#Ofertório

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 11 жов 2024
  • Neste Pocket Papo sobre Música Litúrgica, o Prof. André Gaby, idealizador do projeto O Som da Palavra ( ‪@OSomdaPalavra‬ / osomdapalavra e / osomdapalavra ) explica o que é o ofertório a preparação das oferendas na missa, esclarecendo porque alguns cantos não servem ou até não podem ser cantados neste momento da celebração. Ainda menciona a Instrução Geral do Missal Romano - IGMR onde explica que este canto tem os mesmos critérios do canto de entrada:
    74. A procissão em que se levam os dons é acompanhada do cântico do ofertório (cf. n. 37, b), que se prolonga pelo menos até que os dons tenham sido depostos sobre o altar. As normas para a execução deste cântico são idênticas às que foram dadas para o cântico de entrada (cf. n. 48). O rito do ofertório pode ser sempre acompanhado de canto.
    ____________________
    Seja membro do canal e receba estes vídeos com antecedência:
    www.youtube.co...
    Considere tornar-se um apoiador do Pocket Terço:
    pocketterco.co...
    ____________________
    00:00 Introdução
    ____________________
    Baixe GRATUITAMENTE o aplicativo Pocket Terço para seu celular: pocketterco.co...
    Considere tornar-se um apoiador do Pocket Terço: pocketterco.co...
    Inscreva-se no canal e ative as notificações para ser avisado sempre que houver novos vídeos.
    Siga-nos no Instagram: / pocketterco

КОМЕНТАРІ • 21

  • @Giza0509
    @Giza0509 2 місяці тому +1

    Uau, como é necessário o professor André, foi bastante esclarecedor. Obrigada ❤

  • @leticiainacio8741
    @leticiainacio8741 Рік тому +4

    Façam mais vídeos sobre canto de entrada, ato, salmo, aclamação , santo, cordeiro , comunhão e final ! Erramos mto por falta de conhecimento .

    • @PocketTerco
      @PocketTerco  Рік тому +1

      Oi Letícia! Seu pedido é uma ordem! Segue aqui a playlist com alguns que já tem: ua-cam.com/play/PLdBC9r5PuKTs3NdgmtUNs9ktUg6JpP2JG.html
      Deus te abençoe!

    • @leticiainacio8741
      @leticiainacio8741 Рік тому

      @@PocketTerco mto obrigada ❤️ belo trabalho ! Continuem .

  • @jocylopes8362
    @jocylopes8362 8 місяців тому +1

    Maravilhoso ensinamento Gabi 🙏

  • @edsoncolaco
    @edsoncolaco 25 днів тому +1

    O canto que temos menos orientação litúrgica é o das ofertas! Existe tanta controvérsia a respeito que, se não cantarmos as palavras pão e vinho, muitos *litúrgistas reclamam e ficamos confusos, pois não temos acesso ao gradual, não encontra-se na internet, enfim. Durante a quaresma vemos muitas sugestões que acompanham a temática do evangelho do dia e nesse período não se reclama, mas nos outros momentos ficamos apreensivos em fazer a mesma adaptação. Estou com problemas em escolher bons cânticos para este momento e até cogite em apenas solar o violão para que nesse momento a assembleia fique focada no altar e ofereça suas orações particulares … pensei tbm em criar um manta com a frase “ bendito seja Deus para sempre”… tenho receio em cantar qualquer canto em primeira pessoa do singular, mas nas adaptações do evangelho ou dos salmos muitas antífonas estão em primeira pessoa do singular sem nenhum problema. Resumindo, a única coisa que passa é “ofertamos Senhor, pão e vinho em teu altar ou em tuas mãos” se tiver isso nenhum *liturgista de paróquia reclama kkkk A orientação de “apresentamos” é otima, fico grato, por favor, façam mais vídeos com essa orientação de música litúrgica, com a mesma imparcialidade a respeito da espiritualidade, pois os poucos vídeos que falam, sempre são orientações ou de grupos pró CNBB ou contra.… socorro gente, eu preciso descobrir o que é que é que se deve cantar de uma vez por todas! Acredito que todas as músicas que encontramos é pq ninguém sabe o que fazer com o canto de apresentação das ofertas! E continuamos cantando o que tem aguardando que a correta orientação apareça!

  • @sandroximenes5544
    @sandroximenes5544 Рік тому +1

    Sugestões de CÂNTICOS por favor

    • @PocketTerco
      @PocketTerco  Рік тому +1

      Olá Sandro! Recomendamos fortemente o site: www.orepertorioliturgico.com.br
      Deus te abençoe!

  • @musliturgica
    @musliturgica Рік тому +3

    Complementando um pouco o que ele disse, o sacrifício é oferecido na Oração Eucarística, após a aclamação memorial: "nós, vossos servos, e também vosso povo santo, vos oferecemos, ó Pai, dentre os bens que nos destes, o sacrifício perfeito e santo" (OE1), "Celebrando, pois, a memória da morte e ressurreição do vosso Filho, nós vos oferecemos, ó Pai, o pão da vida e o cálice da salvação" (OE2), "nós vos oferecemos em ação de graças este sacrifício de vida e santidade" (OE3), "nós vos oferecemos o seu corpo e Sangue, sacrifício do vosso agrado e salvação do mundo inteiro" (OE4), "nós queremos a vós oferecer este pão que alimenta e que dá vida" (OE5)", etc.

  • @diegogaldino4710
    @diegogaldino4710 Рік тому +2

    Alguém tem lista de repertório do ofertório correto ?

    • @PocketTerco
      @PocketTerco  Рік тому +1

      Recomendamos fortemente o site: www.orepertorioliturgico.com.br

  • @mariazonta4439
    @mariazonta4439 Рік тому +5

    Eu mesmo sem entender nada de canto litúrgico, percebi que as músicas falam da exaltação do homem e trabalho e penso que não são apropriadas, é estranho muitas letras das músicas que cantam nas missas, raríssimas vezes e músicas de louvor ou de adoração.

  • @robertolima9112
    @robertolima9112 Рік тому +2

    Interessante!!... Estamos cantando dois cantos que foram "condenados" no vídeo...e esses cantos foram escolhidos pelo sacerdote para executar neste tempo....fiquei confuso!

    • @PocketTerco
      @PocketTerco  Рік тому +1

      Oi Roberto, tudo bem? É raro vermos sacerdotes que saem do Seminário e que tenham tido aulas sobre música litúrgica (mas tem). São inúmeros documentos e instruções. O que acontece muito é que assim como os músicos de paróquia que não fazem cursos sobre música litúrgica, acabam aprendendo no dia a dia, vendo o que os demais fazem. Uma outra fonte de aprendizado são as missas televisionadas. Em geral isso acaba inserindo vícios e erros. A melhor fonte para todo aprendizado é onde as regras existem: os documentos da Igreja. Quando fazemos a leitura atenta das instruções notamos que muita coisa errada acontece, e não é por maldade ou porque as pessoas querem, mas porque de fato não sabem. Pode acontecer de um Sacerdote ensinar algo errado sobre doutrina, e neste caso nós comparamos o que ele disse com o que está no Catecismo da Igreja Católica. Da mesma forma, pode acontecer de um Sacerdote escolher músicas erradas. Nossos vídeos estão baseados na Instrução Geral do Missal Romano (IGMR) que pode ser encontrada na internet em PDF facilmente. Lá está bem claro como escolher as músicas. Recomendamos fortemente o site para escolher seu repertório: www.orepertorioliturgico.com.br. Deus abençoe!

  • @JBPSPEREIRA
    @JBPSPEREIRA 5 місяців тому +1

    Ola! Vc se disporia a analisar w avaliar uma letra minha mediante as determinacoes da Igreja e sob sua interpretacao?

  • @alexsandraaraujo9188
    @alexsandraaraujo9188 Рік тому +1

    Eu tenho dúvidas sobre como falar aos padres pois eles falam que tem que ter pão e vinho nas letras da música.

    • @PocketTerco
      @PocketTerco  Рік тому +1

      Olá Alexsandra, tudo bem? A Santa Igreja possui documentos que explicam cada parte da Santa Missa, inclusive instruções específicas para cada canto. Você pode estudar esses documentos para saber exatamente como a Igreja pede a liturgia seja realizada. O primeiro documento é a Instrução Geral do Missal Romano - IGMR (que você consegue ler em PDF pesquisando no google). Lá tem os pontos que fala sobre os cantos de Entrada, Ofertório e Comunhão. O canto de ofertório não precisa ter "pão" nem "vinho", pois como explicado pelo Prof. Andre neste vídeo, o canto de Ofertório faz parte dos cantos próprios de cada missa (assim como a primeira leitura, salmo e Evangelho), e você encontra o texto que deve ser cantado no Gradual Romano ou Gradual Simples. Na maioria dos cantos de ofertório, se canta Salmos, e nos salmos não tem menção direta com "pão" ou "vinho". Você encontrará mais detalhes nos pontos 48 e 74 da Instrução Geral do Missal Romano. Deus te abençoe!

    • @musliturgica
      @musliturgica Рік тому +1

      A CNBB aprova alguns cantos para este momento que trazem as palavras "pão" e "vinho" na letra, mas nunca usando o verbo "oferecer", e mesmo quando mencionado, existem outras coisas para enriquecer o canto. Por exemplo, "A vós, Senhor, apresentamos estes dons: / o pão e o vinho, aleluia" é seguido do salmo 116B[115] nos versos. "A mesa santa que preparamos" é muito mais um louvor a Deus pelos dons que ele nos dá do que um canto meramente de apresentar os dons. "Senhor, aqui trazemos" é a nova versão da antiga "Senhor, vos ofertamos", e apesar de falar em trazer "o cálice com vinho e, na patena, o pão", fala sobre o sacrifício de Cristo e a união dos cristãos em seguida. E assim por diante. Mas o melhor é sempre buscar cantar a palavra de Deus, como se prevê nos graduais, porque é o louvor que Deus mesmo fez para nós o louvarmos.

  • @LUISHENRIQUE-ku8hc
    @LUISHENRIQUE-ku8hc 2 місяці тому

    Ficou bem difícil interpretar o que foi digo em termos de resultado.

  • @acantarorando
    @acantarorando Рік тому +1

    Muito bom @osomdapalavra!