Olá Professor, quando o trabalho é feito com amor e dedicação dá pra notar a diferença. Obrigado por disponibilizar de forma gratuita um conteúdo tão rico, me auxiliou mais que o senhor imagina!
Olá Arthur, bom dia. Sim, acredito que o amor nos move neste mundo. Fico muito contente em saber que impactei positivamente em sua vida. Obrigado pelo belo comentário e bons estudos. Abraço.
@@imunocanal Dr é verdade que o exame Vdrl pode dar um falso positivo quando se tem hiv? Fiz um vdrl deu reagente 1.1 e o teste confirmatorio deu não reagente aí fiz o fta abs e também deu não reagente e também repeti o vdrl e deu negativo Fiz o hiv teste rapido de 80 dias e um de 4 geração quimioluminescência abbott com 75 dias deu não reagente mas estou tão nervosa achando que estou com o vírus estou emagrecendo não sei oque fazer.
@@thamiresespinelli3723 Olá Thamires... Não conheço a relação de falso positivo para VDRL quando se tem HIV. Se você já fez o teste de quarta geração e um teste rápido e ambos deram negativo, é provável que realmente você esteja negativa para HIV. 80 dias é tempo mais que suficiente para a soroconversão.
Quando a gente entende uma coisa direito faz toda a diferença para nossa compreensão. Feliz em ter ajudado, Verônica. Obrigado pela mensagem e bons estudos pra você 🙂
Pro, você é perfeito!!!! Não tenho palavras para dizer o quanto as suas aulas foram fundamentais para minha formação academica, sensacional!!! fica aqui o meu "muito obrigada", sucesso sempreeee!!!!
Que legal ler seu comentário... Fiquei feliz em saber que ajudei seus estudo de alguma maneira... Também gosto muito das coisas relacionadas ao UNIVERSO.... Obrigado e bons estudos
Eu estou aproveitando e aprendendo muito contigo professor, ficou tão mais fácil entender o Abbas ou o Geffner, sempre começo primeiro vendo o tema com o Sr e depois vou pro livro pra aumentar os detalhes, e olhe até agora está dando muito certo, além de aprender demais também estou indo bem nas provas!! Obrigada!
Ada, me enche de alegria saber que influenciei positivamente na vida de alguém... Muito obrigado pelo comentário. Saiba que são as palavras de vocês que acabam me incentivando a continua com as gravações desses vídeos. Abraço e bons estudos!
Bom que está aproveitando bem as aulas, Yasmim. A intenção é justamente ajudar os estudantes a entenderem melhor a imunologia tão mal compreendida. Obrigado e bons estudos
@@imunocanal Professor! Apresentei meu seminário de imunologia médica ontem a tarde! Os professores adoraram, sua aula me salvou. Sem as suas explicações eu não teria conseguido. Já sou fã!
muito fofo ele aprendendo a usar as ferramentas de video. Prof, da pra vc compartilhar a tela de so uma janela, não precisa compartilhar a tela inteira, assim fica menos poluido visualmente quando vc tiver que mexer no pragrama
Muito obrigada Professor! Me ajudou muito mesmo! Você é ótimo tanto na maneira de ensinar como também na pessoa maravilhosa que você é, compartilhando suas aulas e mostrando que ama ensinar. Sou aluna de medicina e o ensino ficou muito prejudicado na pandemia, saiba que o senhor contribui imensamente para minha formação. Muitíssimo obrigada!
Oi, Milena. Você não faz ideia o quão é gratificante ler os comentários deixados aqui no canal. Sempre fico muito feliz em ajudar de alguma maneira as pessoas a entenderem um pouco mais o maravilhoso mundo da imunologia. Muito obrigado pelo carinho. Bons estudos, Ronni. 🙂
Certamente Rafa... Continuarei sim... Talvez não na velocidade que eu gostaria pois tenho muitas outras atividades além dos vídeos no UA-cam. Obrigado pelo comentário e bons estudos. Abraço.
Que legal Alessandra. Deve ter assistido a aula de complemento aqui, né? Fico muito feliz em ter ajudado. Assista aos outros vídeos e compartilhe com seus colegas.
Olá, Luís! Fico feliz que tenha gostado da aula e que o conteúdo tenha sido útil para você. No entanto, não disponibilizo os slides das aulas. O vídeo já oferece o que você precisa para acompanhar e entender o conteúdo, e o mais importante é focar na compreensão. Além disso, em vez de usar slides para estudar, seria melhor consultar e ler livros sobre o tema, vai aprofundar muito mais o seu entendimento lendo a bibliografia. Aproveite os vídeos, e bons estudos.
Aula perfeita, como sempre! Professor, eu fiquei com algumas dúvidas: 1) A célula dendritica também tem receptor CD4? 2) Qual a diferença de cerne pra matriz? 3) NK podem matar células infectadas pelo reconhecimento de MHC-I, nesse caso, ou apenas células infectadas opsonizadas? 4) No caso das células em que a transcrição viral é atenuada, isso se daria por fatores de transcrição que não foram recrutados ainda devido a célula não estar ativada? Fiquei pensando em uma justificativa molecular e achei interessante. Agradeço desde já tanto pela disponibilização de conteúdo, como pela resposta das perguntas. Seria ótimo se, caso suja algum tempo, o senhor pudesse dar uma aula sobre inflamassoma 🙏🏼❤️
Olá, RFL. Os vírus não possuem metabolismo próprio, não se reproduzem fora de uma célula hospedeira. Por isso alguns pesquisadores dizem que os vírus não são seres vivos. Logo, os vírus são parasitas intracelulares obrigatórios... Bons estudos, abraço.
Bom dia, fiz 3 autoteste hiv surecheck deu positivo, mais os de laboratório 4 geração quimioluminescência deu negativo. Teste NAT dos hemocentro apos 120 dias o resultado negativo e confiavel, ele fica positivo com todo esse tempo de infeccao? Pois ja fiz e deu negativo.
Olá, Matheus, boa noite. O período de tempo após a infecção pelo HIV em que o diagnóstico pode ser feito é chamado de "janela imunológica". Durante esse período, o sistema imunológico pode não ter produzido anticorpos em níveis detectáveis pelos testes diagnósticos atuais, o que torna difícil a detecção do vírus por meio de alguns testes. Geralmente, a maioria das pessoas desenvolve anticorpos detectáveis dentro de 4 a 6 semanas após a infecção pelo HIV. Portanto, o teste de ELISA de quarta geração pode detectar o vírus nesse período. Alguns testes de carga viral (teste molecular - PCR) também podem identificar a presença do vírus em estágios iniciais, mesmo antes da produção de anticorpos. Caso você tenha dúvidas ou suspeitas de ter sido exposto ao HIV, é fundamental procurar um profissional de saúde ou uma unidade de saúde para realizar o teste adequado e obter orientações adequadas. Boa sorte ai, abraço.
Oi, Vilmar. Sim, os medicamentos atuais são bem eficientes para recuperar e manter a saúde do paciente. O problema é que existem cepas do vírus multirresistentes aos medicamentos, daí o tratamento pode ser mais complicado. Bons estudos
Oi, Joana. Depende de alguns fatores. Mas pode ser que sim. Aí teremos que acompanhar o paciente testando para verificar se houve realmente a contaminação.
Para aplicação dê Pembrolizumabe tem que ser receitado por imunologista? Desesperado precisando de alguém que receite essa medicação por causa de oportunística causada pelo HIV
Os testes modernos de diagnóstico do HIV são altamente sensíveis e específicos, o que geralmente minimiza esses desafios. Os testes NAT procuram diretamente o material genético do vírus em uma amostra de sangue. A coinfecção com HTLV não deve afetar a capacidade de detectar o HIV nesses testes, pois eles são altamente sensíveis à presença do RNA do HIV. Testes sorológicos de 4ª geração procuram anticorpos contra o HIV, bem como a presença do antígeno p24 do HIV. A coinfecção pelo HTLV pode potencialmente interferir na resposta imune e na produção de anticorpos contra o HIV, o que poderia, teoricamente, atrasar a detecção do HIV em alguns casos. No entanto, essa interferência costuma ser mínima, e a maioria das pessoas coinfectadas pelo HTLV ainda é capaz de produzir anticorpos detectáveis pelo teste de 4ª geração em um período razoável após a infecção pelo HIV.
quanto tempo se mantém infectante fora do corpo? estou fazendo um trabalho e há muita confusão sobre essa resposta e principalmente sobre ele se manter "vivo" e se manter infectante, pois pelo que entendi são coisas diferentes...tem algum estudo sobre o tempo que se mantém infectante? e algum sobre a dose infectante, já que creio que poucos vírus não seriam capazes de infectar, obrigado
Professor parabéns pela aula. Só uma pergunta. A diminuição das CD4 a níveis abaixo de 200 pode ser reconstituido por tratamento, ou essa imunidade nunca mais volta ao normal?
Olá, Fabricio, boa tarde. Sim, existem relatos que os níveis de TCD4 voltam completamente ao normal após intervenção medicamentosa. Porém, em alguns outros paciente, o CD4 pode continuar baixo e a carga viral zerada. Obrigado pelo comentário e bons estudos.
@@flopesbio Teria que procurar... Não sei a referência de cabeça. O site abaixo é de procura de artigos científicos. Coloque o tema que procuras e terá alguns trabalho para analisar. Boa sorte, ai. Abraço. pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/
Ai você tem que assistir a aula completa. Tem essa resposta no vídeos. São vários mecanismos de morte que o vírus causa. Assiste lá, tá tudo explicadinho. Bons estudos 🙂
Boa tarde professor, gostaria de falar com o senhor, sobre sua didática de utilização de animação de imagens para demonstrar a mutação celular perante ao HIV. O senhor teria um email de contato?
@@imunocanal Na verdade é mais questão de formatação onde foi adquirido as imagens animadas que demostram a entrada do HIV na célula e mudança da ccr5 e cxcr4? Nos minutos 30:52 do vídeo.
Oi, Gabriel, tudo bem? É difícil precisar datas, ainda mais quando falamos de HIV. Tenho esperança que um dia teremos a cura, porém, sem expectativas para datas... Tomara que até 2030 tenhamos uma solução boa para os problemas com HIV/AIDS. Obrigado por escrever e bons estudos 🙂
Quando uma célula TCD4 é infectada pelo HIV e morre devido aos efeitos deletérios do vírus, os vírus dentro da célula também são destruídos. A replicação viral ocorre dentro da célula hospedeira, e quando a célula morre, os vírus contidos nela geralmente perecem junto com a célula. Portanto, quando uma célula TCD4 morre como resultado da infecção pelo HIV, os vírus presentes na célula geralmente não sobrevivem à morte da célula hospedeira. Esse é um dos motivos pelos quais o HIV pode causar uma diminuição no número de células TCD4, enfraquecendo a resposta imunológica do organismo. No entanto, antes da morte da célula TCD4, o HIV replica-se dentro dela, produzindo múltiplas cópias do vírus capazes de invadir outras células T. Então, apesar de alguns vírus dentro da célula possam ser destruídos quando a célula morre, muitos vírus são liberados antes desse evento.
Oi, Natsu. Muito provavelmente não houve transmissão caso um dos dois esteja infectado. A transmissão ocorre principalmente pela penetração vaginal ou anal sem o uso de preservativo ou por compartilhamento de seringas ou objeto perfurocortantes. Como você descreveu, acho muito pouco provável a transmissão desse vírus. Espero ter ajudado.
@@imunocanal vou perguntar de novo agora mais resumido tipo tive relação sexual com uma mulher aí passei a mão na vagina dela não lavei a mão sai da casa dela e fui na lanchonete cheguei em casa e comi o lanche sem lavar as mãos e ainda depois fiquei mechendo no celular tem chance deu pegar alguma coisa se ela tiver aids ou hiv
Realmente sua aula é muito boa, é um bom professor como dito aqui por muitos,. Porém acho que pronunciou-se de forma preconceituosa ao expressar-se "suruba em Salvador" /"voltar para São Paulo sua cidade natal", como se Salvador fosse o único lugar do mundo onde se faz suruba.
Rogéria, não foi essa a intenção. Apenas contextualizei a história, apenas um exemplo. Inclusive porque sou nascido lá. Surubas acontecem em qualquer lugar do mundo. Desculpe se a ofendi. Extraia o essencial da aula e não se apegue a detalhes que não fazem diferença para seu aprendizado. Se a aula foi útil para você, ótimo. Se não gostou, você tem sempre a opção de procurar outras pessoas/vídeos para ajudar em seus estudos. Bons estudos para você, abraço.
Parabéns pela aula de excelência!
Muito obrigado, Rafa. Bons estudos pra você 🙂
Professor, você é fora da curva. Sua aula me dá vontade de ficar a noite todaaaaaa aqui!!!!
Que bom, Angel. Obrigado pelo carinho e bons estudos pra vc 🙂
Professor o senhor me ajudou muito nesse primeiro semestre de 2024!! Faz para os seus alunos um vídeo sobre imunologia de tumores
Obrigado, João... Tô pensando em fazer um curso sobre os tumores e outros aspectos clínicos da imunologia. Bons estudos ai 🙂
Aula excelente. Consegui entender ❤
Que bom que entendeu, Luana. Este é o intuito das minhas aulas, que vocês entendam! Obrigado pelas palavras e bons estudos 🙂
QUE PROFESSOR INCRIVEL É ESSE? SIMPLESMENTE MAGNIFICO!!!
@@maggierhee0 muito obrigado ❤️
Olá Professor, quando o trabalho é feito com amor e dedicação dá pra notar a diferença. Obrigado por disponibilizar de forma gratuita um conteúdo tão rico, me auxiliou mais que o senhor imagina!
Olá Arthur, bom dia. Sim, acredito que o amor nos move neste mundo. Fico muito contente em saber que impactei positivamente em sua vida. Obrigado pelo belo comentário e bons estudos. Abraço.
@@imunocanal Dr é verdade que o exame Vdrl pode dar um falso positivo quando se tem hiv? Fiz um vdrl deu reagente 1.1 e o teste confirmatorio deu não reagente aí fiz o fta abs e também deu não reagente e também repeti o vdrl e deu negativo
Fiz o hiv teste rapido de 80 dias e um de 4 geração quimioluminescência abbott com 75 dias deu não reagente mas estou tão nervosa achando que estou com o vírus estou emagrecendo não sei oque fazer.
@@thamiresespinelli3723 Olá Thamires... Não conheço a relação de falso positivo para VDRL quando se tem HIV. Se você já fez o teste de quarta geração e um teste rápido e ambos deram negativo, é provável que realmente você esteja negativa para HIV. 80 dias é tempo mais que suficiente para a soroconversão.
Obrigado pelas aulas, professor. Suas explicações facilitam muito o entendimento do conteúdo.
Bom que ajudei de alguma maneira com seus estudos de imunologia. Obrigado e bons estudos 🙂
Aula fantástica professor. Parabéns!
Muito obrigado, Rafael. Bons estudos pra você 🙂
Que aulas maravilhosas! Primeira aula de imuno que eu entendo alguma coisa
Quando a gente entende uma coisa direito faz toda a diferença para nossa compreensão. Feliz em ter ajudado, Verônica. Obrigado pela mensagem e bons estudos pra você 🙂
Pro, você é perfeito!!!! Não tenho palavras para dizer o quanto as suas aulas foram fundamentais para minha formação academica, sensacional!!! fica aqui o meu "muito obrigada", sucesso sempreeee!!!!
Oi, Diana. Fico muito feliz em saber que impactei positivamente na sua formação. Obrigado pelo carinho e bons estudos 🙂
Professor, que aula excelente, rodei todo UA-cam sem encontrar esse aprofundamento e ensinamento que obtive nessa aula. Parabéns!
Que legal ler seu comentário... Fiquei feliz em saber que ajudei seus estudo de alguma maneira... Também gosto muito das coisas relacionadas ao UNIVERSO.... Obrigado e bons estudos
Entendendo Imunologia de maneira explicativa e fácil. Meus parabéns professor, você é 1000.❤
Feliz em ter ajudado com seus estudos de imuno. Obrigado e sucesso na carreira 🙂
Faço medicina e amo suas aulas! Quem dera todos os professores tivessem essa didática incrível 😅😅
Muito obrigado, Larissa. Sucesso na carreira 🙂
Eu estou aproveitando e aprendendo muito contigo professor, ficou tão mais fácil entender o Abbas ou o Geffner, sempre começo primeiro vendo o tema com o Sr e depois vou pro livro pra aumentar os detalhes, e olhe até agora está dando muito certo, além de aprender demais também estou indo bem nas provas!! Obrigada!
Ada, me enche de alegria saber que influenciei positivamente na vida de alguém... Muito obrigado pelo comentário. Saiba que são as palavras de vocês que acabam me incentivando a continua com as gravações desses vídeos. Abraço e bons estudos!
O melhor canal de todos. Se podesse assistia Só suas aulas até se formar. Meus parabéns 🎉
Feliz em ter ajudado com seus estudos, Anderson. Obrigado pelo carinho e bons estudos 🙂
Aula excelente e muito completa!!
Bom que você entendeu, Joyce. Obrigado e bons estudos
Aula sensacional. Professor, você não sabe o quanto está colaborando para a formação de várias pessoas! Obrigada por disponibilizar seu conhecimento.
Bom que está aproveitando bem as aulas, Yasmim. A intenção é justamente ajudar os estudantes a entenderem melhor a imunologia tão mal compreendida. Obrigado e bons estudos
Prof, gratidão por esse conhecimento de qualidade! Consegui compreender perfeitamente todos os mecanismos, parabéns e mais uma vez obrigada
Linda sua mensagem, Mariana. Muito obrigado pelo comentário e bons estudos pra vocês. Abraço.
Mds que prof MARAVILHOSOOO, prof vem ser meu orientador de TCC 😢
Muito obrigado, Anna. Bons estudos pra você 🙂
Professor! Que aula! Nossa, como o Sr explica bem. Que Deus continue abençoando o seu Dom! Parabéns!
Oi Tatyanne, que bom ler sua mensagem depois de um dia cheio que tive. Muito obrigado pelo carinho. Bons estudos.
@@imunocanal Professor! Apresentei meu seminário de imunologia médica ontem a tarde! Os professores adoraram, sua aula me salvou. Sem as suas explicações eu não teria conseguido. Já sou fã!
@@tatyannegalvaobahiadossant7740 Que coisa boa Tatyanne. Bom saber que impactei positivamente em sua vida, obrigado pelo carinho. Abraço.
Perfeito, muito obrigada!
Bom que gostou, Rita. Obrigado e bons estudos
muito fofo ele aprendendo a usar as ferramentas de video. Prof, da pra vc compartilhar a tela de so uma janela, não precisa compartilhar a tela inteira, assim fica menos poluido visualmente quando vc tiver que mexer no pragrama
Obrigado pelo comentário e bons estudos pra você 🙂
Muito obrigada pela aula super didática e rica de conhecimento, agora posso dizer que compreendi melhor todas as esferas do HIV!! Gratidão prof 👏🏻👏🏻👏🏻
Muito obrigado pelo comentário, Amanda. Bons estudos pra você 🙂
Que aula maravilhosa! Melhor professor de imuno!! Obrigada pelos vídeos tão didáticos e completos. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Muito obrigado pelo carinho, Valéria. Fico feliz em saber que ajudo em seus estudos de imunologia. Abraço 🙂
Muito obrigada Professor! Me ajudou muito mesmo! Você é ótimo tanto na maneira de ensinar como também na pessoa maravilhosa que você é, compartilhando suas aulas e mostrando que ama ensinar. Sou aluna de medicina e o ensino ficou muito prejudicado na pandemia, saiba que o senhor contribui imensamente para minha formação. Muitíssimo obrigada!
Oi, Milena. Você não faz ideia o quão é gratificante ler os comentários deixados aqui no canal. Sempre fico muito feliz em ajudar de alguma maneira as pessoas a entenderem um pouco mais o maravilhoso mundo da imunologia. Muito obrigado pelo carinho. Bons estudos, Ronni. 🙂
Mais uma aula incrível! Obrigada professor!!!
Valeu, Raquel. Bom que gostou. Obrigado e bons estudos 🙂
Esse vídeo é excepcional! Excelente! Muito bem explicado e ilustrado. Obrigada!
Obrigado, Nayara. Feliz que você gostou e aproveitou o conteúdo. Bons estudos para você 🙂
Parabéns, professor, seu trabalho é incrível. Que aula perfeita, didática e rica! Me ajudou demais.
Muito feliz em ajudar, Beatriz. Bons estudos pra você 🙂
Oi Professor, passando para agradecer pela brilhante aula. Estou adorando o seu canal!
Oi, Léo. Muito obrigado pelo carinho e bons estudos pra você 🙂
Aula incrível, saí com vontade de aprender imuno de verdade, obrigado!
Oi, Julio. Muito legal saber que contribuí com seu aprendizado de imunologia. Continue focado nos estudos. Obrigado pelas palavras, abraço.
Professor você manda muito bem nos slides! Ajuda muito na compreensão! Obrigada!!!
Que bom, Thamiris. Feliz em ter ajudado no seu aprendizado. Bons estudos e obrigado pelo carinho 🙂
o senhor é perfeito, por favor nunca desista
Oi Yuri, muito obrigado pelo comentário. Fiquei muito contente em lê-lo. Bons estudo pra você, abraço.
Por favor professor faça mais aulas!! Suas aulas são excelentes!!!
Certamente Rafa... Continuarei sim... Talvez não na velocidade que eu gostaria pois tenho muitas outras atividades além dos vídeos no UA-cam. Obrigado pelo comentário e bons estudos. Abraço.
continue com suas aulas no you tube professor! Vc tem uma didática maravilhosa!
Muito obrigado, Rubian. Continuarei sim... Bons estudos, abraço.
Muito bom, sr. Professor, ajudou bastante. Um abraço de Angola.🇦🇴❤
Oi, Carla, muito feliz em saber que minha aula chegou tão longe. Muito obrigado pelas palavras e excelentes estudos para você. Abraço do Brasil 😄
Excelente aula! Parabens!
Muito obrigado, Adilson. Bons estudos pra você 🙂
Aula maravilhosaaaaa!!!! Irei defender TCC daqui a alguns duas e meu tema é sobre o HIV, seu vídeo me foi muito esclarecedor
Bom que consegui te ajudar neste momento tão importante como a defesa de um TCC. Obrigado pelo comentário e boa defesa pra você. Abraço.
eu também kkkkkkk
EXCELENTE AULA
Obrigado, Geraldo. Bons estudos...
Aula muiito boa, explicativa super clara. Parabéns
Bom que foi útil pra você, Tayna. Obrigado e bons estudos.
Registrando aqui meu muito obrigada, tirei 10 na minha prova de imuno sobre sistema complemento 😊
Que legal Alessandra. Deve ter assistido a aula de complemento aqui, né? Fico muito feliz em ter ajudado. Assista aos outros vídeos e compartilhe com seus colegas.
Sim assisti aqui, amo imunologia
Aula Top, Obrigado.
Muito obrigado, Bruno.
aula incrível! N dei imunologia ainda, mas amei!!!
Bom que ajudei de alguma forma, Maressa. Obrigado e bosn estudos
Que aula INCRÍVEL, como é prazeroso assistir, Muitíssimo obrigada🙏🏻
Muito bom saber que a aula foi útil pra você, Jéssica. Bons estudos pra você. Abraço.
Boa tarde.
Há exceções a respeito destes 10 anos. Existem os progressores lentos, que podem não desenvolver a doença por muito mais tempo
Que aula incrível. Parabéns professor!
Que legal que você gostou Lucas... Muito obrigado pelo comentário. Abraço e bons estudos.
Otima aula!!!
Muito obrigado, Estela 🙂
poderia disponibilizar os slides na descrição do video pra gente ter acesso tbm, top essa aula!
Obrigado, bons estudos.
Parabéns, aula fantástica!
Bom que gostou Marcella. Obrigado pelo comentário e bons estudos. Abraço.
Muito obrigada prof! Parabéns pela aula! 🤍
Obrigado pelo comentário, Maria. Bons estudos 🙂
Excelente aula!
Obrigado e bons estudos. Abraço.
AULA MUITO BOA E ÓTIMA SUA DIDÁTICA. GRATIDÃO!
Obrigado e bons estudos. Abraço.
Impecável!!!!
Obrigado, Rafael. Bons estudos pra vc 🙂
Que vídeo maravilhoso! Muito obrigada!
Legal, Marina. Feliz em ter ajudado a entender melhor... Abraço e bons estudos 🙂
QUE AULA PERFEITA!! TERIA COMO O SENHOR DISPONIBILAZAR O PDF DO VÍDEO ??
Olá, Luís! Fico feliz que tenha gostado da aula e que o conteúdo tenha sido útil para você. No entanto, não disponibilizo os slides das aulas. O vídeo já oferece o que você precisa para acompanhar e entender o conteúdo, e o mais importante é focar na compreensão. Além disso, em vez de usar slides para estudar, seria melhor consultar e ler livros sobre o tema, vai aprofundar muito mais o seu entendimento lendo a bibliografia. Aproveite os vídeos, e bons estudos.
Adorei!! Vc é ótimo
Que bom, Jaqueline. Obrigado pelo carinho. bons estudos
obrigado pela aula, vai me ajudar muito no meu trabalho!!!!!
Fico contente que a aula tenha ajudado você. Obrigado pelo comentário. Bons estudos.
Nossa, obrigada demais por essa aula! Já maratonei todo o seu canal, muito bom! kk
Que bom Isabela. Fico muito feliz em saber que estou ajudando de alguma maneira. Continue estudando. Abraço.
Obrigada professor, muito boa aula! To aproveitando todas do seu canal.
Legal Juliana... Bom saber que você gostou da imunologia. Eu adoro! Acho tudo muito fantástico... Abraço.
Obrigado professor pela aula min ajudou muito obrigado mêsmo
Muito obrigado, Maria. Bons estudo pra vc 🙂
Aula perfeita, como sempre! Professor, eu fiquei com algumas dúvidas:
1) A célula dendritica também tem receptor CD4?
2) Qual a diferença de cerne pra matriz?
3) NK podem matar células infectadas pelo reconhecimento de MHC-I, nesse caso, ou apenas células infectadas opsonizadas?
4) No caso das células em que a transcrição viral é atenuada, isso se daria por fatores de transcrição que não foram recrutados ainda devido a célula não estar ativada? Fiquei pensando em uma justificativa molecular e achei interessante.
Agradeço desde já tanto pela disponibilização de conteúdo, como pela resposta das perguntas. Seria ótimo se, caso suja algum tempo, o senhor pudesse dar uma aula sobre inflamassoma 🙏🏼❤️
Maravilhosa aula 👏🏼
Bom que gostou, Tadeu. obrigado pelo comentário e bons estudos pra você, abraço.
Aula perfeita, obg professor!
Muito obrigado, Alan. Bons estudos...
amei ❤❤❤
Que bom 🙂 Bons estudos
parabens pela aula Dr. Muito obrigado!
Bom que você gostou Carlos. Bons estudos. Abraço.
Parabéns
Obrigado
Duvida: vírus ser vivo??? Uma uma vez que não possuem células, e precisa de células hospedeiras, então porque mencionei vírus ser vivo??? Não entendi
Olá, RFL. Os vírus não possuem metabolismo próprio, não se reproduzem fora de uma célula hospedeira. Por isso alguns pesquisadores dizem que os vírus não são seres vivos. Logo, os vírus são parasitas intracelulares obrigatórios... Bons estudos, abraço.
Ameeeeei a aula ... muito obrigado prof😍
Que bom Gabriela, feliz em saber que ajudei de alguma forma. Bons estudos.
Meu Deus esse tema prof 🙂
Professor, se depender de mim, você vira paraninfo da minha turma 😍👏
kkkkkkk Obrigado pelo carinho, Antônio. Feliz em saber que ajudei em seus estudos de imunologia. Abraço 🙂
Vc é incrível professor! Parabéns
E você é muito gentil Carlos. Espero que tenha ajudado você com este conteúdo. Obrigado e bons estudos.
@@imunocanal 😍
Obrigada pela ótima aula!
Obrigado você pelo comentário. Continue estudando...
Adorei a aula
Que bom Jéferson... Também gosto desta aula. Obrigado e bons estudos. Abraço.
Boa noite ,vc poderia fazer um vídeo semelhante a este para SAR-COV 2?
Olá, Cristiane... Sem tempo para isso no momento.
10000x parabéns.!
Muito obrigado Cristiana. Bons estudos pra você...
Bom dia, fiz 3 autoteste hiv surecheck deu positivo, mais os de laboratório 4 geração quimioluminescência deu negativo.
Teste NAT dos hemocentro apos 120 dias o resultado negativo e confiavel, ele fica positivo com todo esse tempo de infeccao? Pois ja fiz e deu negativo.
Olá, Matheus, boa noite.
O período de tempo após a infecção pelo HIV em que o diagnóstico pode ser feito é chamado de "janela imunológica". Durante esse período, o sistema imunológico pode não ter produzido anticorpos em níveis detectáveis pelos testes diagnósticos atuais, o que torna difícil a detecção do vírus por meio de alguns testes.
Geralmente, a maioria das pessoas desenvolve anticorpos detectáveis dentro de 4 a 6 semanas após a infecção pelo HIV. Portanto, o teste de ELISA de quarta geração pode detectar o vírus nesse período. Alguns testes de carga viral (teste molecular - PCR) também podem identificar a presença do vírus em estágios iniciais, mesmo antes da produção de anticorpos.
Caso você tenha dúvidas ou suspeitas de ter sido exposto ao HIV, é fundamental procurar um profissional de saúde ou uma unidade de saúde para realizar o teste adequado e obter orientações adequadas.
Boa sorte ai, abraço.
Professor, quem já está com AIDS, está com dores no esôfago e estômago ficou muito magro,. Tem como ele sarar?
Oi, Vilmar. Sim, os medicamentos atuais são bem eficientes para recuperar e manter a saúde do paciente. O problema é que existem cepas do vírus multirresistentes aos medicamentos, daí o tratamento pode ser mais complicado. Bons estudos
Professor, muito obrigado pela aula, poderia me falar qual a referência mais usada por você?
O sangue contaminado se saltar nos olhos de uma pessoa normal será que desenvolve e causa a doença?
Oi, Joana. Depende de alguns fatores. Mas pode ser que sim. Aí teremos que acompanhar o paciente testando para verificar se houve realmente a contaminação.
Obrigado pela aula. Infelizmente eu hospedo esse vírus!
Obrigado pelo comentário Kenna. Acredito que em médio prazo conseguiremos encontrar a cura. Boa sorte ai... Abraço.
Nota 10 👋👋👋👋💯
Muito obrigado, Constância. Bons estudos 🙂
E o aumento dos macrófagos com a auto hemoterapia e o aumento dos linfócitos t cd4 e cd8 não combatê o vírus hiv
Não há aumento do número dessas células por hemoterapia.
existe alguma possibilidade de um exame de 4 geração ou carga viral dar falso negativo/indetectável após 2 anos da relação?
Oi, Evertom, bom dia. Possibilidade sempre existe, porém, muito improvável... Deve ser negativo mesmo.
@@imunocanal como eu faço para poder ter um diagnóstico 100% exato e definitivo então?
@@evertom779 Melhor falar com um médico para te orientar sobre esse assunto. Boa sorte, ai. Abraço
Para aplicação dê Pembrolizumabe tem que ser receitado por imunologista? Desesperado precisando de alguém que receite essa medicação por causa de oportunística causada pelo HIV
Boa tarde, amigo. Não tenho essa informação. Boa sorte ai pra você. Abraço.
Coinfecçao hiv e htlv dificulta detecção do hiv nos teste NAT e nos teste sorologicos de 4 geração?
Os testes modernos de diagnóstico do HIV são altamente sensíveis e específicos, o que geralmente minimiza esses desafios. Os testes NAT procuram diretamente o material genético do vírus em uma amostra de sangue. A coinfecção com HTLV não deve afetar a capacidade de detectar o HIV nesses testes, pois eles são altamente sensíveis à presença do RNA do HIV.
Testes sorológicos de 4ª geração procuram anticorpos contra o HIV, bem como a presença do antígeno p24 do HIV. A coinfecção pelo HTLV pode potencialmente interferir na resposta imune e na produção de anticorpos contra o HIV, o que poderia, teoricamente, atrasar a detecção do HIV em alguns casos. No entanto, essa interferência costuma ser mínima, e a maioria das pessoas coinfectadas pelo HTLV ainda é capaz de produzir anticorpos detectáveis pelo teste de 4ª geração em um período razoável após a infecção pelo HIV.
Gratidão
quanto tempo se mantém infectante fora do corpo? estou fazendo um trabalho e há muita confusão sobre essa resposta e principalmente sobre ele se manter "vivo" e se manter infectante, pois pelo que entendi são coisas diferentes...tem algum estudo sobre o tempo que se mantém infectante? e algum sobre a dose infectante, já que creio que poucos vírus não seriam capazes de infectar, obrigado
Boa noite, Gustavo. Desconheço essa informação. Obrigado pelo comentário e bons estudos.
Vc tem os slides em pdf? Podes nos passar? Adorei a aula.
Obrigado pelo elogio Fabiana. compartilho minhas aulas apenas em formato de vídeos aqui pelo canal. Bons estudo, abraço..
Professor parabéns pela aula. Só uma pergunta. A diminuição das CD4 a níveis abaixo de 200 pode ser reconstituido por tratamento, ou essa imunidade nunca mais volta ao normal?
Olá, Fabricio, boa tarde. Sim, existem relatos que os níveis de TCD4 voltam completamente ao normal após intervenção medicamentosa. Porém, em alguns outros paciente, o CD4 pode continuar baixo e a carga viral zerada. Obrigado pelo comentário e bons estudos.
@@imunocanal sabe me dizer algum estudo onde tem esses dados?
@@flopesbio Teria que procurar... Não sei a referência de cabeça. O site abaixo é de procura de artigos científicos. Coloque o tema que procuras e terá alguns trabalho para analisar. Boa sorte, ai. Abraço.
pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/
Ou matam a célula por lise?
Ai você tem que assistir a aula completa. Tem essa resposta no vídeos. São vários mecanismos de morte que o vírus causa. Assiste lá, tá tudo explicadinho. Bons estudos 🙂
Boa tarde professor, gostaria de falar com o senhor, sobre sua didática de utilização de animação de imagens para demonstrar a mutação celular perante ao HIV. O senhor teria um email de contato?
Boa tarde, Lorraine, tudo bem? Pode perguntar por aqui mesmo...
@@imunocanal Na verdade é mais questão de formatação onde foi adquirido as imagens animadas que demostram a entrada do HIV na célula e mudança da ccr5 e cxcr4? Nos minutos 30:52 do vídeo.
@@lorrainemartins2193 Eu mesmo quem elaborou as imagens da aula.
Professor você acredita que a cura do hiv possa chegar até 2030 ? Você acredita em uma cura sobre algum estudo ?
Oi, Gabriel, tudo bem? É difícil precisar datas, ainda mais quando falamos de HIV. Tenho esperança que um dia teremos a cura, porém, sem expectativas para datas... Tomara que até 2030 tenhamos uma solução boa para os problemas com HIV/AIDS. Obrigado por escrever e bons estudos 🙂
Caralho que aula foda
Bom que você gostou, Adriano. Obrigado pelo comentário e bons estudos 🙂
O vírus não morrem com a célula?
Quando uma célula TCD4 é infectada pelo HIV e morre devido aos efeitos deletérios do vírus, os vírus dentro da célula também são destruídos. A replicação viral ocorre dentro da célula hospedeira, e quando a célula morre, os vírus contidos nela geralmente perecem junto com a célula. Portanto, quando uma célula TCD4 morre como resultado da infecção pelo HIV, os vírus presentes na célula geralmente não sobrevivem à morte da célula hospedeira. Esse é um dos motivos pelos quais o HIV pode causar uma diminuição no número de células TCD4, enfraquecendo a resposta imunológica do organismo.
No entanto, antes da morte da célula TCD4, o HIV replica-se dentro dela, produzindo múltiplas cópias do vírus capazes de invadir outras células T.
Então, apesar de alguns vírus dentro da célula possam ser destruídos quando a célula morre, muitos vírus são liberados antes desse evento.
Eu tive relação com uma mulher passei a mão na vagina dela e não lavei as mãos aí comprei um hambúrguer tem como passar pra outras pessoas
Oi, Natsu. Muito provavelmente não houve transmissão caso um dos dois esteja infectado. A transmissão ocorre principalmente pela penetração vaginal ou anal sem o uso de preservativo ou por compartilhamento de seringas ou objeto perfurocortantes. Como você descreveu, acho muito pouco provável a transmissão desse vírus. Espero ter ajudado.
@@imunocanal muito obrigado já tava com medo
@@natsudragneel8035 De qualquer maneira, é interessante fazermos alguns exames de tempos em tempos. Boa sorte ai, abraço.
@@imunocanal ok
@@imunocanal vou perguntar de novo agora mais resumido tipo tive relação sexual com uma mulher aí passei a mão na vagina dela não lavei a mão sai da casa dela e fui na lanchonete cheguei em casa e comi o lanche sem lavar as mãos e ainda depois fiquei mechendo no celular tem chance deu pegar alguma coisa se ela tiver aids ou hiv
Tomara que a vacina do HIV saia logo.🔬💉📖❤️🙏
Também espero que isso aconteça logo, Vitor. Abraço e bons estudos.
Realmente sua aula é muito boa, é um bom professor como dito aqui por muitos,. Porém acho que pronunciou-se de forma preconceituosa ao expressar-se "suruba em Salvador" /"voltar para São Paulo sua cidade natal", como se Salvador fosse o único lugar do mundo onde se faz suruba.
Rogéria, não foi essa a intenção. Apenas contextualizei a história, apenas um exemplo. Inclusive porque sou nascido lá. Surubas acontecem em qualquer lugar do mundo. Desculpe se a ofendi. Extraia o essencial da aula e não se apegue a detalhes que não fazem diferença para seu aprendizado. Se a aula foi útil para você, ótimo. Se não gostou, você tem sempre a opção de procurar outras pessoas/vídeos para ajudar em seus estudos. Bons estudos para você, abraço.
@@imunocanalexatamente em qualquer lugar do mundo!!!
Aula perfeita!! Didática e conteúdo incrível, parabéns, você tem o dom.
Bom que gostou, Victoria. Feliz em ajudar com seus estudo em imunologia. Obrigado e bons estudos... abraço 🙂
Que aula incrível.
Parabéns professor!
Muito obrigado Cleidiane. Bons estudos, abraço.