli mantinha sala e secretária para consultoria profissional. Funcionário do BNDES, Fábio Giambiagi foi alocado no IPEA para produzir trabalhos de interesse do mercado. Pochmann determinou que aposentados não poderiam mais continuar ocupando as dependências e o nome do instituto. Abriu a possibilidade para aposentados voltarem a integrar os quadros do IPEA, mas como funcionários efetivos. E devolveu Giambiagi ao BNDES. Foram medidas disciplinadoras corretas. Por outro lado, quis que as manifestações dos técnicos do IPEA, antes de serem divulgadas, passassem pela presidência. No que estava errado. Essa investida contra a apropriação de órgãos públicos pelo mercadismo custou-lhe a inimizade eterna das mercadistas mais radicais, como Elena Landau e Miriam Leitão. Como especialista em indicadores sociais, Pochmann tem muito mais afinidade com o corpo técnico do IBGE do que qualquer quadro mercadista. E, desde o Bolsa Família, percebeu-se o poder dos indicadores na discussão política. Quando o salário mínimo sofreu fortes aumentos, nos primeiros governos Lula, foi um trabalho do IPEA que permitiu saber - com base na Pesquisa Nacional de Amostras de Domicílio - que mais da metade das famílias com aposentados e pensionistas, eles eram arrimos. Significava ganhos com saúde, já que os familiares poderiam comprar remédios; com educação, permitindo às crianças entrar mais cedo no mercado de trabalho; com segurança, tornando-as menos expostas ao crime organizado. O receio dos ultraliberais foi tamanho que incumbiram um quadro, João Batista Camargo, de preparar um trabalho mostrando que o aumento do salário mínimo aumentava a propensão de jovens à vagabundagem. Trouxe um técnico do IPEA como parceiro, visando das credibilidade do trabalho. O técnico não quis endossar as loucuras de Camargo. Ele se limitou a colocar, no capítulo final, a “suspeita” de que aumento do SM incentiva a vagabundagem, mas não conseguiu comprovar com dados. No fundo, o receio desse ultraliberalismo é o IBGE avançar nos indicadores sociais, tornando-se uma âncora relevante para a consolidação de políticas sociais e de sistemas tributários progressivos. Por Luis Nassif
FALA SÉRIO! Luis Nassif? O porta-voz informal da petralhada que gosta de juntar teoria economia jurássica e/ou mágica com aparelhamento de instituições e esquemas com empresários 'cumpanheiros'? HahahahahaHahahahaha
O esforço e os eufemismos do Pedro pra manter a dignidade do Roberto Campos Neto são comoventes.
Se eu fosse o Pochmann eu iria sair processando vários jornalistas irresponsáveis e difamadores.
Verdade! Em 2:48 então….
Eu faria o mesmo. Processaria por danos morais e pediria retratação pública
O Pochmann vai dar um tapa de luva nessa galera fazendo (mais) um trabalho impecável. Vai calar a boca suja de muita gente mostrando trabalho.
Acho engraçadão o chilique dos liberalóides quando um governo de (centro) esquerda nomeia um economista de esquerda pro... IBGE. Imagina se fosse pra Fazenda.
Quando é um faria limer neoliberal, é nomeação "técnica".
Qual a lógica desse desespero? Um cara tão qualificado! Pintar o cara como maquiador de dados... Putz!
Não gosto do Pochiman, mas dizer que ele vai manipular o IBGE é um exagero.
PARABÉNS PEDRO É DISSO QUE PRECISAMOS!!! ADMIRO MUITO SEU JEITO DE SER LIBERAL E NÃO RADICAL!!!
Depois de muitos pontos de partida, chegou o dia de discordar do Doria. Esse paralelo com a Argentina é irresponsável, pois ja condena por antecipação, sem fundamento, além de acusar alguém por erros futuros. Essa certeza de que Marcio será prejudicial com base em 2008 nao faz sentido, pois o IBGE é mais um órgão estatístico, e não de pesquisa, como é o IPEA, daí o motivo de talvez ter se preferido um viés ideológico. Enfim, tomara que o canal nao rume por esse caminho, o da implicância ideológica
Perfeito Pedro! Fiz a mesma análise ontem. Baita tiro no pé...
Fiquei com uma leve impressão de que o Pedro não gostou da indicação desse Porchman pro IBGE
Dória está falando besteira. Presidente no IBGE não define indicador. Simplesmente não faz ideia do que é o IBGE.
Quem é "ninguém"? Quem são os inúmeros diretores demitidos? De quem vinham as reclamações? Discordar das ideias econômicas do Pochmann, ok, levantar suspeitas sobre a idoneidade profissional dele baseada em "fontes", "alguém", "ninguém" é leviandade
E complementando, se o Pochmann for mesmo pro IBGE é combustível certo pra extrema direita levantar todo tipo de duvida sobre qualquer coisa que o IBGE divulgue, e o pior é que desta vez eles terão razões mais que suficientes para isso.
A extrema direita já não acredita nos números do IBGE e em nenhum outro número. Não estão nem aí pro IBGE
Exatamente!
@@Thiagoferreiraneves Vindo pra ser derrotado.
Tem tanta titica no governo do putê que o Tarcísio vai ganhar 2026 de molezinha!
Prezado Doria, boa tarde! Observando sua análise me parece no mínimo irresponsável realizar afirmações, em relação ao desaparecimento de dados estatísticos na gestão do referido indicado, sem uma base concreta que as referencie. Citar os relatos de antigos funcionários, sem apresentar um estudo ou uma apuração mais aprofundada, torna sua base de argumentação muito frágil e superficial.
No alvo, para variar, Grande Pedro!!!
Pedro, conheço o IBGE por dentro, do ponto de vista dos técnicos e analistas mas não das gerências nacionais, e posso te assegurar que sua estrutura é muito robusta para haver os tipos de interferência que têm-se cogitado. Na sua argumentação, a era Bolsonaro foi uma exceção, mas é ela que prova como o IBGE é independente. Mesmo após quatro anos de sabotagem, conseguiu entregar todos as pesquisas de seus cronogramas. Não há qualquer possibilidade de um presidente interferir em resultados ou em abordagens de pesquisas do instituto, diferentemente do relatado no IPEA. Os problemas no IBGE são muito mais complexos e dizem mais respeito à estrutura de trabalho sucateada do que simplesmente à ideologia sobre quem o preside. No começo do mandato do Bozo, Guedes nomeu uma "sobrinha", sem experiência de gestão para o cargo, que quis "simplificar o Censo", precarizou o trabalho contratando temporários para trabalhos técnicos, arrochou orçamentos já muito curtos, e mesmo assim o órgão não ficou devendo nenhum indicador econômico, mostrou que a inflação explodiu e que Guedes perdeu o controle da economia.
Cirúrgico. 👏
Excelente!
Acredita em gnomos? Mesmo conhecendo a máquina por dentro tem a cara-de-pau de dizer que não dá pra aparelhar e interferir/manipular o trabalho? INGENUIDADE OU MÁ FÉ?
Guedes fez lambanças nesse aspecto sim, mas quere negar o risco que alguém com histórico do Pochmann significa é indefensável.
@@michaela7759 Vc tá contaminado pelo golpismo. O mesmo que prender o Lula, que conspirou pra derrubar a Dilma, pra eleger o inelegivel. Chega! Chega disso! Se houve algum tipo de manipulaçao, vamos saber.
Pedro agora você falou besteira. Puxa. Como economista só tenho a dizer: Que decepção. O Marcio Pochmann é excelente profissional.
Kkkkkk pochmann é ator de standup comedy, não é economista. Ele fala um monte de besteira sem rir, como se fosse sério. Admiro demais ele.
“Se todo mundo gostasse do verde, o que seria do amarelo?” Respeito sua opinião mas tenho a minha avaliação sobre o tema. Que bom vivermos em uma democracia. 😅😉
Cara, quem escolheu ele foi o Lula. Você está reverberando Merval, Estadão e Folha, o que está acontecendo com o Meio?
Ele tá duro precisando de emprego....
Crítico e pessoal. Pesado! Não consigo avaliar a opinião. Não me vende verossimilhança porque mal contextualizada. Mas existe nela a desconfiança embutida de incapacidade, inabilidade, incompetência do nomeado. Análise ruim!
Que patético esse Pedro Dória fazendo coro com a Miriam Leitão, mas oque esperar de viúvas de tucanos e Moro.
Melhor analista.
Não faz o menor sentido esse tipo de ilação. O presidente do IBGE não interfere em índices economicos, nunca interferiu. Isso implicaria em cooptação de dezenas de servidores. Nenhum presidente fez isso, aliás Susana Guerra interferiu no Censo com a complacência da mídia.
o Cara esta falando de um professor da Unicamp ,tem 60 livros publicado , @meio usa canal pra atacar a moral das pessoas. E outra, ele diz que Pochmann ira cometer ocultação de dados . Isso não é jornalismo .
Vixi, ja comecou a perseguição...
A inflação da Argentina não foi de 115% em um mês. Foi isso nos últimos 12 meses acumulados.
Que vergonha Pedro
Esse é defensor de banqueiros!!!!!!!
Sabe quem faz mal ao LULA ? 1 - Campos Neto , 2 - Mídias (sempre tendenciosas) , 3 - Arthur Lyra
Exatamente 😂😂😂
Márcio Pochmann tem seus erros e acertos como qualquer quer ser humano. Entretanto, mau caráter ele não é. Nem a propria Tebet vetou ou se mostrou descontente com o nome e deu razões para isso.
No fundo, o receio do ultraliberalismo pedrodoriano é o IBGE avançar nos indicadores sociais, tornando-se uma âncora relevante para a consolidação de políticas sociais e de sistemas tributários progressivos, desafiando o discurso da Faria Lima.
Tome-lhe, liberal! Tomou um Pochman no Meio!
Quem são os nomes do PT que eram contra? Precisamos deles agora.
Lamentável, Pedro, sua cobertura sobre a escolha de Pochmann para o IBGE, alinhada com a desqualificação e com insinuações infundadas a respeito de um intelectual e cientista extremamente competente e sério, rigoroso em seus livros e textos. Quem já leu seus livros e assistiu suas palestras sabe disso. Decepciona sua abordagem. Inclusive, a notícia do Meio (e-mail) erra feio (ou mente?) ao afirmar que Tebet teria considerado um "desrespeito" a escolha do Pochmann. O link que leva ao vídeo da entrevista de Miriam Leitão, em tom arrogante, mostra que o uso da palavra desrespeito é outro completamente diferente. Esperava mais de você e de seu canal. Esperava que vocês não entrassem, sem base factual, numa narrativa difamatória de um intelectual respeitado. Obrigado pela atenção.
Pra mim foi antiético o que a grande mídia, de forma UNÍSSONA, fez. Fizeram diversas ilações para insinuarem que o Porchmann é um criminoso em potencial. Esperava um pouco mais de honestidade do Meio e do Pedro sobre esse assunto. Agiram como papagaios da grande mídia no assassinato de reputação. Será que vão reconhecer o erro, de que houve um exagero desproporcional ao fato? Acho que não. São orgulhosos demais para fazerem uma retratação.
Legal que o Dória não fala que o Roberto Campos Neto e o conselho do BC agem de maneira política, agem de "forma exagerada", mas o Pochmann age de maneira ideológica. Tsc, tsc, tsc...queixas de quem Dória? Mostre os relatos...
Sim, só existe ideologia quando é governo esquerda .
Crítica saudável e necessária ao País e ao próprio Governo.
Obrigado, Pedro.
Concorde-se ou não, é muito importante que pessoas como o Pedro tenham voz no debate público.
Se cercar de bajuladores e fanáticos nunca fez bem à Governo algum.
Pedro, que economia é essa, que não muda nunca ? No governo que saiu quem ganhou foi bancos e 0,0000001% mais rico. No governo Lula continua a mesma coisa. De janeiro até aqui, mais de R$700 bilhões pagos em juros pelo governo. Uma economia que sempre entra em alerta quando os mais pobres serão o favorecidos. Essa regra econômica brasileira tem que mudar. Não tem ideologia nesse meu comentário, tem uma verdade que ninguém quer falar. Os poucos que tem tudo gastam muito para vender essa ideia que a economia brasileira tem que continuar como está. TEMOS QUE ACABAR COM ISSO!!!!! Não é uma democracia um país que mantem os mais pobres na sola dos poucos mais ricos. E não é uma democracia um país que engana para manter os mais ricos ganhando nesse juros absurdo.
Blá-blá-blá o Pedro queria uma indicação do Paulo Guedes
O medo é que Porchmann altere dados, mas fica claro que ele não alterou dados... Não faz sentido, pelo menos hoje. Sugiro uma busca mais aprofundada, pq o único argumento que eu considero é que ele não é "unanimidade no pt"
Será que não dá pra esperar se o cara vai fazer isso tudo mesmo, ou se só é Especulação???
Haddad é realmente um herói, além da dificílima luta que trava contra a extrema direita tem que enfrentar os economistas retrógrados e limitados da esquerda.
O próprio Haddad foi alvo constante de fogo amigo
Ele legítima essas pessoas nojentas. Se ele fosse um tucano de verdade, não ajudaria gente que quer o colapso do país
Pedro Dória de esquerda? Esse sujeito é o típico isentão, maluco é do extremo centro
Um grande herói pra afundar a economia do Brasil ! O cara disse que estudou três meses de economia e ainda colava! Foi péssimo prefeito em São Paulo kkk ! Taxadd kkk
@@leandro0707 pior prefeito? O que mais deixou os caixas da prefeitura para o próximo e o único que estava resolvendo a questão da Cracolândia. Doria, Covas e agora esse Zé ninguém do Ricardo Nunes acabaram com a cidade. Vc não deve morar aqui pra falar uma bobagem dessas.
Que vergonha Pedro Doria. Que perda de credibilidade!!!
Pessimo jornalismo !!!
E esse vudeo foi um piti de liberal com pitada de preconceito.
Acho importante, neste momento, "deixar o cara trabalhar". Levantar ressalvas e acompanharmos o trabalho dele é o que precisamos fazer. Cobraremos, se preciso!
Por isso é q se faz necessário o aparato burocrático estável. Fosse o cargo de presidente do ibge preenchido p funcionário de carreira, não haveria receio de ingerência política. A Bélgica ficou mais de 500 dias sem governo. Mas o país não parou. O tempo médio de duração do conselho de ministros na Itália é de 13 meses, sem com que haja qualquer paralisia da administração pública.
Qual o segredo? O aparato estatal permanente, desvinculado de partidos. Em outros termos: sem a praga dos cargos em comissão!
Nós ficamos 4 anos sem governo,
e com um Pazuello na saúde. mesmo aos trancos e barrancos, sobrevivemos...
Bem..... 700 mil, não conseguiu 😥
Papo de servidor "concursado", que se acha melhor que todo mundo. Nada a ver uma coisa com a outra.
@@chpsilva são esses servidores que mantém o funcionamento do aparato estatal sem ceder a pressões políticas, camarada
@@kayan3521 e é esse trabalhador da iniciativa privada que paga a maior carga tributária do mundo para manter vocês, amigo. Nunca esqueça disso.
@@chpsilva Com o o próprio nome diz, o concurso é público. Nada mais democrático e republicano.
Acho engraçado que mesmo censurando o Gabriel Galípolo, o Roberto Campos Neto não mereceu um espaço de crítica como este aqui. Tampouco houve questionamento sobre se o BC é realmente independente. Dogma né? Pode ter, só não pode fingir que só os outros tem.
Se igualou a Leitão e Vera Magalhães 😮, crítica não qualificada.
Os vídeos desse canal têm uma dinâmica peculiar. Eles sempre começam "assoprando" para depois fazer aquilo que é seu propósito original: "descer o pau"! Não lembrou o narrador de apresentar o currículo do Pochmann. De elencar seus 71 livros publicados. 138 artigos em periódico. 43 orientações de mestrado e doutorado. De que é professor de uma das maiores universidades do país... (Compare com o currículo do atual presidente do IBGE). O medo é de, no IBGE, Pochmann torne público e oficial um Brasil que contraria o discurso neoliberal, que o canal defende. Ou tenta defender...
Essa análise tem a mesma seriedade da de Paulo Guedes: em 3 meses uma Argentina. Em 6 meses uma Venezuela. Fala sério, isso é jornalismo???!!!
Negar as ciências economicas é negacionismo tambem
Nem vou ouvir.
Cancelando inscrição e assinatura, baixou o Estadão por aqui.
Pedro alerta que o governo pode estar colocando na instituição um nome que pode maquiar dados, como se não fosse esse o objetivo kkkkk
Por que um doutor renomado, professor e de renome se prestaria a fazer isso? O que ele ganha? Acreditar nisso, sem qualquer prova ou fundamento, é terraplanismo.
@@SoltinhoBH Não sei porque faria isso, perguntemos aos funcionários que fizeram as denúncias à época que ele trabalhou no governo.
@@MARCOSRIGON2010 denunciaram na polícia federal? O que que deu?
@@SoltinhoBH nem toda denúncia se refere a crime, mas creio que vc já sabe disso, só tá tentando passar um paninho.
@@MARCOSRIGON2010 "maquiar dados", como vc mencionou no seu comentário, É CRIME! Ou seja, vc insinuou que o objetivo do Lula e do Porchmann é fraudar o IBGE. E tudo isso com base em quê? Em achismos.
Você sabe muito bem que esse terrorismo contra o Porchmann é enquadrá-lo como possível criminoso. E seu comentário só comprova isso. Não se faça de desentendido.
🙏🏻Ministro Fernando Haddad🙏🏻
🙏🏻Presidente Lula e Equipe🙏🏻
E ainda tem gente que fala que o Brasil não vai virar uma Argentina, inacreditável...
Em quanto tempo?
quanto o Brasiln e a Argentina tem de reservas combiais?
@@MarechalMascarenhasDeMoraes Reserva não é eterna, se não cuidar logo logo virá pó
No mais, você sabe muito bem que não são apenas as reservas internacionais que ditam se um país vai de bancarrota ou não
@@lambyzomemo Brasil aumentou sua reserva econômica desde o início do atual governo Lula. Entre 2019 e 2022 o Brasil teve diminuição na reserva. Por que será?
Não era a Venezuela? Esses liberaizinhos não tem compromisso com a seriedade. Brincam com tudo.
Pedro, há uns dois meses, no vídeo "Estarei superestimando Bolsonaro?", respondendo a uma colocação minha, você disse que tanto para você, quanto para o Planalto, não estava dado que o Governo Lula seria um sucesso na economia. Como respeito seu julgamento e suas opiniões, fiquei especialmente ligado nesta questão ao logo desse tempo. Mas agora, passados dois meses, temos arcabouço fiscal, reforma tributária, dólar em queda, inflação em queda (o que em algum momento significará juros em queda), risco-Brasil baixo, duas agências aumentando o rating do Brasil. Então gostaria de saber se você e suas fontes no Planalto mantêm aquela análise. Veja, meu propósito é apenas entender se as coisas podem mudar tão rapidamente ou se todas essas melhorias são apenas factoides sem impacto real no futuro. Abraços!
Pai Dória, o Adivinho!!!! 😂😂😂
Esse texto é coluna de opinião ou reportagem?
coluna de opinião
Meu pai trabalhou no Ipea na época, assim como falou disso durante um bom tempo. O que você fala é pura fofoca. Infelizmente, você literalmente não sabe o que está falando, na real.
O Pochmann faz matemágica.
Pedro,
Dá uma pesquisada no Pochmann blz
Formule uma opinião mais fundamentada e faça outro video pq esse ai ficou ruim viu
Baseando argumentação atraves do diz que falaram por ai
Alguém pode me explicar por que tanto barulho por causa da presidência de um órgão que não faz política econômica? Muito barulho por nada.
Iniciativa maravilhosa, não vejo a hora de ler a matéria no sábado!!
Esse ano foi a primeira vez q o IBGE quantifica a população quilombola no país. Ai te pergunto, Pedro: essa omissão não foi uma questão ideologica? ou uma falha absurda dessa é só uma questão tecnica? Os liberais n são ideológicos? vcs nos subestimam qnd criticam algúem por ser ideológico.... o racializado é sempre o outro, o ideológico tbm
Exato. Pedro tá perdido, acha que nenhuma instituição é ideológica .
Cara o ioea antes do pochmann era água de salsicha.
Pode se cobrar do Pochmann a atitude dele para que os estudos que ele achou importante ficar no holofote, mas não por atuar para que isso ocorresse.
Como se fala aqui🇩🇪🇩🇪Das ist lächerlich 😂procura temas que nos levem a pensar, críticas com fundamento. Já perguntou a Senadora Tebet, se isso é realmente um problema?
Mas que conversa mole senhor jornalista... papinho neoliberaloide.
Um ano depois... Você acertou. Relatos de assédio moral, a criação de um IBGE paralelo aprovado de maneiras escusas, na base da canetada, fim do trabalho 100% remoto, praticamente forçando os servidores a trabalhar num prédio que pertencia ao SERPRO perdido no meio do nada (no Horto). Gostaria que você revisitasse a sua análise, que foi profética.
Talvez tenha sido um dos "Pontos de Partida" mais agressivos. Pochmann não pode ter mudado, melhorado, se "liberalizado" como tantos outros. Não só você, mas muitos se agarrarão há um Twitter de quase 3 anos. Vamos ouvir o que Pochmann tem a dizer antes de julgá-lo. Não gosto de discordar de você, mas você exagerou.
Um twitter dentro de um contexto, um erro do Pachmann, mas quem não erra? O próprio Pedro assume erro de análise ao perceber no impeachment o retorno ao ponto zero em nossa democracia. Ele não sabia, conforme o contexto da época, que o país iria ficar ainda muito pior institucionalmente. Pochmann é um economista respeitado, goste ou não, ele tem conteúdo, tem algo a contribuir. Sabe o que eu achei pior? Criarem uma conexão preguiçosa entre erros e acertos de análise de Pochmann com mau caratismo atribuído a ele.
@@tandersunum erro? Seria importante apontar exatamente qual.
O pix realmente eh e foi na sua concepção, mais uma ferramenta a serviço da financeirizacao e segue o receituário neoliberal, em mais um capítulo da subserviência brasileira. Neocolonialismo mesmo. Assim como o posicionamento brasileiro de incentivos fiscais e subsídios ao agronegocio - que não tem motivos para receber estes incentivos, eh mais uma posição que reforça a política auto infligida de neocolonialismo.
Não quer dizer pix seja uma ferramenta inútil, ou que seja impopular. Apenas que o Brasil aplica o receituário neoliberal com prioridade, enquanto políticas que visam o desenvolvimento nacional são colocadas de lado, por motivos ideológicos e de interesses pequenos das forças que guiam nosso capitalismo periférico, pequeno, medíocre.
Aliás, no caso do pix, além de ser mais um instrumento do escopo neoliberal, cabe colocar que só teve espaço livre para implementação porque era de interesse de um segmento que detém muito poder e influencia no capitalismo brasileiro: o setor bancário tradicional. Teve grande serventia para reduzir o apelo dos sistemas de pagamento mais inovadores e das instituições de pagamento, e mantém a relevância do setor bancário tradicional no Brasil.
E aliás, vale lembrar, todo o financiamento de implantacao do sistema de pagamentos do pix foi pago com dinheiro público.
Porchmann faz mal para o Pedro Dória!
Justifica claramente por que e uma ma escolha . Alem do derespeitoso com Ministra Tebet
Cara vc tá falando baseado em fofocas de dentro do IPEA??? 😱
"o Pt quer impor", vc sabe quem ganhou a eleição? "Demitiu vários diretores q não concordava", o Pt deveria fazer mais isso, principalmente na Petrobrás.
Se o Pedro pudesse ele colocava o Paulo Guedes lá
Me diasculpe Pedro Doria . mas a gritaria contra a idicacao de Marcio e porque ele nao e otimista com as privatizao , nao foi defesor das Reforma da previdencia e trabalhistas e Administrativa .
Uma preocupação genuína, que não é expressada com a política monetária irresponsável de Campos Neto no BC e de outros tantos filhotes de Paulo Guedes que emperram a economia brasileira, elevaram a concentração de renda e a desigualdade social no país. Quantos pesos e medidas diferentes, não é mesmo?
Se estiver referindo ao Dória, foi expressada sim. Ele já criticou bastante Guedes e afins. Inclusive criticou nesse mesmo vídeo.
Eu gostaria de ver essas críticas tão frequentas e com a mesma intensidade do que as feitas aqui com quaisquer (segundo ele) desvios ou erros do governo atual.
Posso estar enganado mas o tema Campos Neto por exemplo até hoje não vi ser mencionado. Não é grave o bastante?
bom editorial! continue assim Pedro, sem politicos de estimacao! concordo ,
estamos perdendo o maior ativo do IBGE, credibilidade!
Kkkkk o cara está se baseando em fake...
Pode aplicar a prova mais básica do ipea o pochmann não passa na primeira.
Atenzione Pick Pochmann KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Esse Pochman é o pior economista que ja ouvi falar. Péssimo nome, mas esquerdista raiz.
Cara, tu já leu as pesquisas do pochman?? Sou doutor em antropologia hoje, e quando li o pochman durante minha graduação vi um cientista, uma boa pesquisa, metodologias bem feitas. Lê lá as pesquisas dele. Cansei de te seguir
Antropologia... Kkkkkk. Essa disciplina não deveria nem mercer o título de curso superior!
Parece mais uma tempestade em copo d'água. A comparação com a Argentina foi ruim, visto que ele mesmo afirma não acreditar na possibilidade de manipulação de dados econômicos. Caso existisse essa mancha na biografia de Pochmann, eu concordaria, mas não há.
Boa Noite !
O que já ouvi o Pochmann se manifestar me mostrou uma visão de economia de esquerda muito descolada da realidade.
Esse exemplo do post dele sobre o PIX mostra como ele tá descolado da prática...
Ele foi um dos que não aprendeu com o famoso relatório da Perseu Abramo de 2016, q revelou q na perifa o povo tá aí para o que afeta sua vida, não para ideologias...
Bela análise, béla crítica
PT sendo pt e Lula é PT
Esse episódio do IBGE está sendo vergonhoso pra midia liberal..
É asqueroso oq estão fazendo, acenderam uma fogueira inexistente. Poderia ter sim gente contrária à indicação, mas a histeria que se lançaram foi constrangedora, e estarpafutidia.
O baronato não tem limites.
Em momento algum Pedro acusou o cidadão de maquiagem. Apontou a ausência de dados e direcionamento ideológico (não científico/estático) da atuação. E Pedro, ingenuidade sua ter esperança que um aliado tão leal e histórico não fosse ganhar o cargo...
Mais munição para o outro lado, que agradece...
Perdeu um assinante e um seguidor. Que jornalismo é esse?
Vixi...flertando com Vera,Miriam, Tebet....😮
desculpa a ignorância, mas pq tão presumindo que o cara vai fazer igual fizeram na argentina? ele disse que vai mudar os critérios de medir a inflação?
Não disse. Assim como o Bozo não precisou dizer que iria impor uma ditadura.
@@jbx14 mas tem tudo isso de margem pra ele mudar na metodologia? Não dá pra mudar muito o número de nascidos e mortos, o CAGED vai espelhar o emprego formal, a inflação não tem muito como mexer na cesta que compõe o índice. Ou tem? Desculpa, não é ironia, é que não entendo do IBGE. O cara pode chegar lá e mudar tudo assim?
@@dancamfernão, não pode. Isso é intriga de liberal, basicamente. 🤷
@@boratumaumabora a minha dúvida sincera é se existe esse espaço para mudança. Na minha cabeça esses dados são colhidas de um jeito objetivo, sem grandes espaços para mudança. Essas metodologias são as mesmas em todos os países...
Um video eu odeio, um video eu adoro. Altas emoções.
Dá para confiar num IBGE ideologico ? Da não.
a luz privatizada aqui em MG esta horrível onde moro, um trabalho porco e caro
Existem jornalistas que fazem mal ao jornalismo. E são metidos pra caramba.
Trabalho no IBGE faz 17 anos e sou assinante do meio faz muito tempo. E te digo, você está superstimando seu medo. Você não sabe como funciona o IBGE internamente. Consequentemente erra feio na análise. Não interessa o presidente do Brasil e o presidente do IBGE, a parte técnica está consolidada. Falta de dinheiro influencia nas pesquisas, mas não na teoria que está por trás das pesquisas. Fique tranquilo, ninguém vai fazer um estrago na parte técnica do IBGE.
@@Thiagoferreiraneves ficou um pouco confuso colocar isso da privatização. Pochmann jamais iria privatizar o IBGE.
@@maravieskimazer essa foi a sua compreensão da pergunta?
@@henriqueleijoto9285Desculpe-o, ele é analfabeto funcional. E certamente está mentindo de que trabalha no IBGE. Ignore esse troll.
@@henriqueleijoto9285 o contexto da conversa era sobre a entrada do Pochmann. Não compreendi a pergunta pensando no histórico do meu comentário. Se puder me explicar onde tem a ligação com o que eu falei, quero saber
Uhuuuuuuu!!!! 👏🏾👏🏾👏🏾
Ah sim, o norte de Pedro Doria em todos os assuntos: "como proteger e beneficiar o Lula?"
N convenceu.. depois do último governo, comemorem termos IBGE
Fantástico!
Obrigado pela info, Pedro
Sugiro rever essas informações...
O tempo dirá né mesmo? Mas acho que a grande mídia vai pagar a língua …
Escolha excelente, trabalhou de maneira exemplar no IPEA e no IBGE não tende a ser diferente!
Como especialista em indicadores sociais, Pochmann tem muito mais afinidade com o corpo técnico do IBGE do que qualquer quadro mercadista
A maioria das críticas a Márcio Pochmann se refere ao seu período de presidente do IPEA (Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas). Lá, investiu contra dois baluartes do ultraliberalismo brasileiro: Regis Bonelli e Fábio Giambiagi.
Aposentado do órgão, Bonelli mantinha sala e secretária para consultoria profissional. Funcionário do BNDES, Fábio Giambiagi foi alocado no IPEA para produzir trabalhos de interesse do mercado.
Pochmann determinou que aposentados não poderiam mais continuar ocupando as dependências e o nome do instituto. Abriu a possibilidade para aposentados voltarem a integrar os quadros do IPEA, mas como funcionários efetivos. E devolveu Giambiagi ao BNDES.
Foram medidas disciplinadoras corretas. Por outro lado, quis que as manifestações dos técnicos do IPEA, antes de serem divulgadas, passassem pela presidência. No que estava errado.
Essa investida contra a apropriação de órgãos públicos pelo mercadismo custou-lhe a inimizade eterna das mercadistas mais radicais, como Elena Landau e Miriam Leitão.
Como especialista em indicadores sociais, Pochmann tem muito mais afinidade com o corpo técnico do IBGE do que qualquer quadro mercadista. E, desde o Bolsa Família, percebeu-se o poder dos indicadores na discussão política.
Quando o salário mínimo sofreu fortes aumentos, nos primeiros governos Lula, foi um trabalho do IPEA que permitiu saber - com base na Pesquisa Nacional de Amostras de Domicílio - que mais da metade das famílias com aposentados e pensionistas, eles eram arrimos. Significava ganhos com saúde, já que os familiares poderiam comprar remédios; com educação, permitindo às crianças entrar mais cedo no mercado de trabalho; com segurança, tornando-as menos expostas ao crime organizado.
O receio dos ultraliberais foi tamanho que incumbiram um quadro, João Batista Camargo, de preparar um trabalho mostrando que o aumento do salário mínimo aumentava a propensão de jovens à vagabundagem. Trouxe um técnico do IPEA como parceiro, visando das credibilidade do trabalho. O técnico não quis endossar as loucuras de Camargo. Ele se limitou a colocar, no capítulo final, a “suspeita” de que aumento do SM incentiva a vagabundagem, mas não conseguiu comprovar com dados.
No fundo, o receio desse ultraliberalismo é o IBGE avançar nos indicadores sociais, tornando-se uma âncora relevante para a consolidação de políticas sociais e de sistemas tributários progressivos.
Por Luis Nassif
FALA SÉRIO! Luis Nassif? O porta-voz informal da petralhada que gosta de juntar teoria economia jurássica e/ou mágica com aparelhamento de instituições e esquemas com empresários 'cumpanheiros'?
HahahahahaHahahahaha
@@michaela7759seu argumento foi só ataque ad hominem contra o Nassif. Agora quero ver você refutar o conteúdo do texto. Você é capaz?
Igualzinho o atual presidente do Banco Central mas aí não tem problema né? 🤨
Trouxe pontos importantes, e controversos. É isso q se espera da imprensa
A cada dia me preocupa mais que Lula de novo vai nos jogar no colo da extrema direita.