Tenho uma empresa de reciclagem, é muito difícil trabalhar com reciclagem no brasil, os impostos sobre o setor inviabilizam e muito o negócio, quem mais sofre é o agente ambiental (catador) que trabalha o dia todo, todos os dias por migalhas. O brasil está muito atrasado neste sentido, enquanto vemos outros setores com isenções e incentivos diversos a reciclagem está esquecida ente nossos governantes. Para mudarmos a realidade da reciclagem precisamos redefinir o processo de produção e consumo também, fugir da economia linear e adotar um conceito de economia circular, que no processo de produção, o item já tem uma reutilização ou reciclagem comprovado para garantir um maior ciclo de vida e menos gasto energético. Os desafios são inúmeros. A Nilce tem razão, somente a união pode mudar o cenário, o problema é político.
Como funciona a viabilidade financeira da sua empresa? Quais são os produtos da reciclagem? Tenho interesse nesse setor mas tenho dificuldade de bolar uma forma viavel ou rentável.
Meu tio tem um galpão de reciclagem (onde ele compra dos catadores e vende o material para outras cooperativas) e hoje não está compensando mais, o preço do plástico caiu, segundo ele, pra 10 centavos o quilo, o que torna inviável a compra do material pra ele, já que tem considerar o transporte, objetos q não podem ser reciclados etc, hoje ele só compra litros de cachaça (q o lucro e em centavos), ferro, latinhas de alumínio, outros tipos de aluminio (desodorante, panela, etc) e garrafas pet de 2L, ja que minha madrasta trabalha fazendo vassouras de garrafa pet
o problema não é a reciclagem ser ou não eficiente, viável ou lucrativo, é que as empresas que lucram com a venda dos produtos não se responsabilizam pelo descarte e destinação final dos seus produtos. os impostos não são a causa de todos os problemas do mundo.
@@gusttavosiqueira6938 Depende. Claro que não é só o imposto, mas a viabilidade é essencial, tem muitos produtos que são recicláveis e inclusive tem o logo da reciclagem na embalagem, porém não são reciclados por conta de inviabilidade econômica. Estamos em um modelo econômico captalista, as coisas precisam ser viáveis economicamente para funcionar. Um exemplo claro são as embalagens de chips (BOPP), de que adianta eu separar, processar, armazenar se na hora de vender ninguém quer comprar!? Por isso comentei da importância do modelo de economia circular, onde o produto na fase de planejamento já tem a preocupação do descarte, desta forma o produto é feito de uma matéria prima que tenha boa aceitação no mercado de recicláveis, para ter certeza que será devidamente processado e voltará a ser matéria prima. Para que algo seja sustentável precisa sustentar o tripé da sustentabilidade: Ambiental, Social e Econômico.
evidente q todo esse papo é chato, n soa natural perder tempo com esses assuntos, e muitas vezes parece até piada ver alguém se preocupando com meio ambiente e indo contra a maré, mas isso é apenas uma falha de concepção de mundo, sanado com a educação na primeira infância
Quem já trabalhou no varejo sabe bem como é, eu mesmo cansei de jogar alimentos próximos do vencimento no lixo porque a empresa prefere deixar estragar do que baixar o preço. Além disso ainda temos que abrir as embalagens pra destruir o produto e deixá-lo impróprio para consumo, enquanto do lado de fora haviam pessoas em situação de rua passando fome e nós funcionários recebíamos apenas 100 reais de vale refeição (isso em uma escala de 6x1). O ápice pra mim foi ter que destruir e jogar fora um urso de 2 metros, super caro, por conta de um buraco do tamanho do meu dedo. Não deixam você costurar e devolver pra prateleira, não deixam você levar pra casa e nem mesmo deixam você colocar na rua pra quem quiser levar. Você é obrigado a esvaziar todo o enchimento e rasgar ele por inteiro.
se não existisse os aproveitadores e os espertos, talvez o destino poderia ser diferente... Ai imagina vc "dando" pra alguém algo próximo a validade e a pessoa passar mal, e depois se achar no direito de processar o supermercado?
@@luancschmitz Sim, eu concordo que no caso de alimentos que já chegaram a esse ponto o correto é descartar, mas antes que isso aconteça é melhor ter um controle eficiente pra conseguir queimar o estoque sem precisar jogar nada no lixo. Antes de pedir demissão conheci um gerente de outra loja que havia desenvolvido um sistema pra isso, espero que tenha dado certo. No caso do urso também é complicado, se a loja der desconto porque o urso tá furado sempre vão ter alguns espertinhos pra furar os outros e tentar levar mais barato também. No fim o problema é evidente, já a solução...
Porque se essas pessoas ficam ruim, quem ofereceu a comida é culpada. Onde eu trabalhava era uma distribuidora de salgadinho, jogavam muita coisa fora e nem para dar para os funcionários ou deixar eles comer. Para ser sincero de vez em quando eles deixam comer um pouco na hora do café, mas nem se compara com fluxo que iria para o lixo.
para a surpresa de 0 pessoas, o sistema paga fortunas para individualizar a culpa de seus problemas, para ter certeza que VOCÊ vai continuar com a consciência limpa para continuar consumindo e mantendo essa barbárie. Basca procurar e olhar ao seu redor, crise global não é resolvível com ação individualizada
galera a solução de imediato é fortalecimento e valorização da reciclagem, e estamos muito longe dessas aspirações, deveria ser lei reciclar e crime n separar o lixo em sua residência
Trabalho junto com uma associação de logística reversa, inclusive com um modelo pioneiro no Brasil em termos de associação. Gente, a associação ainda é pequena, mas já saíram TONELADAS de materiais dos nossos galões para uso em logística reversa. Tem de tudo que não é economicamente viável (ou seja, tudo que a associação de recicláveis rejeita): vidro, pneu, roupa, EPI, marmita, isopor... A lista é grande. Fomentem a logística reversa, ela é tão (ou mais) importante que a reciclagem. Pra quem quiser conhecer nosso trabalho, a associação é APAN, de Unaí/MG.
Um amigo meu trabalhou por anos na Renner na área de projetos. Havia coleções inteiras (toneladas de roupa) que não eram vendidas e a empresa escolhia com frequência queimar tudo, pois era mas barato fazer isso que fazer o transporte ou um descarte apropriado. Eles não doavam também para não afetar a demanda. Essa é uma prática super comum nessa indústria. Infelizmente, como a economia global é baseada em uma cultura de produção e consumo multi-nacional, esse problema se torna muito difícil de lidar, pois teria de envolver toda a cadeia produtiva.
Tem um podcast chamado CIÊNCIA SUJA muito bom, e eles lançaram um episódio recentemente chamado: PLASTIFICADOS PELO SISTEMA que aborda essas questões de uso excessivo de plásticos e a contaminação do meio ambiente com microplásticos. Eles explicam essas questões da reciclagem e alertam para alguns plásticos que se dizem biodegradáveis, mas que na verdade só se fragmentam mais rapidamente em partículas menores contaminando todo o planeta. Recomendo.
@@garotadeprograma2209 de fato é muito bom mesmo. Informação de qualidade, pautado pela ciência e sem tendências ideológicas. Só da uma certa tristeza ver o quanto o estamos tratando mal nosso planeta e a sociedade, enquanto discussões políticas rasas dominam o debate público e parlamentar.
Isso das empresas fingirem é muito real. Eu trabalho no ramo da agricultura aqui no RJ e forneço verduras para a maior distribuidora de verduras, legumes, hortaliças e frutas do RJ, na internet eles tem um discurso lindo de sustentabilidade mas na vida real eles ja me ofereceram agrotóxico proibido no Brasil para "melhorar a produtividade"
Falou tudo cara, hoje o agro usa agrotoxicos que dão câncer, conseguiram passar uma lei pra aprovar esse tipo de agrotóxico pela bancada do agro no congresso. A gente come alimentos que dão câncer pra enriquecer psicopatas.
Quando eu tinha 13 anos, meu professor de artes passou um documentário pra sala chamado "Lixo Extraordinário". O objetivo do documentário em si era mostrar como um fotógrafo transformou o cenário de um lixão no Rio de Janeiro em arte. Mas pra mim, serviu pra me fazer perceber como as coisas simplesmente não "desaparecem" depois que nós jogamos elas fora, elas vão pra algum lugar, muitas vezes um lugar menos desenvolvido, que afeta a vida de milhões de pessoas pobres. Enfim, desde que assisti esse documentário, peguei a causa pra mim, simplesmente dedicarei toda a minha vida a levar conscientização, e *tentar* transformar o mundo em um lugar melhor. Hj tenho 19 anos e estou tentando fazer uma faculdade que me ajude com essa minha missão.
Eu moro no bairro onde feito foi feito esse filme. Era o maior lixão da América Latina. Minha família trabalhava como catadores décadas atrás, foram depositados cerca de 80 milhões de toneladas de lixo ao longo de 34 anos que vinham de todos os lugares, ele encerrou as atividades em 2012. Hoje é uma área reflorestada.
E ainda tem a obsolência programada que cada vez mais os smartphones, smartvs e PCs estão perdendo suporte cedo, estão mais frágeis e consequentemente ficando obsoletos.
Minha TV perdeu 3.linhas depois de 4 anos, sério a TV é nova, mas o concerto custa quase o preço de.uma nova é fica a dúvida, concerta para durar quanto tempo.
@andrevaldirdasilva Verdade a incapacidade de atualizar é uma sacanagem oficial, o cara tem um aparelho totalmente funcional, mas como não atualiza vc acaba sendo levado a troca. Um absurdo!
A Kerastase acabou de fazer uma mega reformulação nas embalagens que é um mega greenwashing. Eles tinham embalagens de vidro, agora relançaram com a embalagem externa de vidro e uma outra embalagem interna que seria o refil em pet, e com menos produto que antes. Ou seja, agora eles introduziram plástico aonde não tinha, e ao reduzir a quantidade ainda vão fazer o consumo de embalagens aumentar para que as pessoas usem a mesma quantidade que antes. E fizeram tudo sob o marketing de ser mais ecológico pois agora se tem refil.
@@brunnaahs Ué mas pq a marca ela mesma decidiu ir pelo caminho de fazer teste animal??? Sendo marca de cosméticos gerais e não cosméticos especiais, tendo só produtos pra cabelo, eles não foram atrás da isenção de testes?
@@bangtanfoxy Na China é obrigatorio o teste em animais, entao para vender lá as empresas testam em animais. Porém empresas éticas preferem nao vender na China para nao ter q realizar esses testes
precisamos de mais vídeos sobre esse assunto para conscientizar a população e nos reunirmos contra o sistema! Pressionem influencers grandes, governantes e as autoridades! Quero viver em um planeta limpo e com futuro para as próximas gerações.
@GGPro2002 eu também! e olha q isso deve fzr mais de 20 anos se pá, deveria tá em alta ao invés de alguns assuntos super fúteis que só estão na mídia pra fzr polêmica desnecessária
Moro na Noruega e acho ridículo a “sustentabilidade” pra inglês ver que eles fazem… na loja que eu trabalho eu tenho que realmente quebrar os produtos com erros de produção antes de descarta-los no lixo… nao chegamos nem a vender com desconto… e os funcionários não podem nunca pegar ou comprar mais barato… e olha que quem criou o termo desenvolvimento sustentável foi a própria Noruega… e ela é vista como a boazinha da história mas com os fiordes todos sujos de lixo, petróleo e mercúrio.
Trabalho em uma loja de roupa muito conhecida nos EUA. É a mesma coisa aqui. Coisas novas que vão pro lixo porque não vendeu e sai mais barato simplesmente descartar do que transferir, pra outra loja ou doar e tal. Funcionários também não podem levar pra casa tem que simplesmente descartar. As pessoas acham que são tipo algumas pessoas e não tem noção mas são quantidades gigantescas.
Tem uma série documental da Netflix chamada Desserviço ao Consumidor em que o quarto episódio chama "A farsa da reciclagem" que fala como estamos sendo enganados desde os anos 1970 sobre a reciclagem de plástico. Aprofunda bem mais nesse assunto e também é bem interessante.
O meu ex professor de geografia era muito ativo sobre essas questões, ele já viajou pra acho que Tailândia ou algum desses países que produzem calçados, ele e alguns amigos, e estavam visitando sweatshops pra (não posso garantir, fazem anos que ele contou sobre isso) creio que fazer um artigo sobre, porque aqui na itália tem esses latões amarelos gigantes onde dizem pra você colocar roupas velhas pra serem "doadas", mas há muitos anos se sabe que essas roupas na verdade geralmente são levadas pra países como a Tailândia e vendidas, ou "desmontadas" por assim dizer, pra reaproveitar o material. Ele disse que visitou a fábrica acho que da Adidas, e via vários desses tênis "doados" chegando, sendo desmontados e os materiais reutilizados (claro que pouco pode ser reaproveitado, mas ainda assim tiram o possível), e os mais inteiros eram revendidos por lá... Ele foi o único professor de geografia que conseguiu me manter genuinamente interessado, porque ele era muito vivido e viajou pelo mundo por anos estudando e conhecendo essas coisas ligadas a reciclagem, fábricas, fazendas etc etc..., então ele conseguia trazer histórias da vida dele pra ensinas sobre muitos assuntos, principalmente quando o assunto era ambientalismo e estilos de vida mais green
Desde criança eu dizia que queria ser estilista, quando cresci me formei em moda e fui trabalhar com design de calçado. Quanto mais tempo eu passava nessa indústria, mais decepcionada e horrorizada eu ficava. A manufatura de couro é simplesmente a coisa mais grotesca que eu já vi em termos de poluição e gasto de água potável, sem falar da exploração animal. Aí fui trabalhar com criação de bolsas e calçados de plástico injetado, desses tipo Melissa (terrível eu sei, mas precisava trabalhar e era o que tinha). Eram SEIS coleções por ano, no mínimo 30 variedades de produtos em cada coleção e eu só conseguia pensar que todo o meu tempo e esforço criativo estavam sendo usados pra criar lixo, isso foi gerando uma culpa absurda em mim e cada dia de trabalho naquele lugar era um sofrimento 😢 Hoje continuo trabalhando com moda, mas na área de ilustração digital e fazem 5 anos que não compro um sapato. Acho que fiquei traumatizada! 😅
Eu trabalhei na H&M aqui em Oslo e chegava caminhões com caixas de roupas que as pessoas levavam nas lojas em troca por suas roupas novas e nosso trabalho era colocar tudo em containers que iriam para doar. Mas agora outros itens novos como tenis e sapatos ja vinham das lojas com furos gigantes para não serem doados e eram destruidos. Mas eu nao sabia qual eram o destino das roupas velhas dos clientes.
Eu não acredito que a industria de roupa seja a pior, nada me tira da cabeça de que a pior em TODOS os sentidos possíveis é a industria de alimentos. A produção é gigantesca e o DESPERDÍCIO é maior ainda, num mundo onde milhões passam fome…
O Leon é muito neurótico kkkkk me identifiquei. Toda vez que eu vejo alguma coisa sobre os problemas mundiais já começo a me policiar, mas infelizmente no quesito da biodegradação se não houver mobilização da grande indústria é impossível fazer mudanças significativas, e realmente acho que é mais fácil que o planeta seja destruido antes de abrirem mão do acumulo de capital em cima da destruição.
Por quase todas as empresas onde eu passei, eu desviei, desde alimento a peças de roupa. Passei por várias empresas que obrigavam os funcionários a descartar o material deles. Como muita gente aqui já relatou, grandes lojistas de roupas e de alimentos, preferem jogar fora do que abaixar o preço ou até mesmo deixarem seus funcionários levarem pra casa. Sempre achei um absurdo.
@@adrianacavilha 1 - O preço baixo acaba dando do prejuízo pois o transporte (frete) e pasteurização(processamento) deixa o produtor no negativo. 2 - Doar não é uma opção, leite bruto não é próprio para consumo. 3 - O descarte é necessário, pois o leite bruto deve ser processado em no máximo 24h após a extração, e se deixar estragar dentro dos containers e caminhões, bom nem preciso dizer né?
Sou modelista há 20 anos no ramo da confecção, vejo q a tecnologia está fazendo aumentar a produção muito além da necessidade das pessoas, além disso cada vez mais pagando mal a todos dessa cadeia !!
Eu sei que é meu relato talvez seja muito pequenino em comparação ao de outras pessoas, mas me deparei com essa situação do grande desperdício da industria de moda/fast fashion por necessidade propria. Para o crescimento do meu pequeno negocio, decidi que aprenderia a costurar ano que vem. Então comecei a pesquisar tudo e mais um pouco relacionado ao assunto no youtube, e isso me levou a aprender um pouco sobre a indústria da moda (high fashion), modelagem, DIYs de costura, tudo isso que vocês falaram nesse video e mais uma coisa que explodiu a minha mente: história da moda, especialmente vestidos da época vitoriana na inglaterra. Descobri que roupas de qualidade eram muito caras e por isso eram bem feitas e tinham muito tecido de sobra para caso a pessoa engordasse ou emagrecesse. Roupas eram feitas para durar!! E vestidos tinham bolsos! Hoje nem sequer temos isso em condições em roupas femininas. Alem da questionavel logica por trás de como rotulam os tamanhos das roupas... Então eu pensei: "Porque diabos paramos de fazer issooo?" Toda essa reflexao unida à um sentimento crescente e constante de que estamos indo rápido demais, consumindo demais e absorvendo constantemente informação demais. Cada vez mais sinto uma vontade de desacelerar e ser mais consciente que me levaram à seguinte decisão: 1. Ano que vem vou comecar a fazer minhas proprias roupas com essa mentalidade de garantir que sejam ajustáveis a longo prazo. 2. Todas serão de linho, lã, algodão... (Orgânicos/biodegradáveis) 3. Se for para adquirir uma peça especifica que eu nao consiga produzir, será através de compra de segunda mão/feiras vintage. 4. As roupas que não me servem serão passadas adiante para outras pessoas. 5. Só posso comprar algo se for absolutamente necessário e não se enquadrar nos pontos anteriores (tipo roupa intima e sapatos biodegradáveis como o Leon falou). Acho que aprender a fazer meus próprios sapatos é um pouco demais...😂 6. E por fim, comprar menos coisas no geral. Ou seja, sei que sou apenas uma pessoa mas tudo começa com educação e consciência do impacto das nossas decisões. Então fico feliz de ver o Leon todo animado com a ideia de plantar o sapato, hehe. Inclusive, obrigada pela sugestão de computador. Eu adorei e vou guardar como referência para o futuro, porque precisamos de mais iniciativas assim. Amo vocês e muito obrigada pelos videos ❤
Menina, eu estou com as mesmas ideias hahaha Eu aproveitei essas promoções de Black Friday em sites de cursos e estava assistindo a uns cursos de costura. Então fui percebendo o tamanho do impacto das vestimentas no ambiente, principalmente as de plástico (poliéster). Mas a verdade é que tbm fiquei na dúvida se até mesmo esses tecidos naturais tbm não causam impacto (óbvio que tudo causa, mas gostaria de entender a proporção). É um assunto complexo. Eu acredito que medidas assim amenizam um pouco, mas talvez a melhor solução seja reduzir o consumo ao máximo. Como vc falou, comprar somente o necessário.
Como foi dito no vídeo, quando as estações ( primavera, verão, outono e inverno) eram sempre iguais, as roupas eram de acordo com o tempo. Eu ( 73 anos) tive uma roupa feita com o cobertor de lã que minha avó trouxe da Itália e repartiu entre os netos, que foi passando para os mais novos durante anos. Usávamos as roupas de fibra natural. Tive aulas sobre história da moda, e o pessoal tingia as roupas com casca de árvores, sementes, etc. Pode notar que nós filmes de época medieval, os camponeses vestem roupas de cores pálidas, porque o vermelho, amarelo, azul forte eram muito caros e raros. Por isso Jesus, N.Sra e as pessoas da realeza eram retratados com essas cores.
eu sou paulista e moro bem perto do centro, e la na Republica tem um predio com varios brechós, eu comprei um casaco de uma marca antiga de cigarro chamada hollywood (R$ 300) e um corta vento da nike (R$ 200), os dois são do fim do seculo passado. E tambem comprei um moletom da nike, mais esportivo que cara... em alguns meses e poucas lavagens ja está muito velho... passem em bons rechós e vcs vão ver oque são peças de qualidade
Uma das coisas que acho bizarro foi a "proibição" de sacolas plásticas no mercado. Pelo menos aqui no DF eles foram proibidos apenas a dar de graça, mas é permitido vender a sacola. O que aconteceu foi aumento de lucro nos mercados, mas aí mesmo quem leva sua própria sacola de casa, 99% dos produtos do mercado estão dentro de embalagens de plástico que não tem utilidade alguma a não ser ir para o lixo depois!
@@gabrielandy9272 infelizmente quando vc depende dos mercados pra poder se alimentar fica difícil, eu levo minha própria sacola reutilizável e não compro, mas oq tô dizendo é q não tem lógica falar q é pelo meio ambiente quando quase tudo lá dentro vai ser embalado em plástico
Sou formada em moda e na minha cidade não tem oportunidades de trabalho na área, mas é polo tech. Atualmente sou designer nesta empresa que produz softwares e máquinas para escalonar a produção das marcas, fazer mais lixo. Quero sair e passar a atuar com moda sustentável, mas admito que não sei por onde começar. - Reciclar tecido é extremamente difícil, a solução seria retornar para o algodão e linho, na contramão do estilo de vida atual (afinal gostamos é de roupa barata e que não amassa). - O brechó não consegue gerar desejo de compra, a aparência não é perfeita a não ser que haja curadoria, o que encarece a peça. - O upcycling é uma solução maravilhosa, porém extremamente cara, não tem como fazer de forma industrial. Resumindo: a sustentabilidade na moda hoje pesa sobre o bolso do consumidor. Procurando por uma luz.
Pra quem trabalha em comércio e setor alimentício essa situação triste já é conhecida. É muito triste ver produtos em perfeita condição sendo destruídos só para manter as vendas
Pra quem trabalha com transporte de resíduos, o conhecimento ainda é mais amplo e, no início, muito assustador. Não é algo que a gente se acostuma com o tempo.
não sei como é ai no canada, mas aqui no brasil sobre tênis, um tênis basicão aqui no brasil e que quase todas as grandes marcas parece que estão produzindo o mesmo tênis com o mesmo valor de 189,00 é mais de 13% do salario mínimo. sendo que um tênis desse que vc usa pra trabalhar todos os dias em 6 meses ele acabou. acho que o Fast Fashion aqui no Brasil não funciona direito pq as roupas são caras, eu sofro pra ter coragem de comprar alguma roupa ou sapato. to usando um tênis com um remendo de jeans que usei pra tampar um buraco.
No Brasil existe Política Nacional de Resíduos Sólidos que diz q toda empresa é responsável pela logística reversa do produto que fabrica. Só não há fiscalização eficiente para tudo.
Galera! Curte aí para eles fazerem um vídeo falando sobre exploração de mão de obra, com trabalho escravo e tudo mais das empresas! Seria bom conhecer umas empresas que se preocupam com isso tb
Aliás tem outra coisa sobre as empresas de celulares, em especial no Brasil: elas n querem que tenhamos formas de rastrear os celulares roubados pq com o roubo isso incentiva a compra de novos celulares, aumentando o lucro da empresa, como se já n bastasse fazer os celulares com os materiais mais frágeis e quebráveis possíveis, tudo para garantir o lucro dos acionistas.
Sou técnico têxtil, os tecidos passam por vários processos químicos, e quando descartados de maneira incorreta esses químicos desprendem , podendo chegar até os lençóis freáticos, na empresa que trabalho tem o processo de reaproveitar o resíduo interno de fio, o produto novo chega ater até 40% de fio reciclado.
E verdade. Eu também não tinha me atentado para isso. Mas o que manda é a comodidade do povo, já é possível fazer isso com os produtos que temos. Mas a indústria é sábia! Nós é que temos que arregaçar as mangas. Leon é o cara!
Eu já sabia sobre só que no meu caso a 3 coisas que me impedem de aderir. A primeira é maior e o preço final que oferecido ao consumidor,o segundo e a necessidade de produtos específicos para o meu tipo de cabelo e terceiro e que mesmo que haja um produto que se encaixe nos dois requisitos anteriores normalmente eles vendem pela Internet e não é algo de fácil acesso a todos.
Tem uma marca que se chama bob (bars over bottles), acho que eh brasileira, não sei... Eles fazem esses produtos em barra há bastante tempo, é legal. Mas nunca usei
13:06 pois eu mesma sou uma mestranda e no laboratório onde trabalho as pesquisas que são conduzidas estão focando no microplástico que respiramos (poeira doméstica tem muito) e nos ftalatos que usam pra deixar o plástico maleável (ingerimos muito)
Fiz faculdade de moda e desde então, eu comecei a optar por roupas feitas só de algodão ou poucos fibras de plastico porque quando você entende o buraco que o fast-fashion nos enfiou é muitoooo grande. Tbm tenho o fator de que eu faço algumas roupas minhas, então consigo diminuir o gasto de tecido, cabe bem em mim e consigo usar a roupa por mais tempo porque fiz costuras resistentes.
A primeira vez que tive contato com essa questão foi em 2014, quando morei em Moçambique. Existe um enorme comércio por lá, do que é chamado em pelos moçambicanos de "roupas calamidades", que são roupas "doadas" pela Europa e são vendidas nos mercados populares do país.
Há pouco tempo trabalhei como engenheiro em uma empresa de reciclagem de garrafas pets, o que chamamos de PCR - pós consumo reciclável. O maior cliente dessa empresa era a marca de "refrigerante preto". Lá tive noção da grande dificuldade e competitividade em consumir matéria-prima (sucata de garrafas pets), tanto pela falta da cultura de reciclagem do consumidor, quanto pelo alto custo do KG da garrafa pet. Já chegou a quade 7 reais o kg da sucata. Vale salientar que quem realmente ganha nesse mercado de sucata pet é o atravessador e não o cantor de cooperativas.
Onossa! Meu projeto de startup é exatamente sobre isso. Tecido sustentável. Estamos fazendo todas essas pesquisas. Nossa opção é confecção com tecidos que nesse descarte ai ela se desintegra com menos tempo no meio ambiente. Mas o difícil é o custo que é mais alto e estamos lutando para conscientizar as pessoas a consumir essas peças. Para reduzir os danos no ser humano e no mundo. Isso mesmo materiais biodegradáveis.
Eu vi esse documentário uns dias atrás e tb fiquei impressionado com o monte de descarte q a gente acaba gerando nessa nossa produção desenfreada. Apesar disso, eu acho q vcs tratam mto bem nesse vídeo o problema q eu tive com esse documentário. O tempo todo ele trata dos problemas, mas põe como solução um "consumo consciente", como se fosse problema e responsabilidade do indivíduo lidar com esses problemas, quando na verdade é uma questão sistêmica. É, inclusive, uma contradição do próprio documentário, pq ele esclarece mto bem como a quantidade de produtos que é descartado independe de demanda de consumo, ou seja, independentemente do quão consciente estejamos com os produtos que consumimos, as empresas vão continuar produzindo desenfreadamente pq n é sobre a proporção do que é consumido onde tá o problema, mas a proporção do que é produzido e isso foge do controle do indivíduo, pq são as empresas que definem a escala da produção e as formas com que se lida com os descartes dessas produções desenfreadas. A única forma de solucionar isso seria como sociedade nós reavaliarmos o nível infinito de produção que a gente têm dentro de um planeta finito de recursos para produzir esses itens que serão consumidos.
Tinha uma coisa engraçada que eu nunca reparava, as propagandas veladas das blogueiras que a gente segue no instagram. Elas mostram alguma coisa que "mudou a vida delas" inocentemente, daí a gente pensa "legal, preciso disso" e pronto, ela te vendeu algo e você nem percebeu. Depois que percebi isso caí na real, estão vendendo coisas pra gente o tempo todo.
Tenho o mesmo pensamento, mas não simplesmente pela quantidade, e sim justamente porque o ser humano é uma praga. Conforme foi falando no vídeo, isso dá lucro. Temos recursos suficientes pra uma grande quantidade de pessoas, não era pra NGM passar fome...mas é isso.
A Nilce e o Leon, são incríveis em todas as falas, mentes sábias e informativas, merecem total reconhecimento, adoro vocês o vosso trabalho é digno de orgulho.
olá Leon e Nilce, meu nome é Evaldo eu sou eng de materiais e gostaria de ajudar com a explicação acerca dos polímeros (plasticos), acerca do simbolo, o simbolo da reciclagem ele é usado no caso destes plasticos que vc mostrou no video para indicar que há a possibilidade destes serem reciclado, porem realmente é MUITO dificil vc trabalhar com a reciclagem destes materias mesmo estes que podem ser recliclados o problema todo é CUSTO, pq quando vc recicla este grupo de plasticos (PET, PEBD, PEAD, PP, PS, PU ...) infelizmente por causa de caracteristicas alem do nosso controle o material resultante é diferente do material se fosse novo e como para readequar os reciclados custa até 200% (especialemente no caso PEBD e PEAD que faz por exemplo sacola de supermercado) a industria obviamente prefere usar plastico novo mais barato. até mesmo essa sacola verde que se diz biodegradavel, NÃO É BIODEGRADAVEL!, mas isso é papo para outra hora.
E nesse assunto entra outras várias questões. Por exemplo, ali nos anos 2000, a moda de "elegância" era mais inalcançável. A gente tinha uma visão de que era pra gente muito rica. Com o Instagram hoje em dia, vários influenciadores ostentando itens luxuosos, caros, faz com que todo mundo queira consumir essas coisas. Então diminui aquele sentimento de "vou ter poucas camisetas aqui neutras, 2 bons casacos, 2 calças e ta ótimo". Agora você tem que ter diversas roupas diferentes, de materiais e cores diferentes, para fazer looks diferentes para ocasiões diferentes. E pq a gente se preocupa muito com isso agora também?? Não só pelo que falei acima, mas também por que "vender sua imagem" se tornou algo extremamente necessário nos dias de hoje. Quem anda "mal vestido", é mal visto pela sociedade atualmente e muitas vezes considerado um péssimo profissional na sua área, em basicamente todas as áreas
Acho que a culpa também é das pessoas que preferem comprar este tipo de roupa de poliéster porque é mais barata. E além disso, parar de comprar tanta roupa. Eu tenho roupas em casa que tem mais de 40 anos.😂😂😂😂 Tecidos de algodão: Tricoline, Popeline, Malha Hering, Linho. Estou voltando a costurar em casa, comprei até uma máquina antiga de pedal a 15 c pretinha. Estou fazendo travesseiros, cobrindo sofá, reformando as roupas antigas, 😅😅😅😅 E os sapatos. Este final de ano vou usar um vestido que eu reformei para o natal e outro para o ano novo😅😅😅😅😅❤❤❤❤ Roupa está ficando muito caro. Não vale a pena comprar todo ano porque vc acaba acumulando muito❤❤❤❤❤
A BBC fez reportagens sobre o tema nos últimos 2 anos e quando vi fiquei indignada. Isso só reforçou minha preferência: é melhor qualidade do que quantidade.
Trabalho a quase 20 anos com "retail" lojas aqui na Florida. Já trabalhei pra várias marcas e é impressionante a quantidade de lixo produzido pelas lojas. Coisas novas que vão pro lixo, coisas com defeito mínimo que vai pro lixo. Fora que um simples item que vc compra tipo uma camiseta produz o que eles chamam de foot print que lixo mesmo já vi uma camiseta só vir em uma caixa sozinha com plástico, gabide de plástico, papel, tudo isso pra chegar a gente jogar tudo isso no lixo pra vender a camiseta e as vezes até acontece de ter algum defeito e a camiseta ir simplesmente pro lixo. Já tive várias crise de consciência trabalhando em loja. Acho que já cheguei a um ponto que não quero mais fazer parte disso.
Galera, sempre que puderem prefiram roupas de algodão, linho, viscose, além de ser mais sustentável é melhor pra vc também, mais fresquinho, diminui cc, só tem vantagens! Eu vivo nas camisetas básicas da C&A, são baratas e 100% algodão. Aproveitem a moda “clean” que é mais simples, tá sendo minha era de ouro não ter que me vestir de forma elaborada pra estar bem.
Parabéns pela produção do video. É impressionante e impactante saber de tudo isso. Entregaram um conteúdo importantíssimo de forma simples, objetiva e descontraída. Obrigado !
Estou fazendo a minha parte: não terei filhos biológicos. A terra está pegando fogo já e infelizmente a maioria das pessoas estão nem um pouco preocupadas em todo lixo acumulado. Procuro consumir de maneira consciente e reciclar o máximo que consigo, mas minha ação individual não passa de perfumaria e quem ganha eleições aqui nessas terras: passadores de boiada tem mais voto que a Marina por exemplo.😢
Esse laptop Frame Work me lembra a proposta do Ivan Ilich em Sociedade Sem Escolas. Ele idealizava algo do tipo, que todos pudessem ter acesso a dispositivos possíveis de serem reparados por seus usuários.
Não sou consumista, assisti a esse documentário e fiquei com um aperto no coração, me senti totalmente impotente em mundo onde a minoria controla a maioria em muitos sentidos !
É complicada essa parada de roupa em país frio... No BR que vivi até os 17 era 1 guarda-roupa de 3 portas que dava e chegava, agora é um closet e o porão cheio de roupa (a esmagadora maioria presentes) e as vezes parece que não dá... Ontem mesmo fui a um ponto de coleta de roupa usada (que tem em toda esquina) e descarreguei a mala do carro de roupas e sapatos pra doação...
VIDEO IMPORTANTÍSSIMO LEON E NILCE, AMO VCS POR ISSO! trazer notícias extremamente relevantes de uma forma leve e atrativa para o público jovem👏🏻💞 admiração extrema
Pressão estatal nunca vai resolver isso Nil, o estado é aparelhado por essas empresas. Infelizmente não tem saída... Nosso mundo vai acabar por conta disso :(
Me lembrou aquele episódio de O Bom Lugar que comenta quão difícil é não fazer mal ao mundo pq comprar uma maçã significa incentivar o uso de agrotóxicos, uso de reservas ambientais para plantio, trabalhadores em condições precárias, etc. Decisões que você faz indiretamente sem nem perceber.
Como Designer de moda, a indústria da moda, polui e muito, mas a culpa não é apenas de um lado, ou outro, mas de todo mundo ter consciência, e digo que a gente nunca vai parar de consumir, mas ter a consciência do que está consumindo é muito importante, e um adendo pro Leon, até as fibras naturais poluem tbm, no caso do algodão com os agrotóxicos...
Essa história de green wash é um assunto antigo, assim como o lance de crédito de carbono só serve como desculpa para as empresas continuarem poluindo e nem sempre essas compras de carbono são feitas de formas corretas. O que a humanidade precisa não é de engenharia ecológica, mas mudar a forma como consumimos as coisas
O problema não está no método de consumo e em quem consome... Está no sistema que permite, perpétua e protege isso. Botar a culpa no consumo é a mesma coisa que botar a culpa da árvore ter pego fogo, por ela ser de madeira.
@ Não estou falando que n devemos consumir, mas como consumimos as coisas, precisamos ter tantas roupas? Ter tantos aparelhos? Colecionar tantas coisas? Comprar coisas que são descartadas logo em seguida como celulares que trocamos todos os anos? E uma coisa que o Leon já apontou é com que material as coisas são feitas. E ai se n mudamos a forma como consumimos as coisas vai ter empresa criando soluções criativas para “salvar o planeta”. O problema que quase todos essas soluções de engenharias quase nunca resolvem o problema. Podemos consumir as coisas, mas precisamos consumir tantas coisas assim? Como quando pedimos comida pelo delivery e vem um monte de embalagens, precisa vir tanta assim? Enquanto não revisarmos nossa relação e o nosso modo de vida, de nada vai adiantar, estaremos apenas caminhando em direção ao abismo.
@danieldesigneroito somos além de induzidos e manipulados a consumir dessa forma, muitas vezes OBRIGADOS. Amigo Daniel, eu entendo cada ponto que você fala, e um dia já pensei assim. Mas isso infelizmente é um raciocínio que não ultrapassa do simples pro complexo. Esperar que todo indivíduo singular crie consciência de consumo para mudar um sistema que é CONTROLADO por quem quer mantê-lo funcionando dessa maneira, é pura e exclusivamente inocência. Não tem um único ato singular que vá mudar isso. A única forma, por mais difícil e distante que seja, de combater isso, é acabar com o sistema que o que faz. E esse mesmo sistema meu querido, vai usar de todo e qualquer subterfúgio para impedir isso. Infelizmente é a realidade Dani. Veja minhas palavras como fraternais e humildes, apenas uso do "ácido" para trazer o peso dessa realização.
Boa sorte, trabalhei na área por quase décadas e está cada vez mais difícil. A tendência é piorar. Pra trocar peças de equipamentos com peça embutida tu precisa de ferramentas que podem custar dezenas de milhares de reais, tudo isso sem o esquema eletrônico pois o fabricante não fornece, com sorte vc acha em algum lugar vendendo, mas não barato. No fim a viabilidade fica bastante comprometida e o cliente não aceita o serviço.
Muito bom! Vídeo extremamente necessário! Obrigado novamente por existirem. Dito isso.... "Consumismo é ruim consumismo é ruim, consumismo é ruim." 5 minutos depois "esse eu vou comprar só pra testar!" Hahahah
Oi gente. Eu moro aqui no Chile, em Iquique, exatamente onde tá o “cemitério” de roupas do Chile. Aqui a população tenta fazer limonada com os limões. Existe uma feira enorme chamada “la quebradilla” onde essencialmente se trata de reaproveitar esses rejeitos dos países desenvolvidos, onde você consegue comprar peças em excelente estado (inclusive com etiquetas as vezes) de marcas muito reverenciadas a 1 dolar. Não resolve mas ao menos recicla.
Existem alguns mercados que são regulados no país. Por exemplo, os fabricantes de pneus pagam para comprar e reciclar os pneus usados que são destinados para outros fins, como para o asfalto por exemplo.
Leon a Natura já tem uma solução para economizar plástico. Ao invés de um creme pronto, você recebe um concentrado que deve ser misturado com água na hora do uso. Essa mistura resulta em um hidratante cremoso, personalizado e super hidratante Ekos Castanha. Faz publi com esse produto adoraria assistir. Amo vocês, Te amo Nilse ❤
@@lari5855sim,é bom consumir produtos cosméticos mais naturais,a validade é menor por não ter tantos conservantes,aí é obrigado a usar tudo e não ter mais de um produto do mesmo😅
Tem 8 anos que minha irmã abriu um Brechó ... Começou com nossas roupas que retiravamos do nosso próprio guarda roupa 👗👖!! O negócio cresceu deu frutos e temos um negócio familiar que ajuda o planeta e muitas pessoas que gostariam de ter uma roupa bonita de marca por um preço pequeno !! Eu mesma compro muito em BRECHÓ !! É uma iniciativa ...
24:48 não precisa proibir, era só dar algum nivel de isenção de imposto para esse tipo de produto e talvez se não tiver resultado aumentar a taxa dos liquidos
Sim! Também acho que esse negócio de proibir não dá certo pra quade nada mas se houver alguma forma de incentivo como isenção de imposto e um produto melhor e mais barato fariam com que naturalmente ele substituísse o outro!
Eu começando a fazer crochê por motivos de autismo e acabei conhecendo a Anne Galante que prega muito sobre slow fashion e que "o futuro é feito a mão". Deu que comecei a me atentar a isso (e por acaso fibras naturais são mais confortáveis pra mim)
trabalho em uma fábrica textil, já na parte do corte dos tecidos para a produção vai muito tecido fora, em um rolo de 500m de tecido, 30% vai fora na maioria das vezes, isso que o lugar que eu trabalho tem uma produção baixa, porque são artigos de "luxo"
Aqui em Itajai-SC há uns anos atrás, foi retirado de um navio, 5 containers para ser separado para o MAPA, e eles não tinham destino, o destino final seria aqui, porém sem endereço, e quando abertos, eram lixos hospitalares, roupas, roupas de cama e outros!
É por isso que eu sou a favor a todo mundo aderir ao naturismo, pois se você não usa roupa não vai precisar produzir elas!!! "Ó NÚ SALVARÁ O MUNDO!!!"😁😁😁
É só as pessoas deixarem de ser vaidosas, sei que tem muita roupa que vai ficando feia com o tempo, mas tem gente que troca simplesmente porque enjoa, e não é pouca gente não. Eu salvo muito minhas roupas simplesmente reforçando costuras que vão abrindo. As costuras de fábrica são quase sempre uma merda, eu vou lá reforço e não dá nem pra ver. Certa vez uma amiga da minha esposa trouxe umas roupas do marido aqui pra minha esposa levar pra doação. As roupas estavam praticamente novas, peguei umas 3 polos, duas bermudas jeans e um jaquetão jeans. Ali devia ter uns 1000 reais fácil, se fosse comprar novo. Isso já tem uns 2 anos, as roupas ainda estão aqui boas e eu usando pra sair kkkkk Minha esposa fica pra fumegar, mas eu to nem aí.
Queria dar um milhão de likes, só pela dica sobre o notebook. Eu ainda não comprei o meu, agora sei qual comprar. Meu irmão era um excelente técnico de manutenção, ele com toda certeza teria este.
Estamos vivendo uma distopia, poucos conseguem enxergar isso, pq o sistema coloca um individualismo acima de tudo, ninguém pensa na sociedade que vive. É triste.
23:30 eu reciclei as embalagens de xampu e condicionador que tinha aqui em casa transformando em porta lapis de cor. se aquecer um pouco eles ficam maleaveis, ai da pra molda-los. são melhores que garrafa de refri pra isso. as de refri dao formas aleatorias, é muito dificil moldar aquilo.
Excelente video. Gente, hoje em dia as pessoas estao comprando muito por causa do instagram, FB, Tic tok etc. Hoje, por exemplo eu vi uma moca em umas dessas lojas comprando horrores, e disse que so usa uma vez para fotos.🤷♀ Eu parei de comprar. Tranquei meu insta e nao faco mais desfile de moda todo final de semana, To pagando minhas dividas que fiz, pra se aparecer nas redes sociais. 😡
Vocês ainda são muito social-democratas, falta radicalização... não tem como falar de consumismo sem criticar o real problema que é o sistema capitalista baseado unica e exclusivamente no lucro e na exploração.
Vi esse documentário no dia que saiu, tenho a mesma opinião sobre a tal IA que eles usam 😂. Mas a mensagem é de suma importância, desde que aderi ao minimalismo, tenho evitado ao máximo o consumismo. Muito bom ter canais no youtube abordando este tema. Mais uma inscrita ✅
Se o plástico fosse proibido, o vídeo que você acabou de assistir não existiria, o UA-cam não existiria, o seu computador ou celular não existiria... Proibir o plástico definitivamente não é opção.
Só que ainda não foi descoberto um material biodegradável, barato e renovável que substitua todas as qualidades petróleo. E o plástico é bastante resistente e versátil, por ser um material excelente, o fim dele causaria um mercado clandestino de plástico e não só a economia como o mundo quebraria, além de não resolver a questão principal que é a obsolecência programada
Tenho uma empresa de reciclagem, é muito difícil trabalhar com reciclagem no brasil, os impostos sobre o setor inviabilizam e muito o negócio, quem mais sofre é o agente ambiental (catador) que trabalha o dia todo, todos os dias por migalhas. O brasil está muito atrasado neste sentido, enquanto vemos outros setores com isenções e incentivos diversos a reciclagem está esquecida ente nossos governantes. Para mudarmos a realidade da reciclagem precisamos redefinir o processo de produção e consumo também, fugir da economia linear e adotar um conceito de economia circular, que no processo de produção, o item já tem uma reutilização ou reciclagem comprovado para garantir um maior ciclo de vida e menos gasto energético. Os desafios são inúmeros.
A Nilce tem razão, somente a união pode mudar o cenário, o problema é político.
Como funciona a viabilidade financeira da sua empresa? Quais são os produtos da reciclagem? Tenho interesse nesse setor mas tenho dificuldade de bolar uma forma viavel ou rentável.
Kkkkkkkkkk ora que inesperado, não damos certo por causa dos altos impostos??
Meu tio tem um galpão de reciclagem (onde ele compra dos catadores e vende o material para outras cooperativas) e hoje não está compensando mais, o preço do plástico caiu, segundo ele, pra 10 centavos o quilo, o que torna inviável a compra do material pra ele, já que tem considerar o transporte, objetos q não podem ser reciclados etc, hoje ele só compra litros de cachaça (q o lucro e em centavos), ferro, latinhas de alumínio, outros tipos de aluminio (desodorante, panela, etc) e garrafas pet de 2L, ja que minha madrasta trabalha fazendo vassouras de garrafa pet
o problema não é a reciclagem ser ou não eficiente, viável ou lucrativo, é que as empresas que lucram com a venda dos produtos não se responsabilizam pelo descarte e destinação final dos seus produtos.
os impostos não são a causa de todos os problemas do mundo.
@@gusttavosiqueira6938 Depende. Claro que não é só o imposto, mas a viabilidade é essencial, tem muitos produtos que são recicláveis e inclusive tem o logo da reciclagem na embalagem, porém não são reciclados por conta de inviabilidade econômica. Estamos em um modelo econômico captalista, as coisas precisam ser viáveis economicamente para funcionar. Um exemplo claro são as embalagens de chips (BOPP), de que adianta eu separar, processar, armazenar se na hora de vender ninguém quer comprar!? Por isso comentei da importância do modelo de economia circular, onde o produto na fase de planejamento já tem a preocupação do descarte, desta forma o produto é feito de uma matéria prima que tenha boa aceitação no mercado de recicláveis, para ter certeza que será devidamente processado e voltará a ser matéria prima. Para que algo seja sustentável precisa sustentar o tripé da sustentabilidade: Ambiental, Social e Econômico.
"ecologia sem luta de classes é jardinagem", Chico Mendes sempre esteve certo
Perfeito
mano pesado de mais essa frase, já ouvi várias vezes mas sempre me parece pesado de mais por ser extremamente fatídico
evidente q todo esse papo é chato, n soa natural perder tempo com esses assuntos, e muitas vezes parece até piada ver alguém se preocupando com meio ambiente e indo contra a maré, mas isso é apenas uma falha de concepção de mundo, sanado com a educação na primeira infância
hurr durr luta de classes hurr durr
@@GabrielFernandes-le2mo prove que você é descolado da realidade sem dizer diretamente que é descolado da realidade
Quem já trabalhou no varejo sabe bem como é, eu mesmo cansei de jogar alimentos próximos do vencimento no lixo porque a empresa prefere deixar estragar do que baixar o preço. Além disso ainda temos que abrir as embalagens pra destruir o produto e deixá-lo impróprio para consumo, enquanto do lado de fora haviam pessoas em situação de rua passando fome e nós funcionários recebíamos apenas 100 reais de vale refeição (isso em uma escala de 6x1).
O ápice pra mim foi ter que destruir e jogar fora um urso de 2 metros, super caro, por conta de um buraco do tamanho do meu dedo. Não deixam você costurar e devolver pra prateleira, não deixam você levar pra casa e nem mesmo deixam você colocar na rua pra quem quiser levar. Você é obrigado a esvaziar todo o enchimento e rasgar ele por inteiro.
Porra bicho a quebra do supermercado que eu trabalhava uma das lojas era 1 milhão de quebra mensal, nós ganhando 20 reais de va/vr...
Que tristeza saber dessas coisas 😢
se não existisse os aproveitadores e os espertos, talvez o destino poderia ser diferente...
Ai imagina vc "dando" pra alguém algo próximo a validade e a pessoa passar mal, e depois se achar no direito de processar o supermercado?
@@luancschmitz Sim, eu concordo que no caso de alimentos que já chegaram a esse ponto o correto é descartar, mas antes que isso aconteça é melhor ter um controle eficiente pra conseguir queimar o estoque sem precisar jogar nada no lixo. Antes de pedir demissão conheci um gerente de outra loja que havia desenvolvido um sistema pra isso, espero que tenha dado certo.
No caso do urso também é complicado, se a loja der desconto porque o urso tá furado sempre vão ter alguns espertinhos pra furar os outros e tentar levar mais barato também.
No fim o problema é evidente, já a solução...
Porque se essas pessoas ficam ruim, quem ofereceu a comida é culpada. Onde eu trabalhava era uma distribuidora de salgadinho, jogavam muita coisa fora e nem para dar para os funcionários ou deixar eles comer. Para ser sincero de vez em quando eles deixam comer um pouco na hora do café, mas nem se compara com fluxo que iria para o lixo.
para a surpresa de 0 pessoas, o sistema paga fortunas para individualizar a culpa de seus problemas, para ter certeza que VOCÊ vai continuar com a consciência limpa para continuar consumindo e mantendo essa barbárie. Basca procurar e olhar ao seu redor, crise global não é resolvível com ação individualizada
Exatamente! Conseguiu resumir tudo que eu pensei nesse vídeo de forma muito sucinta!
Basta procurar*?
Pior, quando dá merda na indústria, eles arrumam um jeito de culpar VOCÊ, vide o consumo exarcebado de água na agropecuária e indústria têxtil
@@ohenriquexxi pois é, uma pessoa pode passar a vida toda economizando toda a água possível que em um minuto a indústria agro joga a economia no lixo
galera a solução de imediato é fortalecimento e valorização da reciclagem, e estamos muito longe dessas aspirações, deveria ser lei reciclar e crime n separar o lixo em sua residência
Trabalho junto com uma associação de logística reversa, inclusive com um modelo pioneiro no Brasil em termos de associação. Gente, a associação ainda é pequena, mas já saíram TONELADAS de materiais dos nossos galões para uso em logística reversa. Tem de tudo que não é economicamente viável (ou seja, tudo que a associação de recicláveis rejeita): vidro, pneu, roupa, EPI, marmita, isopor... A lista é grande. Fomentem a logística reversa, ela é tão (ou mais) importante que a reciclagem. Pra quem quiser conhecer nosso trabalho, a associação é APAN, de Unaí/MG.
Um amigo meu trabalhou por anos na Renner na área de projetos. Havia coleções inteiras (toneladas de roupa) que não eram vendidas e a empresa escolhia com frequência queimar tudo, pois era mas barato fazer isso que fazer o transporte ou um descarte apropriado. Eles não doavam também para não afetar a demanda. Essa é uma prática super comum nessa indústria. Infelizmente, como a economia global é baseada em uma cultura de produção e consumo multi-nacional, esse problema se torna muito difícil de lidar, pois teria de envolver toda a cadeia produtiva.
Nunca mais compro lá
Descartou na atmosfera para respirarmos...
@@Mcllov1n 🙄
Isso é muito comum em varejo de roupas. Nenhuma empresa doa as sobras. É mais vantajoso queimar. Arrisco dizer que todas ou quase todas fazem isso.
A mesma coisa acontece com restaurantes. Jogam muita comida fora. Principalmente os self-services.
Tem um podcast chamado CIÊNCIA SUJA muito bom, e eles lançaram um episódio recentemente chamado: PLASTIFICADOS PELO SISTEMA que aborda essas questões de uso excessivo de plásticos e a contaminação do meio ambiente com microplásticos. Eles explicam essas questões da reciclagem e alertam para alguns plásticos que se dizem biodegradáveis, mas que na verdade só se fragmentam mais rapidamente em partículas menores contaminando todo o planeta. Recomendo.
Obrigada pela dica
Esse podcast é maravilhoso, eu n recomendo só esse de plástico, eu recomendo o podcast inteiro
@@garotadeprograma2209 de fato é muito bom mesmo. Informação de qualidade, pautado pela ciência e sem tendências ideológicas. Só da uma certa tristeza ver o quanto o estamos tratando mal nosso planeta e a sociedade, enquanto discussões políticas rasas dominam o debate público e parlamentar.
Isso das empresas fingirem é muito real. Eu trabalho no ramo da agricultura aqui no RJ e forneço verduras para a maior distribuidora de verduras, legumes, hortaliças e frutas do RJ, na internet eles tem um discurso lindo de sustentabilidade mas na vida real eles ja me ofereceram agrotóxico proibido no Brasil para "melhorar a produtividade"
Falou tudo cara, hoje o agro usa agrotoxicos que dão câncer, conseguiram passar uma lei pra aprovar esse tipo de agrotóxico pela bancada do agro no congresso. A gente come alimentos que dão câncer pra enriquecer psicopatas.
Que importante o seu relato. Obrigada 🙂
É tudo uma máfia social
Nossa!
Quando eu tinha 13 anos, meu professor de artes passou um documentário pra sala chamado "Lixo Extraordinário". O objetivo do documentário em si era mostrar como um fotógrafo transformou o cenário de um lixão no Rio de Janeiro em arte. Mas pra mim, serviu pra me fazer perceber como as coisas simplesmente não "desaparecem" depois que nós jogamos elas fora, elas vão pra algum lugar, muitas vezes um lugar menos desenvolvido, que afeta a vida de milhões de pessoas pobres. Enfim, desde que assisti esse documentário, peguei a causa pra mim, simplesmente dedicarei toda a minha vida a levar conscientização, e *tentar* transformar o mundo em um lugar melhor. Hj tenho 19 anos e estou tentando fazer uma faculdade que me ajude com essa minha missão.
Muito bonito, mas nao vale a pena.
Engenharia ambiental e sanitária, administração ou biologia seriam boas ideias.
Faça gestão ambiental… você pode trabalhar com educação ambiental, para levar essa conscientização e sensibilizar as pessoas!
Eu moro no bairro onde feito foi feito esse filme. Era o maior lixão da América Latina. Minha família trabalhava como catadores décadas atrás, foram depositados cerca de 80 milhões de toneladas de lixo ao longo de 34 anos que vinham de todos os lugares, ele encerrou as atividades em 2012. Hoje é uma área reflorestada.
O artista é o Vik Muniz, FODÁSTICO!
E ainda tem a obsolência programada que cada vez mais os smartphones, smartvs e PCs estão perdendo suporte cedo, estão mais frágeis e consequentemente ficando obsoletos.
Minha TV perdeu 3.linhas depois de 4 anos, sério a TV é nova, mas o concerto custa quase o preço de.uma nova é fica a dúvida, concerta para durar quanto tempo.
O documentário aborda isso também, e fala sobre a luta ao direito do conserto, já que muitos eletrônicos hoje são irreparáveis.
Exatamente desde parar de funcionar os aplicativos do UA-cam, Netflix, etc. Uma das opções é usar o firestick.
@andrevaldirdasilva Verdade a incapacidade de atualizar é uma sacanagem oficial, o cara tem um aparelho totalmente funcional, mas como não atualiza vc acaba sendo levado a troca. Um absurdo!
A Kerastase acabou de fazer uma mega reformulação nas embalagens que é um mega greenwashing. Eles tinham embalagens de vidro, agora relançaram com a embalagem externa de vidro e uma outra embalagem interna que seria o refil em pet, e com menos produto que antes. Ou seja, agora eles introduziram plástico aonde não tinha, e ao reduzir a quantidade ainda vão fazer o consumo de embalagens aumentar para que as pessoas usem a mesma quantidade que antes. E fizeram tudo sob o marketing de ser mais ecológico pois agora se tem refil.
Fora que os bonitos testam em animais para vender na China
@@brunnaahs Ué mas pq a marca ela mesma decidiu ir pelo caminho de fazer teste animal??? Sendo marca de cosméticos gerais e não cosméticos especiais, tendo só produtos pra cabelo, eles não foram atrás da isenção de testes?
Vamos consumir os produtos da B.O.B ( Bars over Bottles)
Verdadeiramente ecológicos.
Todas as embalagens são de papel.
@@stelamaris6577 estava procurando um produto assim. Acho que vou testar.
Vc gosta da qualidade dos produtos?
@@bangtanfoxy Na China é obrigatorio o teste em animais, entao para vender lá as empresas testam em animais. Porém empresas éticas preferem nao vender na China para nao ter q realizar esses testes
Infelizmente o mundo vai acabar pelas mãos das grandes empresas. E o pior de tudo ELES NÃO ESTAO LIGANDO SE O PIOR ACONTECER.
O pior de tudo é ver gente defendnedo elas como se fosse um parente
Assim, o mundo n vai acabar, o ser humano talvez, mas o mundo é difícil
As condições para a vida humana vão acabar, o mundo vai continuar, só não vai ser mais habitável para humanos assim como outros planetas...
E o pior vai acontecer com eles também.
precisamos de mais vídeos sobre esse assunto para conscientizar a população e nos reunirmos contra o sistema! Pressionem influencers grandes, governantes e as autoridades! Quero viver em um planeta limpo e com futuro para as próximas gerações.
Verdade, desde o pré fundamental eu não ouço mais falar de reciclagem, se não fosse o leon e a nilce agora, continuaria sem nem lembrar do assunto
@GGPro2002 eu também! e olha q isso deve fzr mais de 20 anos se pá, deveria tá em alta ao invés de alguns assuntos super fúteis que só estão na mídia pra fzr polêmica desnecessária
Talvez vc devesse começar a pressionar
@@astrid.l2126Se fosse só isso já tinha dado certo então.
Moro na Noruega e acho ridículo a “sustentabilidade” pra inglês ver que eles fazem… na loja que eu trabalho eu tenho que realmente quebrar os produtos com erros de produção antes de descarta-los no lixo… nao chegamos nem a vender com desconto… e os funcionários não podem nunca pegar ou comprar mais barato… e olha que quem criou o termo desenvolvimento sustentável foi a própria Noruega… e ela é vista como a boazinha da história mas com os fiordes todos sujos de lixo, petróleo e mercúrio.
Caramba essa é nova pra mim, obrigada por compartilhar
Ums das maiores culpadas por por poluição de mercúrio de um dos nossos maiores dos na Amazônia vem desse país. Destruiu os ribeirinhos e os índios
Europa sempre exportando coisas ruins, seja lixo ou costumes ruins.
Trabalho em uma loja de roupa muito conhecida nos EUA. É a mesma coisa aqui. Coisas novas que vão pro lixo porque não vendeu e sai mais barato simplesmente descartar do que transferir, pra outra loja ou doar e tal. Funcionários também não podem levar pra casa tem que simplesmente descartar. As pessoas acham que são tipo algumas pessoas e não tem noção mas são quantidades gigantescas.
Se fosse só isso que a noruega fizesse que tem impacto ambiental tudo bem, infelizmente esse é só o topo do iceberg
Tem uma série documental da Netflix chamada Desserviço ao Consumidor em que o quarto episódio chama "A farsa da reciclagem" que fala como estamos sendo enganados desde os anos 1970 sobre a reciclagem de plástico. Aprofunda bem mais nesse assunto e também é bem interessante.
O meu ex professor de geografia era muito ativo sobre essas questões, ele já viajou pra acho que Tailândia ou algum desses países que produzem calçados, ele e alguns amigos, e estavam visitando sweatshops pra (não posso garantir, fazem anos que ele contou sobre isso) creio que fazer um artigo sobre, porque aqui na itália tem esses latões amarelos gigantes onde dizem pra você colocar roupas velhas pra serem "doadas", mas há muitos anos se sabe que essas roupas na verdade geralmente são levadas pra países como a Tailândia e vendidas, ou "desmontadas" por assim dizer, pra reaproveitar o material. Ele disse que visitou a fábrica acho que da Adidas, e via vários desses tênis "doados" chegando, sendo desmontados e os materiais reutilizados (claro que pouco pode ser reaproveitado, mas ainda assim tiram o possível), e os mais inteiros eram revendidos por lá...
Ele foi o único professor de geografia que conseguiu me manter genuinamente interessado, porque ele era muito vivido e viajou pelo mundo por anos estudando e conhecendo essas coisas ligadas a reciclagem, fábricas, fazendas etc etc..., então ele conseguia trazer histórias da vida dele pra ensinas sobre muitos assuntos, principalmente quando o assunto era ambientalismo e estilos de vida mais green
Desde criança eu dizia que queria ser estilista, quando cresci me formei em moda e fui trabalhar com design de calçado. Quanto mais tempo eu passava nessa indústria, mais decepcionada e horrorizada eu ficava. A manufatura de couro é simplesmente a coisa mais grotesca que eu já vi em termos de poluição e gasto de água potável, sem falar da exploração animal. Aí fui trabalhar com criação de bolsas e calçados de plástico injetado, desses tipo Melissa (terrível eu sei, mas precisava trabalhar e era o que tinha). Eram SEIS coleções por ano, no mínimo 30 variedades de produtos em cada coleção e eu só conseguia pensar que todo o meu tempo e esforço criativo estavam sendo usados pra criar lixo, isso foi gerando uma culpa absurda em mim e cada dia de trabalho naquele lugar era um sofrimento 😢
Hoje continuo trabalhando com moda, mas na área de ilustração digital e fazem 5 anos que não compro um sapato. Acho que fiquei traumatizada! 😅
E esses sapatos da Melissa dói sola do pé,da chulé,é caro e ainda estraga rápido
Eu trabalhei na H&M aqui em Oslo e chegava caminhões com caixas de roupas que as pessoas levavam nas lojas em troca por suas roupas novas e nosso trabalho era colocar tudo em containers que iriam para doar. Mas agora outros itens novos como tenis e sapatos ja vinham das lojas com furos gigantes para não serem doados e eram destruidos. Mas eu nao sabia qual eram o destino das roupas velhas dos clientes.
Eu não acredito que a industria de roupa seja a pior, nada me tira da cabeça de que a pior em TODOS os sentidos possíveis é a industria de alimentos. A produção é gigantesca e o DESPERDÍCIO é maior ainda, num mundo onde milhões passam fome…
E a farmaceutica
O Leon é muito neurótico kkkkk
me identifiquei.
Toda vez que eu vejo alguma coisa sobre os problemas mundiais já começo a me policiar, mas infelizmente no quesito da biodegradação se não houver mobilização da grande indústria é impossível fazer mudanças significativas, e realmente acho que é mais fácil que o planeta seja destruido antes de abrirem mão do acumulo de capital em cima da destruição.
Infelizmente não é de hoje que tudo isso é falado e adivinha ?! Continuamos na mesma e um triste fim já decretado ao futuro
Nunca muda
Por quase todas as empresas onde eu passei, eu desviei, desde alimento a peças de roupa. Passei por várias empresas que obrigavam os funcionários a descartar o material deles. Como muita gente aqui já relatou, grandes lojistas de roupas e de alimentos, preferem jogar fora do que abaixar o preço ou até mesmo deixarem seus funcionários levarem pra casa. Sempre achei um absurdo.
Nunca esqueço os protestos de produtores jogando leite por causa de preço baixo.
Eu também fico indignado, mas se um digníssimo funcionário levar pra casa e passar mal, pode processar a empresa.
@@adrianacavilha
1 - O preço baixo acaba dando do prejuízo pois o transporte (frete) e pasteurização(processamento) deixa o produtor no negativo.
2 - Doar não é uma opção, leite bruto não é próprio para consumo.
3 - O descarte é necessário, pois o leite bruto deve ser processado em no máximo 24h após a extração, e se deixar estragar dentro dos containers e caminhões, bom nem preciso dizer né?
Sou modelista há 20 anos no ramo da confecção, vejo q a tecnologia está fazendo aumentar a produção muito além da necessidade das pessoas, além disso cada vez mais pagando mal a todos dessa cadeia !!
@@cacacobraisso pode até ser vdd para produtos alimentícios, mas pra grande maioria dos produtos nao
Eu sei que é meu relato talvez seja muito pequenino em comparação ao de outras pessoas, mas me deparei com essa situação do grande desperdício da industria de moda/fast fashion por necessidade propria. Para o crescimento do meu pequeno negocio, decidi que aprenderia a costurar ano que vem. Então comecei a pesquisar tudo e mais um pouco relacionado ao assunto no youtube, e isso me levou a aprender um pouco sobre a indústria da moda (high fashion), modelagem, DIYs de costura, tudo isso que vocês falaram nesse video e mais uma coisa que explodiu a minha mente: história da moda, especialmente vestidos da época vitoriana na inglaterra. Descobri que roupas de qualidade eram muito caras e por isso eram bem feitas e tinham muito tecido de sobra para caso a pessoa engordasse ou emagrecesse. Roupas eram feitas para durar!! E vestidos tinham bolsos! Hoje nem sequer temos isso em condições em roupas femininas. Alem da questionavel logica por trás de como rotulam os tamanhos das roupas... Então eu pensei: "Porque diabos paramos de fazer issooo?" Toda essa reflexao unida à um sentimento crescente e constante de que estamos indo rápido demais, consumindo demais e absorvendo constantemente informação demais. Cada vez mais sinto uma vontade de desacelerar e ser mais consciente que me levaram à seguinte decisão:
1. Ano que vem vou comecar a fazer minhas proprias roupas com essa mentalidade de garantir que sejam ajustáveis a longo prazo.
2. Todas serão de linho, lã, algodão... (Orgânicos/biodegradáveis)
3. Se for para adquirir uma peça especifica que eu nao consiga produzir, será através de compra de segunda mão/feiras vintage.
4. As roupas que não me servem serão passadas adiante para outras pessoas.
5. Só posso comprar algo se for absolutamente necessário e não se enquadrar nos pontos anteriores (tipo roupa intima e sapatos biodegradáveis como o Leon falou). Acho que aprender a fazer meus próprios sapatos é um pouco demais...😂
6. E por fim, comprar menos coisas no geral.
Ou seja, sei que sou apenas uma pessoa mas tudo começa com educação e consciência do impacto das nossas decisões. Então fico feliz de ver o Leon todo animado com a ideia de plantar o sapato, hehe. Inclusive, obrigada pela sugestão de computador. Eu adorei e vou guardar como referência para o futuro, porque precisamos de mais iniciativas assim.
Amo vocês e muito obrigada pelos videos ❤
Menina, eu estou com as mesmas ideias hahaha
Eu aproveitei essas promoções de Black Friday em sites de cursos e estava assistindo a uns cursos de costura. Então fui percebendo o tamanho do impacto das vestimentas no ambiente, principalmente as de plástico (poliéster). Mas a verdade é que tbm fiquei na dúvida se até mesmo esses tecidos naturais tbm não causam impacto (óbvio que tudo causa, mas gostaria de entender a proporção). É um assunto complexo.
Eu acredito que medidas assim amenizam um pouco, mas talvez a melhor solução seja reduzir o consumo ao máximo. Como vc falou, comprar somente o necessário.
@@AnaSilva-tl1zyeu li que a viscose e o linho são os tecidos que se decompõe mais rápido,por serem naturais
Quando abrir sua loja,me diga o nome que quero comprar 😊
Como foi dito no vídeo, quando as estações ( primavera, verão, outono e inverno) eram sempre iguais, as roupas eram de acordo com o tempo. Eu ( 73 anos) tive uma roupa feita com o cobertor de lã que minha avó trouxe da Itália e repartiu entre os netos, que foi passando para os mais novos durante anos. Usávamos as roupas de fibra natural. Tive aulas sobre história da moda, e o pessoal tingia as roupas com casca de árvores, sementes, etc. Pode notar que nós filmes de época medieval, os camponeses vestem roupas de cores pálidas, porque o vermelho, amarelo, azul forte eram muito caros e raros. Por isso Jesus, N.Sra e as pessoas da realeza eram retratados com essas cores.
eu sou paulista e moro bem perto do centro, e la na Republica tem um predio com varios brechós, eu comprei um casaco de uma marca antiga de cigarro chamada hollywood (R$ 300) e um corta vento da nike (R$ 200), os dois são do fim do seculo passado.
E tambem comprei um moletom da nike, mais esportivo que cara... em alguns meses e poucas lavagens ja está muito velho... passem em bons rechós e vcs vão ver oque são peças de qualidade
Uma das coisas que acho bizarro foi a "proibição" de sacolas plásticas no mercado. Pelo menos aqui no DF eles foram proibidos apenas a dar de graça, mas é permitido vender a sacola. O que aconteceu foi aumento de lucro nos mercados, mas aí mesmo quem leva sua própria sacola de casa, 99% dos produtos do mercado estão dentro de embalagens de plástico que não tem utilidade alguma a não ser ir para o lixo depois!
Verdade
Moro no DF e os mercados pequenos continuam dando sacolas sem cobrar
@@shot0015 tem q ser pequeno mesmo. Pq a maioria tá vendendo a 15 centavos a sacola plástica
@@christophergarcia6675 o certo é boicotar.
@@gabrielandy9272 infelizmente quando vc depende dos mercados pra poder se alimentar fica difícil, eu levo minha própria sacola reutilizável e não compro, mas oq tô dizendo é q não tem lógica falar q é pelo meio ambiente quando quase tudo lá dentro vai ser embalado em plástico
Sou formada em moda e na minha cidade não tem oportunidades de trabalho na área, mas é polo tech. Atualmente sou designer nesta empresa que produz softwares e máquinas para escalonar a produção das marcas, fazer mais lixo. Quero sair e passar a atuar com moda sustentável, mas admito que não sei por onde começar.
- Reciclar tecido é extremamente difícil, a solução seria retornar para o algodão e linho, na contramão do estilo de vida atual (afinal gostamos é de roupa barata e que não amassa).
- O brechó não consegue gerar desejo de compra, a aparência não é perfeita a não ser que haja curadoria, o que encarece a peça.
- O upcycling é uma solução maravilhosa, porém extremamente cara, não tem como fazer de forma industrial.
Resumindo: a sustentabilidade na moda hoje pesa sobre o bolso do consumidor.
Procurando por uma luz.
Sobre a reciclagem .♻️ lembrei da frase do Julios: " se não pagar nada o desconto é maior "
Assisti esse documentário a poucos dias, é exatamente isso, as empresas tão pouco se lixando pro mundo, enquanto tiver dando lucro vale tudo.
Pra quem trabalha em comércio e setor alimentício essa situação triste já é conhecida. É muito triste ver produtos em perfeita condição sendo destruídos só para manter as vendas
esse fenomeno existe desde a queima de sacas de café, e vai continuar enquanto o acumulo de capital for a prioridade
Pra quem trabalha com transporte de resíduos, o conhecimento ainda é mais amplo e, no início, muito assustador. Não é algo que a gente se acostuma com o tempo.
Ai vai tudo mudar pra rural😂😅@@pamonyaart
não sei como é ai no canada, mas aqui no brasil sobre tênis, um tênis basicão aqui no brasil e que quase todas as grandes marcas parece que estão produzindo o mesmo tênis com o mesmo valor de 189,00 é mais de 13% do salario mínimo. sendo que um tênis desse que vc usa pra trabalhar todos os dias em 6 meses ele acabou. acho que o Fast Fashion aqui no Brasil não funciona direito pq as roupas são caras, eu sofro pra ter coragem de comprar alguma roupa ou sapato. to usando um tênis com um remendo de jeans que usei pra tampar um buraco.
No Brasil existe Política Nacional de Resíduos Sólidos que diz q toda empresa é responsável pela logística reversa do produto que fabrica. Só não há fiscalização eficiente para tudo.
Galera! Curte aí para eles fazerem um vídeo falando sobre exploração de mão de obra, com trabalho escravo e tudo mais das empresas! Seria bom conhecer umas empresas que se preocupam com isso tb
Aliás tem outra coisa sobre as empresas de celulares, em especial no Brasil: elas n querem que tenhamos formas de rastrear os celulares roubados pq com o roubo isso incentiva a compra de novos celulares, aumentando o lucro da empresa, como se já n bastasse fazer os celulares com os materiais mais frágeis e quebráveis possíveis, tudo para garantir o lucro dos acionistas.
Sou técnico têxtil, os tecidos passam por vários processos químicos, e quando descartados de maneira incorreta esses químicos desprendem , podendo chegar até os lençóis freáticos, na empresa que trabalho tem o processo de reaproveitar o resíduo interno de fio, o produto novo chega ater até 40% de fio reciclado.
Oi, trabalha com tecelagem ou tinturaria/estamparia? 😅
Essa coisa de cosméticos em barra abriu a minha mente, nunca imaginei essa opção 😮 isso é incrível
E verdade. Eu também não tinha me atentado para isso. Mas o que manda é a comodidade do povo, já é possível fazer isso com os produtos que temos. Mas a indústria é sábia! Nós é que temos que arregaçar as mangas. Leon é o cara!
Eu já sabia sobre só que no meu caso a 3 coisas que me impedem de aderir. A primeira é maior e o preço final que oferecido ao consumidor,o segundo e a necessidade de produtos específicos para o meu tipo de cabelo e terceiro e que mesmo que haja um produto que se encaixe nos dois requisitos anteriores normalmente eles vendem pela Internet e não é algo de fácil acesso a todos.
Eu conheço algumas marcas de shampoo e condicionador em barra mas são muito caros, nunca consegui nem testar
Tem uma marca que se chama bob (bars over bottles), acho que eh brasileira, não sei... Eles fazem esses produtos em barra há bastante tempo, é legal. Mas nunca usei
Já usei, é bem boa e dura muito tempo. Vale a pena @@agente0raposa
CA PI TA LIS MO.......
Vai matar os pobres
13:06 pois eu mesma sou uma mestranda e no laboratório onde trabalho as pesquisas que são conduzidas estão focando no microplástico que respiramos (poeira doméstica tem muito) e nos ftalatos que usam pra deixar o plástico maleável (ingerimos muito)
Fiz faculdade de moda e desde então, eu comecei a optar por roupas feitas só de algodão ou poucos fibras de plastico porque quando você entende o buraco que o fast-fashion nos enfiou é muitoooo grande. Tbm tenho o fator de que eu faço algumas roupas minhas, então consigo diminuir o gasto de tecido, cabe bem em mim e consigo usar a roupa por mais tempo porque fiz costuras resistentes.
Eu vi algum relacionado a roupas feito de derivado da m@conh@,que é bem sustentável!!
canhamo@@joaopedro8018
Eu tenho interesse nesse assunto. Quais tecidos são mais prejudiciais e quais são mais biodegradáveis?
@@blackoutstuffos biodegradáreis são viscose e linho,e os piores pra de decompor na natureza é o poliéster
Poxa que legal. Quais os tecidos seriam menos prejudiciais?
atualmente o único canal que assisto todos os videos
Eu tb!
😅😂
A primeira vez que tive contato com essa questão foi em 2014, quando morei em Moçambique. Existe um enorme comércio por lá, do que é chamado em pelos moçambicanos de "roupas calamidades", que são roupas "doadas" pela Europa e são vendidas nos mercados populares do país.
Há pouco tempo trabalhei como engenheiro em uma empresa de reciclagem de garrafas pets, o que chamamos de PCR - pós consumo reciclável. O maior cliente dessa empresa era a marca de "refrigerante preto". Lá tive noção da grande dificuldade e competitividade em consumir matéria-prima (sucata de garrafas pets), tanto pela falta da cultura de reciclagem do consumidor, quanto pelo alto custo do KG da garrafa pet. Já chegou a quade 7 reais o kg da sucata. Vale salientar que quem realmente ganha nesse mercado de sucata pet é o atravessador e não o cantor de cooperativas.
Onossa! Meu projeto de startup é exatamente sobre isso. Tecido sustentável. Estamos fazendo todas essas pesquisas. Nossa opção é confecção com tecidos que nesse descarte ai ela se desintegra com menos tempo no meio ambiente. Mas o difícil é o custo que é mais alto e estamos lutando para conscientizar as pessoas a consumir essas peças. Para reduzir os danos no ser humano e no mundo. Isso mesmo materiais biodegradáveis.
Qual material? Algodão? Linho?
Ela já está em operação? Se tiver um @ eu gostaria de seguir ❤
@@LILY-ic8pe Algodão Orgânico, malha modal e seda orgânica.
Eu vi esse documentário uns dias atrás e tb fiquei impressionado com o monte de descarte q a gente acaba gerando nessa nossa produção desenfreada. Apesar disso, eu acho q vcs tratam mto bem nesse vídeo o problema q eu tive com esse documentário. O tempo todo ele trata dos problemas, mas põe como solução um "consumo consciente", como se fosse problema e responsabilidade do indivíduo lidar com esses problemas, quando na verdade é uma questão sistêmica. É, inclusive, uma contradição do próprio documentário, pq ele esclarece mto bem como a quantidade de produtos que é descartado independe de demanda de consumo, ou seja, independentemente do quão consciente estejamos com os produtos que consumimos, as empresas vão continuar produzindo desenfreadamente pq n é sobre a proporção do que é consumido onde tá o problema, mas a proporção do que é produzido e isso foge do controle do indivíduo, pq são as empresas que definem a escala da produção e as formas com que se lida com os descartes dessas produções desenfreadas. A única forma de solucionar isso seria como sociedade nós reavaliarmos o nível infinito de produção que a gente têm dentro de um planeta finito de recursos para produzir esses itens que serão consumidos.
Meu filho era super fã de vocês, ele faleceu esse ano por complicações cardíaca. Bateu saudade!
Tinha uma coisa engraçada que eu nunca reparava, as propagandas veladas das blogueiras que a gente segue no instagram. Elas mostram alguma coisa que "mudou a vida delas" inocentemente, daí a gente pensa "legal, preciso disso" e pronto, ela te vendeu algo e você nem percebeu. Depois que percebi isso caí na real, estão vendendo coisas pra gente o tempo todo.
sem contar que isso é propaganda não sinalizada, que é crime
Acho incrível o jeito que vcs SEMPRE conscientizam o público! Continuem assim, é sempre muito bom!
No final das contas, eu não consigo acreditar que a espécie humana seja viável nessa quantidade que existe
👍
Tenho o mesmo pensamento, mas não simplesmente pela quantidade, e sim justamente porque o ser humano é uma praga. Conforme foi falando no vídeo, isso dá lucro. Temos recursos suficientes pra uma grande quantidade de pessoas, não era pra NGM passar fome...mas é isso.
Também penso assim...porque será que nossa destruição total ainda não aconteceu?
O consumo em tudo é quase 0. Reaproveito tudo. Hoje às coisas são programado para tempo de vida. Infelizmente é muito triste. Ninguém aguenta mais.
23:37 O pior que até as coisas que são para adicionar a água em casa, como o miojo e o sabonete, estão utilizando plástico e não papel.
E a pipoca pra microondas, que vem num saco de papel, dentro de uma embalagem de plástico...
A Nilce e o Leon, são incríveis em todas as falas, mentes sábias e informativas, merecem total reconhecimento, adoro vocês o vosso trabalho é digno de orgulho.
O estado vai defender os interesses das empresas. Tem que ser pressão popular, não estatal
Já sabia.
Sou minimalista já tem muitos anos. Isso ajuda a valorizar o que tem , e não consumir por vaidade .
Parabéns pelo alerta
olá Leon e Nilce, meu nome é Evaldo eu sou eng de materiais e gostaria de ajudar com a explicação acerca dos polímeros (plasticos), acerca do simbolo, o simbolo da reciclagem ele é usado no caso destes plasticos que vc mostrou no video para indicar que há a possibilidade destes serem reciclado, porem realmente é MUITO dificil vc trabalhar com a reciclagem destes materias mesmo estes que podem ser recliclados o problema todo é CUSTO, pq quando vc recicla este grupo de plasticos (PET, PEBD, PEAD, PP, PS, PU ...) infelizmente por causa de caracteristicas alem do nosso controle o material resultante é diferente do material se fosse novo e como para readequar os reciclados custa até 200% (especialemente no caso PEBD e PEAD que faz por exemplo sacola de supermercado) a industria obviamente prefere usar plastico novo mais barato. até mesmo essa sacola verde que se diz biodegradavel, NÃO É BIODEGRADAVEL!, mas isso é papo para outra hora.
E nesse assunto entra outras várias questões. Por exemplo, ali nos anos 2000, a moda de "elegância" era mais inalcançável. A gente tinha uma visão de que era pra gente muito rica. Com o Instagram hoje em dia, vários influenciadores ostentando itens luxuosos, caros, faz com que todo mundo queira consumir essas coisas. Então diminui aquele sentimento de "vou ter poucas camisetas aqui neutras, 2 bons casacos, 2 calças e ta ótimo". Agora você tem que ter diversas roupas diferentes, de materiais e cores diferentes, para fazer looks diferentes para ocasiões diferentes. E pq a gente se preocupa muito com isso agora também?? Não só pelo que falei acima, mas também por que "vender sua imagem" se tornou algo extremamente necessário nos dias de hoje. Quem anda "mal vestido", é mal visto pela sociedade atualmente e muitas vezes considerado um péssimo profissional na sua área, em basicamente todas as áreas
Acho que a culpa também é das pessoas que preferem comprar este tipo de roupa de poliéster porque é mais barata. E além disso, parar de comprar tanta roupa. Eu tenho roupas em casa que tem mais de 40 anos.😂😂😂😂 Tecidos de algodão: Tricoline, Popeline, Malha Hering, Linho. Estou voltando a costurar em casa, comprei até uma máquina antiga de pedal a 15 c pretinha. Estou fazendo travesseiros, cobrindo sofá, reformando as roupas antigas, 😅😅😅😅 E os sapatos. Este final de ano vou usar um vestido que eu reformei para o natal e outro para o ano novo😅😅😅😅😅❤❤❤❤ Roupa está ficando muito caro. Não vale a pena comprar todo ano porque vc acaba acumulando muito❤❤❤❤❤
Eu também assisti este documentário. É muito chocante. Consumismo excessivo sem consciência. Parabéns pelo resumo. Me ajudou a entender melhor.
A BBC fez reportagens sobre o tema nos últimos 2 anos e quando vi fiquei indignada. Isso só reforçou minha preferência: é melhor qualidade do que quantidade.
Trabalho a quase 20 anos com "retail" lojas aqui na Florida. Já trabalhei pra várias marcas e é impressionante a quantidade de lixo produzido pelas lojas. Coisas novas que vão pro lixo, coisas com defeito mínimo que vai pro lixo. Fora que um simples item que vc compra tipo uma camiseta produz o que eles chamam de foot print que lixo mesmo já vi uma camiseta só vir em uma caixa sozinha com plástico, gabide de plástico, papel, tudo isso pra chegar a gente jogar tudo isso no lixo pra vender a camiseta e as vezes até acontece de ter algum defeito e a camiseta ir simplesmente pro lixo. Já tive várias crise de consciência trabalhando em loja. Acho que já cheguei a um ponto que não quero mais fazer parte disso.
Galera, sempre que puderem prefiram roupas de algodão, linho, viscose, além de ser mais sustentável é melhor pra vc também, mais fresquinho, diminui cc, só tem vantagens! Eu vivo nas camisetas básicas da C&A, são baratas e 100% algodão. Aproveitem a moda “clean” que é mais simples, tá sendo minha era de ouro não ter que me vestir de forma elaborada pra estar bem.
Parabéns pela produção do video. É impressionante e impactante saber de tudo isso. Entregaram um conteúdo importantíssimo de forma simples, objetiva e descontraída. Obrigado !
Estou fazendo a minha parte: não terei filhos biológicos. A terra está pegando fogo já e infelizmente a maioria das pessoas estão nem um pouco preocupadas em todo lixo acumulado. Procuro consumir de maneira consciente e reciclar o máximo que consigo, mas minha ação individual não passa de perfumaria e quem ganha eleições aqui nessas terras: passadores de boiada tem mais voto que a Marina por exemplo.😢
Esse laptop Frame Work me lembra a proposta do Ivan Ilich em Sociedade Sem Escolas. Ele idealizava algo do tipo, que todos pudessem ter acesso a dispositivos possíveis de serem reparados por seus usuários.
muito obrigado cortes leon +nilce pelo seu novo vídeo legal
Finalmente achei alguém falando sobre esse Doc ❤ Abre mt a mente
Não sou consumista, assisti a esse documentário e fiquei com um aperto no coração, me senti totalmente impotente em mundo onde a minoria controla a maioria em muitos sentidos !
É complicada essa parada de roupa em país frio... No BR que vivi até os 17 era 1 guarda-roupa de 3 portas que dava e chegava, agora é um closet e o porão cheio de roupa (a esmagadora maioria presentes) e as vezes parece que não dá... Ontem mesmo fui a um ponto de coleta de roupa usada (que tem em toda esquina) e descarreguei a mala do carro de roupas e sapatos pra doação...
Esse canal e informação que o povo precisa
VIDEO IMPORTANTÍSSIMO LEON E NILCE, AMO VCS POR ISSO! trazer notícias extremamente relevantes de uma forma leve e atrativa para o público jovem👏🏻💞 admiração extrema
Pressão estatal nunca vai resolver isso Nil, o estado é aparelhado por essas empresas. Infelizmente não tem saída... Nosso mundo vai acabar por conta disso :(
Me lembrou aquele episódio de O Bom Lugar que comenta quão difícil é não fazer mal ao mundo pq comprar uma maçã significa incentivar o uso de agrotóxicos, uso de reservas ambientais para plantio, trabalhadores em condições precárias, etc. Decisões que você faz indiretamente sem nem perceber.
Como Designer de moda, a indústria da moda, polui e muito, mas a culpa não é apenas de um lado, ou outro, mas de todo mundo ter consciência, e digo que a gente nunca vai parar de consumir, mas ter a consciência do que está consumindo é muito importante, e um adendo pro Leon, até as fibras naturais poluem tbm, no caso do algodão com os agrotóxicos...
Assisti já tem um tempo. Só confirmou o que todos os despertos já sabem, estamos fod*dos. E eu não tenho mais esperança na humanidade.
Essa história de green wash é um assunto antigo, assim como o lance de crédito de carbono só serve como desculpa para as empresas continuarem poluindo e nem sempre essas compras de carbono são feitas de formas corretas. O que a humanidade precisa não é de engenharia ecológica, mas mudar a forma como consumimos as coisas
O problema não está no método de consumo e em quem consome... Está no sistema que permite, perpétua e protege isso.
Botar a culpa no consumo é a mesma coisa que botar a culpa da árvore ter pego fogo, por ela ser de madeira.
@ Não estou falando que n devemos consumir, mas como consumimos as coisas, precisamos ter tantas roupas? Ter tantos aparelhos? Colecionar tantas coisas? Comprar coisas que são descartadas logo em seguida como celulares que trocamos todos os anos? E uma coisa que o Leon já apontou é com que material as coisas são feitas. E ai se n mudamos a forma como consumimos as coisas vai ter empresa criando soluções criativas para “salvar o planeta”. O problema que quase todos essas soluções de engenharias quase nunca resolvem o problema. Podemos consumir as coisas, mas precisamos consumir tantas coisas assim? Como quando pedimos comida pelo delivery e vem um monte de embalagens, precisa vir tanta assim? Enquanto não revisarmos nossa relação e o nosso modo de vida, de nada vai adiantar, estaremos apenas caminhando em direção ao abismo.
@danieldesigneroito somos além de induzidos e manipulados a consumir dessa forma, muitas vezes OBRIGADOS.
Amigo Daniel, eu entendo cada ponto que você fala, e um dia já pensei assim. Mas isso infelizmente é um raciocínio que não ultrapassa do simples pro complexo. Esperar que todo indivíduo singular crie consciência de consumo para mudar um sistema que é CONTROLADO por quem quer mantê-lo funcionando dessa maneira, é pura e exclusivamente inocência.
Não tem um único ato singular que vá mudar isso. A única forma, por mais difícil e distante que seja, de combater isso, é acabar com o sistema que o que faz. E esse mesmo sistema meu querido, vai usar de todo e qualquer subterfúgio para impedir isso.
Infelizmente é a realidade Dani. Veja minhas palavras como fraternais e humildes, apenas uso do "ácido" para trazer o peso dessa realização.
Pensar 3x antes de comprar algo, e realmente utilizar / aproveitar o que comprou. Vale para tudo, inclusive comida.
A forma com produzimos as coisas*
Eu vendo roupa e penso nisso a todo tempo, a gente tem que fazer algo pra reutilizar isso, pra ontem 💚
Por isso que eu vou aprimorar meu aprendizado de consertos de eletrônicos
Boa sorte, trabalhei na área por quase décadas e está cada vez mais difícil. A tendência é piorar.
Pra trocar peças de equipamentos com peça embutida tu precisa de ferramentas que podem custar dezenas de milhares de reais, tudo isso sem o esquema eletrônico pois o fabricante não fornece, com sorte vc acha em algum lugar vendendo, mas não barato.
No fim a viabilidade fica bastante comprometida e o cliente não aceita o serviço.
Muito bom! Vídeo extremamente necessário! Obrigado novamente por existirem. Dito isso....
"Consumismo é ruim consumismo é ruim, consumismo é ruim." 5 minutos depois "esse eu vou comprar só pra testar!"
Hahahah
Oi gente. Eu moro aqui no Chile, em Iquique, exatamente onde tá o “cemitério” de roupas do Chile. Aqui a população tenta fazer limonada com os limões. Existe uma feira enorme chamada “la quebradilla” onde essencialmente se trata de reaproveitar esses rejeitos dos países desenvolvidos, onde você consegue comprar peças em excelente estado (inclusive com etiquetas as vezes) de marcas muito reverenciadas a 1 dolar. Não resolve mas ao menos recicla.
Antes eu não gostava muito de vcs, depois eu passei a gostar um pouco mais, última te tenho visto o quão importante é trabalho e voz de voz.
Gratidão
19:57 uma boa solução seria roupas de cânhamo, que são muuuito mais resistentes que as de algodão e bem mais baratas de produzir
Existem alguns mercados que são regulados no país. Por exemplo, os fabricantes de pneus pagam para comprar e reciclar os pneus usados que são destinados para outros fins, como para o asfalto por exemplo.
Leon a Natura já tem uma solução para economizar plástico. Ao invés de um creme pronto, você recebe um concentrado que deve ser misturado com água na hora do uso. Essa mistura resulta em um hidratante cremoso, personalizado e super hidratante Ekos Castanha. Faz publi com esse produto adoraria assistir. Amo vocês, Te amo Nilse ❤
É muito legal mesmo, mas será que precisamos de 20 linhas de hidratante? Entende que isso é apenas mitigar os efeitos colaterais?
@@lari5855sim,é bom consumir produtos cosméticos mais naturais,a validade é menor por não ter tantos conservantes,aí é obrigado a usar tudo e não ter mais de um produto do mesmo😅
Tem 8 anos que minha irmã abriu um Brechó ... Começou com nossas roupas que retiravamos do nosso próprio guarda roupa 👗👖!! O negócio cresceu deu frutos e temos um negócio familiar que ajuda o planeta e muitas pessoas que gostariam de ter uma roupa bonita de marca por um preço pequeno !! Eu mesma compro muito em BRECHÓ !! É uma iniciativa ...
24:48 não precisa proibir, era só dar algum nivel de isenção de imposto para esse tipo de produto e talvez se não tiver resultado aumentar a taxa dos liquidos
Sim! Também acho que esse negócio de proibir não dá certo pra quade nada mas se houver alguma forma de incentivo como isenção de imposto e um produto melhor e mais barato fariam com que naturalmente ele substituísse o outro!
Eu começando a fazer crochê por motivos de autismo e acabei conhecendo a Anne Galante que prega muito sobre slow fashion e que "o futuro é feito a mão". Deu que comecei a me atentar a isso (e por acaso fibras naturais são mais confortáveis pra mim)
0:57 oq o Felca ta fazendo ali?
trabalho em uma fábrica textil, já na parte do corte dos tecidos para a produção vai muito tecido fora, em um rolo de 500m de tecido, 30% vai fora na maioria das vezes, isso que o lugar que eu trabalho tem uma produção baixa, porque são artigos de "luxo"
0:18 "por" o que, Nilce?
Do Gau, o Gaules do CS, acredito eu.
Aqui em Itajai-SC há uns anos atrás, foi retirado de um navio, 5 containers para ser separado para o MAPA, e eles não tinham destino, o destino final seria aqui, porém sem endereço, e quando abertos, eram lixos hospitalares, roupas, roupas de cama e outros!
É por isso que eu sou a favor a todo mundo aderir ao naturismo, pois se você não usa roupa não vai precisar produzir elas!!!
"Ó NÚ SALVARÁ O MUNDO!!!"😁😁😁
kkkkk
É só as pessoas deixarem de ser vaidosas, sei que tem muita roupa que vai ficando feia com o tempo, mas tem gente que troca simplesmente porque enjoa, e não é pouca gente não.
Eu salvo muito minhas roupas simplesmente reforçando costuras que vão abrindo. As costuras de fábrica são quase sempre uma merda, eu vou lá reforço e não dá nem pra ver.
Certa vez uma amiga da minha esposa trouxe umas roupas do marido aqui pra minha esposa levar pra doação.
As roupas estavam praticamente novas, peguei umas 3 polos, duas bermudas jeans e um jaquetão jeans. Ali devia ter uns 1000 reais fácil, se fosse comprar novo. Isso já tem uns 2 anos, as roupas ainda estão aqui boas e eu usando pra sair kkkkk
Minha esposa fica pra fumegar, mas eu to nem aí.
Queria dar um milhão de likes, só pela dica sobre o notebook. Eu ainda não comprei o meu, agora sei qual comprar. Meu irmão era um excelente técnico de manutenção, ele com toda certeza teria este.
Estamos vivendo uma distopia, poucos conseguem enxergar isso, pq o sistema coloca um individualismo acima de tudo, ninguém pensa na sociedade que vive. É triste.
23:30 eu reciclei as embalagens de xampu e condicionador que tinha aqui em casa transformando em porta lapis de cor. se aquecer um pouco eles ficam maleaveis, ai da pra molda-los. são melhores que garrafa de refri pra isso. as de refri dao formas aleatorias, é muito dificil moldar aquilo.
Vendo esse vídeo e do nada propaganda de iphone kkkkkkk foda
e eu tomei 2 ad do gmail com o armazenamento extra dele, que é algo que também tem um podre enorme por trás
@@Algo_de_Alguempor isso que uso email da Samsung que é muito bom,qual é o podre e por causa que precisa pagar depois de estourar o limite de Gb!!!
Excelente video. Gente, hoje em dia as pessoas estao comprando muito por causa do instagram, FB, Tic tok etc. Hoje, por exemplo eu vi uma moca em umas dessas lojas comprando horrores, e disse que so usa uma vez para fotos.🤷♀ Eu parei de comprar. Tranquei meu insta e nao faco mais desfile de moda todo final de semana, To pagando minhas dividas que fiz, pra se aparecer nas redes sociais. 😡
“A conspiração consumista”, tem outro nome isso aí… começa com “Ca” e termina com “pitalismo”.
Cai de parauedas ,gosto mto do tema ❤
Vocês ainda são muito social-democratas, falta radicalização... não tem como falar de consumismo sem criticar o real problema que é o sistema capitalista baseado unica e exclusivamente no lucro e na exploração.
Vi esse documentário no dia que saiu, tenho a mesma opinião sobre a tal IA que eles usam 😂. Mas a mensagem é de suma importância, desde que aderi ao minimalismo, tenho evitado ao máximo o consumismo. Muito bom ter canais no youtube abordando este tema. Mais uma inscrita ✅
O plástico tinha que ser proibido. Ponto, proibindo o plastico acaba a badera
Se o plástico fosse proibido, o vídeo que você acabou de assistir não existiria, o UA-cam não existiria, o seu computador ou celular não existiria...
Proibir o plástico definitivamente não é opção.
Só que ainda não foi descoberto um material biodegradável, barato e renovável que substitua todas as qualidades petróleo. E o plástico é bastante resistente e versátil, por ser um material excelente, o fim dele causaria um mercado clandestino de plástico e não só a economia como o mundo quebraria, além de não resolver a questão principal que é a obsolecência programada
Que vídeo incrível! Sou da área da moda e cara é surreal oq acontece, um planeta tão lindo, ser humano vai lá é fode ele só por vaidade