Modelagem de Dados - Normalização - Forma Normal de Boyce-Codd
Вставка
- Опубліковано 8 лют 2025
- Modelagem de Dados - Normalização - Forma Normal de Boyce-Codd
Neste vídeo continuamos nosso estudo sobre Normalização em bancos de Dados, desta vez abordando a Forma Normal de Boyce-Codd (FNBC)
Ajude o canal adquirindo meus cursos na Udemy:
Bancos de Dados com MySQL Básico: bit.ly/35QdWE4
Lógica de Programação com Português Estruturado: bit.ly/3QKPn22
Programação em Python do Zero: bit.ly/python-...
Adquira também livros e outros itens na loja da Bóson Treinamentos na Amazon e ajude o canal a se manter e crescer:
www.amazon.com...
Seja membro deste canal e ganhe benefícios:
/ @bosontreinamentos
Contribuição via PIX:
Você pode contribuir com qualquer valor que desejar, de forma muito fácil e prática, fazendo uma transferência via PIX para a seguinte chave: EC25A929-A8C5-40C5-AEC0-3DD36D08A147
Contribua com a Bóson Treinamentos!:
www.bosontrein...
Por Fábio dos Reis
Bóson Treinamentos: www.bosontrein...
Instagram: / bosontreinamentos
Linkedin: / f%c3%a1bio-dos-reis-06...
Quora: pt.quora.com/profile/Fábio-dos-Reis
Pinterest: / bosontreina
Outros projetos do autor:
Diário do Naturalista: www.diariodona...
Bóson Ciências e Cultura: / bosonciencias
Numismática e Investimentos: diarionumismat...
#normalização #modelagemdedados #bancosdedados
Fábio Reis... Um cara super generoso que compartilha o conhecimento e dispõe material rico de conteúdo para estudo. Ao contrário de muitos que "pagam" de carismáticos e dispõem prévias medíocres para divulgar curso pago pobre em conteúdo e didática.
Professor, obrigada por disponibilizar essas aulas gratuitamente no UA-cam. Em meio a tantas pessoas vendendo cursos por ai é realmente maravilhoso encontrar canais como o seu.
Esse professor é absurdo. Nenhum professor de cursinho conseguiu explicar tão claramente esse assunto de normalização quanto o Fabio.
professor fábio tem uma paciência de jó para explicar tudo certinho
Já me inscrevi no canal Bóson Treinamentos. Gostaria deixar meu feedback em relação a didática do professor Fábio. Simplesmente sensacional, obrigada!!!
Muito obrigado Layana!
CONTEÚDO DA AULA 19...
01_Apresentação (0:00)
02_Forma Normal de Boyce_Codd (FNBC) (0:08)
a)FNBC Pontos a considerar (2:22)
b)Definição de FNBC (4:34)
c)FNBC - Normalizando (7:17)
d)FNBC - Exemplo 2 (não normalizado) (10:22)
3)Conclusão (14:00)
Bóson, não some com esses vídeos não, pois acho que vou ter que rever tudo pelo menos umas 10 vezes. Hahah. Cara melhor curso de modelagem disponível da internet. Sem qualquer dúvida. Muito show. 👏👏👏👏👏
Excelente explicação, professor! Mas eu tenho uma limitação pra ver a necessidade de FNBC. Não consigo enxergar nisso uma violação de FNBC, mas sim uma violação da 2FN. F_Nome é uma dependência parcial da chave F#+P#. Aplicando a Segunda Forma Normal se chega ao mesmo resultado.
Na minha vivência, quando se aplica as regras da 1FN, 2FN e 3FN corretamente, nunca vi precisar de FNBC. E eu sei que isso é limitação de entendimento minha hehehehe... Muito show de bola sua didática. Parabéns!!!
Por Fábio dos Reis é sensacional
Pra mim essa é a forma mais difícil, mesmo sendo simples na prática. Se tiver vários conjuntos de chaves candidatas o cara se perde fácil. Mas obrigado pelo vídeo, mas claro do que o dia.
Parabens pela otima didática.
Mais um inscrito de Moçambique... Prometo compartilhar os videos.... Muito obrigado pelo curso, Deus te abencoe Boson
Professor, sua didática é incrível. Sou formado em humanas e mesmo assim consigo acompanhar suas aulas. Obrigado!
A didática não é só sensacional, é impressionante.
Muito obrigado Richard!
Pleonasmo.
Primeiramente, parabéns pela iniciativa do curso, estou aprendendo muito com ele. Quanto a FNBC, a chave composta de Número do Fornecedor + Cód. do Produto, a princípio é complicado de entender porque seria uma chave candidata exclusiva que não se repetiria, pois, é possível que o mesmo fornecedor forneça novamente o mesmo produto. Mas ai, pensando mais um pouco, percebi que como chave composta, realmente seria exclusiva, pois, o que iria variar seria a quantidade fornecida. É complicado essa FNBC, tem que pensar bastante para entender o espírito da coisa.
Curso muito bom! Professor, suas explicações e sua didática são muito boas, muito obrigada! Aprendo demais com suas aulas! :)
Eu tive aula disso, fiz perguntas, li o livro-texto, li vários sites, tutoriais e vi alguns vídeos em inglês aqui mesmo no YT. Esse vídeo de vocês foi o único que conseguiu fazer entrar esse assunto na minha cabeça. Talvez pq foram mostrados os propósitos reais de se normalizar para FNBC (quais os tipos de anomalias que serão evitadas). Aprender algo torna-se infinitamente mais fácil quando há uma explicação prática da utilizade. Pelo menos pra mim. Muito obrigado.
acabei virando teu fã Fabio, tu é um ótimo professor cara, e ainda curte Dream Theather, vc não tem como não ser um cara massa, parabéns professor
mais uma aula extraordinária, didática muito boa, esse canal é muito proveitoso para quem está aprendendo
Fábio, parabéns pelos seus vídeos. Excelentes.
Muito obrigado Dábio!
Que didática, obrigado professor.
Primeiro vez que consigo entender melhor agr de fato o FNBC
Consegui entender essa aula só no final no segundo exemplo kkk, ficou mais visivel e bem mais explicado haha
Chegou o momento da aula que eu já não consigo entender mais nada
Se não conseguir com esse professor, pq eu te afirmo... ele é tem didática mto boa
Excelente vídeo e excelente conteúdo, apoio uma nova série de Redes com algumas normas como a IEEE 802.3 e a 802.11, tem alguns tópicos a serem abordados que são interessantes que acho que irá ajudar muitos estudantes, pelo vídeo obrigado Fábio!
Na normalização de FNBC (9:50 - primeiro exemplo, penso que a segunda opção (Forn_Nome_Prod) é a melhor, pois, não repete um campo identificador, no caso o F#.
Fábio. Gosto do seu trabalho. Vc é 10.
Parabéns Professor. Maravilhoso.
aprendo mais aqui do que com os videos da minha faculdade.
Muito bom, professor!!
Excelente explicação do professor através deste canal de tecnologia. Realmente essa questão de Normalização tem as suas complicações!
tu tem o dom pra dar aula
Aula top, e foto final top
Lembrando que a FNBC só é válida pois F_Nome, F# e P# possuem as 3 restrições de integridade (exceto a restrição de chave que é resolvido após a normalização) e por isso suas combinações podem ser dadas como chaves candidatas compostas. Se não me engano, esse também é um caso de relacionamento com cardinalidade N:N entre P# e F# e também P# e F_Nome (que é único) oque evidencia a superposição de P#.
Muito bom, obrigado
muito bom!! obrigado pelas suas aulas!! OBS: acho que tem um easter egg do resident evil nessa tabela.
vdd
parabéns pelo vídeo! claro, objetivo e bem didático!
muito bom
Adorei sua didática Fábio. Ficou mais fácil aprender modelagem de dados. Quando vai ter o curso de postgresql?
são muitos detalhes
Professor, parabéns pela aula! Eu só fiquei com uma dúvida. Se na coluna "disciplina" eu tenho um atributo composto, nesse caso eu não estaria diante de uma normalização de 2ª forma? Pode fazer um vídeo comentando ?
Tô respondendo meio tarde, mas pra quem tiver essa dúvida se existir atributos compostos não estaria nem mesmo na primeira forma normal (1FN) pois a tabela não teria somente atributos atômico.
Muito bom o vídeo, vou apresentar seminário amanhã, e vim correndo pro canal ahushsh, parabéns pelo canal!
Valeu Edson!
Muito bom o vídeo professor! Só ocorreu um probleminha na hora de definir a chave primária da tabela desmembrada 'tbl_AP', pois a chave dessa relação deve ser Aluno e Professor, caso contrário, sendo apenas Aluno, não haverá exclusividade de registro, uma vez que nas regras de negócio um mesmo aluno pode se matricular em mais de uma disciplina, que por sua vez pode ser lecionada por mais de um professor. Problema que pode ser ilustrado no registro Aluno = 503, no qual há repetição de registros para esse mesmo aluno.
em 13:30 a tabela tbl_AP a chave primária seria composta por Aluno e orientador, certo? Pq a impressão que dá é que Aluno é chave primária simples.
Isso mesmo, a chave primária nesse caso é composta
Normalizei algumas tabelas e em nenhuma deu pra usar FNBC. É como se ao chegar na 3FN todos as anomalias já estivessem sido resolvidas. Não achei exemplos onde uma tabela é normalizada da 1FN até a FNBC.
13:05 eu poderia, ao inves de criar da tabela tbl_AP(contendo os atributos Aluno e Orientador), criar a tabela tbl_AD(Contendo os atributos Aluno e Disciplina)?
Muito boa a aula!
Vc percebe que o professor é bão de aula, quando ele banha e peteia o cabelo.
Gosto das suas explicações, mas acho que o primeiro exemplo não é o melhor. Ora, uma das condições para se aplicar a FNBC é que a tabela já esteja na 3FN. Mas a tabela FORN claramente não está na 3FN, porque há uma DF entre F# e F_Name (F# -> F_Name, ou F_Name -> F#, conforme se preferir). Se calhar, nem na 2FN está...
Pois é, todos os exemplos que vi são assim. A impressão que ficou é que eu nunca conseguirei chegar em FNBC, pq fazendo 1FN à 3FN, já resolvo todas as anomalias.
tenho uma dúvida. não entendi porque é necessário manter o número do fornecedor em uma tabela. se o numero do fornecedor é uma informação artificial, suponho que seja uma surrogate key, por que ele deve ser armazenado?
No último exemplo: 'aluno' e 'professor' não poderiam também formar uma chave candidata?
a combinação fornecedor&nome do produto pode se repetir nesta tabela se um mesmo fornecedor realizar uma outra venda com o mesmo produto, não!?
Guilherme Passos, creio que a tabela do exemplo não se refira a compras individualizadas, mas sim ao total de itens (classificados por fornecedor) existentes no estoque, ou seja, a cada nova aquisição (entrada) e cada nova venda ou consumo (saída), haverá apenas a atualização do valor do atributo "quantidade".
@@EdAugusto eu estava com dúvida justamente nisso, obrigado.
O aluno 501 não é da Ana Maria? de onde veio o 502?
Parabéns Xará. Pergunto: essa situação de PK composta, atributo determinante e todas anormalidades, não pode ser resolvida simplesmente com adição de uma coluna PK-Auto Incremento e se construindo uma tabela para cada entidade específica e depois fazer a dança dos relacionamentos entre tabelas, PK e FK?
ENGEBRÁS-ENGENHARENGEBRÁS-ENGENHARIA, Usar chaves "automáticas", é uma violação do propósito da normalização, uma vez q não identificam um objeto no mundo real, mas o costume é tão arraigado q fica dificil até falar sobre isso.
Ops! Não "do propósito da normalização" mas do propósito das chaves primárias.
De toda forma ela resolve o problema sem deixar conflitos.
Pensei a mesma coisa enquanto assistia a aula que criar um campo chamado Id_NomeDaTabela como Pk auto incremento seria uma resposta rápida e eficaz para o problema, ao invés de procurar combinações de atributos ou colunas para criar uma chave primária composta. Criando uma chave primária composta talvez gere problemas com as outras formas normais 2FN e 3FN, devendo analisar de novo se poderá ter dependências parciais ou dependências transitivas. Resumindo o atributo PK-auto Incremento seria muito mais prático e fácil para resolver o problema.
Ou seja, usar uma chave surrogada. Que é usada intencionalmente, em muitas vezes, para substituir as chaves compostas.
Olá Fábio. Você falará sobre a 4FN e 5FN?
Abraços!
Futuramente, após o projeto, como um adendo.
Abraço!
Eu nem sabia que existiam essas kkkk
No exemplo 6:50 foi falado que os campos f# e p# formavam uma chave candidata, mas não seria uma chave composta?
Elas forma uma chave candidata, pois ainda não foram escolhidas para serem a chave primária. De toda forma, nesta tabela a chave primária será composta.
@@bosontreinamentos Muito obrigado
13:04 nesse exemplo eu poderia fazer apenas uma tabela aluno somente com os numeros de cada um e outra tabela com as diciplinas e professores?
Não poderia, porque dessa maneira não iria conseguir fazer a relação das duas tabelas, elas precisam ter uma coluna em comum pra isso.
Fábio qual o seu parentesco com o BRksEdu?
Ele é pai dele man.
Fabio sera que vc poderia fazer uma aula sobre generalizacao e especializacao?
Sim Kelson, vou acrescentar alguns vídeos no término do curso abordando tópicos diversos, e um deles será sobre esse tema. Abraço!
essa aula veio para brigar comigo kkkkkkkkkkkkk não entendi nada..... até a terceira formal já basta para mim.
Olá Professor Fábio como vai? Quando é que sai o projecto? Abraços vindo daqui de Moçambique e Muito obrigado p/ Treinamento...
Olá Agnaldo! No final do mês de novembro/17 (semana que vem!) começo a postar os vídeos do projeto.
Abraço!
Anotado! Obrigado.
Olá, qual normalização trata o problema da dependência Multivalorada?
A 1° forma normal visa eliminar campos multivalorados
boa tarde professor fabio , tudo certo? estou com uma duvida e espero que possa me ajudar , vou começar a faculdade de t i - banco de dados , gostaria de saber se irei ter que aprender a usar excel ? vou ser obrigador a aprender ou nao será necessario ? obrigado
Olá Leandro! Geralmente Excel não é necessário diretamente para quem trabalha com bancos de dados, mas é recomendável saber criar planilhas em geral, pois pode ser útil para realizar outras tarefas não coligadas.
Abraço!
mano essa figurinha no final do video é sessacional skksksksksks
Tenho medo de quem tem a ACME e a UMBRELLA como fornecedor. O quê mais? Weyland-Yutani? kkkkkkkkkkkkkk
Nao entendi
Entendi foi nada...
Só fornecedores perigosos kkkkkkkkkk
Muita teoria enfadonha, na prática vc saca tudo isso por intuição sem nem saber os passos da normalização
Uuuh, espertão
@@PatriciaNascimento-rw3jy kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
intuição não é o suficiente, é preciso de teorias matematicamente corretas para garantir a eficiência da modelagem, é isso que a teoria da normalização faz…
A aula é boa, mas esse assunto é chato pra cacete! PQP!!