De preferência de cabra. Nesta zona do pinhal interior houve desde sempre bastante gado caprino. As pessoas tinham "as suas cabras" e era a partir do leite de cabra que se faziam as tigeladas. Atualmente ainda existem alguns rebanhos de cabras e tenta-se manter ao máximo a tradição, com grande empenhamento do município, continuando-se a fazer as tigeladas com o citado leite. De qualquer modo, também há quem as faça com leite de vaca (pasteurizado... dos pacotes), mas foge à tradição e à originalidade deste doce muito antigo. Na verdade não é a mesma coisa! Para quem se habituou a este doce desde que nasceu (como é o meu caso), sabe que é único no país. Não há forma de o copiar (mesmo com a receita na mão), para os fornos dos fogões normais que temos em casa. De facto não existe nenhuma forma de substituir o forno de lenha e as mãos hábeis de quem o faz.
Excelente!! Faz-me lembrar como a minha avó usava o forno para cozer a brôa. Excelente vídeo!!
Optima demonstraçao
O leite é de cabra?! Obrigado
Qual a quantidade de açúcar? Obrigado
De preferência de cabra. Nesta zona do pinhal interior houve desde sempre bastante gado caprino. As pessoas tinham "as suas cabras" e era a partir do leite de cabra que se faziam as tigeladas. Atualmente ainda existem alguns rebanhos de cabras e tenta-se manter ao máximo a tradição, com grande empenhamento do município, continuando-se a fazer as tigeladas com o citado leite. De qualquer modo, também há quem as faça com leite de vaca (pasteurizado... dos pacotes), mas foge à tradição e à originalidade deste doce muito antigo. Na verdade não é a mesma coisa!
Para quem se habituou a este doce desde que nasceu (como é o meu caso), sabe que é único no país. Não há forma de o copiar (mesmo com a receita na mão), para os fornos dos fogões normais que temos em casa. De facto não existe nenhuma forma de substituir o forno de lenha e as mãos hábeis de quem o faz.
Goetei