A descoberta do segundo fator foi um divisor de águas na minha vida. Mas também participei de um grupo com condutas absurdas. Hoje, também utilizo individualmente as práticas que me fazem sentido. Sou grato pela passagem do mestre pelo planeta.
La Gnósis es el Conocimiento Universal de la Cristificación del hombre de carne y hueso a travez de su propia purificacion psicologica y del equilibrio de sus propia Naturaleza.Espiritu y Almas.❤❤❤❤❤❤😊
Estou descobrindo essa filosofia . E vendo que eu estava indo intuitivamente por esse caminho sem saber dar nome a ele . Agora achei o nome e achei você . Obrigada por seu conteúdo.
No que precisar, estamos aqui pra ajudar. Se quiser que a gente esclareça algum coisa específica, fala que a gente faz um vídeo, ou entra no nosso grupo do Telegram onde a gente tem um diálogo aberto com todos :)
Finalmente um canal esclarecendo exatamente o que é GNOSIS ? Só vejo no You Tube pessoas falando mal. Parece nao entendendo nada. E aqui está sendo bem esclarecedor. Estou nova no caminho. Mas estou amando todo conhecimento e colocando tudo em prática. Estarei companhando o canal.
Olá Lucas e a quem estiver lendo. Espero que estejas bem. Eu já me esbarrei com a gnose na adolescência, mas devido à influência tremendamente forte católica e evangélica (essa última fanática) na família eu acabei por não seguir, porém hoje estou liberto (há 18 anos pra ser mais preciso), ou em outras palavras, não me apego a uma religião específica, tentando com base comparativa aprender de todas sem tomar aquilo como verdade absoluta. Estou achando muito bacana os teus vídeos e espero que chegue em mais pessoas. Vim aqui pela postagem num grupo sobre espiritualidade no WhatsApp de um outro vídeo falando sobre o despertar espiritual. Abraço e o melhor da vida.
É isso aí Paulo! O importante é não deixar a chama da Busca morrer em nós. Se deixamos essa busca morrer, aceitamos viver uma vida sem sentido, jogando fora o mais valioso que temos: nossa própria Vida, nosso próprio Tempo de Vida, com coisas sem significado algum... Grande abraço Paulo! :)
Eu comecei a ter crises psíquicas, como choques, ficava inconsciente. Devido a isso, meu pai começou a querer a minha cura. Frequentei a umbanda, Candomblé e Espiritismo. Só que nada resolveu. Segundo os neurologista era a epilepsia. No Espiritismo depois de 30 dias de frequência o administrador, solicitou que eu não frequentar. Devido estas parados choques, ele disse que eu dava choque nos médiuns dele.
Eu também conheci a Gnosis vendo cartazes, na UEM ( Maringá ) em 2006. Na época era a AGEACAC. Hoje estou no Instituto GNOSIS BRASIL ( GNOSIS BRASIL ).
Sei como é, nobre amigo. Vi fanatismo semelhante tambem no movimento teosofico e hoje me considero um teosofista independente, mas muito grato aos professores que encontrei e encontro no caminho
Sim Vivian! Mais pra frente a gente vai trazer vídeos pra explorar a Gnosis dos gnósticos primitivos, dos gênios da história e inclusive da Gnosis modernas, os vários grupos que existem etc, fica atenta que em breve tem mais :)
Olá, Lucas, poderia fazer um vídeo sobre indicação de livros também. Busco conhecimento, porém vou pegando avulso um pouco de cada coisa sem ter um norte. obrigado, que Deus te ilumine mais e proteja, amigo.
Opa Guilherme! Pode deixar que já está na fila aqui do canal um dos próximos vídeos serem sobre várias recomendações de livros de acordo com a área que a pessoa queira se aprofundar, além de uma introdução pros livros mais importantes. Acompanha aí que em breve a gente posta :)
É isso aí! Se inscreve no canal que aqui é um espaço onde queremos trazer somente conteúdo relacionado à Gnosis pra que possamos nos ajudar em poder fazer o nosso trabalho espiritual! :)
Com tantas instituições Gnósticas Samaelinas, como identificar uma que não esteja desvirtuada do caminho? Digo isso pois estou a procura, porém de tudo que já li e vi fico com muito receio. Sei que existem algumas formas de se identificar uma seita (vi alguns de seus vídeos) mas digo isso como alguém que esta olhando de longe e sem conhecer a instituição por dentro mais a fundo.
Realmente não é tão fácil... Olhando de fora e sem conhecer, são muitas linhas e dificilmente consegue-se um critério ótimo pra conseguir determinar, e pra complicar a pessoa sempre acredita que a dela é a melhor (e sem nunca ter conhecido outra, o que é pior ainda). Marcos, se você quiser eu estou sempre disposto a dialogar abertamente sobre essas coisas, se quiser, entra no nosso grupo do Telegram, que lá a gente consegue dialogar bastante e uma das coisas que eu poderia fazer é te dar um panorama nesse sentido, acho que já é uma ajuda.
Lucas , essa é una pergunta muito importante. Vc não acha que o grupo de resgate pode cair no mesmo erro da original? Ou seja que não têm caminho na Sanga
Opa José! Rapaz, realmente essa é uma pergunta muito importante, obrigado por fazer ela. Na verdade é exatamente assim como você disse: assim como as pessoas nascem e morrem, as instituições nascem e morrem. O Cristianismo na época de Jesus estava vivo, e hoje o que nos vemos é praticamente somente uma "casca zumbi" passeando por todos os lados... Mas justamente esse é o caminho: um grupo é vivo enquanto as pessoas que a lideram (e portanto também a maioria dos membros) estão vivos, estão vivendo a doutrina de forma positiva, despertando, sem perversões manipulações etc. Quando um grupo degenera e involui nós temos que ter as ferramentas interiores pra que sejamos capazes de reconhecer quando isso acontece, e não desistir até encontrar uma escola viva. Tem uma frase que diz "o sol sempre sairá e sempre haverá alguém que terá a luz". Quando um mestre sai, as coisas involuem, mas em algum lugar aparecerá alguém que está vivendo e ajudará aqueles que ainda estão vivos a viverem esse caminho. A vida espiritual, assim como a física, é aprender a viver nessa impermanência. Em breve vou fazer um vidro sobre a história das escolas iniciativas e como elas foram nascendo, morrendo e ressuscitando na história...
OLÁ! O livro MATRIMÔNIO PERFEITO vendido no site da Amazon por vários vendedores será que a tradução está correta? Eu só não gostei da parte do vídeo: "Seria bom que tivesse ...". Eu amo os animais e acho que não devemos sacrificá-los, no caso de que fosse esse o ritual. Quanto ao conceito de SEITA, eu já ouvi algumas explicações, mas você poderia me explicar o seu conceito? Grata.
Se você vai ler pela primeira vez, não se preocupa muito com a versão não, o importante é adquirir o conhecimento. Para saber mais sobre Seitas, olha esse vídeo aqui: ua-cam.com/video/ssApQWDolvk/v-deo.html
Passei por algo parecido... mas não foi com a gnosis. Ainda estou procurando minha "turma" e, os gnósticos deste grupo me parecem os menos dogmáticos e abertos ao campo energético que nos rodeia e nos dá tanto conhecimento, quando buscamos.
Estou quase terminando a 1* câmara 😊 mas , após assistir alguns vídeos de ex gnósticos , eu tenho certeza de que, não vou chegar a segunda câmara. Não serei gnóstico 😂
O importante é seguir a sua busca. O pior erro que alguém pode cometer é acreditar em alguém. Se você acredita no que alguém diz, então você não é e não pode ser um Gnóstico. Se você acredita que a Gnosis é ruim, o erro é o mesmo, porque "gnóstico" de verdade não é alguém que acredita, mas aquele que busca a verdade por si mesmo, exercendo a sua própria liberdade. É uma pena que existam Seitas por aí, mas também existem muitos grupos saudáveis através dos quais podemos fazer um trabalho espiritual, então mantenha a sua busca que você chega lá! Pode ser que um grupo não sirva para você, mas se você continuar buscando, você encontre algum grupo que te sirva no seu caminho! :)
Então, muitos dirigentes dos vários grupos gnósticos, que deveriam eliminar seus egos, na verdade, os inflaram e estão longe de ensinarem o que a Gnose tem para ensinar?
No curso que fiz lá na Venezuela, um dos dirigentes que havia sido um dos discipulos mais próximos do Mestre (e que cultivava muito o valor da meditação) me disse assim: "muitos são tragados pela instituição, poucos são tragados pela meditação". Isso significa que em alguns grupos, pelo grau de involução é mais fácil perder o foco do real caminho do que de fato trilhá-lo (já seja para um dirigente ou para alguém do povo), mas nós não podemos generalizar isso e dizer que é exatamente o que acontece com todos os dirigentes de um grupo, nem todos os grupos. Mas sim, quando a pessoa perde o foco do real caminho que tem que trilhar, e se identifica com "quero me tornar um dirigente", "quero abrir X centros gnosticos", "quero ter muitas pessoas", "quero que o meu centro gnóstico seja o mais lindo e chique de todos", "as pessoas nao podem perceber que eu nao sei", "tenho que exercer minha autoridade", etc etc etc. A consequência disso, como você disse, é que definitivamente a pessoa ou o grupo está mais inflando o ego do que de fato eliminando ele e vivendo a GNOSIS como deve ser. O grupo (ou ao menos parte dele) nesse caso se tornou uma casca, uma forma morta, e portanto a Gnosis ensinada aí vai manchada com a má compreensão, a má vivência e por mais "pura" que queira ser mantida, mesmo sem dizer uma palavra "fora da linha", mesmo assim o exemplo fala por si só: "vivam a gnosis que eu não vivo". Como diz Gurdjieff: "um mal líder só pode levar a um mal resultado [no trabalho de despertar]".
@@LucasSariom Sua explicação foi magistral! Vou guardar tudo o que vc falou para servir de 'norte" para mim. Estarei alerta as armadilhas do meu ego e vou continuar me instruindo no caminho. Grato!
Eu tbm passei por várias religiões em busca de alguma resposta, só não fui na umbanda e candomblé pq tenho muito medo. Mas nas religiões cristãs eu frequentei algumas, e nenhuma delas me deu respostas. Eu tiro proveito do ensinamento, do que acho bom p mim mas, seguir em uma delas… nenhuma. E sabendo que a gnosis é uma seita, isso já está fora de seguimento p mim.
Rapaz, não sei se você viu o vídeo todo, mas o resumo da ópera é: eu sou gnóstico (porque estudo, prático e participo de um grupo gnóstico que não é uma seita), apesar de que existam por aí grupos que sim são. Assim como existem Seitas católicas, Seitas evangélicas, Seitas budistas, Seitas mussulmanas, etc. Para dizer a verdade para você: onde você encontre um ser humano, aí existe chance de ser uma seita, porque onde tem pessoas tem Ego, e é uma especialidade do Ego criar essas coisas... se você gostou do ensinamento gnóstico, o que você precisa é só encontrar um grupo de pessoas que vivam isso de maneira saudável, e o resto acontece sozinho :)
Esse fanatismo no gnosticismo existe mesmo. Eu saí por causa disso. Qualquer coisa que eu pensava diferente eu era separado e contestado. Minha opinião jamais era aceita, não obstante eu contextualizasse minha linha de raciocício.
A descoberta do segundo fator foi um divisor de águas na minha vida. Mas também participei de um grupo com condutas absurdas. Hoje, também utilizo individualmente as práticas que me fazem sentido. Sou grato pela passagem do mestre pelo planeta.
Grata por compartilhar ideias tão preciosas!❤
O caminho da iluminação da consciência é individual ❤
La Gnósis es el Conocimiento Universal de la Cristificación del hombre de carne y hueso a travez de su propia purificacion psicologica y del equilibrio de sus propia Naturaleza.Espiritu y Almas.❤❤❤❤❤❤😊
Estou descobrindo essa filosofia . E vendo que eu estava indo intuitivamente por esse caminho sem saber dar nome a ele . Agora achei o nome e achei você . Obrigada por seu conteúdo.
No que precisar, estamos aqui pra ajudar. Se quiser que a gente esclareça algum coisa específica, fala que a gente faz um vídeo, ou entra no nosso grupo do Telegram onde a gente tem um diálogo aberto com todos :)
Finalmente um canal esclarecendo exatamente o que é GNOSIS ? Só vejo no You Tube pessoas falando mal. Parece nao entendendo nada. E aqui está sendo bem esclarecedor.
Estou nova no caminho. Mas estou amando todo conhecimento e colocando tudo em prática.
Estarei companhando o canal.
Que bom que gostou, qualquer dúvida que tenha, posta aqui que eu faço um vídeo pra explicar :)
Olá Lucas e a quem estiver lendo.
Espero que estejas bem.
Eu já me esbarrei com a gnose na adolescência, mas devido à influência tremendamente forte católica e evangélica (essa última fanática) na família eu acabei por não seguir, porém hoje estou liberto (há 18 anos pra ser mais preciso), ou em outras palavras, não me apego a uma religião específica, tentando com base comparativa aprender de todas sem tomar aquilo como verdade absoluta.
Estou achando muito bacana os teus vídeos e espero que chegue em mais pessoas.
Vim aqui pela postagem num grupo sobre espiritualidade no WhatsApp de um outro vídeo falando sobre o despertar espiritual.
Abraço e o melhor da vida.
É isso aí Paulo! O importante é não deixar a chama da Busca morrer em nós. Se deixamos essa busca morrer, aceitamos viver uma vida sem sentido, jogando fora o mais valioso que temos: nossa própria Vida, nosso próprio Tempo de Vida, com coisas sem significado algum... Grande abraço Paulo! :)
Sincero e verdadeiro. Reconheço seus passos porque também os vivi. Parabéns pela iniciativa
É isso aí cara. Tamo junto.
Eu comecei a ter crises psíquicas, como choques, ficava inconsciente. Devido a isso, meu pai começou a querer a minha cura. Frequentei a umbanda, Candomblé e Espiritismo. Só que nada resolveu. Segundo os neurologista era a epilepsia. No Espiritismo depois de 30 dias de frequência o administrador, solicitou que eu não frequentar. Devido estas parados choques, ele disse que eu dava choque nos médiuns dele.
Eu também conheci a Gnosis vendo cartazes, na UEM ( Maringá ) em 2006. Na época era a AGEACAC. Hoje estou no Instituto GNOSIS BRASIL ( GNOSIS BRASIL ).
Sei como é, nobre amigo. Vi fanatismo semelhante tambem no movimento teosofico e hoje me considero um teosofista independente, mas muito grato aos professores que encontrei e encontro no caminho
É, rapaz... O importante é não parar de buscar. "Não deixeis noite nem dia de buscar até que hajais encontrado os mistérios do reino da luz" :)
@@LucasSariom "Um barco é útil para atravessar o rio, mas ninguém leva o barco consigo"
Veja que interessante: sequer eu tinha chegado ao fim do vídeo, e o que coloquei aqui abaixo vai ed encontro ao que disse"""
Agora entendi o motivo de tanta confusão referente aos gnósticos nessa terra de ninguém que é a Internet, obrigada!
Sim Vivian! Mais pra frente a gente vai trazer vídeos pra explorar a Gnosis dos gnósticos primitivos, dos gênios da história e inclusive da Gnosis modernas, os vários grupos que existem etc, fica atenta que em breve tem mais :)
Muito bom chefe!
Muito bom 🎉
Opa William! Muito obrigado rapaz!🙂
Sim! Quem viu a gnose, quem vivenciou, jamais esquecerá.
Olá, Lucas, poderia fazer um vídeo sobre indicação de livros também. Busco conhecimento, porém vou pegando avulso um pouco de cada coisa sem ter um norte. obrigado, que Deus te ilumine mais e proteja, amigo.
Opa Guilherme! Pode deixar que já está na fila aqui do canal um dos próximos vídeos serem sobre várias recomendações de livros de acordo com a área que a pessoa queira se aprofundar, além de uma introdução pros livros mais importantes. Acompanha aí que em breve a gente posta :)
Conhece a teosofia da Summit Lighthouse da Grande Fraternidade Branca do Mestres Ascensos ?
Eu sou da gnosis e não existe outro caminho, não adianta procurar e nem se espelhar em pessoas,a gnosis é interna.
É isso aí! Se inscreve no canal que aqui é um espaço onde queremos trazer somente conteúdo relacionado à Gnosis pra que possamos nos ajudar em poder fazer o nosso trabalho espiritual! :)
Gnose.... Não... E... Para.... Amadores.....
Com tantas instituições Gnósticas Samaelinas, como identificar uma que não esteja desvirtuada do caminho? Digo isso pois estou a procura, porém de tudo que já li e vi fico com muito receio. Sei que existem algumas formas de se identificar uma seita (vi alguns de seus vídeos) mas digo isso como alguém que esta olhando de longe e sem conhecer a instituição por dentro mais a fundo.
Realmente não é tão fácil... Olhando de fora e sem conhecer, são muitas linhas e dificilmente consegue-se um critério ótimo pra conseguir determinar, e pra complicar a pessoa sempre acredita que a dela é a melhor (e sem nunca ter conhecido outra, o que é pior ainda). Marcos, se você quiser eu estou sempre disposto a dialogar abertamente sobre essas coisas, se quiser, entra no nosso grupo do Telegram, que lá a gente consegue dialogar bastante e uma das coisas que eu poderia fazer é te dar um panorama nesse sentido, acho que já é uma ajuda.
Lucas , essa é una pergunta muito importante. Vc não acha que o grupo de resgate pode cair no mesmo erro da original? Ou seja que não têm caminho na Sanga
Opa José! Rapaz, realmente essa é uma pergunta muito importante, obrigado por fazer ela. Na verdade é exatamente assim como você disse: assim como as pessoas nascem e morrem, as instituições nascem e morrem. O Cristianismo na época de Jesus estava vivo, e hoje o que nos vemos é praticamente somente uma "casca zumbi" passeando por todos os lados... Mas justamente esse é o caminho: um grupo é vivo enquanto as pessoas que a lideram (e portanto também a maioria dos membros) estão vivos, estão vivendo a doutrina de forma positiva, despertando, sem perversões manipulações etc. Quando um grupo degenera e involui nós temos que ter as ferramentas interiores pra que sejamos capazes de reconhecer quando isso acontece, e não desistir até encontrar uma escola viva. Tem uma frase que diz "o sol sempre sairá e sempre haverá alguém que terá a luz". Quando um mestre sai, as coisas involuem, mas em algum lugar aparecerá alguém que está vivendo e ajudará aqueles que ainda estão vivos a viverem esse caminho. A vida espiritual, assim como a física, é aprender a viver nessa impermanência. Em breve vou fazer um vidro sobre a história das escolas iniciativas e como elas foram nascendo, morrendo e ressuscitando na história...
Ser gnóstico é ser bruxo 😊 curiosidade 😁☺️🫣🤭
É isso aí!
👏👏👏
OLÁ!
O livro MATRIMÔNIO PERFEITO vendido no site da Amazon por vários vendedores será que a tradução está correta?
Eu só não gostei da parte do vídeo: "Seria bom que tivesse ...". Eu amo os animais e acho que não devemos sacrificá-los, no caso de que fosse esse o ritual.
Quanto ao conceito de SEITA, eu já ouvi algumas explicações, mas você poderia me explicar o seu conceito?
Grata.
Se você vai ler pela primeira vez, não se preocupa muito com a versão não, o importante é adquirir o conhecimento.
Para saber mais sobre Seitas, olha esse vídeo aqui: ua-cam.com/video/ssApQWDolvk/v-deo.html
Passei por algo parecido... mas não foi com a gnosis. Ainda estou procurando minha "turma" e, os gnósticos deste grupo me parecem os menos dogmáticos e abertos ao campo energético que nos rodeia e nos dá tanto conhecimento, quando buscamos.
Estou quase terminando a 1* câmara 😊 mas , após assistir alguns vídeos de ex gnósticos , eu tenho certeza de que, não vou chegar a segunda câmara. Não serei gnóstico 😂
O importante é seguir a sua busca. O pior erro que alguém pode cometer é acreditar em alguém. Se você acredita no que alguém diz, então você não é e não pode ser um Gnóstico. Se você acredita que a Gnosis é ruim, o erro é o mesmo, porque "gnóstico" de verdade não é alguém que acredita, mas aquele que busca a verdade por si mesmo, exercendo a sua própria liberdade. É uma pena que existam Seitas por aí, mas também existem muitos grupos saudáveis através dos quais podemos fazer um trabalho espiritual, então mantenha a sua busca que você chega lá! Pode ser que um grupo não sirva para você, mas se você continuar buscando, você encontre algum grupo que te sirva no seu caminho! :)
Então, muitos dirigentes dos vários grupos gnósticos, que deveriam eliminar seus egos, na verdade, os inflaram e estão longe de ensinarem o que a Gnose tem para ensinar?
No curso que fiz lá na Venezuela, um dos dirigentes que havia sido um dos discipulos mais próximos do Mestre (e que cultivava muito o valor da meditação) me disse assim: "muitos são tragados pela instituição, poucos são tragados pela meditação".
Isso significa que em alguns grupos, pelo grau de involução é mais fácil perder o foco do real caminho do que de fato trilhá-lo (já seja para um dirigente ou para alguém do povo), mas nós não podemos generalizar isso e dizer que é exatamente o que acontece com todos os dirigentes de um grupo, nem todos os grupos.
Mas sim, quando a pessoa perde o foco do real caminho que tem que trilhar, e se identifica com "quero me tornar um dirigente", "quero abrir X centros gnosticos", "quero ter muitas pessoas", "quero que o meu centro gnóstico seja o mais lindo e chique de todos", "as pessoas nao podem perceber que eu nao sei", "tenho que exercer minha autoridade", etc etc etc.
A consequência disso, como você disse, é que definitivamente a pessoa ou o grupo está mais inflando o ego do que de fato eliminando ele e vivendo a GNOSIS como deve ser. O grupo (ou ao menos parte dele) nesse caso se tornou uma casca, uma forma morta, e portanto a Gnosis ensinada aí vai manchada com a má compreensão, a má vivência e por mais "pura" que queira ser mantida, mesmo sem dizer uma palavra "fora da linha", mesmo assim o exemplo fala por si só: "vivam a gnosis que eu não vivo".
Como diz Gurdjieff: "um mal líder só pode levar a um mal resultado [no trabalho de despertar]".
@@LucasSariom Sua explicação foi magistral! Vou guardar tudo o que vc falou para servir de 'norte" para mim. Estarei alerta as armadilhas do meu ego e vou continuar me instruindo no caminho. Grato!
É isso aí Ismael! Tamo junto. Continua acompanhando a gente que em breve vai ter muito conteúdo interessante :)
@@LucasSariom Continue a aprofundar esses temas e os ensinamentos da Gnose para que não erremos no caminho.
Eu tbm passei por várias religiões em busca de alguma resposta, só não fui na umbanda e candomblé pq tenho muito medo. Mas nas religiões cristãs eu frequentei algumas, e nenhuma delas me deu respostas. Eu tiro proveito do ensinamento, do que acho bom p mim mas, seguir em uma delas… nenhuma. E sabendo que a gnosis é uma seita, isso já está fora de seguimento p mim.
Rapaz, não sei se você viu o vídeo todo, mas o resumo da ópera é: eu sou gnóstico (porque estudo, prático e participo de um grupo gnóstico que não é uma seita), apesar de que existam por aí grupos que sim são. Assim como existem Seitas católicas, Seitas evangélicas, Seitas budistas, Seitas mussulmanas, etc. Para dizer a verdade para você: onde você encontre um ser humano, aí existe chance de ser uma seita, porque onde tem pessoas tem Ego, e é uma especialidade do Ego criar essas coisas... se você gostou do ensinamento gnóstico, o que você precisa é só encontrar um grupo de pessoas que vivam isso de maneira saudável, e o resto acontece sozinho :)
Esse fanatismo no gnosticismo existe mesmo. Eu saí por causa disso. Qualquer coisa que eu pensava diferente eu era separado e contestado. Minha opinião jamais era aceita, não obstante eu contextualizasse minha linha de raciocício.
Eu me lembro, tu fez a iniciação no mesmo ano que eu.
Rezzy! Você por aqui! 😃 Quanto tempo... Bom saber que você ta viva. Grande abraço! :)
@@LucasSariom Sim, vivíssima! 😂
Feliz por você estar bem!
Realmente temos muitos pseudo de gnóstico
Sim senhor... Que possamos nós sermos exemplos para os demais :)
Tbm percebi frequentei e logo percebi que era uma seita e que distorciam o conteudo dos livros. Uma pena
vai falar isso tudo numa igreja evangélica pra ver o que acontece kk