Estou indo para reconhecer cidadania e ainda levando o suficiente pra me sustentar por 6 meses, sem contar a reserva de aluguel, caução e adiantamento e ainda levando meu trabalho remoto. Ainda assim achando pouco e bastante inseguro. Imagina os Loko que vão com 1000 euros pra começar a vida kkkk
Muito obrigado pelas informações! Realmente, a ausência de quitação com a obrigação eleitoral implica a suspensão do CPF e, por conseguinte, dos demais documentos, como o próprio Título de Eleitor e a Carteira Nacional de Habilitação!
Sim sabia, mas quando for só não vou fazer a saída definitiva, sou aposentado e não pretendo trabalhar tenho meus rendimentos no Brasil. Se fizer vou ter que pagar 15% de imposto aqui por ano. Excelente dicas.🇧🇷💯🇮🇹🤝👏👏👍
Giorgia excelente vídeo👍👍. Tenho passaporte italiano, preciso tirar visto de trabalho no brasil, para trabalhar na italia ou não. Obrigado Giorgia seus vídeos são muito instrutivos👍👍
Por aqui foi assim! Os primeiros anos eu tinha financiamento de carro, de celular, de máquina de lavar... 😂 graças à Deus me livrei de tudo, e como é bom!
Excelente vídeo!!! ...nem imaginava esse tipo de coisa!!! Ao trocar de país, a pessoa já enfrenta "uma luta"...imagina, além de tudo...acarretar mais problemas? Ninguém merece!!! O Caminho das Pedras , é fazer o "melhor planejamento q puder os" , e exececuta-lo passo a passo. Bom dia💚 Boa tarde💜 Boa noite 💛 P todos vcs Tudo de bom.Deua abençoe 🍀🍀🍀🍀🍀🍀🍀🍀🍀🍀🍀
Ótimo vídeo com informações realmente importantes. Não vi ninguém falando sobre o título de eleitor e declaração de saída do país. E são coisas que muitos brasileiros devem errar quando partem para a Itália. 😅
Ótimo vídeo, esclarecedor como muitos outros que vc posta 😊 Estou na mesma situação, não fiz transferência do título nem a comunicação de mudança 🙁🤦🏽♂️...não sabia dessas informações! Parabéns 👏🏽👏🏽⚘️🍀😊
Salve Giorgia. Grazie mille por seus esclarecimentos, eu realmente não sabia desses pontos. Como sempre, vcs passam muito bem suas experiências e ajudam aos menos preparados. Parabéns...
Oi Giórgia! Sobre a passagem de volta pro cônjuge de italiano, eu entendo que não precisa. Se te interessar eu posso te mandar o documento da Comissão das Comunidades Europeias que relata que não pode ser cobrado. Um abraço!
Também são isentas de apresentar passagem de retorno pessoas com residência na Europa ou familiares acompanhando familiar com cidadania Europeia. Não estão mais exigindo passagem de retorno de cônjuges e filhos de europeu. Pois consta na legislação da UE que eles são inexpelíveis.
Muito obrigado pelos seus vídeos, sempre esclarecedores. Com relação à passagem de ida e volta, geralmente as próprias cias aéreas não embarcam/vendem passagem somente de ida pra pessoas de uma nacionalidade só, porque caso haja inadmissão, a empresa que trouxe é obrigada a voltar com o passageiro pro país de origem, por isso as próprias cias exigem bilhete de ida e volta no ato da compra, além dos atendentes ou o próprio sistema do check-in fazerem a conferência dos documentos quando os passageiros se apresentam.
Oi Vinicius eu não precisei comprar a passagem de volta. E não creio que o que eu fiz seja 100% legal. Quando estava no Brasil e fui embarcar para a Itália, na hora do check-in o comissário perguntou se eu tinha uma passagem de volta para o Brasi. Eu disse que não, mas disse que iria ficar na Itália por poucos dias, apresentei minha passagem Roma-Zagreb e isso bastou para ele. Afinal, as autoridades não precisam saber que você não vai embarcar nesse voo não é mesmo? =D No fim das contas, ao invés de gastar mais de 3mil reais com uma passagem de volta, gastei apenas 15 euros comprando passagem Roma-Zagreb pela RyanAir. PS: no momento em que escrevo isso (dez 2022) a Croácia ainda não faz parte do espaço Schengen. Mas em breve ela fará. Então verifique antes de comprara as passagens.
Cada um faz como preferir, mas isso não é correto. Vejo como típico jeitinho de burlar as regras, tanto que você se sentiu na obrigação de omitir informações.
@@Brasileiraporacaso Quando voltei do Brasil para a Espanha, fui chamada para explicar porquê não tinha a passagem de retorno ao Brasil. Apresentei o passaporte brasileiro e a permissão oficial de residência na Espanha. Se não tivesse a permissão de residência, nem teriam me deixado embarcar!
Giorgia, não há necessidade de você esperar voltar ao Brasil pra regularizar o título eleitoral. Como residente do Veneto, você usará o consulado brasileiro de Milano e poderá agendar (somente on line) pra ir lá regularizar. Leve o título emitido lá no Brasil, carteira de identidade brasileira, CPF, Passaporte Brasileiro e talvez a certidão de casamento no teu caso, não saberia dizer ao certo. Será emitido um novo título com o mesmo número daquele di Brasil mas com a secção eleitoral de Milano. Hoje pra nós Brasileiros na Itália só se vota a Roma e Milano
Boa noite Cláudio, no caso de justificar o voto pelo app, saberia me dizer se tras problemas tb? jah estava aqui na 'ultima eleiçao e justifiquei pelo app do gov.
Não se preocupe com a transferência de titulo e o atraso de votação. Já aconteceu comigo no Canadá, eles apenas pedem para escrever uma carta pedindo perdão para o juiz eleitoral e cobram uma multa de 7 reais. Depois disso eles renovam os passaportes sem problemas. Só não pode ficar fazendo isso a cada vez.
Obrigada pelas informações, não sabia do título nem da declaração. A minha pergunta é se declarar a saída do Brasil, perco o benefício do governo chamado LOAS ?
Obrigado pelas informações. Moradia: Sou aposentado, tenho dupla cidadania e vou sozinho para Itália, é comum encontrar um quarto para alugar com direito usar banheiro e cozinha?
Você pode resolver SOZINHO, ao chegar aqui na Itália vá com todos os documentos (devidamente traduzidos por um tradutor juramento reconhecido pelo consulado italiano da tua região aí no Brasil) os apresente na Questura (Polizia di Stato) na cidade onde você pretende morar. Basicamente e como orientou a Giorgia, você já estará falando ou no mínimo compreendendo o italiano e indico um curso GRATIS aqui no UA-cam do Pierluigi um italiano que mora aí no Brasil cujo canal se chama VAI=VOU APRENDER ITALIANO .
Se não se sente seguro, e principalmente sem falar italiano, aconselho realmente a assessoria. Infelizmente não tenho ninguém de confiança para indicar 🥲
Eu morei 3 anos na alemanha e sempre vinha para o brasil curtir as ferias em dezembro. No ano de eleição quando chegava no Brasil a primeira coisa qur fazia ia na zona eleitoral para justificar minha ausencia mostrando minha passagem e meu passaporte e não pagava multa. Sempre ficava em dia com a justiça eleitoral. Isso faz tempo. Hoje tem aplicativo que ficava mais fácil..
Olá, parabéns pelo vídeo, gostaria de contribuir/discordar em um dos pontos mencionados. Ao vir para a Itália para fazer o processo de cidadania, não é necessário comprar uma passagem de volta para o Brasil. Basta comprar uma passagem que saia da Itália em direção a algum país fora do espaço Schengen. Por exemplo, eu comprei uma passagem Roma-Zagreb (Croácia). E isso bastou pra mim. Quando estava no Brasil e fui embarcar para a Itália, na hora do check-in o comissário perguntou se eu tinha uma passagem de volta para o Brasi. Eu disse que não, mas disse que iria ficar na Itália por poucos dias, apresentei minha passagem Roma-Zagreb e isso bastou para ele. Afinal, as autoridades não precisam saber que você não vai embarcar nesse voo não é mesmo? =D No fim das contas, ao invés de gastar mais de 3mil reais com uma passagem de volta, gastei apenas 15 euros comprando passagem Roma-Zagreb pela RyanAir. PS: no momento em que escrevo isso (dez 2022) a Croácia ainda não faz parte do espaço Schengen. Mas em breve ela fará. Então verifique antes de comprara as passagens.
Cada um faz como preferir, mas isso não é correto. Vejo como típico jeitinho de burlar as regras, tanto que você se sentiu na obrigação de omitir informações.
Excelente orientações! Já esclareceu muita coisa. Se puder me orientar na minha situação, agradeço imensamente. Estou me mudando com a família, minha esposa é espanhola, já tem o passaporte, meus filhos já tem cidadania, mas o consulado espanhol não emitirá o passaporte à tempo da nossa viagem. Minha esposa é sócia de uma empresa na Itália, já temos endereço fixo, com aluguel pago por mínimo de 1 ano. Mesmo assim eu e meus filhos teremos que obrigatoriamente comprar passagem de volta?? Já morando lá, iniciarei meu processo de cidadania italiana. Muito obrigado.
UMA PERGUNTA: Eu moro no Brasil, mas tenho cidadania e residência na Itália, todavia, não fiz ainda meu passaporte italiano. Estou indo morar na Itália agora em junho de 2023. Neste caso, preciso comprar passagens ida e volta??
Bom dia... prestei atenção ao titoli do vídeo e fiquei com dúvidas.... eu sou italiano e vivo no Brasil. Meus irmãos vivem na Itália e fico diariamente atualizado sobre os fatos a economia e as eventuais oportunidade que oferece a italia... infelizmente posso garantir que este ano 2 milhões de italianos estão vivendo em extrema pobreza e o emprego é sempre mais limitado... agora... induzir os brasileiro a se mudar para um pais em forte crise social e econômica não é moralmente errado?
Buongiorno Federico! Moralmente errado é assistir um único vídeo do canal e comentar isso sem saber nada sobre a minha pessoa 😊 se a Itália estivesse tão ruim, fique tranquilo que eu não estaria aqui.
@@Brasileiraporacaso l italia é uno dei piu bei paesi del mondo... purtroppo le politiche sul lavoro e sull immigrazione non sono molto buone... se fosse un paese di oportunita come lei implicidamente lo descrive io non vivrei qua (in Brasile)
Dicas fantásticas como sempre Gi! Mas para os homens, no Brasil eles sempre pedem certificado de reservista, para várias coisas. Na Itália usaria em algo, ou não ? Poderias me falar ou o Rodrigo. Sobre esse documento na Itália ? Agradeço pela atenção Abraço
Olá Georgia, você tem um vídeo falando dos custos de um recem chegado? Sei que isso não é regra e tem variação para cada família, mas quero ver mais detalhes.
Tenho uma dúvida, agradeço muito se puder me responder. Eu e meu filho de 10 meses temos cidadania e passaporte italiano, meu esposo não. Estaremos indo embora para Itália em setembro. A dúvida é: eu e meu filho, temos q ter a passagem de volta se somos cidadãos italianos com o passaporte italiano ? Ou só meu esposo precisará ter a passagem de volta? ❤
Ciao Giorgia! Seus vídeos estão me ajudando muito! Tenho uma dúvida, indo com visto de trabalho, mesmo assim eu preciso comprar minha passagem de volta já no momento de ir ou posso comprar qdo for retornar?
boa noite! ótimo conteúdo e tenho varios questinamentos. 1- nao fiz a atualização do titulo e nao vou fazer a saida definitiva ( vou continuar declarando irpf lah). Agora, se vc justiificar a auséncia nas eleiçoes a situaçao fica irregular? pergunto pq fiz isso pelo app o ano passado. Quanto as declaraçoes estou estudando e nao posso afirmar nada ainda, mas como tem acordo de nao bitributacao entre os países, e jah pago imposto aqui tb , vi que esse imposto tb eh abatido no carne leao no Brasil e assim deixo a situcao lah regular. ( claro se a % do imposto for diferente teria que pagar essa diferença). Vc sabe algo a respeito? poderia fazer um vídeo.Mesmo porque a saída definitiva pode trazer grandes transtornos, pelo que eu li, para quem tem investimentos por lá, a começar pelas contas bancarias que nao sao normais e a maioria das pessoas nao querem perder as contas bancárias de lá. Parabéns pelo vídeo!
Olá Paula! Cada caso é um caso, infelizmente não tenho como entender toda a situação através de um comentário, mas também não sou a pessoa ideal para isso. Você deveria entrar em contato com um contador para te instruir da melhor forma se baseando exatamente nos seus rendimentos.
Prezada Gi! Mais um ótimo vídeo, como sempre.. Porém, preciso te incomodar c 1 dúvida: No nosso caso minha esposa tem cidadania há mais de 10 anos, mas nunca estivemos na Itália. Iremos juntos pela 1a vez para morar. Então, minhas dúvidas: 1- Na Carta de Ospitalita (aquela para apresentar na Questura nas primeiras 48 horas da minha chegada) ela terá que indicar endereço de residência onde iremos morar? O problema é que nas 1as 48 horas ainda não teremos residência definitiva, apenas endereço de airbnb, que provavelmente nem será na cidade q iremos morar. Então, o que fazer nesse caso? Pode-se informar o endereço provisório (do airbnb) na Carta di Ospitalità? Outra dúvida: a Carta di Ospitalità é a mesma coisa que a Cessione di Fabricatto? Vi em outro lugar q esse doc também precisa ser apresentado em 48 horas do ingresso na Itália. Muito obrigado pela ajuda!
Olá Neto! Nesse caso, o correto seria que o responsável pela locação do imóvel turistico fizesse a declaração, vocês podem solicitar uma cópia. Cessione di fabbricato não é a mesma coisa, é referente a um contrato de aluguel ou compra/venda de um imóvel.
Olá Giorgia , sei que não tem relação com o vídeo , mas como turista e como sugestão nao quer fazer um vídeo com os enfeites e feirinha de natal aí da sua cidade ? O Rodrigo ajuda 😅Aliás cadê o Rodrigo ??dirigiu milhas e milhas … 😊
Ciao Anselmo, tudo bem? Eu fiz esse vídeo no ano passado, conteúdo incrível, dá uma olhadinha 😉 ua-cam.com/video/xdqPtydHx-0/v-deo.html a feirinha é igual todos os anos, então não faz muito sentido fazer outro vídeo ahahah
Boa Tarde, em 1o lugar parabéns pelo excelente video ! Poderia tirar uma dúvida ? Vou me mudar com a minha familia para Italia neste ano, porém vou continuar a trabalhar no Brasil pois trabalho remotamente, pensei em não fazer a declaração de saida pois continuarei a trabalhar para uma empresa Brasileira e vira e mexe terei que retornar ao Brasil. Você sabe se isso pode dar algum problema ?
Ciao Sandro! Pelo pouco que compreendi só através do comentário me parece que não, se for apenas isso não tem problema. Infelizmente sem conhecer o caso no detalhe não tenho como te instruir da melhor forma, aconselho procurar pelo CAF assim que chegar na Itália, poderão te auxiliar nessas questões 😉
Ótimo vídeo! Gostaria de saber sua opinião sobre minha situação. Em agosto 2023 irei para Itália com minha família para morar. Na ocasião eu e meus filhos,como temos cidadania italiana, temos apenas as certidões de nascimento italianas, mas não temos o passaporte europeu, iremos com o brasileiro. Neste caso, mesmo sendo cidadãos italianos, precisaremos comprar a passagem de volta para o Brasil ou não? Ficarei grata com sua resposta.
Como falei no vídeo, independente da razão pela qual viajam somente com o passaporte brasileiro, precisam comprar passagem de volta. Só não precisa quem tem passaporte europeu.
Olá. Se eu me mudar pra Itália e transferir todo meu dinheiro para um banco local...haveria alguma taxa do governo? Pago Imposto de Renda relativo ao dinheiro que trago comigo?
Vi o depoimento de um casal metendo o pau na Itália e estavam voltando para o Brasil. Estavam sem trabalho, sem dinheiro e a culpa é do país. O povo é sem noção
Comigo tbm foi assim, não comprei a passagem de volta, meu marido e minha filha tem cidadania, eu entrei com passaporte brasileiro, só carimbaram.. Cheguei aqui em junho/22
@@Brasileiraporacaso embora em trento tivéssemos uma instituição que ajudava com a papelada, que era uma instituição exclusiva de trento, ''cirformi'', que eram advogados especializados em imigração e assuntos familiares pagos pela comunidade, mas com o governo italiano era outra coisa, era muito burocrático e chato.
Outra pergunta, com meu marido indo com trabalho (ele é programador e trabalha de casa, então pode morar em qualquer lugar), fazendo a conversão do real para o euro é claro, fica mais fácil alugar aí e tem como ir com menos dinheiro para se manter?
Olá. Vc deve pegar muita informação sobre a diferença de " alugar" e "residência" na Itália. São coisas diferentes e residência é o que te dá direito a permanecer na Itália. É difícil alugar um local que dê direito a residência.
@@clarckson17 não, eu tenho cidadania, minha dúvida é se indo com emprego fica mais fácil alugar e se assim talvez não tenha a necessidade de ir com tanto dinheiro, pq já tem uma renda
@@clarckson17 a gente fica em dúvida, pq quanto precisa para uma família de 2 adultos e uma criança para se manter na Itália com tranquilidade, dependendo da cidade? Às vezes queremos sair do Brasil e nos damos mal, pq aí pode ser pior... É um tiro no escuro, a gente nem imagina o que precisa de dinheiro pra se manter
@@camilacosta7543 então Camila, apesar de ter cidadania a gente tem que ter o termo "residencia" na Europa pra poder ficar mais de 90 dias. Este assunto passa meio desapercebido no geral. Por exemplo: minha filha tem cidadania. Foi em abril para a Itália. Só final de junho conseguiu alugar um local que deu "residência " aí pode fazer este registro de residência na comune. Então solicitar o "permeso de sogiorno" para o marido. Vai mais a fundo neste assunto. Abraço
Não tem ninguém estressado 😂 R$3,51 a cada turno sem voto, pode até ser irrisório, mas o problema não é o valor, é a irregularidade e o voto no exterior pra quem quer continuar votando para eleições no Brasil! Isso tem que ser resolvido, pagar a multa não soluciona a irregularidades para os anos sucessivos.
Sobre a passagem de avião, serviria a passagem de ida e uma passagem de saída do espaço Schengen, tipo uma passagem da Itália para a Irlanda, Turquia, etc?
Ahh moça, fiquei com uma duvida gigante agora. Eu já fiz meu processo de reconhecimento em 2018, porém não fiz meu passaporte, só a identidade. Será que eu voltando agora em 2023 preciso comprar a passagem ida e volta?
Não sabia do título nem da declaração de saída do país. Um ótimo vídeo. Pesquisei muito na Internet e em nenhum lugar vi essas informações. Parabéns
Obrigada Daniela, que bom que gostou do vídeo 😉
Mesmo caso meu eu não fazia ideia dessas informações, obrigada
Legal, obrigado Giorgia
Conhecimento é poder 😅 que desafio sermos honestos 😢. Muito bem explicado, Georgia! Obrigada ☺️
Verdade Wilma! ❤️
Essa de saída eu não sabia.. Obrigada, bora providenciar 👊🏻
Estou indo para reconhecer cidadania e ainda levando o suficiente pra me sustentar por 6 meses, sem contar a reserva de aluguel, caução e adiantamento e ainda levando meu trabalho remoto. Ainda assim achando pouco e bastante inseguro. Imagina os Loko que vão com 1000 euros pra começar a vida kkkk
Então né Klaus, tendo 😅
Vi seus comentários em alguns canais diferentes relacionados a Itália. Deu tudo certo? Você conseguiu a cidadania e trabalhar normalmente?
Muito obrigado pelas informações!
Realmente, a ausência de quitação com a obrigação eleitoral implica a suspensão do CPF e, por conseguinte, dos demais documentos, como o próprio Título de Eleitor e a Carteira Nacional de Habilitação!
nao sabia.
Sim sabia, mas quando for só não vou fazer a saída definitiva, sou aposentado e não pretendo trabalhar tenho meus rendimentos no Brasil. Se fizer vou ter que pagar 15% de imposto aqui por ano. Excelente dicas.🇧🇷💯🇮🇹🤝👏👏👍
No caso de só receber aposentadoria do Brasil faz sentido, o problema seria trabalhar aqui 🙂
@@Brasileiraporacaso e isso aí você tem razão.🇧🇷💯🇮🇹🤝👏👏👍
Só agradecer 🙏, sempre que assisto teus vídeos tenho mais segurança e sei que estou no caminho certo 🙌🙌🙌🙌
Que ótimo Claudio, gosto assim 😂
Giorgia excelente vídeo👍👍. Tenho passaporte italiano, preciso tirar visto de trabalho no brasil, para trabalhar na italia ou não. Obrigado Giorgia seus vídeos são muito instrutivos👍👍
Valeuuu 😉
Mtooo útil suas dicas, eu moro nos Eua a seis anos e agora que estou passando perrengue por conta do título 😢. Só vim e não sabia nada sobre isso 😭
Poxa Jsabel, que pena! 🥲
Como sempre muito útil o vídeo com as dicas.
Obrigada querida por este vídeo, já atualizei minha lista aqui de coisas para fazer na nossa mudança!😁
Isso aí 👏🏻👏🏻👏🏻
Já ouvi relatos de 1 a 3 anos pra estabilizar financeiramente 😵💫
Por aqui foi assim! Os primeiros anos eu tinha financiamento de carro, de celular, de máquina de lavar... 😂 graças à Deus me livrei de tudo, e como é bom!
Ótimas dicas Giorgia... anotadas as que eu não tinha conhecimento (as duas primeira, rs). ValeuuUs... =D
Isso api Rodolpho!!!
Excelente vídeo!!!
...nem imaginava esse tipo de coisa!!!
Ao trocar de país, a pessoa já enfrenta "uma luta"...imagina, além de tudo...acarretar mais problemas?
Ninguém merece!!!
O Caminho das Pedras , é fazer o "melhor planejamento q puder os" , e exececuta-lo passo a passo.
Bom dia💚
Boa tarde💜
Boa noite 💛
P todos vcs
Tudo de bom.Deua abençoe
🍀🍀🍀🍀🍀🍀🍀🍀🍀🍀🍀
Verdade Carmen 😊
Novamente … MUUUIITO BOM TEMA!!! 🎉
Ebaaa, que bom que você gostou 🙌🏻
Ótimo vídeo com informações realmente importantes. Não vi ninguém falando sobre o título de eleitor e declaração de saída do país. E são coisas que muitos brasileiros devem errar quando partem para a Itália. 😅
Muito obrigada 😊
Ótimo vídeo, esclarecedor como muitos outros que vc posta 😊 Estou na mesma situação, não fiz transferência do título nem a comunicação de mudança 🙁🤦🏽♂️...não sabia dessas informações! Parabéns 👏🏽👏🏽⚘️🍀😊
Parabéns pelo vídeo Giorgia!! ótimo conteúdo!!
Obrigada Suzanne 😘
Salve Giorgia. Grazie mille por seus esclarecimentos, eu realmente não sabia desses pontos. Como sempre, vcs passam muito bem suas experiências e ajudam aos menos preparados. Parabéns...
Fico feliz com seu comentário, valeu mesmo Andre! Abraço ❤️
Importantes informações apresentadas de forma clara. Parabéns.
Que bom que gostou!
Parabéns ótima dica, não sabia obrigado.
Oi Giórgia! Sobre a passagem de volta pro cônjuge de italiano, eu entendo que não precisa. Se te interessar eu posso te mandar o documento da Comissão das Comunidades Europeias que relata que não pode ser cobrado. Um abraço!
Precisa sim.
Também são isentas de apresentar passagem de retorno pessoas com residência na Europa ou familiares acompanhando familiar com cidadania Europeia. Não estão mais exigindo passagem de retorno de cônjuges e filhos de europeu. Pois consta na legislação da UE que eles são inexpelíveis.
Na teoria é lindo, na prática é solicitada a passagem de volta, muitas companhias aéreas nem permitem o embarque.
Seu canal cada dia melhor. Baci, gentilissima.
Grazie Luana! ❤️
Obrigado pelo esclarecimento.
Fico feliz em poder ajudar!
Eu não sabia dessa burocracia!
Obrigado pela informação!🙌
É um prazer poder ajudar 😊
Ótimas dicas. Obrigada.
Mto bom o video
Grazie!
Sensacional informações importantes
Feliz em poder ajudar ☺
Grazie Mille ! a=Adorei o vídeo !😁😇
Grazie a te, Fabiano!
Muito obrigado pelos seus vídeos, sempre esclarecedores. Com relação à passagem de ida e volta, geralmente as próprias cias aéreas não embarcam/vendem passagem somente de ida pra pessoas de uma nacionalidade só, porque caso haja inadmissão, a empresa que trouxe é obrigada a voltar com o passageiro pro país de origem, por isso as próprias cias exigem bilhete de ida e volta no ato da compra, além dos atendentes ou o próprio sistema do check-in fazerem a conferência dos documentos quando os passageiros se apresentam.
Oi Vinicius eu não precisei comprar a passagem de volta. E não creio que o que eu fiz seja 100% legal.
Quando estava no Brasil e fui embarcar para a Itália, na hora do check-in o comissário perguntou se eu tinha uma passagem de volta para o Brasi. Eu disse que não, mas disse que iria ficar na Itália por poucos dias, apresentei minha passagem Roma-Zagreb e isso bastou para ele. Afinal, as autoridades não precisam saber que você não vai embarcar nesse voo não é mesmo? =D
No fim das contas, ao invés de gastar mais de 3mil reais com uma passagem de volta, gastei apenas 15 euros comprando passagem Roma-Zagreb pela RyanAir.
PS: no momento em que escrevo isso (dez 2022) a Croácia ainda não faz parte do espaço Schengen. Mas em breve ela fará. Então verifique antes de comprara as passagens.
Cada um faz como preferir, mas isso não é correto. Vejo como típico jeitinho de burlar as regras, tanto que você se sentiu na obrigação de omitir informações.
@@Brasileiraporacaso Quando voltei do Brasil para a Espanha, fui chamada para explicar porquê não tinha a passagem de retorno ao Brasil. Apresentei o passaporte brasileiro e a permissão oficial de residência na Espanha. Se não tivesse a permissão de residência, nem teriam me deixado embarcar!
Olá! Pesquisando no site da receita vi que declaração de saída é só para quem paga imposto de renda no Brasil. Quem não é elegível, não precisaria.
Sim claro, se você não declara imposto de renda não faz sentido 😉
sensacional...
Obrigado pelas dicas!
Valeeeeu ❤️
Giorgia, não há necessidade de você esperar voltar ao Brasil pra regularizar o título eleitoral. Como residente do Veneto, você usará o consulado brasileiro de Milano e poderá agendar (somente on line) pra ir lá regularizar. Leve o título emitido lá no Brasil, carteira de identidade brasileira, CPF, Passaporte Brasileiro e talvez a certidão de casamento no teu caso, não saberia dizer ao certo. Será emitido um novo título com o mesmo número daquele di Brasil mas com a secção eleitoral de Milano. Hoje pra nós Brasileiros na Itália só se vota a Roma e Milano
Infelizmente não tenho nenhum documento desses válido, preciso resolver no Brasil 🥲
Boa noite Cláudio, no caso de justificar o voto pelo app, saberia me dizer se tras problemas tb? jah estava aqui na 'ultima eleiçao e justifiquei pelo app do gov.
Se você justificou dentro do prazo está tudo certo, se você perdeu o prazo e pagou está tudo certo também 👍🏻
@@Brasileiraporacaso origada :)
SEmpre otimas e uteis informacoes. Un bacio!
Grazie Sandra!!
Não se preocupe com a transferência de titulo e o atraso de votação. Já aconteceu comigo no Canadá, eles apenas pedem para escrever uma carta pedindo perdão para o juiz eleitoral e cobram uma multa de 7 reais. Depois disso eles renovam os passaportes sem problemas. Só não pode ficar fazendo isso a cada vez.
Pedir perdão não regulariza a situação, tem que fazer a transferência, senão a cada votação tem o mesmo problema 😉
@@Brasileiraporacaso isso que eu disse, não pode ficar fazendo isso a cada vez. Mas se acontecer uma vez não vai dar grandes problemas.
Obrigada pelas informações, não sabia do título nem da declaração. A minha pergunta é se declarar a saída do Brasil, perco o benefício do governo chamado LOAS ?
Ciao Sandra, não sei do que se trata, infelizmente não consigo te ajudar nisso 🥲
Adorei as dicas! Anotado ✅️
Ebaaaa 👏
Obrigado pelas informações. Moradia: Sou aposentado, tenho dupla cidadania e vou sozinho para Itália, é comum encontrar um quarto para alugar com direito usar banheiro e cozinha?
Sim sim, quarto em casa compartilhada ☺️
Ótimo vídeo. Obrigado pelas dicas. Abs
Que bom que você gostou 😍
Excelente vídeo Giorgia! Informações muito úteis!
Grazie Jose!
Ótimo vídeo, Giorgia! Parabéns!
Ebaaa, fico feliz em saber que gostou ☺
Poderia nos ajudar a encontrar uma assessoria confiável para fazer o processo aí?
Parabéns pelos vídeos informativos!
Você pode resolver SOZINHO, ao chegar aqui na Itália vá com todos os documentos (devidamente traduzidos por um tradutor juramento reconhecido pelo consulado italiano da tua região aí no Brasil) os apresente na Questura (Polizia di Stato) na cidade onde você pretende morar. Basicamente e como orientou a Giorgia, você já estará falando ou no mínimo compreendendo o italiano e indico um curso GRATIS aqui no UA-cam do Pierluigi um italiano que mora aí no Brasil cujo canal se chama VAI=VOU APRENDER ITALIANO .
Se não se sente seguro, e principalmente sem falar italiano, aconselho realmente a assessoria. Infelizmente não tenho ninguém de confiança para indicar 🥲
Sem dúvidas o canal mais informativo e esclarecedor sobre vida na Itália. Obrigado pelo conteúdo!
Grazie milleee ❤
Muito bom obrigado
Que bom que gostou 😍
Hahaha, me caiu bem ir sem planejamento e com toda família!
É o que não falta 😅
Ótimas dicas Gi👍
Obrigada Mônica 😉😘
Fui com 3 mil euros e me lasquei!!! A cidadania não saiu no tempo esperando e tive que voltar!!
É um valor baixíssimo 🥲
Eu morei 3 anos na alemanha e sempre vinha para o brasil curtir as ferias em dezembro. No ano de eleição quando chegava no Brasil a primeira coisa qur fazia ia na zona eleitoral para justificar minha ausencia mostrando minha passagem e meu passaporte e não pagava multa. Sempre ficava em dia com a justiça eleitoral. Isso faz tempo. Hoje tem aplicativo que ficava mais fácil..
Que ótimo 😊
Maravilhoso vídeo
Ebaaa 😊
Olá, parabéns pelo vídeo, gostaria de contribuir/discordar em um dos pontos mencionados. Ao vir para a Itália para fazer o processo de cidadania, não é necessário comprar uma passagem de volta para o Brasil. Basta comprar uma passagem que saia da Itália em direção a algum país fora do espaço Schengen. Por exemplo, eu comprei uma passagem Roma-Zagreb (Croácia). E isso bastou pra mim.
Quando estava no Brasil e fui embarcar para a Itália, na hora do check-in o comissário perguntou se eu tinha uma passagem de volta para o Brasi. Eu disse que não, mas disse que iria ficar na Itália por poucos dias, apresentei minha passagem Roma-Zagreb e isso bastou para ele. Afinal, as autoridades não precisam saber que você não vai embarcar nesse voo não é mesmo? =D
No fim das contas, ao invés de gastar mais de 3mil reais com uma passagem de volta, gastei apenas 15 euros comprando passagem Roma-Zagreb pela RyanAir.
PS: no momento em que escrevo isso (dez 2022) a Croácia ainda não faz parte do espaço Schengen. Mas em breve ela fará. Então verifique antes de comprara as passagens.
Cada um faz como preferir, mas isso não é correto. Vejo como típico jeitinho de burlar as regras, tanto que você se sentiu na obrigação de omitir informações.
Excelente orientações! Já esclareceu muita coisa.
Se puder me orientar na minha situação, agradeço imensamente.
Estou me mudando com a família, minha esposa é espanhola, já tem o passaporte, meus filhos já tem cidadania, mas o consulado espanhol não emitirá o passaporte à tempo da nossa viagem.
Minha esposa é sócia de uma empresa na Itália, já temos endereço fixo, com aluguel pago por mínimo de 1 ano.
Mesmo assim eu e meus filhos teremos que obrigatoriamente comprar passagem de volta??
Já morando lá, iniciarei meu processo de cidadania italiana.
Muito obrigado.
Sim, precisa da passagem de volta.
@@Brasileiraporacaso obrigado 👍🏻
UMA PERGUNTA: Eu moro no Brasil, mas tenho cidadania e residência na Itália, todavia, não fiz ainda meu passaporte italiano. Estou indo morar na Itália agora em junho de 2023. Neste caso, preciso comprar passagens ida e volta??
Sim, precisa ☺
@@Brasileiraporacaso Puxa... obrigada por ter respondido... e tão rápido!!! Adoro seu canal... desejo muito sucesso para vocês!!! Um abraço..!!
Bom dia... prestei atenção ao titoli do vídeo e fiquei com dúvidas.... eu sou italiano e vivo no Brasil. Meus irmãos vivem na Itália e fico diariamente atualizado sobre os fatos a economia e as eventuais oportunidade que oferece a italia... infelizmente posso garantir que este ano 2 milhões de italianos estão vivendo em extrema pobreza e o emprego é sempre mais limitado... agora... induzir os brasileiro a se mudar para um pais em forte crise social e econômica não é moralmente errado?
Buongiorno Federico! Moralmente errado é assistir um único vídeo do canal e comentar isso sem saber nada sobre a minha pessoa 😊 se a Itália estivesse tão ruim, fique tranquilo que eu não estaria aqui.
@@Brasileiraporacaso l italia é uno dei piu bei paesi del mondo... purtroppo le politiche sul lavoro e sull immigrazione non sono molto buone... se fosse un paese di oportunita come lei implicidamente lo descrive io non vivrei qua (in Brasile)
Entao os italianos tem que ter tbm ida e vinda passagem quando vem pro brasil?
Sim, precisa!
Dicas fantásticas como sempre Gi!
Mas para os homens, no Brasil eles sempre pedem certificado de reservista, para várias coisas. Na Itália usaria em algo, ou não ? Poderias me falar ou o Rodrigo. Sobre esse documento na Itália ?
Agradeço pela atenção
Abraço
Ciao Edemar! Aqui não serve para nada porque o serviço militar não é obrigatório 😊
Olá Georgia, você tem um vídeo falando dos custos de um recem chegado? Sei que isso não é regra e tem variação para cada família, mas quero ver mais detalhes.
Ciao João! Esse vídeo vai ao ar dia 05/01, já está gravado e programado aqui no canal 😉 ativa as notificações para não perder.
@@Brasileiraporacaso Obrigado pelo conteúdo, já estou acompanhando seu trabalho e parabéns por compartilhar seu conhecimento.
Georgia. Preciso falar com você. Como entro em contato?
Nosso e-mail comercial é contato@brasileiraporacaso.com 😉
Tenho uma dúvida, agradeço muito se puder me responder. Eu e meu filho de 10 meses temos cidadania e passaporte italiano, meu esposo não. Estaremos indo embora para Itália em setembro. A dúvida é: eu e meu filho, temos q ter a passagem de volta se somos cidadãos italianos com o passaporte italiano ? Ou só meu esposo precisará ter a passagem de volta? ❤
Só o seu esposo 😉
@@Brasileiraporacaso Grazie mille
Ciao Giorgia!
Seus vídeos estão me ajudando muito!
Tenho uma dúvida, indo com visto de trabalho, mesmo assim eu preciso comprar minha passagem de volta já no momento de ir ou posso comprar qdo for retornar?
A menos que seja um visto para trabalho com contrato a tempo indeterminato, precisa sim.
boa noite! ótimo conteúdo e tenho varios questinamentos. 1- nao fiz a atualização do titulo e nao vou fazer a saida definitiva ( vou continuar declarando irpf lah). Agora, se vc justiificar a auséncia nas eleiçoes a situaçao fica irregular? pergunto pq fiz isso pelo app o ano passado. Quanto as declaraçoes estou estudando e nao posso afirmar nada ainda, mas como tem acordo de nao bitributacao entre os países, e jah pago imposto aqui tb , vi que esse imposto tb eh abatido no carne leao no Brasil e assim deixo a situcao lah regular. ( claro se a % do imposto for diferente teria que pagar essa diferença). Vc sabe algo a respeito? poderia fazer um vídeo.Mesmo porque a saída definitiva pode trazer grandes transtornos, pelo que eu li, para quem tem investimentos por lá, a começar pelas contas bancarias que nao sao normais e a maioria das pessoas nao querem perder as contas bancárias de lá. Parabéns pelo vídeo!
Olá Paula! Cada caso é um caso, infelizmente não tenho como entender toda a situação através de um comentário, mas também não sou a pessoa ideal para isso. Você deveria entrar em contato com um contador para te instruir da melhor forma se baseando exatamente nos seus rendimentos.
Prezada Gi! Mais um ótimo vídeo, como sempre.. Porém, preciso te incomodar c 1 dúvida: No nosso caso minha esposa tem cidadania há mais de 10 anos, mas nunca estivemos na Itália. Iremos juntos pela 1a vez para morar. Então, minhas dúvidas: 1- Na Carta de Ospitalita (aquela para apresentar na Questura nas primeiras 48 horas da minha chegada) ela terá que indicar endereço de residência onde iremos morar? O problema é que nas 1as 48 horas ainda não teremos residência definitiva, apenas endereço de airbnb, que provavelmente nem será na cidade q iremos morar. Então, o que fazer nesse caso? Pode-se informar o endereço provisório (do airbnb) na Carta di Ospitalità? Outra dúvida: a Carta di Ospitalità é a mesma coisa que a Cessione di Fabricatto? Vi em outro lugar q esse doc também precisa ser apresentado em 48 horas do ingresso na Itália. Muito obrigado pela ajuda!
Olá Neto! Nesse caso, o correto seria que o responsável pela locação do imóvel turistico fizesse a declaração, vocês podem solicitar uma cópia. Cessione di fabbricato não é a mesma coisa, é referente a um contrato de aluguel ou compra/venda de um imóvel.
Olá Giorgia , sei que não tem relação com o vídeo , mas como turista e como sugestão nao quer fazer um vídeo com os enfeites e feirinha de natal aí da sua cidade ? O Rodrigo ajuda 😅Aliás cadê o Rodrigo ??dirigiu milhas e milhas … 😊
Ciao Anselmo, tudo bem? Eu fiz esse vídeo no ano passado, conteúdo incrível, dá uma olhadinha 😉 ua-cam.com/video/xdqPtydHx-0/v-deo.html a feirinha é igual todos os anos, então não faz muito sentido fazer outro vídeo ahahah
Ciao Giorgia , puxa não vi ainda , tá certa , não faz sentido mesmo a não ser que exista uma atração diferente . Graccie mille 😊
Boa Tarde, em 1o lugar parabéns pelo excelente video !
Poderia tirar uma dúvida ?
Vou me mudar com a minha familia para Italia neste ano, porém vou continuar a trabalhar no Brasil pois trabalho remotamente, pensei em não fazer a declaração de saida pois continuarei a trabalhar para uma empresa Brasileira e vira e mexe terei que retornar ao Brasil. Você sabe se isso pode dar algum problema ?
Ciao Sandro! Pelo pouco que compreendi só através do comentário me parece que não, se for apenas isso não tem problema. Infelizmente sem conhecer o caso no detalhe não tenho como te instruir da melhor forma, aconselho procurar pelo CAF assim que chegar na Itália, poderão te auxiliar nessas questões 😉
@@Brasileiraporacaso muito obrigado
Ótimo vídeo! Gostaria de saber sua opinião sobre minha situação. Em agosto 2023 irei para Itália com minha família para morar. Na ocasião eu e meus filhos,como temos cidadania italiana, temos apenas as certidões de nascimento italianas, mas não temos o passaporte europeu, iremos com o brasileiro. Neste caso, mesmo sendo cidadãos italianos, precisaremos comprar a passagem de volta para o Brasil ou não? Ficarei grata com sua resposta.
Como falei no vídeo, independente da razão pela qual viajam somente com o passaporte brasileiro, precisam comprar passagem de volta. Só não precisa quem tem passaporte europeu.
Olá. Se eu me mudar pra Itália e transferir todo meu dinheiro para um banco local...haveria alguma taxa do governo? Pago Imposto de Renda relativo ao dinheiro que trago comigo?
Sim, vai pagar anualmente na declaração de imposto de renda italiana.
Vi o depoimento de um casal metendo o pau na Itália e estavam voltando para o Brasil.
Estavam sem trabalho, sem dinheiro e a culpa é do país. O povo é sem noção
Complicado isso, muita gente vem sem preparo algum e depois coloca a culpa na Itália 🥲
Levar em média €1500 por mês é uma boa quantia para 6 meses?
É pouco, nos primeiros meses se gasta muito mais. Dá uma olhada nesse vídeo ua-cam.com/video/BAZbbIDhBu8/v-deo.html
mesmo que está indo para estudar em uma universidade ? precisa da passagem de volta ?
Sim, a menos que já tenha o Permesso di Soggiorno de estudante 😉
Oii mesmo com a dupla cidadania eu tenho que transferir o título de eleitor?
Certamente, no Brasil você é brasileira e tem obrigatoriedade de voto 😊
A funcionária da imigração nem olhou pra minha cara, só bateu o carimbo e nada mais.🙄
Que ótimo, não é sempre assim.
Comigo tbm foi assim, não comprei a passagem de volta, meu marido e minha filha tem cidadania, eu entrei com passaporte brasileiro, só carimbaram..
Cheguei aqui em junho/22
Que lembranças da burocracia do comune di trento,.
🤣🤣
@@Brasileiraporacaso embora em trento tivéssemos uma instituição que ajudava com a papelada, que era uma instituição exclusiva de trento, ''cirformi'', que eram advogados especializados em imigração e assuntos familiares pagos pela comunidade, mas com o governo italiano era outra coisa, era muito burocrático e chato.
Outra pergunta, com meu marido indo com trabalho (ele é programador e trabalha de casa, então pode morar em qualquer lugar), fazendo a conversão do real para o euro é claro, fica mais fácil alugar aí e tem como ir com menos dinheiro para se manter?
Olá.
Vc deve pegar muita informação sobre a diferença de " alugar" e "residência" na Itália.
São coisas diferentes e residência é o que te dá direito a permanecer na Itália.
É difícil alugar um local que dê direito a residência.
É um loop sem fim 🤣
@@clarckson17 não, eu tenho cidadania, minha dúvida é se indo com emprego fica mais fácil alugar e se assim talvez não tenha a necessidade de ir com tanto dinheiro, pq já tem uma renda
@@clarckson17 a gente fica em dúvida, pq quanto precisa para uma família de 2 adultos e uma criança para se manter na Itália com tranquilidade, dependendo da cidade? Às vezes queremos sair do Brasil e nos damos mal, pq aí pode ser pior... É um tiro no escuro, a gente nem imagina o que precisa de dinheiro pra se manter
@@camilacosta7543 então Camila, apesar de ter cidadania a gente tem que ter o termo "residencia" na Europa pra poder ficar mais de 90 dias. Este assunto passa meio desapercebido no geral.
Por exemplo: minha filha tem cidadania.
Foi em abril para a Itália. Só final de junho conseguiu alugar um local que deu "residência " aí pode fazer este registro de residência na comune. Então solicitar o "permeso de sogiorno" para o marido. Vai mais a fundo neste assunto.
Abraço
Eu sabia tenho um amigo que mora na ltalia
Legal!
Fique calma a taxa custa R$3,00 para vc que não fez processo título eleitoral!
Não tem ninguém estressado 😂 R$3,51 a cada turno sem voto, pode até ser irrisório, mas o problema não é o valor, é a irregularidade e o voto no exterior pra quem quer continuar votando para eleições no Brasil! Isso tem que ser resolvido, pagar a multa não soluciona a irregularidades para os anos sucessivos.
Mensalidade de filho na escola? Não eh de graça ou só para cidadão europeu?
Mensa é a taxa de alimentação/almoço na escola 😊
Sobre a passagem de avião, serviria a passagem de ida e uma passagem de saída do espaço Schengen, tipo uma passagem da Itália para a Irlanda, Turquia, etc?
Serve também 😉 É que comprar ida-volta junto é bem mais prático e muitas vezes sai mais barato que ir para outro país.
Ahh moça, fiquei com uma duvida gigante agora. Eu já fiz meu processo de reconhecimento em 2018, porém não fiz meu passaporte, só a identidade. Será que eu voltando agora em 2023 preciso comprar a passagem ida e volta?
Se não tem o passaporte italiano sim, precisa.
Quando eu chegar na Itália, o Brazil pra mim fica para trás definitivamente. VIVER no brazil é desperdiçar a vida!
🥲
só pagar conta
Vc fala mt alto
Assiste no mudo 😉
Muito bem explicado, Georgia! Um ótimo vídeo.!!
Grazie mille Johan ❤️