Timboá assim como Avagã e Dirã são voduns,divindades jêjes,como os yorubás não sabiam ao certo como lidar com essas divindades então decidiram que não dariam cabeça aos mesmos e pra justificar inventaram que eles não pegam cabeça,quer ver como isso é bobagem? Sapatá é vodun,aí eu te pergunto,as pessoas fazem cabeça pra Sapatá? Fazem né? Ele até chega então pra ver como esse negócio de Avagã,Timboá e Dirã não pegarem cabeça é uma bobagem pura.
@@imandre98 Timboá e Avagã são orixás que não trazem prosperidade ao filho. Até se dá cabeça aos dois, porém, é feito mu procedimento no qual primeiro se mata para ambos do lado de fora (na casa de Bará Lodê) e depois em seguida se mata dentro, no caso de um filho de avagã, mata-se para Ogum Onira, já no caso de um filho de Timboá, mata-se para Dirã, para que haja equilíbrio e prosperidade na vida do filho.
Pai Ronei pode me explicar sobre o balé.porque um pai de faleceu,mas antes me falou que eu tinha uma ligação com santa Barbara do balé não entendi nada.
Gostaria que vcs gravassem em um lugar mais silencioso. Pois fica melhor de ouvi los e aprender com os senhores. Obrigada . Axé
7 років тому+2
Obrigado pelo seu comentário, este vídeo foi gravado no local de uma apresentação de alabês, quando oportunizou o encontro com o tão prestigiado alabê Pai Antonio Carlos, mas agradeço o seu comentário e estamos corrigindo estas falhas com a ajuda de vocês.
Obrigado pai Ronei sou tambem de naçao cabinda e sempre preocuro saber sobre nossa amada religiao obrigado teu canal tem um ,seguidor axe pra nos todos
Antonio Carlos já disse, certa vez, que Kamuka é Aganjú, é o Arcanjo Miguel, e agora diz que é Xangô. A mim parece que é Egungun. O melhor que ele disse é: “Não fala bobagem, isso aí fica feio”.
8 років тому+3
Lamento mas a interpretação é dele, e não concordo, pois para mim Xangô Kamuka é um Godô.
Nunca que o kamuká é egungun,egungun é uma divindade muito mais forte,inclusive anda lado a lado com Iku,kamuká é só o ancestral de uma nação que foi inventada aqui.
@@imandre98 certamente muitos cabindeiros acham que o Xango de Waldmar era de um tipo chamado Kamuca. Mais nao exist tal tipo de Xangô em Africa. Kamuca é uma dijina dentro do batuque pra Xango Agodó. Falam que o Xango Agodo de Pai Waldemar era Kamuca Babaruafina o qué nao é certo. A dijina de Waldemar era outra que alguns membros do lado Cabinda deveriam saber. Kamuca significa en yoruba arcaico "se lo va a comer" referencia ao amalá que Xangô receve em oferenda. A dijina define uma qualidade de Xangô Agodó muito violento que só é socegado com oferendas. a Waldemar davam o apelido de Kamuka por seu carater obstinado e irreverente. De esta ralidade a falar que Kamuka é um Xangô trazido por Waldemar desdde Cabinda, Africa, quando Cabinda era territorio bantú e nao cultuava Orixas, ademais de saber que Waldemar, seus pais e avos eram nacidos no Brasil, sem esquecer que Waldemar foi aprontado por Pai Gululu de Xangô chefe de ele ate sua morte como de outros famosos babalorixas, entre os que tem destaque Pai Antoninho de Oxum, deixa as coisas esclarecidas e as narrativas de sacerdotes como Pai Cleon Igbaé que transmitiram uma historia nao certa sobre as origens do lado Cabinda. Por ser o lado mais novo dentro do Batuque tentam algumas pessoas de estavelecer um vinculo diferente com o Batuque fundado pelos outros quatro lados e dois lados perdidos como eram o lado Oiá e o lado Mozambique.
sera que podes me esclrecer algo? sou fã do antonio carlos mas nao entendi oque ele falou, pois ele disse que nao se faz kamuca na cabeça porque o finado WALDEMAR DO KAMUCA NAO TERIA DADO ESSE AXE!!pois bem se ele era do kamuca e tinha obe todos os filhos que ele aprontou herdaram esse axe!!!entao pq nao fazer esse orixa? que ve como algumas coisas se descontradiz ouço falar que nao se faz kamuca pq o falecido nao repassou esse axe continua...
leandro pla , na nação cabinda do RS, os pais de Santo não dão orí a xango de kamuká, em respeito ao Pai Waldemar de xango kamuká, esse orixá é rei da nação cabinda e somente essa nação pode cultuar esse orixá.. Tem yás e babás dentro das outras Nações q dizem que tem esse orixá sento ou filhos com esse orí.. Então lhe peço que observe qnd o pai Antônio Carlos comenta a forma qual é feita a obrigação ao orixá, se vc ainda tens algumas dúvidas com relação a nossa nação cabinda, peço q assista aos vídeos do Pai Cleon De Oxalá, ele tem explicações mais compreensíveis sobre esse assunto.. axé irmão !!!
Nao esquecer que Baba Waldemar só fiz pronta completa uma soa filha, o resto nao. o foram filhos da finada Otilia o incompletos puseram a mae de sua irma maior Mae Palmira e de ela se completaram.
A nação religiosa afro-brasileira Kambina, do Batuque, refere-se a uma nação religiosa criada e estruturada aqui no Brasil, *tanto quanto as outras, e não à alguma cidade ou nação na África. Todas as nações afro-brasileiras são LEGÍTIMAS para o Brasil, e isto inclui a KAMBINA(RS). Alguns sacerdotes tentam equivocadamente afirmar que a KAMBINA se trata de Cambinda, província de Angola, apenas pela semelhança do nome. NÃO EXISTE NEHUMA NAÇÃO RELIGIOSA AFRO-BRASILEIRA, de qualquer segmento, que seja a extensão "pura e legítima" de uma cidade, estado ou nação africana, que exista aqui tal existe em África. O texto acima é trecho da revista : revistaolorun.files.wordpress.com/2018/10/revista-olorun-46.pdf Excelente para estudos e pesquisas sobre nossa religião
4 роки тому+1
Obrigado pelo seu comentário, que pai oxalá lhe abençoe.
Nada esclarecedor kamuká era a digina do xangô de pai Valdemar ou seja ele não poderia assentar o orixá da cabeça dele para os filhos.quem poderia assentar kamuka para outros seria o gululú que fez pai waldemar para esse orixa.simples! criaram muitas lendas e destorceram muito isso.conheci pai Romário de oxalá frequentei a casa dele e até aonde sei ele não era filho de pai Waldemar era neto pois era filho de mãe Madalena de oxum.
Falando em bobagens ... Gostaria de saber como uma pessoa é Alagbe e Babalorixa ao mesmo tempo. Alagbe é um cargo, pertence a Ogan, Ogan "homem iniciado a orixa que nao entra em transe". Se o transe e imprescindível para o cargo sacerdotal, como fica? Porque "tocador de atabaque" ou "tamboreiro" não é Alagbê, Alagbê é o "sacerdote dos instrumentos" só é conferido a Ogãn e nenhum Ogãn pode vir a ser Babalorixá. Baba Kejaiye
Boa tarde meu irmão. Nós somos de batuque e não de candomblé e aqui no batuque sim, alagbes podem ser país de santo pois o transe para nós não é imprescindível e além disso alguns alagbes se ocupam com orixá.
primeiro, que um Alagbe tem q ser pronto pra tocar um batuque , ele pode ser sim um babalorixá e sendo Alagbe , agora pai Antônio Carlos não deve ter pique mais pra tocar um batuque inteiro , por isso fez sua escola de alagbes e passou seus conhecimentos a diante , isso é maravilhoso passar oq aprendeu a vida toda , e deixar pessoas prontas pra isso , sem precisa ficar em "transe" como citou 😘
Eurico Pontes Nunes Cada nação tem seu fundamento. O próprio nago que o senhor prática muito se assemelha com o candomblé mas não prática tudo que tem no candomblé. Em "sua" nação não pode, isso não quer dizer que em outras não possa.
O orixá dos ancestrais é Iku,Iku é o orixá de egum,e o rei dos eguns é egungun,um ser que deveria ter vindo pro batuque pra suprir a parte da ancestralidade e não veio,até hj ninguém sabe de fato quem é kamuká,se é um inkisi,o que rege,de onde veio,nada com nada que colocaram como o rei dos ancetrais assim do nada,como se ele reinasse sobre todo mundo no cemitério e no mundo dos mortos,se passando por cima do verdadeiro rei do cemitério que é Xapanã. Batuque é uma bagunça litúrgica que nem os próprios batuqueiros sabem explicar e qualquer invenção cola.
mil disculpas André. Ikú nao é um Orixa de nada. Ikú é um Ajogun, em todo o Africanismo desde Africa ate a diaspora Americana. Baru de onde vem a dijina Baruafina, é um Orixa especifico que rige no cemeterio. Esse segredo que nao é só a dijina, formam parte dos segredos do fundamento de Xangô na nossa tradicao. Xapaná nao é o Rei do cemeterio. Ele É o orixá da varíola e, conseqüentemente, é o orixá que aplica a punição quando as sociedades humanas se desviam das normas morais e éticas impostas por essa mesma sociedade. por extensão, Xapana é o governante de todas as epidemias e doenças contagiosas. Precisamente, Ikú só recua ante a autoridade de Xapaná. O cemeterio existem muitas coisas alem dos corpos sim vida e sao três Orixa regentes en diferentes questioes de essas coisas. Kamuca como tipo especifico de direccao do axê de Xangô Agodô nao é dono de nada que esteja no cemeterio. A ligacao de ele com os eguns, sim é fundamento, aqui como em qualquer lugar onde se cultue Xangô e que um Orixa tenha ligacao com os mortos nao faz que acreditemos que tem algo que ver com o cemeterio.
@@tiagodelode9368 que eu sei quem rege cemitério é Xapanã e Oyá,essa história de Xangô reger cemitério quem inventou foi a cabinda,pq na cultura yorubá em geral Xangô sequer gosta de assuntos relacionados a morte,ele tem ligação com o mundo dos mortos por ter se suicidado,andando por ele e depois ter voltado a ser orixá,ele ter essa ligação é uma coisa,agora ser regente de cemitério aí já é outra totalmente fora de contexto pra ele. Iku é um grande regente de eguns sim e egungun corresponde diretamente a ele,pois no africanismo,egungun é uma das poucas entidades que são ligadas a morte.
@@migmag5253 exato,Kamuká tem muito mais força pelo Waldemar em si do que pelo próprio orixá,as pessoas acham que o orixá é forte ou é o rei e na verdade quem ra sendo venerado ali é o egum,pq ele sim foi fundador de cabinda e governa tudo através do balé.
Kamuka é uma qualidade de xangô ...mais especificamente xangô do buraco e ele rege sobre os mortos há um itan sobre xapanã oyá e xangô kamuka dá uma olhada e aí você vai se orientar melhor
parabéns ao programa e ao entrevistado digníssimo...
Mas o Antônio Carlos falou que os anjos são feitos junto no assentamento do xangô de camuka
Adorei Parabéns
Obrigado pelo seu comentário, que pai oxalá lhe abençoe.
Pq quando cantam a reza do xango kamuca temos que nos abaixar???
Como ele é o orixá do nosso ancestral fundador ele é venerado como Rei respeito maior a nosso ancestral
Também sou de xangô aganju
Minha mãe tem esse orixá sento na rua , a mãe dela era muito antiga na religião de Cambinda.
Eu queria saber porque timboa nao pega cabeça
Timboá assim como Avagã e Dirã são voduns,divindades jêjes,como os yorubás não sabiam ao certo como lidar com essas divindades então decidiram que não dariam cabeça aos mesmos e pra justificar inventaram que eles não pegam cabeça,quer ver como isso é bobagem? Sapatá é vodun,aí eu te pergunto,as pessoas fazem cabeça pra Sapatá? Fazem né? Ele até chega então pra ver como esse negócio de Avagã,Timboá e Dirã não pegarem cabeça é uma bobagem pura.
@@imandre98 obg pela resposta
@@imandre98 Timboá e Avagã são orixás que não trazem prosperidade ao filho. Até se dá cabeça aos dois, porém, é feito mu procedimento no qual primeiro se mata para ambos do lado de fora (na casa de Bará Lodê) e depois em seguida se mata dentro, no caso de um filho de avagã, mata-se para Ogum Onira, já no caso de um filho de Timboá, mata-se para Dirã, para que haja equilíbrio e prosperidade na vida do filho.
Pai Ronei pode me explicar sobre o balé.porque um pai de faleceu,mas antes me falou que eu tinha uma ligação com santa Barbara do balé não entendi nada.
adorei!!!!!😘😘😘
Obrigado pelo seu comentário, muito axé para voce e sua família.
Pena que o som ficou ruim
adorei o Mestre alagbe admirável seu Carlos ...
Obrigado pelo seu comentário, muito axé para voce.
Axe
pai aontonio carlos sabe muito conheci ele tive prazer de conversa cm ele muito querido axe al canal
Obrigado pelo seu comentário, muito axé para voce e sua família.
GOSTARIA DE SABER SOBRE CASTIGO DO ORIXA E O QUE É A LOMBA NA LINHA DE EXU
a vocè bábá , enseñarnos....
obrigado bábá a bença...
Gostaria que vcs gravassem em um lugar mais silencioso. Pois fica melhor de ouvi los e aprender com os senhores. Obrigada . Axé
Obrigado pelo seu comentário, este vídeo foi gravado no local de uma apresentação de alabês, quando oportunizou o encontro com o tão prestigiado alabê Pai Antonio Carlos, mas agradeço o seu comentário e estamos corrigindo estas falhas com a ajuda de vocês.
mas como pode se fazer serviço para o mesmo?entao nao se tem o axe para fazer serviço tambem? algumas coisas nao se tem respostas convicente
aber entonses si el tuvo solo 5 hijos pronto en nasion y nacimento de zapatata quien iso los otros horixa nesesito q me espliquen
porque no puede llegar si llego en el porque no en otras peesonas alludemen a entendee
show parabens vou mi escrever no canal
Obrigado pelo seu comentário, muito axe para voce e sua família.
Obrigado pai Ronei sou tambem de naçao cabinda e sempre preocuro saber sobre nossa amada religiao obrigado teu canal tem um ,seguidor axe pra nos todos
Antonio Carlos já disse, certa vez, que Kamuka é Aganjú, é o Arcanjo Miguel, e agora diz que é Xangô. A mim parece que é Egungun. O melhor que ele disse é: “Não fala bobagem, isso aí fica feio”.
Lamento mas a interpretação é dele, e não concordo, pois para mim Xangô Kamuka é um Godô.
como assim um godô nao entendi sua colocação
@ xango kamuka e xango agodo são diferentes ou são os mesmos pois sempre disseram que são duas energias diferentes ???
Nunca que o kamuká é egungun,egungun é uma divindade muito mais forte,inclusive anda lado a lado com Iku,kamuká é só o ancestral de uma nação que foi inventada aqui.
@@imandre98 certamente muitos cabindeiros acham que o Xango de Waldmar era de um tipo chamado Kamuca. Mais nao exist tal tipo de Xangô em Africa. Kamuca é uma dijina dentro do batuque pra Xango Agodó. Falam que o Xango Agodo de Pai Waldemar era Kamuca Babaruafina o qué nao é certo. A dijina de Waldemar era outra que alguns membros do lado Cabinda deveriam saber. Kamuca significa en yoruba arcaico "se lo va a comer" referencia ao amalá que Xangô receve em oferenda. A dijina define uma qualidade de Xangô Agodó muito violento que só é socegado com oferendas. a Waldemar davam o apelido de Kamuka por seu carater obstinado e irreverente. De esta ralidade a falar que Kamuka é um Xangô trazido por Waldemar desdde Cabinda, Africa, quando Cabinda era territorio bantú e nao cultuava Orixas, ademais de saber que Waldemar, seus pais e avos eram nacidos no Brasil, sem esquecer que Waldemar foi aprontado por Pai Gululu de Xangô chefe de ele ate sua morte como de outros famosos babalorixas, entre os que tem destaque Pai Antoninho de Oxum, deixa as coisas esclarecidas e as narrativas de sacerdotes como Pai Cleon Igbaé que transmitiram uma historia nao certa sobre as origens do lado Cabinda. Por ser o lado mais novo dentro do Batuque tentam algumas pessoas de estavelecer um vinculo diferente com o Batuque fundado pelos outros quatro lados e dois lados perdidos como eram o lado Oiá e o lado Mozambique.
sera que podes me esclrecer algo? sou fã do antonio carlos mas nao entendi oque ele falou, pois ele disse que nao se faz kamuca na cabeça porque o finado WALDEMAR DO KAMUCA NAO TERIA DADO ESSE AXE!!pois bem se ele era do kamuca e tinha obe todos os filhos que ele aprontou herdaram esse axe!!!entao pq nao fazer esse orixa? que ve como algumas coisas se descontradiz ouço falar que nao se faz kamuca pq o falecido nao repassou esse axe continua...
leandro pla , na nação cabinda do RS, os pais de Santo não dão orí a xango de kamuká, em respeito ao Pai Waldemar de xango kamuká, esse orixá é rei da nação cabinda e somente essa nação pode cultuar esse orixá.. Tem yás e babás dentro das outras Nações q dizem que tem esse orixá sento ou filhos com esse orí.. Então lhe peço que observe qnd o pai Antônio Carlos comenta a forma qual é feita a obrigação ao orixá, se vc ainda tens algumas dúvidas com relação a nossa nação cabinda, peço q assista aos vídeos do Pai Cleon De Oxalá, ele tem explicações mais compreensíveis sobre esse assunto.. axé irmão !!!
Nao esquecer que Baba Waldemar só fiz pronta completa uma soa filha, o resto nao. o foram filhos da finada Otilia o incompletos puseram a mae de sua irma maior Mae Palmira e de ela se completaram.
Tudo Bobagem fala na minha cara!quem sabe sabe o resto é Bobagem kkk
A nação religiosa afro-brasileira Kambina, do Batuque, refere-se a uma nação religiosa criada e estruturada aqui no Brasil, *tanto quanto as outras, e não à alguma cidade ou nação na África. Todas as nações afro-brasileiras são LEGÍTIMAS para o Brasil, e isto inclui a KAMBINA(RS). Alguns sacerdotes tentam equivocadamente afirmar que a KAMBINA se trata de Cambinda, província de Angola, apenas pela semelhança do nome. NÃO EXISTE NEHUMA NAÇÃO RELIGIOSA AFRO-BRASILEIRA, de qualquer segmento, que seja a extensão "pura e legítima" de uma cidade, estado ou nação africana, que exista aqui tal existe em África.
O texto acima é trecho da revista :
revistaolorun.files.wordpress.com/2018/10/revista-olorun-46.pdf
Excelente para estudos e pesquisas sobre nossa religião
Obrigado pelo seu comentário, que pai oxalá lhe abençoe.
@ ase
certo. e voce sabe que sinifica KAMBINDA em yoruba? "quem exige dereitos que nao tem". e tem muito ver com a historia de Waldemar.
onde mora este pai santo ? qual número telefone ?
Pai Ronei de Oxalá, Rio Grande- RS fone 53 984134021
Pai Antonio Carlos de Xangô - Porto Alegre fone 51 996182923
Obrigado pelo seu comentário. axé
Nada esclarecedor kamuká era a digina do xangô de pai Valdemar ou seja ele não poderia assentar o orixá da cabeça dele para os filhos.quem poderia assentar kamuka para outros seria o gululú que fez pai waldemar para esse orixa.simples! criaram muitas lendas e destorceram muito isso.conheci pai Romário de oxalá frequentei a casa dele e até aonde sei ele não era filho de pai Waldemar era neto pois era filho de mãe Madalena de oxum.
Gilmar, Pai Romário é um ancestral da minha família. Gostaria de entrar em contato para algumas informações. Abraço!
Pai Ronei poderia explicar sobre o que é balé?
Egum
Falando em bobagens ...
Gostaria de saber como uma pessoa é Alagbe e Babalorixa ao mesmo tempo.
Alagbe é um cargo, pertence a Ogan, Ogan "homem iniciado a orixa que
nao entra em transe". Se o transe e imprescindível para o cargo
sacerdotal, como fica?
Porque "tocador de atabaque" ou "tamboreiro" não é Alagbê, Alagbê é o "sacerdote dos instrumentos" só é conferido a Ogãn e nenhum Ogãn pode vir a ser Babalorixá.
Baba Kejaiye
Boa tarde meu irmão. Nós somos de batuque e não de candomblé e aqui no batuque sim, alagbes podem ser país de santo pois o transe para nós não é imprescindível e além disso alguns alagbes se ocupam com orixá.
De uma pesquisada no UA-cam mesmo sobre o batuque. Existe um documentário chamado "Batuque gaúcho".
primeiro, que um Alagbe tem q ser pronto pra tocar um batuque , ele pode ser sim um babalorixá e sendo Alagbe , agora pai Antônio Carlos não deve ter pique mais pra tocar um batuque inteiro , por isso fez sua escola de alagbes e passou seus conhecimentos a diante , isso é maravilhoso passar oq aprendeu a vida toda , e deixar pessoas prontas pra isso , sem precisa ficar em "transe" como citou 😘
Eurico Pontes Nunes
Cada nação tem seu fundamento.
O próprio nago que o senhor prática muito se assemelha com o candomblé mas não prática tudo que tem no candomblé.
Em "sua" nação não pode, isso não quer dizer que em outras não possa.
Eurico Pontes Nunes isso no candomble aqui está se falando do BATUQUE DO RIO GRANDE DO SUL
O orixá dos ancestrais é Iku,Iku é o orixá de egum,e o rei dos eguns é egungun,um ser que deveria ter vindo pro batuque pra suprir a parte da ancestralidade e não veio,até hj ninguém sabe de fato quem é kamuká,se é um inkisi,o que rege,de onde veio,nada com nada que colocaram como o rei dos ancetrais assim do nada,como se ele reinasse sobre todo mundo no cemitério e no mundo dos mortos,se passando por cima do verdadeiro rei do cemitério que é Xapanã. Batuque é uma bagunça litúrgica que nem os próprios batuqueiros sabem explicar e qualquer invenção cola.
mil disculpas André. Ikú nao é um Orixa de nada. Ikú é um Ajogun, em todo o Africanismo desde Africa ate a diaspora Americana. Baru de onde vem a dijina Baruafina, é um Orixa especifico que rige no cemeterio. Esse segredo que nao é só a dijina, formam parte dos segredos do fundamento de Xangô na nossa tradicao. Xapaná nao é o Rei do cemeterio. Ele É o orixá da varíola e, conseqüentemente, é o orixá que aplica a punição quando as sociedades humanas se desviam das normas morais e éticas impostas por essa mesma sociedade. por extensão, Xapana é o governante de todas as epidemias e doenças contagiosas. Precisamente, Ikú só recua ante a autoridade de Xapaná.
O cemeterio existem muitas coisas alem dos corpos sim vida e sao três Orixa regentes en diferentes questioes de essas coisas. Kamuca como tipo especifico de direccao do axê de Xangô Agodô nao é dono de nada que esteja no cemeterio. A ligacao de ele com os eguns, sim é fundamento, aqui como em qualquer lugar onde se cultue Xangô e que um Orixa tenha ligacao com os mortos nao faz que acreditemos que tem algo que ver com o cemeterio.
@@tiagodelode9368 que eu sei quem rege cemitério é Xapanã e Oyá,essa história de Xangô reger cemitério quem inventou foi a cabinda,pq na cultura yorubá em geral Xangô sequer gosta de assuntos relacionados a morte,ele tem ligação com o mundo dos mortos por ter se suicidado,andando por ele e depois ter voltado a ser orixá,ele ter essa ligação é uma coisa,agora ser regente de cemitério aí já é outra totalmente fora de contexto pra ele. Iku é um grande regente de eguns sim e egungun corresponde diretamente a ele,pois no africanismo,egungun é uma das poucas entidades que são ligadas a morte.
@@imandre98 agora compredi. estou de acordo com voce. quando li o que tinhe escrito vc achava que era outa a sua reflexao. abrigado. axe.
@@migmag5253 exato,Kamuká tem muito mais força pelo Waldemar em si do que pelo próprio orixá,as pessoas acham que o orixá é forte ou é o rei e na verdade quem ra sendo venerado ali é o egum,pq ele sim foi fundador de cabinda e governa tudo através do balé.
Kamuka é uma qualidade de xangô ...mais especificamente xangô do buraco e ele rege sobre os mortos há um itan sobre xapanã oyá e xangô kamuka dá uma olhada e aí você vai se orientar melhor