Obrigada, Padre e Santa Carona pelo apostolado. Vocês não têm ideia de como este vídeo foi certeiro na minha alma em relação aos escrúpulos. Poucos são os padres que se voltam a falar abertamente ou de forma tão específica sobre este assunto, de forma a dialogar com todos os tipos de consciência. Louvo a Deus pela vida de vocês e pela paz restituída!
Beijo de língua sem algo de sexual e não se expor ao estímulo sexual?Putz! Acho difícil ein, aliás, acho IMPOOOSSSSSÍVEEEEL um beijo de língua não ser um ato não pecaminoso! Vi um vídeo do Padre Paulo em que ele dizia que o que pode no namoro é um selinho rápido, e parece mais seguro acho.
Dependendo de quem olha e de quem é olhado, até o olhar pode ser pecaminoso. É preciso ter bom senso, pois isso envolve muito fatores. Cabe ao casal avaliar isso e ser precavido. E lembrando que para o beijo não ser pecaminoso é preciso pressupor que ambos almejem a santidade, pois por consequência seus atos deverão ser prudentes. É o que o Padre disse: "as pessoas não são iguais"
Mas o padre falou que uma pessoa não pode se colocar em situação próxima de pecado. Um beijo de lingua só não seria situação próxima se não despertasse desejo sexual. Se vc, principalmente o homem, consegue beijar de lingua sem que esse impulso venha, parabéns, continue assim. Mas eu não conheci ainda um homem que consiga beijar de língua e não se excitar. Talvez para a mulher seja mais fácil, mas quando se fala no homem, a coisa é mais complicada
não é só isso, devemos ter um amor puro e inocente, sem segunda intenções "😈" ou seja beijar sem desejar passar a mão onde não deve, ou até mesmo ficar excitado. Tudo que deixa o homem excitado deveria ser removido da vida do homem para não cair em pecado de masturbação ou pensamentos indecentes!
O pe. Luiz Carlos Lodi em seu livro Descobrindo a Castidade tem outra visão. O beijo é um ato, no mínimo, de imprudência e, por isso, deve ser sempre evitado entre namorados. A partir da página 39 ele explica de forma simples, exemplificada e didática os mecanismos do corpo e como devemos submetê-lo à nossa mente. Beijar é um incentivo ao início de uma intimidade que não é permitida aos namorados. Namoro não gera permissão alguma a ninguém que um amigo não possua. Um padre muito sério me deu uma regra de ouro para definir o que pode ou não quando eu namorava minha atual esposa: tudo o que for lícito entre irmãos, é lícito aos namorados. Só para se ter ideia, o beijo na boca, até poucos anos atrás, era CRIME, enquadrado no antigo atentado violento ao pudor, se fosse feito em público. É algo que foi banalizado pelos filmes e novelas, mas que deve ser restrito aos casados em sua intimidade. É perigoso relativizar isso. Não devemos provar da tentação para vermos se iremos cair ou não, mas aquele que busca santificar até as menores condutas (ideal de santidade) deve buscar fugir de toda a possibilidade de pecado. Fico feliz que esse erro do padre foi por ELE ser muito casto e expandir sua pureza a todos, mas na sociedade erotizada que vivemos, precisamos de mais prudência ainda para termos um namoro santo e um casamento abençoado.
Eu estava pensando isso também, até hoje nunca beijei na boca, primeiro que geralmente na fase inicial da adolescência geralmente os jovens acabam fazendo esse ato tanto por incentivo de outros jovens quanto por "curiosidade", e eu nunca fiz isso porque se só de ver um beijo é alimentado um desejo e quem beija, então como ficava na dúvida se isso era certo ou melhor pecado? E nunca namorei por não ter tido uma moça me interessasse aponto se ter certeza se ela seria minha futura esposa e não achava certo pedir em namoro apenas para saber como é beijar. E estranho é quem nunca beijou na boca é sofre deboche sendo que existem muitos cristãos por aí e creio que devia ser comum ter mais pessoas que não passaram por experiência sem namorar ou melhor sem ter se casado. Mais como sou muito moralista tenho minhas dúvidas.
@@simyao7054 tenho uma certa inveja de você. Um padre muito sério me ensinou aquilo que Nossa Senhora tinha lhe ensinado. Hoje sou casado e vi na prática que o beijo dificulta a prática da pureza em um namoro que busca a santidade. Esse padre me mostrou uma regra de ouro: aquilo que é permitido entre irmãos, é permitido entre namorados. Continue com esse pensamento, pois é do Céu.
@@elizeuibanez, é um pecado mortal. Se a pessoa está pecando, isso é entre ela e Deus, mas a matéria é grave. Não existe visão diferente no que tange a moral, o que há é graus de ignorância e atenuantes. Matéria grave para o 6⁰ mandamento tem se mantido inalterado desde que a Igreja é Igreja. Não é porque todos fazem que deixa de ser pecado, se fosse assim, Sodoma não seria destruída. Ignorar algo que virou costume recente é possível até para bons padres, mostra sua humanidade e a imensa misericórdia Divina. Isso não o faz um mau sacerdote, mas mostra que todos devemos continuar a crescer em sabedoria, idade e graça. Por fim, lembre: a Igreja não é uma democracia. Não há espaço para nós leigos e até para os sacerdotes que não participam do Magistério ter pontos de vista. Devemos aderir a Cristo e pronto. Não é como a política onde pode haver debates sobre qual é o melhor modelo econômico. Todo católico deve seguir a moral da Igreja sem pessoalidade. O ponto de vista do católico é único. Por exemplo: sexo antes do casamento, homicídio, homossexualidade, perjúrio, imodéstia no vestir, horóscopo, etc, serão pecado mesmo que todos façam. E dentro deste rol está o beijo na boca. O padre que me ensinou isso me deu a seguinte regra de ouro para discernir o que pode ou não antes de casar: tudo o que é permitido com uma irmã o será com a namorada ou noiva. O namoro não representa nenhuma mudança para a Igreja e por isso não há nenhuma permissão diferente para os namorados. Até entre casados os beijos devem ser restritos à intimidade. Não existe na tradição ou na liturgia o "Pode beijar a noiva". Isso é uma aberração litúrgica advinda do rito protestante e que muitos desconhecem e o fazem por ignorância. Pax.
@@Joaovitor26027 então vc tenha usar essa energia para criar algo, fazer algo q vc goste. Usar esse energia e não ignorar ela pq só cresce , caso vc não queira ter relação ou ela com vc por agora.
Se beijar na língua já não for pecado grave, poder-se-ia fazer até mesmo numa amizade. Qualquer confessar prudente falaria que isso é pecado grave. Ora, o que justifica que pode no namoro e não na amizade? Costume? O ser humano tem tendências, e beijar na língua é universalmente ocasião próxima de pecado grave. É, ademais, falta de caridade com o próximo, que pode cometer pecados graves internos também. O Pe. Royo Marín deixa claro, em sua moral, que os beijos passionais entre noivos constituem FACILMENTE pecado grave.
Acho que o padre está certo, cada um conhece seus limites. Se você bebe 10 latas de cerveja e não fica bêbado, não há problema algum, porém para um alcoólatra uma lata já é pecado.
@@vitorcintra9686 Santo Afonso Maria de Ligório (1696-1787) "No entanto, nota-se corretamente que o beijo, mesmo sendo costume da pátria, se se faz demoradamente, ou com ardor, são normalmente pecados mortais. O mesmo se diz quando toca a boca, ou se a boca encontra a língua do outro" [3]. "Beijos, abraços, olhares, toques, e semelhantes, se se faz fora do matrimônio, com intenção luxuriosa, ou pelo prazer venéreo, mesmo se não se atingem esta intenção ou prazer, porque estão na direção de atingirem, são sempre pecados mortais: porque o que os anima, fora do matrimônio, é impuro, e tais prazeres por sua natureza tendem a se completarem" [4].
@@leonirocha163 mas o padre falou das circunstâncias, se é brocha ou não, nao importa. Se você não consegue nao o faça se consegue está "livre" para escolher. Ele apenas mostrou a fé católica meu irmão
Bom vídeo Gosto também do livro do Professor Felipe Aquino e os ensinamentos do Padre Paulo Ricardo( que é a mesma pessoa que o Padre Françoá rsrsrs) Juntando os três entende-se que o verdadeiro amor não se confunde com afeto! Interessante
*Devemos ter um amor puro e inocente, sem segunda intenções "😈" ou seja beijar sem desejar passar a mão onde não deve, ou até mesmo ficar excitado. Tudo que deixa o homem excitado deveria ser removido da vida do homem para não cair em pecado de masturbação ou pensamentos indecentes!*
Tem vídeo do Prof. Felipe de Aquino ele diz que não é pecado sexo oral, mas é uma abominação fazer quando faz só pela finalidade, de uma forma resumida. Fiquei confuso, porque ele fala que a finalidade do sexo é a procriação mas a igreja católica reconhece a importância de um casamento de sexo e carícias. Procura no UA-cam que tu acha, inclusive tem outros padres falando de casamento, namoro e carícias em namoro deve falar algo.
@@Lara-qk3dw o sexo no casamento tem finalidade unitiva e procriativa. A unitiva é sobre podermos sentir prazer e proporcionar prazer com intuito tbm de unir o casal de forma amorosa.
@@GUSTAVODINIZ1000 pesquise sobre esse assunto existem pessoas mais informadas do que eu para lhe responder a vários vídeos no UA-cam sobre esse assunto
Esse é o problema. Beijo de língua, principalmente em se tratando do homem, sem excitação e sem despertar desejo sexual é algo meio complicado. Se alguém consegue, parabéns. E mesmo que a pessoa não tenha a intenção de se excitar, se a pessoa ficar repetindo esse ato isso vai enfraquecendo a vobtade da pessoa.
@@osmarmarques5125 exatamente ,e temos que fugir da ocasiões de pecado,hoje vivo a pensar🤔quem sera que inventou beijo de lingua? Creio que Jesus não foi.Será que a virgem Maria beijava de lingua? A quase tres anos vivo a castidade ,pois tive um encontro verdadeiro com Deus ,por isso consigo pensar assim,mas quem não teve ainda esse encontro verdadeiro me chama de louca ,que sou beata etc,mas hoje tento me converter diariamente,sempre fazendo essa pergunta:Será que a virgem Maria faria isso?Salve Maria Santíssima.
@@claudianunes2936 Nossa gente ...não compare a virgem Maria conosco .... primeiro analisar que foi noiva sim de José..porém pelo contrato cultura , ja estva casada, o noivado naquela época era assim, embora os padres já explicaram essa questão, que ela está noiva nesse período que ficou grávida, e poderia morar já com José, mas só precisava oficializar ...eles não tinham esse contato, como nos ocidentais temos hoje. Se olhar outros povos do Oriente e Ásia não tem esse contato no namoro ainda hoje ....quem dirá naquela época. Concluímos , Maria é José não eram como nos em questão de cultura e depois, quando o Anjo anunciou à Ela ... imagino que eles se guardaram mais ainda. Não podemos demonizar tudo , tudo posso, mas nem tudo me convém... tem propósito à ser seguido por cada casal, tem casais que sentem que não vão beijar até de selinho, por achar em sua particularidade que vai levar ao pecado, outros conseguem se controlar. Se ficarem sozinho em longos abraços também... e se não dar um basta... provável mente um irá usar o outro.
É porque a partir do momento que você a deseja sexualmente, vcs correm o risco de cair em tentação. Você evita ao máximo fazer atitudes que provoquem esse desejo.
acredito eu que se o casal de namorado mesmo sentindo vontade de fazer sexo se controlarem não há problema. Veja, eu tomo bebida alcólica a qualquer hora e não me embriago, porém uma pessoa que sofre e alcoolismo deve se afastar
Por isso que o Padre falou pra analisar , cada situação é subjetiva ...como ele falou se está demorando, se o rapaz ou a moça está na intenção de provocar ao pecado...então os dois devem entrar em um acordo. Se determinado comportamento os levam ao pecado ...é melhor que o casal discuta isso.
@@MariaFernandaSantosMariFer o problema é que se houve excitação já é pecado mortal. Será que eles devem entrar em acordo só depois do pecado? Antes morrer que pecar e não provemos do pecado e se for ruim evitemo-lo. O rapaz sabiamente disse que em algum momento causará sensações impróprias e se houver a menor das possibilidades de pecado, deve ser evitado. Lembre-se que não existe pecado contra a castidade leve, se houve pecado contra a castidade, a matéria é sempre grave.
O padre dá 14 min de explicação de como analisar, explicando o porquê das coisas, fala de filosofia moral. E aí vem um no comentário, escrevendo "esistir", proibindo e tentando dar lição no padre. Tão tá, né.
@@henriqueflores3894 @Henrique Flores eu não escrevi que o Sr. Padre, dissesse algo de errado. Só digo, que se um da um beijo demorado, com língua ou sem. Se não se excitar sexualmente, ou está morto, ou tem problemas de saúde.Se calhar haverá por aqui pessoas que nunca beijaram de língua, talvez dai a razão de pensarem de não ser pecado. Todo de bom para todos.
A patrulha aqui do "Beijo é sempre pecado", é a mesma que vai se casar de bebê no colo. Prudência. simples, não se sente seguro quando beija a(o) namorada(o), não beija e pronto. Se sentiu mais seguro com conselho de outro padre, segue.
Bjar de lingua e não ter problema é o mesmo que dizer que tomar banho juntos não tem problema.... Como o modernismo enfraquece o intelecto. Lamentável!
Quem beija com a finalidade de chegar no sexo peca mortalmente e não falo aqui de só sentir o desejo apenas, porque isso é natural, falo aqui de levar a pessoa até o ato sexual, a finalidade sendo essa fora de um casamento é pecado. Você se sentir excitado é sinal de que você tá com saúde.
@@matheuswilliam9756 o que tem haver dizer que o caminho da perdição com o inferno supostamente cheio de pessoas? Mostre uma passagem clara dizendo que no inferno há pelo menos uma pessoa, sem rodeios e não passagens metafóricas.
Beijo na boca e de língua sendo entre um casal hetero que vive o namoro santo ñ é pecado.Pecado é homens que são pai,avô,bisavô,tios,irmãos,primo,padrinho,padres,bispo,arcebispos,juiz,professor.Uf.SER PEDOFILOS.
Resumindo:
Beijo sem vontade sexual: 😀
Beijo sexual: 😠
Pe. Paulo Ricardo Ceará Version (com todo carinho, Pe. Françoa kkkkkk)
Super. Kkkkkkkkk
Hahahahaha flanker mto bom!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Ceará por causa da cabeça?
Padre Paulo é nordestino também. É a tríade nordestina Forançoá, Paulo Ricardo e Dom Henrique (que Deus o tenha).
@@silvasantosjc2011 sim. Realmente. Padre Paulo Ricardo nasceu em Recife.
Obrigada, Padre e Santa Carona pelo apostolado. Vocês não têm ideia de como este vídeo foi certeiro na minha alma em relação aos escrúpulos. Poucos são os padres que se voltam a falar abertamente ou de forma tão específica sobre este assunto, de forma a dialogar com todos os tipos de consciência. Louvo a Deus pela vida de vocês e pela paz restituída!
Beijo de língua sem algo de sexual e não se expor ao estímulo sexual?Putz! Acho difícil ein, aliás, acho IMPOOOSSSSSÍVEEEEL um beijo de língua não ser um ato não pecaminoso! Vi um vídeo do Padre Paulo em que ele dizia que o que pode no namoro é um selinho rápido, e parece mais seguro acho.
@@marcosHenrique-xl5qz depende muito do casal. Na dúvida, conversa tipo "olha eu só posso até aqui"
Dependendo de quem olha e de quem é olhado, até o olhar pode ser pecaminoso. É preciso ter bom senso, pois isso envolve muito fatores. Cabe ao casal avaliar isso e ser precavido. E lembrando que para o beijo não ser pecaminoso é preciso pressupor que ambos almejem a santidade, pois por consequência seus atos deverão ser prudentes.
É o que o Padre disse: "as pessoas não são iguais"
E como Padre Françoa disse ...é subjetivo, vai de cada casal, saber até onde pode ...não ficar se demorando até no braço ...
@@MariaFernandaSantosMariFer sim sim. Não se pode generalizar algo relativo
Mas o padre falou que uma pessoa não pode se colocar em situação próxima de pecado. Um beijo de lingua só não seria situação próxima se não despertasse desejo sexual. Se vc, principalmente o homem, consegue beijar de lingua sem que esse impulso venha, parabéns, continue assim. Mas eu não conheci ainda um homem que consiga beijar de língua e não se excitar. Talvez para a mulher seja mais fácil, mas quando se fala no homem, a coisa é mais complicada
Muito fácil. Se o que vai fazer no namoro, pode despertar desejos, não faça. Mas como?? Vai tomar sorvete, muda o foco, diz tchau e vai para casa.
não é só isso, devemos ter um amor puro e inocente, sem segunda intenções "😈" ou seja beijar sem desejar passar a mão onde não deve, ou até mesmo ficar excitado. Tudo que deixa o homem excitado deveria ser removido da vida do homem para não cair em pecado de masturbação ou pensamentos indecentes!
Explicação: objeto, fim e circunstância.
Objeto ( roubar comida )
Fim ( estar com fome )
Circunstância ( nao ter como comprar comida )
Padre Françoa: a
Povo nos comentários: esse padre é irmão de Paulo Ricardo!?
Quando eu vi ele achei que era o Padre Paulo kkkkk
Que clareza cristalina! Aleluia! Que catequese rica e necessária! Deus te bendiga padre!
O pe. Luiz Carlos Lodi em seu livro Descobrindo a Castidade tem outra visão. O beijo é um ato, no mínimo, de imprudência e, por isso, deve ser sempre evitado entre namorados. A partir da página 39 ele explica de forma simples, exemplificada e didática os mecanismos do corpo e como devemos submetê-lo à nossa mente. Beijar é um incentivo ao início de uma intimidade que não é permitida aos namorados. Namoro não gera permissão alguma a ninguém que um amigo não possua. Um padre muito sério me deu uma regra de ouro para definir o que pode ou não quando eu namorava minha atual esposa: tudo o que for lícito entre irmãos, é lícito aos namorados. Só para se ter ideia, o beijo na boca, até poucos anos atrás, era CRIME, enquadrado no antigo atentado violento ao pudor, se fosse feito em público. É algo que foi banalizado pelos filmes e novelas, mas que deve ser restrito aos casados em sua intimidade. É perigoso relativizar isso. Não devemos provar da tentação para vermos se iremos cair ou não, mas aquele que busca santificar até as menores condutas (ideal de santidade) deve buscar fugir de toda a possibilidade de pecado. Fico feliz que esse erro do padre foi por ELE ser muito casto e expandir sua pureza a todos, mas na sociedade erotizada que vivemos, precisamos de mais prudência ainda para termos um namoro santo e um casamento abençoado.
Perfeito!
Eu estava pensando isso também, até hoje nunca beijei na boca, primeiro que geralmente na fase inicial da adolescência geralmente os jovens acabam fazendo esse ato tanto por incentivo de outros jovens quanto por "curiosidade", e eu nunca fiz isso porque se só de ver um beijo é alimentado um desejo e quem beija, então como ficava na dúvida se isso era certo ou melhor pecado? E nunca namorei por não ter tido uma moça me interessasse aponto se ter certeza se ela seria minha futura esposa e não achava certo pedir em namoro apenas para saber como é beijar. E estranho é quem nunca beijou na boca é sofre deboche sendo que existem muitos cristãos por aí e creio que devia ser comum ter mais pessoas que não passaram por experiência sem namorar ou melhor sem ter se casado. Mais como sou muito moralista tenho minhas dúvidas.
@@simyao7054 tenho uma certa inveja de você. Um padre muito sério me ensinou aquilo que Nossa Senhora tinha lhe ensinado. Hoje sou casado e vi na prática que o beijo dificulta a prática da pureza em um namoro que busca a santidade. Esse padre me mostrou uma regra de ouro: aquilo que é permitido entre irmãos, é permitido entre namorados. Continue com esse pensamento, pois é do Céu.
Não é um erro do padre, é apenas uma visão diferente da sua.
@@elizeuibanez, é um pecado mortal. Se a pessoa está pecando, isso é entre ela e Deus, mas a matéria é grave. Não existe visão diferente no que tange a moral, o que há é graus de ignorância e atenuantes. Matéria grave para o 6⁰ mandamento tem se mantido inalterado desde que a Igreja é Igreja. Não é porque todos fazem que deixa de ser pecado, se fosse assim, Sodoma não seria destruída. Ignorar algo que virou costume recente é possível até para bons padres, mostra sua humanidade e a imensa misericórdia Divina. Isso não o faz um mau sacerdote, mas mostra que todos devemos continuar a crescer em sabedoria, idade e graça. Por fim, lembre: a Igreja não é uma democracia. Não há espaço para nós leigos e até para os sacerdotes que não participam do Magistério ter pontos de vista. Devemos aderir a Cristo e pronto. Não é como a política onde pode haver debates sobre qual é o melhor modelo econômico. Todo católico deve seguir a moral da Igreja sem pessoalidade. O ponto de vista do católico é único. Por exemplo: sexo antes do casamento, homicídio, homossexualidade, perjúrio, imodéstia no vestir, horóscopo, etc, serão pecado mesmo que todos façam. E dentro deste rol está o beijo na boca. O padre que me ensinou isso me deu a seguinte regra de ouro para discernir o que pode ou não antes de casar: tudo o que é permitido com uma irmã o será com a namorada ou noiva. O namoro não representa nenhuma mudança para a Igreja e por isso não há nenhuma permissão diferente para os namorados. Até entre casados os beijos devem ser restritos à intimidade. Não existe na tradição ou na liturgia o "Pode beijar a noiva". Isso é uma aberração litúrgica advinda do rito protestante e que muitos desconhecem e o fazem por ignorância. Pax.
Eu acho melhor no namoro um beijo normal. O beijo de língua estimula mais que o beijo normal na minha visão.
Só de pegar na mão dela ja me sinto excitado...
@@Joaovitor26027 então vc tenha usar essa energia para criar algo, fazer algo q vc goste. Usar esse energia e não ignorar ela pq só cresce , caso vc não queira ter relação ou ela com vc por agora.
Eu concordo. Beijo de língua é brincar com fogo.
Eu sei que é um assunto sério, mas o jeito que o padre fala é muito engraçado kkkk mas brincadeiras a parte, o vídeo é muito esclarecedor
Deus abençoe o Senhor, padre Françoá....... Muito boa essa série!
Se beijar na língua já não for pecado grave, poder-se-ia fazer até mesmo numa amizade. Qualquer confessar prudente falaria que isso é pecado grave. Ora, o que justifica que pode no namoro e não na amizade? Costume? O ser humano tem tendências, e beijar na língua é universalmente ocasião próxima de pecado grave. É, ademais, falta de caridade com o próximo, que pode cometer pecados graves internos também. O Pe. Royo Marín deixa claro, em sua moral, que os beijos passionais entre noivos constituem FACILMENTE pecado grave.
Obrigado padre! Vou apresentar esse vídeos para minha namorada e meus pais. Super esclarecedor!
Boa soldado
Sem comentários para tanta tontice que o Senhor tenha piedade de si.
Vai é levar chifre
@@israelcavalcantenunespor quê? Kkkkkk
Deus seja louvado pela clareza de suas palavras
Acho que o padre está certo, cada um conhece seus limites. Se você bebe 10 latas de cerveja e não fica bêbado, não há problema algum, porém para um alcoólatra uma lata já é pecado.
Pessoal discutindo c o padre o q pode ou não pode no namoro...
...e eu q só queria ter uma namorada :(
Obrigado Padre pelo conhecimento, só acho q pro homem beijar de lingua e não excitar, só ele estiver com morte cerebral kkkkkkk
Mano, verdade KKKK
Então!... kkk
Mas se a intenção não foi essa e sim o amor aí "pode".
@@vitorcintra9686
Santo Afonso Maria de Ligório (1696-1787)
"No entanto, nota-se corretamente que o beijo, mesmo sendo costume da pátria, se se faz demoradamente, ou com ardor, são normalmente pecados mortais. O mesmo se diz quando toca a boca, ou se a boca encontra a língua do outro" [3].
"Beijos, abraços, olhares, toques, e semelhantes, se se faz fora do matrimônio, com intenção luxuriosa, ou pelo prazer venéreo, mesmo se não se atingem esta intenção ou prazer, porque estão na direção de atingirem, são sempre pecados mortais: porque o que os anima, fora do matrimônio, é impuro, e tais prazeres por sua natureza tendem a se completarem" [4].
@@diogoraphaellimateixeira4521 Oxi. Nem abraçar? Nem antigamente era assim
Gostando muito dessa série sobre moralidade. Agora seria bom que todos nós buscassemos ler o catecismo sobre esse tema pra fixar mais ainda.
Dificil heim padre beijo de lingua e nao fazer nada depois so we for muito brocha
@@leonirocha163 mas o padre falou das circunstâncias, se é brocha ou não, nao importa. Se você não consegue nao o faça se consegue está "livre" para escolher. Ele apenas mostrou a fé católica meu irmão
O senhor é preciso!! 🙏
Ótima aula, muito esclarecedora! Deus abençoe seu ministério, padre
Esse padre é excelente.
Então vou ter que ficar só no selinho kkkk não há problemas. Em primeiro lugar quero agradar a Deus. Tá tudo certo
Bom vídeo
Gosto também do livro do Professor Felipe Aquino e os ensinamentos do Padre Paulo Ricardo( que é a mesma pessoa que o Padre Françoá rsrsrs)
Juntando os três entende-se que o verdadeiro amor não se confunde com afeto!
Interessante
No caso ai,seria um quarteto,incluindo Dom Henrique Soares!!
@@zildacarvalhaes5080 Verdade !
Que vídeo maravilhoso! Super bem explicado! Obrigada pela dom da sua vida, padre. Deus o abençoe!
Muito bom, padre! Excelente, Santa Carona!!! Tão pertinho do 100k!!! 🤩🤩🤩🤩🤩🤩🤩🤩
Entendi padre🙏🏻
muito obrigada, tirou minhas dúvidas 👏🏻👏🏻
Amei, muito bommmm e o UA-cam/pessoas precisa de vídeos assim! 🥰
Bella mensagem , super ponderado o teu falar. Parabéns !
Muito esclarecedor! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
*Devemos ter um amor puro e inocente, sem segunda intenções "😈" ou seja beijar sem desejar passar a mão onde não deve, ou até mesmo ficar excitado. Tudo que deixa o homem excitado deveria ser removido da vida do homem para não cair em pecado de masturbação ou pensamentos indecentes!*
Perfeito 👏🏻👏🏻👏🏻
Excelente padre, obrigado. 👏👏👏
Muito obrigada pelas palavras, padre! Apesar de ser um tema complexo, o vídeo foi bem claro e objetivo!
Esclarecedor
Obrigada, Padre! Muito esclarecedor esse vídeo!
Perfeito! 👏
Ain cada um sabe seu limites kkkkk
E assim vai tudo pecando em seus limites: seja seu sim, sim, seu não, não!
Muito esclarecedor! 🙏🏾
extremamente esclarecendo!!!!!! muito obrigado
Faz um sobre o que pode no casamento. Por exemplo: preliminares, a boca naquilo e aquilo na boca, pode?
Amigo é pecado pq a finalidade do sexo é o homem e a mulher se tornarem um só com a penetração mas estímulo sexual é um certo tipo de masturbação.
Tem vídeo do Prof. Felipe de Aquino ele diz que não é pecado sexo oral, mas é uma abominação fazer quando faz só pela finalidade, de uma forma resumida. Fiquei confuso, porque ele fala que a finalidade do sexo é a procriação mas a igreja católica reconhece a importância de um casamento de sexo e carícias. Procura no UA-cam que tu acha, inclusive tem outros padres falando de casamento, namoro e carícias em namoro deve falar algo.
@@Lara-qk3dw para começar o ato sexual é preciso estímulo sexual. Você está não informada.
@@Lara-qk3dw o sexo no casamento tem finalidade unitiva e procriativa. A unitiva é sobre podermos sentir prazer e proporcionar prazer com intuito tbm de unir o casal de forma amorosa.
@@GUSTAVODINIZ1000 pesquise sobre esse assunto existem pessoas mais informadas do que eu para lhe responder a vários vídeos no UA-cam sobre esse assunto
pelo visto vou poder beijar só depois que eu me casar então kkkkk
Kkkkk
Tenso
Só beijar salinho, testa, bochecha.
Ótima explicação Padre!
Dificil em padre ,beijo de lingua cem vontade sexual? Rezemos.
Esse é o problema. Beijo de língua, principalmente em se tratando do homem, sem excitação e sem despertar desejo sexual é algo meio complicado. Se alguém consegue, parabéns. E mesmo que a pessoa não tenha a intenção de se excitar, se a pessoa ficar repetindo esse ato isso vai enfraquecendo a vobtade da pessoa.
@@osmarmarques5125 exatamente ,e temos que fugir da ocasiões de pecado,hoje vivo a pensar🤔quem sera que inventou beijo de lingua? Creio que Jesus não foi.Será que a virgem Maria beijava de lingua? A quase tres anos vivo a castidade ,pois tive um encontro verdadeiro com Deus ,por isso consigo pensar assim,mas quem não teve ainda esse encontro verdadeiro me chama de louca ,que sou beata etc,mas hoje tento me converter diariamente,sempre fazendo essa pergunta:Será que a virgem Maria faria isso?Salve Maria Santíssima.
@@claudianunes2936 Nossa gente ...não compare a virgem Maria conosco .... primeiro analisar que foi noiva sim de José..porém pelo contrato cultura , ja estva casada, o noivado naquela época era assim, embora os padres já explicaram essa questão, que ela está noiva nesse período que ficou grávida, e poderia morar já com José, mas só precisava oficializar ...eles não tinham esse contato, como nos ocidentais temos hoje. Se olhar outros povos do Oriente e Ásia não tem esse contato no namoro ainda hoje ....quem dirá naquela época.
Concluímos , Maria é José não eram como nos em questão de cultura e depois, quando o Anjo anunciou à Ela ... imagino que eles se guardaram mais ainda.
Não podemos demonizar tudo , tudo posso, mas nem tudo me convém... tem propósito à ser seguido por cada casal, tem casais que sentem que não vão beijar até de selinho, por achar em sua particularidade que vai levar ao pecado, outros conseguem se controlar. Se ficarem sozinho em longos abraços também... e se não dar um basta... provável mente um irá usar o outro.
@@MariaFernandaSantosMariFer comparar a virgem santíssima não ,mas imita-la sim. Paz e bem.
@@claudianunes2936 sim ....imitar sim , sempre !
Porém é importante ver a questão cultural e costumes da época. 😉 Salam!
Porque ele é DOIDO! Kkkk ❤
Eu sou católico
Resumo : não se pode namorar
Bah, muito inteligente.
Salve Maria Santíssima
Que vídeo bacana, ajudou muito.
Gostei dessa explicação!
Aulas, sério
A Igreja não diz especificamente sobre beijar de língua no namoro mas eu acredito que é pecado.
Melhor ir direto para o catecismo na parte que fala dos pecados contra a castidade
5:31
Muito bom!
Ou seja, eu não posso desejar a minha namorada ?? E isso é possível quando se ama alguém (no sentido eros).
É porque a partir do momento que você a deseja sexualmente, vcs correm o risco de cair em tentação. Você evita ao máximo fazer atitudes que provoquem esse desejo.
Sentir é normal e obviamente necessário, mas vc não vai ficar estimulando esse desejo
Muito esclarecedor!
eu acho q podia mudar o nome da serie de "Pode ou não pode" pra "Depende" kkkkkk
Mano, ele se baseia no catecismo da igreja, as vezes não é oq esperamos houvir mas ele está doutrinando de acordo com o documento da igreja
@@wandersonsantos8168 eu sei pô, só tava brincando
Kkkkkkkk
Deu um nó no cérebro.
Vídeo perfeito!!!
Muito bom o vídeo.
acredito eu que se o casal de namorado mesmo sentindo vontade de fazer sexo se controlarem não há problema. Veja, eu tomo bebida alcólica a qualquer hora e não me embriago, porém uma pessoa que sofre e alcoolismo deve se afastar
Claro que há problema. Um beijo de língua te dá vontade de fazer sexo com tua namorada deve ser evitado sim. Não existe beijo de língua sem vontade.
Concordo
Não é certo ficar se tentando assim, uma coisa é sentir vontade e outra é sentir vontade por uma ação deliberada.
Obrigado Padre 🙏
Excelente video
Já começaram pegando pesado! BOM!
Muito bom! Esclarecedor
Vídeo esclarecedor, perfeito e formativo!
Não deverá existir beijo de língua sem estar próximo de pecado. Todo beijo demorado leva excitação sexual. Por isso é pecado. A carne é fraca.
Por isso que o Padre falou pra analisar , cada situação é subjetiva ...como ele falou se está demorando, se o rapaz ou a moça está na intenção de provocar ao pecado...então os dois devem entrar em um acordo. Se determinado comportamento os levam ao pecado ...é melhor que o casal discuta isso.
@@MariaFernandaSantosMariFer o problema é que se houve excitação já é pecado mortal. Será que eles devem entrar em acordo só depois do pecado? Antes morrer que pecar e não provemos do pecado e se for ruim evitemo-lo. O rapaz sabiamente disse que em algum momento causará sensações impróprias e se houver a menor das possibilidades de pecado, deve ser evitado. Lembre-se que não existe pecado contra a castidade leve, se houve pecado contra a castidade, a matéria é sempre grave.
concordo
O padre dá 14 min de explicação de como analisar, explicando o porquê das coisas, fala de filosofia moral.
E aí vem um no comentário, escrevendo "esistir", proibindo e tentando dar lição no padre.
Tão tá, né.
@@henriqueflores3894 @Henrique Flores eu não escrevi que o Sr. Padre, dissesse algo de errado. Só digo, que se um da um beijo demorado, com língua ou sem. Se não se excitar sexualmente, ou está morto, ou tem problemas de saúde.Se calhar haverá por aqui pessoas que nunca beijaram de língua, talvez dai a razão de pensarem de não ser pecado. Todo de bom para todos.
Tem como curtir mais de uma vez???
A patrulha aqui do "Beijo é sempre pecado", é a mesma que vai se casar de bebê no colo. Prudência. simples, não se sente seguro quando beija a(o) namorada(o), não beija e pronto. Se sentiu mais seguro com conselho de outro padre, segue.
Bjar de lingua e não ter problema é o mesmo que dizer que tomar banho juntos não tem problema....
Como o modernismo enfraquece o intelecto. Lamentável!
Kkkkkkk perfeito. Você disse tudo. "Estamos tomando banho juntos, mas não tem problema".
@@felipes4545aí vocês extrapolam as coisas. Vão endoidar de escrúpulos
Muito bom, Padre!
E nunca a gente pecou contra a castidade mesmo beijando de língua
Bom, pecar contra a castidade não é só um ato físico em si.
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Padre mas é pecado namorar antes de faculdade para ser padre
Vai namorar pra que se quer ser padre kkkk só se for experiência, mas quando tá no propedêutico já não é certo até onde eu sei.
Alguém sabe o nome da musica de fundo?
Muito bom esse vieo
Video *
Entendo mas beijo de língua não convém
(dentro do Sacramento do matrimônio) é pecado uma lambida no toba nos atos sexuais?
Kkkkkkkkk vai se ferrar mermão kkk
Kkk kkkkkk óbvio.
"Meio taradinho " kkkkk
Quem beija com a finalidade de chegar no sexo peca mortalmente e não falo aqui de só sentir o desejo apenas, porque isso é natural, falo aqui de levar a pessoa até o ato sexual, a finalidade sendo essa fora de um casamento é pecado.
Você se sentir excitado é sinal de que você tá com saúde.
Não é lícito se colocar em situação de tentação, e pecado contra a castidade não é só fornicação...
@@Araujo62722 o catecismo listou lá os pecados graves contra a castidade. Vá você mesmo olhar.
@@Araujo62722 você, se continuar pensando assim, logo desenvolverá a doença do escrúpulo
Eu namorava com uma menina beijava de língua
top dms o vídeo!
Acho bem nojento esse tipo de beijo. Não vejo necessidade desse tipo de beijo.
Show
O inferno não está cheio. Onde tá escrito isso? Não sabemos de ninguém que esteja no inferno. Isso são os homens que inventaram com nossa mesquinhes.
"onde tá escrito isso", já pegou teu diploma de luterano?
A própria Bíblia diz que o caminho da perdição (inferno) é largo, irmão…
@@matheuswilliam9756 o que tem haver dizer que o caminho da perdição com o inferno supostamente cheio de pessoas? Mostre uma passagem clara dizendo que no inferno há pelo menos uma pessoa, sem rodeios e não passagens metafóricas.
@@elizeuibanez eu não, mas você já pegou teu diploma de alienada. É uma pena ter uma fé infantil e irracional.
@@parapsicologiaquevediana Irracional é quem segue uma doutrina inventada por Lutero. Aonde está escrito na bíblia o "sola scriptura"???
Meninooo que eu abri o vídeo e vi o padre paulo Ricardo
🥰
Perfeito!
Parabéns padre eu nunca vi um estudo desses
Me parece modernismo???
O que aconteceu com o Carlos Neiva (Sir Charles)?
Ele saiu do seminário, faz um tempo
Por que ele saiu do SC?
Perigoso esse vídeo
beijo na lingua ja excita acho que o senhor esta muito teorico , claro que beijo na boca na lingua no namoro pode ser pecado
Como o próprio Padre bem explicou, a finalidade e as circunstâncias que vão dizer se é pecado ou n.
🥰❤❤
Desde quando beijo de língua é excitante ? Kkkk
Pelamordideus!
👀
Homicídio
Objeto: a vida
fim: ceifar a vida
Circunstâncias
Beijo na boca e de língua sendo entre um casal hetero que vive o namoro santo ñ é pecado.Pecado é homens que são pai,avô,bisavô,tios,irmãos,primo,padrinho,padres,bispo,arcebispos,juiz,professor.Uf.SER PEDOFILOS.