SEGREDO para DECORARES as músicas na guitarra sem precisares de cifras

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 28 вер 2024
  • Uma das coisas mais incômodas para quem toca guitarra é ter uma branca sempre que precisa de tocar alguma música em frente de alguém. Como podemos decorar as músicas na guitarra sem depender de cifras ou qualquer notação? Hoje vou mostrar-te um exercício espetacular para que comeces a decorar as músicas na guitarra de forma muito mais simples.
    Apoie este canal para obter acesso aos seguintes benefícios:
    / @academiamusical

КОМЕНТАРІ • 12

  • @Academiamusical
    @Academiamusical  Рік тому +2

    Curso de Guitarra - Nível Iniciante: www.academiamusical.com.pt/cursos/curso-de-guitarra-nivel-iniciante/?+para+decorares+as+musicas+na+guitarra
    Acesso Premium a Cursos Online: www.academiamusical.com.pt/produto/acesso-livre-a-cursos-online-conta-premium/?+para+decorares+as+musicas+na+guitarra

  • @davidsoares1951
    @davidsoares1951 Рік тому

    Obrigado pela excelente video aula.

  • @antonioinacioconceicaoreis9004

    Gostava ter aulas pessolmente contigo sei que es portimao e uma.pena 😢

    • @Academiamusical
      @Academiamusical  Рік тому +1

      Olá António, eu dou aulas individuais pela internet. Envia-me mensagem para falarmos: ricardofrade@academiamusical.com.pt

  • @elsioleocadio686
    @elsioleocadio686 Рік тому

    Por acaso eu já faço isso a algum tempo sem saber exatamente o que está explicado no vídeo. Boa dica

  • @Reiantunes
    @Reiantunes Рік тому

    Ok. vou experimentar.

  • @mindtraveller100
    @mindtraveller100 Рік тому

    Quem me dera que o meu problema fosse esse...

  • @BM5556
    @BM5556 Рік тому

    ótima forma de praticar o ouvido

  • @marcoestevao8636
    @marcoestevao8636 Рік тому +1

    Isso é muito lindo mas como é que eu sei quando devo trocar de acordes 😢

    • @elsioleocadio686
      @elsioleocadio686 Рік тому +2

      Tens de tentar perceber, com a música tocando, onde acaba o tempo e começa o outro e é aí que se encaixa o próximo acorde. Acho que não estou a explicar errado, se estiver peço desculpa

    • @Pedro_MVS_Lima
      @Pedro_MVS_Lima Рік тому +1

      A resposta é: reconhecendo o local. Quando voltas para casa a pé depois de estar com os amigos, como sabes o caminho de volta, quando hás-de seguir em frente, ou virar à direita? É a mesma coisa.
      Se isso é uma dificuldade que queres resolver, convém praticá-la orientadamente, ou seja, com alguém competente que entenda o problema e que possa focar os esforços na resolução dessa dificuldade, que te possa orientar.
      Sem saber mais sobre a tua situação específica, o que eu sugeriria era que começasses por praticar a relação entre notas agudas e graves, mais especificamente, entre duas notas tocadas uma a seguir à outra, reconhecer qual é a mais aguda ou se são a mesma nota. Podes pedir a alguém que te ajude nisto, tocando teclas num piano, mas estou certo que existem apps de telemóvel que poderão ajudar. Ao princípio poderá custar um pouco mas se houver entrega e dedicação, depois a coisa começa a entrar nos eixos.
      Começa com um intervalo de tempo curto entre notas e depois aumenta-o para vários segundos entre notas (isto força-te a teres realmente de te lembrar ao que soava a primeira nota para a comparares com a segunda, em vez de estares a usar a memória de curto prazo, e é menos simples do que poderá parecer).
      A segunda coisa a praticar diria que são ritmos e compassos. Saber contar os tempos num compasso de medida simples (binário, ternário ou quaternário) e marcar o ritmo, o que são tempos fortes e tempos fracos, saber encontrá-los em músicas que conheças e que saibas cantarolar ou trautear, usar as pernas para fazer percussão com as mãos ou pauzinhos chineses para percutir a almofada do sofá, etc. Procura em livros de música as chamadas figuras, que têm um valor rítmico associado, ou seja, mínimas, semínimas, colcheias, etc. e procura entender como isso depois soa na prática. Para além disto, dedica também alguma atenção e esforço à consistência temporal do ritmo. É difícil ser mais específico aqui com isto, mas uma vez mais deve haver apps que poderão ser úteis. Claro que será sempre melhor ter (também) uma pesssoa que te possa ajudar e orientar.
      Estou convencido que, de posse destas duas capacidades, mesmo que não muito desenvolvidas, te vai ser muito mais fácil perceber quando é que os acordes mudam nas músicas.
      Na tua prática, não te envergonhes por soar mal ou fazer figuras tristes (família e amigos são sempre os piores críticos). Não te esqueças que existe um sentido para essa tua "loucura".
      Boa sorte!