ADESTRAMENTO POSITIVO FUNCIONA? Sim, e Aqui Está o Porquê!

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 22 жов 2024

КОМЕНТАРІ • 13

  • @babiadestradora
    @babiadestradora  19 днів тому +2

    ✨Pessoal, vou deixar fixado aqui os links para baixar a pirâmide das necessidades do cão e o meu e-book com 20 ideias de enriquecimento ambiental. ⤵
    LINK PIRÂMIDE: bit.ly/3ZYhwtY
    LINK E-BOOK: bit.ly/3TMupnm

  • @CenasFortesFPS
    @CenasFortesFPS 19 днів тому +2

    Babi achei muito necessário esse vídeo com tudo o que você falou. Meu vira lata fez 3 meses hoje e ele quando nasceu logo perdeu conta com a mãe e os irmãos. A pessoa que o encontrou não conseguiu oferecer um desmame com leite. Então Já iniciounna ração e do segundo mês em diante já está comigo. Eu estou com muita dificuldade de manter ele no quintal da casa , nunca fica sozinho enquanto estamos em casa porém a porta da sala aberta ele já quer entrar. Eu quero sua opinião está cedo de mais pra ensinar ele a ficar do lado de fora ou se já posso tentar acostumar ele a ficar do lado de fora com o enriquecimento ambiental ( que tenho poucas coisas ) mas estou disposto a melhorar😅😊

    • @babiadestradora
      @babiadestradora  19 днів тому +2

      @@CenasFortesFPS então, essa é a parte do adestramento moderno que não fica muito claro pras pessoas, mas achei necessário compartilhar com todos, porque eventualmente alguém vai contratar um adestrador um dia e é bom ficar ciente do tipo de serviço que está contratando. Sobre o seu cão, ele é um filhote e é natural que o filhote se sinta indefeso quando está sozinho, isso é um comportamento inato (ou seja, ele nasce com este comportamento). Da mesma forma que o seu filhote chora para ter o seu humano protetor por perto, nós seres humanos somos idênticos quando somos bebês (por que vc acha que um recém nascido chora? Não apenas para dizer que tem fome, dor, etc, mas para se sentir seguro quando um adulto chega). Acho muito precoce manter um filhote sozinho no quintal (tenho uma opinião bem controversa sobre manter cachorros sempre fora de casa hehehe). Quanto ao enriquecimento ambiental, dependendo o que vc oferecer até tem como deixar ele sozinho para praticar a independência emocional. Tu viu já minhas duas aulas sobre filhotes? Lá tem umas dicas bem legais pra quem tá iniciando ❤️
      Links para as aulas:
      Aula 1: ua-cam.com/video/Y2l8WR-YEEA/v-deo.htmlsi=xsvV-teIg_rj4H9y
      Aula 2: ua-cam.com/video/yk07iYckvEU/v-deo.htmlsi=5JJdevU4X9-NclCh

    • @CenasFortesFPS
      @CenasFortesFPS 18 днів тому +1

      @@babiadestradora Obrigado aos poucos vou aprendendo aqui s2

    • @babiadestradora
      @babiadestradora  18 днів тому

      @@CenasFortesFPS fico bastante feliz e satisfeita em ler seu comentário ❤️

  • @fernandorodrigues8755
    @fernandorodrigues8755 13 днів тому +1

    Gosto da Pirâmide de Hierarquias de Necessidades de Maslow .
    Utilizá-la para adequá-las aos caninos foi excelente, Babi.
    Excelente vídeo!
    Babi, considerando a ausência de um córtex pre-frontal desenvolvido nos caninos (zona executiva do cérebro onde ocorre nossas tomadas de decisões, isto é, o raciocínio , cognição, reflexão etc), será que não deveríamos encontrar um nome mais propício para definir uma eventual racionalidade que eles possam ou não ter?
    Penso que se nós começarmos a chamá-los de racionais e, indo mais além, chamá-los de morais (conscientes de bem e mal), será que não abriríamos um precedente perigoso para que o homem, agora em maior número, queira imputar-lhes dolo em qualquer ação inocente que eles possam cometer?

    • @babiadestradora
      @babiadestradora  13 днів тому +1

      Este assunto é extremamente complexo, pois dentro da área do bem-estar animal, há uma "luta" em prol de um melhor manejo, não apenas com cães (adestramento, zoonoses e criação de raças), mas principalmente com animais de produção.
      A questão é que a ciência vem trabalhando a SENCIÊNCIA em diversas espécies, mais especificamente o SISTEMA LÍMBICO. Então, para você ter ideia, existe sim um certo nível de consciência em peixes, alguns moluscos, aves, mamíferos, por exemplo. Graças a esses estudos que na área da produção animal, em toda sua cadeia de produção, foram desenvolvidos sistemas que visam prover qualidade de vida ao animal. Não é porque o bicho será abatido pro consumo humano que devemos criá-los de qualquer forma, mas ao reconhecer que algumas espécies possuem o sistema límbico (das emoções) isso tem gerado mudanças não apenas numa cadeia produtiva, mas inclusive em questões legais.
      Claro que existe um povo da cadeia produtiva que é contra esse lance, pois pode pesar no bolso dessa turma 🤑 Vou compartilhar contigo um site para você entender um pouquinho do que tentei explicar aqui: www.animal-ethics.org/o-que-e-senciencia/

    • @fernandorodrigues8755
      @fernandorodrigues8755 13 днів тому +1

      @@babiadestradora , no meu comentário sem edição, havia mencionado meu endosso ao axioma de os animais possuírem sistema límbico e serem sencientes, mas por esse sistema ser processado por outro lobo cerebral (o lobo temporal), retirei do meu comentário e foquei no lobo frontal, a área executiva do cérebro.
      Acredito que a senciência animal é fato notório e indiscutivelmente não pode ser contestada, por isso removi do comentário.
      Conseguiu compreender meu ponto? : P
      Já discuti há um tempo sobre ética animal, em especial sobre o tratamento lamentável com que bovinos e demais animais em cultivo recebem. Na verdade, é um assunto constante em que , vez ou outra, deparo-me discutindo.
      Seria, sem problema algum, vegetariano.
      Agradeço pelo link! 😉

    • @babiadestradora
      @babiadestradora  13 днів тому +1

      @@fernandorodrigues8755 acho que entendi, sua dúvida seria mais sobre a possibilidade de abrir uma discussão ainda maior sobre direitos dos animais? Porque daí a questão de nomenclatura teria que entrar em consenso não apenas com a anatomia, mas numa questão legal. É bem complexa e pontual tua dúvida, mas eu, Babi, não enxergo os cães como irracionais como se falam até hoje, mas tb como eu disse no vídeo, existe a parte instintiva tb. O meu ponto era sobre essa persistência das pessoas em afirmarem que o cão é irracional. Soa como uma coisa muito mecanizada, sabe? Coisa de “bicho indomável” 🤣

    • @fernandorodrigues8755
      @fernandorodrigues8755 12 днів тому +1

      @@babiadestradora , sim.
      Em resumo, se nós, penso eu, chamarmos eles de racionais, pessoas dos nossos arredores sem conhecimento, começarão, ainda mais, a dizer que eles fazem as coisas com premeditação. "Vou bater nesse cachorro porque ele roeu minha mesa simplesmente pra me provocar", " esse cão mordeu minha filha e, já que é racional (pode pensar, refletir e calcular as consequências), fez de propósito porque é maldoso".
      Percebe onde quero chegar?
      As necessidades biológicas do animal podem passar a ser menos consideradas , embora já as sejam.
      Eu acho que os cães e os demais animais são racionais à sua própria maneira, não à maneira humana, o que pode criar distorções para quem é leigo. Por isso, acho imperativo que encontremos um termo pra diferir.
      Compreendes meu ponto, Babi? 😬
      Estou lendo o Cão Senso , e para o autor o fator decisivo para a domesticação é ainda uma incógnita.

    • @babiadestradora
      @babiadestradora  12 днів тому +1

      @@fernandorodrigues8755 ahhhh nossa, muito boa mesmo tua dúvida! Mas sabe que mesmo assim as pessoas já fazem isso de culpabilizar o cão, achando que eles fazem tudo propositalmente? 😅 daí o que eu acho é que pode ser um traço evolutivo humano de ter humanizado os pets. Não é a toa que pessoas tratam seus pets como se fossem pessoas, então acho que seria super válido que nós, profissionais, orientemos bem certinho o leigo para não haver essa confusão entre racional e instinto. O nosso problema, hoje, com os profissionais do adestramento é que muitos ensinam que o cão só age por instinto. Se realmente fosse assim, não haveria o condicionamento operante e reforço positivo para os treinos de qualquer espécie - teríamos animais super indomáveis. Veja depois no Cão Senso a parte que ele fala sobre a organização da alcateia em períodos de caça. É lindo!!! 🤩