Isto é.....uma Vergonha!!!! Boris caso Lembram?? Concordo FUNCEF precisa URGENTEMENTE mudar .....deixar de ser conivente com quem E devedora e cuidar melhor de quem na verdade contribui e contribuiu e muito para a fundação (contribuintes)... OU HAVERÁ UMA ENXURRADA DE AÇÕES JUDICIAIS JUSTAS CONTRA ELA BREVEMENTE
Hélio Moura, aposentado de BH/MG. Tais propostas não contemplam nossas expectativas nem necessidades. Mesmo sem tantas esperanças vou judicializar e como muitos também é necessária organização.
Boa noite a todos. A proposta da Caixa é perder direitos , aumentar assustadoramente uma dívida que NÃO É NOSSA ! Proposta INDECENTE!!!! Não podemos ser obrigados a aceitar esse absurdo!!!! Parabéns Sérgio Takamoto!!! Não podemos aceitar esse absurdo
Não sou aposentada, mas tenho certeza que irá refletir em todos😢, ouvindo agora, pois na hora, tava trabalhando. Absurdo, indecente essa proposta. Os diretores da FUNCEF são, realmente, submisso a CAIXA.
Grata pelos esclarecimentos iniciais dessa proposta cruel e indecente. Creio que todos precisam estar muito bem informados, pois mexe com a nossa vida e a dos que ficarão quando partirmos para outro plano. Se para a Caixa somos apenas um número, não é assim para quem fica. Deixaremos a falta física e a falta de recursos. Quanta injustica!!!
Sugiro que publiquem nas redes recortes, extraidos da live, com falas dos palestrantes sobre os assuntos tratados. Conteúdos curtos erelevantes podem chamar para assistir o conteúdo todo e, de qualquer modo, compõem base de argumentação na base e promovem o debate no "chão de fzbrica"
Os salários já são uma miséria! Que vergonha,espero que todos os pensionistas,vão pra Justiça,eu mesma farei uma campanha pra unir os aposentados e pensionista,pra irmos todos pra justiça, justiça coletiva contra a Funcef e a Caixa econômica federal!
Precisamos ter cuidado para não protelarmos essa negociação da redução do valor do equacionamento. Porque já não aguentamos mais pagar esta dívida que não fizemos, por exemplo não estou conseguindo fazer a minha feira como fazia antes por causa deste equacionamento. Estou ansioso para que este valor seja diminuído
Boa noite a todos. A proposta da Caixa é perder direitos , aumentar assustadoramente uma dívida que NÃO É NOSSA ! Proposta INDECENTE!!!! Não podemos ser obrigados a aceitar esse absurdo!!!!
Uma pergunta: já fizemos uma auditoria independente (externa, profissional e tecnicamente competente para apurar a verdadeira origem dos prejuízos que estamos pagando????? Estao
Porque sempre nós é que temos que pagar a conta? Nós,os mais velhinhos, vamos atuar como bois de piranhas ? Vamos comprometer um futuro que não teremos? Esse é o retrato do nosso país! Espero que nossos representantes façam por nós ouvir e proteger!
Imagina vc comprar um seguro de vida e depois a Seguradora no momento que vc tem direito ao seguro, te avisa que eles mudaram a regra e vc perdeu direitos?!?!? Isto não existe!!!!!
Ou seja, o discurso do representante da Funcef é de quem tá aceitando tudo de bom grado e os participantes que continuem a pagar, a ter perdas! Absurdo! E ainda deixou claro que vem mais por ai! Pra mim a única solução plausível é acabar com esses equacionamentos!
A Caixa tem condição de pagar todo contencioso. Por que não trataram disto no GT????? A FUNCEF que deveria estar do lado dos participantes, juntou-se à Caixa para dar o golpe de misericórdia nos aposentados. E a gente aqui achando que o grupo de trabalho estava procurando soluções para uma dívida que não é nossa.
Não basta pagar uma dívida que não é nossa por tantos anos?!?!? Não basta ser bitributado?!?!? Agora querem aumentar mais ainda a dívida além de perder direitos?!?!?
Também acho necessário levar a discussão para o presencial nas agências. Temos que formar grupos de facilitadores para apresentar essa discussão e promover o debate no presencial. Pode-se até rodar um audiovisual explicativo. Mas esse debate tem que ser levado presencialmente. É no presencial que surge o contraditório, onde se pode entender melhor as raízes da desmobilização
Fomos empurrados para o saldamento e caímos na armadilha. FENAE e ANAPAR e nós todos temos que lutar . Direito adquirido não se retira , é ilegal e imoral !
01:14:55 - Resumiu tudo. Apenas não entendi quando se fala de "proposta". Se fosse proposta, poderíamos recusar ou aceitar, mas não me parece que temos essa escolha.
Depois dessas decisões que a Caixa e a Funcef fizeram o estudo a única coisa que eu consigo entender é que ninguém está preocupada com esse déficit. Porque ao alongar a dívida para 18 anos todos tem a clara noção de que muitos não irão pagar até o final porque irão morrer.
Qual o número de participantes ativos e aposentados que compõem o Reg/Replan Saldado? Quanto as mulheres pre-78 que estão com o processo de isonomia que o STF já deu parecer favorável, qual as providências a Caixa ou da Funcef estão tomando para recompor o salário dessas funcionárias?
Propostas ou medidas, são indecentes, nada de interessante…nunca pensei que aposentada, depois de tantos anos trabalhando na Caixa, ter tanta insegurança com nossa aposentadoria e saúde caixa…🤦♀️😓muito triste
Este novo cálculo da redução dos benefícios é idêntico ao aplicado à previdência oficial que foi regulamentada *goela abaixo* pela Emenda Constitucional n° 103 de 12/11/2019.... extremamente danosa aos aposentados do Brasil.
Concordo. Porém a origem do "rombo" do nosso plano segundo MPF foi "má gestão e gestão fraudulenta" durante os governos anteriores de Lula e Dilma. Vide operação Greenfeld da PF. E agora com um governo que se diz socialista e "privilegia" o trabalhador, essa situação criada por eles mesmos deveria ser resolvida de forma não tirar direitos do trabalhador
Quem tem fome tem pressa, a proposta é realmente ruim mais por hora é o que temos, de imediato iriamos pelo menos reduzir o valor pela metade, o aumento do prazo pra mim nao muda muito, pois, de qualquer maneira vou ter que pagar até o fim da vida, então melhor que pague menos, alem do quê podemos continuar lutando pelos nossos interesses.
Outra coisa: se a lei determina que a FUNCEF e a CAIXA são obrigadas a provisionar valores decorrentes das ações judiciais (especialmente GTAG/CTVA), a lei está errada. Qual a razão para haver provisionamento duplicado? A FUNCEF não pode pagar benefícios sem as respectivas contribuições - isto é lógico e consenso entre todos. Se a obrigação da contribuição é da patrocinadora, lógico que é da patrocinadora que deve fazer o provisionamento. Se necessário, os representantes eleitos para o Conselho Deliberativo, Diretoria e Conselho Fiscal se movimentarem para mudar a lei, se for o caso - é para isto que foram eleitos. Também a CAIXA deve entender isto e tirar a FUNCEF das lides - ela deve assumir a responsabilidade que eventualmente a justiça lhe impuser. A CAIXA não pode deixar que empregados, aposentados e pensionistas assumam custos que decorreram de suas decisões como patrocinadora. Tudo é mais simples e justo do que está se discutindo nesta live, mantendo-se os direitos e obrigações de todos os envolvidos.
Um último comentário para reflexão de todos: a FENAE deve deve avaliar se deve assumir um “mea culpa” visto que NESTE SÉCULO maioria dos membros do Conselho Deliberativo, Diretoria e Conselho (eleitos ou indicados pela patrocinadora) são oriundos da FENAE ou foram apoiados por ela. Isto é fácil de ser verificado.
Ao lembrarmos do "fato gerador" das contribuições extraordinárias encontramos em análise que não houve a participação direta dos empregados no processo decisório dos investimentos que lastrearam as nossas contribuições, ao passo que o ônus foi e é rateado e socializado recaindo somente sobre os contribuintes, que assumem aliquotas que comprometem mais do que 32% dos salários em soma. Parece-nos menos justo ainda, neste momento em que o balanço da FUNCEF e a "repatriação" dos recursos indicam para a diminuição das alíquotas da contribuição extraordinária, e que para a aplicação de tal redução seja condicionada à retirada de direitos ora apresentada nesses patamares e que comprometem significativamente a renda atual e futura de todos os participantes.* As entidades estão determinadas a buscar, através de um diálogo aberto e construtivo, alternativas para as questões que afetam os aposentados, pensionistas e empregados ativos da Caixa. .... tem que começar por rechaçar essa proposta.
Eu estou inscrito no PDV 2024 e, por não confiar na patrocinadora e muito menos na direção da fundação, irei resgatar todo o saldo do novo plano e só não resgato os 10% do benefício saldado, por causa da alta tributação de IR.
Vao querer nos convencer. O que a representante da fenae Gluacia disse sobre tempo limitado do equacionamento, contra a retirada de direitos para sempre, nao bate essa conta.
Vamos todos juntos pra justiça! Acabar com essa vergonha contra os idosos!!
Eu apóio. A grande verdade é que eu quero sair da Funcef e resgatar o que sobrou.
Isto é.....uma Vergonha!!!!
Boris caso
Lembram??
Concordo FUNCEF precisa URGENTEMENTE mudar .....deixar de ser conivente com quem E devedora e cuidar melhor de quem na verdade contribui e contribuiu e muito para a fundação (contribuintes)...
OU HAVERÁ UMA ENXURRADA DE AÇÕES JUDICIAIS JUSTAS CONTRA ELA BREVEMENTE
precisamos entrar na justiça, urgente!!!
Vamos à luta!!!!!
Hélio Moura, aposentado de BH/MG. Tais propostas não contemplam nossas expectativas nem necessidades. Mesmo sem tantas esperanças vou judicializar e como muitos também é necessária organização.
Boa noite a todos.
A proposta da Caixa é perder direitos , aumentar assustadoramente uma dívida que NÃO É NOSSA !
Proposta INDECENTE!!!!
Não podemos ser obrigados a aceitar esse absurdo!!!!
Parabéns Sérgio Takamoto!!!
Não podemos aceitar esse absurdo
Gostaria de ver no normativo a possibilidade de resgatar o que sobrou
Eu não tenho dúvida nenhuma!
Essa proposta é indecente!!!!!!!
Não sou aposentada, mas tenho certeza que irá refletir em todos😢, ouvindo agora, pois na hora, tava trabalhando. Absurdo, indecente essa proposta. Os diretores da FUNCEF são, realmente, submisso a CAIXA.
Submisso não é bem o termo....são parceiros.....isso é uma vergonha p não dizer o q realmente é.....( )
A FUNCEF precisa mudar de lado e defender os direitos dos participantes
Isto mesmo Marcel!!!
Impor aumento de dívida e perda de direitos sem consultar quem vai ser prejudicado. Absurdo!!!
RITA defenda nossos direitos ,muitos aposentados morrendo e deixando muitas dívidas para familia.
Grata pelos esclarecimentos iniciais dessa proposta cruel e indecente. Creio que todos precisam estar muito bem informados, pois mexe com a nossa vida e a dos que ficarão quando partirmos para outro plano. Se para a Caixa somos apenas um número, não é assim para quem fica. Deixaremos a falta física e a falta de recursos. Quanta injustica!!!
Então só os soldados tem que pagar a dívida?
Chega de passividade! Precisamos nos fazer respeitados!!!!!
Sugiro que publiquem nas redes recortes, extraidos da live, com falas dos palestrantes sobre os assuntos tratados.
Conteúdos curtos erelevantes podem chamar para assistir o conteúdo todo e, de qualquer modo, compõem base de argumentação na base e promovem o debate no "chão de fzbrica"
A FUNCEF é contra o participante?
Pq não dá as informações do contencioso?!?
A FUNCEF não representa mais os participantes?
Pior até no décimo terceiro eles cobram dobrado este maldito equacionamento.
Os salários já são uma miséria! Que vergonha,espero que todos os pensionistas,vão pra Justiça,eu mesma farei uma campanha pra unir os aposentados e pensionista,pra irmos todos pra justiça, justiça coletiva contra a Funcef e a Caixa econômica federal!
Precisamos ter cuidado para não protelarmos essa negociação da redução do valor do equacionamento. Porque já não aguentamos mais pagar esta dívida que não fizemos, por exemplo não estou conseguindo fazer a minha feira como fazia antes por causa deste equacionamento. Estou ansioso para que este valor seja diminuído
Isto mesmo Rita Lima👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Boa noite a todos.
A proposta da Caixa é perder direitos , aumentar assustadoramente uma dívida que NÃO É NOSSA !
Proposta INDECENTE!!!!
Não podemos ser obrigados a aceitar esse absurdo!!!!
Uma pergunta: já fizemos uma auditoria independente (externa, profissional e tecnicamente competente para apurar a verdadeira origem dos prejuízos que estamos pagando?????
Estao
Porque sempre nós é que temos que pagar a conta? Nós,os mais velhinhos, vamos atuar como bois de piranhas ? Vamos comprometer um futuro que não teremos? Esse é o retrato do nosso país! Espero que nossos representantes façam por nós ouvir e proteger!
Cadê a cobrança do pagamento do contencioso que a Caixa deve e PODE PAGAR?!?!? Pq não é cobrado?!?!?
E a participação de quem gerou toda essa situação? A CAIXA não entra com nada????
A justiça não pode obrigar a FUNCEF a declarar o valor do contencioso?
Proposta indecente! Uma vergonha a forma como estamos sendo tratados.
Pelo pouco que sei um contrato não pode ser alterado unilateralmente
Imagina vc comprar um seguro de vida e depois a Seguradora no momento que vc tem direito ao seguro, te avisa que eles mudaram a regra e vc perdeu direitos?!?!? Isto não existe!!!!!
Não podemos aceitar esse absurdo!!!!
Proposta inaceitável!
Boa noite a todos/as
Ou seja, o discurso do representante da Funcef é de quem tá aceitando tudo de bom grado e os participantes que continuem a pagar, a ter perdas! Absurdo! E ainda deixou claro que vem mais por ai! Pra mim a única solução plausível é acabar com esses equacionamentos!
Isso é igual reunião de condomínio. O síndico leva uns vizinhos que estão sempre ao seu lado e faz as propostas que sempre são aprovadas.
Dra. Outro tipo de ação, que intasse à caixa/funcef esclarecer o valor?
A Caixa tem condição de pagar todo contencioso. Por que não trataram disto no GT?????
A FUNCEF que deveria estar do lado dos participantes, juntou-se à Caixa para dar o golpe de misericórdia nos aposentados.
E a gente aqui achando que o grupo de trabalho estava procurando soluções para uma dívida que não é nossa.
Não basta pagar uma dívida que não é nossa por tantos anos?!?!?
Não basta ser bitributado?!?!?
Agora querem aumentar mais ainda a dívida além de perder direitos?!?!?
Também acho necessário levar a discussão para o presencial nas agências.
Temos que formar grupos de facilitadores para apresentar essa discussão e promover o debate no presencial.
Pode-se até rodar um audiovisual explicativo. Mas esse debate tem que ser levado presencialmente.
É no presencial que surge o contraditório, onde se pode entender melhor as raízes da desmobilização
Quando a gente pensa que não dá pra piorar, a Caixa e a FUNCEF apresenta esse despropósito chamado proposta.
Boa.noite ! Que absurdo !
Essa é a democracia da gestão atual da Caixa!???
A Caixa não é boazinha
Ela só está olhando seu lado
Pq não paga o contencioso se é tão solicita assim?!?
É fácil resolver, Jair. É só a Caixa aportar o que, legalmente, deve !!
Ainda tem um “jabuti” embutido nessa “proposta”: a margem consignável vai aumentar e eles daqui a pouco vão lançar mais parcelas de equacionamentos.
Fomos empurrados para o saldamento e caímos na armadilha. FENAE e ANAPAR e nós todos temos que lutar . Direito adquirido não se retira , é ilegal e imoral !
Cadê a cobrança do Contencioso ?!?!?!?
01:14:55 - Resumiu tudo. Apenas não entendi quando se fala de "proposta". Se fosse proposta, poderíamos recusar ou aceitar, mas não me parece que temos essa escolha.
Verdade,Rita 👏👏👏👏
Um terceiro interessado em favorecer a Caixa, e a própria Caixa,decidem unilateralmente sobre o que o aposentado vai pagar????
Depois dessas decisões que a Caixa e a Funcef fizeram o estudo a única coisa que eu consigo entender é que ninguém está preocupada com esse déficit. Porque ao alongar a dívida para 18 anos todos tem a clara noção de que muitos não irão pagar até o final porque irão morrer.
Qual o número de participantes ativos e aposentados que compõem o Reg/Replan Saldado? Quanto as mulheres pre-78 que estão com o processo de isonomia que o STF já deu parecer favorável, qual as providências a Caixa ou da Funcef estão tomando para recompor o salário dessas funcionárias?
As medidas são péssimas. Vamos levar mais essa pancada forte?
Nao temos quem possa agir? Porque so concersa, ja passou do tempo
Não vejo nada que se aproveite nessa proposta .
Precisa começar do zero
Não seria o caso d de entrar com uma ação judicial obgando a caixa a presente esse valor.
concordo com os comentários do representante da Anapar.
temos que apresentar proposta.
E o contencioso?
Proposta indecente não merecemos isto nunca!
Essas manifestações das Funcef e Caixa extrapolam o que se passa normalmente,dado que ao.contrario do normal são os devedores que dão as cartas!
RESUMINDO: Já acabaram com o nosso plano de saúde, agora querem acabar com a nossa aposentadoria também.
Proposta indecente!!!!
Valor do contencioso, e dívida da Caixa, não podemos depender da FUNCEF, pois trabalha para Caixa não para os participantes.
18 anos é a média de sobrevida de quem consegue se aposentar.
Está divida não é nossa.
É isso aí, D. Rita. Só não entendi a questão dos neoliberais. Quem tá com o poder, são eles? Tindi nada!
IMAGINA VC COM 77 ANOS ESPERAR MAIS 18 ANOS.Quem vai viver até lá.
Proposta INDECENTE!!!!
E a dívida da JBS? Estamos proibidos de fazer cobranças?
Muito agradecido
Proposta indecente!!!!!!!
Não podemos aceitar.
Gostaria de falar com Dra Glaucia no particular, se possível. Poderia me enviar o contato dela?
Não concordo com a proposta !!
E os 7bi a equacionar, a espectativa e aumentar em quanto o equacionamento?
Vai ser...ou seja, tudo decidido, de novo. Então, é proposta ou decisão?
Eu sou contra essa proposta
Não é proposta maluca
É indecente
Proposta indecente. Bem longe da gente
Proposta que só perdemos, inclusive perdemos direitos adquiridos 🤦♀️😓não podemos aceitar de forma alguma, vamos nos unir💪🏼
Qual eh a vantagem mesmo?
Propostas ou medidas, são indecentes, nada de interessante…nunca pensei que aposentada, depois de tantos anos trabalhando na Caixa, ter tanta insegurança com nossa aposentadoria e saúde caixa…🤦♀️😓muito triste
Foi criada prá defender-nos na aposentadoria e hoje tornou-se nossa naior algoz!!!!
Este novo cálculo da redução dos benefícios é idêntico ao aplicado à previdência oficial que foi regulamentada *goela abaixo* pela Emenda Constitucional n° 103 de 12/11/2019.... extremamente danosa aos aposentados do Brasil.
Concordo. Porém a origem do "rombo" do nosso plano segundo MPF foi "má gestão e gestão fraudulenta" durante os governos anteriores de Lula e Dilma. Vide operação Greenfeld da PF. E agora com um governo que se diz socialista e "privilegia" o trabalhador, essa situação criada por eles mesmos deveria ser resolvida de forma não tirar direitos do trabalhador
A responsabilidade do Contencioso é da Patrocinadora e não dos aposentados Funcef!
A judicialização nós já sabemos de como serão os resultados. Nós que somos a parte fraca sempre perdemos.
Mas temos de judicializar, se for o caso.
Exceto a participação da ANAPAR, a live foi decepcionante.
Mas neus queridos, onde vcs estavam quando pagamos esse equacioamento? Nossas asso iaçoes nunca fizeram nada...
Quem tem fome tem pressa, a proposta é realmente ruim mais por hora é o que temos, de imediato iriamos pelo menos reduzir o valor pela metade, o aumento do prazo pra mim nao muda muito, pois, de qualquer maneira vou ter que pagar até o fim da vida, então melhor que pague menos, alem do quê podemos continuar lutando pelos nossos interesses.
Por que o juiz quando dá ganho de causa do CTVA para empregado, não determina que a Caixa faça a recomposição imediata junto a FUNCEF?
Outra coisa: se a lei determina que a FUNCEF e a CAIXA são obrigadas a provisionar valores decorrentes das ações judiciais (especialmente GTAG/CTVA), a lei está errada.
Qual a razão para haver provisionamento duplicado?
A FUNCEF não pode pagar benefícios sem as respectivas contribuições - isto é lógico e consenso entre todos.
Se a obrigação da contribuição é da patrocinadora, lógico que é da patrocinadora que deve fazer o provisionamento.
Se necessário, os representantes eleitos para o Conselho Deliberativo, Diretoria e Conselho Fiscal se movimentarem para mudar a lei, se for o caso - é para isto que foram eleitos.
Também a CAIXA deve entender isto e tirar a FUNCEF das lides - ela deve assumir a responsabilidade que eventualmente a justiça lhe impuser.
A CAIXA não pode deixar que empregados, aposentados e pensionistas assumam custos que decorreram de suas decisões como patrocinadora.
Tudo é mais simples e justo do que está se discutindo nesta live, mantendo-se os direitos e obrigações de todos os envolvidos.
É o que penso, Domingos.
Sou totalmente contra a redução da pensão por morte. Eu estou fora!!
Um último comentário para reflexão de todos: a FENAE deve deve avaliar se deve assumir um “mea culpa” visto que NESTE SÉCULO maioria dos membros do Conselho Deliberativo, Diretoria e Conselho (eleitos ou indicados pela patrocinadora) são oriundos da FENAE ou foram apoiados por ela. Isto é fácil de ser verificado.
Perdoe a franqueza Sr Jair Pedro, mas o esforço demonstrado qdo se avalia essa proposta indecente, foi só para favorecer a Caixa devedora e a FUNCEF.
Inclusive, me pareceu que ele "dormiu" durante parte da live.
Parecia um fantoche um verdadeiro pateta a serviço da CEF
Ao lembrarmos do "fato gerador" das contribuições extraordinárias encontramos em análise que não houve a participação direta dos empregados no processo decisório dos investimentos que lastrearam as nossas contribuições, ao passo que o ônus foi e é rateado e socializado recaindo somente sobre os contribuintes, que assumem aliquotas que comprometem mais do que 32% dos salários em soma. Parece-nos menos justo ainda, neste momento em que o balanço da FUNCEF e a "repatriação" dos recursos indicam para a diminuição das alíquotas da contribuição extraordinária, e que para a aplicação de tal redução seja condicionada à retirada de direitos ora apresentada nesses patamares e que comprometem significativamente a renda atual e futura de todos os participantes.*
As entidades estão determinadas a buscar, através de um diálogo aberto e construtivo, alternativas para as questões que afetam os aposentados, pensionistas e empregados ativos da Caixa. .... tem que começar por rechaçar essa proposta.
Não se poderia entrar na justiça para que esses valores do contencioso fossem do conhecimento dos beneficiários.
A Funcef comete erros gravíssimos contra os participantes assistidos,eu mesma sou uma vítima dela!
Eu estou inscrito no PDV 2024 e, por não confiar na patrocinadora e muito menos na direção da fundação, irei resgatar todo o saldo do novo plano e só não resgato os 10% do benefício saldado, por causa da alta tributação de IR.
Indecente!
Estamos pagando uma dívida QUE NÃO É NOSSA, não usamos esse dinheiro e estamos pagando injustamente
Vao querer nos convencer. O que a representante da fenae Gluacia disse sobre tempo limitado do equacionamento, contra a retirada de direitos para sempre, nao bate essa conta.