MARIDO PROVEDOR
Вставка
- Опубліковано 8 лют 2025
- Olá, eu sou Vinicius Siqueira, mestre e doutorando pelo programa de Educação e Saúde da UNIFESP.
Meus cursos sobre Michel Foucault e Michel Pêcheux: linktr.ee/Colu...
Seja membro e tenha acesso a vídeos exclusivos. Entenda aqui: colunastortas....
Meu material de leitura, caso você precise de uma indicação:
Galaxy TAB S6 lite: amzn.to/4iTgMgV
Kindle: amzn.to/49Z0izZ
------------------------------------
Meus livros digitais:
Foucault e a Arqueologia: bit.ly/3dUJ8WF.
Conceitos fundamentais de Michel Pêcheux: bit.ly/366qEie.
Introdução a Ferdinand de Saussure para análise do discurso: bit.ly/3cFVD7h.
Fascismo: uma introdução ao que queremos evitar: bit.ly/2BAVdBv.
-------------------------------------
Colunas Tortas:
Site: colunastortas....
Instagram: / colunastortas
Meu instagram: / poressechaopradormir
Tiktok: / colunastortas
Vem comigo aprender análise do discurso: linktr.ee/ColunasTortas !
Seja membro e tenha acesso a vídeos exclusivos. Entenda aqui: colunastortas.com.br/secao-exclusiva-para-membros/
a realidade é que tem muito homem que quer ser o provedor e a maioria das pessoas interpretam isso como uma atitude valiosa, reponsável, protetora etc..., enquanto muitas vezes se trata de garantir uma vantagem na dinámica de poder dentro do relacionamento, e usar isso para garantir que a pessoa não o abandone e/ou que a pessoa ofereça sexo e etc...
Concordo. É a forma como observam que faz uma pessoa subserviente da outra. Por isso temos muitas mulheres conservadoras aceitando o segundo plano em uma relação de subserviência. Tento mostrar a minha esposa, evangélica, que se quer fazer faculdade, trabalhar e conquistar seu caminho além de ser uma dona de casa como foi o caso da mãe dela, então ela terá responsabilidades com as contas, mas também terá uma oportunidade de definir seus caminhos caso não combinem com os meus. Liberdade de comprar o que quer, liberdade de escolhas que teriam de passar por mim se fosse eu o único provedor. Nem sempre é bom ter de depender financeiramente de alguém. Na infância é uma coisa, mas adulta é algo que poda a capacidade individual e não desejo isso para ela. Se for por esse caminho será uma escolha exclusiva dela. Felizmente ela trabalha, faz faculdade e estuda. Está ao meu lado por amor e não por vinculação financeira. Não que eu tenha algo acima da média financeiramente falando.
@@Gabrielmenesesgomes sim, exatamente. td de bom pra vcs!
Sobre isso.
Baita comentário. É isso mesmo. Não querem ser provadores para proporcionar bem-estar à mulher, mas sim garantir que ela esteja submissa a ele devido à dependência econômica.
pode acontecer, mas nao existem modelos prontos, o fato de alguem querer estar com o homem depende do sentimento da mulher, isso que voce coloca acontece quando a mulher nao tem ferramentas para trabalhar. O querer esta junto do outro, nao se explica assim tao facil
"Eu não tenho que pohha nenhuma. "
CASTRO, Caio.
Também não tenho heheh
É muito fácil pra alguém em situação previlegiada defender o homem provedor vide tantos coach por aí que espalha essa ideia e até mesmo em pessoas de esquerda acabam comprando já que nossa sociedade está cada vez mas conservadora e o social impacta diretamente em nossas atitudes e pensamentos.
Eu sou contra essa ideia do marido provedor,só em conto de fadas funciona. Ambos tem que ter objetivos como casal,mas os 2 tem que trabalhar pq objetivos individuais não podem morrer desde que sejam conversados e compreendidos por ambos e é só separar caso não cheguem num consenso. Eu sou a favor que mulher trabalhe com certeza,quero esposa e não uma empregada doméstica. É horrível mulher ter que depender do marido até pra comprar uma calcinha,é falta de amor à vida ser acomodada com uma realidade dessas. Eu tenho 23 anos e lembro que com 16 no ensino médio eu já falava isso no colégio e uns colegas meus da minha idade achavam um absurdo kkkkkkk Que mulheres vítimas de abuso de maridos machistas se livrem desses lixos o mais rápido possível.
Não é nem questão de ser contra ou a favor. Simplesmente não faz sentido na nossa realidade. Quem for inventar de tentar ser o provedor que lide com as consequências de seus atos...
@@doctorinternet8695 quem for querer ser provedor nesse mundo do jeito q tá vai dar certo não vai conseguir uma encostada enquanto ele faz td
Concordo, apenas gostaria de fazer a observação que uma "dona de casa" é tudo menos acomodada. Limpar, lavar/passar e cozinhar é trabalhoso demais.
@@doctorinternet8695 nem na antiga realidade. Mulheres das classes menos abastadas, o que sempre foi e ainda é maioria no nosso país, sempre tiveram que trabalhar. E se você levar em consideração as que não trabalhavam fora, mas tinham que cuidar da casa e daquele monte de filhos sozinha, apenas a minoria da minoria tinha essa vida de madame que as iludidas de hoje acham que terão sendo as tais trad wifes.
um dia o marido provedor vai olhar pra você e não vai mais ver uma mulher bonita e vai querer o divórcio. você vai ficar com parte do que construíram, mas não vai ter qualificação nenhuma para o mercado de trabalho e não vai conseguir coisa muito melhor que um salário mínimo.
Por isso não deve haver divórcio.
@canaldojrlegend solução fantasiosamente idealista para um problema concreto e recorrente... É cômico.
Tem que ter um contrato pra proteger mais a Mulher nesse tipo de situação
@@ElianAPinheiro isso se o marido não colocar as coisas no nome de terceiros, aí ela sai é sem nada mesmo. Como o que aconteceu com uma conhecida, e olha que nem foi divórcio, o marido morreu e ela e o filho pequeno foram encurraçados de casa pois a mesma estava no nome do primo dele.🙃🙃🙃
Estamos em uma Sociedade Líquida (segundo Baumann) sendo assim prefiro não depender de NINGUÉM independente do Sistema que seja .
Miyamoto Musashi já escreveu sobre isso no século XVII no livro Dokkodo
@UA-camPareDeCensurar ótimo livro 100/100
Seria o mais correto para todos. Hoje incentivo minha esposa a conquistar sua emancipação financeira, estudantil e emocional e tentamos dividir as tarefas. Justamente pq não sabemos dos desejos futuros, mas desejo a felicidade dela, que tenhamos nossas escolhas respeitadas um pelo outro em igualdade mínima. Não quero ela comigo por necessidade financeira nem quero uma empregada. Quando não chegamos num consenso, quero que ela e eu possamos realizar nossos objetivos individualmente quando não compartilhamos da mesma vontade.
n eh possivel, comentário sobre baumann e musashi. achei o ápice do youtube kkkkk
Porém, sua ideia de relacionamento é totalmente liberal, no sentido mais essencial da palavra. É justamente o que o sistema capitalista deseja, esse nível de individualismo e relações líquidas que atomiza a individualidade.
Soluções individuais em detrimento de qualquer ideia coletiva, mesmo que isso gere dependência (o que é inevitável). É um paradoxo que só beneficia o sistema capitalista (e sem fazer juízo de valor, é só uma constatação óbvia das relações de trabalho e afeto).
O que seria ser provedor de fato? vai sustentar a casa e ficar regulando depois se o filho quer um sorvete ou a mulher vai querer pintar o cabelo, vai kh
Gostei do vídeo! Queria acrescentar que, pelo menos ao meu ver, existe um outro lado nessa discussão: ao passo que cada vez menos homens estão dispostos a serem provedores por assimilarem o justíssimo ingresso feminino no mercado de trabalho, existem mulheres que deliberadamente querem ser providas, e veem o contrário como “não ser homem de verdade”.
A realidade é que quando o homem fica ocioso, ele não quer fazer nem o serviço doméstico em casa. E tem mulher q ainda tolera homem encostado. Agora homens não aceitam mulheres q não fazem o serviço domestico, eles simplesmente buscam outra.
Vi um caso desse semana passada. Um colega que trabalha de freelancer aos finais de semana onde eu trabalho foi demitido do seu emprego. A mulher dele trabalha como esteticista e recebe cerca 4 mil por mês. Quando descobriu que ele foi demitido, ela simplesmente terminou com ele pois pra ela o homem tem a obrigação de prover o sustento da casa.
Eu vi uma entrevista da Simone de Beauvoir em q ela dizia q recebia cartas de mulheres dependentes financeiramente dos maridos, em q estas diziam q no começo pensaram q serem donas de casa, sem trabalho, dependentes, era o sonho delas. Todavia, o marido comecou a trata-las mal, a violentar elas ou elas apenas nao o queriam mais. Nesse contexto, a simone disse q essas mulheres mandavam cartas pra ela pedindo ajuda. O conselho da simone pra todas essas mulheres foi TRABALHEM pra n serem dependentes. Resumindo, ainda q a mulher sonhe com uma relação conto de fadas, conto de fadas nao existe e a experiencia educa isso.
Parece que as pessoas nunca vão deixar de viver no idealismo... Elas podem achar o que quiserem, a realidade é que essa historinha de home provedor é pura falácia e abstração.
Começando pelo óbvio, na nossa conjuntura brasileira atual, se só um do casal é remunerado, este casal será mais pobre e ponto! 2x é maior que x, não tem achismo contra isso, e na nossa realidade em que alugueis, imoveis, transporte, escola de qualidade, plano de saúde, comida de qualidade, enfim tudo, está caro, acredite vc vai querer ter 2x em vez de x, ou dê tchauzinho a algum dos luxos supracitados. A não ser que o homem ganhe um salário de nível 1% ou mais na escala brasileira. O ganho médio de alguém de nivel superior no br é 5mil, fica de cada "homem provedor" pra decidir se ele prefere matar cachorro a grito com seus 5mil pra sua familia inteira, ou se vai aceitar o "ultraje" de sua esposa meter a mão na massa e no final eles terem 10mil e muito mais conforto e paz de espírito.
Segundo que a esposa não vai trabalhar e vai ficar fazendo o que? Plantada em casa igual a um bibelô? Duvido muito que o contrato que o "homem provedor" espera seja esse. Não, ele vai querer que ela trabalhe siim, não é mesmo? Só que nas tarefas domésticas, afinal tem louça pra lavar, chão pra varrer etc. Então muito "homem provedor" quer mesmo que a mulher trabalhe sim, só que no trabalho que vai deixar ela à mercê dele, sem remuneração, servindo ao lar. Um verdadeiro acordo caracu, o "provedor" entra com a cara... A não ser, é claro, que o provedor pague uma empregada, mas boa sorte pro provedor brasileiro médio pagar ainda mais isso com seu único salário.
Terceiro que essa ladainha é pura construção da sociedade moderna. Num povo caçador coletor, todo mundo provê, não tem essa de homem provedor. É sabido que os homens *tendem* a caçar mais, mas a maioria das calorias vem da coleta de vegetais diversos, atividade que *tende* a ser feita pelas mulheres. E elas botam o bebê no lombo, arrastam o filho mais velho pela mão e metem o pé no mato pra prover pra todo mundo. E na verdade todo mundo participa de tudo, idosos, adolescentes, crianças e adultos de ambos os sexos participam de atividades de caça e coleta e ainda confeccionar utensilios, preparar comida etc.
As pessoas não estão se unindo mais. É cada um pensando no seu próprio benefício. União é quando dois se tornam um só.
Cara, suas análises são incríveis. Esclarecem os assuntos de uma forma brilhante.
Obrigado!
Vinícius, adorei o vídeo! Eu só queria pontuar que a ideia de "mulher dona de casa" é um conceito um pouco pós segunda guerra, em que o governo estadunidense investiu pra retornar aos homens as vagas de trabalho então ocupadas pelas mulheres. A ideia da "mulher dona de casa tradicional" foi um pouco a propaganda dos anos cinquenta pra fazer com que as mulheres deixassem os postos de trabalho para os homens e, ao mesmo tempo, emular as classes mais ricas (que dispunham de empregados para o cuidado da casa). A mulher desempenharia o papel doméstico e seria uma espécie de "símbolo de status" para o homem que conseguisse mantê-la. Antes disso, a ocupação dos postos de trabalho era até um pouco mais igualitária (a exemplo do emprego de mulheres e crianças durante a revolução industrial, porque eram serviços "mais baratos").
muito perspicaz! As mulheres sempre trabalhavam em conjunto
dos homens na história. Principalmente partindo do ponto de vista de sociedades agrícolas, a mulher ajudaria no campo também. Talvez não em caça ou em incursões militares, mas a mulher trabalhava da mesma forma que o homem. Esse conceito do tchau querida vou trabalhar só começa com a revolução industrial.
Boaaa
Tem q os dois ajuda mas quando um só trabalha e o outro destrói foi o q aconteceu c migo p isso me separei trabalhava o dia e ele dormia a noite ia gastar o q trabalhei
Esse é o famoso, o ilustre, o inenarrável, inigualável: Esquerdo-macho
ele tem 180cm de altura e odeia cólica.
👍🏽👍🏽
o cara é literalmente doutorando no assunto
@@ElianAPinheiroela está falando do moço do primeiro vídeo ,não o moço do canal
Cara você é cirurgíco. Que canal bom!
Valeu, obrigado! 😊
por essa razão que o estado deve garantir o direito da mulher em uma eventual separaçáo, amortizando a relacao de poder
Quando falei em separa fui ameaçanda de morte
O que vai volta, espera dormir ferve oléo e já sabe o que fazer.
“Provedores” machos “alphas”.
Eu m@t@v@ primeiro, antes ele do que eu
Até pela logica do capitalismo, a mulher tem que fazer parte da população economicamente ativa.
Tem tantos aspectos essa história de ser o provedor...primeiro que os canais que repercutem o assunto colocam a masculinidade do cara vinculada a isso, aí é só a mulher começar a ganhar mais ou ter mais sucesso em algo que se abrem um monte de complexos em homens inseguros, que podem tentar competir, rebaixar a mulher por isso.
Outra coisa é que parece que ser o provedor basta para um lado da relação, enquanto a mulher fica com todo o trabalho emocional, de cuidado, etc...fora o que foi citado no vídeo sobre a dependência.
Por outro lado, principalmente quando o casal tem filhos, tem o trabalho a mais que já está sendo feito pela mulher, fisicamente desgastante inclusive. Nesse caso acho que a outra parte deveria sim fazer mais financeiramente pela casa se possível, até a vida da mulher se normalizar. É uma dó ver mulheres que acabaram de ter filhos passarem o dia 9 horas fora de casa, fora o deslocamento. Fora a licença maternidade que é ridícula, para os homens então, nem se fale.
Comentando para engajar. Sucesso, Vinícius!
Muito obrigado 😁
Ótimo canal
Obrigado!
Mano, so de o homem casado ter que gastar por ele e ela, faz ele tet uma limitação de dinheiro pra dar rolês sozinho com amigos, por exemplo, entao chega uma hora que o casal so tem dinheiro pra vida a dois, e ai, quando a mulher decide se separar, acontece esses cr1mes vi0lent0s pq o cara simplesmente nao sabe mais viver sozinho e depositou na esposa todo o papel que amigos e familia faziam. Ser provedor é cilada bino
Nossa que dó de agressor
@zaza1237 ?
Precisa ler Engels, " A origem da família, da propriedade privada e do Estado ".
Livro bão
Todo dia dando graças a deus q gosto de mulher, com esse retorno do conservadorismo ta cada vez mais insuportável de só observar as relações heterossexuais
Hã?
@@ComentadorHonesto acho que é uma lésbica
Que kkkkk
@@furxeldritch5547 UA-cam para de apagar meu comentário
O fato que os homens não entenderam meu comentário diz muito kkkkk
Olha, meu pai era um tremendo de um gigolô, usou e explorou minha mãe por 40 anos 😢 o cara nunca deu um centavo em casa, mesmo ganhando cinco vezes mais que minha mãe, sacanagem. Se vcs soubessem o mal que vem desse tipo de relacionamento tóxico 😢 mulheres, por favor, cuidem de sua saúde mental, apego exagerado e baixa auto estima são transtornos graves, busquem ajuda.
comentário de engajamento.
A mulher que fica em casa cuidando dos filhos .... a impede de construir uma pratica social favoravel ao capital de poder e conhecimento que a possibilite fazer escolhas .
Agora com faixa de áudio, melhor ainda!
Ótimo conteúdo
Obrigado
Relacionamento é construído pelos dois. Se os dois chegam num acordo comum e estão satisfeitos com seja lá qual a dinâmica decidida. Foda-se a opinião dos outros
o acordo ter sido feito não o torna em um bom acordo ou transforma ele em algo justo
@ElianAPinheiro claro. Relacionamento não é escrito na pedra. É fluido. Exige manutenção constante. E por isso é importante q os dois estejam satisfeitos. Ele se ajusta para algo bom para os dois
Se vc casa com uma engenheira, uma medica, uma quimica, que estudou e tem profissao, vc faz o que ? Desperdica isso pra agradar os redpill da internet ?
Bom dia!
Difícil não citar o patriarcado nisso, mas o que a sociedade espera de um homem?
Que ele seja provedor, protetor, se não ele é considerado "frouxo"
Homem nenhum tem papel de proteger ninguém, exceto quem ele conhece
Há um vídeo de uma menina sendo atacada por uma capivara, e a amiga dela filmando, nn tomando uma atitude
E se repente chega um homem, que para salva lá, e nos comentários ninguém falou sobre a menina, tomar uma atitude e salvar sua amiga, diziam: pq esse homem não chegou mais cedo e tal.
Homens, merecem mais dignidade!!
Ninguém é o Superman.
Pois é, e o pessoal esquece que numa situação de natureza, o humano vive em bando, então nunca vai ser "O Homem Protetor" protegendo ngm, vai ser todos os homens juntos, e na verdade vai ser todo mundo que tem corpo suficiente pra fazer alguma coisa. Afinal o ser humano é um animal fraco e lento, qualquer outro bicho nos bota pra correr, então nossa única arma são os números e a inteligência.
Olha, eu concordo, mas entre um médico e um mecânico, o médico está mais apto a salvar vidas, então é natural a sociedade esperar que o médico tente atender uma pessoa desmaiada enquanto o mecânico espera.... O homem tem mais força física, além de ser menos delicado e mais resistente, é natural esperar que um homem realize tarefas que exijam essas qualidades, obviamente é difícil falar de um caso isolado, pq depende de fatores únicos, tipo, o tamanho da capivara, o trabalho necessário pra afugentar ela, o medo da amiga que filmava, a falta de conhecimento sobre o animal, o nível de amizade entre elas, e a percepção de perigo da amiga que filmava... Mas em resumo, é de se esperar que o homem use as características que possui pra situações que as características são exigidas, e é difícil analisar um caso isolado pq não dominamos todo o conhecimento dos envolvidos no caso no momento do caso.
@@RafaSena367 atribuir funções sociais aos homens por características biológicas é uma forma de manter o patriarcado vivo. Pq o contrário tb pode ser feito no caso das mulheres.
O que eu mais acho engraçado é que esse pessoal aqui é daqueles que defendem que homem e mulher é construção social, mas na hora do perrengue aí a biologia conta e curiosamente sobra pro homem ter que defender os outros (mulheres.)
Isso é um exemplo de como o Patriarcado ao mesmo tempo beneficia e prejudica os homens.
Isso buga a cabeça de algumas pessoas.
Se a mulher trabalhar de segunda a sexta e não pagar as contas, deixando todas para ele, resolveria o problema de dividir as contas. Aí a mulher trabalharia exclusivamente para o desenvolvimento profissional dela, e só se ela quisesse...
?
O casal tem que se ajudar
Mas vc nao comentou a parte que tem a ver com a cultura patriarcal. Pq e senpre o homem q tem q fazer tudo
Tem que definir direito o que é "tem que fazer tudo", pq isso é justamente a reclamação de muitas mulheres, ainda mais quando o filho acorda chorando anoite, ou quando a casa ta bagunçada e o almoço ainda não esta pronto ao mesmo tempo a vizinha toca a campainha e a criança começa a pedir colo, geralmente o homem permanece sentado no sofa como se nada tivesse acontecendo e ainda diz "o homem tem que fazer tudo".
@@RafaSena367 hj em dia o fazer td é td mesmo a mulherada só vai casa e encosta no sujeito algumas vezes não todas e é assim se vc se doer tome um remédio ai hehehe
@@robzombie8959 eu vou me doer porque? acho normal escutar isso, ja ouvi muita mulher falar a exata mesma coisa, tbm escuto homem falar a mesma coias, no final, acho que todo mundo é chorão e exagerado, não importa o sexo.
O homem escreve as leis, o homem aplica as leis, o homem escreve os roteiros, os jornais e as músicas...
Sim, eu sei. Não foi você que pediu. Foi alguém há milênios atraz que fez assim.
Eu só sei que as mulheres querem igualdade quando as convém, mas não abre mão do homem tradicional e dos beneficios da relação tradicional.
Realidade: A esmagadora maioria das mulheres em relacionamento trabalham porque na economia atual é praticamente inviável 1 pessoa prover bem para 2. É preciso de 1 salário de 8 mil pra cima e olhe lá.
Além disso, existe a lógica do capitalismo, que precisa q mulheres ocupem as vagas de emprego q os homens não ocupam.
Benefícios? 😂
Ih, os redpills descobriram o canal.
@@DinossaurodaAmazonia benefícios ue viver nas custas de um trouxa
O homem quando se acomoda não dá
Discorra por favor, gostaria de entender a demanda e as diferenças e até que ponto a biologia é justificável ou não para algo.
Deixa nois em paz