Mestre, o empirismo influenciou o positivismo? E o positivismo influenciou o Behaviorismo? Se sim, você poderia fazer um vídeo de como o empirismo influenciou o positivismo? Obrigado!
Já havia pensado um pouco sobre esse pensamento que se eu não me engano(me corrija se eu estiver errado, ainda sou iniciante no estudo da Filosofia), é um pensamento que já vem desde influências de Nietzsche, e influenciou um pouco os pensadores existencialistas como Sartre, e até hegelianos como Max Stirner. de que o homem sozinho, com o domínio da natureza, com progressos materiais da ciência e de si mesmo, poderia se tornar um super-homem que está acima das angústias existenciais, mas sempre fui meio cético dessa visão menos "mística e menos metafísica e muito moderna", de mundo. E agora com esse vídeo me ajudou a esclarecer mais
Agora clareou um pouco. Obrigado! Mas é notório também que o que chamamos de ciência, tem uma grande recusa com o Deus judaico-cristão, mas tem o coração bastante solidário a deuses pagãos.
Fílicio, é vdd que as últimas palavras de Aristóteles foram:"tenho vivido na dúvida, e morro na incerteza", li num livro traduzido, mas o autor é um padre Cantera, " Jesus e os filósofos" só que ele não diz a fonte da citação. Obrigado 👍
Única observação: o E sem acento no final das palavras é mudo em francês. Então falar ComtÊ não é certo. Mas fora isso, o vídeo é perfeito! Deixa tudo mais claro. 😉🥰
Moco eu quero saber do primeiro principio segundo principio e terceiro principio de auguste comte eu nao achei especificamente esses principios eo que sao.
O positivismo influenciou até mesmo o direito penal, quando, na teoria causalista da ação, se enxergava conduta humana como um "movimento corporal voluntário", mesmo que desprovido de finalidade. Ou seja, para que uma ação humana fosse considerada típica, não havia análise de qualquer aspecto subjetivo, mas tão somente objetivo e comissivo, algo aferível aos sentidos, que encontrem causalidade no mundo dos fatos. Por óbvio, o causalismo (pautado no positivismo, na "ciência do ser") gerava inúmeros problemas, como o fato de não haver distinção entre dolo e culpa, assim como não prever a possibilidade de condutas omissivas (ausência de movimento) relevantes para o direito penal. Até hoje, o Código Penal Militar brasileiro ainda possui resquícios de influência causalista. Em outra nota, como você falou nas "expectativas da ciência", isso ocorre muito entre cientistas mesmo, inclusive entre expoentes dela, como Albert Einstein, que sempre nutriram uma fé na possibilidade de uma "teoria final de tudo", que pode muito bem nunca existir. Essa expectativa de uma realidade sempre simétrica e elegante, pautada em experiências anteriores, é tratada no excelente "Criação imperfeita", do físico brasileiro Marcelo Gleiser. Recomendo.
Você esta fazendo confusão entre os Positivismos( O Positivismo de Auguste Comte e o positivismo do Direito Positivo ), O positivismo do Direito Positivo existia há muitas décadas antes de surgir o Positivismo de Auguste Comte, a única semelhança entre eles é o fato de dizerem usar a ciência por base em seus estudos, Foi por conta da Obra de Hans Kelsen ter sido publicada em uma época em que o Positivismo de Auguste Comte estava em alta na sociedade que se faz essa confusão, mas são correntes ideológicas e práticas autônomas entre si, sendo mera coincidência haver a "ciência" como referência pra ambas.
@@erikultrecht3122 Não falei em direito positivo (ou positivismo jurídico). Falei da influência do positivismo (do qual Comte era um expoente) no direito penal, à época. Alguns trechos da obra de Cezar Roberto Bitencourt, para ilustrar:
@@erikultrecht3122 [...] Como vimos, o positivismo pretendeu ao Direito os *mesmos métodos de observação e investigação que eram utilizados nas disciplinas experimentais (física, biologia, antropologia etc.).* Logo se percebeu, no entanto, que essa metodologia era inaplicável em algo tão circunstancial como a norma jurídica [...]
@@erikultrecht3122 Bitencourt, Cezar Roberto. Tratado de direito penal. Parte geral, 1 / Cezar Roberto Bitencourt. - 17. ed. rev., ampl. e atual. de acordo com a Lei n. 12.550, de 2011. - São Paulo: Saraiva, 2012.
@@erikultrecht3122 [...] Lombroso - com inegável influência de *Comte* e *Darwin* - foi o fundador da Escola Positiva Biológica, destacando-se, sobretudo, seu conceito sobre o criminoso atávico [...]
me senti um pouquinho ofendido como estudante de psicologia quando ele diz que nao é uma ciência muito experimental, ja que a psicologia tem muitas areas sendo uma delas baseada em evidencias e experimentos
Maravilhosa reflexão; Pois acho que entendi errado mas a ideia que eu tinha na aula introdutória de Comte é que o Positivismo seria uma teoria praticamente superada embora ele tenha deixado valiosas contribuições ! mas a partir de seu video aprendi mais um pouco e ficou claro de ideias positivistas ainda permeiam a ciência! Você indicaria um texto sobre esta reflexão sobre a presença do positivismo na ciência atual?
Na minha cabeça desde adolescente, eu associava a ciência com a Inquisição. Os fanáticos positivistas já estão começando, rotulando quem pensa diferente como Negacionistas, até mesmos médicos e cientistas que não concordam com a visão deles.
Você falou um monte de besteira...... O positivismo é justamente a defesa da ciência e não persegue ninguém que pensa diferente....Você precisa estudar mais o Positivismo antes de afirmar algo sobre ele, a maioria dos vídeos sobre o Positivismo na internet (UA-cam) não falam a verdade, apenas atacam e caluniam o Positivismo, pois os autores desses vídeos são em sua maioria socialista/marxistas, Liberais radicais e religiosos, todas correntes ideológicas opostas ao Positivismo.
Esta influência exterior que a Ciência sofre seriam os obstáculos epistemológicos que filósofo Bachelard fala, juizos de valor , ideologias da época etc .. seria isso ? Sei la so acahei rsrs
Super influente nas universidades, inclusive quando eu estudava na federal a gente lia Comte todo dia e tinha um templo positivista dentro do campus 😂🤣 É muito triste termos passado da teoria conspiratória insana do Olavo das universidades dominadas por professores marxistas, esquerdistas e alunos baderneiros à conspiração de uma certa área de humanas de que toda a ciência é dominada pelo positivismo e pelo cientificismo
Pode-se entender que Comte foi um grande modificador até mesmo do reconhecimento das Humanas como ciência? Ou viajei demais? Se temos as Exatas, que buscavam explicar o mundo de forma física, temos as Humanas para explicar o mundo social, logo, a sociedade se torna um objeto de estudo e daí surgiria as Ciências Sociais?
A ciência sofre influência política e econômica. Talvez Certas coisas não sejam legais de se pesquisar por irem contra interesses econômicos. Ou até incentivo a estudos científicos pra provar a tese de inferioridade racial. Enfim. Bela aula.
Professor : 3 pontos que discordo de sua aula e das aulas de muitos outros professores que postam vídeos na "internet" sobre o Positivismo: 1° - O Positivismo esta longe de ser a corrente mais influente nas universidades Brasileiras, é fato que os cursos de ciências humanas em nossas universidades públicas ou privadas são dominados pela ideologia marxista, e mesmo nos cursos de ciências exatas há penas um pequeno princípio positivista á influenciá-los, que é a defesa do uso de um Método Cientifico para produzir conhecimento, o restante são filosofias diversas que influem nos cursos de ciências exatas. 2°- O positivismo não possui fé na ciência, ter fé na ciência é Cientificismo, e Positivismo e cientificismo não são a mesma coisa, diferentemente do que muitos professores e pensadores afirmam(A maioria opositores do Positivismo), o Positivismo, significa O que esta "Posto" ,isto é ,comprovado, demonstrado, aquilo que a ciência já consegue demonstrar, explicar e fazer ,já o cientificismo é a fé de que algum dia a ciência demonstrará, explicará, ou fará algo que ainda não é capaz de fazer, o seu exemplo sobre as vacinas é um típico caso de cientificismo, fé de que a ciência fará as vacinas algum dia, 3°- A ciência é neutra e imparcial, a ciência não possui "vontade própria",.... quem não tem neutralidade e imparcialidade são os seres humanos, e estes possuem vontade própria, para fazerem algo bom ou ruim com o conhecimento que a ciência nos dá,....( Auguste Comte, defende em sua obra a neutralidade e imparcialidade do cientista sobre os Resultados obtidos, resumindo, independentemente da religião, ou ideias que o cientista possuir, ele deve aceitar o resultado de suas pesquisas, mesmo que estes resultados contrariem sua religião ou princípios)....imaginem se o padre Georges Lemaitre(1894/1966) não tivesse sido "Neutro e Imparcial" e tivesse deixado a sua Religião/Fé influir sobre seus estudos e seus resultados obtidos, não teríamos hoje a teoria do Big Bang, pois estes resultados já naquela época e hoje são utilizados para contestar uma criação divina do universo, neste caso a influência da Fé cedeu á força dos resultados obtidos pelo padre pesquisador. Concluindo: A Religião da Humanidade( Positivismo Religioso) ciada por Auguste Comte, não tem fé nas ciências, como eu já mencionei antes, Fé na ciência é cientificismo e não positivismo, na Religião da Humanidade a ciência é um Dogma, isto é, só aceita aquilo que já foi explicado, demonstrado e comprovado pela ciência...é literalmente o significado de Dogma do grego( O que se pensa é a verdade) ou seja o dogma do Positivismo Religioso é a verdade demonstrada pela ciência, e o positivismo religioso também não Cultua as ciências, os positivistas religiosos cultuam as Artes.
Mas a Filosofia não leva à vacina. A área que nos levou à vacina foi a Ciência. Ou seja: CADA ÁREA TEM ESPECIFICIDADES QUE A OUTRA NÃO TEM. CADA ÁREA TEM SUA IMPORTÂNCIA E NÃO PODE SER DESPREZADA. Vídeo muito fraco, o que não é habitual nesse canal, do qual gosto muito.
Estou em formação Ciências Políticas e este conteúdo foi importante👏
você é o cara , você ilumina os meus conhecimentos enquanto a minha professora da faculdade deixa uma neblina
Agora ele foi na ferida kkkk acho que os efeitos "negativos" do positivismo podem ser vistos em admirável mundo novo.
Mestre, o empirismo influenciou o positivismo? E o positivismo influenciou o Behaviorismo? Se sim, você poderia fazer um vídeo de como o empirismo influenciou o positivismo? Obrigado!
Nosaa o quanto a Ciência é importante, estou cursando Socilogia e tenho uma apresentação sobre este tema me ajudou muito! Obg profesor..
Aula 1000 obrigado professor
Eu que agradeço :D
Gostei demais!! Parabéns e muito obrigada, professor!!// Mônica- Salvador-Ba
muito obrigado pelo esclarecimento professor! estava muito angustiado por nao conseguir problematizar esse movimento.
Parabéns professor adoro ouvir suas aulas, muito didáticas.
Fala um pouco de filosofia, teoria da mente e IA.
Mt bem explicado
Seu canal merece o mundo! Tô maratonando todos os vídeos. Só tenho uma coisa pra te dizer: Obrigado
O vídeo mais apropriado pra eu dar um 'joinha' 👍
Obrigado! :D
Excelente vídeo, não tinha pensado por esse ponto de vista dessa forma antes!
Valeu.
Já havia pensado um pouco sobre esse pensamento que se eu não me engano(me corrija se eu estiver errado, ainda sou iniciante no estudo da Filosofia), é um pensamento que já vem desde influências de Nietzsche, e influenciou um pouco os pensadores existencialistas como Sartre, e até hegelianos como Max Stirner.
de que o homem sozinho, com o domínio da natureza, com progressos materiais da ciência e de si mesmo, poderia se tornar um super-homem que está acima das angústias existenciais, mas sempre fui meio cético dessa visão menos "mística e menos metafísica e muito moderna", de mundo.
E agora com esse vídeo me ajudou a esclarecer mais
Gostei muito ❤
Agora clareou um pouco. Obrigado! Mas é notório também que o que chamamos de ciência, tem uma grande recusa com o Deus judaico-cristão, mas tem o coração bastante solidário a deuses pagãos.
Amo suas explicações. Seu canal é um dos poucos q acompanho por aqui. Continue com esse ótimo trabalho 🥰
Amei, uma forma simples de explicar 🙌🏻♥️
Que bom que gostou 😃
Muito bom vídeo! As fontes históricas e filosóficas pelas quais vc abordou à temática deu um upgrade de qualidade!
Forte abraço.
Fílicio, é vdd que as últimas palavras de Aristóteles foram:"tenho vivido na dúvida, e morro na incerteza", li num livro traduzido, mas o autor é um padre Cantera, " Jesus e os filósofos" só que ele não diz a fonte da citação.
Obrigado 👍
Bom dia , excelente aula.
Excelente Vídeo, amei !!!
manda muito !!!
Nossa me ajudou muito
Muito esclarecedor!!!
Esse vídeo me salvou.
Bem esclarecedor. Obrigado, professor!
Muito boa aula, mergulhando no Conhecimento com vc👍👏👏🤝
vc tem LP do almir sater.....q legal. por favor fale da escolástica, obrigada.
Obrigada pela explicação.
Essa é minha doutrina. Sou cientificista e ocidental por escolha, creio na lógica como o homem antigo cria em deus.
Vídeo top! 👏
MUITO BOM
OBRIGADO
Muito bão! Entendi bem!
Muito legal a explicação! Uma dúvida, com que o positivismo dialoga? Com o interpretativismo, por exemplo?
Faça uma aula sobre o Nous!
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Única observação: o E sem acento no final das palavras é mudo em francês. Então falar ComtÊ não é certo. Mas fora isso, o vídeo é perfeito! Deixa tudo mais claro. 😉🥰
Muito obrigado pela dica, Ramon! ❤️
Moco eu quero saber do primeiro principio segundo principio e terceiro principio de auguste comte eu nao achei especificamente esses principios eo que sao.
Boa Tarde Professor,
os fundamentos do positivismo podem ser transportados para as ciências humanas?
O positivismo influenciou até mesmo o direito penal, quando, na teoria causalista da ação, se enxergava conduta humana como um "movimento corporal voluntário", mesmo que desprovido de finalidade. Ou seja, para que uma ação humana fosse considerada típica, não havia análise de qualquer aspecto subjetivo, mas tão somente objetivo e comissivo, algo aferível aos sentidos, que encontrem causalidade no mundo dos fatos. Por óbvio, o causalismo (pautado no positivismo, na "ciência do ser") gerava inúmeros problemas, como o fato de não haver distinção entre dolo e culpa, assim como não prever a possibilidade de condutas omissivas (ausência de movimento) relevantes para o direito penal. Até hoje, o Código Penal Militar brasileiro ainda possui resquícios de influência causalista.
Em outra nota, como você falou nas "expectativas da ciência", isso ocorre muito entre cientistas mesmo, inclusive entre expoentes dela, como Albert Einstein, que sempre nutriram uma fé na possibilidade de uma "teoria final de tudo", que pode muito bem nunca existir. Essa expectativa de uma realidade sempre simétrica e elegante, pautada em experiências anteriores, é tratada no excelente "Criação imperfeita", do físico brasileiro Marcelo Gleiser. Recomendo.
Você esta fazendo confusão entre os Positivismos( O Positivismo de Auguste Comte e o positivismo do Direito Positivo ), O positivismo do Direito Positivo existia há muitas décadas antes de surgir o Positivismo de Auguste Comte, a única semelhança entre eles é o fato de dizerem usar a ciência por base em seus estudos, Foi por conta da Obra de Hans Kelsen ter sido publicada em uma época em que o Positivismo de Auguste Comte estava em alta na sociedade que se faz essa confusão, mas são correntes ideológicas e práticas autônomas entre si, sendo mera coincidência haver a "ciência" como referência pra ambas.
@@erikultrecht3122 Não falei em direito positivo (ou positivismo jurídico). Falei da influência do positivismo (do qual Comte era um expoente) no direito penal, à época. Alguns trechos da obra de Cezar Roberto Bitencourt, para ilustrar:
@@erikultrecht3122
[...] Como vimos, o positivismo pretendeu ao Direito os *mesmos métodos de observação e investigação que eram utilizados nas disciplinas experimentais (física, biologia, antropologia etc.).* Logo se percebeu, no entanto, que essa metodologia era inaplicável em algo tão circunstancial como a norma jurídica [...]
@@erikultrecht3122
Bitencourt, Cezar Roberto. Tratado de direito penal. Parte geral, 1 / Cezar Roberto Bitencourt. - 17. ed. rev., ampl. e atual. de acordo com a Lei n. 12.550, de 2011. - São Paulo: Saraiva, 2012.
@@erikultrecht3122 [...] Lombroso - com inegável influência de *Comte* e *Darwin* - foi o fundador da Escola Positiva Biológica, destacando-se, sobretudo, seu conceito sobre o criminoso atávico [...]
me senti um pouquinho ofendido como estudante de psicologia quando ele diz que nao é uma ciência muito experimental, ja que a psicologia tem muitas areas sendo uma delas baseada em evidencias e experimentos
...entendi
Maravilhosa reflexão; Pois acho que entendi errado mas a ideia que eu tinha na aula introdutória de Comte é que o Positivismo seria uma teoria praticamente superada embora ele tenha deixado valiosas contribuições ! mas a partir de seu video aprendi mais um pouco e ficou claro de ideias positivistas ainda permeiam a ciência! Você indicaria um texto sobre esta reflexão sobre a presença do positivismo na ciência atual?
Excelente!
Obrigado 😃
muito bom!
Obrigado, Talilo!
Na minha cabeça desde adolescente, eu associava a ciência com a Inquisição. Os fanáticos positivistas já estão começando, rotulando quem pensa diferente como Negacionistas, até mesmos médicos e cientistas que não concordam com a visão deles.
Você falou um monte de besteira...... O positivismo é justamente a defesa da ciência e não persegue ninguém que pensa diferente....Você precisa estudar mais o Positivismo antes de afirmar algo sobre ele, a maioria dos vídeos sobre o Positivismo na internet (UA-cam) não falam a verdade, apenas atacam e caluniam o Positivismo, pois os autores desses vídeos são em sua maioria socialista/marxistas, Liberais radicais e religiosos, todas correntes ideológicas opostas ao Positivismo.
Esta influência exterior que a Ciência sofre seriam os obstáculos epistemológicos que filósofo Bachelard fala, juizos de valor , ideologias da época etc .. seria isso ? Sei la so acahei rsrs
Tem algum estado que chegou no terceiro estágio?
Surgimento da sociologia
Ciência é realidade.
Fé é ilusão .
🦉😎
Super influente nas universidades, inclusive quando eu estudava na federal a gente lia Comte todo dia e tinha um templo positivista dentro do campus 😂🤣
É muito triste termos passado da teoria conspiratória insana do Olavo das universidades dominadas por professores marxistas, esquerdistas e alunos baderneiros à conspiração de uma certa área de humanas de que toda a ciência é dominada pelo positivismo e pelo cientificismo
Pode-se entender que Comte foi um grande modificador até mesmo do reconhecimento das Humanas como ciência? Ou viajei demais?
Se temos as Exatas, que buscavam explicar o mundo de forma física, temos as Humanas para explicar o mundo social, logo, a sociedade se torna um objeto de estudo e daí surgiria as Ciências Sociais?
Quase...mais sim
Comte evoluiu para uma psicose alarmante. Muito irônico.
Na verdade não é a ciência que é ruim, pois quem transforma o que seria bom em algo ruim são as pessoas.
Desgraça do Brasil o positivismo
A crença exagerada na ciência, é um tipo de simulacro da religião?
pelo jeito parece que sim.
A ciência sofre influência política e econômica.
Talvez Certas coisas não sejam legais de se pesquisar por irem contra interesses econômicos.
Ou até incentivo a estudos científicos pra provar a tese de inferioridade racial. Enfim.
Bela aula.
E precisa de um estudo científico pra dizer que a tese é besta? Use a lógica, estrutura cerebral igual, sangue da mesma cor, e ser humano comum.
A teoria de Francis Galton por exemplo
Marx é positivista. Postei e corri.
🤣🤣🤣 O meio científico também está cheio de picaretas, loucos, estelionatários, etc.
Professor : 3 pontos que discordo de sua aula e das aulas de muitos outros professores que postam vídeos na "internet" sobre o Positivismo: 1° - O Positivismo esta longe de ser a corrente mais influente nas universidades Brasileiras, é fato que os cursos de ciências humanas em nossas universidades públicas ou privadas são dominados pela ideologia marxista, e mesmo nos cursos de ciências exatas há penas um pequeno princípio positivista á influenciá-los, que é a defesa do uso de um Método Cientifico para produzir conhecimento, o restante são filosofias diversas que influem nos cursos de ciências exatas. 2°- O positivismo não possui fé na ciência, ter fé na ciência é Cientificismo, e Positivismo e cientificismo não são a mesma coisa, diferentemente do que muitos professores e pensadores afirmam(A maioria opositores do Positivismo), o Positivismo, significa O que esta "Posto" ,isto é ,comprovado, demonstrado, aquilo que a ciência já consegue demonstrar, explicar e fazer ,já o cientificismo é a fé de que algum dia a ciência demonstrará, explicará, ou fará algo que ainda não é capaz de fazer, o seu exemplo sobre as vacinas é um típico caso de cientificismo, fé de que a ciência fará as vacinas algum dia, 3°- A ciência é neutra e imparcial, a ciência não possui "vontade própria",.... quem não tem neutralidade e imparcialidade são os seres humanos, e estes possuem vontade própria, para fazerem algo bom ou ruim com o conhecimento que a ciência nos dá,....( Auguste Comte, defende em sua obra a neutralidade e imparcialidade do cientista sobre os Resultados obtidos, resumindo, independentemente da religião, ou ideias que o cientista possuir, ele deve aceitar o resultado de suas pesquisas, mesmo que estes resultados contrariem sua religião ou princípios)....imaginem se o padre Georges Lemaitre(1894/1966) não tivesse sido "Neutro e Imparcial" e tivesse deixado a sua Religião/Fé influir sobre seus estudos e seus resultados obtidos, não teríamos hoje a teoria do Big Bang, pois estes resultados já naquela época e hoje são utilizados para contestar uma criação divina do universo, neste caso a influência da Fé cedeu á força dos resultados obtidos pelo padre pesquisador. Concluindo: A Religião da Humanidade( Positivismo Religioso) ciada por Auguste Comte, não tem fé nas ciências, como eu já mencionei antes, Fé na ciência é cientificismo e não positivismo, na Religião da Humanidade a ciência é um Dogma, isto é, só aceita aquilo que já foi explicado, demonstrado e comprovado pela ciência...é literalmente o significado de Dogma do grego( O que se pensa é a verdade) ou seja o dogma do Positivismo Religioso é a verdade demonstrada pela ciência, e o positivismo religioso também não Cultua as ciências, os positivistas religiosos cultuam as Artes.
Mas a Filosofia não leva à vacina. A área que nos levou à vacina foi a Ciência. Ou seja: CADA ÁREA TEM ESPECIFICIDADES QUE A OUTRA NÃO TEM. CADA ÁREA TEM SUA IMPORTÂNCIA E NÃO PODE SER DESPREZADA. Vídeo muito fraco, o que não é habitual nesse canal, do qual gosto muito.
falou o positivista