Ele é a última nota tocada por Ilúvatar. Por isso é de uma espécie única. ''...in one chord, deeper than the Abyss, higher than the Firmament, piercing as the light of the eye of Ilúvatar, the Music ceased.'' One chord - vive cantando - Deeper than the Abyss - o mal não toca, o anel não funciona. - higher than the Firmament - as aspirações da luta pelo bem estão baixo dele. Gandalf falando que ele não aceitaria - piercing as the light of the eye of Ilúvatar - ele tem qualidades "as the" ou comoas de Ilúvatar, sem ser ele. É onipresente, omnisciente e omnipotente e tem o livre arbítrio como princípio, bem como o respeito por toda forma de vida, até as "más" como o salgueiro que ele não destrói, apenas adormece. Fora a descrição do brilho no olho na cena do anel. - the Music ceased - Se existe algo assim "como Ilúvatar", a luta pelo domínio da criação que estava sendo travada na composição Da Música não faz mais sentido, já que essa última criação, Tom, não poderia ser dominada. Como você disse apenas destruída caso o restante da música também o fosse, mas nunca subordinada ao ritmo de Melkor, a verdadeira intenção dele, e é por isso que a música acaba. A luta não era divina, Eru queria criar, Melkor possuir. Divino não luta com ego, ele o transcende, e faz isso criando algo indominável por essa instância narcísica, algo para o qual o poder importa menos que uma flor, algo como a luz de seu próprio olho. Algo mais abaixo que o ego de Melkor e mais acima que suas ambições e a de seus pares. Mostrando nesse momento que não havia no universo palavra superior à ele, O verbo. E é por isso que melkor desce para a criação e tenta destruí-la, já que não poderia jamais dominá-la, como todo bom narcisista; "Se não posso possuir, aquilo que cobiço: o poder de que me vejo trajado no meu espelho mental, pois que quebrem o espelho. Ainda bem que existiam notas menores, imperceptíveis e entre abismos e firmamentos.
Que leitura incrível! Se assemelha aos textos budistas... Soa também como uma leitura psicanalítica com certo esoterismo. Muito obrigado pelo compartilhar!
@@nerdcurioso.youtube poderia me marcar em outro vídeo sobre frutadouro e angulia por favor os nomes só complicado talvez não esteja certo mais acredito que vc conseguiu entender. Mano seu canal é já era fã depois dessa só assinei a carteira ❤️😂😂😂
Concluindo O Tom Bombadil é como o verde do violinista, ele é um lugar e não alguém, é uma manifestação consciente de uma área, tipo uma expansão de domínio criada pelo domínio em si. Que da hora kkkkj
Concordo, mas ainda nao vejo sentido no pq do Um anel nao ter efeito sobre ele. A unica explicação seria se ele pertencesse a uma hierarquia acima da dos Maiar. E quem seria a esposa dele?
@@robertsmith1762 não cara, ele ser um lugar e nao uma criatura de fato, faz todo sentido... o um anel nao tem poder sobre uma arvore!! Sobre uma floresta.. sacou?
E o Tom lembra muito o Monstro do Pântano que já existia antes do cientista que foi absorvido pelo espírito da natureza. Unguliant tb. representa o Kaos , tb. descrito no universo Gailmann como as trevas que existiam antes da criação.
Sobre Jesus Cristo. Colossenses 1:17 : "Ele é antes de todas as coisas, e nele tudo subsiste." No caso de Tom Bombadil é um espírito da floresta, e não próprio Deus encarnado.
Excelente explicação.Tom é o que é denominado deva, em sânscrito. Um único ser que é o espírito de toda uma manifestação de vida conjunta, como uma floresta, por exemplo.
12:35 Laracna ... aí um tema maravilhoso pra abordar. Eu lendo o capitulo em que Sam lutou contra ela fiquei maravilhado com a coragem do nosso jardineiro preferido kk
A coragem é mais forte que qualquer martelo ou espada, mais poderosa que qualquer feitiço ou encanto e mais resistente que qualquer escudo e armadura, e quando você tem medo, mas está disposto a supera-lo em prol dos outros, pode-se dizer que você se torna invencível contra qualquer coisa
Acho todas as teorias legais, eu pessoalmente acho que Tom é a expressão do próprio autor em suas obras, uma forma de entrar, interagir e brincar com suas criações. Assim o professor ficou eternizado e ao mesmo tempo escondido nos livros, o primeiro Stan Lee 😅
Isso é bastante interessante de se pensar. A sensibilidade literária de uma pessoa como ele pode ser traduzida em impressões inimagináveis na própria obra. Então sabe lá como as habilidades refinadas permitia ele abrir portas variadas de interação com ela.
Eu não acho que seja isso pq o próprio Tolkien era muito contra alegorias. A maior crítica dele a Nárnia era por causa disso. Então acredito que ele não faria uma alegoria a si mesmo.
Quando lançaram o filme, minha maior expectativa era ver como retratariam Tom Bombadil, que decepção! Muito obrigada pelo vídeo, o melhor que assisti até agora sobre o personagem e, definitivamente, sua teoria faz total sentido, achei poético e emocionante.
Eu não tenho muita informação sobre o tom bombadil, só as que li na trilogia do senhor dos anéis e as que eu pesquisei esporadicamente, acho que Tom Bombadil é ou pode ser a manifestação da própria Arda, mundo físico. Mas gosto dele ser uma incógnita torna as histórias e os personagens mais interessantes, vídeo muito bom
Uma das mais poderosas facetas do Legendarium de Tolkien é que muita coisa fica para nossa imaginação/especulação. Tudo fica mais fascinante ou assustador quando é referido mas não mostrado, mostrado mas não explicado/nomeado. O poder da narrativa tolkeniana está justamente aí. Se ele disse que Bombadil é um mistério é pq é isso que ele é, e é fascinante justamente por isso. Se, um dia for achada uma carta "perdida" e inédita do professor dizendo o quê exatamente esse personagem é, toda a força que a figura tem acaba e a "graça" da história vai junto. Então, NINGUÉM sabe o quê Tom Bombadil é. Ainda bem.
Caramba, sempre tentei entender a origem e em qual ser Tom Bombadil poderia ser classificado. Com essa explicação realmente da para entender quem realmente é, pois muitas coisas passam despercebidos até mesmo ao mais atento leitor. Parabéns pelo trabalho, canal show 👏🏻👏🏻👏🏻
Bem legal. Para mim, sempre o considerei como uma brincadeira do Tolkien se colocando na história. A personificação do criador TOLKIEN na trama. E por isso Gandalf diz que ele vive nos limites que ele mesmo se impôs.
Bem, parece ser a manifestação do próprio Tolkien... A história comovente de como ele e sua esposa se reencontraram, depois de muito sofrimento da parte de ambos, me faz pensar... Que se fosse eu, eu gostaria de algum lugar para ser feliz ao lado dela por todo o sempre. E que lugar melhor para ser imortal que dentro de um livro? Em alguma bela floresta da Terra Média literária, Tolkien e Edith (Tom Bombadil e Chuva D'ouro) vivem felizes para sempre.
Eu acredito que Tom Bombadil seja uma criação surpresa de Eru, onde só Ele sabe seus verdadeiros conhecimentos, Eru tocou uma 3° Melodia quando Melkor tentou corromper a Criação, mas Eru já sabia. Tem o fato que Gandalf tinha assuntos urgentes pra tratar com ele antes de partir pra Valinor, Tom Bombadil é um Espírito da Floresta que na minha opinião, deve cuidar de mais algumas coisas, talvez de toda a Espiritualidade de Arda.
Amigo sobre seres que parecem não ter uma "classe" definida, você pode incluir não só o "Vigia na água" como também as criaturas inomináveis que o próprio Gandalf viu ao cair na luta contra o "Ruína de Durin", daria um ótimo vídeo!!! Eä e a própria Arda são muito ricas!
Concordo plenamente contigo! Desde a primeira vez que li O Senhor dos Anéis sempre gostei de Tom e confesso que fiquei triste ao saber que ele não estava nos filmes. Faz todo sentido ele ser Genius Loci. Parabéns pelo canal! Amo assistir seus vídeos
Acredito que ele não seja um espírito da floresta, mas sim a própria essência da música do criador e dos anjos. Pelas falas de Tolkien ele não morreria mas sim não continuaria ou deixaria de existir no Mundo de Sauron, o que me faz entender que ele ainda existiria em outro local, e pra mim o mundo de sauron seria a parte da música de Melkor, o que sabemos que nao está de acordo com a música do criador com os demais valar. Penso que ele seja como a força “boa” do universo, ou seja, a música do criador com os valar, por isso poderes dentro do universo não o afetam como o anel de sauron por ele ser o próprio poder. Gandalf diz que ele se limitou a um pequeno local para si, ou seja, foi por vontade própria essa limitação. Não sei se viajei demais nessa teoria mas foi o que pensei😅😅
Eu pensei algo muito semelhante também. Se o que Gandalf disse for realmente correto e servir como referência, essa teoria dele ser espírito da floresta se dissolve. E se a primeira gota de chuva não caiu nessa floresta? Acho que a idéia de ele ser apenas um espírito da natureza, e tendo a natureza como algo genérico pra designar tudo relacionado a criação porém limitado à terra média, sem habitat circunscrito, faria um pouco mais de sentido. Porque não se encaixaria e nenhuma das hierarquias criadas, eu acho, e o destacaria com uma "qualidade" de poder diferente do que se conhece dentro das hierarquias da criação. Fora que ele consegue se deslocar, e parece manter o mesmo poder, quando é chamado, fora dos limites da floresta. Mas eu também gostei da tua teoria.
Eu cheguei a essa conclusão quando li O Silmarillion pela primeira vez. Não faz sentido ele ser um espírito da floresta, muito menos daquela floresta em específico. Pra mim ele foi criado antes mesmo de Arda, durante um dos temas que Eru deu aos Ainuir. O poder dele tem origem no Fogo Imperecível do próprio Eru que deu vida às canções dos Ainuir. Faz sentido, pois os Valar não possuem forma física, eles são os próprios elementos dos quais tiveram o pensamento de compor junto ao tema principal. Mas Tom Bombadil tem forma física, e uma forma física parecida com os dos Filhos de Iluvatar. Talvez esse já fosse um dos primeiros temas que tomou contorno somente na canção principal derivando de uma espécie de protótipo vindo desses temas anteriores que seria o Tom Bombadil. Há inclusive um Valar (nunca lembro o nome deles direito) que queria criar outras formas de vida e antes mesmo da vinda dos Elfos criou os anões que tbm tem forma física parecida com a dos Filhos de Iluvatar, isso quer dizer que o tema já existia de alguma forma. Pra mim faz total e completo sentido essa teoria, inclusive, criada por mim mesma kkkkkkkk se acharem falhas ou complementações, por favor, me falem!
@@sniodev exatamente, Radagast tbm delimitou para si um espaço na Floresta das Trevas, indo, inclusive, contra sua designação como conselheiro dos povos da Terra Média. Não faz sentido o Tom Bombadil estar delimitado àquela floresta em específico, do contrário como saberia das coisas que acontecem fora da Floresta Velha?
@@jojoanninha isso pode ser um problema no vídeo. Elrond fala durante o conselho que a floresta velha diminuiu com as eras, mas que era muito maior. É possível que "espírito da floresta" seja menos adequado que "espírito do mundo", ou "da terra média", pois o que Elrond indica é que a floresta onde Tom habita já ocupou todo o continente, ou pelo menos a maior parte dele. De resto, acho que ele é exatamente o que o professor disse: um mistério para a história. Me parece que sua função é exatamente não ser compreendido e, desse modo, ser pauta de discussão pelos fãs até o fim haha
Cara, essa é uma das partes que mais me afligem não ter ido pras adaptações de cinema... Há outras claro! 10:51 Manos, Gandalf é foda!!! Ele articulou tudo para não permitir que Sauron se fortalecesse!!! Impedir que levasse Smoug pro seu lado... O retirar de Dol Gudur para o longínquo Leste (Moria) e a própria entrega do anel a Orodruim... Ele de fato foi o pivô em tudo e claro que contou com sorte e com coragem e audácia de outros para seus desígnios se concluírem e vencerem no fim... Top demais!
Isaque, conheci seu canal esse mês e já fiquei encantado com a qualidade de seus vídeos. Ao fim deste pensei no Tom Bombadil como uma Egregora - uma consciência de um lugar, de uma ideia ou de uma realidade, similar aos Kamis ou aos Devas (como salientou @AdilsonRamachandra). Desejo muito sucesso com o seu canal!
Sim, está certo, mas o que deixa ainda mais curioso sobre ele, é que um guardião em lei protege um lugar, então como tantas florestas foram queimadas e destruidas sem que ele interviesse nisso? Quando pela primeira vez sobre ele, o imaginei como guardião da floresta mas logo o vi como um senhor da floresta e sua esposa seria a própria primavera/natureza, mas ainda assim sua existência e questionável. Ótimo vídeo 👏👏
Da mesma forma que Wakanda não impediu o tráfico negreiro europeu para as Américas... (kkk...) Mas teu comentário me faz pensar que alguns outros comentando que ele seria uma personificação da própria Arda, faz mais sentido do que ser um protetor da florsta.
Excelente definição, eu pessoalmente imaginei ao ler o livro que Tom Bombadill, fosse Eru/Lluvatar mas as tuas conclusões sobre todas as possibilidades, são muito perspicazes e corretas, eu tbm agora acredito que tu estás certissimo nas tuas conclusões sobre Tom Bombadill. Por estar limitado num espaço onde foi designado, a sua participação no desenvolvimento dos acontecimentos tbm foram limitados, somente para e naquele momento da história
ele não apareceu nos filmes de senhor dos anéis, porque a warner não tinha comprado os direitos das histórias de tom bombadil, e mesmo ele estando presente nos livros, para outras mídias seria necessário ter os direitos sobre o personagem para se fazer uma adaptação.
@@nathanieladam4105, Nada a ver, li entrevistas do Jackson dizendo que foi para encurtar a historia e além disso o personagem era muito enigmático e poderia confundir quem assistisse e não conhecesse os livros, eu alias li os livros e concordo com ele, Tom Bombadil teria deixado um buraco no roteiro se fosse adaptado para os filmes.
@@PauloSilva-yi2mi mas é fato que a warner não tem os direitos do tom bombadil, já vi vários executivos falarem isso na época. mas concordo com o que você falou, e ainda acrescento mais, se a warner realmente quisesse colocá-lo nos filmes eles iriam correr atrás disso.
Muito legal. Que canal foda esse. Eu gosto de pensar no Bombadil como se ele fosse tipo, "o jardineiro de Deus". Tem uma ligação direta com o criador, é extremamente poderoso mas ao mesmo tempo, humilde e de boa com tudo. Não se envolve diretamente com nada. Eu acho estranho só ele ser uma espécie de "espírito da floresta", pois ele estava ali muito antes das árvores, rios e tudo mais. Mas muito legal, gostei de todas as teorias.
Cara, esse vídeo é simplesmente sensacional! Melhor explicação possível! Concordo plenamente. Para mim, Tom Bombadil foi inspirado nas lendas celtas dos elementais. Como é dito no vídeo, Bombadil é um espírito da floresta cuja função principal é proteger e conservar a Natureza. Excelente abordagem!
Eu gosto da teoria de que bombadill e ungoliant são representações físicas da música dos ainur. Não um ainur ou criação decorrente da música, mas a própria música em si
Ótimo vídeo, uma teoria que eu achei interessante dizia que Bombadil e Ungoliant eram resquícios da "canção da criação". Ungoliant foi gerada da parte de Morgoth na canção, e Tom por Eru junto dos outros valares.
Vc fez o melhor e mais completo vídeo sobre bombadil que já vi, que trabalho minucioso! Parabéns! Só acho que há uma única incoerência: também foi dito que os limites de bombadil foram estabelecidos por ele próprio (Gandalf disse no conselho). Mas se ele foi criado por Iluvatar para ser o espírito guardião da floresta, então Iluvatar traçou seus seus limites.
Adorei a teoria de Tom Bombadil ser uma falha na Matrix. 😂😂😂 Mas curti mais c o fato de ele ser algo diferente das raças q conhecemos e nas possibilidades de se terem outras além das clássicas criadas por Tolkien! Parabéns pela análise!
Sensacional a sua teoria eu acompanho o canal TOLKIEN TALK , acho eles sensacionais, porém a sua teoria sobre o Tom Bombadil tem muita conexão eu achei a melhor que eu ouvi até hoje, parabéns
💯💯💯Então é como se ele fosse um Programa, um antivirus! Um Avatar, criado para realizar e cumprir certas funções! Sem emoções. Sem persepção de bem ou mal. Só cumpria suas tarefas e nada mais. Não evoluia! Não crescia! Só manifestava suas habilidades criadas para realizar seu trabalho pré programado por Iluvatar. O contrário de Gandalf, que cresceu, aprendeu e evoluiu em suas escolhas!
Vídeo excelente, a conclusão final é um tanto singular, é verdade, mas não tira nem um pouco o mérito da pesquisa bem feita, mostrou muito conhecimento do legendárium, parabéns!
Eu posso ter entendido errado no minuto 8:11, mas isso não significa que ele morreria pelas mãos de Sauron e sim que não teria mais nada para ele continuar vivo, tipo não teria motivos para ele existir, MAS NÃO QUE o Sauron mataria ele. Acho que seria simplesmente que ele não teria porque continuar em um mundo onde não tem nada belo, ou vivo de fato. Então talvez não descarte a possibilidade dele ser um Valar ainda.
Nas histórias mais inspiradoras, as que tem muito mais sabedoria submersa. Nestas histórias sempre tem um personagem que parece poder moldar o mundo, parece consciente de que é tudo um sonho.
Bem investigado. Sua fundamentação desvenda esse enigma.
9 місяців тому+1
Cara lembrar que professor quando criança viveu em zona rural e isso marcou muito sua vida, pois dai veio seu amor pela natureza e expirações para criar lugares da terra media, Tom na minha visão nada mais é do que a representação de Tolkien para sua criatividade, por isso ele canta para lutar, por que o professor escrevia para enfrentar as coisas, por isso ele é um mistério por que para aqueles que não entendiam as línguas que ele amava tudo era um mistério
Eu pensava que ele era a encarnação da terra média, mas admito que ele ser a encarnação da floresta faz mais sentido. Obrigado pelo conteúdo maravilhoso.
Achei a conclusão extremamente verossímil e concordo com a mesma. Como sempre, mais um video excelente. Saúde e sucesso, companheiro; vida longa e próspera. 🖖🏻
Eu pensei a respeito do Tom algumas semanas atrás, e eu só pude chegar a uma conclusão. Mas antes vou explicar o motivo de eu pensar o que penso. Sauron quando criou o anel, o Um, ele colocou uma parte de seu espírito no objeto, e este objeto possui algumas características graças a isso: -carrega a vontade de seu mestre -possui "consciência" -manipula seus usuários com a mesma malícia que Sauron manipulou a todos na Terra Média. -o poder do Um rivalizava e até superava os grandes elfos e magos, tal como o próprio Sauron. Agora falando sobre Eru, ainda que eu não saiba muito sobre ele, eu posso supor que seu desejo é que haja espaço para todos no mundo, pois todos são parte de sua criação. Se esta não fosse a vontade do próprio Eru, ele poderia pessoalmente por fim a Melkor. Percebe-se que Eru é um NEUTRO com inclinação para a BONDADE. Tom é, de tal forma, tão bom quanto neutro. Vimos isso quando Gandalf disse algo do tipo "se entregarmos o anel ao Tom, ele ele o entregaria a quem quer que o pedisse, seja este indivíduo bom ou mau, e se isso não acontecesse, ele o esqueceria em um lugar qualquer". Fica explicito a falta de interesse em lados da moeda, e também fica claro que ele não possui qualquer ambição "terrena", pois ele transcende os desejos do bem e do mal. Ele faz o que quer, quando quer, e para ele não faz diferença. Então qual a relação que estou tentando propor entre o Tom e Eru? Eru criou ARDA, um mundo repleto de magia e mistério. Não apenas isso, é um mundo em que há influência divina no destino daqueles que vivem ali, e isso dito pelo próprio Gandalf. Então seria Tom um "fragmento" de Eru na "forja" de Arda, tal como é o espírito de Sauron para o anel? Lembremos que Eru criou as coisas a partir da canção, e Tom é "invocado" a partir de algo parecido. Outra ideia, mas agora um pouco mais exagerada de minha parte, mas que complementa o que tenho dito, é que Tolkien é apaixonado pelo que é belo. Para ele a magia está na beleza estética, mas não de uma forma pejorativa e fútil, mas de uma forma profunda e inocente. Tom é casado justamente com uma bela moça, e que ainda tem "ouro" em seu nome. Seria Eru um apaixonado pela beleza, tal como o próprio Tolkien? Eu acredito que sim, pois todas as coisas levam a isso, é só observar como o próprio mundo de Tolkien é belo. Então concluindo a ideia, Tom, possivelmente, seria um pedaço do espírito de Eru cravado no mundo de Tolkien, cravado em Arda como parte dela e parte de Eru.
@@Diile0 Se tom não for o que eu estou dizendo, o que é quase certeza de não ser, seria muita coincidência todas as ideias sobre o tom se parecerem com uma "contra parte" da elegoria "Sauron e o anel". Tolkien deixou muito espaço para qualquer tipo de narrativa sobre o que é o tom. Pra mim essa seria a melhor ideia/roteiro para ele, pelo simples fato de que o Tom seria como o anel de Sauron, mas sem toda a ambição e cobiça do Um e seu dono. Obrigado por ler meu comentário.
A explicação sobre ele ser um espírito guardião da Floresta Antiga é muito boa. Inclusive, explica pq Gandalf fala que ele não seria um bom guardião para o um anel, e que até se esqueceria dele, ou o jogaria fora. Simplesmente pq não era obrigação dele. Ao contrário de Saruman, Radagast e os magos azuis, cuja função era proteger, orientar e inspirar os filhos de Eru contra o mal, a função dele era outra, por isso não se metia. Aliás, obrigações morais/planos divinos versus livre-arbítrio eram temas constantes no universo de Tolkien.
Eu li uma vez algo parecido com o que eu pensei quando li a sociedade do anel, que Tom bombadil seria uma contraposição a ungoliant, esta também veio a arda antes de tudo, e seria, na minha visão, fruto da dissonância da música de eru ilúvatar, e Tom bombadil seria a personificação da música não corrompida. Outra teoria que eu li, foi que Tom bombadil seria uma um espírito criado pelo encontro da canção de Aulë e Yavanna que são um casal, ele tem uma figura semelhante a um anão, criados por Aulë, e tem o amor a floresta como Yavanna.
Eu sei que na mitologia europeia (em geral) existe um ser chamado de "Green Man" (Um ser equivalente ao "Pai do Mato" das criaturas brasileiras). Muito provavelmente ele serviu de inspiração para as características dos Ents. Porém, assim como os Ents cuidam das árvores e florestas, o Tom Bombadil também faz a mesma coisa. Creio que esse seja o ser mais semelhante ao Tom Bombadil que temos na mitologia europeia.
Parabéns pelo vídeo . Sua análise sobre Tom Bombadil foi simplesmente perfeita. Tem um " causo " kkkk que li , que diz que Tom Bombadil esteve em Mordor , em uma de suas viagens, e a escuridão que existia em Mordor , se afastava dele rapidamente. Se é um fato ou mais um mito , eu sinceramente não sei responder.
Bombadil é sim mais puro que Gandalf. Tanto que não é tentado por nada. Nem pelas flutuações dos acontecimentos. Ele provavelmente não é tão antigo, pois Olórin é o mais antigo Maiar. E não há linha dizendo(pelo menos no pouco que li) que Sauron é o mais poderoso Maiar. E existiam certos seres que não tinha bem uma classificação. A própria Ungoliant cai nisso. Mas é um excelente vídeo! Fascinante como todos os outros que assisti no canal!
Uou! Eu sempre achei que ele fosse um espirito do lugar, mas nunca pesquisei o suficiente, e também não tenho conhecimento tão profundo da mitologia. Mas você fez um ótimo trabalho nesse vídeo, faz muito sentido, principalmente quando se considera as limitações dele.
"As arvre, somos nozes
- Bombadil, Tom.
AHAHAHA melhor comentário 😂
TOLKIEN LIBERALMENTE ZUANDO COM OS LEITORES!
kkkkkkkkk puxo do bau
Ele é a última nota tocada por Ilúvatar. Por isso é de uma espécie única.
''...in one chord, deeper than the Abyss, higher than the Firmament, piercing as the light of the eye of Ilúvatar, the Music ceased.''
One chord - vive cantando
- Deeper than the Abyss - o mal não toca, o anel não funciona.
- higher than the Firmament - as aspirações da luta pelo bem estão baixo dele. Gandalf falando que ele não aceitaria
- piercing as the light of the eye of Ilúvatar - ele tem qualidades "as the" ou comoas de Ilúvatar, sem ser ele. É onipresente, omnisciente e omnipotente e tem o livre arbítrio como princípio, bem como o respeito por toda forma de vida, até as "más" como o salgueiro que ele não destrói, apenas adormece. Fora a descrição do brilho no olho na cena do anel.
- the Music ceased - Se existe algo assim "como Ilúvatar", a luta pelo domínio da criação que estava sendo travada na composição Da Música não faz mais sentido, já que essa última criação, Tom, não poderia ser dominada. Como você disse apenas destruída caso o restante da música também o fosse, mas nunca subordinada ao ritmo de Melkor, a verdadeira intenção dele, e é por isso que a música acaba.
A luta não era divina, Eru queria criar, Melkor possuir. Divino não luta com ego, ele o transcende, e faz isso criando algo indominável por essa instância narcísica, algo para o qual o poder importa menos que uma flor, algo como a luz de seu próprio olho. Algo mais abaixo que o ego de Melkor e mais acima que suas ambições e a de seus pares. Mostrando nesse momento que não havia no universo palavra superior à ele, O verbo.
E é por isso que melkor desce para a criação e tenta destruí-la, já que não poderia jamais dominá-la, como todo bom narcisista; "Se não posso possuir, aquilo que cobiço: o poder de que me vejo trajado no meu espelho mental, pois que quebrem o espelho.
Ainda bem que existiam notas menores, imperceptíveis e entre abismos e firmamentos.
Que leitura incrível! Se assemelha aos textos budistas... Soa também como uma leitura psicanalítica com certo esoterismo. Muito obrigado pelo compartilhar!
Up 🔝
Poh que top mano
@@ElvisAraujo23 Na realidade, é profundamente cristão
A melhor explicação! Tom é um ser único na Criação, cuja função é eliminar a possibilidade de Melkor dominar ou destruir toda a Criação,
Sigo alguns canais que falam sobre o universo Tolkien, porém esse é sem dúvida o melhor. Parabéns pelo trabalho!!! FELIZ NATAL PARA TODOS!!!
Obrigado pela sua generosidade Thadeu! Fico feliz que tenha gostado! Feliz Natal 🎇🎇
@@nerdcurioso.youtube poderia me marcar em outro vídeo sobre frutadouro e angulia por favor os nomes só complicado talvez não esteja certo mais acredito que vc conseguiu entender.
Mano seu canal é já era fã depois dessa só assinei a carteira ❤️😂😂😂
Feliz natal, Thadeu!
Sempre tem um alienado kkkk
👍
muito boa análise, parabéns!
Caramba, olha a lenda por aqui! kkkkkkkkkkkkkkkkk
professor Henrique o senhor por aqui ?! sou muito seu fã!!
Professor, quem vence um X1 franco: Tom Bombadil ou um Pit Bull raivoso?
Vi uns amigos do trabalho assistindo você, e agora encontro você aqui onde eu menos imaginária. Pode falar professor, Tolkien é foda né
Ueee kkkkkkkkkkkkk
Concluindo O Tom Bombadil é como o verde do violinista, ele é um lugar e não alguém, é uma manifestação consciente de uma área, tipo uma expansão de domínio criada pelo domínio em si.
Que da hora kkkkj
Fã de Gaiman detectado! Como é bom ser nerd!
Concordo, mas ainda nao vejo sentido no pq do Um anel nao ter efeito sobre ele. A unica explicação seria se ele pertencesse a uma hierarquia acima da dos Maiar. E quem seria a esposa dele?
@@robertsmith1762 não cara, ele ser um lugar e nao uma criatura de fato, faz todo sentido... o um anel nao tem poder sobre uma arvore!! Sobre uma floresta.. sacou?
E o Tom lembra muito o Monstro do Pântano que já existia antes do cientista que foi absorvido pelo espírito da natureza. Unguliant tb. representa o Kaos , tb. descrito no universo Gailmann como as trevas que existiam antes da criação.
Sobre Jesus Cristo.
Colossenses 1:17 : "Ele é antes de todas as coisas, e nele tudo subsiste."
No caso de Tom Bombadil é um espírito da floresta, e não próprio Deus encarnado.
Excelente explicação.Tom é o que é denominado deva, em sânscrito. Um único ser que é o espírito de toda uma manifestação de vida conjunta, como uma floresta, por exemplo.
Exatamente, ou um Kami para a mitologia japonesa. Um espírito personificado da vida de um lugar, sua egrégora.
Ou um anjo, na tradição semita.
12:35 Laracna ... aí um tema maravilhoso pra abordar. Eu lendo o capitulo em que Sam lutou contra ela fiquei maravilhado com a coragem do nosso jardineiro preferido kk
Eu lembro da emoção de ter lido aquelas páginas. Samwise possui todo o meu respeito!
@@alexborges3599 Foram cenas incríveis!!
A coragem é mais forte que qualquer martelo ou espada, mais poderosa que qualquer feitiço ou encanto e mais resistente que qualquer escudo e armadura, e quando você tem medo, mas está disposto a supera-lo em prol dos outros, pode-se dizer que você se torna invencível contra qualquer coisa
Acho todas as teorias legais, eu pessoalmente acho que Tom é a expressão do próprio autor em suas obras, uma forma de entrar, interagir e brincar com suas criações. Assim o professor ficou eternizado e ao mesmo tempo escondido nos livros, o primeiro Stan Lee 😅
Isso é bastante interessante de se pensar. A sensibilidade literária de uma pessoa como ele pode ser traduzida em impressões inimagináveis na própria obra. Então sabe lá como as habilidades refinadas permitia ele abrir portas variadas de interação com ela.
Tenho a mesma opinião, para mim tom é o próprio autor 😊 e a esposa de tom é a esposa de tolkien
Se for... Tolkien é muito chato
Eu não acho que seja isso pq o próprio Tolkien era muito contra alegorias. A maior crítica dele a Nárnia era por causa disso. Então acredito que ele não faria uma alegoria a si mesmo.
Sempre tive essa impressão.
De todos canais que sigo sobre universo Tolkien, este é o melhor! Parabéns
Obrigado pela sua generosidade Andréa, fico feliz que esteja gostando do canal! 🙏🏼
Quando lançaram o filme, minha maior expectativa era ver como retratariam Tom Bombadil, que decepção! Muito obrigada pelo vídeo, o melhor que assisti até agora sobre o personagem e, definitivamente, sua teoria faz total sentido, achei poético e emocionante.
Eu não tenho muita informação sobre o tom bombadil, só as que li na trilogia do senhor dos anéis e as que eu pesquisei esporadicamente, acho que Tom Bombadil é ou pode ser a manifestação da própria Arda, mundo físico. Mas gosto dele ser uma incógnita torna as histórias e os personagens mais interessantes, vídeo muito bom
Uma das mais poderosas facetas do Legendarium de Tolkien é que muita coisa fica para nossa imaginação/especulação. Tudo fica mais fascinante ou assustador quando é referido mas não mostrado, mostrado mas não explicado/nomeado. O poder da narrativa tolkeniana está justamente aí. Se ele disse que Bombadil é um mistério é pq é isso que ele é, e é fascinante justamente por isso. Se, um dia for achada uma carta "perdida" e inédita do professor dizendo o quê exatamente esse personagem é, toda a força que a figura tem acaba e a "graça" da história vai junto. Então, NINGUÉM sabe o quê Tom Bombadil é. Ainda bem.
Caramba, sempre tentei entender a origem e em qual ser Tom Bombadil poderia ser classificado. Com essa explicação realmente da para entender quem realmente é, pois muitas coisas passam despercebidos até mesmo ao mais atento leitor. Parabéns pelo trabalho, canal show 👏🏻👏🏻👏🏻
*FINALMENTE UMA RESPOSTA PARA ESSE ENIGMA!* 😃😃😃 Obrigada Isac!
Bem legal. Para mim, sempre o considerei como uma brincadeira do Tolkien se colocando na história. A personificação do criador TOLKIEN na trama. E por isso Gandalf diz que ele vive nos limites que ele mesmo se impôs.
Bem, parece ser a manifestação do próprio Tolkien...
A história comovente de como ele e sua esposa se reencontraram, depois de muito sofrimento da parte de ambos, me faz pensar...
Que se fosse eu, eu gostaria de algum lugar para ser feliz ao lado dela por todo o sempre. E que lugar melhor para ser imortal que dentro de um livro?
Em alguma bela floresta da Terra Média literária, Tolkien e Edith (Tom Bombadil e Chuva D'ouro) vivem felizes para sempre.
Pra mim, Tom Bombadil é o alter ego do próprio Tolkien, deixado como personagem enigmático justamente para nunca ser esquecido pelos fãs...
Imagina o trabalho que você teve pra reunir todas essas informações e fazer um vídeo incrível desse😮
Eu acredito que Tom Bombadil seja uma criação surpresa de Eru, onde só Ele sabe seus verdadeiros conhecimentos, Eru tocou uma 3° Melodia quando Melkor tentou corromper a Criação, mas Eru já sabia.
Tem o fato que Gandalf tinha assuntos urgentes pra tratar com ele antes de partir pra Valinor, Tom Bombadil é um Espírito da Floresta que na minha opinião, deve cuidar de mais algumas coisas, talvez de toda a Espiritualidade de Arda.
Ótimo comentário como sempre meu amigo Carlos!
Isso explica porque ele fez aquele exorcimo..
Ótimo vídeo, o melhor vídeo q vi a respeito de Tom Bombadil, esta de parabéns, ótima descrição 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Amigo sobre seres que parecem não ter uma "classe" definida, você pode incluir não só o "Vigia na água" como também as criaturas inomináveis que o próprio Gandalf viu ao cair na luta contra o "Ruína de Durin", daria um ótimo vídeo!!! Eä e a própria Arda são muito ricas!
Fantástico! Gratidão brother o seu canal suas narrativas são simplesmente fantásticas. Feliz por está aqui neste canal.❤
Concordo plenamente contigo! Desde a primeira vez que li O Senhor dos Anéis sempre gostei de Tom e confesso que fiquei triste ao saber que ele não estava nos filmes. Faz todo sentido ele ser Genius Loci. Parabéns pelo canal! Amo assistir seus vídeos
Parabéns e obrigado. Eu imaginava que seria o próprio Prof. Tolkien se permitindo participar de sua estória
Acredito que ele não seja um espírito da floresta, mas sim a própria essência da música do criador e dos anjos. Pelas falas de Tolkien ele não morreria mas sim não continuaria ou deixaria de existir no Mundo de Sauron, o que me faz entender que ele ainda existiria em outro local, e pra mim o mundo de sauron seria a parte da música de Melkor, o que sabemos que nao está de acordo com a música do criador com os demais valar. Penso que ele seja como a força “boa” do universo, ou seja, a música do criador com os valar, por isso poderes dentro do universo não o afetam como o anel de sauron por ele ser o próprio poder. Gandalf diz que ele se limitou a um pequeno local para si, ou seja, foi por vontade própria essa limitação. Não sei se viajei demais nessa teoria mas foi o que pensei😅😅
Eu pensei algo muito semelhante também. Se o que Gandalf disse for realmente correto e servir como referência, essa teoria dele ser espírito da floresta se dissolve. E se a primeira gota de chuva não caiu nessa floresta? Acho que a idéia de ele ser apenas um espírito da natureza, e tendo a natureza como algo genérico pra designar tudo relacionado a criação porém limitado à terra média, sem habitat circunscrito, faria um pouco mais de sentido. Porque não se encaixaria e nenhuma das hierarquias criadas, eu acho, e o destacaria com uma "qualidade" de poder diferente do que se conhece dentro das hierarquias da criação. Fora que ele consegue se deslocar, e parece manter o mesmo poder, quando é chamado, fora dos limites da floresta. Mas eu também gostei da tua teoria.
Eu cheguei a essa conclusão quando li O Silmarillion pela primeira vez. Não faz sentido ele ser um espírito da floresta, muito menos daquela floresta em específico. Pra mim ele foi criado antes mesmo de Arda, durante um dos temas que Eru deu aos Ainuir. O poder dele tem origem no Fogo Imperecível do próprio Eru que deu vida às canções dos Ainuir. Faz sentido, pois os Valar não possuem forma física, eles são os próprios elementos dos quais tiveram o pensamento de compor junto ao tema principal. Mas Tom Bombadil tem forma física, e uma forma física parecida com os dos Filhos de Iluvatar. Talvez esse já fosse um dos primeiros temas que tomou contorno somente na canção principal derivando de uma espécie de protótipo vindo desses temas anteriores que seria o Tom Bombadil.
Há inclusive um Valar (nunca lembro o nome deles direito) que queria criar outras formas de vida e antes mesmo da vinda dos Elfos criou os anões que tbm tem forma física parecida com a dos Filhos de Iluvatar, isso quer dizer que o tema já existia de alguma forma.
Pra mim faz total e completo sentido essa teoria, inclusive, criada por mim mesma kkkkkkkk se acharem falhas ou complementações, por favor, me falem!
@@sniodev exatamente, Radagast tbm delimitou para si um espaço na Floresta das Trevas, indo, inclusive, contra sua designação como conselheiro dos povos da Terra Média. Não faz sentido o Tom Bombadil estar delimitado àquela floresta em específico, do contrário como saberia das coisas que acontecem fora da Floresta Velha?
Gostei mais da sua teoria do quê da do criador do vídeo
@@jojoanninha isso pode ser um problema no vídeo. Elrond fala durante o conselho que a floresta velha diminuiu com as eras, mas que era muito maior. É possível que "espírito da floresta" seja menos adequado que "espírito do mundo", ou "da terra média", pois o que Elrond indica é que a floresta onde Tom habita já ocupou todo o continente, ou pelo menos a maior parte dele.
De resto, acho que ele é exatamente o que o professor disse: um mistério para a história. Me parece que sua função é exatamente não ser compreendido e, desse modo, ser pauta de discussão pelos fãs até o fim haha
Que vídeo excelente ótima ditatica e explicação parabéns ganhou mais um inscrito
Quem sabe faz ao vivo, o homem é fera de mais mandou logo 2 vídeo na sequência 👏👏👏, aí se rouba meu coração 🫀 né pai
🙋🏻
@@nerdcurioso.youtube gostaria de saber sobre Fruta d'Ouro e ungoliat pode me marcar nue vídeo que fala sobre ele por favor 🙏
Cara, essa é uma das partes que mais me afligem não ter ido pras adaptações de cinema... Há outras claro! 10:51 Manos, Gandalf é foda!!! Ele articulou tudo para não permitir que Sauron se fortalecesse!!! Impedir que levasse Smoug pro seu lado... O retirar de Dol Gudur para o longínquo Leste (Moria) e a própria entrega do anel a Orodruim... Ele de fato foi o pivô em tudo e claro que contou com sorte e com coragem e audácia de outros para seus desígnios se concluírem e vencerem no fim... Top demais!
Cara que vídeo ótimo, o canal me fez querer ainda mais conhecer este maravilhoso universo de tolkien
🙏🏼
Isaque, conheci seu canal esse mês e já fiquei encantado com a qualidade de seus vídeos. Ao fim deste pensei no Tom Bombadil como uma Egregora - uma consciência de um lugar, de uma ideia ou de uma realidade, similar aos Kamis ou aos Devas (como salientou @AdilsonRamachandra). Desejo muito sucesso com o seu canal!
Bombadil pode ser a própria canção criação encarnada ou tipo espirito da natureza tudo que abrange a terra media .
gostei muito desse final
Uma dos melhores vídeos sobre o tom,
TOOOOOP
Sim, está certo, mas o que deixa ainda mais curioso sobre ele, é que um guardião em lei protege um lugar, então como tantas florestas foram queimadas e destruidas sem que ele interviesse nisso?
Quando pela primeira vez sobre ele, o imaginei como guardião da floresta mas logo o vi como um senhor da floresta e sua esposa seria a própria primavera/natureza, mas ainda assim sua existência e questionável.
Ótimo vídeo 👏👏
Da mesma forma que Wakanda não impediu o tráfico negreiro europeu para as Américas... (kkk...)
Mas teu comentário me faz pensar que alguns outros comentando que ele seria uma personificação da própria Arda, faz mais sentido do que ser um protetor da florsta.
Esse e o melhor canal que conta sobre os livros de Tolkien vc fala da obra de um jeito que entendo Feliz Natal
Excelente definição, eu pessoalmente imaginei ao ler o livro que Tom Bombadill, fosse Eru/Lluvatar mas as tuas conclusões sobre todas as possibilidades, são muito perspicazes e corretas, eu tbm agora acredito que tu estás certissimo nas tuas conclusões sobre Tom Bombadill. Por estar limitado num espaço onde foi designado, a sua participação no desenvolvimento dos acontecimentos tbm foram limitados, somente para e naquele momento da história
Ia ser foda se ele aparece nos filmes juntos com as criaturas
ele não apareceu nos filmes de senhor dos anéis, porque a warner não tinha comprado os direitos das histórias de tom bombadil, e mesmo ele estando presente nos livros, para outras mídias seria necessário ter os direitos sobre o personagem para se fazer uma adaptação.
@@nathanieladam4105, Nada a ver, li entrevistas do Jackson dizendo que foi para encurtar a historia e além disso o personagem era muito enigmático e poderia confundir quem assistisse e não conhecesse os livros, eu alias li os livros e concordo com ele, Tom Bombadil teria deixado um buraco no roteiro se fosse adaptado para os filmes.
@@PauloSilva-yi2mi mas é fato que a warner não tem os direitos do tom bombadil, já vi vários executivos falarem isso na época. mas concordo com o que você falou, e ainda acrescento mais, se a warner realmente quisesse colocá-lo nos filmes eles iriam correr atrás disso.
Parabéns pelo video, estou chocado com a capacidade de pesquisa e os detalhes levantados
Muito obrigado
Seu canal é muito legal. Fiquei muito empolgado pra ler os livros do mestre tolkien novamente!
Muito legal. Que canal foda esse. Eu gosto de pensar no Bombadil como se ele fosse tipo, "o jardineiro de Deus". Tem uma ligação direta com o criador, é extremamente poderoso mas ao mesmo tempo, humilde e de boa com tudo. Não se envolve diretamente com nada. Eu acho estranho só ele ser uma espécie de "espírito da floresta", pois ele estava ali muito antes das árvores, rios e tudo mais. Mas muito legal, gostei de todas as teorias.
Vídeo incrível, obrigado por compartilhar seu olhar sobre esse personagem conosco.
Cara, esse vídeo é simplesmente sensacional! Melhor explicação possível! Concordo plenamente. Para mim, Tom Bombadil foi inspirado nas lendas celtas dos elementais. Como é dito no vídeo, Bombadil é um espírito da floresta cuja função principal é proteger e conservar a Natureza. Excelente abordagem!
Eu gosto da teoria de que bombadill e ungoliant são representações físicas da música dos ainur. Não um ainur ou criação decorrente da música, mas a própria música em si
Ótimo vídeo, uma teoria que eu achei interessante dizia que Bombadil e Ungoliant eram resquícios da "canção da criação". Ungoliant foi gerada da parte de Morgoth na canção, e Tom por Eru junto dos outros valares.
Após essa explicação perfeita, não tem como não concordar com a sua conclusão. Obrigado pelo excelente conteúdo!
Vc fez o melhor e mais completo vídeo sobre bombadil que já vi, que trabalho minucioso! Parabéns!
Só acho que há uma única incoerência: também foi dito que os limites de bombadil foram estabelecidos por ele próprio (Gandalf disse no conselho). Mas se ele foi criado por Iluvatar para ser o espírito guardião da floresta, então Iluvatar traçou seus seus limites.
Saber o que eu penso? Eu penso que vc foi a primeira pessoa a dar uma explicação plausível para esse dilema Tolkeniano, meus parabéns, genial!
Fascinante, parabéns pela investigação. Faz muito sentido
10:00 mano pureza e bondade andam juntas mas n são a mesma coisa! Mas vídeo muito bom, e bem pesquisado mano.
Adorei a teoria de Tom Bombadil ser uma falha na Matrix. 😂😂😂
Mas curti mais c o fato de ele ser algo diferente das raças q conhecemos e nas possibilidades de se terem outras além das clássicas criadas por Tolkien!
Parabéns pela análise!
a mente brilhante de tolkien sempre nos deixa curioso, querendo saber um pouco mais desse universo q ele criou... ótima analise por sinal
Sensacional a sua teoria eu acompanho o canal TOLKIEN TALK , acho eles sensacionais, porém a sua teoria sobre o Tom Bombadil tem muita conexão eu achei a melhor que eu ouvi até hoje, parabéns
Essa explicação é perfeita, tem nexo total pq explicaria a origem de ungoliant tbm.
Cara, no começo do 1o vídeo não tava botando mta fé q vc ia encontrar uma resposta, mas eu tava erra, tá de parabéns, ótimo trabalho investigativo
💯💯💯Então é como se ele fosse um Programa, um antivirus! Um Avatar, criado para realizar e cumprir certas funções! Sem emoções. Sem persepção de bem ou mal. Só cumpria suas tarefas e nada mais. Não evoluia! Não crescia! Só manifestava suas habilidades criadas para realizar seu trabalho pré programado por Iluvatar. O contrário de Gandalf, que cresceu, aprendeu e evoluiu em suas escolhas!
Vídeo excelente, a conclusão final é um tanto singular, é verdade, mas não tira nem um pouco o mérito da pesquisa bem feita, mostrou muito conhecimento do legendárium, parabéns!
Maravilha os dois vídeos... Nós faz compreender melhor.
muito impressionante e inteligente sua conclusão.
Eu posso ter entendido errado no minuto 8:11, mas isso não significa que ele morreria pelas mãos de Sauron e sim que não teria mais nada para ele continuar vivo, tipo não teria motivos para ele existir, MAS NÃO QUE o Sauron mataria ele. Acho que seria simplesmente que ele não teria porque continuar em um mundo onde não tem nada belo, ou vivo de fato. Então talvez não descarte a possibilidade dele ser um Valar ainda.
Concordo, e vejo como ele estar na floresta velha como sendo a escolha de limitação que ele se impos
Nas histórias mais inspiradoras, as que tem muito mais sabedoria submersa. Nestas histórias sempre tem um personagem que parece poder moldar o mundo, parece consciente de que é tudo um sonho.
Excelente vídeo. Parabéns!
Bem investigado. Sua fundamentação desvenda esse enigma.
Cara lembrar que professor quando criança viveu em zona rural e isso marcou muito sua vida, pois dai veio seu amor pela natureza e expirações para criar lugares da terra media, Tom na minha visão nada mais é do que a representação de Tolkien para sua criatividade, por isso ele canta para lutar, por que o professor escrevia para enfrentar as coisas, por isso ele é um mistério por que para aqueles que não entendiam as línguas que ele amava tudo era um mistério
Esse canal é completo,MTA informação,um dos q mais gosto !
Ótima explicação, canal top. Parabéns pelo trabalho e sucesso em 2023.
Foi a melhor investigação que vi sobre o assunto. Parabéns!
Tmj man 👊🏼
Show, parabéns pelo seu ótimo trabalho 🎆🎉.
Manoh, que análise fhoda!!! Erú Illúvatar está Orgulhoso de vc, meu caro Hobbit!!!
É um ser primordial. Um observador da história...um espírito de proteção e observação... Um "emissário" de Eru.
Ele é um a representação do leitor kkkkkk
Análise sensacional! Parabéns!! 👏🏻👏🏻👏🏻
Nossa, esse sim é um vídeo de respeito!!! Parabéns!!!
Encontrei o canal agora, 2° video, passou no teste de qualidade, que trabalho bem feito, parabéns, continue!
Venho acompanhando o conteúdo do seu canal. Material riquíssimo. Meus parabéns.
Já estou a espera dos próximos vídeos.
Excelente 2023 para você e sua família! Abraço!
Eu pensava que ele era a encarnação da terra média, mas admito que ele ser a encarnação da floresta faz mais sentido. Obrigado pelo conteúdo maravilhoso.
Achei a conclusão extremamente verossímil e concordo com a mesma. Como sempre, mais um video excelente. Saúde e sucesso, companheiro; vida longa e próspera. 🖖🏻
Eu pensei a respeito do Tom algumas semanas atrás, e eu só pude chegar a uma conclusão. Mas antes vou explicar o motivo de eu pensar o que penso.
Sauron quando criou o anel, o Um, ele colocou uma parte de seu espírito no objeto, e este objeto possui algumas características graças a isso:
-carrega a vontade de seu mestre
-possui "consciência"
-manipula seus usuários com a mesma malícia que Sauron manipulou a todos na Terra Média.
-o poder do Um rivalizava e até superava os grandes elfos e magos, tal como o próprio Sauron.
Agora falando sobre Eru, ainda que eu não saiba muito sobre ele, eu posso supor que seu desejo é que haja espaço para todos no mundo, pois todos são parte de sua criação. Se esta não fosse a vontade do próprio Eru, ele poderia pessoalmente por fim a Melkor. Percebe-se que Eru é um NEUTRO com inclinação para a BONDADE.
Tom é, de tal forma, tão bom quanto neutro. Vimos isso quando Gandalf disse algo do tipo "se entregarmos o anel ao Tom, ele ele o entregaria a quem quer que o pedisse, seja este indivíduo bom ou mau, e se isso não acontecesse, ele o esqueceria em um lugar qualquer". Fica explicito a falta de interesse em lados da moeda, e também fica claro que ele não possui qualquer ambição "terrena", pois ele transcende os desejos do bem e do mal. Ele faz o que quer, quando quer, e para ele não faz diferença.
Então qual a relação que estou tentando propor entre o Tom e Eru?
Eru criou ARDA, um mundo repleto de magia e mistério. Não apenas isso, é um mundo em que há influência divina no destino daqueles que vivem ali, e isso dito pelo próprio Gandalf. Então seria Tom um "fragmento" de Eru na "forja" de Arda, tal como é o espírito de Sauron para o anel?
Lembremos que Eru criou as coisas a partir da canção, e Tom é "invocado" a partir de algo parecido.
Outra ideia, mas agora um pouco mais exagerada de minha parte, mas que complementa o que tenho dito, é que Tolkien é apaixonado pelo que é belo. Para ele a magia está na beleza estética, mas não de uma forma pejorativa e fútil, mas de uma forma profunda e inocente. Tom é casado justamente com uma bela moça, e que ainda tem "ouro" em seu nome. Seria Eru um apaixonado pela beleza, tal como o próprio Tolkien? Eu acredito que sim, pois todas as coisas levam a isso, é só observar como o próprio mundo de Tolkien é belo.
Então concluindo a ideia, Tom, possivelmente, seria um pedaço do espírito de Eru cravado no mundo de Tolkien, cravado em Arda como parte dela e parte de Eru.
Ótimo comentário meu Amigo!!!!
e faz mto sentido tudo oq disse
@@Diile0 Se tom não for o que eu estou dizendo, o que é quase certeza de não ser, seria muita coincidência todas as ideias sobre o tom se parecerem com uma "contra parte" da elegoria "Sauron e o anel".
Tolkien deixou muito espaço para qualquer tipo de narrativa sobre o que é o tom.
Pra mim essa seria a melhor ideia/roteiro para ele, pelo simples fato de que o Tom seria como o anel de Sauron, mas sem toda a ambição e cobiça do Um e seu dono.
Obrigado por ler meu comentário.
@@Cassiano.Alcampos mano, lê dnv meu comentário.
@@Cassiano.Alcampos é só ler de novo.
Cara!!!Vc é muito bom!!!Parabéns
A explicação sobre ele ser um espírito guardião da Floresta Antiga é muito boa. Inclusive, explica pq Gandalf fala que ele não seria um bom guardião para o um anel, e que até se esqueceria dele, ou o jogaria fora. Simplesmente pq não era obrigação dele. Ao contrário de Saruman, Radagast e os magos azuis, cuja função era proteger, orientar e inspirar os filhos de Eru contra o mal, a função dele era outra, por isso não se metia. Aliás, obrigações morais/planos divinos versus livre-arbítrio eram temas constantes no universo de Tolkien.
Excelente argumentação
Eu li uma vez algo parecido com o que eu pensei quando li a sociedade do anel, que Tom bombadil seria uma contraposição a ungoliant, esta também veio a arda antes de tudo, e seria, na minha visão, fruto da dissonância da música de eru ilúvatar, e Tom bombadil seria a personificação da música não corrompida. Outra teoria que eu li, foi que Tom bombadil seria uma um espírito criado pelo encontro da canção de Aulë e Yavanna que são um casal, ele tem uma figura semelhante a um anão, criados por Aulë, e tem o amor a floresta como Yavanna.
Estou fan do canal não pare por favor
Ceará
Me convenceu... um raciocínio claro q fica fácil até mesmo p discordar... parabéns... Tb gostaria q a primeira teoria foce real... mas vc me convenceu
Tolkien é incrível 👏🏻👏🏻👏🏻
Obrigada por compartilhar
Que vídeo sensacional. Parabéns e muito sucesso
Eu sei que na mitologia europeia (em geral) existe um ser chamado de "Green Man" (Um ser equivalente ao "Pai do Mato" das criaturas brasileiras). Muito provavelmente ele serviu de inspiração para as características dos Ents. Porém, assim como os Ents cuidam das árvores e florestas, o Tom Bombadil também faz a mesma coisa.
Creio que esse seja o ser mais semelhante ao Tom Bombadil que temos na mitologia europeia.
Ótimo, achei super interessante, gratidão 🙏🏽
Eu também sempre achei que ele era o avatar de eru, mas sua teoria faz também muito sentido 🤜🤛.
👊🏼
Cara, esse vídeo ficou um show! 👏👏👏
Mano conteúdo brabo
Me convenceu essa conclusão 🙃😁👍
🙋🏻
Parabéns pelo vídeo . Sua análise sobre Tom Bombadil foi simplesmente perfeita. Tem um " causo " kkkk que li , que diz que Tom Bombadil esteve em Mordor , em uma de suas viagens, e a escuridão que existia em Mordor , se afastava dele rapidamente. Se é um fato ou mais um mito , eu sinceramente não sei responder.
Bombadil é sim mais puro que Gandalf. Tanto que não é tentado por nada. Nem pelas flutuações dos acontecimentos. Ele provavelmente não é tão antigo, pois Olórin é o mais antigo Maiar. E não há linha dizendo(pelo menos no pouco que li) que Sauron é o mais poderoso Maiar.
E existiam certos seres que não tinha bem uma classificação. A própria Ungoliant cai nisso.
Mas é um excelente vídeo! Fascinante como todos os outros que assisti no canal!
Esse conteúdo é relevante para mim e eu não sou um robô...
Adorei o vídeo. Só um adendo. Os Valar e Maiar podem ser sim equipados no mesmo nível de poder
Esse canal é muito bom, ta doido.
Pra mim Tom Bombadil é o próprio tolkien.
Uou! Eu sempre achei que ele fosse um espirito do lugar, mas nunca pesquisei o suficiente, e também não tenho conhecimento tão profundo da mitologia. Mas você fez um ótimo trabalho nesse vídeo, faz muito sentido, principalmente quando se considera as limitações dele.
Muito bom decifrou a mente do Tolkien. Show