Um pouquinho diferente do que eu aprendi. A instrução que eu recebi primeiro foi a desinfecção do consultório usando álcool 70% ou desinfetante Surfic, o último dispensa o uso de barreira plástica. Uma sequência de desinfecção também foi usada, priorizando a descontaminação primária de lugares menos contaminados para os mais contaminados e nunca usando movimentos de "vai e vem", mas sempre em movimento de vassoura e repetindo 3 vezes em cada área, seguindo o padrão da faculdade. Primeiro a bancada, segundo o braço da cadeira, a alça da cadeira, terceiro a regulagens do encosto de cabeça, a alça de regulagem do mocho, a superfície da mesa auxiliar, a alça do foco, a alça do equipo, a superfície do equipo, o sugador e a cuspideira.
A utilização do PVC após a desinfecção é indicada para servir como uma barreira física para evitar que a contaminação chegue até o equipamento, ou que essa seja mínima, sendo que essas barreiras devem ser trocadas a cada paciente.
Pessoal, ótimo trabalho, só uma sugestão, não façam movimento circulares com a gase, principalmente na cadeira onde o paciente irá sentar. A gase deve ser passada sempre em uma direção, que seria de cima para baixo.
Eu uso uma espécie de sobre luva de plástico evitando o máximo contato com o material estéril para não contaminar, até mesmo na hora que pego bandejas clínicas.
Os instrumentais estéreis devem ser tocados apenas pelo operador ou auxiliar com a utilização de luvas cirúrgicas, ou de procedimento para casos de procedimentos menos invasivos. A utilização das sobre luvas é indicada quando a auxiliar, quando se tem a necessidade de tocar em objetos ou superfícies não estéreis para evitar a contaminação da luva.
Muito bem didático, parabens! Aprendi sempre que se deve usar campo fenestrado sobre o pacente, porem tenho observado em cursos e comentrios de cirurgiões que muitos não o usam. Qual a finalidade do campo, e por que não usar? obrigado.
Obrigado pelo comentário, Alcides. O campo festonado serve para isolar o campo operatório e diminuir ainda mais o risco de contaminação. O correto é sempre utilizar, mas existes pacientes que acabam se sentindo sufocados com esse campo, nesse caso, é melhor operar sem mesmo, pois as implicações sistêmicas causadas pela ansiedade e medo podem ser mais prejudiciais.
parabens pelo procedimento do dentista , porem observei algo que deixou a desejar na auxliar no que aprendir no curso ela tambem teria que estar com as maos lavadas e com luvas ,pos estar auxiliando o dentista
Obrigada! O auxiliar deve calçar as luvas cirúrgicas estéreis apenas no momento da cirurgia, quando estará tocando apenas em materiais que estão estéreis, durante os procedimentos de desinfecção e montagem do ambiente cirúrgico não se deve utilizar as luvas estéreis pois estará tocando em superfícies que contaminam a luva. Porém vale lembrar que deve se ficar atento para que apenas o operador com as luvas toque nos campos ou materiais estéreis para evitar a contaminação. O ideal é que para realização da cirurgia a equipe seja composta pelo operador, um auxiliar e um circulante. O circulante é responsável por auxiliar na montagem, abertura de embalagens ,alcançar materiais como agulhas e tubetes anestésicos, os quais são realizados apenas a desinfecção, e o auxiliar para ajudar no momento da cirurgia, para auxiliar com o sugador ou com instrumentais que estão estéreis. Espero ter esclarecido sua duvida.
Boa observação, no vídeo não esta sendo demonstrado. A antissepsia intraoral deve ser realizada previamente a antissepsia extraoral, pedindo para o paciente bochechar de 10 a 15ml de clorexidina 0,12%, por um tempo de 30 segundos a 1 minuto.
Obrigado Callyne! A TSB ou ASB deve utilizar a mesma paramentação do operador ;) O paciente não precisa, necessariamente, remover os objetos pessoais, desde que seja utilizado o campo festonado para isolar o campo operatório. Obrigado pelo comentário :)
Achei o vídeo muito top, parabéns, ao meu ver pecou apenas na abertura das luvas ao colocar em cima do campo estéril após tocar com as mãos, mas no resto toppp
Obrigada! boa observação. Gravei esse vídeo durante a minha graduação e realmente apresenta algumas falhas. No caso das luvas, estava já com a assepsia das mãos realizada. Porém devemos tomar máxima atenção para reduzir os riscos de contaminação.
Para a realização da limpeza e desinfecção do ambiente, são indicadas as luvas de borrachas, as quais devem ser lavadas e higienizadas corretamente após cada uso. Para procedimentos não cirúrgicos pouco invasivos com possibilidade de contato direto ou indireto com sangue e outras secreções deve se utilizar as luvas de procedimento (luva não estéril). Já para procedimentos cirúrgicos, os quais são mais invasivos e oferecem risco de infecção para o paciente, devem ser utilizadas as luvas cirúrgicas (luva estéril)
Seria muito bom se todos os consultórios ou clínicas tivessem esse mesmo cuidado e higiene!
Um pouquinho diferente do que eu aprendi.
A instrução que eu recebi primeiro foi a desinfecção do consultório usando álcool 70% ou desinfetante Surfic, o último dispensa o uso de barreira plástica. Uma sequência de desinfecção também foi usada, priorizando a descontaminação primária de lugares menos contaminados para os mais contaminados e nunca usando movimentos de "vai e vem", mas sempre em movimento de vassoura e repetindo 3 vezes em cada área, seguindo o padrão da faculdade. Primeiro a bancada, segundo o braço da cadeira, a alça da cadeira, terceiro a regulagens do encosto de cabeça, a alça de regulagem do mocho, a superfície da mesa auxiliar, a alça do foco, a alça do equipo, a superfície do equipo, o sugador e a cuspideira.
Nós auxiliares e técnicos aprendemos exatamente como mostra o vídeo
Aprendi assim tbm
A utilização do PVC após a desinfecção é indicada para servir como uma barreira física para evitar que a contaminação chegue até o equipamento, ou que essa seja mínima, sendo que essas barreiras devem ser trocadas a cada paciente.
Amei, sou estudante ASB tudo que estudei foi mostrado exatamente no vídeo bem detalhado.parabens ganhou um escrito 😍😍
Muito obrigado, Marcia :D
Que vídeo, só me motiva mais a cursar odontologia!!!
Facilitando e melhorando assim a limpeza da mesa após cirurgia..
Video lindo. Amei. PARABÉNS. Aprendi mt coisas legais . Sempre bom a gente ser bem informado. Conhecimento e tudo
Nss, eu amei esse vídeo 👀❤️
O engraçado é que quem editou deveria estar muito apaixonado KKKKK 🛐
Ótimo vídeo sou estudante de ASB e amei as informações aqui adquiridas muito obrigada 😍
Obrigado Sueli, seja bem vinda! Assista os últimos vídeos ;)
Tbm estudo na mesma que vc
Parabéns seus vídeos estão sendo de grande ajudar para mim....
Parabens pelo video. Sou recém formada e estou revisando tudo o que aprendi na faculdade.
eita MDS aguenta coração! 😬tá chegando a hora das montagens de mesa cirúrgica
to assinm tbm
@@Carloslovelove que
@@AlineOliveira-ur7xf que o que?
Gostei 👏🏻 mês que vem vou realizar minha primeira cirurgia ansiosa estou, estudo odontologia estou no 6 semestre 🌝
Iae? Ocorreu tudo bem?😊
Espero que tenha ocorrido tudo bem, e que esteja gostando do curso. Abraços!
@@sobreodonto ocorreu tudo bem, já estou no 8 rsrs, amei cirurgia
O circulante ajuda nos manuseios diretos com a pia ( abertura/fechamento da torneira).
Muito bom o canal , obg pelas aulas.
Maravilhoso, me ajudou para a cirurgia
Gostei muito e das musicas de fundo tbm
Parabéns pelo vídeo, muito didático e muito bem feito!
Obrigado, Erika!
Amei, e amo essa área sou auxiliá de saúde bucal amooo😍💕💕💕💕😍
Parabéns exelente vídeo
Esse vídeo foi o melhor
Irei ver todos os dias esse vídeo até fazer o estágio sei que com sua ajuda irei alcançar uma vaga 😍😍
Conseguiu estágio?
@@Jornadahistorica1 ainda não fiz o curso vou fazer o estágio na minha cidade
@@jessicapaula9799 mais ja começou p curso? Eu comecei essa semana 😊
Ainda não kk vou começar ano que vem
perfeito! i love cirurgia
Amei esse vídeo, parabéns
Obrigado, Semiremis :)
Excelente video muy instructivo
Maravilha!!!!!❤
Com auxílio da pinça Collin e gaze estéril, segundo movimentos nesta sequência.
Ele possuí alças para que o operador/auxiliar o apanhe e consiga colocá-lo em posição sem tocar nas superfícies externas.
Pessoal, ótimo trabalho, só uma sugestão, não façam movimento circulares com a gase, principalmente na cadeira onde o paciente irá sentar. A gase deve ser passada sempre em uma direção, que seria de cima para baixo.
As unhas são lavas com a escova, também com fricções.
As fitas devem ser amarradas para estabilizar o avental. Segurando-as pelas pontas e sem tocar na superfície externa.
Muito bom 👏👏👏
A embalagem de luva é aberta pelo circulante, que deve deixar cair o pacote interno sobre a área estéril.tgf
As luvas são calçadas evitando-se tocar na parte externa da luva.
Perfeito!
Obrigado !
Eu uso uma espécie de sobre luva de plástico evitando o máximo contato com o material estéril para não contaminar, até mesmo na hora que pego bandejas clínicas.
Os instrumentais estéreis devem ser tocados apenas pelo operador ou auxiliar com a utilização de luvas cirúrgicas, ou de procedimento para casos de procedimentos menos invasivos. A utilização das sobre luvas é indicada quando a auxiliar, quando se tem a necessidade de tocar em objetos ou superfícies não estéreis para evitar a contaminação da luva.
A sequência do kit segue para o avental
O circulante deve ajustar o avental do operador/auxiliar.
O procedimento é realizado pelo menos por três vezes, trocando-se as gazes sucessivamente..
Deve-se realizar molhamento das mãos aos cotovelos, obedecendo está direção.c
A superfícies são limpas com gaze embebida em álcool. Deve-se realizar movimento de fricção.x
Enxagua-se as mãos, iniciando-se pelos dedos e terminandos nos cotovelos.
Muito bem didático, parabens! Aprendi sempre que se deve usar campo fenestrado sobre o pacente, porem tenho observado em cursos e comentrios de cirurgiões que muitos não o usam. Qual a finalidade do campo, e por que não usar? obrigado.
Obrigado pelo comentário, Alcides. O campo festonado serve para isolar o campo operatório e diminuir ainda mais o risco de contaminação. O correto é sempre utilizar, mas existes pacientes que acabam se sentindo sufocados com esse campo, nesse caso, é melhor operar sem mesmo, pois as implicações sistêmicas causadas pela ansiedade e medo podem ser mais prejudiciais.
Não devem ser realizados movimentos de fricção, mas sim movimentos unidirecionais, sempre do mais limpo para o mais sujo.❤
E na abertura da embalagem da escola.
Lavar com a esponja as mãos, seguido das mãos aos braços até o cotovelo.f😊
ÓTIMO VIDEO!!!
Obrigado !
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
O operador deve cuidar para manter as faces da toalha em contato exclusivo com cada mão
Can you upload number 2 video of this one translate to English
A mesa cirúrgica deve seguir a sequência lógica da cirugia: diérese, exérese, hemostasia e síntese
Amei
parabens pelo procedimento do dentista , porem observei algo que deixou a desejar na auxliar no que aprendir no curso ela tambem teria que estar com as maos lavadas e com luvas ,pos estar auxiliando o dentista
Obrigada! O auxiliar deve calçar as luvas cirúrgicas estéreis apenas no momento da cirurgia, quando estará tocando apenas em materiais que estão estéreis, durante os procedimentos de desinfecção e montagem do ambiente cirúrgico não se deve utilizar as luvas estéreis pois estará tocando em superfícies que contaminam a luva. Porém vale lembrar que deve se ficar atento para que apenas o operador com as luvas toque nos campos ou materiais estéreis para evitar a contaminação. O ideal é que para realização da cirurgia a equipe seja composta pelo operador, um auxiliar e um circulante. O circulante é responsável por auxiliar na montagem, abertura de embalagens ,alcançar materiais como agulhas e tubetes anestésicos, os quais são realizados apenas a desinfecção, e o auxiliar para ajudar no momento da cirurgia, para auxiliar com o sugador ou com instrumentais que estão estéreis. Espero ter esclarecido sua duvida.
Pelo SUS não é assim não ,eles não lavam as mãos assim não no máximo trocam as luvas
Espaços entre os dedos devem ser bem lavados e friccionados com a esponja.
O kit cirúrgico está em sequência lógica. Portanto o primeiro item é a toalha para secagem de mãos.
Para que caso de passagem de sangue pelo campo estéril, a mesa não seja diretamente atingida.sk
Deve-se evitar lavar braços e voltar ás mãos.
Sei que o vídeo é demonstrativo. Mas brincão da paciente ficou cabuloso. kkkkk.
Essa mulher se parece muito com a atriz Bianca Rinaldi
👏👏👏
Queimou tudo respirando em cima
Vídeo perfeito!
Obrigado !
Amanhã minha primeira vez como circulantes dicas ?
E aí como foi? deu tudo certo?
cade a antissepsia intrabucal?
Boa observação, no vídeo não esta sendo demonstrado. A antissepsia intraoral deve ser realizada previamente a antissepsia extraoral, pedindo para o paciente bochechar de 10 a 15ml de clorexidina 0,12%, por um tempo de 30 segundos a 1 minuto.
muito bom o video, mais sentir falta da paramentação da tsb ou asb e o paciente deve estar sem objetos pessoais, fora isso foi ótimo.
Obrigado Callyne! A TSB ou ASB deve utilizar a mesma paramentação do operador ;) O paciente não precisa, necessariamente, remover os objetos pessoais, desde que seja utilizado o campo festonado para isolar o campo operatório. Obrigado pelo comentário :)
Na lavagem de mãos, operador e auxiliar não podem tocar nenhum estrutura da pia..f
Achei o vídeo muito top, parabéns, ao meu ver pecou apenas na abertura das luvas ao colocar em cima do campo estéril após tocar com as mãos, mas no resto toppp
Obrigada! boa observação. Gravei esse vídeo durante a minha graduação e realmente apresenta algumas falhas. No caso das luvas, estava já com a assepsia das mãos realizada. Porém devemos tomar máxima atenção para reduzir os riscos de contaminação.
Também estou começando a fazer odontologia, tem algum conselho pra me dar?
Alguem em 2020? Oiiii
A mesa cirúrgica deve ser embalada com papel filme.f
Namoral essa praga dessas luvas cara eu sempre me fodo nessa parte eu to lá namoral lindo o professor vem nem olha e fala q contaminou namoral kkkkk
Realmente, no inicio é meio difícil mesmo. Mas com o tempo e bastante pratica pegamos o jeito.
JÁ ERROU, ´POIS ESTENDEU O BRACÇO PARA BAIXO.
Em qual momento?
@@sobreodonto ele deve estar falando da auxiliar que amarrou o capote kskskkskksskksksskks
Perfeito só essa música q n ficou legal!.
Não deve ser feito com essas luvas, mas sim com luvas de procedimento.
Para a realização da limpeza e desinfecção do ambiente, são indicadas as luvas de borrachas, as quais devem ser lavadas e higienizadas corretamente após cada uso.
Para procedimentos não cirúrgicos pouco invasivos com possibilidade de contato direto ou indireto com sangue e outras secreções deve se utilizar as luvas de procedimento (luva não estéril).
Já para procedimentos cirúrgicos, os quais são mais invasivos e oferecem risco de infecção para o paciente, devem ser utilizadas as luvas cirúrgicas (luva estéril)
Tanta lavagen ..
Todo processo de desinfecção e colocação de barreiras físicas são necessários para minimizar os riscos para o paciente.
Perfeito!
Obrigado 😃