José Monir Nasser - F. Dostoiévski - Memórias do Subsolo - parte 2/2

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 23 сер 2024
  • José Monir Nasser - "Memórias do Subsolo" de F. Dostoiévski. Segunda parte.
    Cronologia - F. Dostoiévski: www.4shared.co...

КОМЕНТАРІ • 51

  • @mentalfood88
    @mentalfood88  6 років тому +8

    Cronologia - F. Dostoiévski: www.4shared.com/s/fpd3oVcIgei

  • @josefinagoesnunes7292
    @josefinagoesnunes7292 2 роки тому +11

    "Revolução ecológica consiste no maior poder que se possa conceber que é o poder de usar a energia". A lucidez desse grande homem e educador era tamanha, que já projetava há décadas o que hoje de fato é assustadoramente está sendo implantado no mundo. Já entrevia nos discursos plenos de "boas intenções" e belas palavras, incluindo também aí a falácia do aquecimento global, a perigosa revolução cultural sendo engendrada, culminando no que vemos hoje por todos os cantos do mundo: o que é mal é apregoado como um bem e vice versa.
    Reverencio sempre o espírito inteligente e amoroso do grande educador e professor José Monir Nasser e agradeço muitíssimo ao grupo que generosamente faz as postagens de suas aulas exemplares!! Deus os abençoe!

  • @GColla
    @GColla 4 місяці тому +2

    Ler o livro e depois ouvir esse estudo é fantástico. Muito obrigado 🙏

  • @osvanir
    @osvanir 18 днів тому

    José Monir Gênio Nasser era bicho do Paraná!!!
    Descanse em paz!!!

  • @vilmabelgicaferreira363
    @vilmabelgicaferreira363 3 роки тому +10

    As obras de Dostoyevki mudou totalmente a minha ótica com relação às pessoas,consigo ver nas pessoas muito claramente comportamento dessas personagem.

  • @oscaralencar2576
    @oscaralencar2576 Рік тому +2

    Aula lecionada com maestria ímpar, Prof. MONIR NASSER uma mente pensante que faz enorme falta ao Brasil.

  • @MrHenriquess
    @MrHenriquess Місяць тому

    Obrigado

  • @marcosfc5940
    @marcosfc5940 Рік тому +4

    Este homem do subsolo se comporta como uma criança birrenta, é uma pessoa que nunca atingiu a maturidade, tem um preciosismo, orgulho exacerbado, acha que os outros devem alguma coisa pra ele, não se permite ser humilde, ou bondoso, pois acredita que agindo com gentileza ou amabilidade estaria se humilhando e rebaixando aos outros.
    Ele é um solitário, mas morre de vontade de ter amigos, porém, do alto de seu castelo, espera que os outros vislumbrem nele alguém excepcional, extraordinário, como ele mesmo se enxerga, e que venham suplicando sua amizade e atenção, pois seria uma ofensa ele reconhecer que precisa dos outros, tanto que ele prefere a solidão (subsolo) à esse ultraje.
    Conforme ele se recolhe no seu subsolo, cada vez mais solitário e isolado da sociedade, vai se embrutecendo, desumanizando, passa por um processo de degradação moral, ao ponto de extinguir qualquer possibilidade de empatia e obter prazer com a desgraça alheia, se deleita quando consegue oprimir alguém, porém, claro que só consegue pisar e humilhar aqueles que são inferiores a si, pois é no fundo um covarde. Exemplo: ele tenta humilhar os ex colegas, o tiro sai pela culatra e eles o oprimem, em seguida ele desconta a raiva esmagando Liza; posteriormente ele tenta humilhar o seu criado Apolón, este ri na sua cara de sua tentativa de intimida-lo, então, com o ego ferido, ele novamente oprime Liza para vingar-se, se apriveitando da fragilidade do contexto da moça, ela como resposta vê nele apenas um infeliz, um pobre diabo, e se compadece dele, o que acaba por irritá-lo mais ainda.
    No diálogo com a prostituta Liza, principalmente na parte onde o narrador discorre sobre o amor conjugal, entre marido e esposa, e o amor familiar, entre os pais e os filhos, fica evidente que ele tem um coração bondoso, dócil, mas prefere sepulta-lo por medo de ser magoado, de rirem da sua cara, ele prefere sacrificar sua humanidade por vaidade, orgulho, tamanha sua covardia; o que acontece em seguida ao diálogo é que ele esmaga a alma da jovem, estraçalha a consciencia dela, de forma vil, extremamente desprezível, e simplesmente para sentir-se superior, como se tivesse saído vitorioso de um jogo. Ao terminar de humilha-la e ver o estado em que deixara Liza, terrivelmente envergonhada, desesperada no pranto e soluços, percebe que o ignóbil, infame, é ele, sente vergonha de si mesmo diante do sofrimento da jovem, a pureza dela o esmaga moralmente.
    Não passa de um sujeito imaturo, que não lida bem com sua emoções e sentimentos, um adolescente revoltado com a sociedade; inveja o colega que é mais bonito, inveja o outro que tem mais amigos, inveja quem é mais bem sucedido, mas o ponto é que ele, com toda sua inteligencia e cultura, nunca foi atrás de ser alguém na vida, perdeu seu tempo odiando e invejando todos a sua volta.
    Quando ele percebe o quão insignificante é, passa a devanear e delirar no seu subsolo, se martiriza, pune a si mesmo, se vitimiza, mas nunca muda seu modo de agir e pensar, nunca assume responsabilidade alguma, continua o mesmo ser desprezível e tomado de ódio contra o mundo, como se o mundo tivesse culpa do seu fracasso.
    Talvez o problema central deste sujeito seja o de culpar os outros pelos seus fracassos pessoais, sociais, profissionais, etc, ele fica culpando os outros e se afundando no ódio, quando deveria assumir a responsabilidade e buscar evoluir como pessoa, mas ele é incapaz disso, pois se acha perfeito e superior, logo todos estão errados e ele está certo.

    • @MFSSEP
      @MFSSEP 11 місяців тому

      gostei do teu resumo, foi mais o menos isso que entendi tambem

  • @andreripper7076
    @andreripper7076 6 років тому +14

    Material maravilhoso. Parabéns por seu trabalho. Deus lhe abençoe

  • @vilmabelgicaferreira363
    @vilmabelgicaferreira363 3 роки тому +7

    Se o ser humano pensar que a vida é limitada pela morte, então tudo perde o sentido.

  • @brendalopes6225
    @brendalopes6225 Рік тому +1

    Só o professor para explicar esse livro. 👏👏👏👏

  • @fabizabr
    @fabizabr 2 роки тому +2

    Que preciosidade é essa aula! 💎

  • @marschfer5819
    @marschfer5819 2 роки тому +2

    Gratidão!

  • @vilmabelgicaferreira363
    @vilmabelgicaferreira363 3 роки тому +5

    Quem já leu esse escritor e entende a obra adquire subsídio pra analisar as pessoas que estão à volta.

  • @rodrigonusoarts
    @rodrigonusoarts 4 роки тому +20

    Aos 46:35 começa a análise.

  • @joceliodecarvalho8888
    @joceliodecarvalho8888 11 місяців тому

    Que maravilha de exposição.

  • @cristiaeneelohbarbosarebol4489

    simplesmente fantástico......

  • @Persefone-ft8pl
    @Persefone-ft8pl 2 роки тому

    Deus te abençoe sempre 🙏 obrigado por tudo . Sei que não estás mais entre nós . Mas te digo , assim como Olavo de Carvalho , tua obra está viva .

  • @vilmabelgicaferreira363
    @vilmabelgicaferreira363 3 роки тому +3

    Existe pessoas que apresenta traços de comportamento similar a essa personagem, e isso Dostoyesvi tinha a sensibilidade de capitar e transmitir essa característica e permitir ao leitor conhecimento pra analisar as pessoas.

  • @vitortamiello9083
    @vitortamiello9083 Рік тому +2

    Que aula espetacular do professor sobre o livro, com incrível profundidade. De outro lado, equivocou-se quando falava que as obras de Dostoiévski denunciavam o materialismo do século XIX e colocou o Espiritismo como materialista. Profunda falta de conhecimento sobre essa doutrina, já que qualquer lida rápida sobre as obras basilares do Espiritismo deixam claro que um de seus maiores inimigos é justamente o materialismo! Errou sobre um ponto básico da doutrina. Isso ocorre quando algum se mete a falar sobre o que não sabe. De qq forma, a aula é espetacular.

    • @marcosfc5940
      @marcosfc5940 Рік тому +1

      Realmente o Profº Monir acaba muitas vezes divagando e fugindo do essencial das obras.

  • @vilmabelgicaferreira363
    @vilmabelgicaferreira363 3 роки тому +2

    Vaidade e inteligência excessiva não permite conviver com os comuns dos mortais.A conversa não coaduna os ambientes e os objetivos sai fora do foco da pessoa.

  • @rudolphwolfchild1099
    @rudolphwolfchild1099 2 роки тому +2

    01:27:20 Comentário perfeito contra a construção antinatural da ideia de gênero relativo a seres humanos!

  • @rivolela
    @rivolela 4 роки тому +2

    Excelente aula de Nasser. Entretanto, filosoficamente o espiritismo desvaloriza a matéria a favor do espírito. O coreto é afirmar que o espiritismo tem elementos evolucionistas e cristãos, cujo fim é o progresso espiritual e não material.

    • @lucasm7569
      @lucasm7569 2 роки тому +1

      O espiritismo é uma bobagem total. É uma espécie de religião materialista.

  • @LucasVasconcelos1313
    @LucasVasconcelos1313 5 років тому +3

    Amigo, me tire uma dúvida, esse material que está sendo lido está resumido ? Ou é assim mesmo essa versão ? Pq estou lendo um tradução que me parece ter muito mais contexto.

  • @Angelanogueira5
    @Angelanogueira5 3 роки тому +1

    Não estou conseguindo baixar a cronologia. Poderia rever o link do arquivo?

  • @marcovasconcelos7449
    @marcovasconcelos7449 6 років тому +7

    teria como voce disponibilizar esses audios num drive?

    • @mentalfood88
      @mentalfood88  6 років тому +5

      O drive não é meu, eis o link: drive.google.com/drive/folders/0B_jl9sh2kEIKMVg3elY5QkxDMlE

  • @paulomauricio4864
    @paulomauricio4864 2 роки тому +1

    1:17:58 Se Dostoievski fala contra o socialista e o niilista, como Nietzsche teria amado esse livro?

  • @vilmabelgicaferreira363
    @vilmabelgicaferreira363 3 роки тому +1

    O equilíbrio mora no meio,somente a vida do homem de ação faltando o questionamento dos porquês da vida fica muito pobre o espírito do ser humano e inteligência exacerbada aliada a Vaidade é também prejudicial.

  • @CJ-wd2dn
    @CJ-wd2dn 2 роки тому

    01:24:24 anotar

  • @napafagundes
    @napafagundes Рік тому

    Quem escreveu o resumo q ela está lendo?

  • @CJ-wd2dn
    @CJ-wd2dn 2 роки тому

    01:16:04 anotar

  • @CJ-wd2dn
    @CJ-wd2dn 2 роки тому

    01:09:00 anotar

  • @CJ-wd2dn
    @CJ-wd2dn 2 роки тому

    10:30:10 anotar

  • @MarceloHenrique1404
    @MarceloHenrique1404 4 роки тому +2

    Conta inconsciente

  • @anderalvamartinify
    @anderalvamartinify 2 роки тому +1

    Quando descobri a associação do Nasser com o Olavo de Carvalho, foi tudo abaixo. Como é possível?

    • @FlavioVianaJr
      @FlavioVianaJr 2 роки тому

      É possível se você for burro e não enxergar a genialidade do Prof. Olavo

    • @fabizabr
      @fabizabr 2 роки тому +4

      Retenha o que é bom, não seja intransigente! Aí está a sabedoria.

    • @jairoraminho
      @jairoraminho Рік тому +3

      Que coisa ridícula de se falar, meu amigo...

    • @anderalvamartinify
      @anderalvamartinify Рік тому

      @@jairoraminho “Amigo”, mesmo metaforicamente, nem nos seus sonhos. Se digne ao menos de ter uma identidade para comentar.

    • @anderalvamartinify
      @anderalvamartinify Рік тому

      @@fabizabr Sabedoria é ter a compreensão de não existir um meio bom. Intransigência é não saber respeitar a inteligência do outro.

  • @CJ-wd2dn
    @CJ-wd2dn 2 роки тому

    01:16:04 anotar