Complexos Esportivos Incríveis #02 - Centro Esportivo BIT

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 13 жов 2024
  • Para mais vídeos de tecnologia, arquitetura, curiosidades e muito mais se inscreva no canal!
    O Centro Esportivo do BIT é um espaço poliesportivo que faz parte do complexo do Instituto Tecnológico de Pequim, na China. Foi projetado pelo escritório de arquitetura Atelier Alter Architects e inaugurado no ano de 2019. Ele é uma referência na paisagem local e uma das principais portas de acesso ao campus do Instituto em Pequim.
    O projeto busca inspiração na expressividade das montanhas que circundam a cidade e incorpora tópicos lecionados no Instituto Tecnológico como de projeção de trajetória. Os materiais empregados no edifício e sua monumental cobertura remetem à acinzentada paisagem local e à concretude e tortuosidade da Grande Muralha da China, em sintonia com a paisagem histórica e cultural na qual está inserida e também representa a síntese entre a ciência e tecnologia.
    Foi concebido para proporcionar um amplo espaço protegido, adequado ao rigoroso inverno chinês. O projeto conta com ginásio com capacidade para 3000 espectadores, uma piscina olímpica e espaços para a prática de esportes internos como artes maciais. O Centro Esportivo do BIT procura dar forma à um espaço público e acessível, profundamente integrado à vida do campus, a transparência é um convite aos alunos, inspirando encontros e atravessamentos constantemente.
    O projeto procura aproximar diferentes disciplinas criando um espaço fértil para a construção de novas relações entre as ciências e as artes, materializando conceitos e fórmulas abstratas em paredes e planos, formando uma fachada de superfície de dupla curvatura, que se desdobra para definir a forma icônica da cobertura do edifício.
    Vista de longe, a sinuosa cobertura do edifício se revela de uma simplicidade elegante. Entretanto, atrás desta aparente simplicidade esconde-se uma complexa estrutura espacial, a qual se deixa ver pela rica trama de painéis de alumínio que compõe a superfície do forro. Desenvolvida a partir de um modelo paramétrico, os arquitetos do projeto contaram com a valiosa colaboração de uma vasta equipe engenheiros e colaboradores para a compatibilização de todos os sistemas embutidos na estrutura.

КОМЕНТАРІ •