Isso deveria ser passado nas escolas, para as crianças entenderem desde cedo que o que elas ouvem na Radio e na Tv não é a única música que existe, e que justamente o pais em que ela vive( Brasil) tem uma das MAIORES diversidades músicais e além de tudo, ÓTIMAS. Esse vídeo é pra sempre, que orgulho disso.
Este video é um documentario profundo, um verdadeiro chamado pela nossa memoria musical, sua evolução, riqueza.e atualização. Nao podemos deixar a padronizaçao em massa queimar nossos neuronios, pois musica nao é mercadoria. Musica é Arte. Nao somos ratos movidos pelo Neuro-marketing.
Lenine. "A onda ainda quebra na praia...". Leão do Norte, Mater Christi, Show na concha acústica. A MPB tem adeptos sim. Saudade é somente das baladas, feito "O último pôr-do-sol", que eu guardo na voz de minha senhora mãe. Saindo de casa, acessando à internete. Daniel Araújo - Recife, PE, Junho de 2013.
Faltou tb falar do Músico que deu o pontapé inicial no experimentalismo da nossa música e da música mundial erudita: Heitor Villa-Lobos. Quase todos os grandes músicos que permearam o experimentalismo na nossa música beberam da mesma fonte (Villa-Lobos), de Tom Jobim a Egberto Gismonti.
Muito bom este documentário! Assisti ele em 2001 na Sesc TV! Muito bom ver que ele está disponível aqui no UA-cam! É muito importante deixar um documento histórico como este exposto para todos e isto independe se está faltando alguém ou algum tipo de música no documentário, pois o Brasil tem material para centenas de documentários em várias áreas, inclusive nas artes! Creio que o mais importante é documentar tudo, até mais importante do que popularizar! Parabéns Rede Puc!
Faltou complementar: Fora esta pequena observação que fiz (Villa-Lobos) e tb a observação de Lucasbaumgratz1 e Thiagoburgo dentre outros (manguebeat), o documentário é nota 10 e deveria sim fazer parte do currículo educacional em todos os níveis, além da sua divulgação nos meios de comunicação de massa via TV. Parabéns redepuc.
Excelente. Ia dizer que está um pouco paulistano-cêntrico, mas vejo que é uma produção local mesmo. Recomendo para todas as aulas de música brasileira, cultura brasileira, até de socio-linguística! / quem quiser complementar com Villa, Milton, Tom, et al. a vontade!
Diga-se de passagem que recupera a memória de alguns heróis esquecidos da música brasileira: Hans-Joachim Koellreutter, Walter Smetak, Walter Franco, Egberto Gismonti e Arrigo Barnabé (na minha opinião, um dos melhores compositores populares brasileiros do século XX).
faltou realmente o clube da esquina q de certa forma revelou o uakiti... faltou tbm falar um pouco mais da vanguarda paulistana... Grupo Rumo é tão genial quanto Arrigo, itamar tbm. não gosto muito, mas não podemos negar o manguebeat... e se fossemos para os ultimos dez anos a cena de instrumental iniciada por hurtmold tbm cairia bem mas de qualque forma um exelente documentário! todos deveriam ver!
A TODOS SERIOS E APAIXONADOS AMANTES DA MUSICA: E' como dizem alguns amigos sobre esse video (inclusive seu Chalz Perrone, meu middleman): TEM QUE VER! Apesar de destacar o grupo Uakti (e varios outros musicos de importancia crucial e radical, como Tom Ze e Egberto Gismonti) , mas omitir o Clube da Esquina e Manguebeat, o documentario faz excelente sintese -- poliformica, heteroglotica e, as vezes, devidamente destoante, da musica brasileira do seculo XX.
Banda Devassa - Rio de Janeiro. (Cultura, Esporte e Lazer). "MPB" - CONFIRA... NA ÍNTEGRA, O DOCUMENTÁRIO. "ALQUIMISTAS DO SOM". (Rio - 15/02/2019). "Alquimistas do Som" é um documentário que traça um panorama das experimentações na "Música Popular Brasileira". Dirigido por "Renato Levi" em 2003, "Alquimistas do Som" conta com depoimentos exclusivos de artistas brasileiros (Tom Zé, Lenine, Arnaldo Antunes, Egberto Gismonti, Arrigo Barnabé, e de letristas como Carlos Rennó e do maestro Julio Medaglia), e suas incursões no experimentalismo musical (suas origens e motivações) construindo a linha evolutiva da MPB. Os depoimentos são ilustrados com musicais do produtor "Fernando Faro" (criador do programa Ensaio, da TV Cultura), além de outras imagens do arquivo da emissora. “Alquimistas dos Som” promove um emocionante reencontro dos artistas com imagens históricas da televisão, o filme ultrapassa o limite do tema e propõe uma reflexão mais profunda sobre a música que é feita em nosso país. (Confira, na íntegra, o doc. Alquimistas do Som: (Banda Devassa).
Tem umas ausências graves nesse programa. A primeira é a de Villa-Lobos, que prescinde de explicações. Em segundo a do Grupo Rumo (Luiz Tatit), seu experimentalismo radical no campo da canção, o canto falado, a criação de uma dicção completamente nova na canção brasileira. Por último, Milton Nascimento (Clube da esquina) e o mangubeat também tinham que ter sido mencionados. Como o tema era experimentalismo, não faz sentido a omissão do grupo rumo.
Muito obrigado por postarem esse video Se conseguirem, por favor postem novamente por causa do problema de áudio! Inclusive, usamos este documentario para fins de estudo na faculdade. Seria de grande ajuda! Muito obrigado!
poxa não temos isso na íntegra... foi uma série de programas da TV Cultura que durou pouco, Na pesquisa achamos uns 8 episódios apenas. Espero que tenham sido digitalizados.
Lenine é de Recife, Tom Zé de Irará, Bahia, Egberto de Carmo de Minas, Arrigo Barnabé de Londrina, Paraná, Hermeto de Lagoa da Canoa, Alagoas... que papo é este de não sair do eixo Rio-SP???
Faltou a experimentação do Jorge Ben, o Manguebeat e algo pelo menos básico sobre o Choro. Pixinguinha não passou de uma citação, mas o documentário é bom apesar dessas ausências.
Não é possível. Pode ter faltado o Manguebeat, Villa-Lobos, a música do Pará, a música do meu avô índio acreano que toca eletrônico com timbau. Não importa! O central do documentário está no final, quando a abordagem é feita sobre a produção cultural e a padronização da música brasileira para a venda. Os músicos foram mostrados como exemplos de criação. Há vários outros docs que entram a fundo na bossa, tropicália, manguebeat, etc. A meu ver, nesse não é necessário. Parabéns! Ótimo documentário.
Faltou o artigo OS na minha chamada. Meu recado e' A TODOS OS SERIOS E APAIXONADOS AMANTES DA MUSICA. Mais um recado: faltou a participacao de Rita Lee e Marisa Monte, pelo menos. Por que nenhuma mulher foi entrevistada ou incluida no documentario?
Tom Zé = Não gosto dele como musico,mas um cara inteligentíssimo,na musica não,não mesmo!!! (pra mim,quem gosta da musica dele blz,respeito)...Musica pra doido!!!! Não sinto nada ao ouvi-lo,só uma confusão de sons,só zuada... Musica (pra mim) é outra coisa! No mais,os demais,gênios...documentário Exelente!!!
Aaaaaaaaaaaaaaaaaaa, queria muito ver o final contudo não consigo acessar os links dos comentários (aparece um ponto de exclamação, carrego a página e aparece dnv). Alguém pode dizer o nome do vídeo com o final? Um documentário excelente!
6:48 "Tem pessoa em que a vontade de experimentar já é natural por que eles não sabem fazer o comum, eis aqui um caso assim.. eu não experimento não é para ser melhor que os outros o que eu faço de experimental é por que eu não sei fazer um bom "feijão com arroz", se eu soubesse fazer uma boa música caipira, para vender 1 milhão de discos talvez eu não estivesse aqui sendo entrevistado por vocês". Mestre nas Palavras, meu modo de fazer algo que não seja "feijão com arroz" é o REALISMO SIMBÓLICO (francadesenho.blogspot.com/2013/07/criacoes-do-realismo-simbolico.html)
é incrível como a musica popular conseguiu PIORAR com relaçao à época do documentário. pelo menos com a internet temos contato próximo com a boa musica produzida nos dias de hoje.
Só acho uma pena terem pulado o pós-tropicalismo, movimento que bateu de frente com a ditadura no tempo em que ela estava de pé. Salve Novos Baianos, salve a música brasileira!
ALQUIMISTAS DO SOM??? Ué, cadê o som após os 51 minutos e 39 segundos de documentário? O corte foi para impedir as análises sobre a contemporaneidade musical podre e ridícula da música imposta pela indústria cultural brasileira? Pois até onde eu ouvi havia conteúdo relevante ao conhecimento sobre arte e história musical creditada às manifestações do povo artístico, mas daí então seriam só as merdas "enlatadas" cheias de veneno midiático e conteúdo anti-musical.
Isso deveria ser passado nas escolas, para as crianças entenderem desde cedo que o que elas ouvem na Radio e na Tv não é a única música que existe, e que justamente o pais em que ela vive( Brasil) tem uma das MAIORES diversidades músicais e além de tudo, ÓTIMAS. Esse vídeo é pra sempre, que orgulho disso.
Este video é um documentario profundo, um verdadeiro chamado pela nossa memoria musical, sua evolução, riqueza.e atualização. Nao podemos deixar a padronizaçao em massa queimar nossos neuronios, pois musica nao é mercadoria. Musica é Arte.
Nao somos ratos movidos pelo Neuro-marketing.
Salve os verdadeiros arquitetos da musica brasileira, esse documentário é no minimo emocionante, parabéns !
Vim parar aqui sem querer e que documentário incrível!
É loucura querer ser músico em pleno 2024 ?
Parabéns🎈🎈🎈🎈🎈🎈
Lenine.
"A onda ainda quebra na praia...". Leão do Norte, Mater Christi, Show na concha acústica. A MPB tem adeptos sim. Saudade é somente das baladas, feito "O último pôr-do-sol", que eu guardo na voz de minha senhora mãe. Saindo de casa, acessando à internete. Daniel Araújo - Recife, PE, Junho de 2013.
Vejam quantos acessos, o Brasil precisa assistir esse vídeo. Principalmente os senhores músicos!!! Vamos divulgar, vamos, vamos!!!
verdade thiagoburgo, chico science e nação zumbi mereciam uma citação. mas o documentário ficou docaralho! parabéns à galera da produção :)
Pessoal, alguém tbm teve problema com o audio no final do documentario? Na parte em que fala A experiencia dos lucros? Estranho.
Faltou tb falar do Músico que deu o pontapé inicial no experimentalismo da nossa música e da música mundial erudita: Heitor Villa-Lobos. Quase todos os grandes músicos que permearam o experimentalismo na nossa música beberam da mesma fonte (Villa-Lobos), de Tom Jobim a Egberto Gismonti.
Muito bom! Excelente! Assistam.🎈🎈🎈🎈🎈🎈🎈🎈🎈🎈
Muito bom este documentário! Assisti ele em 2001 na Sesc TV! Muito bom ver que ele está disponível aqui no UA-cam! É muito importante deixar um documento histórico como este exposto para todos e isto independe se está faltando alguém ou algum tipo de música no documentário, pois o Brasil tem material para centenas de documentários em várias áreas, inclusive nas artes! Creio que o mais importante é documentar tudo, até mais importante do que popularizar! Parabéns Rede Puc!
Faltou complementar: Fora esta pequena observação que fiz (Villa-Lobos) e tb a observação de Lucasbaumgratz1 e Thiagoburgo dentre outros (manguebeat), o documentário é nota 10 e deveria sim fazer parte do currículo educacional em todos os níveis, além da sua divulgação nos meios de comunicação de massa via TV.
Parabéns redepuc.
Excelente. Ia dizer que está um pouco paulistano-cêntrico, mas vejo que é uma produção local mesmo. Recomendo para todas as aulas de música brasileira, cultura brasileira, até de socio-linguística! / quem quiser complementar com Villa, Milton, Tom, et al. a vontade!
Diga-se de passagem que recupera a memória de alguns heróis esquecidos da música brasileira: Hans-Joachim Koellreutter, Walter Smetak, Walter Franco, Egberto Gismonti e Arrigo Barnabé (na minha opinião, um dos melhores compositores populares brasileiros do século XX).
Grande Arrigo!
documentario incrível parabéns aos envolvidos
Parabéns!gostei moito deste documental!
faltou realmente o clube da esquina q de certa forma revelou o uakiti... faltou tbm falar um pouco mais da vanguarda paulistana... Grupo Rumo é tão genial quanto Arrigo, itamar tbm.
não gosto muito, mas não podemos negar o manguebeat... e se fossemos para os ultimos dez anos a cena de instrumental iniciada por hurtmold tbm cairia bem
mas de qualque forma um exelente documentário! todos deveriam ver!
Excelente
Só tem gênio ai, adorei :) Só a entrevista desse pessoal já é uma arte completa
adorei isso é uma abertura para cabeça do povo ,obrigado tom ,tim max
Muito bom..mas realmente , como ja comentado, faltou mencionar o Manguebeat
Por favor, disponibilizem "Música e Musicas 1978" por completo.
Genial, um dos melhores documentarios da música brasileira
Uma pessoa teve q pensar e reagiu mal, mas tudo bem ele se divertiu o bastante!!
João gilberto é eterno,grande inspiração musical.como diz Caetano a bossa nova é foda!
Pois é...alguém tem que dar a real. Muito bom!
A TODOS SERIOS E APAIXONADOS AMANTES DA MUSICA:
E' como dizem alguns amigos sobre esse video (inclusive seu Chalz Perrone, meu middleman): TEM QUE VER!
Apesar de destacar o grupo Uakti (e varios outros musicos de importancia crucial e radical, como Tom Ze e Egberto Gismonti) , mas omitir o Clube da Esquina e Manguebeat, o documentario faz excelente sintese -- poliformica, heteroglotica e, as vezes, devidamente destoante, da musica brasileira do seculo XX.
excelente!!!
parabéns, pessoal
Que coincidência, quando começa a falar de que a indústria só quer ganhar dinheiro o vídeo fica sem som.... Muito bom o vídeo!
Banda Devassa - Rio de Janeiro. (Cultura, Esporte e Lazer).
"MPB" - CONFIRA... NA ÍNTEGRA, O DOCUMENTÁRIO.
"ALQUIMISTAS DO SOM".
(Rio - 15/02/2019).
"Alquimistas do Som" é um documentário que traça um panorama das experimentações na "Música Popular Brasileira". Dirigido por "Renato Levi" em 2003, "Alquimistas do Som" conta com depoimentos exclusivos de artistas brasileiros (Tom Zé, Lenine, Arnaldo Antunes, Egberto Gismonti, Arrigo Barnabé, e de letristas como Carlos Rennó e do maestro Julio Medaglia), e suas incursões no experimentalismo musical (suas origens e motivações) construindo a linha evolutiva da MPB.
Os depoimentos são ilustrados com musicais do produtor "Fernando Faro" (criador do programa Ensaio, da TV Cultura), além de outras imagens do arquivo da emissora.
“Alquimistas dos Som” promove um emocionante reencontro dos artistas com imagens históricas da televisão, o filme ultrapassa o limite do tema e propõe uma reflexão mais profunda sobre a música que é feita em nosso país.
(Confira, na íntegra, o doc. Alquimistas do Som: (Banda Devassa).
Bravo!
Sincerissimos Parabens!
mto legal
Muito bom!
Tem umas ausências graves nesse programa. A primeira é a de Villa-Lobos, que prescinde de explicações. Em segundo a do Grupo Rumo (Luiz Tatit), seu experimentalismo radical no campo da canção, o canto falado, a criação de uma dicção completamente nova na canção brasileira. Por último, Milton Nascimento (Clube da esquina) e o mangubeat também tinham que ter sido mencionados. Como o tema era experimentalismo, não faz sentido a omissão do grupo rumo.
Foi só falar no mercado global que ja tiraram o áudio do vídeo .. O MERDA HEIN !! FIADASPTRA!
Resolvam o problema do áudio, por favor! Tô curioso demais pra ver até o fim
genial
esse foi um dos melhores documentários sobre música brasileira que já vi, senão o melhor (apesar da edição e efeitos um tanto toscos). conteúdo puro!
Gente teve um problema de som no final mas não foi censura...
vamos tentar postar de novo
Muito obrigado por postarem esse video
Se conseguirem, por favor postem novamente por causa do problema de áudio!
Inclusive, usamos este documentario para fins de estudo na faculdade. Seria de grande ajuda!
Muito obrigado!
+Maria Ap. Souza tentem mesmo... por favor! Excelente documentário. Estou maravilhado!!!
+Maria Ap. Souza um ano e nada.. cade?!!?!?
Faltou falar do Milton Nascimento e do Clube da Esquina. Mas ficou muito bom! Parabéns.
poxa não temos isso na íntegra... foi uma série de programas da TV Cultura que durou pouco, Na pesquisa achamos uns 8 episódios apenas. Espero que tenham sido digitalizados.
ESPIRITO SANTO alpuimistasDEUS
Sacanagem terem cortado o áudio. Consertem isso ai por favor.
Bruno Marques Serrano justo na hora de falar da indústria musical... o que sera que falaram hahah
@rafaeldutramusica1 Rafa, faltou também o grupo rumo!
Lenine é de Recife, Tom Zé de Irará, Bahia, Egberto de Carmo de Minas, Arrigo Barnabé de Londrina, Paraná, Hermeto de Lagoa da Canoa, Alagoas... que papo é este de não sair do eixo Rio-SP???
Faltou a experimentação do Jorge Ben, o Manguebeat e algo pelo menos básico sobre o Choro. Pixinguinha não passou de uma citação, mas o documentário é bom apesar dessas ausências.
Aqui ficou sem áudio no tema 'experiência do lucro', já perto do fim. Uma pena
"vocês precisam saber disso.."
Quem mais está vendo o vídeo em 2022 ?
eumir deodato tem o seu lugar entre os alquimistas esse era genio
Deduzi isso também, mas não encontro nada na internet com o nome.. queria achar a letra, ouvir a música completa. De todo modo, valeu !
Não é possível. Pode ter faltado o Manguebeat, Villa-Lobos, a música do Pará, a música do meu avô índio acreano que toca eletrônico com timbau. Não importa! O central do documentário está no final, quando a abordagem é feita sobre a produção cultural e a padronização da música brasileira para a venda. Os músicos foram mostrados como exemplos de criação. Há vários outros docs que entram a fundo na bossa, tropicália, manguebeat, etc. A meu ver, nesse não é necessário.
Parabéns! Ótimo documentário.
mto bom.....
Os últimos minutos estão sem áudio
curioso em alguns locais tem som e em outros não... uma falha no vídeo deixou o final sem sync...
Há um erro nos 10 últimos minutos do vídeo, está sem som :((((
O audio a partir do 52min tá faltando???
Pena...
Queria ver o fim...
Muito bom, mas senti uma falta danada do movimento Mangue Beat, achei uma falha sem tamanho não citar Chico Science, Nação Zumbi etc...
Qual o nome da música que Tom Zé canta no início?
Se resolver o áudio eu me inscrevo no canal.
Quando começou a falar da industria musical o som parou de funcionar... Có foi dessa censura aí?
Faltou o artigo OS na minha chamada. Meu recado e' A TODOS OS SERIOS E APAIXONADOS AMANTES DA MUSICA.
Mais um recado: faltou a participacao de Rita Lee e Marisa Monte, pelo menos. Por que nenhuma mulher foi entrevistada ou incluida no documentario?
Aqui tem o documentário sem corte de audio:
ua-cam.com/video/BokHS0nkDkw/v-deo.html
Vídeo caiu
Nos 10 minutos finais esta sem audio. =(
Tom Zé = Não gosto dele como musico,mas um cara inteligentíssimo,na musica não,não mesmo!!!
(pra mim,quem gosta da musica dele blz,respeito)...Musica pra doido!!!!
Não sinto nada ao ouvi-lo,só uma confusão de sons,só zuada...
Musica (pra mim) é outra coisa!
No mais,os demais,gênios...documentário Exelente!!!
Aaaaaaaaaaaaaaaaaaa, queria muito ver o final contudo não consigo acessar os links dos comentários (aparece um ponto de exclamação, carrego a página e aparece dnv). Alguém pode dizer o nome do vídeo com o final? Um documentário excelente!
6:48 "Tem pessoa em que a vontade de experimentar já é natural por que eles não sabem fazer o comum, eis aqui um caso assim.. eu não experimento não é para ser melhor que os outros o que eu faço de experimental é por que eu não sei fazer um bom "feijão com arroz", se eu soubesse fazer uma boa música caipira, para vender 1 milhão de discos talvez eu não estivesse aqui sendo entrevistado por vocês".
Mestre nas Palavras, meu modo de fazer algo que não seja "feijão com arroz" é o REALISMO SIMBÓLICO (francadesenho.blogspot.com/2013/07/criacoes-do-realismo-simbolico.html)
Alguem sabe leitura labial?!?!?! poem ai pra nós...
ua-cam.com/video/OpkEbMarIm8/v-deo.html
outro link com o DOC completo e com áudio.
26:52 alguém sabe quem e que música são?
+Danilo Prates Walter Franco
não estou certo mas acho que é Mel com caldo das feridas...
é incrível como a musica popular conseguiu PIORAR com relaçao à época do documentário. pelo menos com a internet temos contato próximo com a boa musica produzida nos dias de hoje.
f_17 que de e
O documentario erra num ponto, a guitarra eletrica ja existia na musica brasileira na bahia, com dr.osmar e dôdô.
Censura?
Possivelmente. há outro vídeo onde há censura quando vão falar sobre as outras notas que foram deixadas de lado.
Só acho uma pena terem pulado o pós-tropicalismo, movimento que bateu de frente com a ditadura no tempo em que ela estava de pé. Salve Novos Baianos, salve a música brasileira!
outro canal com audio ate' o final: /watch?v=Gg_nkfDi7ck
ua-cam.com/video/BokHS0nkDkw/v-deo.html o link do vídeo com a parte do áudio que falta
Po... puta sacanagem mesmo.
n é de se espantar que cortem o som logo na hora que começam a falar da industria, mas que da uma vergonha alheia da
Poxa, a globalização estragou um sonho lindo
ALQUIMISTAS DO SOM??? Ué, cadê o som após os 51 minutos e 39 segundos de documentário? O corte foi para impedir as análises sobre a contemporaneidade musical podre e ridícula da música imposta pela indústria cultural brasileira? Pois até onde eu ouvi havia conteúdo relevante ao conhecimento sobre arte e história musical creditada às manifestações do povo artístico, mas daí então seriam só as merdas "enlatadas" cheias de veneno midiático e conteúdo anti-musical.
Excelente documentário!!