Olá Professor Fábio, gostaria de agradecer pela excelente explicação da Curva de Phillips nesse vídeo. Porém, me surgiram algumas dúvidas. i) Na curva apresentada pelo senhor, não vi nenhum componente aleatório de choques de oferta (Et) na fórmula apresentada. Minha dúvida é devo ou não adicionar esse componente de choque em todas as variações da curva de Phillips ou se esse componente aleatório só é adicionado ao tratarmos a curva sobre o modelo de expectativas racionais. Caso ele não seja adicionado, posso afirmar que para os modelos sem expectativas racionais esse choque seria igual a 0? ii) Minha outra dúvida surge sobre o componente alfa que multiplica o desemprego: Quais são os fatores que alteram ou impactam esse componente exógeno do desemprego? Fico pensando como o alfa poderia mudar através de persistentes choques sejam eles econômicos, sociais, etc. Muito obrigado Professor, Abraços.
Aula regular. Conteúdo insólito e boa didática. Parabéns. Destaque: O grande esforço do Professor nas explicações. Comentário: A história e retrospectiva da curva deixa entender que provavelmente estamos diante de correlação espúria: a borboleta bate asas em Pequim e pessoas ficam resfriadas no Brasil! No eixo X temos variável que pode ser mensurada diretamente e no eixo Y a variável só pode ser obtida através de variável latente. Muito inviável de obtermos boa representação. Medida obtida por convenção de metodologia. A restrição "ceteris paribus" no caso é deveras restritiva e vai prejudicar a variável dependente. As condições de contorno são severas demais e a exclusão/inclusão deixa o objeto diminuto. As constantes revisões da equação mostram a insuficiência dos resultados. A matemática não é a melhor ferramenta para tratar o problema, melhor seria a narrativa do "Discurso Indireto Livre". Pergunta: - o Sr. Phillips ganhou o Prêmio Nobel de Economia? Tenho dito. 😢😢😢
Prof Fabio é um professor de verdade.
Obrigada!!!
A melhor de todas as explicações que eu tive na vida. Obrigado professor. 👏👏👏👏👏
Olá Professor Fábio, gostaria de agradecer pela excelente explicação da Curva de Phillips nesse vídeo. Porém, me surgiram algumas dúvidas.
i) Na curva apresentada pelo senhor, não vi nenhum componente aleatório de choques de oferta (Et) na fórmula apresentada. Minha dúvida é devo ou não adicionar esse componente de choque em todas as variações da curva de Phillips ou se esse componente aleatório só é adicionado ao tratarmos a curva sobre o modelo de expectativas racionais.
Caso ele não seja adicionado, posso afirmar que para os modelos sem expectativas racionais esse choque seria igual a 0?
ii) Minha outra dúvida surge sobre o componente alfa que multiplica o desemprego: Quais são os fatores que alteram ou impactam esse componente exógeno do desemprego? Fico pensando como o alfa poderia mudar através de persistentes choques sejam eles econômicos, sociais, etc.
Muito obrigado Professor,
Abraços.
Aula regular. Conteúdo insólito e boa didática. Parabéns.
Destaque:
O grande esforço do Professor nas explicações.
Comentário:
A história e retrospectiva da curva deixa entender que provavelmente estamos diante de correlação espúria: a borboleta bate asas em Pequim e pessoas ficam resfriadas no Brasil!
No eixo X temos variável que pode ser mensurada diretamente e no eixo Y a variável só pode ser obtida através de variável latente. Muito inviável de obtermos boa representação. Medida obtida por convenção de metodologia.
A restrição "ceteris paribus" no caso é deveras restritiva e vai prejudicar a variável dependente.
As condições de contorno são severas demais e a exclusão/inclusão deixa o objeto diminuto.
As constantes revisões da equação mostram a insuficiência dos resultados.
A matemática não é a melhor ferramenta para tratar o problema, melhor seria a narrativa do "Discurso Indireto Livre".
Pergunta:
- o Sr. Phillips ganhou o Prêmio Nobel de Economia?
Tenho dito. 😢😢😢
09/06/2024
04/03/2024