creio que vocação existe, mas vocação não significa que vc já vai, necessariamente, começar bom em algo. vocação é o entendimento de que seu propósito de vida está vinculado à ela. ótimo vídeo.
É aquele ditado né: "Se você não escolher algo, alguém escolherá por você"... Por isso o Brasil é o lugar mais fácil de "fazer" dinheiro enganando trouxa... Agora sobre mim. Software Engineer bem posicionado trabalhando pra gringa, founder de startup e cheio de habilidades legais... Nasci com dom? Só pra dormir mesmo kkk, por que até em matemática eu era ruim, misericórdia... Mas tem uma palavrinha mágica que se chama "TREINOOOOO". Tmj papito
Falta 1 ano pra me Formar em Economia. Depois de trocar duas vezes de curso, iniciei no publicidade e propagando, troquei para Ciencias Sociais e agora na economia. Nenhuma cadeira foi reaproveitada, perdi 5 anos de faculdade. Agora prestes a finalizar a Economia, ainda não me encontrei. Ainda não me sinto feliz. Eu só quero me formar em algo que possa ganhar bastante grana e que não tenha muita concorrência (tipo engenharia, Direito...). Infelizmente, por enquanto, até mudar minha mente. O dinheiro vem em primeiro lugar. Preciso sair da pobreza, mas não quero me contentar com pouco tbm. Estou na geração que viu os Avos cheios de terrenos e a nova geração ganhando com internet, midia. E Eu me sinto perdido nesse meio
Eu estou iniciando. Faço um curso técnico integrado a Desenvolvimento de Sistemas e estou no meu primeiro ano do Ensino Médio. Comecei a estudar para OBI (Olímpiada Brasileira de Informática) e me deparei com muitas matérias a serem estudadas e exercícios difíceis a serem feitos. Eu fiquei me questionando se programação é realmente meu rumo, ou se eu deveria ir para outra área e concluí que realmente, vc está certo. Eu nunca fui muito bom em alguma coisa na minha vida porque eu nunca dediquei tempo suficiente. Sempre estive entre os mais inteligentes da turma, mas ainda sim, uma pessoa mediana. Sempre adorei matemática, e eu vi a programação como uma forma de aplicar e utilizar esse amor que sinto por essa matéria. Como disse, nunca fui muito bom em alguma coisa e sempre vi alguém sendo melhor que eu simplesmente por falta de esforço, falta de diciplina e dedicação. Eu já tentei começar a ler livros, me alimentar bem, ir à academia, mas nunca consegui chegar ao lugar que eu queria, mesmo sendo novo e sabendo que ainda dá tempo para melhorar e mudar, afinal devemos estar sempre em evolução, me sinto atrasado. A cada dia que passa, eu percebo que eu poderia estar vivendo a vida que eu queria, mas não estou, porque não tive disposição para fazer tudo aquilo que seria possível. Vejo outras pessoas alcançando coisas que eu sei que eu também alcançaria se eu me esforçasse mais. Esse é um desabafo e uma forma de expor uma promessa individual para que eu possa cumprí-la: aprender e me tornar um cabuloso na programação e, de quebra, ser bem-sucedido em outras áreas. Talvez daqui uns anos eu releia essa mensagem e perceba o quanto as coisas mudaram para melhor graças à disposição que tive no presente. Abraço!!
Esse vídeo foi um divisor na minha vida. Estou muito insatisfeito com a minha vida hoje, mas decidi que vou ser especialista em programação e fluente em inglês para mudar minha vida. Daqui um ano vou voltar aqui para te agradecer. Muito sucesso irmão!
Poxa cara, esse foi um video necessário, mandou a real mesmo... Sinto na necessidade de compartilhar com pessoas conhecidas que as vezes se sentem inferiores ou incapazes de aprender algo por acharem "não ter vocação"
Existe vocação, só não é o que tu pensa. Vocação é ter afinidade com algo, geralmente por gostar de áreas correlatas desde a infância. Pra programação eu te diria que a "vocação" é o cara gostar de matemática e se interessar por programação desde criança. Pra ser um desenvolvedor que só mexe com CRUD e JavaScript fazendo telinha é fácil, não precisa dessa "vocação", mas nunca será do mesmo nível de alguém que a tem, por isso eu costumo separar entre "desenvolvedor" (medíocre) e "programador" (quem realmente sabe o que tá fazendo).
Fala mestre! Ha um tempo, venho desanimando bastante sobre estudar, principalmente por estudar EAD. Que foi o principal motivo que desanimou, por conta do tipo de ensino. E venho tentando voltar a pegar firme novamente. Pq como mencionei com vc há algum tempo, meio que estagnei, nao consigo evoluir. E sempre com esse pensamento "Cara eu manjo muito de pc, desde de pequeno sempre mechendo, será que essa área não é pra min? será que tenho o dom pra aprender?" E hj assisto esse seu video me dando um tapa na cara kkkkkk Tem muita coisa que sempre coloco na frente do estudo, Principalmente assistir algum seriado ou filme e Bater aquele CS2 maroto. Ja passou da hora de dizer não pra coisas que nao me agregam... Vlw @Micael Mota, hj mais um vez tu abriu minha mente com esse bate papo, Tmj irmão!
Acredito que exista o dom natural, creio que nosso cérebro tende a ter mais facilidade em aprender e assimilar certos conteúdos do que outros, somos todos diferentes e nenhum ser humano é igual ao outro. Tenha em mente que desistir da programação, não é algum exclusivo seu, isso é algum bem comum.
Real. O dom ou talento é desenvolvido na infância, não se nasce com isso. Se vc conhecer a história dos prodígios vai descobrir isso. São muitos anos de prática desde a infância, ao chegar a vida adulta parece um gênio.
Salve Micael, admiro muito a sua história. Acredito muito nas 10k horas, sou programador há 4 anos, mas ainda me questiono se sou bom suficiente todos os dias, mas não desisti e nem vou! Ahhah' vlw mano tmj
Concordo contigo, mas acredito sim que tem profissões que são por vocação, mas programação não é uma delas. Estou estudando programação, primeiro por afinidade a tecnologia desde que me vejo com gente e tbm para usa-la como ferramenta para meus objetivos, financeiros, materiais e pessoais. Está bem difícil, mas como você falou não tem nada que com muito tempo de estudo vc não melhore e aprenda, só perde quem desiste!! Parabéns pelo conteúdo top sempre!! Somos conterrâneos, sou de Feira de Santana.
Novamente Micael me dando um tapa na cara.... sempre falo para meu amigo que não tenho vocação para programação e após ver o vídeo parece que várias coisas conectaram na minha mente e faz total sentido!
Esses vídeos que você tem feito a caminho do trabalho tem sido legal demais. Concordo com você! Pra mim, não existe dom, até porque como você bem falou, ninguém nasce sabendo, ninguém já é bom naquilo desde que veio ao mundo. Te admiro demais!
Que vídeo excelente mano, chegou num excelente momento! O primeiro livro que você mencionou antes do Outliers eu não consegui pegar, você lembra qual é?
É um tema bom para reflexão: referente a jogador de futebol , apenas um treinamento intenso vai tornar uma pessoa boa o suficiente para ser melhor que Messi, Ronaldo, Pelé e CR7? Ronalgo jogou mais do que Robinho pq gostava mais de futebol e pq treinou mais?
"O ser humano nasce como se fosse uma folha em branco'' -Jonh Locke. Jamais deixe alguém dizer sobre o que tu é bom ou não, no final de tudo não há ninguém além de você que vai escrever essa folha.
Vocação sim existe e isso é indiscutível, há coisas/profissões e demais que você jamais conseguirá ser, um exemplo esdrúxulo mas real é que, não importa quanto você treine e se mate pra ser o melhor jogador de basquete, se você possui uma barreira física(ter 1.6m por ex.) isso nunca vai acontecer, porém há sim barreiras que se pode atravessar... Tendo dom ou não você consegue sim se tornar muito bom em algo, você não necessariamente precisa trabalhar com sua vocação, pode usar ela para ajudar os outros, trabalhe com o que da dinheiro. Acha que há 100 anos os homens se preocupavam em trabalhar com o que amam? É óbvio que é um privilégio trabalhar com o que se ama, falo isso por experiência e agradeço à Deus por isso, mas isso não impede você que tem uma dificuldade maior para começar, de se tornar um excelente desenvolvedor :)
Cara, não fala isso. Tem sempre excessões. Olha aqui o jogador mais baixo do NBA tem exatamente 1.6m ua-cam.com/video/lOGj8qM6hQ0/v-deo.htmlsi=YET_KElOKkXs8Qq7
Cara, meu maior objetivo é trabalhar no exterior, planejo seguir na area de programação e até entao meus olhos estavam em ADS. Mas vi muita gente dizendo que por ser um curso curto, muitas vezes nao é reconhecido la fora como curso superior e isso dificulta, é verdade? Compensa mais um bacharel nesse quesito? Eu nao queria um curso tao extenso de 4 anos e sim mais prático como ads
Olá Micael eu sou um dev iniciante mas actualmente estou com muito medo das novas actualizações das IAs dizem que vai substituir os programadores e tal oq você tem a dizer sobre isso?
Eu acho que quando se fala de vocação, tem-se um equívoco associado, acho que queiram falar de "inclinação de habilidades"... Vocação pra mim é fazer algo com total naturalidade, sem esforço algum, e o que é mais normal em T.I é esforço kkkk
E quando falo de inclinação de habilidades, são habilidades construídas/obtidas/adquiridas através da prática através de treinos e problemas, se desenvolve como dito no vídeo.
@@matadordeleoes lembrando que eles também tiveram "sorte" por ter conseguido reconhecimento do futebol e agora jogam em seleções, mas pode ter certeza que esta cheio de gente tão bons quanto eles ou até melhor, que simplesmente foi deixado de lado
Posso estar errado, porém acredito que "vocação" ou "dom" foi um argumento elitista que lançaram para se sentir superiores a maioria. De quebra esse veneno serviu para fazer o pobre continuar pobre, no final é sobre classe, no final também é sobre racismo. Sou de Salvador como você, preto de periferia como você, porém jamais me limitei, apesar das pessoas ao meu redor fizeram o favor de fazer isso por mim, graças a deus eu percebi e me livrei, espero que a maioria dos pretos de periferia também percebam, se depender de mim TODOS meus parentes vão também perceber.
Nem todo mundo possui um senso bom em lógica para se tornar programador mesmo que se esforce, eu já vi pessoas da área de infra-estrutura escrevendo código e entregando resultado funcional mas não conseguia estruturar bem o MVC, usava muito vector para armazenar dados, tudo era custoso para a manutenção e gerava muitos bugs, essa aplicação rodava em uma das maiores rede de lojas de varejo do nordeste e causou um prejuízo de mais de 10 milhões ao cliente, foi aí quando minha empresa assumiu e refez um sistema do zero. Não sei se vc observa o comportamento das pessoas mas já conheci muita gente desatenta na vida sem ser capaz de pensar em coisas mais complexas, já vi gente da área de publicidade elogiando programadores pois disse que participou de uma reunião e viu que a visão deles é muito ampla e conseguia pensar em situações que nem de longe o cara tinha pensado. Imagina o nível de produtividade que uma pessoa da área de lógica consegue acrescentar em outros setores. Ser um bom programador não é só escrever linha de código e por isso acredito sim em vocação. Vc acha somente o esforço e o trabalho duro faz alguém ser capaz de superar por exemplo Pelé, Ronaldo, CR7 na área do futebol, ou trazer uma revolução maior que Albert Einstein ou Tesla?
@@matadordeleoes observo bastante as pessoas sim, com um olhar de empátia e por isso concordo contigo que nem todo mundo vai ter vocação para código, outros vão preferir dançar, outros cantar e outros vao preferir desenhar, o ponto aqui é, uma habilidade não é um dom e sim algo que pode ser desenvolvido, e quanto mais vc gostar do que está fazendo melhor será. Sua habilidade não te torna especial, dito por uma pessoa que já desenvolveu várias ao longo da vida.
@@blacksheep1337 Esse tema de vocação é bem interessante de debater. Deixa eu ver se entendi sua visão: No seu ponto de vista existe vocação, um humano terá vocação para se tornar uma referência naquilo que faz, mas isso não significa dizer que ele só vai ser bom em uma área se tiver vocação naquilo. Mesmo que não seja sua vocação se ele se esforçar e se deficar ele consegue ser um bom profissional mas leva desvantagem para um concorrente que tenha vocação e se esforce no mesmo nível. É mais ou menos isso o que vc acredita?
@@matadordeleoes acredito que todo mundo é capaz de aprender qualquer coisa, mesmo os que sofreram dano cerebral como discrito no livro O poder do hábito, porém se você faz algo que vc ama, claro que vc vai se dedicar mais a ela e consequentemente ser melhor que os demais, porém mesmo a pessoa que não gosta tanto, pode ser um profissional funcional. Exemplo: sou nerd desde cedo, corri campeonatos de games pelo Brasil inteiro e sempre fui bom nisso. Um dia eu decidi que queria aprender a dançar, fui lá, vi videoaulas, fui pra festas e me arrisquei, passei muita vergonha, mas aprendi! Nunca vou ser tão bom quanto um dançarino profissional, más me viro muito bem!
RockLee é prova viva disso.
"Aquele que trabalha duro pode superar um gênio,mas,de nada adianta trabalho duro se você não confia em você mesmo."
creio que vocação existe, mas vocação não significa que vc já vai, necessariamente, começar bom em algo. vocação é o entendimento de que seu propósito de vida está vinculado à ela.
ótimo vídeo.
Você foi cirúrgico 👏🏼👏🏼
Esforço bate talento, sempre!
"Só perde quem desiste..." valeu micael Deus te abençoe!
''O esforço supera o talento.''
É aquele ditado né: "Se você não escolher algo, alguém escolherá por você"... Por isso o Brasil é o lugar mais fácil de "fazer" dinheiro enganando trouxa...
Agora sobre mim. Software Engineer bem posicionado trabalhando pra gringa, founder de startup e cheio de habilidades legais... Nasci com dom? Só pra dormir mesmo kkk, por que até em matemática eu era ruim, misericórdia... Mas tem uma palavrinha mágica que se chama "TREINOOOOO". Tmj papito
Falta 1 ano pra me Formar em Economia. Depois de trocar duas vezes de curso, iniciei no publicidade e propagando, troquei para Ciencias Sociais e agora na economia. Nenhuma cadeira foi reaproveitada, perdi 5 anos de faculdade. Agora prestes a finalizar a Economia, ainda não me encontrei. Ainda não me sinto feliz. Eu só quero me formar em algo que possa ganhar bastante grana e que não tenha muita concorrência (tipo engenharia, Direito...).
Infelizmente, por enquanto, até mudar minha mente. O dinheiro vem em primeiro lugar. Preciso sair da pobreza, mas não quero me contentar com pouco tbm.
Estou na geração que viu os Avos cheios de terrenos e a nova geração ganhando com internet, midia. E Eu me sinto perdido nesse meio
Ótimo o vídeo!!! Quando você estiver dirigindo, se você colocar um AirPods e gravar, acho que vai melhorar o áudio.
Eu estou iniciando. Faço um curso técnico integrado a Desenvolvimento de Sistemas e estou no meu primeiro ano do Ensino Médio. Comecei a estudar para OBI (Olímpiada Brasileira de Informática) e me deparei com muitas matérias a serem estudadas e exercícios difíceis a serem feitos. Eu fiquei me questionando se programação é realmente meu rumo, ou se eu deveria ir para outra área e concluí que realmente, vc está certo. Eu nunca fui muito bom em alguma coisa na minha vida porque eu nunca dediquei tempo suficiente. Sempre estive entre os mais inteligentes da turma, mas ainda sim, uma pessoa mediana. Sempre adorei matemática, e eu vi a programação como uma forma de aplicar e utilizar esse amor que sinto por essa matéria. Como disse, nunca fui muito bom em alguma coisa e sempre vi alguém sendo melhor que eu simplesmente por falta de esforço, falta de diciplina e dedicação. Eu já tentei começar a ler livros, me alimentar bem, ir à academia, mas nunca consegui chegar ao lugar que eu queria, mesmo sendo novo e sabendo que ainda dá tempo para melhorar e mudar, afinal devemos estar sempre em evolução, me sinto atrasado. A cada dia que passa, eu percebo que eu poderia estar vivendo a vida que eu queria, mas não estou, porque não tive disposição para fazer tudo aquilo que seria possível. Vejo outras pessoas alcançando coisas que eu sei que eu também alcançaria se eu me esforçasse mais. Esse é um desabafo e uma forma de expor uma promessa individual para que eu possa cumprí-la: aprender e me tornar um cabuloso na programação e, de quebra, ser bem-sucedido em outras áreas. Talvez daqui uns anos eu releia essa mensagem e perceba o quanto as coisas mudaram para melhor graças à disposição que tive no presente. Abraço!!
Isso aí cara, o primeiro passo é perceber isso. Agora lutar contra si mesmo pra alcançar seus objetivos. E você já sabe que consegue!
Esse vídeo foi um divisor na minha vida. Estou muito insatisfeito com a minha vida hoje, mas decidi que vou ser especialista em programação e fluente em inglês para mudar minha vida. Daqui um ano vou voltar aqui para te agradecer.
Muito sucesso irmão!
Volte mesmo, vou esperar
Poxa cara, esse foi um video necessário, mandou a real mesmo... Sinto na necessidade de compartilhar com pessoas conhecidas que as vezes se sentem inferiores ou incapazes de aprender algo por acharem "não ter vocação"
Compartilhar e vamos crescer juntos
Ótima reflexão, Parabéns pelo conteúdo, Deus continue lhe abençoando sempre !
Existe vocação, só não é o que tu pensa. Vocação é ter afinidade com algo, geralmente por gostar de áreas correlatas desde a infância. Pra programação eu te diria que a "vocação" é o cara gostar de matemática e se interessar por programação desde criança.
Pra ser um desenvolvedor que só mexe com CRUD e JavaScript fazendo telinha é fácil, não precisa dessa "vocação", mas nunca será do mesmo nível de alguém que a tem, por isso eu costumo separar entre "desenvolvedor" (medíocre) e "programador" (quem realmente sabe o que tá fazendo).
Esse formato gravando no carro tá muito bom! Conteúdo top Micael!! Valeu.
obs: gravando na nave
@@viniciusnascimento5711 Verdade kkk
Totalmente verdade 👏👏
Fala mestre! Ha um tempo, venho desanimando bastante sobre estudar, principalmente por estudar EAD. Que foi o principal motivo que desanimou, por conta do tipo de ensino. E venho tentando voltar a pegar firme novamente. Pq como mencionei com vc há algum tempo, meio que estagnei, nao consigo evoluir. E sempre com esse pensamento "Cara eu manjo muito de pc, desde de pequeno sempre mechendo, será que essa área não é pra min? será que tenho o dom pra aprender?" E hj assisto esse seu video me dando um tapa na cara kkkkkk Tem muita coisa que sempre coloco na frente do estudo, Principalmente assistir algum seriado ou filme e Bater aquele CS2 maroto. Ja passou da hora de dizer não pra coisas que nao me agregam... Vlw @Micael Mota, hj mais um vez tu abriu minha mente com esse bate papo, Tmj irmão!
Acredito que exista o dom natural, creio que nosso cérebro tende a ter mais facilidade em aprender e assimilar certos conteúdos do que outros, somos todos diferentes e nenhum ser humano é igual ao outro.
Tenha em mente que desistir da programação, não é algum exclusivo seu, isso é algum bem comum.
Real. O dom ou talento é desenvolvido na infância, não se nasce com isso. Se vc conhecer a história dos prodígios vai descobrir isso. São muitos anos de prática desde a infância, ao chegar a vida adulta parece um gênio.
O livro é “Pense e Enriqueça”
"Bom você se torna!" Excelente reflexão, Micael .. e o formato ficou foda!
Salve Micael, admiro muito a sua história. Acredito muito nas 10k horas, sou programador há 4 anos, mas ainda me questiono se sou bom suficiente todos os dias, mas não desisti e nem vou! Ahhah' vlw mano tmj
Concordo contigo, mas acredito sim que tem profissões que são por vocação, mas programação não é uma delas. Estou estudando programação, primeiro por afinidade a tecnologia desde que me vejo com gente e tbm para usa-la como ferramenta para meus objetivos, financeiros, materiais e pessoais. Está bem difícil, mas como você falou não tem nada que com muito tempo de estudo vc não melhore e aprenda, só perde quem desiste!! Parabéns pelo conteúdo top sempre!! Somos conterrâneos, sou de Feira de Santana.
Queria saber o que houve com o mustang?
Novamente Micael me dando um tapa na cara.... sempre falo para meu amigo que não tenho vocação para programação e após ver o vídeo parece que várias coisas conectaram na minha mente e faz total sentido!
Mindset da Carol Dweck é excelente. Ela fala sobre isso também no livro. Mindset fixo e Mindset de crescimento.
Esses vídeos que você tem feito a caminho do trabalho tem sido legal demais. Concordo com você! Pra mim, não existe dom, até porque como você bem falou, ninguém nasce sabendo, ninguém já é bom naquilo desde que veio ao mundo. Te admiro demais!
@Micaelmota essa reflexão explodiu minha cabeça já estava prestes a dissitir.
Esses video são muito bons sem enrolação e direto ao ponto.
Obrigada pelos videos, Micael!
Que vídeo excelente mano, chegou num excelente momento! O primeiro livro que você mencionou antes do Outliers eu não consegui pegar, você lembra qual é?
É um tema bom para reflexão:
referente a jogador de futebol , apenas um treinamento intenso vai tornar uma pessoa boa o suficiente para ser melhor que Messi, Ronaldo, Pelé e CR7?
Ronalgo jogou mais do que Robinho pq gostava mais de futebol e pq treinou mais?
continua gravando nesse formato!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
tá sensacional
"O ser humano nasce como se fosse uma folha em branco'' -Jonh Locke.
Jamais deixe alguém dizer sobre o que tu é bom ou não, no final de tudo não há ninguém além de você que vai escrever essa folha.
me amarro nos seus videos . sua historia e uma insiracação !
Muito top seus vídeos
Vocação sim existe e isso é indiscutível, há coisas/profissões e demais que você jamais conseguirá ser, um exemplo esdrúxulo mas real é que, não importa quanto você treine e se mate pra ser o melhor jogador de basquete, se você possui uma barreira física(ter 1.6m por ex.) isso nunca vai acontecer, porém há sim barreiras que se pode atravessar...
Tendo dom ou não você consegue sim se tornar muito bom em algo, você não necessariamente precisa trabalhar com sua vocação, pode usar ela para ajudar os outros, trabalhe com o que da dinheiro. Acha que há 100 anos os homens se preocupavam em trabalhar com o que amam?
É óbvio que é um privilégio trabalhar com o que se ama, falo isso por experiência e agradeço à Deus por isso, mas isso não impede você que tem uma dificuldade maior para começar, de se tornar um excelente desenvolvedor :)
Cara, não fala isso. Tem sempre excessões. Olha aqui o jogador mais baixo do NBA tem exatamente 1.6m ua-cam.com/video/lOGj8qM6hQ0/v-deo.htmlsi=YET_KElOKkXs8Qq7
Cara, meu maior objetivo é trabalhar no exterior, planejo seguir na area de programação e até entao meus olhos estavam em ADS. Mas vi muita gente dizendo que por ser um curso curto, muitas vezes nao é reconhecido la fora como curso superior e isso dificulta, é verdade? Compensa mais um bacharel nesse quesito? Eu nao queria um curso tao extenso de 4 anos e sim mais prático como ads
Olá Micael eu sou um dev iniciante mas actualmente estou com muito medo das novas actualizações das IAs dizem que vai substituir os programadores e tal oq você tem a dizer sobre isso?
Eu acho que quando se fala de vocação, tem-se um equívoco associado, acho que queiram falar de "inclinação de habilidades"... Vocação pra mim é fazer algo com total naturalidade, sem esforço algum, e o que é mais normal em T.I é esforço kkkk
E quando falo de inclinação de habilidades, são habilidades construídas/obtidas/adquiridas através da prática através de treinos e problemas, se desenvolve como dito no vídeo.
se aprender tres acordes toca legiao urbana
"So perde quem desiste." é isso.
top
Instala esse drive
O pivete é barril. só deu ideia check!
Ótimas dicas, particularmente não acredito em dom, acredito em dedicação e trabalho duro.
apenas um treinamento intenso vai tornar uma pessoa boa o suficiente para ser melhor que Messi, Ronaldo, Pelé e CR7?
@@matadordeleoes lembrando que eles também tiveram "sorte" por ter conseguido reconhecimento do futebol e agora jogam em seleções, mas pode ter certeza que esta cheio de gente tão bons quanto eles ou até melhor, que simplesmente foi deixado de lado
para mim o áudio esta ok continua assim xomano
Esse pensamento me lembrou do vídeo do Clovis de Barro, "Você tem brio?"
Com sol, re, la e mi vc toca todas as musicas do legiao urbana
👋👋👋
Pera o lado do motorista do carro é no lado direito?
Não, a câmera de self que inverte hehe
Eu sei que tenho um facilidade ! Porém a procastinacao tá tamando meus sonhos!
Posso estar errado, porém acredito que "vocação" ou "dom" foi um argumento elitista que lançaram para se sentir superiores a maioria. De quebra esse veneno serviu para fazer o pobre continuar pobre, no final é sobre classe, no final também é sobre racismo. Sou de Salvador como você, preto de periferia como você, porém jamais me limitei, apesar das pessoas ao meu redor fizeram o favor de fazer isso por mim, graças a deus eu percebi e me livrei, espero que a maioria dos pretos de periferia também percebam, se depender de mim TODOS meus parentes vão também perceber.
Nem todo mundo possui um senso bom em lógica para se tornar programador mesmo que se esforce, eu já vi pessoas da área de infra-estrutura escrevendo código e entregando resultado funcional mas não conseguia estruturar bem o MVC, usava muito vector para armazenar dados, tudo era custoso para a manutenção e gerava muitos bugs, essa aplicação rodava em uma das maiores rede de lojas de varejo do nordeste e causou um prejuízo de mais de 10 milhões ao cliente, foi aí quando minha empresa assumiu e refez um sistema do zero.
Não sei se vc observa o comportamento das pessoas mas já conheci muita gente desatenta na vida sem ser capaz de pensar em coisas mais complexas, já vi gente da área de publicidade elogiando programadores pois disse que participou de uma reunião e viu que a visão deles é muito ampla e conseguia pensar em situações que nem de longe o cara tinha pensado. Imagina o nível de produtividade que uma pessoa da área de lógica consegue acrescentar em outros setores. Ser um bom programador não é só escrever linha de código e por isso acredito sim em vocação. Vc acha somente o esforço e o trabalho duro faz alguém ser capaz de superar por exemplo Pelé, Ronaldo, CR7 na área do futebol, ou trazer uma revolução maior que Albert Einstein ou Tesla?
@@matadordeleoes observo bastante as pessoas sim, com um olhar de empátia e por isso concordo contigo que nem todo mundo vai ter vocação para código, outros vão preferir dançar, outros cantar e outros vao preferir desenhar, o ponto aqui é, uma habilidade não é um dom e sim algo que pode ser desenvolvido, e quanto mais vc gostar do que está fazendo melhor será. Sua habilidade não te torna especial, dito por uma pessoa que já desenvolveu várias ao longo da vida.
@@blacksheep1337 Esse tema de vocação é bem interessante de debater.
Deixa eu ver se entendi sua visão:
No seu ponto de vista existe vocação, um humano terá vocação para se tornar uma referência naquilo que faz, mas isso não significa dizer que ele só vai ser bom em uma área se tiver vocação naquilo.
Mesmo que não seja sua vocação se ele se esforçar e se deficar ele consegue ser um bom profissional mas leva desvantagem para um concorrente que tenha vocação e se esforce no mesmo nível.
É mais ou menos isso o que vc acredita?
@@matadordeleoes acredito que todo mundo é capaz de aprender qualquer coisa, mesmo os que sofreram dano cerebral como discrito no livro O poder do hábito, porém se você faz algo que vc ama, claro que vc vai se dedicar mais a ela e consequentemente ser melhor que os demais, porém mesmo a pessoa que não gosta tanto, pode ser um profissional funcional. Exemplo: sou nerd desde cedo, corri campeonatos de games pelo Brasil inteiro e sempre fui bom nisso. Um dia eu decidi que queria aprender a dançar, fui lá, vi videoaulas, fui pra festas e me arrisquei, passei muita vergonha, mas aprendi! Nunca vou ser tão bom quanto um dançarino profissional, más me viro muito bem!
@@blacksheep1337 ta ok! Obrigado pelo seu tempo. Sucessos para e sua família!
Pretende voltar pra Salvador algum dia ?
Talvez