Para quem quer jogar com todas as cartas, me inspirei em um comentário e criei uma regra bem massa, você ao inves de substituir todos embaixadores/duques/inquisidores, você substitui parcialmente. Por exemplo, no jogo até 6 pessoas, tem 1 duque, 2 burocratas, 1 embaixador, 1 inquisidor e 1 bufão e as outras cartas mantém normal.
@@brunavital5139 No caso, o inquisidor e o embaixador poderiam bloquear. Fiz assim e ficou bem divertido, só mais difícil de mentir nessas 3 cartas kkkkk
Eu adiciono uma regra p o burocrata: o jogador que recebeu um moeda fica proibido de realizar qualquer ação contra o burocrata que deu a moeda. Uma aliança forçada. Essa sua regra me deu uma ideia: misturar as 9 cartas de embaixador, bufão e inquisidor e selecionar 3 aleatoriamente para fazer parte do deck do jogo e depois distribuir o jogo normalmente. Você nunca vai saber qual a composição do grupo. Ex: se são 2 bufões e 1 embaixador ou 1 de cada ou 3 de um personagem só etc
Sinceramente tenho muita ressalva em adquirir este jogo e não gostar. Mas realmente ele roda bem de 2 a 10 jogadores e eu não vou me arrepender de ter o coup na minha coleção?
Ótimo vídeo!! Será que vc poderia trazer um vídeo explicando regras pras novas cartas lançadas: Burguês e Benfeitor? A explicação é meio vaga, deixando muitas ambiguidades 😢
Acabei de ver o seu canal e achei bem legal, até me inscrevi. Tenho algumas dúvidas: 1 - Quando alguém duvida que eu tenha tal carta, eu obrigatoriamente preciso mostrar as minhas duas cartas ou posso só mostrar a carta que ele duvidou (no caso eu tendo ela) e trocar apenas uma? e no caso de eu não tiver ela eu vou precisar mostrar as duas ou apenas me desfaço de uma carta e falo que eu não tinha mesmo?
Romir, uma dúvida: As ações relacionadas as religiões sao cumulativas com as ações de jogo normal ou elas ja valem como uma ação? Ex: Eu posso, na mesma rodada, pegar 1 moeda (ou dar um golpe, ou usar uma habilidade) e mudar minha religião?
Olá, Romir, estou com dúvida sobre a carta bufão ou bobo. Em todos os sites que eu vi após seu vídeo, nenhum deles cita a ação de ver a carta da corte e a do oponente. Há certeza dessa ação?? Pois eu acho meio "roubada" ela, já que disponibiliza bastante a pessoa com quem deu as cartas para algum bufão kk Exemplos de alguns sites sobre Bufão (pode substituir o Embaixador) - Pode pegar uma carta do Baralho da Corte e uma carta de outro jogador e pode trocar com uma de suas cartas, após isso devolve uma carta ao Baralho da Corte e outra ao jogador que teve sua carta tomada. Pode Bloquear a ação de outro Bufão e a do Capitão. -Cards realm Um jogador que reivindica o papel do Bufão pode causar Desordem, tomando uma carta do baralho da Corte e um cartão do alvo (outro jogador de sua escolha). O jogador pode alterar secretamente uma de suas cartas entre uma das duas cartas recebidas. O jogador retorna uma carta para o baralho da Corte e uma carta para o seu alvo (o jogador ao qual havia escolhido). -ludopedia Espero poder me ajudar nessa, estou doido para dar umas mentirinhas e causar desordem com meus amigos e amigas com esse personagem hehe. Aliás, belo canal!!
Olha, após você escrever, li e reli o manual novamente e, a verdade, é que ele não deixa claro se pode ou não olhar (nem em português nem em inglês). Eu sempre joguei com ele podendo olhar, mas é o tipo de coisa que nem perguntando para o autor vai saber ao certo, porque geralmente a editora muda um monte na hora da publicação deste tipo de promo (eu mesmo mostro algumas diferenças entre edições). É o tipo de coisa que você pode combinar com seu grupo antecipadamentez
@@RomirPlayHouse Entendi, obrigado pelo esclarecimento, Romir. Continue assim! Se houver alguma mudança oficial sobre como realmente é para ser usado, tente avisarmos para um melhor entendimento e jogabilidade. Abraços!!! 💕
Não fiz legendas para este ponto justamente porque não acho que foi um erro… 😁 Aqui é uma interpretação a ser discutida. Eu jogo da forma como mostrei,
Faltou o inquisidor, ne? Eu tenho o coup americano e nao vem o inquisidor, mas to pensando se compro a expansão "coup revolution" do coup americano ou se compro BR mesmo por mais caro, vem bem mais coisas.
Duas dúvidas 1- O Inquisidor pode realizar a ação de investigar e forçar a troca de cartas de alguém da mesma religião? 2- É possível contestar um assasino caso você não seja o alvo? Se sim, como o jogo prosseguiria caso a pessoa contestada realmente fosse o assasino? O contestador e o alvo do assasino perdem uma influência? Ou o alvo ainda teria chance de alegar ser a condessa para bloquear o assasinato fazendo com que apenas a pessoa que contestou perca uma influência? Desculpe se ficou confuso, caso não entenda posso tentar explicar minha dúvida de novo.
Você não pode usar na mesma religião, a menos que todos sejam da mesma religião. Qualquer jogador pode contestar. Neste exemplo, o contestador perderia uma influência e o jogador algo ainda pode alegar uma condessa para se defender e, novamente, qualquer um poderia contestar a própria defesa.
Amigo, eu só não entendi a regra do inquisidor, pq no manual que comprei, não vem explicando. No caso, do bloqueio parcial do burocrata, seria essa terceira opção do inquisidor e o próprio burocrata?
Romir, na reforma se todos tiverem a mesma religião eu ainda sou obrigado a dar um golpe de estado em alguém contendo as 10 moedas? e se eu não puder, eu faço uma ação normalmente?
Curti muito o vídeo ! Uma dúvida. Para vc, qual é o setup mais divertido? Pelo que entendi "A reforma" veio para balancear o duque que é um problema de metagame. Devo conseiderar o jogo padrão aquele com essa expansão? Pergunto pois vou apresentar o jogo para uma galera nova
Olá, fiquei com uma dúvida. No vídeo vc comenta que a ação do bufão pode ser bloqueada, mas minha dúvida é: qual personagem pode bloquear a ação do bufão de pegar uma carta do adversário e uma do monte?
@@higorlima104 Kkkkkk Isso! Eu achei que assim como o jogo “base” viriam cartas com artes diferentes, por conta da mecânica do inquisidor e embaixador. Mas acabei descobrindo que as artes diferentes são, na verdade, da expansão “a reforma”.
Tenho uma dúvida: Eu sou o Capitão e vou pegar 2 moedas do Joãozinho ( pode ser bloqueado por Capitão e Inquisidor) Se outro jogador falar que é o Capitão/Inquisidor a ação é valida como bloqueio? Mesmo ele nao sendo o alvo?..ou somente o Joãozinho poderia realizar o bloqueio?
A contestação (duvidar da carta que você alega ter) pode ser feita por qualquer personagem. O bloqueio (alegar que você tem determinado personagem que evita que a ação seja feita) só pode ser feito pelo alvo da ação.
O Inquisitor substituo o Embaixador e tem alguns poderes distintos (pode trocar uma carta com a corte ou olhar uma carta do oponente e forçar uma troca). A variante Pop não é uma variante de verdade, e sim, simplesmente uma arte diferenciada dos personagens existentes
Quando sou constestada na corrupção, ao tentar pegar as moedas do asilo, se eu tiver o Duque e o oponente descobrir o blefe, eu devolvo as moedas oara o asilo e owrco uma habilidade, certo? Obgda!
Tenho uma dúvida em relação ao burocrata. Se usar ele enquanto usa a expansão da reforma, ao pegar 3 moedas eu dou 1 moeda para qualquer jogador ou apenas para jogadores com a mesma religião que a minha?
Comprei a expansão e notei que a cor do verso é diferente do jogo base, algo mais esverdeado, não sei se é apenas no meu lote... Alguém notou a diferença?
Ao invés de usar o bufão e o burocrata para substituir o embaixador e o duque, respectivamente, eu posso usá-los como adicionais.. sem tirar nenhum personagem do jogo original? Sei que as regras não dizem isso, mas alguém que jogou assim pode me dizer se a jogabilidade fica boa?
@@PedroSilva-rn6ux Eu tenho um Setup "regra da casa" : onde coloco 2 Burocratas, 1 Duque ,1 Embaixador ,1 Inquisitor e 2 bufões o resto permanece igual. Desta forma e possível ter todas as influencias em jogo porém a chance de alguém telas e baixa, o q deixa mais arriscado blefar e caso ela sai do jogo fica impossível assumir ela mais. E divertido testei e meus amigos gostaram, mas vai de mesa para mesa.
oii, romir, tudo bem? Então, nas regras da expansão diz: “Um jogador não pode aplicar um Golpe de Estado, Assassinar, Extorquir ou bloquear um pedido de Ajuda Externa de outro jogador da mesma Religião, a menos que todos os jogadores sejam da mesma Religião”. porém, não fala nada sobre a ação de contestar e a ação investigar do inquisidor, será que foi erro de digitação ou realmente pode contestar e investigar alguém da mesma religião?
No manual original em inglês foi esquecido de falar da ação de investigar, mas nas edições mais novas a carta de resumo deixa claro que investigar também é proibido. De uma forma simples, qualquer ação de personagem é proibida contra a mesma religião. Contestar, por outro lado, pode ser feito em qualquer um a qualquer momento, independente da religião.
Romir, a expansão Bufão e Burocrata que eu comprei veio com 6 bufões e 5 burocratas. Aqui no vídeo, vi que as suas cartas estão na mesma quantidade. Está certo isso mesmo? Achei que tinham mandado 1 carta a menos por engano 😅
Sabe me dizer se ainda consigo comprar a arte pop 1? Adorei o palpatine, dexter e cap. nascimento, mas sou novato nesse mundo de jogos e só descobri tudo isso essa semana hahahahaha
@@RomirPlayHouse acabei de dar uma olhada. Já vi em vários lugares e todos aparecem como esgotado =/ Na grok nem aparece e na playeasy ta indisponível 😭
@@RomirPlayHouse alô alô, Grok hahahaha vou mandar sim, valeu!! Conheci seu canal essa semana e já vi tanto vídeo hahahaha me inscrevi, claro! Inclusive tbm enchi seu saco no vídeo do Zuera. Abraço
Alguém consegue me dizer se eu tentar "atacar" um jogador com o bufão outra pessoa sem ser a atacada consegue me parar com o bufão dela?? Ótimo vídeo!!
Ah sim… agora entendi… hahahahhaha Eu sempre tendo responder tudo, mesmo dos vídeos mais antigos. Infelizmente, de vez em quando, o UA-cam me trola e não envia notificação de um ou outro comentário (até hoje não descobri porque esporadicamente ele faz isto) que acabo não respondendo…
Na versão que eu tenho (A reforma Rikki Tahta) veio como carta de influência o inquisidor (não veio bufão e nem o burocrata). Eu jogo normalmente fazendo somente a substituição do embaixador pelo inquisidor?
Tira uma dúvida pfvr, se estiver jogando com religião e a pessoa é obrigada a retirar uma influência, precisa alterar a religião primeiro na rodada pra depois retirar a influência do outro (caso todos estejam com a mesma religião)?
Olá, caso na reforma todos os 6 jogadores estejam na msm religião, eu não posso fazer ação contra nenhum deles? Mesmo tendo 10 moedas e ser obrigado a dar golpe de estado?
A partir do momento que todos tem a mesma religião, a regra da religião não vale. Ela passa a valer novamente assim que existir alguém de outra religião.
Gostaria de tirar uma dúvida, Se eu tenho a carta da Condessa, um jogador usa a influência dele de assassino para retirar uma influência minha. Eu falo duvido que vc seja o assassino. Estou errada? Saio do jogo ou perco a influência? Se eu tenho a carta de Condessa que é uma carta de bloqueio, se contestar antes de mostrar a minha carta estou errada? O que acontece?
você pode, sim, contestar o jogador que está tentando o assassinato, antes de usar a condessa. Caso ele não tenha o assassino, ele perde uma influência e você nem precisa usar sua condessa. O problema é que, se ele tiver o assassino e você contestou errado, aí você perde imediatamente uma influência sua, pela contestação falsa. Neste caso, se você só tinha a condessa com você, não poderá usá-la, porque ela foi eliminada pela contestação, então pode ser uma jogada arriscada.
Depende… se ela tinha a condessa e outra carta, ela perde uma influência por ter duvidado errado, escolhendo a outra carta que tinha. Como ainda tinha a condessa, ela pode alegar ter a condessa e se defender.
@@RomirPlayHouse Tu disse no vídeo que o Bufão pode ser bloqueado parcialmente ou completamente. Então, deve ter uma forma de bloquear a ação dele sim.
Romir, parabéns pelo vídeo. Minha expansão do Burocrata e Bobo veio sem regras, agora sim! Uma curiosidade: qual o tamanho de sleeves vc usa? Tanto nas cartas maiores quanto nas da reforma? Grato
@@RomirPlayHouse na verdade quando todos são da mesma religião as ações voltam a ser liberadas contra todos, vide manual na parte de Mudança de Jogabilidade “Um jogador não pode aplicar... , a menos todos os jogadores sejam da mesma religião”
Vira um momento bem interessante quando todos são da mesma religião e o oponente que vem logo depois de você vai ter que aplicar um golpe (mais de 10 moedas). Você pode deixar ele aplicar o golpe em qualquer um, ou pode mudar a religião de alguém forçando o golpe ser aplicado nessa pessoa em questão. Já aconteceu várias vezes e o povo fica possesso kkkkkk
Se eu estiver jogando com 2 amigos, eu sou católico, um deles tb é católico e o outro está protestante, se eu acumular 10 moedas, eu sou obrigado a dar golpe de estado no protestante ou posso usar no católico ?
É possível com q todos troque de religião até sobrar apenas uma só?exemplo, todos os protestantes viram católicos,...oq faz ai?simplesmente descarta essa expansão se isso ocorrer?
@@RomirPlayHouse mais uma pgt pfv kkkk, a moeda q o burocrata da pra alguém, no modo a reforma, ele pode dar pra qualquer um ou só pra quem é da mesma religião? E sobre o bufão, qd sua ação e bloqueada por outro bufão, e só a ação de ver uma carta de alguém e poder ver uma do monte, ou as duas são bloqueadas?
Sim, pode. Mas lembre-se que quem disser que tem o Embaixador para bloquear a ação de extorsão, poderá ser questionado e, se não tiver realmente o Embaixador, além de sofrer os efeitos da extorsão, ainda perderá uma influência, ou seja, pode ser uma jogada arriscada pedir o bloqueio se você estiver blefando.
Romir, uma dúvida, a carta que o Bufão devolve para o Baralho da Corte deve ser colocada no topo do baralho?? (O que faz com que o jogador que tem o Bufão saiba qual a próxima carta que alguém vai pegar) Ou ela deve ser colocada no fundo do baralho?
Moedas de ouro equivalem a 5 moedas normais. Se as moedas normais acabarem, simplesmente troque 5 normais por uma de ouro para ter mais moedas normais à disposição.
Eu esperava mais dessas expansões, nao agregam muito (exceção da reforma) , entao vou comprar o jogo padrao mesmo kk pagar quase R$30 reais a mais pela expansão bufao e burocrata ao meu ver n vale a pena.
[DÚVIDA] Se eu jogar com o burocrata na reforma, na corrupção eu tenho que dizer "Eu não sou burocrata"? E outra, a terceira moeda que o burocrata pega precisa ser para a mesma religião, para a oposta ou qualquer um?
Sabe que nunca joguei com ambos juntos, mas em teoria, sim, na corrupção você diz que não tem o Burocrata. Quanto a moeda, eu acredito que poderia ser para qualquer jogador, porque não é uma ação específica contra alguém.
Boa noite, me tira uma dúvida por favor. Joguei uma partida com o Bufão, aconteceu uma situação bem chata e que estragou o uso dessa carta pra galera. Vou tentar explicar: Uma pessoa "A" tinha o Bufão e pediu pra trocar as cartas da pessoa "B", acontece que "B" só tinha uma carta na mão e ela ficou impossibilitada de blefar (ficando travado o jogo todo sem poder fazer nada) pois "A" sabia a carta de "B", podendo contestar caso "B" blefasse. Ou seja, se o Bufão usar sua habilidade em um jogador que tenha apenas uma carta é praticamente fim de jogo pra aquele jogador, a depender da carta que o Bufão deixar na mão de sua vítima.
Para quem quer jogar com todas as cartas, me inspirei em um comentário e criei uma regra bem massa, você ao inves de substituir todos embaixadores/duques/inquisidores, você substitui parcialmente. Por exemplo, no jogo até 6 pessoas, tem 1 duque, 2 burocratas, 1 embaixador, 1 inquisidor e 1 bufão e as outras cartas mantém normal.
Nesse caso, então, como o bufão só pode ser impedido por outro bufão vocês tiram essa possibilidade ou dão esse poder para outra carta?
@@brunavital5139 No caso, o inquisidor e o embaixador poderiam bloquear. Fiz assim e ficou bem divertido, só mais difícil de mentir nessas 3 cartas kkkkk
Eu adiciono uma regra p o burocrata: o jogador que recebeu um moeda fica proibido de realizar qualquer ação contra o burocrata que deu a moeda. Uma aliança forçada. Essa sua regra me deu uma ideia: misturar as 9 cartas de embaixador, bufão e inquisidor e selecionar 3 aleatoriamente para fazer parte do deck do jogo e depois distribuir o jogo normalmente. Você nunca vai saber qual a composição do grupo. Ex: se são 2 bufões e 1 embaixador ou 1 de cada ou 3 de um personagem só etc
@@andre47337 um gênio, vlw
Obgd bastante, comprei sem nem saber da existência da expansão e agr sei kkkk, ótimo vídeo!
Obrigsdi
👍romir , tô louco pra poder reunir a galera e jogar novamente!! Vlw pelas explicações
Eu também!
Show de bola o vídeo... Top demais
Valeu!
Obrigado pela explicação!
Muito bom, parabéns
Obrigado. Que bom que gostou.
ROMIR, EXPLICA A NOVA VERSÃO COM O BENFEITOR E O BURGUÊS POR FAVOR 😆
Não tenho eles… 😞
@@RomirPlayHouse SEM PROBLEMAS, É Q EU NÃO ENCONTREI UM VÍDEO NO UA-cam AJUDANDO E OS SITES EXPLICAM DE FORMA MT PERDIDA, SABE?
cara tu entendeu o burgues?? queria que alguém me explicasse, nao entendi ele
@@diegoav4596eu tô na mesma
COUP - o melhor jogo do mundo !
Sinceramente tenho muita ressalva em adquirir este jogo e não gostar. Mas realmente ele roda bem de 2 a 10 jogadores e eu não vou me arrepender de ter o coup na minha coleção?
@@PodKaiser iae mano? Adquiriu? É bom?
@@reinaldohenrique8991 realmente o jogo é bem legal, o chato é quando a galera se junta contra um.
@@PodKaiser eu achei meio que um jeito de resolver isso aksakskas
@@rodolfosoares6228Ora amigo, não faça isso não, diga como você faz na sua mesa😅
Romir fala sobre o benfeitor e o burguês
Infelizmente não tenho eles.
Ótimo vídeo!!
Será que vc poderia trazer um vídeo explicando regras pras novas cartas lançadas: Burguês e Benfeitor?
A explicação é meio vaga, deixando muitas ambiguidades 😢
Infelizmente não tenho elas…
@@RomirPlayHouse Que triste 😢
Mas tudo bem, obrigado pela resposta! Adoro seu conteúdo (estou embarcando nesse mundo de jogos de mesa hehe)
@cauemenezes4488 obrigado pelo apoio!
Faz um explicando o Burguês e o Benfeitor?
Até faria, mas não tenho eles… 😞
Muito bom o vídeo, Romir! Obrigado pelo conteúdo. Qual a dimensão desses Sleeves para "sleevar" o Coup?
Tarot
Tem vídeo com a expansão do Burguês & Benfeitor?
Infelizmente não tenho ela
Acabei de ver o seu canal e achei bem legal, até me inscrevi. Tenho algumas dúvidas:
1 - Quando alguém duvida que eu tenha tal carta, eu obrigatoriamente preciso mostrar as minhas duas cartas ou posso só mostrar a carta que ele duvidou (no caso eu tendo ela) e trocar apenas uma? e no caso de eu não tiver ela eu vou precisar mostrar as duas ou apenas me desfaço de uma carta e falo que eu não tinha mesmo?
Se você tinha a carta, você só mostra ela, e a troca. Se você não tinha, simplesmente perde uma.
Romir, uma dúvida: As ações relacionadas as religiões sao cumulativas com as ações de jogo normal ou elas ja valem como uma ação? Ex: Eu posso, na mesma rodada, pegar 1 moeda (ou dar um golpe, ou usar uma habilidade) e mudar minha religião?
Não. São novas ações e não podem ser feitas em conjunto.
O burocrata faz a mesma coisa q o Mickey
Olá, Romir, estou com dúvida sobre a carta bufão ou bobo.
Em todos os sites que eu vi após seu vídeo, nenhum deles cita a ação de ver a carta da corte e a do oponente. Há certeza dessa ação?? Pois eu acho meio "roubada" ela, já que disponibiliza bastante a pessoa com quem deu as cartas para algum bufão kk
Exemplos de alguns sites sobre
Bufão
(pode substituir o Embaixador) - Pode pegar uma carta do Baralho da Corte e uma carta de outro jogador e pode trocar com uma de suas cartas, após isso devolve uma carta ao Baralho da Corte e outra ao jogador que teve sua carta tomada. Pode Bloquear a ação de outro Bufão e a do Capitão.
-Cards realm
Um jogador que reivindica o papel do Bufão pode causar Desordem, tomando uma carta do baralho da Corte e um cartão do alvo (outro jogador de sua escolha). O jogador pode alterar secretamente uma de suas cartas entre uma das duas cartas recebidas. O jogador retorna uma carta para o baralho da Corte e uma carta para o seu alvo (o jogador ao qual havia escolhido).
-ludopedia
Espero poder me ajudar nessa, estou doido para dar umas mentirinhas e causar desordem com meus amigos e amigas com esse personagem hehe. Aliás, belo canal!!
Olha, após você escrever, li e reli o manual novamente e, a verdade, é que ele não deixa claro se pode ou não olhar (nem em português nem em inglês).
Eu sempre joguei com ele podendo olhar, mas é o tipo de coisa que nem perguntando para o autor vai saber ao certo, porque geralmente a editora muda um monte na hora da publicação deste tipo de promo (eu mesmo mostro algumas diferenças entre edições).
É o tipo de coisa que você pode combinar com seu grupo antecipadamentez
@@RomirPlayHouse Entendi, obrigado pelo esclarecimento, Romir. Continue assim!
Se houver alguma mudança oficial sobre como realmente é para ser usado, tente avisarmos para um melhor entendimento e jogabilidade.
Abraços!!! 💕
Saudades legendas Klingon para corrigir isso. Ainda bem que li os comentários
Não fiz legendas para este ponto justamente porque não acho que foi um erro… 😁
Aqui é uma interpretação a ser discutida. Eu jogo da forma como mostrei,
Romir, acabo de ver na amazon a expansão "benfeitor e burguês" e ninguém tem um vídeo sobre
Ninguém falou sobre ela porque é extremamente nova. Acabou de ser lançada e não existe fora do Brasilz
@@RomirPlayHouseja existe e queria sabeeer,
Faltou o inquisidor, ne? Eu tenho o coup americano e nao vem o inquisidor, mas to pensando se compro a expansão "coup revolution" do coup americano ou se compro BR mesmo por mais caro, vem bem mais coisas.
Oxe o inquisidor n tem no coup americano? Pq?
@@samuelportilho5532e o benfeitor e o burguês?
Duas dúvidas
1- O Inquisidor pode realizar a ação de investigar e forçar a troca de cartas de alguém da mesma religião?
2- É possível contestar um assasino caso você não seja o alvo? Se sim, como o jogo prosseguiria caso a pessoa contestada realmente fosse o assasino? O contestador e o alvo do assasino perdem uma influência? Ou o alvo ainda teria chance de alegar ser a condessa para bloquear o assasinato fazendo com que apenas a pessoa que contestou perca uma influência?
Desculpe se ficou confuso, caso não entenda posso tentar explicar minha dúvida de novo.
Você não pode usar na mesma religião, a menos que todos sejam da mesma religião.
Qualquer jogador pode contestar. Neste exemplo, o contestador perderia uma influência e o jogador algo ainda pode alegar uma condessa para se defender e, novamente, qualquer um poderia contestar a própria defesa.
Amigo, eu só não entendi a regra do inquisidor, pq no manual que comprei, não vem explicando. No caso, do bloqueio parcial do burocrata, seria essa terceira opção do inquisidor e o próprio burocrata?
Romir, na reforma se todos tiverem a mesma religião eu ainda sou obrigado a dar um golpe de estado em alguém contendo as 10 moedas? e se eu não puder, eu faço uma ação normalmente?
Se todos são da mesma religião, as restrições de fazer coisas apenas em membros da outra religião não se aplicam mais.
Mais esse coup ele vem com essa variante dessas duas cartas garantidas ou e outro coup que vem elas?
Estás cartas são uma expansão vendida a parte.
Curti muito o vídeo ! Uma dúvida. Para vc, qual é o setup mais divertido? Pelo que entendi "A reforma" veio para balancear o duque que é um problema de metagame. Devo conseiderar o jogo padrão aquele com essa expansão? Pergunto pois vou apresentar o jogo para uma galera nova
Eu gosto muito do jogo básico, independente do que falam do duque.
Romir, e o burguês e benfeitor, qual a diferença no jogo?
Não sei… não comprei eles…
Onde comprou o saco plástico para guardar as cartas, e qual o tamanho?
Acho que são tamanho tarot
Está especificamente são da Meeple vírus
@@RomirPlayHouse Obrigado
Romir, me fala o tamanho dos Slevens que você comprou para as cartas.
70x120mm
Olá, fiquei com uma dúvida.
No vídeo vc comenta que a ação do bufão pode ser bloqueada, mas minha dúvida é: qual personagem pode bloquear a ação do bufão de pegar uma carta do adversário e uma do monte?
Outro bufão.
Romir, muito bom o vídeo! Ganhei da minha namorada a expansão do Burocrata e do Bufão mas estou com uma dúvida: As artes das cartas vem todas iguais?
Como assim? As artes do burocrata são específicas do burocrata, assim como as do bufão.
Sim asa cartas vem de artes iguais... 5 bufao igual... e 5 burocrata igual
Ahhhh… entendi agora que você respondeu.
@@RomirPlayHouse kkkkkkkkkk
@@higorlima104 Kkkkkk Isso! Eu achei que assim como o jogo “base” viriam cartas com artes diferentes, por conta da mecânica do inquisidor e embaixador. Mas acabei descobrindo que as artes diferentes são, na verdade, da expansão “a reforma”.
Tenho uma dúvida:
Eu sou o Capitão e vou pegar 2 moedas do Joãozinho ( pode ser bloqueado por Capitão e Inquisidor)
Se outro jogador falar que é o Capitão/Inquisidor a ação é valida como bloqueio? Mesmo ele nao sendo o alvo?..ou somente o Joãozinho poderia realizar o bloqueio?
A contestação (duvidar da carta que você alega ter) pode ser feita por qualquer personagem.
O bloqueio (alegar que você tem determinado personagem que evita que a ação seja feita) só pode ser feito pelo alvo da ação.
Romir, o que a expansão A Inquisição influencia no jogo? E o que é a expansão Pop?
O Inquisitor substituo o Embaixador e tem alguns poderes distintos (pode trocar uma carta com a corte ou olhar uma carta do oponente e forçar uma troca).
A variante Pop não é uma variante de verdade, e sim, simplesmente uma arte diferenciada dos personagens existentes
@@RomirPlayHouse queria jogar A Reforma junto com o Bufão e Burocrata, mas tanto o Bufão quanto o Inquisidor substituem o Embaixador.
Como resolver?
Não resolve. Você não consegue jogar tanto com o inquisidor quanto com o bufão.
@@RomirPlayHouse é como você disse... dá, mas o jogo não fica equilibrado, né. Obrigado pela ajuda! Forte abraço.
Quando sou constestada na corrupção, ao tentar pegar as moedas do asilo, se eu tiver o Duque e o oponente descobrir o blefe, eu devolvo as moedas oara o asilo e owrco uma habilidade, certo? Obgda!
Pelo que entendi, certo
Tenho uma dúvida em relação ao burocrata. Se usar ele enquanto usa a expansão da reforma, ao pegar 3 moedas eu dou 1 moeda para qualquer jogador ou apenas para jogadores com a mesma religião que a minha?
Para qualquer outro jogador
Comprei a expansão e notei que a cor do verso é diferente do jogo base, algo mais esverdeado, não sei se é apenas no meu lote... Alguém notou a diferença?
No meu não teve problema nenhum…
Você pode tentar falar com a Grok a respeito
poderia passar o link onde comprou essas proteções de plástico para as cartas?
Eu geralmente compro meus sleeves em lojas de embalagem, mas basta procurar na Amazon que você encontra de diversas marcas
@@RomirPlayHouse muito obrigado!
Ao invés de usar o bufão e o burocrata para substituir o embaixador e o duque, respectivamente, eu posso usá-los como adicionais.. sem tirar nenhum personagem do jogo original? Sei que as regras não dizem isso, mas alguém que jogou assim pode me dizer se a jogabilidade fica boa?
Andei olhando e não encontrei ninguém jogando assim nem no BGG. Isto alteraria bem como o jogo funciona, mas você pode testar por conta e risco.
Eai cara, vc tentou? Como ficou a fluidez do jogo?
@@PedroSilva-rn6ux Eu tenho um Setup "regra da casa" : onde coloco 2 Burocratas, 1 Duque ,1 Embaixador ,1 Inquisitor e 2 bufões o resto permanece igual. Desta forma e possível ter todas as influencias em jogo porém a chance de alguém telas e baixa, o q deixa mais arriscado blefar e caso ela sai do jogo fica impossível assumir ela mais. E divertido testei e meus amigos gostaram, mas vai de mesa para mesa.
e com a expançao do burgues e o benfeitor como joga?
Infelizmente não tenho elas…
Quantas expansões existem? Quantas cartas a mais?
Acho que só estás.
@@RomirPlayHouse estava pesquisando, e vi que tem uns estilos diferentes: Coup Rebillion Anarchy, por exemplo.
Mas isto não é expansão. Até onde sei são reimplementações
oii, romir, tudo bem? Então, nas regras da expansão diz: “Um jogador não pode aplicar um Golpe de Estado, Assassinar, Extorquir ou bloquear um pedido de Ajuda Externa de outro jogador da mesma Religião, a menos que todos os jogadores sejam da mesma Religião”.
porém, não fala nada sobre a ação de contestar e a ação investigar do inquisidor, será que foi erro de digitação ou realmente pode contestar e investigar alguém da mesma religião?
No manual original em inglês foi esquecido de falar da ação de investigar, mas nas edições mais novas a carta de resumo deixa claro que investigar também é proibido.
De uma forma simples, qualquer ação de personagem é proibida contra a mesma religião.
Contestar, por outro lado, pode ser feito em qualquer um a qualquer momento, independente da religião.
A ação do bufão pode ser bloqueada por qualquer carta?
Não… somente por outro Bufao
Romir, a expansão Bufão e Burocrata que eu comprei veio com 6 bufões e 5 burocratas. Aqui no vídeo, vi que as suas cartas estão na mesma quantidade. Está certo isso mesmo? Achei que tinham mandado 1 carta a menos por engano 😅
Veio uma a mais… são 5 de cada
@@RomirPlayHouse ah, saquei! Houve lucro então 🤣
Sabe me dizer se ainda consigo comprar a arte pop 1? Adorei o palpatine, dexter e cap. nascimento, mas sou novato nesse mundo de jogos e só descobri tudo isso essa semana hahahahaha
Acho que sim. Procura no site da Grok ou na PlayEasy.
@@RomirPlayHouse acabei de dar uma olhada. Já vi em vários lugares e todos aparecem como esgotado =/
Na grok nem aparece e na playeasy ta indisponível 😭
Você pode tentar mandar uma mensagem para a Grok ou procurar usado na Ludopedia
@@RomirPlayHouse alô alô, Grok hahahaha vou mandar sim, valeu!!
Conheci seu canal essa semana e já vi tanto vídeo hahahaha me inscrevi, claro!
Inclusive tbm enchi seu saco no vídeo do Zuera.
Abraço
Alguém consegue me dizer se eu tentar "atacar" um jogador com o bufão outra pessoa sem ser a atacada consegue me parar com o bufão dela?? Ótimo vídeo!!
Qualquer jogador da mesa pode contestar ou fazer uma ação contrária.
@@RomirPlayHouse Obrigado!! Que atencioso responder um comentário 1 ano depois hahaha
??? Não entendi… seu comentário apareceu para mim apenas ontem…
@@RomirPlayHouse Me expressei mal, o vídeo foi postado um ano atrás e mesmo assim você ainda responde os comentários..
Ah sim… agora entendi… hahahahhaha
Eu sempre tendo responder tudo, mesmo dos vídeos mais antigos.
Infelizmente, de vez em quando, o UA-cam me trola e não envia notificação de um ou outro comentário (até hoje não descobri porque esporadicamente ele faz isto) que acabo não respondendo…
E como realiza o bloqueio parcial?
Como assim?
Eu não encontro mais essas cartas, será que voltarão a vender?
Acredito que ainda tem algumas na Alquimista dos Jogos e na Funtasy Bar
Na versão que eu tenho (A reforma Rikki Tahta) veio como carta de influência o inquisidor (não veio bufão e nem o burocrata). Eu jogo normalmente fazendo somente a substituição do embaixador pelo inquisidor?
Exato.
@@RomirPlayHouse agradeço sua atenção! Seus vídeos são excelentes!!!
Obrigado por assistir.
Tira uma dúvida pfvr, se estiver jogando com religião e a pessoa é obrigada a retirar uma influência, precisa alterar a religião primeiro na rodada pra depois retirar a influência do outro (caso todos estejam com a mesma religião)?
Se todos estão com a mesma religião, se bem me lembro, a regra da religião não se aplica.
@Romir Play House e se tiver todos com a mesma religião e eu com 10 moedas, posso dar o golpe em qualquer um ?
Sim. A partir do momento em que todos estão na mesma religião, a limitação de ações apenas contra outra religião deixa de valer.
Quem pode bloquear a ação do bufão?
Outro Bufão.
Da para usar As 2 expansões juntas? Já que o duque sai para entrar o burocrata
Sim, da sim.
Ao invés de falar duque fala burocrata é só isso?
Isso
Olá, caso na reforma todos os 6 jogadores estejam na msm religião, eu não posso fazer ação contra nenhum deles? Mesmo tendo 10 moedas e ser obrigado a dar golpe de estado?
A partir do momento que todos tem a mesma religião, a regra da religião não vale.
Ela passa a valer novamente assim que existir alguém de outra religião.
Gostaria de tirar uma dúvida, Se eu tenho a carta da Condessa, um jogador usa a influência dele de assassino para retirar uma influência minha. Eu falo duvido que vc seja o assassino. Estou errada? Saio do jogo ou perco a influência?
Se eu tenho a carta de Condessa que é uma carta de bloqueio, se contestar antes de mostrar a minha carta estou errada? O que acontece?
você pode, sim, contestar o jogador que está tentando o assassinato, antes de usar a condessa.
Caso ele não tenha o assassino, ele perde uma influência e você nem precisa usar sua condessa.
O problema é que, se ele tiver o assassino e você contestou errado, aí você perde imediatamente uma influência sua, pela contestação falsa. Neste caso, se você só tinha a condessa com você, não poderá usá-la, porque ela foi eliminada pela contestação, então pode ser uma jogada arriscada.
Além de você perder uma influência por ter duvidado errado. Você ainda perde a outra influência pelo assassino dele..
Depende… se ela tinha a condessa e outra carta, ela perde uma influência por ter duvidado errado, escolhendo a outra carta que tinha. Como ainda tinha a condessa, ela pode alegar ter a condessa e se defender.
Qual carta bloqueia o bufão?
Nenhuma… assim como não tem carta que bloqueia o Embaixador, carta que o Bufão substitui.
@@RomirPlayHouse Tu disse no vídeo que o Bufão pode ser bloqueado parcialmente ou completamente. Então, deve ter uma forma de bloquear a ação dele sim.
Romir, parabéns pelo vídeo. Minha expansão do Burocrata e Bobo veio sem regras, agora sim! Uma curiosidade: qual o tamanho de sleeves vc usa? Tanto nas cartas maiores quanto nas da reforma? Grato
Coup usa cartas Tarot (70x120mm) e padrão.
Boa noite, onde vc achou pra comprar a expansão do Burocrata e do Bufão??
PlayEasy
quem bloqueia o bufão?
Diretamente, ninguém. Ele tem o lugar do Embaixador, que bloqueava a extorsão mas não tinha carta para o próprio bloqueio
Pode contestar quem é da mesma religião? Nas regras não deixa claro com relação a contestações
As contestações, no meu entender, pode sim.
Se todos estiverem na mesma religião e alguém atinge 10+ de moedas o que acontece?
Se todos os jogadores tem a mesma religião, as restrições de religião deixam de se aplicar.
Tem atirar o Duque quando coloca o inquisidor...é isso?
Não. O Inquisidor entra no lugar do Embaixador.
E se ficar só pessoas da mesma religião? Podemos atacar elas? Ou temos que converter ela antes?
Tem que converter… 😁
@@RomirPlayHouse na verdade quando todos são da mesma religião as ações voltam a ser liberadas contra todos, vide manual na parte de Mudança de Jogabilidade “Um jogador não pode aplicar... , a menos todos os jogadores sejam da mesma religião”
Vira um momento bem interessante quando todos são da mesma religião e o oponente que vem logo depois de você vai ter que aplicar um golpe (mais de 10 moedas). Você pode deixar ele aplicar o golpe em qualquer um, ou pode mudar a religião de alguém forçando o golpe ser aplicado nessa pessoa em questão. Já aconteceu várias vezes e o povo fica possesso kkkkkk
O bufão é parado por quem?
Outro Bufão
E O benfeitor e o burgues tambem são da nova expansão?? quantas cartas avulsas o coup tem??@@RomirPlayHouse
@ryanss4986 acho que no Brasil, só estas 4
_Como adquirir o bufão e o burocrata?! _ eu já tenho um coup..
Vende normalmente em algumas lojas. Você compra o pacote separado.
Tem na shopee, vendedor walderesjogos
tenho uma duvida, caso eu queira aplicar um golpe de estado na pessoa da mesma religião, pode?
Não. Exceto se só existirem pessoas da mesma religião.
@@RomirPlayHouse okay, obrigado!!
O Burocrata deve entregar a terceira moeda para qualquer um ou para alguém da religião oposta?
Qualquer outro
Se eu estiver jogando com 2 amigos, eu sou católico, um deles tb é católico e o outro está protestante, se eu acumular 10 moedas, eu sou obrigado a dar golpe de estado no protestante ou posso usar no católico ?
Só em outra religião.
@@RomirPlayHouse e se tiver todos com a mesma religião e eu com 10 moedas ?
Nesta situação você pode atacar o mesmo time.
É possível com q todos troque de religião até sobrar apenas uma só?exemplo, todos os protestantes viram católicos,...oq faz ai?simplesmente descarta essa expansão se isso ocorrer?
Enquanto todos tem a mesma religião, as restrições de aplicações dos efeitos das cartas não tem efeito.
@@RomirPlayHouse então seria como se não tivesse as religiões até alguém mudar?
Exato! Mas a partir do momento que existir uma religião diferente, as regras para jogar cartas voltam a valer.
@@RomirPlayHouse mais uma pgt pfv kkkk, a moeda q o burocrata da pra alguém, no modo a reforma, ele pode dar pra qualquer um ou só pra quem é da mesma religião? E sobre o bufão, qd sua ação e bloqueada por outro bufão, e só a ação de ver uma carta de alguém e poder ver uma do monte, ou as duas são bloqueadas?
@@RomirPlayHouse agradeço
Religião opostas pode contestar?
Pode sim.
Esse bloqueio do embaixador ai qualquer um pode pedir pra bloquear?
Sim, pode. Mas lembre-se que quem disser que tem o Embaixador para bloquear a ação de extorsão, poderá ser questionado e, se não tiver realmente o Embaixador, além de sofrer os efeitos da extorsão, ainda perderá uma influência, ou seja, pode ser uma jogada arriscada pedir o bloqueio se você estiver blefando.
@@RomirPlayHouse entendi obrigado
Romir, uma dúvida, a carta que o Bufão devolve para o Baralho da Corte deve ser colocada no topo do baralho?? (O que faz com que o jogador que tem o Bufão saiba qual a próxima carta que alguém vai pegar) Ou ela deve ser colocada no fundo do baralho?
Sim. A carta e devolvida para cima do monte.
Como pega a moeda de ouro?
Moedas de ouro equivalem a 5 moedas normais. Se as moedas normais acabarem, simplesmente troque 5 normais por uma de ouro para ter mais moedas normais à disposição.
Eu esperava mais dessas expansões, nao agregam muito (exceção da reforma) , entao vou comprar o jogo padrao mesmo kk pagar quase R$30 reais a mais pela expansão bufao e burocrata ao meu ver n vale a pena.
por favor COMPRA UM MICROFONE novo, de lapela ou um profissional e adapta um suporte pra ele ficar proximo da sua boca
de celular tambem serve
Me dá um de presente que eu uso… 😉
[DÚVIDA] Se eu jogar com o burocrata na reforma, na corrupção eu tenho que dizer "Eu não sou burocrata"?
E outra, a terceira moeda que o burocrata pega precisa ser para a mesma religião, para a oposta ou qualquer um?
Sabe que nunca joguei com ambos juntos, mas em teoria, sim, na corrupção você diz que não tem o Burocrata.
Quanto a moeda, eu acredito que poderia ser para qualquer jogador, porque não é uma ação específica contra alguém.
Boa noite, me tira uma dúvida por favor. Joguei uma partida com o Bufão, aconteceu uma situação bem chata e que estragou o uso dessa carta pra galera. Vou tentar explicar:
Uma pessoa "A" tinha o Bufão e pediu pra trocar as cartas da pessoa "B", acontece que "B" só tinha uma carta na mão e ela ficou impossibilitada de blefar (ficando travado o jogo todo sem poder fazer nada) pois "A" sabia a carta de "B", podendo contestar caso "B" blefasse. Ou seja, se o Bufão usar sua habilidade em um jogador que tenha apenas uma carta é praticamente fim de jogo pra aquele jogador, a depender da carta que o Bufão deixar na mão de sua vítima.
É assim mesmo
Infelizmente… ainda mais se for o capitão :/
Nossa isso realmente é mt ruim
Aí era só trocar a religião do jogador B e blefar da mesma maneira, entendeu?
É loucura eu pensar em jogar o Coups normal e acrescentar o Bufão e o outro sendo novos personagens? Alguém já tentou adaptar essas regras? Rsrs
O problema é que você vai ter muitos personagens desbalanceados… mas nada impede você de tentar e ver como fica…
Como bloquear o bufão?
Até onde lembro, o alvo do Butão fode bloquear ele alegando ter um bufão.
não congordo