Meu falecido amigo André Carneiro escreveu um conto chamado "Escuridão" no final dos anos 60, que foi publicado internacionalmente na época. Em 1995 saiu o "Ensaio Sobre a Cegueira" do José Saramago, que ganhou um prêmio Nobel contando exatamente a mesma história. O André ficava put# quando falávamos sobre isso.
Caraca, fui pesquisar a obra e achei inclusive um artigo da Universidade Estadual do Maranhão comparando as duas obras. Existe um elemento no mundo da arte chamado sorte. Às vezes você tem a sorte de publicar a história no lugar certo, no país certo, na língua e no ano certo, e às vezes dá o azar de outra pessoa fazer isso no seu lugar com uma história copiada, inspirada ou coincidentemente parecida. Eu só consigo imaginar a frustração do seu amigo.
@@JurandirGouveia Ele foi escritor, poeta, fotógrafo, cineasta, artista plástico e publicitário. Teve um tremendo reconhecimento internacional por sua obra, mas no Brasil era desconhecido do público. Nunca teve sucesso comercial. Tenho muito orgulho de ter sido um amigo dele. Amigo mesmo, de conversar todo dia, apesar de que tínhamos uma diferença de idade de uns 60 anos.
Muitas vezes o próprio Stephen King pode ter criado a obra pensando ter sido algo original sem se lembrar de já ter visto aquilo antes e posteriormente ver que havia feito algo muito parecido com o episódio da série. As vezes isso acontece, como foi dito no vídeo (A imaginação é apenas uma combinação de diferentes referencias). E também tem aquele porém de que pessoas diferentes podem pensar em coisas parecidas sem nunca terem conhecimento uma da outra. Quem nunca teve uma boa ideia e depois descobriu que alguém já havia tido a mesma ideia e colocado ela em pratica antes. Como sempre, seus vídeos são inspiradores, sua oratória e forma de narrar são perfeitas!!!
Esse caso de A Vida de Pi é revoltante. Não pelo debate de inspiração e plágio. Scliar disse que, com escritor, entende a questão da inspiração e ficou até envaidecido ao saber que uma obra sua foi o ponto de partida para uma outra, que ganhou um prêmio importante. Mas ressalta que, por outro lado, há um certo desabor pela forma como Martel agiu: o canadense deixou claro desde sempre que bebeu de outra obra. Mas ao invés de avisar o brasileiro, simplesmente fez a confissão no prefácio, disse não ter lido o livro e sim uma resenha negativa no NYT (inexistente segundo Scliar, pois só recebeu uma resenha positiva no NYT) e lamentou que "uma ideia tão boa foi desperdiçada por um escritor menor". Scliar disse que provavelmente nem teria sabido que sua obra serviu de inspiração para outro livro se o mesmo não tivesse ganho o prêmio e saído nos jornais e disse que quando esteve em uma posição parecida com a de Martel, agiu de maneira correta e avisou o escritor original. O fato só me leva a crer que Martel pode ser até um grande escritor, mas é uma pessoa muito pequena.
@@XvicvicX Procede sim, o Martel falou isso mesmo, e foi muito criticado. Lembro que na época eu fiquei imaginando que tamanho teria um escritor que precisa copiar um escritor "menor".
@@alexandregomes2193 Fui procurar saber e li o artigo do NYT sobre o assunto. Realmente! Uma pena que ele tenha feito uma declaração tão infeliz a respeito de um companheiro de profissão (e nem de um companheiro qualquer, considerando que Scliar era bem sucedido).
Vale lembrar que o Nolan (vulgo melhor diretor da atualidade), se inspirou em Paprika, uma animação japonesa, para desenvolver A Origem. Os conceitos são os mesmos!
Em relação ao dilúvio, muitos daqueles povos não tinham contato uns com os outros. Então foi um evento que realmente aconteceu com o mundo e a partir daí cada povo conta a sua história.
Um exemplo claro disso é a clássica animação da Disney, O Rei Leão, que, como muitos apontam, é inspirado em certos elementos da peça de teatro Hamlet, de William Shakespeare. Que, por sua vez, foi fortemente influenciado por um poema escandinavo que contava a história do Príncipe Amleth. Que buscou vingança depois que seu pai foi assassinado por seu tio para se tornar rei.
@@JakeW_777 Assisti um vídeo sobre. A história de Kimba original era mais diferente de Rei Leão, mas quando animaram de novo trouxe muitas semelhanças. Creio que tenha sido um troca-troca assim como aconteceu no caso do Stephen, talvez Disney tenha pegado o conceito do leão com a narrativa de Hamlet, então o novo anime do Kimba bebeu da história de O Rei Leão
Christopher Nolan é claramente um homem que carrega a sua boa bagagem de referências. A sua trilogia do Batman pegou várias influências ao filme de assalto Heat dirigido por Michael Mann. E não só Inception como o próprio Interstellar é fortemente influenciado por 2001: Uma Odisséia no Espaço do Stanley Kubrick.
Tem o Simba, da Disney e o Kimba do Osamu Tesuka, que por Deus, é um plágio descarado. Na ação contra a Disney a familia do Ozamu Tezuka só queria o reconhecimento que a história era inspirada na historia dele... Porém perderam a causa. É complicado né...
O que eu mais achei paia é que a familia dele só queria os creditos da criação. O problema é que o Ozamu é oriental e a Disney é ocidental, aí não precisa falar mais nada.
Não é plágio, a história de rei leão é Hamlet... Parece o caso de Harry Potter e o livro do Neil Gaiman onde só coisas específicas eram parecidas (e eram o que se olha inicialmente como o design do protagonista)
Algumas vezes uma cena específica pode ser usada como uma homenagem...eu pelo menos vi dessa maneira a cena do garoto na bicicleta. Ela é tão icônica e querida que não tem mais como protegê-la. Todas as vezes que eu vou a algum hotel que me lembre a obra, não tem jeito, ela vêm à mente.
Eu percebo isso de vez em quando. Vi um filme Noir dos anos 40 (se não me engano 1946) e alguns meses depois vi uma cena que é idêntica (cópia mesmo) em um filme de ação de 1973. Não era só a cena que era parecida mas todo o contexto era igual.
Esse canal é incrível, amo a sua sinceridade, e também é instrutivo, inspirador, parabéns, deve ser o melhor canal que encontrei nós últimos 3 anos aqui.
Rod é transcendental msm, quem assistiu o ttz original, vai começar a ver ttz em quase tudo relacionado a ficção, sem contar as diversas vezes que é citada em uma frase clássica em sitcons: --Parece que estou em um episódio de TTZ.
Irado! Cara, eu estou estudando o terceiro ano do E.M no colégio UNASP e nosso pastor capelão é o Conti, um dos seus colegas do curso de teologia. Na segunda-feira dessa semana, ele veio até mim e me recomendou o seu canal, que coincidentemente já havia sido direcionado a mim pelos algoritmos. Apesar de nunca ter me interessado no storytelling, você faz ficar muito interessante e crítico, o que eu acho fenomenal. Ficaria muito feliz com um vídeo seus falando sobre a psicologia envolvida na fantasia de C.S Lewis - As crônicas de Nárnia.
Apenas por curiosidade, o filme A Origem tem muitas semelhanças com uma história em quadrinhos do Tio Patinhas feita por Don Rosa. A história chama "The Dream of a Lifetime". Na história os irmãos metralha usam uma máquina para invadir os sonhos do tio patinhas para conseguir a combinação da caixa forte.
Obrigado pelo conteúdo, peguei um livro na faculdade hoje chamado “Técnicas de Edição para Cinema e Vídeo: História, Teoria e Prática”, mesmo não sendo minha área de estudo o seu canal anda me inspirando muito♥️
Talvez até o genial Rod Serling tenha exercido sua criatividade em autores antes dele. Os contos de terror da pulp ficcion publicados em revistas de coletâneas das décadas anteriores. A genialidade de Rod foi adaptar as histórias para a TV.
Sem falar "Harry Potter" que é idêntico ao "Os livros da Magia" do Neil Gaiman que ele escreveu bem antes de Harry Potter existir. Conta a história de um garoto de oculos, com uma coruja e que aprende a ser um "mago", (hq). O Senhor dos Anéis lembra muito também "O anel dos Libelungos".
Engraçado que quando vc colocou a imagem da luta na muralha de Magadheera x 300, quando bati o olho me lembrou automaticamente da cena de luta na muralha de Macbeth do Denzel Washington
Eu sinto que algumas cenas como aquela da Barbie podem ser mais considerados como uma homenagem à obra inicial. Recentemente li um livro o Homem de Giz que é praticamente copia de IT, exceto por não ter elementos sobrenaturais. Um grupo de meninos como protagonistas com semelhanças físicas, como só ter uma menina no grupo e ruiva e um menino mais gordinho e se passar em duas linhas temporais
AHá! "A Origem" se baseou numa HQ do Tio Patinhas escrita e desenhada por Don Rosa, intitulada "Uma Vida de Sonho". O próprio realizador confessou isso.
Eu vi a série "Night Visions" antes de conhecer "Além da Imaginação", e na época achei que pudesse servir de referência quando vi a mais antiga. Até aí tudo normal. Mas uma experiência fez eu ter muitas dúvidas sobre essa história de cópia. Costumava anotar trechos de livros, filmes e séries, no mesmo caderno onde eu escrevia. Até que algumas dessas citações eu acabei não colocando a referência. O resultado foi a dúvida: aquilo era eu escrevendo ou era um trecho que peguei de algum lugar? O tom se encaixava com as coisas que estava escrevendo, a contaminação foi tão insinuosa que algumas dessas anotações eu nunca mais descobri a fronteira entre cópia e criação.
Eu criança tinha ideia de tanta coisa q seria massa, hoje em dia ja vi filmes, series, carros do jeito q eu idealizava, e nem celular tinha, pra poder dizer q era o celular gravando as coisas q eu falava e dando essa ideia pros ricos. Tem coisa q geral pensa, difícil é colocar em ação e lucrar com isso
@@giulyanoviniciussanssilva2947Inclusive, já pensei numa ideia assim pra um livro. E anos depois achei um livro exatamente como você disse. Ou seja, nem essa ideia é original 😂
Não podemos esquecer o plágio do romance "A Sucessora", de Carolina Nabuco, que gerou um clássico de Alfred Hitchcock. Uma das cópias do romance teria sido enviada para um editor inglês, o mesmo de Daphne du Maurier, que teria sido uma das leitoras da tradução. Coincidentemente ou não, tempos depois lady Daphne publicou "Rebecca".
A série além da imaginação original tinha episódios tão diferenciados que desde a primeira vez que assisti me marcaram. Realmente têm muita coisa estranha nessa história. O problema é que como muitas pessoas desconhecem essa série faz algum tempo é facil.copiar suas estórias originais . Como era fsscinante e surpreendente essa série Além da imaginação. Pena que muita gente não conhece e a tv a cabo não reprisa. Parabéns pelo trabalho e pelo canal mais uma vez. Forte abraço desde São Paulo capital.
Meu maior medo ao escrever nunca sei se estou criando algo ou copiando algo que li a alguns anos e minha mente esta pregando uma peça dizendo que aquilo é minha imaginação que esta criando...
" _ se acontecesse comigo, eu ia ficar muito feliz, da minha obra ter servido de inspiração pra outra pessoa. E, provavelmente eu também processaria , por que eu também ia ficar muito feliz com alguns milhões. " ... Faço de suas, minhas palavras.
Excelente vídeo! Lembrou-me um vídeo clássico da internet que assisti tempos atrás chamado "Everything is a remix", o vídeo que mudou minha percepção artística para sempre. Grande abraço e hasta La Vista!
Jurandir, devo dizer que, desde que comecei a assistir seus vídeos, tenho absorvido tanto conhecimento sobre literatura e roteiro que nem sei como agradecer. Sou apenas um cara que sonha em dar vida à história que tenho escrito, seja por meio de uma série ou filme. Todos os dias eu me sento na frente do computador e, enquanto como algo, anoto algumas coisas para melhorar a minha criação de história, sempre revisando e trabalhando para aprimorá-la, porque isso me deixa feliz, construir algo que seja coeso, mesmo que o universo em que ela se passe seja absurdo. Um grande obrigado de verdade.
É como o filme Inception que é igual a um anime. Quando perguntaram para o Nolan, ele disse que sim, ele se inspirou no anime, mas quis explorar uma direção que o anime não foi.
o escritor Affonso Sollano foi no flow uma vez e esse assunto rolou e ele fez uma pergunta, '' Crie uma cor que não existe?''. sempre vai haver uma inspiração e não tem como fugir.
Seus videos são demais, um "colírio intelectual". Parabéns pelos conteúdos abordados. Os filmes ficam mais enriquecedores depois de assistir seus videos.
Gostei da Sinceridade. O mesmo da minha parte, porque eu tenho certeza de que também ficaria feliz hahaha Jurandir é incrível. Obrigado por suas orientações. Obg.
Nessa questão de plágio, dois comentários. Muito tempo atrás eu li em algum lugar sobre um famoso crítico que recebeu um livro para avaliar de um jovem aspirante a escritor. A resposta foi magistral: "Meu jovem suas ideias são boas e originais, infelizmente as ideias originais não são boas e as boas não são originais". Outra passagem fantástica sobre plágio está inclusive no Wikipedia que descreve uma resposta a um caso de plágio na Áustria dos anos 30, que eu peço licença para reproduzir: O que pode fazer o autor quando é vítima de plágio? Erwin Theodor Rosenthal, eminente germanista, ensaísta e tradutor, que, em 2005, foi vítima de um notório caso de plágio da sua tradução de A Origem da Tragédia (publicada em 1948), relata um outro caso, ocorrido em 1931, em Viena, quando o escritor austríaco Egon Friedell (1878 - 1938) escreveu ao seu plagiador, um certo Anton Kuh, uma memorável carta aberta, com o seguinte teor: Prezado Senhor, Foi surpresa verificar que resolveu publicar a minha humilde estória, "O imperador José e a Prostituta", tal como a escrevi, com o acréscimo das três palavras: "Por Anton Kuh" , na publicação Querschnitt. Honra-me sem dúvida o fato de sua escolha ter recaído na minha estorinha, quando toda a literatura mundial desde Homero se encontrava à sua disposição. Teria gostado de retribuir na mesma moeda, mas depois de examinar toda a sua obra, não encontrei nada que tivesse vontade de subscrever. (ass) Egon Friedell. P.S. O que o Ed Sheeran fez com o Let 's Get It On, a música é praticamente a mesma, pelo menos em sonoridade. Não há pessoa no mundo que já tenha ouvido essa verdadeira pérola do Marvin Gaye, que não reconheça a música no mesmo instante, quando houve a canção do Ed Sheeran. Isso me parece muito com a questão do riff de guitarra de SMoke on The Water e a introdução de Maria Moita do Tom Jobim, ou o roubo que a banda inglesa BlackBox fez na canção Ride on Time, com a canção Love Sensation de Loleatta Holoway. Eles copiaram tudo e só mudaram a ordem dos versos, até o gripo famosíssimo eles copiaram.
Eu sou escritor, e foi escrevendo que eu descobri a frase "nada se cria, tudo se copia.". A questão é não enganar o leitor. Deixar claro de onde vem sua inspiração. E desenvolver suas capacidades pessoais de escrita, e assim misturar experiências pessoais com obrar estabelecidas.
Existe um jogo chamado "Horizon Zero Down" onde os animais viraram máquinas, mas tem também uma Graphic Novel dos anos 90 chamada " A Era Metalzóica" e cara, não tem como não dizer que a 1ª foi inspirada ( copiada da )pela 2ª...
É um terreno espinhoso, ainda mais com a I.A. vindo com força. Segundo Brian May, este ano é o último em que os humanos dominarão a música. Excelente vídeo, ainda mais que não se restringiu ao cinema, exemplificando com outras formas de arte.
Eu costumava dizer que "não existem novas histórias, apenas velhas histórias contadas de um modo (quase) novo. Atualmente eu vejo claramente o Monomito de Joseph Campbell em ação. Excelente vídeo. Obrigado por compartilhar. Vou roubar como um artista algumas referências dele. 🙂👍🏼 Sucesso.
Tem um episódio de Arquivo X (Terror no Gelo, da 1ra temporada) que é "igual" ao filme The Thing, Enigma de Outro Mundo, de 1982. Num certo efeito Mandela da minha memória, eu achava até que rendiam homenagem ao filme nos créditos do episódio, mas não vi isso quando reassisti.
Nunca pensei que o Jurandir ia falar de roubo nas alturas. É um filme que eu gosto muito, talvez não seja tão bom pras outras pessoas, mas adoro todo tipo de filmes de assalto (menos assalto ao poder, ugh). A soundtrack do filme também é muito boa!
Jorge Luís Borges tb falava sobre isso. Que Todas as histórias já foram contadas, e estão sendo constantemente recontadas a partir de um outro autor, época, cultura ou sociedade. Eu creio q se for msm chegar ao Início disso tudo, se chega as origens da Própria humanidade.
Você é professor de cinema? Seus vídeos são educativos, impressionante como parece que temos uma aula de cinema quando vemos seus vídeos, muito obrigado
Faz tempo que estava procurando esse filme com Antony hopkins. Lembro dele ameaçar o buller a respeito do mesmo se fazer de machão, mas usar roupas da mãe quando ninguém está olhando.
Muito bom seu vídeo meu caro! Principalmente no cinema… é comum a expressão, referência. Que quando feita de forma tão similar… ou caricata, que todos sabem que aquilo é de outra obra, isso é visto como uma forma de homenagem.
Oi Jura, a comédia "Endiabrado" com Brandon Fazer certamente é calçada num episódio de Twilight Zone. E sabe se lá quantos mais além do que você citou. Mas como disse Picasso sobre artistas, "os bons copiam, os gênios roubam"
Um ponto interessante sobre cópias e releituras envolve a reflexão sobre arquétipos. Pensando acerca dos mitos antigos: muitos deles (quase todos) são muito parecidos, mesmo que as civilizações às quais pertencem estejam a milhares de km de distância e sequer tiveram contato entre si. Por quê? Porque existem realidades fundamentais e universais que todos os homens percebem ao mesmo tempo, a ponto de expressarem isso, às vezes, até através dos mesmos símbolos.
Mestre, é extremamente necessário que você faça um vídeo com pelo menos 100 indicações entre filmes e séries, ajude a salvar uma geração culturalmente. Obrigado!
Legal demais sua preocupação. Mas parece que ele faz isso, através de seus conteúdos onde mostra muitas referências e também nos ensina muito sobre escrita criativa, cinema, e assuntos relacionados. TMJ!
Obrigado pela sugestão, Gustavo. Como nosso amigo Argos mencionou, nos exemplos que cito eu procuro selecionar filmes que já assisti e gostei, ou mesmo alguns clássicos, mas vale um vídeo exclusivo sobre isso, com certeza! Aguarde!
No momento do vídeo, em 8:40, quando você comenta a história do dilúvio mencionada na Bíblia, é importante considerar, Jurandir, que esse relato se encontra também em várias outras culturas ao redor do mundo. Entretanto, isso não implica em plágio, mas sim na manifestação de diferentes culturas narrando um evento histórico que, de alguma forma, marcou suas trajetórias. Cada cultura abordou esse acontecimento à sua própria maneira, respeitando suas tradições e perspectivas únicas. É crucial ressaltar que relatar um evento histórico não constitui plágio. Caso você tenha dúvidas sobre a autenticidade da narrativa bíblica, é compreensível que questione sua veracidade. Contudo, é importante diferenciar entre afirmações definitivas e suposições. Ao declarar que o evento bíblico foi inventado, isso representa uma opinião pessoal, o que é perfeitamente legítimo. No entanto, é relevante lembrar que essa história possui uma longa tradição e influenciou diversas culturas, tornando-a um tópico valioso para estudo e debate.
Olá, Ugo! Perfeito! A história do dilúvio, bem como da criação, da queda, etc, pode ser encontrada em diferentes culturas, porém todas são derivadas dos mesmos eventos narrados pela bíblia. Meu ponto foi dizer que essas histórias, com suas alterações e particularidades não são histórias originais, justamente porque derivam da mesma fonte.
Uma caso que eu acho legal nesse lance de referência cíclica, ou retro referência é o Satangôs do Jaspion. Esse personagem é uma espécie de Darth Vader japonês, porém o Darth Vader de Star Wars é abertamente inspirado nos samurais, então uma referência cíclica.
Eu sou muito fã da série dos anos 80 - o meu primeiro contato com Além da Imaginação. O meu episódio favorito é "Alma Peregrina", que mexeu muito com meus sentimentos.
Meu falecido amigo André Carneiro escreveu um conto chamado "Escuridão" no final dos anos 60, que foi publicado internacionalmente na época. Em 1995 saiu o "Ensaio Sobre a Cegueira" do José Saramago, que ganhou um prêmio Nobel contando exatamente a mesma história. O André ficava put# quando falávamos sobre isso.
Onde posso encontrar esse conto?
Caraca, fui pesquisar a obra e achei inclusive um artigo da Universidade Estadual do Maranhão comparando as duas obras. Existe um elemento no mundo da arte chamado sorte. Às vezes você tem a sorte de publicar a história no lugar certo, no país certo, na língua e no ano certo, e às vezes dá o azar de outra pessoa fazer isso no seu lugar com uma história copiada, inspirada ou coincidentemente parecida. Eu só consigo imaginar a frustração do seu amigo.
Pois é, têm coisa estranha nessas histórias.
@@JurandirGouveia Ele foi escritor, poeta, fotógrafo, cineasta, artista plástico e publicitário. Teve um tremendo reconhecimento internacional por sua obra, mas no Brasil era desconhecido do público. Nunca teve sucesso comercial. Tenho muito orgulho de ter sido um amigo dele. Amigo mesmo, de conversar todo dia, apesar de que tínhamos uma diferença de idade de uns 60 anos.
@@JurandirGouveia ua-cam.com/users/live_qDFfS909sw?si=St7GC3sl4MPULRNN
"porque eu ia ficar muito feliz com alguns milhões" não esperava isso pro final do video kkkkkkkk
Tá acostumado com a falsidade das pessoas? 😅
Ele mandou bem demais nesse final. hahaha Aliás, no vídeo todo, claro!
Sinceridade é tudo kkkk
O final do vídeo foi o autor escrevendo algo surpreendente 😂
Ksksskksks
Nem 1 hora que postou e mais de 1k de view. As coisas estão acontecendo Jurandir. Sua vida glorificando a Deus através da arte. Deus abençoe.
Amém, Lu. Obrigado pelo carinho e apoio!!
SDG🎉
Muitas vezes o próprio Stephen King pode ter criado a obra pensando ter sido algo original sem se lembrar de já ter visto aquilo antes e posteriormente ver que havia feito algo muito parecido com o episódio da série. As vezes isso acontece, como foi dito no vídeo (A imaginação é apenas uma combinação de diferentes referencias). E também tem aquele porém de que pessoas diferentes podem pensar em coisas parecidas sem nunca terem conhecimento uma da outra. Quem nunca teve uma boa ideia e depois descobriu que alguém já havia tido a mesma ideia e colocado ela em pratica antes. Como sempre, seus vídeos são inspiradores, sua oratória e forma de narrar são perfeitas!!!
Esse caso de A Vida de Pi é revoltante. Não pelo debate de inspiração e plágio. Scliar disse que, com escritor, entende a questão da inspiração e ficou até envaidecido ao saber que uma obra sua foi o ponto de partida para uma outra, que ganhou um prêmio importante. Mas ressalta que, por outro lado, há um certo desabor pela forma como Martel agiu: o canadense deixou claro desde sempre que bebeu de outra obra. Mas ao invés de avisar o brasileiro, simplesmente fez a confissão no prefácio, disse não ter lido o livro e sim uma resenha negativa no NYT (inexistente segundo Scliar, pois só recebeu uma resenha positiva no NYT) e lamentou que "uma ideia tão boa foi desperdiçada por um escritor menor". Scliar disse que provavelmente nem teria sabido que sua obra serviu de inspiração para outro livro se o mesmo não tivesse ganho o prêmio e saído nos jornais e disse que quando esteve em uma posição parecida com a de Martel, agiu de maneira correta e avisou o escritor original.
O fato só me leva a crer que Martel pode ser até um grande escritor, mas é uma pessoa muito pequena.
Não sei se procede essa informação, mas caso sim, é aquilo: sucesso != caráter!
@@XvicvicX Procede sim, o Martel falou isso mesmo, e foi muito criticado. Lembro que na época eu fiquei imaginando que tamanho teria um escritor que precisa copiar um escritor "menor".
@@alexandregomes2193 Fui procurar saber e li o artigo do NYT sobre o assunto. Realmente! Uma pena que ele tenha feito uma declaração tão infeliz a respeito de um companheiro de profissão (e nem de um companheiro qualquer, considerando que Scliar era bem sucedido).
Vale lembrar que o Nolan (vulgo melhor diretor da atualidade), se inspirou em Paprika, uma animação japonesa, para desenvolver A Origem. Os conceitos são os mesmos!
Gosto de a Origem inclusive.
Mas Paprika tem a minha preferência.
Tem também uma história do Tio Patinhas, escrita pelo Don Rosa, no início dis anos 2000. Muito parecida.
Nolan é conhecido por copiar coisas do Satoshi Kon, diretor de Paprika, Perfect Blue etc.
Fato. Mas é por ai, inspiração, não dá pra dizer que é uma cópia, igualmente Matrix tem clara inspiração em Gosth in the Shell, entre outras coisas.
@@MrDecardcain uma das inspirações de Matrix também foi Cidade das Sombras (Dark City), um filme de 1998
Em relação ao dilúvio, muitos daqueles povos não tinham contato uns com os outros. Então foi um evento que realmente aconteceu com o mundo e a partir daí cada povo conta a sua história.
Isso mesmo.
Um exemplo claro disso é a clássica animação da Disney, O Rei Leão, que, como muitos apontam, é inspirado em certos elementos da peça de teatro Hamlet, de William Shakespeare. Que, por sua vez, foi fortemente influenciado por um poema escandinavo que contava a história do Príncipe Amleth. Que buscou vingança depois que seu pai foi assassinado por seu tio para se tornar rei.
Rei leão é inspirado em kimbal um anime, a estética toda é ridiculamente igual
Podemos comparar também as semelhanças de O Auto da Compadecida e O Mercador de Veneza
@@JakeW_777 Assisti um vídeo sobre. A história de Kimba original era mais diferente de Rei Leão, mas quando animaram de novo trouxe muitas semelhanças. Creio que tenha sido um troca-troca assim como aconteceu no caso do Stephen, talvez Disney tenha pegado o conceito do leão com a narrativa de Hamlet, então o novo anime do Kimba bebeu da história de O Rei Leão
Até o Nolan copiou várias idéias do Origem dentro do anime chamado Paprika.
Christopher Nolan é claramente um homem que carrega a sua boa bagagem de referências. A sua trilogia do Batman pegou várias influências ao filme de assalto Heat dirigido por Michael Mann. E não só Inception como o próprio Interstellar é fortemente influenciado por 2001: Uma Odisséia no Espaço do Stanley Kubrick.
Tem o Simba, da Disney e o Kimba do Osamu Tesuka, que por Deus, é um plágio descarado. Na ação contra a Disney a familia do Ozamu Tezuka só queria o reconhecimento que a história era inspirada na historia dele... Porém perderam a causa. É complicado né...
O que eu mais achei paia é que a familia dele só queria os creditos da criação. O problema é que o Ozamu é oriental e a Disney é ocidental, aí não precisa falar mais nada.
@@K10TST tipo isso mesmo.
Não é plágio, a história de rei leão é Hamlet... Parece o caso de Harry Potter e o livro do Neil Gaiman onde só coisas específicas eram parecidas (e eram o que se olha inicialmente como o design do protagonista)
Repetindo aquela famosa frase de Steve Jobs-que ele roubou de Picasso:"Os bons artistas copiam,os grandes artistas roubam"
Que felicidade ver uma ceninha do filme de Warcraft. Por mais odiado por muitos, é um filme que gosto demais. Só isso, vlw!
Alguém disse: "O segredo da criatividade é ocultar a fonte".
Algumas vezes uma cena específica pode ser usada como uma homenagem...eu pelo menos vi dessa maneira a cena do garoto na bicicleta. Ela é tão icônica e querida que não tem mais como protegê-la.
Todas as vezes que eu vou a algum hotel que me lembre a obra, não tem jeito, ela vêm à mente.
Eu percebo isso de vez em quando. Vi um filme Noir dos anos 40 (se não me engano 1946) e alguns meses depois vi uma cena que é idêntica (cópia mesmo) em um filme de ação de 1973. Não era só a cena que era parecida mas todo o contexto era igual.
Esse canal é incrível, amo a sua sinceridade, e também é instrutivo, inspirador, parabéns, deve ser o melhor canal que encontrei nós últimos 3 anos aqui.
Que honra! Obrigado pelo incentivo e pelo feedback!!
Rod é transcendental msm, quem assistiu o ttz original, vai começar a ver ttz em quase tudo relacionado a ficção, sem contar as diversas vezes que é citada em uma frase clássica em sitcons:
--Parece que estou em um episódio de TTZ.
Irado! Cara, eu estou estudando o terceiro ano do E.M no colégio UNASP e nosso pastor capelão é o Conti, um dos seus colegas do curso de teologia. Na segunda-feira dessa semana, ele veio até mim e me recomendou o seu canal, que coincidentemente já havia sido direcionado a mim pelos algoritmos. Apesar de nunca ter me interessado no storytelling, você faz ficar muito interessante e crítico, o que eu acho fenomenal. Ficaria muito feliz com um vídeo seus falando sobre a psicologia envolvida na fantasia de C.S Lewis - As crônicas de Nárnia.
Que legal, Biel! Fico feliz por estar gostando do conteúdo. Mande um abraço para o Tony, não o vejo desde a faculdade.
Apenas por curiosidade, o filme A Origem tem muitas semelhanças com uma história em quadrinhos do Tio Patinhas feita por Don Rosa. A história chama "The Dream of a Lifetime". Na história os irmãos metralha usam uma máquina para invadir os sonhos do tio patinhas para conseguir a combinação da caixa forte.
Obrigado pelo conteúdo, peguei um livro na faculdade hoje chamado “Técnicas de Edição para Cinema e Vídeo: História, Teoria e Prática”, mesmo não sendo minha área de estudo o seu canal anda me inspirando muito♥️
Excelente levantamento
O choro é livre, nada se cria e tudo se copia
Cara! Descobri esse canal há menos de uma semana e já estou maratonando. O conteúdo é puro ouro.
Essas coisas acontecem.
O autor de goosebumps disse que várias vezes foi no cinema e falou:
Eu escrevi essa história a tantos anos.
Talvez até o genial Rod Serling tenha exercido sua criatividade em autores antes dele. Os contos de terror da pulp ficcion publicados em revistas de coletâneas das décadas anteriores. A genialidade de Rod foi adaptar as histórias para a TV.
Né? Não vamos esquecer que a inspiração de muitos também é um ser humano que se inspirou.
Um conto de Philip k dick chamado "o homem dourado" foi inspiração pra Marvel criar os X-Men.
Sem falar "Harry Potter" que é idêntico ao "Os livros da Magia" do Neil Gaiman que ele escreveu bem antes de Harry Potter existir. Conta a história de um garoto de oculos, com uma coruja e que aprende a ser um "mago", (hq). O Senhor dos Anéis lembra muito também "O anel dos Libelungos".
Engraçado que quando vc colocou a imagem da luta na muralha de Magadheera x 300, quando bati o olho me lembrou automaticamente da cena de luta na muralha de Macbeth do Denzel Washington
Eu sinto que algumas cenas como aquela da Barbie podem ser mais considerados como uma homenagem à obra inicial. Recentemente li um livro o Homem de Giz que é praticamente copia de IT, exceto por não ter elementos sobrenaturais. Um grupo de meninos como protagonistas com semelhanças físicas, como só ter uma menina no grupo e ruiva e um menino mais gordinho e se passar em duas linhas temporais
AHá! "A Origem" se baseou numa HQ do Tio Patinhas escrita e desenhada por Don Rosa, intitulada "Uma Vida de Sonho". O próprio realizador confessou isso.
Eu vi a série "Night Visions" antes de conhecer "Além da Imaginação", e na época achei que pudesse servir de referência quando vi a mais antiga.
Até aí tudo normal. Mas uma experiência fez eu ter muitas dúvidas sobre essa história de cópia. Costumava anotar trechos de livros, filmes e séries, no mesmo caderno onde eu escrevia. Até que algumas dessas citações eu acabei não colocando a referência. O resultado foi a dúvida: aquilo era eu escrevendo ou era um trecho que peguei de algum lugar?
O tom se encaixava com as coisas que estava escrevendo, a contaminação foi tão insinuosa que algumas dessas anotações eu nunca mais descobri a fronteira entre cópia e criação.
Isso é uma baita ideia de uma história.
Alguém que se inspira mas começou a questionar o quanto ele criava e o que ele não criou.
Eu criança tinha ideia de tanta coisa q seria massa, hoje em dia ja vi filmes, series, carros do jeito q eu idealizava, e nem celular tinha, pra poder dizer q era o celular gravando as coisas q eu falava e dando essa ideia pros ricos. Tem coisa q geral pensa, difícil é colocar em ação e lucrar com isso
@@giulyanoviniciussanssilva2947Inclusive, já pensei numa ideia assim pra um livro. E anos depois achei um livro exatamente como você disse. Ou seja, nem essa ideia é original 😂
Gostei da sinceridade do final. Provavelmente é o que todos nós faríamos.
Tu podia fazer um vídeo sobre o universo Lovecraft e o pq as adaptações cinematográficas dele não dão mto certo ne
Não podemos esquecer o plágio do romance "A Sucessora", de Carolina Nabuco, que gerou um clássico de Alfred Hitchcock.
Uma das cópias do romance teria sido enviada para um editor inglês, o mesmo de Daphne du Maurier, que teria sido uma das leitoras da tradução. Coincidentemente ou não, tempos depois lady Daphne publicou "Rebecca".
A série além da imaginação original tinha episódios tão diferenciados que desde a primeira vez que assisti me marcaram. Realmente têm muita coisa estranha nessa história. O problema é que como muitas pessoas desconhecem essa série faz algum tempo é facil.copiar suas estórias originais . Como era fsscinante e surpreendente essa série Além da imaginação. Pena que muita gente não conhece e a tv a cabo não reprisa. Parabéns pelo trabalho e pelo canal mais uma vez. Forte abraço desde São Paulo capital.
O canal aberto *Rede Brasil* estava reprisando esta série, não se se já parou.
Eu acredito q no futuro isso vai acontecer com Black Mirror.
Adoro seu canal Jurandir! Seus temas e narrativa me agradam muito, parabéns pelo trampo! 😍
O final surpreendeu.😂😂😂
Meu maior medo ao escrever nunca sei se estou criando algo ou copiando algo que li a alguns anos e minha mente esta pregando uma peça dizendo que aquilo é minha imaginação que esta criando...
Existem muitas semelhanças também em O Auto da Compadecida e O Mercador de Veneza
Esse canal tem muita qualidade.
" _ se acontecesse comigo, eu ia ficar muito feliz, da minha obra ter servido de inspiração pra outra pessoa. E, provavelmente eu também processaria , por que eu também ia ficar muito feliz com alguns milhões. " ... Faço de suas, minhas palavras.
10:40 inception foi inspirado em paprika ( anime)
Sensacional como sempre, caro Jurandir. Bravo!! 👏👏
Novamente uma bela produção! Isso aí, Jurandir, a Sorte é uma amiga necessária, mas sem consistência e habilidade ela não pode fazer nada.
é sempre uma aula ouvi-lo meu amigo
Excelente vídeo! Lembrou-me um vídeo clássico da internet que assisti tempos atrás chamado "Everything is a remix", o vídeo que mudou minha percepção artística para sempre.
Grande abraço e hasta La Vista!
Meu canal preferido do momento❤🎉
Tem vídeo nesse canal que fala do porque é impossível criarmos algo? Se não, teria como fazer um falando sobre mais sobre isso?
Jurandir, devo dizer que, desde que comecei a assistir seus vídeos, tenho absorvido tanto conhecimento sobre literatura e roteiro que nem sei como agradecer. Sou apenas um cara que sonha em dar vida à história que tenho escrito, seja por meio de uma série ou filme. Todos os dias eu me sento na frente do computador e, enquanto como algo, anoto algumas coisas para melhorar a minha criação de história, sempre revisando e trabalhando para aprimorá-la, porque isso me deixa feliz, construir algo que seja coeso, mesmo que o universo em que ela se passe seja absurdo. Um grande obrigado de verdade.
É como o filme Inception que é igual a um anime. Quando perguntaram para o Nolan, ele disse que sim, ele se inspirou no anime, mas quis explorar uma direção que o anime não foi.
Muito para refletir a partir deste vídeo. Grato !!
o escritor Affonso Sollano foi no flow uma vez e esse assunto rolou e ele fez uma pergunta, '' Crie uma cor que não existe?''. sempre vai haver uma inspiração e não tem como fugir.
O Affonso Solano foi o meu convidado preferido do Flow.
Seus videos são demais, um "colírio intelectual". Parabéns pelos conteúdos abordados. Os filmes ficam mais enriquecedores depois de assistir seus videos.
Nossa, o ... se inspirou em mim, que honra, que alegria, mas então, cadê a minha parte ?$?$?$?$?$??
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Gostei da Sinceridade. O mesmo da minha parte, porque eu tenho certeza de que também ficaria feliz hahaha
Jurandir é incrível. Obrigado por suas orientações. Obg.
Ótimo vídeo. Procura sobre as semelhanças entre "A origem" e "Paprika"
Mais um vídeo esclarecedor, sempre tive dificuldades em entender o assunto. Obrigado! AO
Que canal sensacional, meu Deus do céu
Que vídeo excelente esse. Cara, parabéns.
Jurandir, vc fala tão chique
existem pouquissimos canais de qualidade no youtube, o seu é um deles.
Mais um vídeo seu que vale milhões.
É por isso que estou fazendo igual "Caverna do Dragão", jogando uma aventura de RPG e escrevendo kkkk, não é possível que role tanta coincidência!!!!
"Todo artista é aprendiz de alguém" Gerson Borges.
Mano, eu amo o seu trabalho... Continue a nos brindar com conteúdos do gênero. Aplausos!
Nessa questão de plágio, dois comentários.
Muito tempo atrás eu li em algum lugar sobre um famoso crítico que recebeu um livro para avaliar de um jovem aspirante a escritor. A resposta foi magistral: "Meu jovem suas ideias são boas e originais, infelizmente as ideias originais não são boas e as boas não são originais".
Outra passagem fantástica sobre plágio está inclusive no Wikipedia que descreve uma resposta a um caso de plágio na Áustria dos anos 30, que eu peço licença para reproduzir:
O que pode fazer o autor quando é vítima de plágio? Erwin Theodor Rosenthal, eminente germanista, ensaísta e tradutor, que, em 2005, foi vítima de um notório caso de plágio da sua tradução de A Origem da Tragédia (publicada em 1948), relata um outro caso, ocorrido em 1931, em Viena, quando o escritor austríaco Egon Friedell (1878 - 1938) escreveu ao seu plagiador, um certo Anton Kuh, uma memorável carta aberta, com o seguinte teor:
Prezado Senhor,
Foi surpresa verificar que resolveu publicar a minha humilde estória, "O imperador José e a Prostituta", tal como a escrevi, com o acréscimo das três palavras: "Por Anton Kuh" , na publicação Querschnitt. Honra-me sem dúvida o fato de sua escolha ter recaído na minha estorinha, quando toda a literatura mundial desde Homero se encontrava à sua disposição. Teria gostado de retribuir na mesma moeda, mas depois de examinar toda a sua obra, não encontrei nada que tivesse vontade de subscrever. (ass) Egon Friedell.
P.S. O que o Ed Sheeran fez com o Let 's Get It On, a música é praticamente a mesma, pelo menos em sonoridade. Não há pessoa no mundo que já tenha ouvido essa verdadeira pérola do Marvin Gaye, que não reconheça a música no mesmo instante, quando houve a canção do Ed Sheeran. Isso me parece muito com a questão do riff de guitarra de SMoke on The Water e a introdução de Maria Moita do Tom Jobim, ou o roubo que a banda inglesa BlackBox fez na canção Ride on Time, com a canção Love Sensation de Loleatta Holoway. Eles copiaram tudo e só mudaram a ordem dos versos, até o gripo famosíssimo eles copiaram.
Eu sou escritor, e foi escrevendo que eu descobri a frase "nada se cria, tudo se copia.". A questão é não enganar o leitor. Deixar claro de onde vem sua inspiração. E desenvolver suas capacidades pessoais de escrita, e assim misturar experiências pessoais com obrar estabelecidas.
Existe um jogo chamado "Horizon Zero Down" onde os animais viraram máquinas, mas tem também uma Graphic Novel dos anos 90 chamada " A Era Metalzóica" e cara, não tem como não dizer que a 1ª foi inspirada ( copiada da )pela 2ª...
É um terreno espinhoso, ainda mais com a I.A. vindo com força. Segundo Brian May, este ano é o último em que os humanos dominarão a música. Excelente vídeo, ainda mais que não se restringiu ao cinema, exemplificando com outras formas de arte.
Eu costumava dizer que "não existem novas histórias, apenas velhas histórias contadas de um modo (quase) novo.
Atualmente eu vejo claramente o Monomito de Joseph Campbell em ação. Excelente vídeo. Obrigado por compartilhar. Vou roubar como um artista algumas referências dele. 🙂👍🏼 Sucesso.
Adorei os temas desse canal!! Ótimas reflexoes
Tem um episódio de Arquivo X (Terror no Gelo, da 1ra temporada) que é "igual" ao filme The Thing, Enigma de Outro Mundo, de 1982. Num certo efeito Mandela da minha memória, eu achava até que rendiam homenagem ao filme nos créditos do episódio, mas não vi isso quando reassisti.
Nunca pensei que o Jurandir ia falar de roubo nas alturas.
É um filme que eu gosto muito, talvez não seja tão bom pras outras pessoas, mas adoro todo tipo de filmes de assalto (menos assalto ao poder, ugh). A soundtrack do filme também é muito boa!
Cara, sempre me surpreendo com a qualidade dos vídeos. Conteúdo maravilhoso como sempre Jurandir.
Desejo muito sucesso, obrigado pelo ótimo conteúdo e pela honestidade kk Por favor, continue com os vídeos.
A cara de pau desse final hahaha adorei! Ótimo vídeo, teus conteúdos são muito bons 👏
"Nada se cria, Tudo se transforma"
Jorge Luís Borges tb falava sobre isso.
Que Todas as histórias já foram contadas, e estão sendo constantemente recontadas a partir de um outro autor, época, cultura ou sociedade.
Eu creio q se for msm chegar ao Início disso tudo, se chega as origens da Própria humanidade.
Você é professor de cinema? Seus vídeos são educativos, impressionante como parece que temos uma aula de cinema quando vemos seus vídeos, muito obrigado
Faz tempo que estava procurando esse filme com Antony hopkins. Lembro dele ameaçar o buller a respeito do mesmo se fazer de machão, mas usar roupas da mãe quando ninguém está olhando.
10:25 A origem bebeu de Paprika (2006) também
Existe um documentário antigo aqui no UA-cam, Every thing is a remix, recomendo assistir.
Esse vídeo me fez lembrar do Quentin Tarantino e suas inspirações para seus filmes inesquecíveis.
Muito bom seu vídeo meu caro! Principalmente no cinema… é comum a expressão, referência. Que quando feita de forma tão similar… ou caricata, que todos sabem que aquilo é de outra obra, isso é visto como uma forma de homenagem.
O remake do além da imaginação falha quando cai na lacração e foge do roteiro original
Além da imaginação é a minha série preferida até hoje.
O filme A Origem se inspirou na animação Paprika.
Ótimo vídeo. Parabéns pela visão diferenciada e esmero.
A voz do jurandir é muito boa
Ansioso por um vídeo sobre the office
Como diz o ditado "nada se cria, tudo se copia"
Oi Jura, a comédia "Endiabrado" com Brandon Fazer certamente é calçada num episódio de Twilight Zone. E sabe se lá quantos mais além do que você citou. Mas como disse Picasso sobre artistas, "os bons copiam, os gênios roubam"
Um ponto interessante sobre cópias e releituras envolve a reflexão sobre arquétipos. Pensando acerca dos mitos antigos: muitos deles (quase todos) são muito parecidos, mesmo que as civilizações às quais pertencem estejam a milhares de km de distância e sequer tiveram contato entre si. Por quê? Porque existem realidades fundamentais e universais que todos os homens percebem ao mesmo tempo, a ponto de expressarem isso, às vezes, até através dos mesmos símbolos.
Conheci há pouco tempo o canal. Excelente conteúdo!
Mestre, é extremamente necessário que você faça um vídeo com pelo menos 100 indicações entre filmes e séries, ajude a salvar uma geração culturalmente. Obrigado!
Legal demais sua preocupação. Mas parece que ele faz isso, através de seus conteúdos onde mostra muitas referências e também nos ensina muito sobre escrita criativa, cinema, e assuntos relacionados. TMJ!
Obrigado pela sugestão, Gustavo. Como nosso amigo Argos mencionou, nos exemplos que cito eu procuro selecionar filmes que já assisti e gostei, ou mesmo alguns clássicos, mas vale um vídeo exclusivo sobre isso, com certeza! Aguarde!
No momento do vídeo, em 8:40, quando você comenta a história do dilúvio mencionada na Bíblia, é importante considerar, Jurandir, que esse relato se encontra também em várias outras culturas ao redor do mundo. Entretanto, isso não implica em plágio, mas sim na manifestação de diferentes culturas narrando um evento histórico que, de alguma forma, marcou suas trajetórias. Cada cultura abordou esse acontecimento à sua própria maneira, respeitando suas tradições e perspectivas únicas.
É crucial ressaltar que relatar um evento histórico não constitui plágio. Caso você tenha dúvidas sobre a autenticidade da narrativa bíblica, é compreensível que questione sua veracidade. Contudo, é importante diferenciar entre afirmações definitivas e suposições. Ao declarar que o evento bíblico foi inventado, isso representa uma opinião pessoal, o que é perfeitamente legítimo. No entanto, é relevante lembrar que essa história possui uma longa tradição e influenciou diversas culturas, tornando-a um tópico valioso para estudo e debate.
Olá, Ugo! Perfeito! A história do dilúvio, bem como da criação, da queda, etc, pode ser encontrada em diferentes culturas, porém todas são derivadas dos mesmos eventos narrados pela bíblia. Meu ponto foi dizer que essas histórias, com suas alterações e particularidades não são histórias originais, justamente porque derivam da mesma fonte.
Como sempre, ótimo conteúdo! Já maratonei todos os vídeos duas vezes kkkk você é fantástico!🙌
O comentário final foi maravilhoso hahahaha
Uma caso que eu acho legal nesse lance de referência cíclica, ou retro referência é o Satangôs do Jaspion. Esse personagem é uma espécie de Darth Vader japonês, porém o Darth Vader de Star Wars é abertamente inspirado nos samurais, então uma referência cíclica.
Eu sou muito fã da série dos anos 80 - o meu primeiro contato com Além da Imaginação. O meu episódio favorito é "Alma Peregrina", que mexeu muito com meus sentimentos.
Que canal fantástico, parabéns pelos vídeos pqp! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼