Tintin e sua origem controversa
Вставка
- Опубліковано 7 лют 2025
- Tintin no País dos Sovietes (Tintin au pays des Soviets) marcou a estreia do grande ícone dos quadrinhos europeus e deu início a longa carreira do cartunista Hergé, pseudônimo de Georges Prosper Remi (1907 - 1983).
Surpreendente, o quadrinho nasceu dentro de um jornal de extrema-direita, o Le Vingtième Siècle, dirigido por um ferrenho apoiador do fascismo e a primeira aventura de Tintin foi criada com o intuito de servir como propaganda anti-comunista.
Neste vídeo vamos conhecer também o conturbado passado do controverso Hergé e acompanhar o desenvolvimento do seu estilo, o chamado ligne claire.
Se você tem interesse pela história dos quadrinhos europeus, esse é um capítulo importante da Bande Dessinée.
Fontes:
Hergé, Son of Tintin (Benoit Peeters)
Hergé, the Man Who Created Tintin (Pierre Assouline)
#Tintin #Hergé #Quadrinhos
---
Entre no clube de membros e ajude o canal a continuar!
/ @freqleone
Link deste vídeo -Tintin e sua origem controversa: • Tintin e sua origem co...
Compre Tintin - Tintin no País dos Sovietes: amzn.to/4gQM1I9
Os vídeos do canal são muito bons, tem uma edição simples, mas muito bem feita e agradável. A qualidade do som também é muito boa.
Parabéns 👍
Muito obrigado! 😁
Adoro Tintim!!!! Ótimo vídeo Leone! Por favor fale sobre cada um dos álbuns do personagem! Sua pesquisa sempre é relevante!
Obrigado, José! Pretendo falar dos outros sim!
Produto de seu tempo. Ainda bem que, seja la por quais motivos, houve uma cotrecao de rota e as historias de tintin se tornaram o que sao.
A animaco de 91 influenciou muita coisa que levo pra vida... Seja o amor por quadrinhos ou por outras culturas.
Sou um grande fã da série animada, nunca tinha pesquisado a fundo a origem e mais sobre o Herge, ótimo video.
Obrigado!
Que bom que mesmo com uma origem complicada, Tintin conseguiu se destacar e ser algo maior do que um personagem panfletário. E é legal ver o quanto o Hergé se desenvolveu como artista.
Sobre as polêmicas, sinceramente, eu não sei o que dizer.
É difícil saber se o Hergé concordava com as ideias do chefe, ou se ele só estava fazendo aquilo que era mandado, porque tinha que pagar as contas.
E pra complicar, tem mais confusão com alemães pela frente.
Vídeo muito legal, Leone! Ansioso pela continuação!
Valeu, Efraim!
Tenso para o momento de abordar a confusão com os alemães 😬😬😬
Amei seu comentário otimista na primeira parte e questionar na segunda. Realmente ótimo que Tintim tenha se desenvolvido para ser mais do que da maneira que foi concebido.
Fico feliz em notar que os comentários desse vídeo, admitem que as primeiras histórias foram uma "coisa" (vamos dizer assim) e ainda, são maduros para admitir que as futuras aventuras de Tintim são boas e merecem existir apesar de como começou.
Tintim é como uma flor que nasceu do esgoto!
Um começo nada fascinante para um jovem idealista, mas quando um personagem tem suas origens na primeira metade do século XX, é inevitável as máculas em sua história.
Ao menos o autor se desculpou e escreveu histórias melhores em volta do repórter e tal. A partir de O Lótus Azul, ele começou a fazer mais pesquisas e não usar só uma fonte entregue em suas mãos.
A série da nossa queridinha Nelvana é indiscutivelmente boa, fiel no que podia ser fiel, uma ótima adaptação de geralmente dois episódios e é totalmente compreensível que não tenham tocado nas duas primeiras histórias do personagem. Eles tinham um especialista sobre Hergé e Tintim, então eu imagino a primeira reunião com a equipe: "Sabe Tintim no País dos Soviéticos e no Congo? Esqueçam!".
Baita vídeo. Recém descobri seu canal e estou fascinado pela pesquisa e produção. Parabéns pelos vídeos
Muito obrigado, Danilo!
Leone, fico muito feliz que finalmente tenha feito um vídeo sobre o Tintim, acabei de ver a série animada hoje, abri minha primeira HQ do personagem hoje 💗. Sei previamente o que vai tratar o vídeo antes de ver, mas não vou ve-lo agora. Só queria marcar presença nesse canal, quero ler e ver algumas coisas aos poucos antes de concluir, e eu sou muito vagarosa.
Mas esse canal é maravilhoso, Tintim é um tema que combina, como Asterix e Lulu para o Freq ao meu ver. Tomara que fale mais.
Vi parte do seu vídeo sobre a série animada e tá muito legal, colega!! Espero que o youtube recomende esses dois vídeos um no outro, seria bacana
@@FREQLeone Obrigada 😊, tomara.
Otimo video e otimo canal
Muito obrigado, Carlos!
Mais um vídeo incrível com uma narração e apresentação perfeitas . Ótimo conteúdo do seu canal ...
Muito obrigado, Marcelo!
Infelizmente o ser humano se associa a grupos que o acolhe, aqui no Brasil a quem idolatra bandido, faccões e romantiza corrupção.
Tintin no Congo! Uma das melhores histórias que eu já li!
Amém!
0:55 Na verdade isso era bem comum até o começo do século XX, já viu alguma foto do último príncipe Romanov pequeno? Parece uma quinta indesejada menina, mas era comum.
Não tem como defender esse quadrinho do Tintim no Congo! Mas fora ele existem aventuras fantásticas do personagem. Eu assistia bastante o desenho animado quando era criança.
Como sempre gosto muito como você aborda todos os temas e história de fundo dos quadrinhos e seus autores.
Valeu, Tolstoi!
@@FREQLeone 📕 ⚔️&🕊️ 📕
4:57 me identifico.
8:05 o curioso é que existe um quadrinho francês antigo bem famoso que de certa foi um predecessor ou até inspirou na criação desse estilo que foi o quadrinho da personagem Bécassine a própria Bécassine inclusive em aparência lembra muito o próprio Tintim mesmo
E um estilo muito parecido com o ligne claire! Só não encontrei nada que indicasse que realmente rolou essa influência, mas é muito parecida mesmo, ela é basicamente o Tintin sem boca hahahahahaha
Tem uma história que não dá pra confirmar, que o Hergé teria acusado o cartunista Jijé de plágio e o mesmo mandou pra ele imagens da Bécassine :P
É lamentável quantas mentes criativas da época foram desencaminhadas pelo fascismo. Isso me lembra o caso de Ezra Pound. Ou Dalí, nas artes plásticas.
Aguardando a continuação
Obrigado!
Ótimo vídeo Frek
Obrigado!
TinTin é sem duvidas o primeiro herói nos quadrinhos(não confundir com super-heroi). Até então na época, as tirinhas eram mais pra fazer piada, humor. Coisa simples.Herge foi responsável em fazer historias longas num quadrinho. Dai surgiu o nome HQ(historias em Quadrinhos) e em Portugal é Banda de Desenho. E com isso surgiu o universo comics, trazendo os super-herois. Apesar desse inicio controverso, TinTin é sem duvidas um verdadeiro jornalista. Apura os fatos, investiga e vai a afundo, publicando a verdade. Mesmo sendo um personagem,diferente de hoje, na qual os que se dizem jornalistas, são na verdade, militantes. Viraram preguiçosos e mentirosos. tanto é que eles não gostam de TinTin, por que será né? Podem tentar esquecer o TinTin, mas ele não é inesquecível.
meu tio tinha um sótão é lá encontrei uma revista em francês depois de falar com minha tia para minha surpresa ganhei quase toda a coleção em português até chegarem os desenhos na tv cultura até hoje no UA-cam assisto quase toda semana os episódios na ordem cronológica ❤
Cara.. lembro que conheci Tintim em um Filme que estava passando na Tv cultura. Nunca me interessei no personagem (não era o meu tipo). Então o Deixei de Lado. Essa História não me impactou muito como a Do Gato Félix mais achei interessante a origem desse Personagem que é um ícone da cultura européia. Bom Vídeo
Sabe o nome ou ao menos dizer o enredo do filme? Pq ultimamente estive vendo uns filmes animados dele entre os anos 60 e começo de 70, com a exata mesma dublagem da série de 1991, o que me leva a crer que encomendaram a dublagem tardia dela nessa mesma época.
@@MaisAnimado Lembro que era um Filme mais moderno, talvez feito entre o Final dos Anos 90 e início dos Anos 2000. Não me lembro do Nome, já o enredo era basicamente o Tintim tentando salvar alguma coisa de um Vilão ou algo do Tipo
Eu nasci em 21 de maio de 2007,ele nasceu um dia depois a 100 anos atras,
QUE COINCIDÊNCIA!!!
Bem completo o video, parabens
Muito obrigado!
Acho que é melhor eu não falar o que penso do Hergé...
Compreensível 😬
isso é bem fruto da época, já Hergé não viu o menor problema em fazer uma história política e sobre a ideologia que era propagada pela revista e seu chefe.
O lado bom é que Tintin passou de um quadrinho político que seria pra crianças pra aventuras de um jornalista pelo mundo (de um jeito bem mais leve)
Sim, mas as histórias futuras dele no geral, tem críticas politicas.
@@MaisAnimado sim, mas depois foi mais aventuras e algumas críticas, enquanto antes a história toda era uma crítica
Orgulho de ser belga ,e ter Tintin na nossa história, setembro de 2023 teremos uma exposição completa da história...
kkkkkkkk
O Congo belga te manda um abraço fraterno. 👍
6:07 Parece mesmo um padre "burgesinho sujo" 🤣🤣🤣🤣
Procurei na net e achei uma informação: ELE ERA MESMO UM PADRE DE VERDADE!!
Nunca é simples falar de política
É sempre uma responsabilidade maior mesmo 😬
Ótimo vídeo
Obrigado!
Nossa só espero que o Herge tenha sido só influenciado por esses pensamentos, esse Wallace se metia muito nas histórias.😤
É uma questão bem complicada o quanto Hergé concorda com essas ideias - e mais pra frente ele se associou com outras má influências...
@@FREQLeone nossa é uma pena, não vejo a hora de descobrir o que mais acontece
@@gerdaluadequeijo3979 Nazismo, é isso que acontece.
@ Sim vdd e acho isso bem triste, pois amo tintim.
Vc acha que eles realmente era n@zist@?
Alguém sabe me dizer se futuramente o herge se desculpou? Sou muito fã do tintin lia os quadrinhos quando mas nova e sempre o quadrinho do tintin no congo e o lotus azul me incomodavam justamente a forma como esses povos foram representados
Passei a gostar ainda mais de Tintin
Infelizmente temos que analisar como hoje em dia era diferente daquela época. O pensamento de antigamente não era o mesmo de hoje e podemos ver isto em vários quadrinhos, animações ou filmes da época
adoro Tintin
Seria legal uma nova serie animada estilo anime
❤❤🎉🎉❤❤2025.........89🎂
Não, amigo. A inspiração para o tintim é o Degrelle.
Ja sobre o Congo os estrangeiros acham que somos primatas, ou seja nada mudou.
*Mortada pira kkkkk*
Eu acho que o Hergé era tipo o P. G. Wodehouse, errou mais por ignorância e alienação que qualquer outra coisa. Tanto que ele amadureceu bastante as idéias ao longo da carreira.
Quero um crossover entre Tintin e Jeeves & Wooster
Todo bom tem defeitos.
Show de bola o Titin
🇩🇪🙋
Sendo anticomunista eu sou suspeito em falar sobre essa primeira história do Tintin kkkkk, mas assim, eu até concordo com a Nelvana resolver não adaptar essa história na série dos anos 90, é bastante panfletário e fora da curva comparado com o resto.
Que bagunça
controvérsia só se for pra BR de twitter, pq nem no próprio congo existe isso