Eu tbm estava pensando. Agora vou pular e ir direto para o Flutter. Principalmente pelo fato de poder criar apps. Só que ai vc vai ter que usar um BD externo... mas isso é o preço a se pagar pelo controle do codigo.
Cliente é igual a pássaros vc tem que atendê-los com cuidado qualquer movimento brusco todos vão embora alguns voltam mais a maioria procura outro lugar pra pousar
Realmente o Flutterflow com o Xano me parece ser uma dupla imbatível, até mesmo porque se aproxima da linguagem de código tradicional, o que faz, querendo ou não, aprender mais sobre código!
Estou aprendendo ainda sobre esse mundo no-code, tive um contato com o bubble a uns 2 ou 3 anos atras, mas acabei abandonando os estudos por motivos de trabalho Percebi agora que o fluterflow esta mais em alta com varias atualizações consideráveis, mas quero muito aprender Bubble primeiro, acho que não vai ser um conhecimento perdido Mas ai depois quero aprender fluter tambem. Acho que dominar essas 2 ferramentas da pra conseguir varias oportunidades de projetos.
Em 2020 o mercado mudou completamente, o que antes não era digital hoje é! Então temos de enquanto empreendedores estarmos atentos e mudar se necessário em busca de melhorias ! Indo estudar nova ferramenta
Parabéns Léo, o seu diferencial é justamente esse, a diversidade de informações e cursos sobre várias plataformas, independente de alguns que só focam numa, exemplo o Bubble, mudando regras, AppGyver que foi comprado pela SAP, Adalo e Glide que mudaram drasticamente seus planos financeiros, etc
Obrigado Marcos, eu faço os vídeos pensando em o que realmente eu gostaria de saber se estivesse no lugar de vocês e não só para vender curso, talvez por isso não venda tanto, mas me sinto realizado assim.
Vaso quebrado, mesmo que você cole, deixa cicatrizes. Rapaz. Quando vi o pepino que a Bubble criou, na hora lembrei do que vc sempre diz nos seus vídeos: "É sempre bom você ter conhecimento em várias plataformas". E "graças" a essa mudança, a Bubble reforçou a "não colocar os ovos na mesma cesta". Vlw Léo. Sucesso aí.
Pois é, sempre falei isso e sempre falo que não existe a melhor plataforma pra tudo, para cada caso uma plataforma é melhor, analise o projeto a ser desenvolvido e com os requisitos busque a melhor opção no mercado.
Pooblike, o problema não é somente ficar em uma ferramenta, o que ocorre é que ao desenvolver e implantar um aplicativo, o foco na ferramenta traz melhora do desempenho, e o usuário paga para desenvolver essa ferramenta para ele. O que a bubble fez é tirar de forma financeira a viabilidade do negócio. O cliente que te pagou para desenvolver o software em bubble, não quer saber. Ele vai querer outro aplicativo, e aí que o problema mora. Ou fazemos um outro aplicativo do zero e arcamos com 100% do custo, ou tomamos um processo para devolver o dinheiro para o cliente, ou.... confiamos no destino para dar uma solução. Conhecimento é importante, mas depois da coisa estabilizar, nem o cliente quer trocar o que funciona. Não sei se o bubble voltando 100% ao modelo anterior, continuarei com ele. É um risco enorme
@@PauloSergio-xi2nbSim, com certeza, depois de feito e vendido, o problema é gigante. E o cliente quer o produto que está pagando. De toda forma, o que está acontecendo com a gente na bubble é um sinal de que devemos estar preparado pra tudo. Ou aquela frase: "Espere o melhor, mas esteja preparado para o pior" Sucesso pra nós!
Concordo 100%, é triste ver o que um problema de comunicação fez com um player referência como o Bubble. Eu postei um vídeo no meu canal sobre como diminuir +50% de WUs fazendo a chamada API para o Xano pelo navegador pra ajudar nesse momento a galera que já tem projeto rodando e não pode trocar o pneu com o carro andando. PS: Eu estava esperando muito a sua opinião Léo, porque o seu conteúdo foi muito importante na minha carreira. Muita gente leva muito a sério o que você fala e o seu conselho foi perfeito. Parabéns pelo seu trabalho 👏🚀
@@guilhermevilasboas9818 Com certeza é um baita abacaxi que jogaram pra gente. Sinceramente, eu gostaria de nem usar mais Bubble pela forma que eles destrataram a comunidade. Mas primeiro vou separar o backend
Parabéns pelo vídeo e a informação, estou contigo sempre fiquei com um pé atrás em ficar refém de uma plataforma, confesso que fiquei fascinado pela facilidade de programar rapidamente, mas resolvi esperar e graças a Deus minha espera foi assertiva, já estava preparando alguns colaboradores a começarmos um estudo em ferramentas no-code. Desta forma vamos mudar de estratégia. Obrigado, abraço.
Não acho que isso é algo que deve ser descartado não, muito pelo contrário, no-code continua sendo uma ótima estratégia para criar MVPs e até negócios, o que eu mudaria só é onde os dados ficariam, assim você terá maior sucesso.
@@leoandradenet Sim essa é a intenção não deixar os dados dentro da Bubble, mas esse trafego de dados não entraria nesse consumo e passaria a cobrar? Temos um sistema que envia muitos emails isso tbem entraria no modelo de cobrança?
Muito bom. Já passou da hora de alguma concorrente aparecer nos mesmos moldes da plataforma bubble. Ainda não testei a flutterflow por falta de tempo, mas pelo que vi em alguns videos não é tão intuitiva quanto a bubble. Eu já estava com um projeto em fase final no bubble, agora vou ter que esperar e enquanto isso tentar migrar pra outra plataforma. lamentável!
Obrigado pelo conteúdo Leo! Estou estudando as plataformas de low code para escolher uma que tenha um bom custo benefício. No meu caso, preciso criar um aplicativo "base" e fazer deploy de cópias do mesmo aplicativo para os clientes usando o mesmo codebase e só trocando logo em cores. No caso seria um aplicativo white label. Tem alguma forma de fazer isso com o flutterflow?
@@leoandradenet show, acho que um script usando o cli que exporte o código e só troque as variáveis de cor então pode automatizar esse processo, exportando a base e gerando múltiplos deploys a partir dela. Esse seria o caminho?
Inaceitável clientes que tenho que sempre pagaram 29 dólar, agora fui calcular e está dando 1200 a 2000 reais por mês, sempre soube que fazer negócio so com uma empresa nunca foi o caminho certo e sempre ter várias nas mãos, ai sim é certo
viva as linguagens open source e as redes colaborativas de desenvolvimento. Por isso sou fã da comunidade PHP e seus frameworks, e das bases de dados como MYSQL, Postgrees, e claro sem esquecer o Js e seus correspondentes frameworks. Voce é dono do codigo, e mesmo tendo um trabalho inicial para criar os aplicativos, que hoje em dia está muito mais facilitado, eu não troco nenhum low-code e muito menos no-code que faz voce ficar eternamente dependente da empresa que criou a ferramenta, e se essa empresa muda as regras ou vá a falencia, voce estará perdido...
Parabens Leo. O curso de Flutterflow no clube tem me ajudado bastante. Sugiro que vc tambem faça um curso de Wappler, que (pelo menos pra mim) parece promissor.
Eu nem diria Open Sorce, porque o conceito é você ter acesso ao código da plataforma, talvez não seja tão útil, mas sim ter possíbildade de você migrar o app para outra infra.
Exatamente, Open Source gratuita ou só código aberto já ajudaria muito e também Backup 100% dos dados e código. Um detalhe que vejo é o Banco usado, algumas parecem ficar presas ao Firebase ou outro do tipo, sendo o ideal o PyGreSQL ou MySQL, assim é fácil migrar depois para auto hospedado em algum PaaS, Cloud ou Hospedagem. Também sinto falta do suporte a mais linguagens nas plataformas nocode, a maioria para scripts extras focam apenas no JS, sendo que tem o PHP que é usado por 70% da WEB e com vários profissionais, além do Python, deviam oferecer Serverless incluso para caso seja preciso usar algum código.
Parabéns Léo! obrigado pelas informações esclarecedoras. Me bateu a preocupação, pois sou iniciante no-code e só conheço o Bubble, gostaria que você nos informasse sobre outras tecnologias no-code se possível free, ou com custo beneficio.
É incrível como a gente compartilha da mesma sensação. Eu estou prestes a iniciar um novo projeto, tava pensando nas possibilidades que a Bubble me oferecia e pra mim ela era a plataforma ideal. Mas agora já tô pensando duas vezes. Sinceramente, não sei se vale a pena iniciar nela. Valeu, Léo, pelas informações!
Te convido a iniciar em FlutterFlow, como você já está no Clube Léo Andrade aproveita que com o conteúdo disponível ensinando FlutterFlow do básico ao avançado você vai conseguir criar, sem contar que a comunidade do Clube vai te ajudar quando tiver com dúvidas. Obrigado pela participação.
Sensacional Léo! Parabéns pelo vídeo!!! Estou iniciando os estudos no FF. Muito se comenta que no quesito Mobile, ele é imbativel. Mas para aplicativos Web? Como está a evolução do FF? Hoje é possivel construir um SASS mobile/web tranquilamente? O Seu curso aborda a construção de App para web tambem? Faço a pergunta pois na maioria dos cursos disponibilizados, o foco sempre é mobile. Desde ja agradeço! Um abraço!!!
Depois da atualização do cálculo dos WU do dia 13/04, baixou muito os valores. Ficou justo, mas o estrago está feito. Perdi a confiança no Bubble. Vi o quão perigoso é ficar na mão das empresas. Por isso já estou vendo a possibilidade de aprender Flutterflow ou outra plataforma.
Realmente é o detalhe de soluções SaaS tem que confiar muito em outra empresa e se é um Aplicativo importante mais ainda. Tenta ver o N8N se for para Flows, já se for partir para desenvolvimento considero mais fácil PHP e Python.
De graça só injeção na testa hahah... Existe algumas plataformas que permitem desenvolver de graça, mas sempre em qualquer tecnologia você vai ter que pagar servidores para o APP ficar no ar.
Leo queria uma opinião de vc. Venho desenvolvendo uma rede social nocode no Bub há 3 anos, com ajuda de muitos tutoriais seus, com aplicações além do post tradicional de mídias e msg, como fóruns e um ranking integrados. Por causa do work unit e da precificação pelo uso do banco de dados meu o projeto, mesmo tendo o nocode como protótipo para testes e geração de evolução ficou praticamente inviabilizado, pela natureza do app network, mesmo passando a usar o Xano como backend, nem imagino tentar gerar MRV. Existe uma opção sem refazer tudo, com mais de 90% concluído? O q vc faria? Sou advogado e vinha me aventurando nesse universo, pelo alto custo q desenvolvedores passaram para codificar minha idéia.
Não sou programador, minha aplicação está 100% em bubble rodando a 2 anos. No momento a bubble pode colocar a mensalidade por R$1,00 que agora é questão de tempo, assim que aprender aqui flutterflow digo adeus ao bubble.
Legal seu caso, 2 anos rodando é um bom tempo :) Se for focar em desenvolvedor mesmo que o básico estuda SQL caso use algum banco SQL como PostgreSQL ou MySQL que inclusive recomendo eles.
Parabéns Leo, ótimo vídeo esclarecedor. Pois eh.. quando teve aquele aporte de 100 Milhões alguns anos atrás, de investidores, pensei será que não vai ter pressão desses investidores para lucro, afinal quem investe quer retorno né..... Á 1 ano atrás quase mataram os desenvolvedores Bubble com uma mudança de planos, mas voltaram atrás, agora, não voltam mais não deve ficar como um OutSystem.. . Já que a fluterFlow permite exportar o código em uma linguagem, caramba é uma ótima solução. Tenho uma dúvida que vcs devem saber responder !!! Se eu criei um aplicativo no Bubble, e utilizei o banco de dados deles, e essa base de dados que está nos servidores deles ? como o cadastro de clientes , o históricos dos mesmos, ? quando eu sair eu perco essa base de dados? vou ter que cadastrar tudo na outra plataforma no code e comecar do zero ? ... se alguem puder me responder !!!
Penso a mesma coisa que vc Léo. Por favor, trás mais opções de plataformas Nocode. Plataformas que sejam de ponta para quem cria apps. Abraço e parabéns pelo vídeo
Parabéns pelo seu vídeo. Neste momento é muito importante conhecemos diversas plataformas e suas particularidades . No seu curso de Flutterflow você ensina também Firebase e modelagem de banco de dados ? Muito obrigado pelo seu vídeo que nos faz sempre refletir sobre o futuro. Pois os projetos que criamos sempre é pensando no longo prazo.
Sempre é bom conhecer outras tecnologias, e principalmente, conhecimento conceitual de programação, isso te ajuda a aprender qualquer tecnologia. Sim no Clube tem tudo.
Leo, como estamos em um momento de analisar as precificações das plataformas. Você por gentileza poderia me falar os preços da Flutterflow e do Firebase?
O próprio Wordpress que somente era um gerenciador e criador de paginas somente. Tem uma empresa chamada CROCOBLOCK que lançou um plugin chamado Jet Engine que hoje praticamente tudo que o Bubble faz o Wordpress faz. Sempre fiquei com pé atrás com o Bubble na questão do banco de dados.
o problema que tanto o Leo quanto o Renato Asse, estao falando somente de banco de dados firebase, mas nenhum fala de banco de dados externo, ex: mysql, mongo ou outros
O firebase é só exemplo Tamietto, você pode usar com qualquer quiser, inclusive eu já mostrei aqui no canal mysql com Bubble e com outras plataformas que mostro aqui!
acho a facilidade e simplicidade da bubble para webapps ainda imbatível, principalmente por que os webapps em FF ainda estão lentos demais, vistos que não é o foco da plataforma. Mas essa mudança de precificação repentina mostrou que o app não é realmente seu enquanto ele estiver na Bubble, se nao corrigirem essa mudança de precificação mostrando que não irão prejudicar quem ja investiu na plataforma, vai desanimar focar o desenvolvimento neles
A história se repete, isso já aconteceu com outras como a OutSystems, com o conceito inicial lá atrás de Softwre Units e depois de Application Objects. O problema principal é a cultura criada ou em que se baseia o low-code de que se desenvolve muito rápido e eles precisam faturar também por essa velocidade que a plataforma te dá. Não basta um plano de assinatura. Já uso a bastante tempo tecnologias assim e hoje me vejo ter que converter tudo da minha empresa para abandonar e voltar para o velho e bom código. Como as empresas em si nessa área são muito imaturas principalmente comercialmente, ano após ano o cliente vive em uma corda bamba sem saber que surpresa virá. Isso me incomodou durante anos até que tomei a decisão da conversão. Já estou convertendo os meus sistemas a dois anos e talvez em mais um ano e meio termino para finalmente não ter mais essa corda no pescoço.
Pode até ser, mas ela tem falhas GRAVÍSSIMAS de seguranca é só dar um google que tem MUITA GENTE ensinando como 2, 3 cliques conseguem expor totalmente o seu site/sistema inclusive as apis e chaves privadas.
Fala Leo. Parabéns pelo vídeo. Desenvolvi um CRM no bubble e queria que ao criar um lead, poder direcioná-lo para um consultor específico do BD sem que os outros possam ver. Você tem algum vídeo que demostre isso? Só está faltando isso pra eu entregar o CRM...me ajuda, por favor
Todo mundo já sabia que isso isa acontecer... Depois da AWS todo mundo aceitou o mercado de "pague o que consumir", é só questão de tempo. Quanto mais ficar na mão de empresas mais vai perder percentual de lucro pra elas, vai ser o segundo sócio obrigatório. E outra o SEO dessas plataformas é péssimo, faça o teste.
Meu aplicativo, que está em produção, custa R$ 140,00 por mês. No entanto, após uma mudança recente no método de cobrança do Bubble, a previsão era que eu pagasse cerca de R$ 1600,00 por mês, se o número de usuários do meu aplicativo permanecesse o mesmo. No entanto, em 12/04/23, a equipe do Bubble anunciou uma "reformulação da reformulação" do método de cobrança e percebi que eles fizeram um ajuste que reduziu significativamente os valores de cobrança e tornou a mudança mais aceitável - embora a confiança no Bubble já tenha acabado. A mudança foi executada na quinta-feira, e foi possível observar o fluxo do dia seguinte, sexta-feira, para ter uma conclusão final. No meu caso, a previsão é de que eu passe a pagar em torno de R$ 400,00 por mês, um ajuste de 185,71%. Mesmo sendo um reajuste absurdo, considero que o Bubble sempre entregou mais do que cobrou, então considero R$ 400,00 um valor justo pelo meu aplicativo. No entanto, esse valor pode subir sem limite, inclusive se eu cometer um erro ao programar, como um loop infinito. O Leo mencionou algo que ninguém mais havia mencionado: que o Bubble pode estar sendo pressionado pelos investidores que injetaram 100 milhões de reais no Bubble em junho/julho de 2021. Na época, muitas pessoas estavam comemorando, mas isso pode ter impactado nas mudanças recentes no método de cobrança. No fórum oficial do Bubble, Josh (fundador do Bubble) compartilhou uma tabela azul que exibe as cobranças por página carregada e por número de caracteres inseridos na tabela do banco de dados. Isso pode ser um problema se o meu aplicativo for alvo de um ataque DDoS ou até mesmo se eu cometer um erro que cause um grande volume de consumo dos serviços. Também é preocupante a forma de cobrança por número de caracteres no banco de dados, que ainda não ficou muito claro, mas pelo que entendi, a gente paga por caracteres gravados na tabela do banco de dados. Além disso, a tabela azul também mostra que o custo para chamadas API terá o maior custo de todos, o que pode ser um desafio para quem tem aplicativo em produção e deseja sair do Bubble, pois é necessário sair aos poucos, e para isso, precisamos fazer integração com a nova plataforma para onde sejamos migrar, e adivinha como fazemos essas integrações? Por API! Outra preocupação é que, há dois dias, aguardo uma resposta deles. Perguntei se existe alguma forma de impor um limite de gasto máximo, onde, se o consumo chegar a um valor X em dólares, meu aplicativo poderia ser desligado, pois a partir dali eu não teria condições de pagar. A outra pergunta foi se eles têm um plano de ação para situações em que eu sofra com situações de consumo de recursos do servidor involuntário, como ataques DDoS e erros de programação que causem consumo absurdo e impagável, continuo aguardando a resposta...
Muito bom seu depoimento e informação. Realmente é uma preocupação grande quando cobram por uso que pode ser inflacionado por um ataque DDoS ou algum detalhe no código. Fiz a mesma pergunta para a AWS sobre o Lambda Serverless, pagamos para ele executar funções usando basicamente qualquer linguagem, no meu caso PHP, ele instancia um micro container quase que na hora (ms de tempo) e roda o script, cobra pelo tempo de uso do processo, tamanho da RAM escolhida e número de requisições. No geral a precificação é generosa se não tiver uma demanda grande, porém vamos supor que o normal seja 1 milhão de chamada, vai dar um custo baixo, porém e se tem um ataque e como ele escala basicamente quase sem limite chegue a 100 milhões de chamada, os clientes não seriam afetado, porém a conta da empresa ficaria 100x mais ou algo do tipo. Não lembro se responderam, mas devem ter dado uma resposta genérica, tipo temos um WAF básico e se quiser pode contratar nosso WAF enterprise que custa absurdos. Isso que para o Lambada ainda tem o uso do API Gateway que tb cobra por chamada rs. É meu maior receio hoje em adotar muito o Serverless, porque como vamos saber se estamos pagando por um uso real ou por um ataque ou até mesmo um concorrente ou alguém mal intencionado, afinal é super fácil fazer N chamadas existem serviços de teste ou até o Postman pode simular milhares de chamadas e o Serverless vai ficar aceitando e pronto rs caso não tenha um Rate Limit na frente e mesmo se tiver, caso a API Gateway ou Load Balance cobre por requisição/uso vai chegar até ele do mesmo jeito e ser cobrado mesmo que seja negado o acesso ao código. É complicado, fico curioso em saber como empresas grandes usam estes serviços e lidam com estes possíveis problemas de cobrança por requisição e uso. Já se é um Cloud, provavelmente cairia o mesmo se tiver um grande ataque, mas pelo menos não vai ser cobrado absurdos.
Um dos motivos de eu não adotar low code e no code na empresa é porque indiretamente você fica dependente das decisões dos donos das plataformas no code e low code (fora outras questões). Programação ainda é uma opção e ainda acho a melhor a longo prazo. É mais lento? com certeza, mas não tem essas surpresas também
Mas isso só é verdade para casos com lockin como a Bubble, quando a plataforma não tem lockin você não fica na mão deles, e muitas ferramentas low-code são sem lockin!
Tenho buscado diversificar no conhecimento das plataformas, especialmente low-code (Outsystems, Appian, Genexus, Pegasystems)... Claro que tenho as que me especializo, como o caso da Outsystems que uso a bastante tempo o PE (Personal Environment)... Mas é muito importante ter um leque de opções.
Este infelizmente é um dos maiores problemas de um SaaS, ainda mais quando envolve o core de um sistema importante para uma empresa. Por isso normalmente para E-commerce ou algo essencial ao core de uma empresa recomendo soluções OpenSource ou com código fonte aberto para ser possível auditar, mudar e ter 100% de controle sobre o sistema e dados. Já sobre o FlutterFlow parece interessante, devido poder exportar o projeto e ter acesso ao código fonte do mesmo e com isso ficar menos dependendo deles, como se fosse quase uma solução código aberta paga + SaaS. Na área de E-commerce vi vários casos lamentáveis como a Xtech fechando do nada após um tempo após a compra da Vtex. A Rakuten no Brasil capando a parte de vendas antes de fechar definitivo a solução de E-commerce afetando tb várias lojas que ficavam colocando mensagem para os clientes comprarem por mensagem, olha o absurdo, isso que era usado por empresas normalmente maiores e a Xtech por empresas de pequeno a médio porte, provavelmente fechado para não ofuscar a Loja Integrada que é uma solução bem de entrada que tb pertence a Vtex. Resumindo, solução alugada tem que pesquisar muito bem, até mesmo empresas milionárias e bilionárias podem fechar um serviço, por simples decisão de seus diretos/acionistas e estratégias, tem empresas também que compram outras só para descontinuar e evitar uma concorrente ficar forte como provavelmente foi o caso da Xtech que estava tendo uma certa relevância em seu foco. Agora se não é o Core da empresa não tem problema usar soluções alugadas, caso não tenha outra opção tão boa Open Source ou só queira usar um serviço alugado. Em todo caso tem que ser sempre analisado os prós e contra, eu evitaria por algo fundamental da minha empresa 100% na mão de outra empresa, porém sou mais focado no mercado Open Source e bem desconfiado rs e nada contra SaaS e serviços alugados, pelo contrário é a tendência, mas é tipo um casamento tem que escolher muito bem o parceiro de Tecnologia e ter plano B, C rs, por isso é bom que tenha como migrar os dados, API e se possível um hibrido Open Source + Cloud assim se um dia o Cloud não atender devido a limitação, hospedagem ruim, suporte ruim ou outro ponto pode usar a solução OpenSource, um exemplo deste modelo o Gitlab, produtos da Hashicorp, Wordpress, Opencart, Magento e afins, são empresas que tem os produtos Open Source e oferecem SaaS ou Cloud deles gerenciado pelos seus criadores.
Leo, estou começando um projeto agora, e pretendo atingir um mercado que começou a crescer de forma gradativa nos últimos meses, porém, os experts no nicho ainda não exploram a criação de aplicativos no code. Eu não sou desenvolvedor, sou Zootecnista, mas tenho paixão por tecnologia e por trabalhar com dados atualmente gosto da área de programação. Você acha que é possível eu conseguir construir um app usando o FlutterFlow?
A Zoho é uma empresa mais antiga e muito grande no mercado, ela não tem só 1 produto e sim um conjunto deles, e existe contrato sobre seu app, isso não vai acontecer lá.
Ótimo vídeo, Léo! Vejo um movimento de pessoas migrando da Bubble para o Wappler. Quem sabe seja uma opção interessante para abordar em um vídeo futuro. Seria massa saber quais são as suas opiniões sobre a plataforma. :)
Muito boa sua análise Léo. E sim, concordo que a Bubble pode ter dado um tiro no próprio pé. E sim, mais vídeos sobre outras ferramentas alternativas serão extremamente úteis. Á propósito, com o FluterFlow eu poderia usar MySql?
Léo seus conteúdos são sempre ótimos. Assisto a todos. Seria sempre bom sim, mostrar mais possibilidades de plataformas como opção da Bubble. Abraço e sucesso.
Belo conteúdo. Parabéns! Sim, diversificar é o caminho. Mas o pessoal da bubble (clientes), irão ter que se readequar. E acho que isso vai ajudar a comunidade low-code, inclusive O que muda é que, como agora a cobrança é por uso e nao apenas capacidade do servidor, quem desenvolver em bubble deve redobrar o cuidado com a otimização no projeto. Apesar de nao usar o bubble e eu usar, como builder, o Appsmith (low-code) e N8N (low-code). Tenho uma observação. Um exemplo para amortizar esses custos nesas ferramentas No-code. Imagine um usuário bubble que desenvolveu um app para disparo de whatsapp para vários grupos. Ele pode mandar um json para o N8N e deixar os processos pesados de envio de mensagens para o open-source. Dessa forma mandaria um único json para outro lugar. Rss isso é só uma idéia 💡. Planos B devem sempre ser vislumbrados.
Leo. Colocar todos os ovos no mesmo cesto já é mais batido que omelete. Não e´a primeira vez que acho que a comunidade Bubble vai sim ter muita gente deixando a plataforma pela própria quebra de confiança. Outra coisa. Foi absurdo a maneira como isso foi divulgado, beirou o amadorismo. Acho que a comunidade noCode pode muito bem dar uma resposta a isso , desprestigiando a plataforma como uma forma até educativa, para que outras não façam o mesmo
Achei mó chato, fikei 2 anos pra construir um app gigante e ainda nem terminei e agora bem no finalzinho tá dando limite de Wu. Agora vc dizendo no vídeo q isso funciona até na versão produção já desanimei
O Bubble é uma ferramenta confiável ,seus proprietários não ,lamentavelmente houve uma quebra de confiança (não é a primeira vez que isso acontece) na forma de precificação da ferramenta, mesmo voltando atrás nas decisões comerciais ,a confiança já não é mais a mesma ,quando um vaso se quebra mesmo que colado com super bonder já não será mais o mesmo. Acho que esse sentimento de quebra de confiança ganhou boa parte da comunidade Bubble pelo menos aqui no Brasil ,não sei como foi lá fora. Pagar por pagar acho que uma opção fora do Bubble seria a Wapple ,inclusive tem cursos no Brasil (tem promoção de 50% de desconto para quem vem do Bubble) e algumas características desta ferramenta é que o código fonte fica com o desenvolvedor e o acesso a banco de dados SQL é um diferencial também. Quem garante que o Bubble daqui a um tempo não solte uma outra brilhante ideia de precificação ou não sofra de uma pressão maior de seus investidores para mudar o que ultimamente foi definido. Há no mercado um leque de ferramentas nocode/lowcode muito extensa ,estude cada uma de elas e escolha a que melhor se encaixar no seu negocio. Nada é garantido com relação a precificação de produtos, seja ele qual for seu uso , agora da forma que os proprietários do Bubble estão procedendo ultimamente acho muito fora de propósito.
Léo, parece que já estão mudando um pouco as coisas... estou desenvolvendo um aplicativo, que não tem muitas coisas ainda, e no dia 05/04, só com meus acesso de desenvolvimento, o aplicativo bateu 2944 WU... consultei hoj (15/04) e no dia 13/04 foram 115... é há na tela uma mensagem: "Nota importante: A partir de 13 de abr. de 2023, as ponderações das unidades de carga de trabalho foram recalculadas. Por favor, desconsidere quaisquer dados anteriores a esta data." (transcrito com está... parece que caiu a ficha deles... muita gente ia abandonar o Bubble...
Adriano eu não tenho dúvida que eles vão rever isso como já anunciaram, mas fato é que ligou um alerta pra muita gente, e essa manobra deles foi feito de maneira amadora sem pensar nas consequencias que isso poderia causar, muito gente passa a não confiar mais entende?
Se tirar no futuro mesmo assim você não perde seu APP, porque você já vai ter o código, você conecta o github no seu projeto e mesmo que eles mudem no futuro, já era o código vai estar no seu repositório e você não perdeu o código!
@@leoandradenet do jeito que foi feito pela empresa, me pareceu que eles estão com o rei na barriga, ou seja, não precisão dos pagadores de "impostos", ou estão 100% certos que o churn não afetará o negócio. Faltou consideração com seus clientes.
Oi Leo, excelente abordagem. Porem gostaria, se possivel, de uma analise comarativa mais quantitativa, principalmente porque a nova cobrança do Bubble, focando no backend, BD, api etc pode ainda ser menor que o firebase, i firebase tem precificação para volumetrias de armazenamento, transações etc. Eu ainda estou em duvida, se para um aplicativo web com muitos clientes, traansações e BD, se o Bubble seria mais caro que o firebase+FlutterFlow, pois ambos também tem custos maiores para maiores transações.... A integração e abstração ao banco de dados do Bubble é espetacular, talvez seja precipitado abandonar o Bubble sem fazer o comparativo de custos em pelo menos 4 faixas de escalas de capacidade/armazenamento/transações... entre FF+firebase x Bubble. Se puder fazer uma analise desse tipo, será excepecional. Grato
A questão toda Almir na minha opinião, não são nem os valores, e sim a insegurança que a Bubble causou com os seus usuários. Isso trouxe uma preocupação sobre você ser realmente dono do seu negócio, porque valores por valores você muda de infra, só que na Bubble isso não é possível, o app não é seu! Entende?
@@leoandradenet Entendi. Alem do fato de poder exportar o código fonte e também gerar aplicativos mobile com responsividade. Eu gostei muito da forma com que o Bubble trata o banc de dados, mas realmente, essa duvida sobre como eles vão conduzir é cruel. E sobre a appgyver ? Ele tem quase os mesmos recursos do flutterflow, a versão open é sempre free só vai pagar pelo backend, exporta o codigo fonte e ainda funciona offline em banco de dados no device. Não sei dizer se o flutterflow também funciona em offline, sem internet. Mas, nesse cenario, acho que um comparativo entre appgyver e flutterflow seria otima
Muito bom essa questão de focar em outras "linguagens" como um princípio. Com relação ao conteúdo que vc disponibiliza, se puder continuar nos atualizando sobre o Bubble, não apenas com as notícias e repercussoes, mas dando sua visão e opinião mesmo. Acho muito relevante e importante como alguém que a meu ver tem credibilidade e sobriedade nos que vc tem apresentado.
Acredito que a Bubble vai tentar reparar isso e o curso do Renato para Bubble é muito bom, não desanime. Se quiser aprender FlutterFlow no Clube você já tem mais de 38 horas de aulas ensinado do básico ao avançado.
Bom conteúdo, mas vai uma dica valiosa para quem chega e quer ganhar tempo »»» comece o video em 2:36, e assista na velocidade de pelo menos 1.75 que garanto que não vai prejudicar o entendimento (eu assisti em 2,0) 😁 PS.: 7 dias de teste com reembolso total é LEI.
@@leoandradenet disponha... E no final das contas, é tudo por engajamento e curtidas hoje em dia, não é? Então aqui vai mais um pouquinho 😂 Sucesso pra vc, parceiro.
E hoje, como está a Bubble? Estou pensando em começar por ela.
Eu tbm estava pensando. Agora vou pular e ir direto para o Flutter. Principalmente pelo fato de poder criar apps. Só que ai vc vai ter que usar um BD externo... mas isso é o preço a se pagar pelo controle do codigo.
Cliente é igual a pássaros vc tem que atendê-los com cuidado qualquer movimento brusco todos vão embora alguns voltam mais a maioria procura outro lugar pra pousar
Bela analogia, é isso mesmo, bastava ter um pouco de cuidado nessa mudança e não teria causado isso.
rsss boa parábola se é que é isso mesmo amigo.. muito bem colocado..
E ainda KH nos carros estacionados e se vacilar na tua cabeça, é tenso msm.
Realmente o Flutterflow com o Xano me parece ser uma dupla imbatível, até mesmo porque se aproxima da linguagem de código tradicional, o que faz, querendo ou não, aprender mais sobre código!
São belas opções eu gosto bastante, mas com Firebase tbm é bem bom. E aprender um pouco de código é importantíssimo.
Estou aprendendo ainda sobre esse mundo no-code, tive um contato com o bubble a uns 2 ou 3 anos atras, mas acabei abandonando os estudos por motivos de trabalho
Percebi agora que o fluterflow esta mais em alta com varias atualizações consideráveis, mas quero muito aprender Bubble primeiro, acho que não vai ser um conhecimento perdido
Mas ai depois quero aprender fluter tambem. Acho que dominar essas 2 ferramentas da pra conseguir varias oportunidades de projetos.
Em 2020 o mercado mudou completamente, o que antes não era digital hoje é! Então temos de enquanto empreendedores estarmos atentos e mudar se necessário em busca de melhorias ! Indo estudar nova ferramenta
Parabéns Léo, o seu diferencial é justamente esse, a diversidade de informações e cursos sobre várias plataformas, independente de alguns que só focam numa, exemplo o Bubble, mudando regras, AppGyver que foi comprado pela SAP, Adalo e Glide que mudaram drasticamente seus planos financeiros, etc
Obrigado Marcos, eu faço os vídeos pensando em o que realmente eu gostaria de saber se estivesse no lugar de vocês e não só para vender curso, talvez por isso não venda tanto, mas me sinto realizado assim.
Vaso quebrado, mesmo que você cole, deixa cicatrizes.
Rapaz. Quando vi o pepino que a Bubble criou, na hora lembrei do que vc sempre diz nos seus vídeos: "É sempre bom você ter conhecimento em várias plataformas".
E "graças" a essa mudança, a Bubble reforçou a "não colocar os ovos na mesma cesta".
Vlw Léo. Sucesso aí.
Pois é, sempre falei isso e sempre falo que não existe a melhor plataforma pra tudo, para cada caso uma plataforma é melhor, analise o projeto a ser desenvolvido e com os requisitos busque a melhor opção no mercado.
Pooblike, o problema não é somente ficar em uma ferramenta, o que ocorre é que ao desenvolver e implantar um aplicativo, o foco na ferramenta traz melhora do desempenho, e o usuário paga para desenvolver essa ferramenta para ele. O que a bubble fez é tirar de forma financeira a viabilidade do negócio. O cliente que te pagou para desenvolver o software em bubble, não quer saber. Ele vai querer outro aplicativo, e aí que o problema mora. Ou fazemos um outro aplicativo do zero e arcamos com 100% do custo, ou tomamos um processo para devolver o dinheiro para o cliente, ou.... confiamos no destino para dar uma solução. Conhecimento é importante, mas depois da coisa estabilizar, nem o cliente quer trocar o que funciona. Não sei se o bubble voltando 100% ao modelo anterior, continuarei com ele. É um risco enorme
@@PauloSergio-xi2nbSim, com certeza, depois de feito e vendido, o problema é gigante.
E o cliente quer o produto que está pagando.
De toda forma, o que está acontecendo com a gente na bubble é um sinal de que devemos estar preparado pra tudo.
Ou aquela frase: "Espere o melhor, mas esteja preparado para o pior"
Sucesso pra nós!
Concordo 100%, é triste ver o que um problema de comunicação fez com um player referência como o Bubble. Eu postei um vídeo no meu canal sobre como diminuir +50% de WUs fazendo a chamada API para o Xano pelo navegador pra ajudar nesse momento a galera que já tem projeto rodando e não pode trocar o pneu com o carro andando. PS: Eu estava esperando muito a sua opinião Léo, porque o seu conteúdo foi muito importante na minha carreira. Muita gente leva muito a sério o que você fala e o seu conselho foi perfeito. Parabéns pelo seu trabalho 👏🚀
O foda é vc ter 5 clientes e ter que fazer isso de graça para os clientes, cliente novo ok mas e os existentes?
@@guilhermevilasboas9818 Com certeza é um baita abacaxi que jogaram pra gente. Sinceramente, eu gostaria de nem usar mais Bubble pela forma que eles destrataram a comunidade. Mas primeiro vou separar o backend
Parabéns pelos esclarecimentos. Traga sempre vídeos sobre opções de desenvolvimento NO CODE e LOW CODE.
Obrigado Jackson, pode deixar que essa é minha missão aqui, mostrar diversas possíbilidades para vocês que me acompanham.
Eu tirei meu app do Bubble nessa mudança. Rodamos 680k dolares 2022 e rodariamos 900k em 23. Fomos pro React
Parabéns pelo vídeo e a informação, estou contigo sempre fiquei com um pé atrás em ficar refém de uma plataforma, confesso que fiquei fascinado pela facilidade de programar rapidamente, mas resolvi esperar e graças a Deus minha espera foi assertiva, já estava preparando alguns colaboradores a começarmos um estudo em ferramentas no-code. Desta forma vamos mudar de estratégia. Obrigado, abraço.
Não acho que isso é algo que deve ser descartado não, muito pelo contrário, no-code continua sendo uma ótima estratégia para criar MVPs e até negócios, o que eu mudaria só é onde os dados ficariam, assim você terá maior sucesso.
@@leoandradenet Sim essa é a intenção não deixar os dados dentro da Bubble, mas esse trafego de dados não entraria nesse consumo e passaria a cobrar? Temos um sistema que envia muitos emails isso tbem entraria no modelo de cobrança?
Muito bom. Já passou da hora de alguma concorrente aparecer nos mesmos moldes da plataforma bubble. Ainda não testei a flutterflow por falta de tempo, mas pelo que vi em alguns videos não é tão intuitiva quanto a bubble. Eu já estava com um projeto em fase final no bubble, agora vou ter que esperar e enquanto isso tentar migrar pra outra plataforma. lamentável!
Obrigado pelo conteúdo Leo! Estou estudando as plataformas de low code para escolher uma que tenha um bom custo benefício. No meu caso, preciso criar um aplicativo "base" e fazer deploy de cópias do mesmo aplicativo para os clientes usando o mesmo codebase e só trocando logo em cores. No caso seria um aplicativo white label. Tem alguma forma de fazer isso com o flutterflow?
Sim, porque como a FF você tem o código fonte em mãos, basta você fazer o deploy onde quiser!
@@leoandradenet show, acho que um script usando o cli que exporte o código e só troque as variáveis de cor então pode automatizar esse processo, exportando a base e gerando múltiplos deploys a partir dela. Esse seria o caminho?
Show, parabéns pelos vídeos... Por favor seria de grande utilidade mais vídeos para opções de migração.
Obr pelos conteúdos.👏👊🤝
Valeu Marcel, pode deixar que já comecei a rascunhar esse video.
Inaceitável clientes que tenho que sempre pagaram 29 dólar, agora fui calcular e está dando 1200 a 2000 reais por mês, sempre soube que fazer negócio so com uma empresa nunca foi o caminho certo e sempre ter várias nas mãos, ai sim é certo
Valeu o video Leo! Uma questão, tem Flutterflow com MySQL?
Como que é o acompanhamento seu ao aluno no decorrer do curso ?
viva as linguagens open source e as redes colaborativas de desenvolvimento. Por isso sou fã da comunidade PHP e seus frameworks, e das bases de dados como MYSQL, Postgrees, e claro sem esquecer o Js e seus correspondentes frameworks. Voce é dono do codigo, e mesmo tendo um trabalho inicial para criar os aplicativos, que hoje em dia está muito mais facilitado, eu não troco nenhum low-code e muito menos no-code que faz voce ficar eternamente dependente da empresa que criou a ferramenta, e se essa empresa muda as regras ou vá a falencia, voce estará perdido...
Parabens Leo. O curso de Flutterflow no clube tem me ajudado bastante. Sugiro que vc tambem faça um curso de Wappler, que (pelo menos pra mim) parece promissor.
Que bom que está ajudando, já olhou para WeWeb, me parece muito interessante também!
Boa noite, presta serviços?
Por isso a importância das ferramentas no-code e low-code open souce
Eu nem diria Open Sorce, porque o conceito é você ter acesso ao código da plataforma, talvez não seja tão útil, mas sim ter possíbildade de você migrar o app para outra infra.
Exatamente, Open Source gratuita ou só código aberto já ajudaria muito e também Backup 100% dos dados e código.
Um detalhe que vejo é o Banco usado, algumas parecem ficar presas ao Firebase ou outro do tipo, sendo o ideal o PyGreSQL ou MySQL, assim é fácil migrar depois para auto hospedado em algum PaaS, Cloud ou Hospedagem.
Também sinto falta do suporte a mais linguagens nas plataformas nocode, a maioria para scripts extras focam apenas no JS, sendo que tem o PHP que é usado por 70% da WEB e com vários profissionais, além do Python, deviam oferecer Serverless incluso para caso seja preciso usar algum código.
Não existem plataformas no code e low code open source?
Como está a performance do flutter web ?
Leo me interessei no seu curso. Qual software vc indica mais pra mobile, fluter ou appgyver?
FlutterFlow é muito melhor sem dúvidas.
Parabéns Léo! obrigado pelas informações esclarecedoras. Me bateu a preocupação, pois sou iniciante no-code e só conheço o Bubble, gostaria que você nos informasse sobre outras tecnologias no-code se possível free, ou com custo beneficio.
Aqui no canal está repleto delas.
É incrível como a gente compartilha da mesma sensação. Eu estou prestes a iniciar um novo projeto, tava pensando nas possibilidades que a Bubble me oferecia e pra mim ela era a plataforma ideal. Mas agora já tô pensando duas vezes. Sinceramente, não sei se vale a pena iniciar nela. Valeu, Léo, pelas informações!
Te convido a iniciar em FlutterFlow, como você já está no Clube Léo Andrade aproveita que com o conteúdo disponível ensinando FlutterFlow do básico ao avançado você vai conseguir criar, sem contar que a comunidade do Clube vai te ajudar quando tiver com dúvidas. Obrigado pela participação.
@@leoandradenet valeu, Léo... Vou aproveitar pra explorar o Well que ajuda tanto a gente lá no clube! Boaaaa!
Sensacional Léo! Parabéns pelo vídeo!!!
Estou iniciando os estudos no FF. Muito se comenta que no quesito Mobile, ele é imbativel. Mas para aplicativos Web? Como está a evolução do FF? Hoje é possivel construir um SASS mobile/web tranquilamente? O Seu curso aborda a construção de App para web tambem? Faço a pergunta pois na maioria dos cursos disponibilizados, o foco sempre é mobile.
Desde ja agradeço! Um abraço!!!
Depois da atualização do cálculo dos WU do dia 13/04, baixou muito os valores. Ficou justo, mas o estrago está feito. Perdi a confiança no Bubble. Vi o quão perigoso é ficar na mão das empresas. Por isso já estou vendo a possibilidade de aprender Flutterflow ou outra plataforma.
Realmente é o detalhe de soluções SaaS tem que confiar muito em outra empresa e se é um Aplicativo importante mais ainda.
Tenta ver o N8N se for para Flows, já se for partir para desenvolvimento considero mais fácil PHP e Python.
Opa. Parabéns pelo vídeo. Tem previsão de quando essa nova precificação entra em vigor já?
Boa noite Léo, parabéns, gostaria sim que você nos informe sobre outras tecnologias no-code para todos nós
Será que mais alguém quer? Quero ver o pessoal participando aqui hehehe.
opa com certeza sera otimo :))
Léo, eu gostaria de saber se existem opções FREE para desenvolvimento Low e No Code e quais você indica.
De graça só injeção na testa hahah... Existe algumas plataformas que permitem desenvolver de graça, mas sempre em qualquer tecnologia você vai ter que pagar servidores para o APP ficar no ar.
Já comecei a recriar o que tenho no bubble em flutterflow.
Heheh, se precisar de ajuda, lá no Clube tem muitas aulas que podem te ajudar.
Leo queria uma opinião de vc. Venho desenvolvendo uma rede social nocode no Bub há 3 anos, com ajuda de muitos tutoriais seus, com aplicações além do post tradicional de mídias e msg, como fóruns e um ranking integrados. Por causa do work unit e da precificação pelo uso do banco de dados meu
o projeto, mesmo tendo o nocode como protótipo para testes e geração de evolução ficou praticamente inviabilizado, pela natureza do app network, mesmo passando a usar o Xano como backend, nem imagino tentar gerar MRV. Existe uma opção sem refazer tudo, com mais de 90% concluído? O q vc faria? Sou advogado e vinha me aventurando nesse universo, pelo alto custo q desenvolvedores passaram para codificar minha idéia.
Muito bom, também acredito que é necessário aprender outras plataformas para não ter esses problemas
Melhor saber, do que não saber. Só existem vantagens! Obrigado Diogo, acabei de me inscrever no seu canal.
@@leoandradenet é verdade mesmo, muito obrigado Tmj
Não sou programador, minha aplicação está 100% em bubble rodando a 2 anos.
No momento a bubble pode colocar a mensalidade por R$1,00 que agora é questão de tempo, assim que aprender aqui flutterflow digo adeus ao bubble.
Legal seu caso, 2 anos rodando é um bom tempo :)
Se for focar em desenvolvedor mesmo que o básico estuda SQL caso use algum banco SQL como PostgreSQL ou MySQL que inclusive recomendo eles.
Parabéns Leo, ótimo vídeo esclarecedor. Pois eh.. quando teve aquele aporte de 100 Milhões alguns anos atrás, de investidores, pensei será que não vai ter pressão desses investidores para lucro, afinal quem investe quer retorno né..... Á 1 ano atrás quase mataram os desenvolvedores Bubble com uma mudança de planos, mas voltaram atrás, agora, não voltam mais não deve ficar como um OutSystem.. . Já que a fluterFlow permite exportar o código em uma linguagem, caramba é uma ótima solução. Tenho uma dúvida que vcs devem saber responder !!! Se eu criei um aplicativo no Bubble, e utilizei o banco de dados deles, e essa base de dados que está nos servidores deles ? como o cadastro de clientes , o históricos dos mesmos, ? quando eu sair eu perco essa base de dados? vou ter que cadastrar tudo na outra plataforma no code e comecar do zero ? ... se alguem puder me responder !!!
Penso a mesma coisa que vc Léo.
Por favor, trás mais opções de plataformas Nocode. Plataformas que sejam de ponta para quem cria apps. Abraço e parabéns pelo vídeo
Pode deixar que já comecei a pensar nesse vídeo.
Parabéns pelo seu vídeo. Neste momento é muito importante conhecemos diversas plataformas e suas particularidades . No seu curso de Flutterflow você ensina também Firebase e modelagem de banco de dados ?
Muito obrigado pelo seu vídeo que nos faz sempre refletir sobre o futuro. Pois os projetos que criamos sempre é pensando no longo prazo.
Sempre é bom conhecer outras tecnologias, e principalmente, conhecimento conceitual de programação, isso te ajuda a aprender qualquer tecnologia. Sim no Clube tem tudo.
Esse é o problema de usar ferramentas no-code.. é perca de tempo!
O ideal é usar low-code ou desenvolver na unha..
Leo, como estamos em um momento de analisar as precificações das plataformas. Você por gentileza poderia me falar os preços da Flutterflow e do Firebase?
Como posso criar um app para compor convite para evento
Dá uma olhada na FlutterFlow
e eu que estava analisando começar a aprender mais sobre a ferramenta...
O próprio Wordpress que somente era um gerenciador e criador de paginas somente. Tem uma empresa chamada CROCOBLOCK que lançou um plugin chamado Jet Engine que hoje praticamente tudo que o Bubble faz o Wordpress faz. Sempre fiquei com pé atrás com o Bubble na questão do banco de dados.
Eu uso...
Confesso que tenho medo de todas estas ferramentas que retem os codigo, pois vc fica refém deles
Eu não tenho medo, mas eu gosto de ter opções, por isso gosto de conhecer outras tecnologias e mistura-las.
o problema que tanto o Leo quanto o Renato Asse, estao falando somente de banco de dados firebase, mas nenhum fala de banco de dados externo, ex: mysql, mongo ou outros
O firebase é só exemplo Tamietto, você pode usar com qualquer quiser, inclusive eu já mostrei aqui no canal mysql com Bubble e com outras plataformas que mostro aqui!
Recomendo o PostgreSQL ou MySQL, acho melhor focar em bancos SQLs e para Cache e Sessão o Redis.
Estude SQL que ajuda bastante também.
Realmente!!!!
Tudo que é bom dura pouco.... App quase concluído.... vamos reconstruir em outra plataforma!
Não desanime não Marcio, dá uma segurada, vai que eles mudam alguma coisa!
Leo, no seu clube tem aula de AppGyver também. Estou levando uma surra para entender essa questão de variáveis.
show Leo ... fale de outras ferramentas sim 👍
Podexá hehehe
Parabéns Leo pelo conteúdo!
Sim por favor, produza mais conteúdo comentando sobre outras alternativas ao bubble.
Deus o abençoe!
Obrigado Felipe, já comecei a pensar nessa vídeo. Obrigado por acompanhar o canal. Amém.
acho a facilidade e simplicidade da bubble para webapps ainda imbatível, principalmente por que os webapps em FF ainda estão lentos demais, vistos que não é o foco da plataforma. Mas essa mudança de precificação repentina mostrou que o app não é realmente seu enquanto ele estiver na Bubble, se nao corrigirem essa mudança de precificação mostrando que não irão prejudicar quem ja investiu na plataforma, vai desanimar focar o desenvolvimento neles
sim ... acho muito interessante mostrar as novidades sobre esse assunto.
Verdade, Ricardo. Sucesso
Leo é simplesmente um gênio da simplicidade e generosidade
Obrigado..
São seu olhos hahaha... Obrigado por acompanhar o canal Junior, Deus abençoe.
Leo o seu canal é referência em informações sobre várias plataformas no é low code
Obrigado Edson, ficou feliz em poder ajudar, aqui por tras das cameras tudo é feito com muito carinho.
A história se repete, isso já aconteceu com outras como a OutSystems, com o conceito inicial lá atrás de Softwre Units e depois de Application Objects. O problema principal é a cultura criada ou em que se baseia o low-code de que se desenvolve muito rápido e eles precisam faturar também por essa velocidade que a plataforma te dá. Não basta um plano de assinatura. Já uso a bastante tempo tecnologias assim e hoje me vejo ter que converter tudo da minha empresa para abandonar e voltar para o velho e bom código. Como as empresas em si nessa área são muito imaturas principalmente comercialmente, ano após ano o cliente vive em uma corda bamba sem saber que surpresa virá. Isso me incomodou durante anos até que tomei a decisão da conversão. Já estou convertendo os meus sistemas a dois anos e talvez em mais um ano e meio termino para finalmente não ter mais essa corda no pescoço.
Pode até ser, mas ela tem falhas GRAVÍSSIMAS de seguranca é só dar um google que tem MUITA GENTE ensinando como 2, 3 cliques conseguem expor totalmente o seu site/sistema inclusive as apis e chaves privadas.
Qual plataforma?
Fala Leo. Parabéns pelo vídeo. Desenvolvi um CRM no bubble e queria que ao criar um lead, poder direcioná-lo para um consultor específico do BD sem que os outros possam ver. Você tem algum vídeo que demostre isso? Só está faltando isso pra eu entregar o CRM...me ajuda, por favor
Todo mundo já sabia que isso isa acontecer... Depois da AWS todo mundo aceitou o mercado de "pague o que consumir", é só questão de tempo. Quanto mais ficar na mão de empresas mais vai perder percentual de lucro pra elas, vai ser o segundo sócio obrigatório. E outra o SEO dessas plataformas é péssimo, faça o teste.
Aí eu lhe pergunto... Como eu vou colocar meu app em um plataforma que sempre muda drasticamente?
Meu aplicativo, que está em produção, custa R$ 140,00 por mês. No entanto, após uma mudança recente no método de cobrança do Bubble, a previsão era que eu pagasse cerca de R$ 1600,00 por mês, se o número de usuários do meu aplicativo permanecesse o mesmo. No entanto, em 12/04/23, a equipe do Bubble anunciou uma "reformulação da reformulação" do método de cobrança e percebi que eles fizeram um ajuste que reduziu significativamente os valores de cobrança e tornou a mudança mais aceitável - embora a confiança no Bubble já tenha acabado.
A mudança foi executada na quinta-feira, e foi possível observar o fluxo do dia seguinte, sexta-feira, para ter uma conclusão final. No meu caso, a previsão é de que eu passe a pagar em torno de R$ 400,00 por mês, um ajuste de 185,71%. Mesmo sendo um reajuste absurdo, considero que o Bubble sempre entregou mais do que cobrou, então considero R$ 400,00 um valor justo pelo meu aplicativo. No entanto, esse valor pode subir sem limite, inclusive se eu cometer um erro ao programar, como um loop infinito.
O Leo mencionou algo que ninguém mais havia mencionado: que o Bubble pode estar sendo pressionado pelos investidores que injetaram 100 milhões de reais no Bubble em junho/julho de 2021. Na época, muitas pessoas estavam comemorando, mas isso pode ter impactado nas mudanças recentes no método de cobrança.
No fórum oficial do Bubble, Josh (fundador do Bubble) compartilhou uma tabela azul que exibe as cobranças por página carregada e por número de caracteres inseridos na tabela do banco de dados. Isso pode ser um problema se o meu aplicativo for alvo de um ataque DDoS ou até mesmo se eu cometer um erro que cause um grande volume de consumo dos serviços. Também é preocupante a forma de cobrança por número de caracteres no banco de dados, que ainda não ficou muito claro, mas pelo que entendi, a gente paga por caracteres gravados na tabela do banco de dados. Além disso, a tabela azul também mostra que o custo para chamadas API terá o maior custo de todos, o que pode ser um desafio para quem tem aplicativo em produção e deseja sair do Bubble, pois é necessário sair aos poucos, e para isso, precisamos fazer integração com a nova plataforma para onde sejamos migrar, e adivinha como fazemos essas integrações? Por API!
Outra preocupação é que, há dois dias, aguardo uma resposta deles. Perguntei se existe alguma forma de impor um limite de gasto máximo, onde, se o consumo chegar a um valor X em dólares, meu aplicativo poderia ser desligado, pois a partir dali eu não teria condições de pagar. A outra pergunta foi se eles têm um plano de ação para situações em que eu sofra com situações de consumo de recursos do servidor involuntário, como ataques DDoS e erros de programação que causem consumo absurdo e impagável, continuo aguardando a resposta...
Muito bom seu depoimento e informação.
Realmente é uma preocupação grande quando cobram por uso que pode ser inflacionado por um ataque DDoS ou algum detalhe no código.
Fiz a mesma pergunta para a AWS sobre o Lambda Serverless, pagamos para ele executar funções usando basicamente qualquer linguagem, no meu caso PHP, ele instancia um micro container quase que na hora (ms de tempo) e roda o script, cobra pelo tempo de uso do processo, tamanho da RAM escolhida e número de requisições. No geral a precificação é generosa se não tiver uma demanda grande, porém vamos supor que o normal seja 1 milhão de chamada, vai dar um custo baixo, porém e se tem um ataque e como ele escala basicamente quase sem limite chegue a 100 milhões de chamada, os clientes não seriam afetado, porém a conta da empresa ficaria 100x mais ou algo do tipo.
Não lembro se responderam, mas devem ter dado uma resposta genérica, tipo temos um WAF básico e se quiser pode contratar nosso WAF enterprise que custa absurdos.
Isso que para o Lambada ainda tem o uso do API Gateway que tb cobra por chamada rs.
É meu maior receio hoje em adotar muito o Serverless, porque como vamos saber se estamos pagando por um uso real ou por um ataque ou até mesmo um concorrente ou alguém mal intencionado, afinal é super fácil fazer N chamadas existem serviços de teste ou até o Postman pode simular milhares de chamadas e o Serverless vai ficar aceitando e pronto rs caso não tenha um Rate Limit na frente e mesmo se tiver, caso a API Gateway ou Load Balance cobre por requisição/uso vai chegar até ele do mesmo jeito e ser cobrado mesmo que seja negado o acesso ao código.
É complicado, fico curioso em saber como empresas grandes usam estes serviços e lidam com estes possíveis problemas de cobrança por requisição e uso.
Já se é um Cloud, provavelmente cairia o mesmo se tiver um grande ataque, mas pelo menos não vai ser cobrado absurdos.
Léo.
Falde do Wappler em outro video.
Vi uns videos e achei interessante.
Amigo você vende algum curso?
Tenho o Clube Leo Andrade, você pode experimentar por 7 dias gratuitos. Abraços
Um dos motivos de eu não adotar low code e no code na empresa é porque indiretamente você fica dependente das decisões dos donos das plataformas no code e low code (fora outras questões). Programação ainda é uma opção e ainda acho a melhor a longo prazo. É mais lento? com certeza, mas não tem essas surpresas também
Mas isso só é verdade para casos com lockin como a Bubble, quando a plataforma não tem lockin você não fica na mão deles, e muitas ferramentas low-code são sem lockin!
Começa em 2:29
Pessoal sem paciência hehe
Vídeo muito importante explicando toda a situação!
Verdade Marquinho, estou torcendo muito para a Bubble arrumar isso a tempo.
Tenho buscado diversificar no conhecimento das plataformas, especialmente low-code (Outsystems, Appian, Genexus, Pegasystems)... Claro que tenho as que me especializo, como o caso da Outsystems que uso a bastante tempo o PE (Personal Environment)... Mas é muito importante ter um leque de opções.
Leo, acredito que seria bom ter vídeos com opções ao uso do bubbles.
Se continuar assim, vou me convencer em fazer heim, quero ver quem mais está interessado.
Primeiro vídeo honesto que vejo sobre o assunto.
Oi Manoel, tentei ser o mais imparcial possível nesse video, espero que tenha gostado.
Sempre achei os preços dessa Bubble altos demais…. agora então quero mais é que quebrem.
Traga novas ferramentas. E o que você acha da empresa brasileira SoftWell com a ferramenta Maker No Code ?
Este infelizmente é um dos maiores problemas de um SaaS, ainda mais quando envolve o core de um sistema importante para uma empresa.
Por isso normalmente para E-commerce ou algo essencial ao core de uma empresa recomendo soluções OpenSource ou com código fonte aberto para ser possível auditar, mudar e ter 100% de controle sobre o sistema e dados.
Já sobre o FlutterFlow parece interessante, devido poder exportar o projeto e ter acesso ao código fonte do mesmo e com isso ficar menos dependendo deles, como se fosse quase uma solução código aberta paga + SaaS.
Na área de E-commerce vi vários casos lamentáveis como a Xtech fechando do nada após um tempo após a compra da Vtex.
A Rakuten no Brasil capando a parte de vendas antes de fechar definitivo a solução de E-commerce afetando tb várias lojas que ficavam colocando mensagem para os clientes comprarem por mensagem, olha o absurdo, isso que era usado por empresas normalmente maiores e a Xtech por empresas de pequeno a médio porte, provavelmente fechado para não ofuscar a Loja Integrada que é uma solução bem de entrada que tb pertence a Vtex.
Resumindo, solução alugada tem que pesquisar muito bem, até mesmo empresas milionárias e bilionárias podem fechar um serviço, por simples decisão de seus diretos/acionistas e estratégias, tem empresas também que compram outras só para descontinuar e evitar uma concorrente ficar forte como provavelmente foi o caso da Xtech que estava tendo uma certa relevância em seu foco.
Agora se não é o Core da empresa não tem problema usar soluções alugadas, caso não tenha outra opção tão boa Open Source ou só queira usar um serviço alugado. Em todo caso tem que ser sempre analisado os prós e contra, eu evitaria por algo fundamental da minha empresa 100% na mão de outra empresa, porém sou mais focado no mercado Open Source e bem desconfiado rs e nada contra SaaS e serviços alugados, pelo contrário é a tendência, mas é tipo um casamento tem que escolher muito bem o parceiro de Tecnologia e ter plano B, C rs, por isso é bom que tenha como migrar os dados, API e se possível um hibrido Open Source + Cloud assim se um dia o Cloud não atender devido a limitação, hospedagem ruim, suporte ruim ou outro ponto pode usar a solução OpenSource, um exemplo deste modelo o Gitlab, produtos da Hashicorp, Wordpress, Opencart, Magento e afins, são empresas que tem os produtos Open Source e oferecem SaaS ou Cloud deles gerenciado pelos seus criadores.
Leo, estou começando um projeto agora, e pretendo atingir um mercado que começou a crescer de forma gradativa nos últimos meses, porém, os experts no nicho ainda não exploram a criação de aplicativos no code. Eu não sou desenvolvedor, sou Zootecnista, mas tenho paixão por tecnologia e por trabalhar com dados atualmente gosto da área de programação. Você acha que é possível eu conseguir construir um app usando o FlutterFlow?
Trás conteúdo de wappler
Leo você surgiu em um momento propicio, obrigado por nos orientar com tanta didatica.
Opa, sempre estive aqui heheh... Desde 2018 falando sobre low-code. Seja bem vindo.
Leo com essa situação da Bubble. Tenho de me preocupar com Zoho por exemplo. Pois tenho varias aplicações lá.
A Zoho é uma empresa mais antiga e muito grande no mercado, ela não tem só 1 produto e sim um conjunto deles, e existe contrato sobre seu app, isso não vai acontecer lá.
Ótimo vídeo, Léo!
Vejo um movimento de pessoas migrando da Bubble para o Wappler. Quem sabe seja uma opção interessante para abordar em um vídeo futuro.
Seria massa saber quais são as suas opiniões sobre a plataforma. :)
Entre Wappler e FlutterFlow ainda prefiro FF, mas vou preparar esse vídeo sim. Mas lembre-se, cada projeto uma tecnologia, não existe bala de prata!
Muito boa sua análise Léo. E sim, concordo que a Bubble pode ter dado um tiro no próprio pé. E sim, mais vídeos sobre outras ferramentas alternativas serão extremamente úteis. Á propósito, com o FluterFlow eu poderia usar MySql?
Embora trabalhar com o Flotterflow vai ser o meu caminho.
Você vai gostar bastate.
Léo seus conteúdos são sempre ótimos. Assisto a todos.
Seria sempre bom sim, mostrar mais possibilidades de plataformas como opção da Bubble.
Abraço e sucesso.
Obrigado, Cláudio.
Belo conteúdo. Parabéns! Sim, diversificar é o caminho. Mas o pessoal da bubble (clientes), irão ter que se readequar. E acho que isso vai ajudar a comunidade low-code, inclusive O que muda é que, como agora a cobrança é por uso e nao apenas capacidade do servidor, quem desenvolver em bubble deve redobrar o cuidado com a otimização no projeto. Apesar de nao usar o bubble e eu usar, como builder, o Appsmith (low-code) e N8N (low-code). Tenho uma observação. Um exemplo para amortizar esses custos nesas ferramentas No-code. Imagine um usuário bubble que desenvolveu um app para disparo de whatsapp para vários grupos. Ele pode mandar um json para o N8N e deixar os processos pesados de envio de mensagens para o open-source. Dessa forma mandaria um único json para outro lugar. Rss isso é só uma idéia 💡. Planos B devem sempre ser vislumbrados.
Muito boa contribuição Francis, ainda não usei o N8N mas vejo muita gente usando, logo logo vou fazer uns teste.
Leo. Colocar todos os ovos no mesmo cesto já é mais batido que omelete. Não e´a primeira vez que acho que a comunidade Bubble vai sim ter muita gente deixando a plataforma pela própria quebra de confiança. Outra coisa. Foi absurdo a maneira como isso foi divulgado, beirou o amadorismo. Acho que a comunidade noCode pode muito bem dar uma resposta a isso , desprestigiando a plataforma como uma forma até educativa, para que outras não façam o mesmo
Sugestão de uma alternativa é o scriptcase
Sim, assim com diversas outras opções.
Achei mó chato, fikei 2 anos pra construir um app gigante e ainda nem terminei e agora bem no finalzinho tá dando limite de Wu.
Agora vc dizendo no vídeo q isso funciona até na versão produção já desanimei
Sai do Bubble porque eu já tive uma cobrança brutal porcausa de um looping errado. Work units do Bubble é furada
O Bubble é uma ferramenta confiável ,seus proprietários não ,lamentavelmente houve uma quebra de confiança (não é a primeira vez que isso acontece) na forma de precificação da ferramenta, mesmo voltando atrás nas decisões comerciais ,a confiança já não é mais a mesma ,quando um vaso se quebra mesmo que colado com super bonder já não será mais o mesmo. Acho que esse sentimento de quebra de confiança ganhou boa parte da comunidade Bubble pelo menos aqui no Brasil ,não sei como foi lá fora. Pagar por pagar acho que uma opção fora do Bubble seria a Wapple ,inclusive tem cursos no Brasil (tem promoção de 50% de desconto para quem vem do Bubble) e algumas características desta ferramenta é que o código fonte fica com o desenvolvedor e o acesso a banco de dados SQL é um diferencial também. Quem garante que o Bubble daqui a um tempo não solte uma outra brilhante ideia de precificação ou não sofra de uma pressão maior de seus investidores para mudar o que ultimamente foi definido. Há no mercado um leque de ferramentas nocode/lowcode muito extensa ,estude cada uma de elas e escolha a que melhor se encaixar no seu negocio. Nada é garantido com relação a precificação de produtos, seja ele qual for seu uso , agora da forma que os proprietários do Bubble estão procedendo ultimamente acho muito fora de propósito.
appsheet ?????
Léo, parece que já estão mudando um pouco as coisas... estou desenvolvendo um aplicativo, que não tem muitas coisas ainda, e no dia 05/04, só com meus acesso de desenvolvimento, o aplicativo bateu 2944 WU... consultei hoj (15/04) e no dia 13/04 foram 115... é há na tela uma mensagem: "Nota importante: A partir de 13 de abr. de 2023, as ponderações das unidades de carga de trabalho foram recalculadas. Por favor, desconsidere quaisquer dados anteriores a esta data." (transcrito com está... parece que caiu a ficha deles... muita gente ia abandonar o Bubble...
Adriano eu não tenho dúvida que eles vão rever isso como já anunciaram, mas fato é que ligou um alerta pra muita gente, e essa manobra deles foi feito de maneira amadora sem pensar nas consequencias que isso poderia causar, muito gente passa a não confiar mais entende?
@@leoandradenet é... tem isso... você está certo!
Faz um comentario sobre Bubble X Appzard
Mas quem garante que o futterflow não tira essa possibilidade de acesso ao código no futuro!? Fui um que me peguei chateado com o bubble 😢
Se tirar no futuro mesmo assim você não perde seu APP, porque você já vai ter o código, você conecta o github no seu projeto e mesmo que eles mudem no futuro, já era o código vai estar no seu repositório e você não perdeu o código!
Mais sobre o bubble
Opa, pode deixar.
A Bubble deu um tiro no pé.
Eles deveriam ter elaborado um pouco mais antes de anunciar, ou envolver a comunidade e criar algo em conjunto para não acontecer isso.
@@leoandradenet do jeito que foi feito pela empresa, me pareceu que eles estão com o rei na barriga, ou seja, não precisão dos pagadores de "impostos", ou estão 100% certos que o churn não afetará o negócio.
Faltou consideração com seus clientes.
Oi Leo, excelente abordagem. Porem gostaria, se possivel, de uma analise comarativa mais quantitativa, principalmente porque a nova cobrança do Bubble, focando no backend, BD, api etc pode ainda ser menor que o firebase, i firebase tem precificação para volumetrias de armazenamento, transações etc. Eu ainda estou em duvida, se para um aplicativo web com muitos clientes, traansações e BD, se o Bubble seria mais caro que o firebase+FlutterFlow, pois ambos também tem custos maiores para maiores transações.... A integração e abstração ao banco de dados do Bubble é espetacular, talvez seja precipitado abandonar o Bubble sem fazer o comparativo de custos em pelo menos 4 faixas de escalas de capacidade/armazenamento/transações... entre FF+firebase x Bubble. Se puder fazer uma analise desse tipo, será excepecional. Grato
A questão toda Almir na minha opinião, não são nem os valores, e sim a insegurança que a Bubble causou com os seus usuários. Isso trouxe uma preocupação sobre você ser realmente dono do seu negócio, porque valores por valores você muda de infra, só que na Bubble isso não é possível, o app não é seu! Entende?
@@leoandradenet Entendi. Alem do fato de poder exportar o código fonte e também gerar aplicativos mobile com responsividade. Eu gostei muito da forma com que o Bubble trata o banc de dados, mas realmente, essa duvida sobre como eles vão conduzir é cruel. E sobre a appgyver ? Ele tem quase os mesmos recursos do flutterflow, a versão open é sempre free só vai pagar pelo backend, exporta o codigo fonte e ainda funciona offline em banco de dados no device. Não sei dizer se o flutterflow também funciona em offline, sem internet. Mas, nesse cenario, acho que um comparativo entre appgyver e flutterflow seria otima
Principalmente alternativas gratuitas, seria ótimo.
Triste, simplesmente a Bubble se matou
Valeu pelo vídeo
Obrigado
Muito bom essa questão de focar em outras "linguagens" como um princípio.
Com relação ao conteúdo que vc disponibiliza, se puder continuar nos atualizando sobre o Bubble, não apenas com as notícias e repercussoes, mas dando sua visão e opinião mesmo. Acho muito relevante e importante como alguém que a meu ver tem credibilidade e sobriedade nos que vc tem apresentado.
Na vida é preciso plano B pra tudo.
Que não seja B de Bubble😂😂😂😂
Verdade
Saindo da bubble. Migrando para AppHive.
Essa ainda não conheço, é possível ter acesso ao código fonte ou hospedar em um servidor próprio? Se não você vai estar trocando 6 por meia duzia!
Amigo você presta consultoria?
Comprei o curso do Renato Asse pra buble mas ainda nao comecei, e agora?
Veja se dá para pedir reembolso
@@wmn2011 Eu quero aprender, provavelmente ele vai ensinar outras opções.
Acredito que a Bubble vai tentar reparar isso e o curso do Renato para Bubble é muito bom, não desanime.
Se quiser aprender FlutterFlow no Clube você já tem mais de 38 horas de aulas ensinado do básico ao avançado.
Bom conteúdo, mas vai uma dica valiosa para quem chega e quer ganhar tempo »»» comece o video em 2:36, e assista na velocidade de pelo menos 1.75 que garanto que não vai prejudicar o entendimento (eu assisti em 2,0) 😁
PS.: 7 dias de teste com reembolso total é LEI.
Obrigado pela utilidade pública João!!
PS.: e pelo engajamento também 😁
@@leoandradenet disponha... E no final das contas, é tudo por engajamento e curtidas hoje em dia, não é? Então aqui vai mais um pouquinho 😂 Sucesso pra vc, parceiro.
👏👏👏