Recomeçar 10.000 / Leonardo Precioso

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 16 вер 2024
  • O que você vai fazer com a sua liberdade?
    Esta pergunta ronda o imaginário das cerca de 823 mil pessoas presas no Brasil.
    Leonardo Moraes Precioso, fundador do Instituto Recomeçar, conviveu com este questionamento durante o período decisivo da sua amarga, dolorida e cansativa passagem pelo cárcere paulista.
    Quem plantou esta dúvida em sua cabeça foi amigo de infância Eduardo Lyra, que estava fundando na cidade de Poá a ONG Gerando Falcões, hoje uma poderosa rede mobilizadora do bem-estar social e cultural do povo das favelas no Brasil. Um dia Lyra fez a seguinte para o Léo. O que você vai fazer com a sua liberdade?
    Leonardo Preciosos ganhou a liberdade em 2015 e no meio de muitas dúvidas sobre qual rumo tomar, optou pelo convite desafiador do amigo que lhe prometera por meio de cartas um cargo de orientador esportivo na Gerando Falcões.
    O convite do amigo Eduardo Lyra resultou na mudança radical de comportamento e forma de entender sobre a necessidade de viver a vida em sociedade. Incomodado, Léo também decidiu que atuaria para mudar a realidade de tantas outras pessoas outrora “invisíveis” pelo efeito dos antecedentes criminais. E foi assim que nasceu em 2015 o Instituto Recomeçar, serviço voltado a ressocialização de homens e mulheres que deixaram o sistema penal do Estado de São Paulo.
    Em tese, Léo foi o primeiro egresso ressocializado pelo Instituto Recomeçar. Com o passar do tempo vieram muitos outros, alcançando um cadastro com 10 mil pessoas, sendo mil delas contempladas com alguma modalidade de geração de renda.
    Para a receita do Recomeçar vingar e atingir marcas tão expressivas de atendimento numa sociedade que rebaixa o ex-detento ao nível mais desprezível da condição humana, foi necessário montar uma equipe multidisciplinar com vivências distintas e muita coragem.
    A experiência do preso que enfrenta todas as marcas possíveis do sofrimento e discriminação humana, tornou-se a base da metodologia do Recomeçar. O instituto está presente em São Paulo, São José do Rio Preto, Brasília-DF e Recife-PE. No primeiro episódio da série de entrevistas Recomeçar 10 mil, Leonardo narra como foi seu retorno para casa após mais de sete anos preso. Ele conta como foi a partida da rodoviária de Val Paraíso, município distante 561 km da capital, até o terminal da Barra Funda. E narra o desembarque final na estação de trem do Jardim Romano, Itaim Paulista, onde pegou transporte coletivo até a casa da mãe. Foi ali, no carente conjunto habitacional Encosta Norte que ele recomeçou a vida.

КОМЕНТАРІ • 7

  • @lucienebelodealbuquerquees4101
    @lucienebelodealbuquerquees4101 14 днів тому

    👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽

  • @patriciarodrigues7698
    @patriciarodrigues7698 10 днів тому

    Parabéns pela iniciativa e apoio aos que precisam🎉

  • @geanesantos205
    @geanesantos205 16 днів тому +2

    Na semana em que comemoramos os 30 anos do Grito dos Excluídos, eis aí, através do Instituto Recomeçar 10 mil gritos de excluídos ouvidos, acolhidos e reencaminados.
    Meus parabéns! 👏🏽👏🏽👏🏽

  • @reciclandoembaurusp6085
    @reciclandoembaurusp6085 16 днів тому +2

    Ficou emocionante esse vídeo que muitas pessoas possa ter a chance de recomeçar , família sempre vai ser o impulso maior abraços Anderson bauru sp

    • @sennaricarte1019
      @sennaricarte1019 16 днів тому

      Nossa quebrada tem muita história e precisa ser contada.

  • @recomecar360rec
    @recomecar360rec 15 днів тому

    🦉