VISITE A NOSSA LOJA: www.hojenomundomilitarstore.com.br/ Quer apoiar o canal? apoia.se/hojenomundomilitar Gostou do vídeo? Então não se esqueça de curti-lo e de o partilhar com os seus amigos! Obrigado!
Mas tinha uma estratégia mais fatal do que essa que eu vi num documentário: na segunda guerra os russos iam recuando, mas não destruíam certas casas, cabanas, alojamentos. Deixavam inteiras, mas recheavam elas com explosivos, que eram detonados se alguém pisasse em determinado local. E os alemães então entravam e usavam aquele alojamento como uma base para alguma coisa, ou como abrigo. Depois de algumas semanas o negócio explodia.
Na guerra do paraguay tb foi usado essa estrategia pelo paraguay, pra evitar o avanço do exercito brasileiro, mas diferente do que aconteceu em outros lugares os brasileiros colocaram os prisioneiros pra construir linhas de trem e com isso foi abastecido as tropas alem da mairinha de ter garantido o acesso aos rios graças a vitoria da batalha do riachuelo
Pois é em termos de malandragem e exploração da mão de obra aleia o Brasil e insuperável, mas se fosse nos dias de hj provavelmente haveria protesto na esplanada dos ministerios para defender os direitos trabalhistas dos prisioneiros de guerra
Luiz Carlos de Souza Patrocinio rapaz eu li a pouco tempo atrás um livro sobre essa guerra e não me lembro de ter visto nenhum relato sobre isso. Onde você viu isso? No livro mostrava os paraguaios usando presos de guerra na manutenção de ferrovias, isso na melhor das hipóteses, na pior ou morriam ou mofavam na cadeia até a morte... Como o presidente da província do Mato Grosso. Essa guerra me fascina, gostaria muito de saber mais sobre o que disse.
Só faltou falar sobre a China, que foi um dos países que mais utilizou esta estratégia na segunda guerra mundial. Infelizmente o teatro oriental é pouco estudado no Ocidente, mas de fato os chineses atrasaram muito o avanço japonês, inclusive destruindo barragens e construindo barragens artificiais, imundando até mesmo suas cidades inteiras e plantações apenas para impedir o avanço japonês.
Tem sim um vídeo muito antigo feito pelo próprio exército americano em 1944, falando sobre o front chinês e com bastante detalhes segue o id do vídeo watch?v=h_6CKKPEOPQ ua-cam.com/video/h_6CKKPEOPQ/v-deo.html Deixo uma observação que como é um vídeo muito antigo e que era de propriedade militar, existem algumas imagens fortes tipo fuzilamentos ,mortes e crimes de guerra cometidos pelos japoneses. Existem bastante coisas pela internet mas muitas coisas mesmo só em chinês, pois o governo Chinês incentivava historiadores Chineses a estudar sobre o assunto...
Marcelo eu não me canso de elogiar o seu canal HOJE NO MUNDO MILITAR, os outros dois canais são excelentes. Meus parabéns muito obrigado por compartilhar seus conhecimentos. Meu muito obrigado!!!!
Galera vamos levar o Marcelo e o hoje no mundo militar,à um milhão de inscritos até agosto! Vamos compartilhar esse canal nas redes sociais e dar muitos like!
Acabo de chegar do 4°COMAER(Comando da Aeronáutica de São Paulo) e a notícia que recebi lá é de que uma unidade veio do Rio de Janeiro e DISSOLVEU o quartel. A Divisão de Aposentados e Pensionistas foi transferida para o HASP(Hospital da Aeronáutica de São Paulo) e todos aposentados e pensionistas não receberam em seus domicílios a documentação para a declaração do Imposto de Renda, tendo de se dirigirem para o HASP para a sua retirada.
Marcelo fala sobre a tática de defesa móvel, que Erich von Manstein executou em 1943, quando sozinho ele reverteu evitou que toda frente oriental de se desmoronar, recuperando vastos territórios e expulsando 3 exercitos Soviéticos e destruíndo 1. E tbm na tática de atrair o inimigo, de Manstein, que era de recuos inesperados atrair o inimigo para um certo ponto,e contra atacar.
Boa tarde. Amigo quando vc deu as duas estratégias de guerra, a 1a ou a 2a opção, automaticamente pensei como um militar, me render e sofrer as consequências que os prisioneiros de guerra sofrem até a morte,eu jamais me renderia, em primeiro lugar a minha honra e meu orgulho, então eu queimaria tudo para não deixar nada para meu oponente usufruir, e ter meios de conquistar e invadir minha casa. Melhor casa destruída do que invadida, é mais fácil construir mais tarde do que expulsar os invasores. E foi justamente o que você explicou sobre terra arrasada. Apesar que quando vi o tema e o início do documentário eu já deduzi que arrasada seria destruída , e em termo MILITAR, DESTRUIR E RECONSTRUIR DEPOIS,o importante é deixar o inimigo sem recurso, e fazer uma re emboscada e dizimar as tropas inimigas pouco a pouco.Não é me gabando mas se eu fosse um militar, seria muito boa e desempenharia bem o meu papel de soldado.É um tática cruel mas a melhor solução,por isso como você disse usada em último caso.
O duque de Wellington fez uso dessa tática em Portugal, enquanto ele recuava lentamente durante o verão, e secretamente construía as linhas vedras, próximas a Lisboa. Quando os franceses perceberam, estavam entrando no inverno, em territórios inimigos, aonde não conseguiam avançar e com linhas de suprimentos sendo atacadas por milícias espanholas. Foi uma dura perda também, quase equiparável a falha na russia.
Andei sumido ne?!...mas otimo video...Marcelo esse foi um perfeito video explicativo/realistico ..lembrando que essa tatica ainda é usada hoje em dia nos campos de combates arabes..com sitios de petroleo e gas sendo explodidos....sabe q sou chato em muita coisa..mas perfeito..muito informativo aos aos mais novos..(lembro que comecei a amar e ler tudo sobre militarismo aos meus 12 anos com os guias de armas de guerras..e mesmo lendarios livros e enciclopedias ..mostrando avioes..navios e maquinas de guerra desde a primeira guerra) nao adianta correr pra wiki...ler e buscar saber é a melhor informacao!!
Nossa, Marcelo, não ha dúvidas de que o Hoje no Mundo Militar é uma das referências do assunto no Brasil inteiro e quem sabe no mundo, e o canal só tende a crescer!! ❤❤
Muitos não sabem, mas essa tática chegou a mesmo ser usada no Nordeste brasileiro, mas especificadamente em Pernambuco durante a invasão holandesa. Antes da aliança entre negros, indígenas e brancos para a defesa do território nacional anti inimigo invasor, os colonos destruíram vilas, engenhos, moinhos e plantações para que as tropas da W.I.C holandesa não conseguissem avançar território a dentro, dando assim tempo e refúgio aos colonos no interior, fatores determinantes para que no futuro os colonos aliados derrotassem o invasor em duas grandes batalhas, conhecida como batalha de Guararapes travada no dia 19 de abril, onde hoje se encontra o dia do Exército Brasileiro.
Solano Lopes também praticou a ¨Terra Arrasada¨ durante a Guerra do Paraguai. Sabendo que praticamente toda a nossa logística tinha que vir por Buenos Aires, ele mandou queimar vários campos agrícolas inclusive movendo populações inteiras para o norte. Depois estas mesmas famílias de agricultores sem terra e sem auxílio mergulharam na miséria e na fome e nós ficamos com o ônus na história.
Como se chama a estratégia de sacrifício. Em que vc coloca na frente os fracos, para depois joga a onda mais forte.Tem uma tática de vc colocar seu exército numa região sem fuga, para obriga lo aluta até vencer ou morrer
Marcelo tem como fazer um vídeo sobre as munições com urânio embrobecido utilizados na guerra do Iraque e na guerra dos Bálcãs? Aguardo retorno um forte abraço.
Pode ser uma estratégia desesperada, mas que funcionou lindamente e DUAS vezes com a Rússia, isso é inegável!! As centenas de milhares de soldados de Napoleão morriam de fome e frio, assim como os homens da super poderosa Alemanha! Acho que o território Russo é perfeito pra essa política de terra arrasada, já que é muito extenso e com territórios com uma terra que junto da chuva se transforma numa lama muito pegajosa e que vira quase uma areia movediça! Eu comentei bastante num vídeo que nós fizemos sobre a cultura Russa, caso queiram ver está no meu "canal"/usuário! Naquele documentário Apocalypse - The Second World War mostram bastante isso, e os relatos dos Alemães de que nada passava, nem cavalos e ficavam sem receber comida e suprimentos nos fronts!! Legal a camisa da loja com o logo da marinha Russa! Valeu pelo ótimo tema e vídeo, como sempre, Marcelo e um abraço! :)) :D
é Marcelo seu canal está crescendo igual a um foguete ,o número de inscritos está crescendo dia após dia ,vx merece e muito ,o tempo que vx gasta em pesquisas e dedicação, torço por vc !! Um abraço.
Certa vez, uma professora , deu-me como exemplo do porque estudar história, exatamente esse acontecimento, aqui descrito, qual seja, Hitler perdeu a guerra na União Soviética da mesma forma que Napoleão! Muito obrigado, pelo esforço em dar-nos o conhecimento, agradeço a você, Marcelo e aos professores deste nosso país!!!
Pessol dêem up para ele, estou compartilhando todas as estratégias que eu sei para os próximos vídeos da série: operações básicas de progressão: Suprir fogo, cobrir fogo, a técnica de túneis subterrâneos dos vietnamitas no quais esses soldados apareciam e desapareciam do nada, mine warfare no meio naval onde essa tática de fundear minas foi responsável pela destruição de 600 navios japoneses, recuo tático pra poder atacar em três direções: frente e flancos.
Rs. Essa tática é popularmente conhecida como: "Nem pra mim, nem para você!". Era empregada, até em brigas de moleques, por pipas caídas; Quando um mais forte queria tomar a pipa de um mais fraco (porém valente), ficava era com um amontoado de varetas quebradas, e folhas rasgadas nas mãos... Rs.
Parabéns pelo canal, sempre com novidades e informações interessantes. Posso sugeris a próxima série? poderia ser sobre grandes generais da atualidade.Obrigado
Renato Bernardino ..na vdd sao varias construtoras navais que estao de olho no fornecimento de 4 corvetas ...entre elas esta a empresa de exportacao de material belico russa Rosoborenexport...que ofereceu a corveta da classe Tiger ao Brasil (esteregushchiy, da Servenaya) como projeto para as novas corvetas Tamandare..mas no momento o interesse da MB é da corveta projetada pela propria marinha ..varias outras empresas ofereceram projetos proprios..como a Meko 130..as Gowind..uma sul koreana..uma indiana..uma turca..uma chinesa...a.navantia se retirou da concorrencia..e uma holandesa.....mas o interesse é total pelo projeto brasileiro..
Essa série ficou muito boa! Talvez fique legal também incluir uma história da estratégia militar, mostrando como a estratégia militar foi sendo modificada ao longo do tempo.
Um dos "pioneiros" dessa tática foi o ditador romano Quintus Fabius Maximus "Cunctator", chamado de "Scutum Romae" ( o escudo de Roma). Fabius Maximus foi um dos poucos líderes romanos que realmente preocupou Aníbal na Segunda Guerra Púnica ( se igualando apenas com o cônsul Claudius Marcellus). Essa tática, naquele tempo, era tão revolucionária e impopular que o próprio Fabius era chamado de "covarde" e "incompetente". Enquanto a esmagadora maioria dos generais romanos preferiam batalhas decisivas e "aniquiladoras" ( como Varro no desastre de Cannae), Fabius procurava evitar batalhas campais e decisivas. O objetivo imediato da tática de Terra Arrasada e a aplicação de uma guerra de guerrilhas tinham, portanto, um efeito psicológico devastador contra os inimigos.
Não precisa ir longe para ver essa tática. Aqui em Sergipe mesmo, ela foi usada pelos portugueses contra os holandeses, para evitar o avanço destes a salvador
Marcelo. Por favor, faça uma série, trilogia, qualquer coisa, falando das guerras napoleônicas, em especial a campanha de 1812, para o canal hoje na história mundial. Tenho certeza de que será o melhor conteúdo audiovisual que nós poderemos ter sobre essas guerras. :)
Os Romanos usaram esta tática contra Aníbal, mas hoje em dia é o tipo de tática que ñ funcionaria mais, no caso do golfo foi um caso específico para atrasar a reconstrução e a produção do petróleo, mas o exercito da coalizão ñ precisava dos meios destruídos para prosseguir. Hoje a logística é diferente, transporte de suprimentos é muito mais rápido e pode vir de muito longe, ñ depende mais do território invadido, o resultado desta tática é mais maléfico do que benéfico, pois as guerras são rápidas, se o país a se invadido tem uma força armada muito inferior fatalmente irá perder muito rápido tbm, e depois, como irão se virar em um país totalmente arrasado, seria como um túmulo cavado para si mesmo.
Na moral,eu sempre penso q pequenos sacrifícios são necessários em nome d um bem maior,essa estratégia realmente é um verdadeiro exemplo d como esse ditado pode ser importante
A China, na segunda guerra mundial, fez a estratégia de desmontar uma fábrica de armas para transferi-la aos montes, e eles tinham problema sobre construir uma estrada para as montanhas onde ficaria a empresa, pediram apoio dos Estados Unidos que falou que concluiria a estrada em 6 anos, mas, a China não tinha tempo sob pressão das tropas japonesas em sua soberania. Então, o povo se uniu, até crianças se uniram, para construir a estrada, e eles levaram 6 dias. Estados Unidos falou que levaria mais ou menos 6 anos, e em 6 dias os chineses concluíram a estrada. Só que a estrada não tinha asfalto, mas fizeram bem feita apesar de ter uma largura curta. #HojeNoMundoMilitar Em 2009 vi um documentário em DVD sobre Israel, não recordo o nome desse DVD, que menciona que o país tem uma arma de destruição em massa capaz de devastar a terra, e os israelenses a usarão no dia em que uma guerra mundial estourar contra ela, e eles se verem na beira da derrota, cometerão suicídio usando essa arma e os países serão devastados morrendo o mundo junto com eles. Sabe-se de algo sobre isso?
Para isso se faz necessário uma grande quantidade de artilharia pesada de curto médio e longo alcance , para isso vale tudo desde armas convencionais quanto químicas e até mesmo biológicas se for o caso, o negócio é tornar a guerra tão custosa que para o inimigo não valerá a pena mais lutar.
"Acreditamos que avançamos demais, temos demasiadas bocas para alimentar e o inverno se aproxima... (Napoleão Bonaparte às portas de Moscou) Grande erro tático, repetido por "Emil".
VISITE A NOSSA LOJA: www.hojenomundomilitarstore.com.br/
Quer apoiar o canal? apoia.se/hojenomundomilitar
Gostou do vídeo? Então não se esqueça de curti-lo e de o partilhar com os seus amigos! Obrigado!
Hoje no Mundo Militar porque não um canal sobre a primeira guerra Mundial?
Mas tinha uma estratégia mais fatal do que essa que eu vi num documentário: na segunda guerra os russos iam recuando, mas não destruíam certas casas, cabanas, alojamentos. Deixavam inteiras, mas recheavam elas com explosivos, que eram detonados se alguém pisasse em determinado local. E os alemães então entravam e usavam aquele alojamento como uma base para alguma coisa, ou como abrigo. Depois de algumas semanas o negócio explodia.
É verdade que um porta aviões americano tem mais aviões que o Brasil inteiro?
Hoje no Mundo Militar g
Melhor canal, pedido de fã : Estratégias Militares - "MAD" Mutual Destruction Assegured" e "Seek and Destroy" Tamo junto!!!!
eae guia
Obrigado, Batata!! O seu canal está cada vez melhor. Sempre assisto!! Sobre o MAD, tá na mão: ua-cam.com/video/Wtyn2LW2RLk/v-deo.html
Adoro esse canal Hoje no Mundo Militar
Sou seu fã batata!
E a plantação de peixes? kkkkk
MAD= mutual ASSURED destruction
O primeiro exemplo que lembrei foi a Campanha Russa de 1812 por Napoleão
Fabrício Nogueira e na segunda guerra mundial tambem
E eu, me lembrei da invasão alemã a URSS.
quem nao lembrou da estrategia russa na segunda guerra ?
Lembrei do mesmo. Ótimo saber que ainda existem pessoas inteligentes.
Lembrei do Versin Jetoryx e dos Gauleses usando contra o Julio Cesar. Alem dos Russos na segunda guerra
Na guerra do paraguay tb foi usado essa estrategia pelo paraguay, pra evitar o avanço do exercito brasileiro, mas diferente do que aconteceu em outros lugares os brasileiros colocaram os prisioneiros pra construir linhas de trem e com isso foi abastecido as tropas alem da mairinha de ter garantido o acesso aos rios graças a vitoria da batalha do riachuelo
Luiz Carlos de Souza Patrocinio foram mais espertos que Napoleão
Pois é em termos de malandragem e exploração da mão de obra aleia o Brasil e insuperável, mas se fosse nos dias de hj provavelmente haveria protesto na esplanada dos ministerios para defender os direitos trabalhistas dos prisioneiros de guerra
Bem isso, chega a dar uma pena :/
Luiz Carlos de Souza Patrocinio kkj
Luiz Carlos de Souza Patrocinio rapaz eu li a pouco tempo atrás um livro sobre essa guerra e não me lembro de ter visto nenhum relato sobre isso. Onde você viu isso?
No livro mostrava os paraguaios usando presos de guerra na manutenção de ferrovias, isso na melhor das hipóteses, na pior ou morriam ou mofavam na cadeia até a morte... Como o presidente da província do Mato Grosso.
Essa guerra me fascina, gostaria muito de saber mais sobre o que disse.
Só faltou falar sobre a China, que foi um dos países que mais utilizou esta estratégia na segunda guerra mundial. Infelizmente o teatro oriental é pouco estudado no Ocidente, mas de fato os chineses atrasaram muito o avanço japonês, inclusive destruindo barragens e construindo barragens artificiais, imundando até mesmo suas cidades inteiras e plantações apenas para impedir o avanço japonês.
Rafael Nogueira Sabe algum documentário que fala sobre isso?
Tem sim um vídeo muito antigo feito pelo próprio exército americano em 1944, falando sobre o front chinês e com bastante detalhes segue o id do vídeo watch?v=h_6CKKPEOPQ ua-cam.com/video/h_6CKKPEOPQ/v-deo.html Deixo uma observação que como é um vídeo muito antigo e que era de propriedade militar, existem algumas imagens fortes tipo fuzilamentos ,mortes e crimes de guerra cometidos pelos japoneses. Existem bastante coisas pela internet mas muitas coisas mesmo só em chinês, pois o governo Chinês incentivava historiadores Chineses a estudar sobre o assunto...
Ainda bem que eram chineses, já que eles se reproduzem como os muçulmanos, se não fosse esse fator a China teria uma população equivalente ao Japão.
Rafael Nogueira sabe algum livro sobre o assunto?
Batalhas de Changsha e Wuhan são expoentes da terra arrasada na Ásia.
O Brasil já tá preparado já tá tudo arrasado.
arrasado sim e pior, super faturado ainda. hahahah
Né kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Kkkk
kkkkkkk
Esse canal eh a unica coisa que nao faz eu desistir da net... #melhor canal do mundo
Nunca nem vi kskss
Perde pro X vídeos. Só. Kkkk
Hospicio do amor verdade.
NoName sim é...
É o melhor do UA-cam, com certeza!
Unico canal que merece Like antes mesmo de assistir o video. Parabens sempre Marcelo !
Lucas Cardoso verdade cara, eu faço o mesmo.
Marcelo poderia falar da invasão do Iraque de 2003? Desde já agradeço
Marcelo eu não me canso de elogiar o seu canal HOJE NO MUNDO MILITAR, os outros dois canais são excelentes. Meus parabéns muito obrigado por compartilhar seus conhecimentos. Meu muito obrigado!!!!
Galera vamos levar o Marcelo e o hoje no mundo militar,à um milhão de inscritos até agosto!
Vamos compartilhar esse canal nas redes sociais e dar muitos like!
Acabo de chegar do 4°COMAER(Comando da Aeronáutica de São Paulo) e a notícia que recebi lá é de que uma unidade veio do Rio de Janeiro e DISSOLVEU o quartel.
A Divisão de Aposentados e Pensionistas foi transferida para o HASP(Hospital da Aeronáutica de São Paulo) e todos aposentados e pensionistas não receberam em seus domicílios a documentação para a declaração do Imposto de Renda, tendo de se dirigirem para o HASP para a sua retirada.
Quando vc acha que já viu muita coisa sobre as guerras sempre a coisa nova para aprender. Valeu.
Excelente vídeo Marcelo.
Amo esse canal. Explicação simples sobre temas voltados a área militar!!! Parabéns!!!
Marcelo fala sobre a tática de defesa móvel, que Erich von Manstein executou em 1943, quando sozinho ele reverteu evitou que toda frente oriental de se desmoronar, recuperando vastos territórios e expulsando 3 exercitos Soviéticos e destruíndo 1.
E tbm na tática de atrair o inimigo, de Manstein, que era de recuos inesperados atrair o inimigo para um certo ponto,e contra atacar.
Excelente vídeo. Aprendi um pouco dessa tática no início do ensino médio, ainda quando restava alguma qualidade no ensino público.
Boa tarde. Amigo quando vc deu as duas estratégias de guerra, a 1a ou a 2a opção, automaticamente pensei como um militar, me render e sofrer as consequências que os prisioneiros de guerra sofrem até a morte,eu jamais me renderia, em primeiro lugar a minha honra e meu orgulho, então eu queimaria tudo para não deixar nada para meu oponente usufruir, e ter meios de conquistar e invadir minha casa. Melhor casa destruída do que invadida, é mais fácil construir mais tarde do que expulsar os invasores. E foi justamente o que você explicou sobre terra arrasada. Apesar que quando vi o tema e o início do documentário eu já deduzi que arrasada seria destruída , e em termo MILITAR, DESTRUIR E RECONSTRUIR DEPOIS,o importante é deixar o inimigo sem recurso, e fazer uma re emboscada e dizimar as tropas inimigas pouco a pouco.Não é me gabando mas se eu fosse um militar, seria muito boa e desempenharia bem o meu papel de soldado.É um tática cruel mas a melhor solução,por isso como você disse usada em último caso.
O duque de Wellington fez uso dessa tática em Portugal, enquanto ele recuava lentamente durante o verão, e secretamente construía as linhas vedras, próximas a Lisboa. Quando os franceses perceberam, estavam entrando no inverno, em territórios inimigos, aonde não conseguiam avançar e com linhas de suprimentos sendo atacadas por milícias espanholas. Foi uma dura perda também, quase equiparável a falha na russia.
Andei sumido ne?!...mas otimo video...Marcelo esse foi um perfeito video explicativo/realistico ..lembrando que essa tatica ainda é usada hoje em dia nos campos de combates arabes..com sitios de petroleo e gas sendo explodidos....sabe q sou chato em muita coisa..mas perfeito..muito informativo aos aos mais novos..(lembro que comecei a amar e ler tudo sobre militarismo aos meus 12 anos com os guias de armas de guerras..e mesmo lendarios livros e enciclopedias ..mostrando avioes..navios e maquinas de guerra desde a primeira guerra) nao adianta correr pra wiki...ler e buscar saber é a melhor informacao!!
Hoje no Mundo Militar, falem sobre o exército de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos!
Nossa, Marcelo, não ha dúvidas de que o Hoje no Mundo Militar é uma das referências do assunto no Brasil inteiro e quem sabe no mundo, e o canal só tende a crescer!! ❤❤
Vim mais rápido que a prisão de Aécio
Smorf Rapper chegou tarde, mas chegará, afinal se até o molusco asqueroso foi preso...
Vocês são muito top e ajudam a perceber alguns motivos de muitas guerras
Faz um vídeo sobre a tática militar do movimento de pinça ou da tática militar Guerra relâmpago.
Muitos não sabem, mas essa tática chegou a mesmo ser usada no Nordeste brasileiro, mas especificadamente em Pernambuco durante a invasão holandesa. Antes da aliança entre negros, indígenas e brancos para a defesa do território nacional anti inimigo invasor, os colonos destruíram vilas, engenhos, moinhos e plantações para que as tropas da W.I.C holandesa não conseguissem avançar território a dentro, dando assim tempo e refúgio aos colonos no interior, fatores determinantes para que no futuro os colonos aliados derrotassem o invasor em duas grandes batalhas, conhecida como batalha de Guararapes travada no dia 19 de abril, onde hoje se encontra o dia do Exército Brasileiro.
Só tenho que agradecer ao canal, pelos ensinamentos, muito bons os conteúdos.👏👏
Muito bom esse tema Marcelo!!!
Gostaria de um bem detalhado sobre o chamado Movimento da Foice, ou Pinça!!!
Marcelo, seus vídeos são simplesmente os melhores do tema na Interne ! Bom trabalho
Marcelo, fala sobre o encontro histórico dos dois líderes coreanos com aprto de mão e tudo, e da reunião que eles tiveram.
Pra mim foi a melhor de todas as matérias até hj no mundo militar
Solano Lopes também praticou a ¨Terra Arrasada¨ durante a Guerra do Paraguai. Sabendo que praticamente toda a nossa logística tinha que vir por Buenos Aires, ele mandou queimar vários campos agrícolas inclusive movendo populações inteiras para o norte. Depois estas mesmas famílias de agricultores sem terra e sem auxílio mergulharam na miséria e na fome e nós ficamos com o ônus na história.
*Como dizia o gen. Yun shong lee"Se a bala vem por cima,nós se.abaixemo".*
Já sabia dessa tática da terra arrasada. Só não sabia q era assim tão antiga. Parabéns Marcelo.
Mais um excelente vídeo
Marcelo faz o vídeo sobre as conversações entre as corea do Sul e do Norte sobre a paz
Como se chama a estratégia de sacrifício. Em que vc coloca na frente os fracos, para depois joga a onda mais forte.Tem uma tática de vc colocar seu exército numa região sem fuga, para obriga lo aluta até vencer ou morrer
Muito interessante. Valeu Marcelo. Adriano Belo Horizonte
Marcelo tem como fazer um vídeo sobre as munições com urânio embrobecido utilizados na guerra do Iraque e na guerra dos Bálcãs? Aguardo retorno um forte abraço.
Isso é uma verdadeira aula!
Parabéns pelo trabalho. Show.
Também foi usada em portugal no decurso das 3 invasões napoleónicas de 1807 a 1810. Causando uma imensa mortandade entre a população portuguesa,.
Pode ser uma estratégia desesperada, mas que funcionou lindamente e DUAS vezes com a Rússia, isso é inegável!! As centenas de milhares de soldados de Napoleão morriam de fome e frio, assim como os homens da super poderosa Alemanha! Acho que o território Russo é perfeito pra essa política de terra arrasada, já que é muito extenso e com territórios com uma terra que junto da chuva se transforma numa lama muito pegajosa e que vira quase uma areia movediça! Eu comentei bastante num vídeo que nós fizemos sobre a cultura Russa, caso queiram ver está no meu "canal"/usuário! Naquele documentário Apocalypse - The Second World War mostram bastante isso, e os relatos dos Alemães de que nada passava, nem cavalos e ficavam sem receber comida e suprimentos nos fronts!! Legal a camisa da loja com o logo da marinha Russa! Valeu pelo ótimo tema e vídeo, como sempre, Marcelo e um abraço! :)) :D
Boa tarde!
Essa tática mesmo sendo difícil fazê-la algumas vezes é eficaz....
é Marcelo seu canal está crescendo igual a um foguete ,o número de inscritos está crescendo dia após dia ,vx merece e muito ,o tempo que vx gasta em pesquisas e dedicação, torço por vc !!
Um abraço.
Para mim a mais desesperada tática de defesa é a dos kamikases, usada pelos japoneses na segunda guerra mundial!
Para os japoneses essa tatica era de merito
Certa vez, uma professora , deu-me como exemplo do porque estudar história, exatamente esse acontecimento, aqui descrito, qual seja, Hitler perdeu a guerra na União Soviética da mesma forma que Napoleão!
Muito obrigado, pelo esforço em dar-nos o conhecimento, agradeço a você, Marcelo e aos professores deste nosso país!!!
continua...série excelente...faz 10 ou 15 mins, fala das israelenses, da choque e pavor e da diplomácia da canhoneira
Pessol dêem up para ele, estou compartilhando todas as estratégias que eu sei para os próximos vídeos da série: operações básicas de progressão: Suprir fogo, cobrir fogo, a técnica de túneis subterrâneos dos vietnamitas no quais esses soldados apareciam e desapareciam do nada, mine warfare no meio naval onde essa tática de fundear minas foi responsável pela destruição de 600 navios japoneses, recuo tático pra poder atacar em três direções: frente e flancos.
Amo muito esse canal, NOTA 100000000000000000......VÍDEO TOP👏👏👏👏
Rs. Essa tática é popularmente conhecida como: "Nem pra mim, nem para você!".
Era empregada, até em brigas de moleques, por pipas caídas;
Quando um mais forte queria tomar a pipa de um mais fraco (porém valente), ficava era com um amontoado de varetas quebradas, e folhas rasgadas nas mãos... Rs.
Parabéns pelo canal, sempre com novidades e informações interessantes. Posso sugeris a próxima série? poderia ser sobre grandes generais da atualidade.Obrigado
Me pergunto o que fazem da vida os que dão dislike em vídeos como este. Tento imaginar o que faz dessas pessoas serem tão frustradas com a vida.
Muito produtivo na história das guerras
Excelente vídeo. Parabéns, Marcelo!
Fala sobre os caças menos conhecidos, como o caça iraniano de quinta geração e o caça japones mx2.
Ola Marcelo fala da participação do Brasil Operação Viking 2018, um conjunto de simulações organizado por forças internacionais
Esse canal é fodástico !!!
estou viciado nesse canal, cada vídeo melhor que o outro.
Fala dos navios russos que a marinha estaria negociando a compra
Quais?
Marrvyns Willames corvetas da classe stereiguchy
Marrvyns Willames vi em outro canal
Renato Bernardino ..na vdd sao varias construtoras navais que estao de olho no fornecimento de 4 corvetas ...entre elas esta a empresa de exportacao de material belico russa Rosoborenexport...que ofereceu a corveta da classe Tiger ao Brasil (esteregushchiy, da Servenaya) como projeto para as novas corvetas Tamandare..mas no momento o interesse da MB é da corveta projetada pela propria marinha ..varias outras empresas ofereceram projetos proprios..como a Meko 130..as Gowind..uma sul koreana..uma indiana..uma turca..uma chinesa...a.navantia se retirou da concorrencia..e uma holandesa.....mas o interesse é total pelo projeto brasileiro..
Fala sobre como funciona, quando os soldados estão em guerra eles recebem o soldo? Tem acesso a comunicação externa com suas famílias etc?!!!
Essa série ficou muito boa! Talvez fique legal também incluir uma história da estratégia militar, mostrando como a estratégia militar foi sendo modificada ao longo do tempo.
O melhor canal de temas militares
Ótimo canal ! sempre com informações importantes e atuais
Um dos "pioneiros" dessa tática foi o ditador romano Quintus Fabius Maximus "Cunctator", chamado de "Scutum Romae" ( o escudo de Roma). Fabius Maximus foi um dos poucos líderes romanos que realmente preocupou Aníbal na Segunda Guerra Púnica ( se igualando apenas com o cônsul Claudius Marcellus). Essa tática, naquele tempo, era tão revolucionária e impopular que o próprio Fabius era chamado de "covarde" e "incompetente". Enquanto a esmagadora maioria dos generais romanos preferiam batalhas decisivas e "aniquiladoras" ( como Varro no desastre de Cannae), Fabius procurava evitar batalhas campais e decisivas. O objetivo imediato da tática de Terra Arrasada e a aplicação de uma guerra de guerrilhas tinham, portanto, um efeito psicológico devastador contra os inimigos.
tento entender, como alguem da deslike em um video deste!!!!
Guerreiro azul eu nao sei e nunca saberei...
Maravilha essa série sobre estratégias militares. Este canal é um dos motivos pelos quais eu pago internet.
tem como explicar o termo flexa partida quando o inimigo infiltra entre as suas linhas da frente.
Vim mais rápido do que pessoas dizendo que vieram mais rápido que alguma coisa
Olá.
Você parou com os outros canais?
Parabéns pelo trabalho.
Vejo todos os vídeos de todos os canais.
Abraço
Igual fez a União soviética na ofensiva nazista em 1941
(Comentei antes de ver o vídeo inteiro)
BATISTA JÚNIOR sério?
Nossa que gênio, ninguém pensou nisto.
Kkkkkk
Tiago Ferreira deixa o cara man
Muito bom! Obrigado!
Não precisa ir longe para ver essa tática. Aqui em Sergipe mesmo, ela foi usada pelos portugueses contra os holandeses, para evitar o avanço destes a salvador
Excelente ! Quero mais videos abordando assuntos de estrategias militares
Marcelo. Por favor, faça uma série, trilogia, qualquer coisa, falando das guerras napoleônicas, em especial a campanha de 1812, para o canal hoje na história mundial. Tenho certeza de que será o melhor conteúdo audiovisual que nós poderemos ter sobre essas guerras. :)
Excelente vídeo parabéns pelo seu trabalho continue assim
Esse canal deveria fazer parte de curriculo acadêmico! 10 !!!!!!! História !!!!!!!!
Os Romanos usaram esta tática contra Aníbal, mas hoje em dia é o tipo de tática que ñ funcionaria mais, no caso do golfo foi um caso específico para atrasar a reconstrução e a produção do petróleo, mas o exercito da coalizão ñ precisava dos meios destruídos para prosseguir. Hoje a logística é diferente, transporte de suprimentos é muito mais rápido e pode vir de muito longe, ñ depende mais do território invadido, o resultado desta tática é mais maléfico do que benéfico, pois as guerras são rápidas, se o país a se invadido tem uma força armada muito inferior fatalmente irá perder muito rápido tbm, e depois, como irão se virar em um país totalmente arrasado, seria como um túmulo cavado para si mesmo.
Marcelo,fale sobre o blindado italiano centauro b1.
Fala sobre o sistema IRB que o exército está adquirindo
"Afundem, queimem, capturem, destruam. Não deixe nada passar." - Andrew Cunningham, Batalha da Tunísia.
Na moral,eu sempre penso q pequenos sacrifícios são necessários em nome d um bem maior,essa estratégia realmente é um verdadeiro exemplo d como esse ditado pode ser importante
Eu Estou amando essa série
Mais um excelente trabalho Marcelo parabéns 👍👍
Melhor canal do UA-cam, sem mais...
Parabéns por mas um vídeo muito bem trabalhado e explicado
Muito bom vídeo fale sobre entrega A 4 biplace marinha brasil
Ótimo vídeo Marcelo
A China, na segunda guerra mundial, fez a estratégia de desmontar uma fábrica de armas para transferi-la aos montes, e eles tinham problema sobre construir uma estrada para as montanhas onde ficaria a empresa, pediram apoio dos Estados Unidos que falou que concluiria a estrada em 6 anos, mas, a China não tinha tempo sob pressão das tropas japonesas em sua soberania. Então, o povo se uniu, até crianças se uniram, para construir a estrada, e eles levaram 6 dias. Estados Unidos falou que levaria mais ou menos 6 anos, e em 6 dias os chineses concluíram a estrada. Só que a estrada não tinha asfalto, mas fizeram bem feita apesar de ter uma largura curta.
#HojeNoMundoMilitar Em 2009 vi um documentário em DVD sobre Israel, não recordo o nome desse DVD, que menciona que o país tem uma arma de destruição em massa capaz de devastar a terra, e os israelenses a usarão no dia em que uma guerra mundial estourar contra ela, e eles se verem na beira da derrota, cometerão suicídio usando essa arma e os países serão devastados morrendo o mundo junto com eles. Sabe-se de algo sobre isso?
ola tem como vc falar do tank hozorio e se ele vai ser mosto reformulado e entrar em linha de produção !
Fale sobre boinas, tipos, cores, por uns usam pra direita outros pra esquerda.
Fale sobre o submarino classe gotland da Suécia e compare com m scorpene
Faz mais vídeos sobre esses temas estratégicos, principalmente estratégias de ataque
Para isso se faz necessário uma grande quantidade de artilharia pesada de curto médio e longo alcance , para isso vale tudo desde armas convencionais quanto químicas e até mesmo biológicas se for o caso, o negócio é tornar a guerra tão custosa que para o inimigo não valerá a pena mais lutar.
Belo vídeo. Parabéns. Um abraço
"Acreditamos que avançamos demais, temos demasiadas bocas para alimentar e o inverno se aproxima... (Napoleão Bonaparte às portas de Moscou)
Grande erro tático, repetido por "Emil".
Fala sobre as defesas ante aérea do Irã
Selva !!! Brasil !!!
faz uma série sobre as melhores forças especiais e agencias de inteligência
FAZ CONTINUACAO DOS VÍDEOS HOJE SEGUNDA GUERRA SOBRE UNIFORMES MILITARES
Fala sobre a missão da Corveta Barroso no Líbano