Eu tenho 19 anos, entrei no ensino médio público com 16 anos, eu queria ter passado no IF, mas não consegui, Com isso eu no 2o ano do EM, iniciei meu curso técnico em edificações aos sábados, e pela tarde eu estagiava, acabei o ensino médio em 2019, eu estava prestes a entrar numa empresa até chegar a pandemia em 2020, fiquei triste, mas aí em abril meu pai teve a ideia de me colocar para prestar serviço para o canteiro de obras de projetos no AutoCad, no meio do ano terminei o curso técnico, estou esperando aprovarem meu tcc para eu pegar meu certificado, em julho o engenheiro achou melhor me contratar para fazer os projetos dentro da empresa como CLT, e com 2 meses depois de contratado durante a pandemia eu entrei na faculdade de engenharia civil e em 2021 começarei o 2o semestre, esforço é a chave de tudo, sucesso a todos nós
Se as empresas te querem feito e com boas experiências/conhecimento acha que quem tem experiência vai querer te ajudar? Ainda mais Engenheiro(a). Nãoo é nada simples tentar parceria com quem tem mais experiência. Essa terra é uma luta de egos.
Neste ano de 2021 me formo em eng. Civil, minha esposa em arquitetura. Como já somos empreendedores, já estamos nos programando para trabalhar para si, empreender e tentar ter sucesso na área. Independente da área, tenha coragem e corra atrás.
Única faculdade que vc já sai empregado e com boa remuneração e medicina! médico sendo burro e preguiçoso faz 12 mil por mês, se for burro e esforçado faz 25 mil a 35 mil, o resto das profissões e faca nos dentes! Eu me formei em Direito, nada mais saturado! sou advogado e mesmo nessa crise da pandemia, fiz mais de 500 mil em honorários, só preciso de dois processos grandes por ano para fazer esse valor.
@@mauricioteixeira1067 As duas são excelentes! Engenharia é mais calculo mesmo, ja a Arquitetura é 100000% mais trabalhosa por conta dos trabalhos e projetos semestrais. Pesquise e escolha a que mais combinar com você. Estou no ultimo semestre de Eng Civil agora e não me arrependo, excelente graduação.
@@leandroabrunhosaferraz3278 Tenho inumeros amigos formados em direito e que não foram para frente...é a area? NAO! É o individuo! Advocacia é mto bom, mas tem que ser esperto e correr atras mesmo. Parabens Dr!
Para quem está se formando em universidade públicas, é muito grande a percepção de desatualização durante a graduação. Não somos incentivados a empreender, a fazer networking, não aprendemos nada de BIM em aulas (quem quiser que se vira), gastamos meio período fazendo cálculos à mão, cujo tempo utilizado para tal seria o bastante para fazer um projeto estrutural completo de uma casa em um software; a gente se preocupa demais com E.D.O, quando, na verdade, vemos que o mundo profissional é outro ao entrar num estágio. Sortudos são aqueles que sabem de onde tirar as informações desde o início do curso e que têm um direcionamento.
Fala Afonso, obrigado por contribuir. Realmente já passou da hora de uma atualização na grade. Esse direcionamento e encontrar as informações certas durante a faculdade fazem toda diferença mesmo. Forte abraço
Aquele pensamento retrogado eivado de má vontade das universidade de investirem na atualização da formação dos acadêmicos: "tem que aprender como o software te entregou aquele resultado". Verdade, não discordo, porém era algo para ser trabalhado em paralelo com o software e ai entra o problema simplesmente não acontece. Teria que investir em equipamentos e profissionais qualificados a maioria dos professores que dão aulas nas universidades possuem mestrados e simplesmente não se atualizaram na utilização dos softs, não os culpo, ele não planejaram isso para as carreiras deles e nem muito menos querem isso, mas as próximas gerações precisam! Muita teoria, zero prática, realidade do dia a dia muito diferente, cheguei a ter aulas com matemáticos em vez de engenheiros, o cara achava que estava formando uma turma de professores de matemática, a gente topa, era a "regra do jogo" para conseguir a aprovação, experneia e aprende, mas no final não aplica em nada.
Mano, por aqui é o contrário, comecei agora na UFAL e o foco de ensino deles tbm é justamente essa parte q vc citou, além de sempre incentivar a entrar em um estágio. Espero me dar bem e me dedicar nisso q tu falou
Ótimo tema, Alex! E excelentes palavras. Sou estudante de Engenheira, tive um oportunidade de estágio e com isso confirmei tudo que você falou. Parecia que eu estava em outra faculdade. Pq o que eu via era coisas que a faculdade não me preparou para aquilo. Esses pontos que vc colocou por último são cruciais!
Fala Marcelo. Bacana que teve a oportunidade de ver na prática isso acontecer. Aproveite bem o seu estágio, de todas as maneiras, grande parte do aprendizado vem dessa prática diária. Forte abraço
Estou terminando o 2º ano do ensino médio e tenho dúvidas em relação a qual formação eu quero, mas eu achei MUITO interessante seu vídeo, pq independente do que eu ou qualquer outra pessoa escolher, precisamos ter foco e dedicação para termos um retorno financeiro estável e não fazer uma faculdade que as pessoas dizem “dar muito dinheiro”.. tudo vai depender apenas de mim e da minha dedicação
Foca no inglês, e o que vc escolher vai se dar bem. Não é fácil muita das vezes lidar com a frustração, mas a nossa vida é assim. E te desejo sorte em sua carreira.
Concordo. Sou Gesseiro e pintor. Já cursei técnico em edificações, porém n conclui. Ganho de 3 à 5 mil liquido por mês. Trabalho duro e sem curso, isso porque vou atrás
Disse tudo Alex. Também peguei essa onda de que a Engenharia Civil seria a profissão rentável e de fácil empregabilidade. Comecei meu curso no início de 2012, bem no auge das promessas de emprego garantido quando me formasse. A faculdade nos prepara para sermos empregados e não empreendedores. Pecam demais nesse ponto. Você sai com uma ideia de que você terá que trabalhar para alguma construtora e não de ter a sua própria construtora. Estou me preparando e me qualificando para que possa ser um profissional lembrado por todos. Estou focado em uma área e serei o melhor nela. Tenho certeza que quem investir terá retorno certo, mesmo em meio um mercado instável.
pessoal, não se iludam. engenharia é extremamente suscetível a variações do mercado; em meus 15 anos de engenharia civil já passei por umas três crises. Já vi muita empresa (em 2023) querendo pagar por volta de 5 mil para engenheiro civil, coisa que eu ganhava em 2008. Pelo tanto de dor de cabeça que temos, não vale a pena. E trabalhar por conta também é muito difícil. Já tentei e me deparei com licitações direcionadas em órgãos públicos, direcionamento de licitações em empresas privadas onde quem indica a empresa ganha junto, credenciamentos que não geram nem 1500 reais por mês em trabalhos, etc. Está tão ruim que atualmente tenho feito o caminho inverso que é fazer serviços de pedreiro para ter paz mesmo ganhando pouco, pq serviço de escritório é muita pressão. Triste Brasil onde direcionada a população para a mediocridade devido a falta de oportunidades justas e igualitárias para todos. Meritocracia? palavra bonita que não existe aqui.
Engenharia não dá dinheiro,nada da dinheiro tem que correr atrás,os cara acha que só se formar e pronto vai chover cliente,tem que fazer nome tem que ir atrás e botar a cara a tapa.
Parabéns Alex! Seu vídeo foi de grande importância. Realmente profissão nenhuma dar dinheiro e sim o diferencial que cada profissional procura ter ou fazer.
Opa tu podia fazer um vídeo (não sei se já fez) mostrando o que realmente um engenheiro faz e que não é ensinado na faculdade na parte de projetos e cálculos.
Matou a pau, colega! Falou tudo, desde a má qualidade na formação retrógrada de Engenheiros até as dificuldades de mercado e valorização pessoal como meta. parabéns!
Boa! A formação está realmente retrógrada. Apesar da nossa péssima preparação durante a graduação temos que fazer acontecer. Agradeço por contribuir. Abração
Acho que sempre que se aborda esse tipo de questão " Engenharia não dá dinheiro" nós, como engenheiros, não devíamos abordar esse tema com a base na ideia capitalista," O Dinheiro é proporcional ao seu esforço/trabalho", mas sim com a realidade da Engenharia. É obvio que o dinheiro é proporcional ao esforço, mas o que as pessoas deviam saber é o porquê de a engenharia ser uma profissão ingrata. Em primeiro lugar, ao contrário de outras profissões, como, por exemplo, a medicina e a advocacia, você não concorre apenas com seus pares, mas sim com qualquer pessoa. Você já viu uma cirurgia sendo realizado por um analfabeto? Ou já tentou entrar no judiciário sem a carteira da OAB ? Acredito que não, mas aposto que já viu o seu Zé que não tem o ensino fundamental completo tocando uma obra sozinha. Isso é tão comum que em muitos casos é o pedreiro que contrata ou indica o engenheiro. Em segundo lugar, temos que abordar a questão salarial que é baixíssima quando comparado com a enorme responsabilidade. Isto é, se você for o engenheiro e fizer todos os projetos (arquitetônico, estrutural, hidrossanitario, elétrico, ambiental), você não consegue cobrar nem 1% do valor da construção. Isso tudo tendo em mente que um corretor de imóvel realizando apenas a negociação do imóvel, e não tento nenhuma responsabilidade sobre a obra, ganha 6% do valor da venda( na venda a porcentagem incide também no valor do terreno ), ao contrário do coitado engenheiro, que é responsável pela obra por 50 anos. Nem no setor público há escapatória, remuneração de 1 a 2 salários mínimos. Em terceiro lugar, a responsabilidade do engenheiro é estendida a todos os profissionais da obra, ou seja, se der problema o engenheiro é acionado para responder por todos pelas patologias da construção. A recuperação de elementos estruturais, por exemplo, pode passar de 40% do valor da construção. Em quarto lugar, na construção civil o engenheiro é quase o último a ser procurado pelo cliente, o que ocorre na pratica é que o cliente contrata o arquiteto e o arquiteto subcontrata os engenheiros ou cobra comissão deles para passar o serviço. Em outras palavras, ou o engenheiro paga para trabalhar mediante comissão ou prostitui o seu valor para poder trabalhar. Em quinto lugar, como o engenheiro trabalha com muitas pessoas ocorre também ações trabalhistas, ações indenizatórias, acidentes em obras e até morte. Já sabe quem q vai pagar tudo isso, ne ? Vale a pena comentar também que a carga tributária para o recém formada é extremamente alta, o valor do ISS (imposto de serviço sobre qualquer natureza) é calculada a valor fixo anual que na minha cidade é de R$3.000 mil/ano, mais a carga tributária do conselho de classe que chega a ser 500/ano. Em resumo, você paga no seco R$ 3.500 ano. Imagina a situação que vc é recém-formado, autônomo, sem escritório e ter que pagar 3.500 reais apenas para poder trabalhar. Enfim, estou na área a 8 anos e 5 como formado, minha remuneração aumenta com o meu esforço e com o passar dos anos, mas está longe de ser uma remuneração justa. Não me vejo na área daqui 2 anos, assim como 90 % dos meus colegas de profissão. Para quem ainda acha digna essa profissão, boa sorte meu amigo. Obs: Não me levem a mal, eu amo construir, saber como fazer as coisas, resolver problemas práticos e encontrar soluções, mas o estresse não vale a pena. A engenharia é linda na teoria, mas a pratica é outra.
Ótima colocação, concordo em tudo que foi falado no texto acima. Me formo no final desse ano e já tive essa visão da realidade, nem estágio em uma grande construtora conseguir, hoje em dia só aparece estágio fundo de quintal ou estágio dentro da faculdade, sem escolha precisei estagiar em uma fábrica de laje, onde o conhecimento foi muito raso. (profissão decepcionante)
@@josedarochabarros197 cara de ser difícil é, você vai precisar estudar bastante para passar nas disciplinas. Quanto a profissão cara, a engenharia é uma ótima profissão sem dúvidas. O que não é bom é o mercado, que faz a maioria dos profissionais se prostituirem.. Possa ser que um dia mude e o mercado volte a aquecer, mas a realidade hoje é essa.
@@placardavirada4100 obg pela ótima explicaçao , tava precisando que alguém falasse isso , vc tá gostando da engenharia civil? vc tem cara de ser muito inteligente e pessoas inteligentes dão gosto de escutar.
Estou no último semestre do curso de Engenharia Civil e vejo profissionais formados a 3,4 e 5 anos que não sabem se quer fazer um projeto e não conhecem nem bitolas de aço. Pois na graduação nunca pisaram num canteiro de obras .Não fizeram estágio e agora estão perdidos no mercado com um curso que custa muito caro.
Alex muito obrigado, estava triste pois estou a muito tempo procurando um estágio para concluir meu curso(técnico em edificações). Estava pronto para "chutar o balde" mas você com este canal sempre me orienta e da clareza na escuridão. Muito obrigado mesmo, vou ter mais força para concluir o curso e mais força de vontade para procurar vagas.
@@marcio1389 Boa noite, pela minha realidade sim, foi só apenas em novembro de 2020 que consegui entre em uma empresa especializada em fundações, mas com essa crise voltei a ficar desempregado no início de março 2021. Muito difícil nos dias de hoje, entretanto não perco a fé de me tornar um engenheiro civil. Hoje estou com o título de Técnico em Edificações, ainda muito difícil de conseguir voltar ao mercado pois quando aparece vagas, são requisitos que só engenheiro ou técnicos com 5 anos de mercado tem. Se você gosta de engenharia civil, não deixe de estudar ou seguir a carreira pois se formos buscar algo que não nos faça bem intelectualmente não seremos recompensados nos tempos futuros.
RESUMINDO EM UMA FRASE: Muita mão de obra e pouca demanda. O governo formou "artificialmente" uma penca de engenheiros e agora não tem emprego. O piso já era, segundo o diretor do SENGEPE todos os Engenheiros formados nos últimos 4 anos estão desempregados ou trabalhando como outra função porque os postos de trabalho diminuíram e as faculdades continuam jogando quase 3 vezes mais engenheiros no mercado como mostra o vídeo. Segundo o Ministério do Trabalho engenharia é a profissão que mais demite e menos contrata. Se você se acha o único alecrim dourado que vai se formar e arrumar um emprego que pague os 9350 reais, boa sorte. Não vale os 9 anos estudando (média de uma federal)
Realmente Edson, apesar de ser uma área incrível e cheia de oportunidades, a cada ano que passa o desafio aumenta. Irá "vencer" os que melhor se adaptam e os que fazem acontecer. Forte abraço
Cara, concordo 100%. Essa "falta" de engenheiros na época me fez optar pela engenharia. Faço apenas um adendo, para médicos recém formados e/ou ultrapassados o salário é de no mínimo 6 a 8 mil reais. Qualquer postinho de saúde de interiores msm, faltam médicos devido a essa saúde precária do nosso país. E se alguém conhecer um médico que ganhe menos q 5 mil reais deixa um like nesse meu comentário. Kkkk
Amigo,um médico recém formado pode ganhar até 20/22k se trabalhar muuuito(100horas por semana) claro q isso nao é vida que se aguente por mt tempo... mas se o cara quiser fazer grana ele faz
Eu que sou tec em enfermagem concursado ganho 4.500, médico recém formado ganha 10k fácil em 1 emprego, pelo fato de trabalharmos em regime de plantão muitos tem dois empregos.
O médico só fica desempregado no Brasil se ele quiser. E nem precisa se esforçar. E detalhe: os empregos de médico possuem carga horária mais baixa e salário mais alto.
Aqui na minha cidade interior de São Paulo, a Prefeitura abriu vaga para médico atender nós postinhos de bairro salário inicial 9.000,00 para 12 vagas, não apareceu candidatos, acharam muito pouco o salário pra 3 horas de atendimento de segunda a sexta-feira
Continuando... cortei aqui pra não ficar longo o texto. Hoje eu ainda faço projetos, mas todos para mim, e quem assina pra mim é algum engenheiro Civil que encontro pra assinar, mas todos os projetos são meus, o elétrico, o hidráulico, o arquitetônico e o estrutural. Eu faço isso, pois não encontro um profissional que projete do jeito que eu quero, principalmente o elétrico. É como dizem, se quer fazer direito e bem feito, faça vc mesmo. Virá e volta fico pensando em me matricular na Civil pra tirar a 2a formação, mas desânimo por causas das grades curriculares que são muito ruins, e não são pra agregar tanto o quanto deveriam. Já construí duas casas pra mim com meus projetos, e agora estou fazendo mais uma, essa será minha casa definitiva pra descansar o resto da vida, pois já estou aposentado. E inclusive essa semana estou desenhando o elétrico do 1o pavimento, inserindo automação residencial e projetando todo o conforto necessário para pessoas idosas. Abraços e sucessos pra vcs!
Perfeita colocação, sou bacharel em DIREITO, tinha a mesma ilusão que muitos tem, basta terminar a faculdade que a lapada na cara vem. Se preparem, a vida não é um filme.
@@Fernando-cc4zi Para você ser um advogado de sucesso amigo você tem duas opções: 1° Monte uma sociedade com outros advogados já bem " Sucedidos" assim você vai ganhar clientes. 2° Seja amigo de políticos, pois assim você ganha algum cargo em prefeituras e etc.. 3° Faça concursos públicos.. A área da magistratura é a melhor que tem.
Procurem aprender o que tem de mais novo na engenharia, BIM, Realidade virtual, Aprendam a ouvir e serem humildes. Muitas vezes engenheiros mais velhos com muita experiência pratica se associam a pessoas jovens para oferecer um serviço mais atualizado e vanguardista. Comecem a trabalhar ainda na faculdade não esperem se formar para começar. Parabéns Alex pelas dicas...
Concordo com tudo que foi dito no vídeo. Eu me formei no mesmo ano que o Eng° Alex (2016). No ano seguinte, sem perspectiva de ser contratado por alguma construtora acabei voltando e ficando mais 1ano no meu antigo emprego no ramo gráfico. Após esse período, em meados de 2018 comecei a PROSPECTAR clientes para renovar Licença de Bombeiros CLCB e AVCB, o que acabou virando meu sustento. Pois essas licenças exigem ART do Responsável Técnico. E com o tempo foram me surgindo outros tipos de trabalho: Laudo Técnico de Inspeção Predial, CETESB, Regularização de Imóveis, etc. Enfim, Engenharia Civil não é só obra, dá para exercer a profissão com muitas outras atividades que é exclusiva para engenheiros e arquitetos.
Me formei em 2012... antes de formado já estava trabalhando em uma empresa de obras de artes especiais... fui demitido em 2015. Mas quando fui demitido já havia feito duas pós e um curso avançado de projetos. Então parti para projetos residênciais de alto padrão e gerenciamento de obras, onde obtenho um ótimo resultado. Conheço um monte de engenheiro que nem sabe abrir o AutoCad, ou buscaram especializações, ou negócios. Ficam esperando chover dinheiro no quintal. Talvez, além da graduação, também seja necessário ter o talento.
Até 2012/2013 a área estava boa, tinha oportunidade e ali você tem como ganhar experiência e ganhar confiança. Hoje os alunos nem conseguem estágio. Tem gente se formando fazendo estágio dentro da universidade.
Ai é que estar meu amigo, você pegou a época da vaca gorda, teve oportunidade de trabalhar em uma grande empresa para aprender na prática e sendo bem remunerado, isso lhe deu uma boa bagagem para deslanchar no mercado sozinho. Não se compara com a realidade de outras pessoas que pegaram a época das vacas magras, eu me formo em engenharia civil esse ano, e nem se quer conseguir a oportunidade de estagiar em uma grande construtora, e não é por "esperar a oportunidade cair no quintal" não, cada caso é um caso.
Tenho 43 anos , engenheiro mecânico formado desde anos 2000 , se tivesse alguém me instruindo jamais executaria esse curso , engenheira no Brasil só existiu até anos 70 e 80 um pouco 90 , meus colegas raros que se formaram são engenheiros mesmo na atividade e os que foram é pq já estavam empregados e a empresa apenas exigiu , rapaziada corram de engenharia principalmente as tradicionais, se for fazer faça engenharia: gás, florestal, sanitário, clínica, energia renovável..Todas tem potencial para area público ou privada, Ou simplesmente fuja de engenharia, forte Abraço.
@@renatoschmidt6793 Oba blz , concordo em termos com vc , o que eu dizer é que ninguém quer atribuição, quer é trabalhar , desenvolver ...e atribuição por atribuição , veja o curso de arquitetura, eles tem aqui um conselho o CAU , tirando inclusive algumas atribuições do Engenheiro Civil, isso é um absurdo mas fazer o que , como disse o Brasil não é lugar para engenheiro não tem vaga , melhor cursar as derivativas , sairá com maiores chances de emprego, mais entendi o que vc quis dizer , Forte abraço.
Eng. Alex, boa tarde! Acompanho seu trabalho e este seu vídeo, após pergunta apropriada de um seguidor, evidência a realidade da política, do ensino, da mídia, das faculdades de engenharia civil, do profissional formado, das verdades do bom profissional. Compartilho das experiências que você traduziu, trabalhar de forma eficaz, buscar mais conhecimento na prática ganhando pouco, como a tecnologia que favorece muito, necessário investir, parabéns. Obrigado por dividir, abraços.
Fala Rogério, infelizmente muitos só percebem isso após formado, que foi o meu caso. Mas fazendo a nossa parte e buscando evoluir como pessoa é possível ir longe na profissão. Abraços
Verdade Ricardo, Networking vale ouro! As faculdades já passaram da hora de uma atualização total. Enquanto isso não acontece, temos que fazer a nossa parte "por fora"! Abraços
Fala Luan, realmente nos dão poucas opções e a maioria direcionada a trabalhar como empregado. Ideal é mostrarem as possibilidades e cada um escolher o que é melhor para si. Abraços
Trabalhei como projetista especialista em BIM como engenheiro civil quase formado de um universidade pública e o melhor do Brasil, trabalhei em uma empresa grande e bem conhecida, pagaram R$1300 por mês, jornada de (8 - 9) horas diárias somando transporte e almoço, tenho experiência de 10 anos no setor construção civil e infraestrutura, me arrependo muito fazendo engenheira civil, o curso é extremamente difícil e muito muito sofrimento pra passar disciplinas que não faz sentido existir no currículo, com professores psicopatas querendo reprovar o aluno pra sentir importante, tem os bons também, mas pelo menos o bacharel em engenheira civil abre as portas para outras coisas como gestão de investimentos e mercado financeiro e outras profissões....., pensa muito bem antes de entrar e investir sua vida nisso, nunca entrar pra agradar a família e os amigos, abraços.
Na questão da faculdade vc está certo a tecnologia tem que andar junto com o conhecimento sem contar que a realidade é muito diferente depois de formado
Ótimo vídeo, Alex! Nada na vida dá dinheiro, nós que temos que correr atrás do que queremos. Me identifiquei muito com o relato do começo da sua empresa. Abri um escritório de engenharia no meio da pandemia, e os primeiros meses foram de muito aprendizado, mas praticamente nenhum retorno financeiro. Sei que esse é só o começo e que me aperfeiçoando cada dia mais, vou obter o sucesso que eu almejo.
Boa André, essa conscientização de que temos que correr atrás, faz toda diferença. Muito do ganho inicial é em aprendizagem. Realmente é só o começo! Sucesso para você.
Hoje com 43 anos estou ingressando na engenharia civil, e tenho certeza que serei bem sucedido nessa profissão, pois sei que tudo depende de mim e vou vencer.
Mano faz TI essa área é uma bosta! É excelente pra quem é filhinho de papai e não tem contas para pagar. Eu só não tô passando necessidade ao ponto de passar fome pq aceitei trabalhar com logística. Mas existem engenheiros que chegam a passar fome. Não cometa o mesmo erro que eu faça algo útil. Engenharia é bom pra rico. Pra pobre se trabalhar vai ser trabalhos bem medíocres que vão fzr vc passar fome.
O meu irmão é Engenheiro Eletrônico formado pela Uerj, ele projeta circuitos eletrônicos, chips e antenas, e transformadores de potência, mas ele faz isso por hobby, pois aqui no Brasil não tem empresas de semicondutores, no entanto se meu irmão estivesse nos Estados Unidos, ele taria na IBM, AT&T fazendo circuitos integrados e chips, mas no momento ele trabalha numa multinacional fazendo projetos de automação e também atuando em programação.
por que ele não se submete a algum processo de imigração? essas coisas de alta tecnologia não é para países como o Brasil. UERJ é uma boa faculdade, dá para aproveitar lá fora.
Parabéns pelo vídeo! Vc disse no final algo q eu digo na faculdade, desde o 1 período, o todos me apedrejam. Nos perdermos muito tempo com cálculo I,II,III,VI, física xyz, química.... Aula de laboratório medindo código de resistores, multímetro, placa proto board.... Kkkk pois pra min isso é uma piada! A faculdade dever-se-ia aplicar disciplinas q realmente são focadas no dia-dia do engenheiro, mão na massa mesmo! Esse tempo gasto com essas disciplinas muito menos relevantes, quase inúteis, poderíamos está, treinando um Revit da vida, por ex. Mas não, essas faculdades arcaicas, ridículas muito mal ensinam CAD. Cabe ao estudante inteligente, focar em cursos extracurriculares e softwares q realmente vão fazer a diferença. Abço
Meu caro Alex, você estava indo muito bem no seu discurso até o ponto no qual cita os cursos de engenharia e as universidades. Há nesse aspecto uma armadilha muito comum para os futuros engenheiros. Qual seria? A cilada de imaginar que disciplinas como cálculo, equações diferenciais ou Física não servem para nada. Por que afirmo isso? Porque são exatamente tais disciplinas que, ao desenvolverem o raciocínio lógico indutivo, fazem a real diferença entre os engenheiros e o resto do mundo. Ora, meu amigo, se deseja de fato ganhar dinheiro, faça um curso de gestão de negócios em qualquer faculdade caça niqueis ou entre para a área financeira. Aí você vai ganhar dinheiro. De verdade.
concordo plenamente, faço engenharia mas vejo muitos assuntos e materias sem logica deveriam ser mais objetivos e focar mais nuq o engenheiro vai fazer realmente!
Bacana Jaquelina, essa área é interessante pela demanda, foque em atender muito bem e tente conseguir mais clientes por indicação. Peça dos seus clientes, se eles gostaram do seu trabalho, indicações.
Sou da engenharia elétrica e formei em 2016...... Aconteceu o mesmo comigo por 3 anos..... E voltei a trabalhar no chão de fabrica como operador de máquinas..... hoje tenho tentado me estabilizar p voltar estudar em cursos práticos e aí sim me alavancar novamente...... A esperança é sairmos de tantas crises e o Brasil voltar a crescer.....
Excelente! infelizmente a gt entra na faculdade com essa mentalidade...descobre o quão precária é a preparação e tem de buscar sozinho...infelizmente muitas vezes a faculdade nos deixa exaustos ao ponto de nem conseguir nos preparar sozinho durante o curso (a federal então...) e entramos naquela de "só quero formar"...triste...desabafei haha
Alex, pode fazer um vídeo falando o que é imprescindível estudar por fora da faculdade pra iniciar bem no mercado de trabalho? Programas, matérias, marketing, etc.
Boa noite Charles, desculpe me intrometer na sua pergunta. Em resposta eu diria que após definida sua área de interesse, as matérias ou assuntos relacionados devem ser de pleno conhecimento. Vale lembrarmos que engenharia não forma um profissional completo, mas especialistas em suas diversas áreas. E esse papo de inglês ser divisor de águas é balela, a matemática é universal, e pode acreditar, se vc for um bom engenheiro, irão pagar um tradutor pra ter seus conhecimentos por perto. Afinal, de que vale ser poliglota se o que seu cliente quer é um engenheiro seguro de seus conhecimentos?
Caro colega eu observei o que você está falando quando eu estava na graduação na década 2000. O mercado está muito difícil na atualidade para novas gerações de eng.civis.
@@guilhermecabrera2902 concordo caro colega as coisas estão difíceis para nossa geração, pode fazer o curso que quiser a economia não está dando oportunidades para se desenvolver profissionalmente.
Meu sonho era fazer engenharia civil..desde os 15 anos..tenho 18 hoje, terminando o ensino médio..mas nessa realidade, pelas pesquisas que fiz, conversei com dezenas de pessoas, pela situação do país, retorno financeiro, eu desisto de engenharia..vou pesquisar outras coisas, vê oportunidades melhores..e fé em Deus🙁🙌
@@cauann7839 vou empreender..Tô trabalhando pra juntar dinheiro, e abrir meu próprio negócio..pensei bastante e vi que em vez de eu ficar 5 anos na faculdade, mas outro ano fazendo especialização, eu deveria investir meu tempo nessrs 5 anos e abrir meu próprio negócio..se não der certo, a gente tenta de novo rs
Faz uma engenharia mais específica, amigo. Engenharia de energia, materiais, agrimensura, nuclear, física, naval... Engenharia genérica é furada, pensando num prazo de tempo maior, claro.
@Cauan Engenharia de Agrimensura e Cartográfica. Eu passei em civil na UFSC e na UDESC. No entanto, hoje faço eng. de agrimensura na UFPR. A tecnologia tende a ficar cada vez mais específica, por isso, é bom ser especializado em uma área só. Mapeamento e a geotecnologia está cada vez mais presente no nosso cotidiano. Ademais, engenheiro agrimensor e cartógrafo pode trabalhar com obras de infraestrutura, como estradas.
Concordo, infelizmente o que rege nossas faculdades é este lixo de mec, que serve pra engessar o ensino. Não é fácil lidar com a frustração, de nem se quer muitas das vezes conseguir um estágio no periodo de formação, más vamos a luta. O pior de tudo é a cobrança e ter que ficar dando satisfação pra outras pessoas, que ficam perguntando, achando que só porque vc tem uma graduação as coisas vão mudar da água para o vinho, como em um passe de mágica.
Fiz ensino médio integrado com curso técnico em informática em uma Instituição Federal, Eu e mais três colegas ao decorrer do curso ficamos apaixonados pela área de programação e robótica, e em nosso último ano decidimos desenvolver projetos de Sistemas e Robótica, nos sobressaimos muito em relação aos demais colegas e ao concluir o curso todos nós fomos requisitados para trabalhar em empresa de Desenvolvimento e Hardware, e aos demais da turma eu não tenho notícias mas não ouvi falar em quem conseguiu mais doque vaga de atendente em mercado ou farmácia... No meu caso eu fui empregado mas tive de sair após 1 mês porquê passei no Enem pra Eng. Mecânica na UF e não deu outra... Depois dessa experiência que tive com meus colegas eu nunca mais tive medo de me formar e não conseguir emprego, meu foco agora é me formar no que eu realmente gosto, isso faz você automaticamente se destacar muito em relação a qualquer outro que não ame oque faz, então siga em frente e pega essa visão. Sucesso...
Tudo que a tv diz o povo vai atrás. É capaz da tv dizer que falta advogado no Brasil. O mercado nunca foi ético. Ainda mais com ações de facul na bolsa . Tem que ser bom no que faz e as vezes nem assim dá certo qdo só querem te explorar. E muitos profissionais em todas as áreas se esquecem de fidelizar o cliente, só se preocupam com a venda imediata. Aí o cliente não chama mais, não indica e faz propaganda negativa se alguém perguntar. Pq a propaganda não pode "plantar" reportagens para vender cursos ? Podem. E fazem. O golpe emperrou a engenharia. Certas engenharias em banania é jogar 5 anos de mensalidade fora. Não a civil, elétrica, mecânica. Mas tem umas que é furada. Pois o país não tem condições DE. Será que os engenheiros que trabalhavam comigo eram ruins ? Sinceramente acho que não. Muitos engenheiros optam pelo ensino em cursinhos tipo anglo, etapa, objetivo. Banco. Etc. Enfim, são vários fatores a considerar. Não é engenhar, mas garante o pão de cada dia.
Estou me formando próximo mês, aos 22 anos de idade. Infelizmente não tenho nenhuma perspetiva de prosprerar no mercado, visto q passei 4 anos me oferecendo para estágios voluntários e nunca consegui.
O dinheiro é fruto do seu desenvolvimento pessoal não há dúvida, no nosso país instável, o engenheiro civil é mais um lutador que luta pela sua sobrevivência mas vale a pena eu gosto dessa luta, parabéns pela exposição de suas ideias
Sou engenheiro de produção e assim que me formei, criei uma empresa de reformas em prédios. Minha primeira ART foi sobre isso, e acreditei muito na época que poderia assinar projetos de construção Civil e reformas. Até que um dia, precisei assinar um projeto que eu estava fazendo sobre incêndio no restaurante, e a ART não aceitou minha assinatura e tive que contratar um engenheiro Civil para fazer isso por mim. Daí em diante eu percebi que meu leque na profissão estava reduzida. Foi uma visão amarga naqueles dias, e fechei minha empresa. Quase entrei na Civil pra obter uma 2a profissão, mas desisti e prossegui no que me havia formado. Me sai bem... Hoje estou mais ciente do que posso exercer, e ficou a angústia da faculdade em não me mostrar de cara na prática, o que minha engenharia poderia fazer pra ganhar dinheiro.
A melhor engenharia é a civil, de todas é a única que dá pra empreender e ficar milionário começando de baixo, as outras ou você herda fábricas ou você abre a sua o que é quase impossivel hoje em dia com a concorrência, era da revolução industrial no Brasil foi no começo da década de XX.. percebi tarde, tô afim de fazer civil mas encarar 5 anos sem dinheiro é complicado, mas queria trabalhar com obras, o problema é que se eu continuar no meu ramo e começar a investir em obras vou ter que acompanhar de perto, aí é melhor ser engenheiro civil, complicado
Vendas, oratoria , marketing são coisas que são importantes depois que temos uma boa base teórica e experiência... são a cereja do bolo. Você falou que as universidades focam em cálculos manuais enquanto existem tecnologias modernas que realizam automaticamente.. mas é a base , a teoria , o manual que preparam um bom engenheiro. Só os que se esforçam pra sair da média colhem os frutos.
Se você está em dúvida, pesquise. Se você já está no curso, e odeia ele, pare. Se você ama, e está com medo, continue assim mesmo. Lembre-se, só temos uma vida.
@@lenaxzw olha vou lhe dar uma dica! Meu esposo é pedreiro e trabalha para uma empresa mas não é de carteira assinada, e lá tem estagiários e não recebem nada! Nem um centavo, n o da passagem, acredito que só estão se submetendo a isso pelo fato de não ter estágio! Pois o mercado está saturada, até para engenheiro formado está difícil! Quem consegue é mas por indicação! Então se você poder logo estagiando é melhor! Comece o mais rápido possível, por que você tem muita coisa para aprender que a faculdade não te ensina.
Resumindo: o formado em engenharia civil não tem conforto financeiro trabalhando como engenheiro civil, apenas como empresário, e não precisa de diploma pra isso.
Tenho 15 anos e sou apaixonado por engenharia, meu sonho é se torna um engenheiro bem sucedido na vida, porém com os governantes de hoje em dia, as chances são quase nulas
Na verdade todas profissões são assim. Vence no mercado quem sabe empreender, aprender novas técnicas, inovar. etc.Infelizmente o dinheiro não cai do céu, tem que lutar muito, se aprimorar. As profissões são sazonais, por temporadas, antigamente torneiro mecãnico era o "cara", foi substituido por máquinas automáticas (CNC). Outra época advogados, com a formação de muitos profissionais, antes do exame OAB, o mercado ficou abarrotado.Isso é normal.
Fazer o que gosta te torna um bom fazedor daquilo que se gosta. Logo, com a pratica você se torna melhor e se valoriza. É isso que dá dinheiro. Engenharia para dar dinheiro tem q ter a ver com você!
@@DanielRocha-nz2ct "fazer o que gosta te torna um bom fazedor daquilo que gosta" e se isso que você gosta não lhe gera renda, como você vai pagar as contas?
Oi Eduardo. Realmente, o mercado de trabalho não esta favorável para nós, profissionais da engenharia química. Porém, os conhecimentos adquiridos no curso nos permitem empreender de diversas formas, ou seja, para quem ama essa área, existe possibilidade de se reinventar, de exercer a profissão e ganhar dinheiro sem depender de contratações.
É verdade que quanto melhor for a universidade que você se forma mais chances você tem de conseguir um emprego? Quero fazer engenharia de software mais a maioria das faculdades não estão boas e tem muitas reclamações
Bom, tenho 24 anos de formado em engenharia mecânica por universidade Federal. Se tivesse o poder de voltar no tempo, JAMAIS faria engenharia novamente, faria qualquer outro curso. Tambem afirmo que engenharia é incompatível com concursos públicos, enquanto que na área de saúde tem concursos nas esferas municipal, estadual e federal, com diversas vagas, engenharia quando aparece, tem 1 vaguinha. Para concursos ainda acho que engenharia civil é um pouco melhor que as outras. Enfim, eu não faria mais engenharia, todos os dias eu abro os olhos da minha filha adolescente. Eu diria, na dúvida, não faça engenharia.
Eu tenho 28 anos e fiz engenharia de automação numa federal. Eu também, se pudesse voltar ao tempo, teria feito outra coisa (ciência da computação). O mercado não consegue absorver tanta gente formada e, como o Brasil vem passando por um processo de desindustrialização, fica cada vez mais difícil entrar nessa área. Fui pra área de programação e não me arrependo.
Seu vídeo é bem legal, mas não concordo 100% Não acho que depende só de mim, o mercado está muito ruim. Seja para empreender ou para encontrar um espaço em alguma empresa. Me atualizo constantemente, meu currículo é bacana e elogiado. Estou me especializando em uma área dentro da engenharia. Termino minha graduação no final do próximo ano e ao msm tempo completo 10anos de construção civil (então tenho também experiência) e nunca foi tão difícil encontrar uma oportunidade aqui no RJ. Tenho até tristeza em lembrar no quanto ganho hoje. Da vontade de chutar o balde
@@MatosJr verdade! Ele diz que custou pra ganhar 2 mil. Migrou pra dar cursos. Então pq vai funcionar com quem quer trabalhar com obras, se nem pra ele deu?
@@MatosJr Eu ainda sou estudante, e estou super preocupada com isso. E me caiu a ficha da verdade á algum tempo. Infelizmente sei que é difícil, mas não podemos desistir, não? Enfim, espero que talvez algum dia melhore o mercado de trabalho, para todos, aqui no Brasil, o que sei que por agora parece muito distante, isso é se algum dia acontecer...
@@MatosJr É que ele não quer imputar uma determinação que Engenheira está super saturada pra não matar o sonho de ninguém. Estou no 6 semestre, mas desanimado com o mercado de trabalho.
Cara, depende demais! Tô cursando engenharia civil e meu primo já é formado. Todos os dias aparece um projeto novo pra ele e ele tá ganhando dinheiro demais. Engenharia civil da dinheiro sim! Se forme, e tire suas conclusões.
Rapaz , sou velho tenho 43 anos , engenheiro mecânico formado desde ano 2000 , posso falar que me arrependo, não tive ninguém para me informar, mercado péssimo talvez bom lá na década de 70 e 80 , por fim sou concursado ensino médio ganhando igual engenheiro...Hoje se fosse dar um conselho caso queira ser engenheiro seja florestal, sanitário, clínico , de gás, de energia renovável ou seja fuja das tradicionais.
Acho que o problema das pessoas é se formar pensando nos lucros, você tem que fazer algo que goste e agregar o conhecimento para si e consequentemente você será bom no que faz e vai conseguir o melhor emprego na área !
A realidade é que o engenheiro nunca vai faturar milhão. Ou ele é dono de uma construtora ou alguma empresa que dê para replicar o trabalho (e para isso não precisa ser engenheiro). Empresa de projeto é muito limitada, pois é impossível (ou quase) contratar seus... sei lá, 500 projetistas para trabalhar para você (se é possível ninguém fez ainda, e este também é outro caso que não precisa ser engenheiro). É muito subjetivo dizer se ganha bem ou mal, isso depende muito de pessoa para pessoa. Dá pra tirar 5 mil? Dá!, 10? 20? 50? Dá! 1 milhão? Acredito que não!
Conheço engenheiro recém formado que tá ficando mais rico, acho que você já captou, ele já era rico, mas essa área mesmo quem não é rico consegue começar de baixo, diferente de qualquer outra engenharia
ME FORMEI EM 2020.2, SE QUISEREM UM CONSELHO. NÃO FAÇAM ENGENHARIA CIVIL. O MERCADO ESTÁ HUMILHANDO OS ENGENHEIROS, SÓ VEJO O PESSOAL SE RECLAMANDO DO MERCADO. TRABALHO EM UM EMPRESA DE MÉDIO A GRANDE PORTE(HABITACIONAL DE 1.692 MORADIAS), MEU PAI É ENGENHEIRO DE NOME NO MEU ESTADO, MESMO ASSIM, NÃO ESTÁ FÁCIL. TALVEZ DAQUI COM UNS 30 ANOS, A CONSTRUÇÃO CIVIL NO BRASIL, PODE MELHORAR, TALVEZ. PEÇO DESCULPAS, MAS ESTOU SENDO SINCERO.
@@jc-ix7tc depende. Se você tiver alguém pra lhe indicar, tipo,parente ou políticos. Você pode ganhar 5000. Mas se não tiver, além de ficar de desempregado, quando aparecer, acontece como aconteceu com um conhecido meu, ganhava 2000. Mas você pode montar seu negócio e fazer projetos, mas aí requer experiência. Pois, não é fácil ser projetista. Confia no que digo, não faça, faça algo de tecnologia, mecatrônica, algo assim. Sucesso amigão, mas infelizmente, a construção civil tá ruim no nosso país.
@@Arrancada760 Fazer algo de tecnologia no Brasil? tá maluco? Não há tantas empresas de tecnologia aqui, tem muitos engenheiros nesse ramo desempregados. São graduações difíceis demais que simplesmente formam desempregados. Não dá nem para investir na carreira de pesquisador, porque acabaram com as bolsas.
Problema é que muitos faz tudo só pelo dinheiro,eu amo trabalhar na construção civil e estudo engenharia civil com gosto, pessoal acha que existe almoço grátis,se não ralar buscar perseverar nada vai,pessoas que quer tudo na mão não merece nada mesmo.
Meu pai começou a faculdade de Engenharia com 29 anos , eu tinha 4 anos , hj em dia ele ganha quase 10 mil , vale muito a pena , faça vai dar muito certo
Sou mestre de obras, tenho 34 anos , e tenho mais de 15 anos de obra , vou ingressar este ano na engenharia , estou bem confiante. Pretendo ate os 40 anos tá formado e ganhando no mínimo 6mil . Hoje em dia ganho 3500 a 4000 , espero que eu consiga ganha bem mais que isso kk
Excelente vídeo! Sigo a mesma linha do seu raciocínio, Alex. Quando eu fiz Eng. Civil, foi por realizar um sonho desde adolescente, mas que só tive oportunidade em fazer depois, a maioria entrou na faculdade visando que ganharia muito dinheiro. Na época que fiz, estava aquela onda de que "faltava engenheiro", que "engenheiro civil vai ficar rico", e a realidade não é bem assim. Muitas faculdades particulares tem culpa por propaganda enganosa sobre o curso, muito delas com ensino ruim, salas com 120 alunos começando o curso, e 80 se formando (conheço muitos que se formaram e mal sabem fazem cálculos simples, famoso 'levando nas coxas' durante o curso). O sucesso é consequência do seu esforço e dedicação.
Fala Fábio, obrigado por contribuir com a sua história. Realmente aconteceu isso na época. "O sucesso é consequência do seu esforço e dedicação" Boa!! Abraços
Fabio , sem querer parecer indelicado .. quando vc ganha hoje? passei em engenharia, mas tenho medo pois tem um pessoal fala que ta saturado e outros falam que vai render muito no futuro ainda.
Fala galera, para fazer parte da nossa ListaVIP do WhatsApp e receber novos Materiais Exclusivos ↴
alexwetler.com.br/whatsapp
Por favor, para fazer a planta da casa para usucapião tem que ser um engenheiro civil ou pode ser um arquiteto?
Eu tenho 19 anos, entrei no ensino médio público com 16 anos, eu queria ter passado no IF, mas não consegui, Com isso eu no 2o ano do EM, iniciei meu curso técnico em edificações aos sábados, e pela tarde eu estagiava, acabei o ensino médio em 2019, eu estava prestes a entrar numa empresa até chegar a pandemia em 2020, fiquei triste, mas aí em abril meu pai teve a ideia de me colocar para prestar serviço para o canteiro de obras de projetos no AutoCad, no meio do ano terminei o curso técnico, estou esperando aprovarem meu tcc para eu pegar meu certificado, em julho o engenheiro achou melhor me contratar para fazer os projetos dentro da empresa como CLT, e com 2 meses depois de contratado durante a pandemia eu entrei na faculdade de engenharia civil e em 2021 começarei o 2o semestre, esforço é a chave de tudo, sucesso a todos nós
Fechem parcerias, parem de procurar emprego em construtora. Se não tem experiência, se juntem com quem tem!
Isso ai. Simples e eficaz!! Abraços
Com assim explica melhor
Se as empresas te querem feito e com boas experiências/conhecimento acha que quem tem experiência vai querer te ajudar? Ainda mais Engenheiro(a). Nãoo é nada simples tentar parceria com quem tem mais experiência. Essa terra é uma luta de egos.
@@Sieng27 eu dei cola a um amigo e ele me ofereceu ajuda. hsuashaush. gatilho da reciprocidade.
@clau
Neste ano de 2021 me formo em eng. Civil, minha esposa em arquitetura. Como já somos empreendedores, já estamos nos programando para trabalhar para si, empreender e tentar ter sucesso na área. Independente da área, tenha coragem e corra atrás.
Deus abençoe!
Boa cara,eu estou muito pensativo em querer fazer uma dessas duas faculdades aí,mas não faço ideia de como iniciar
Única faculdade que vc já sai empregado e com boa remuneração e medicina! médico sendo burro e preguiçoso faz 12 mil por mês, se for burro e esforçado faz 25 mil a 35 mil, o resto das profissões e faca nos dentes! Eu me formei em Direito, nada mais saturado! sou advogado e mesmo nessa crise da pandemia, fiz mais de 500 mil em honorários, só preciso de dois processos grandes por ano para fazer esse valor.
@@mauricioteixeira1067 As duas são excelentes! Engenharia é mais calculo mesmo, ja a Arquitetura é 100000% mais trabalhosa por conta dos trabalhos e projetos semestrais. Pesquise e escolha a que mais combinar com você. Estou no ultimo semestre de Eng Civil agora e não me arrependo, excelente graduação.
@@leandroabrunhosaferraz3278 Tenho inumeros amigos formados em direito e que não foram para frente...é a area? NAO! É o individuo! Advocacia é mto bom, mas tem que ser esperto e correr atras mesmo. Parabens Dr!
Para quem está se formando em universidade públicas, é muito grande a percepção de desatualização durante a graduação. Não somos incentivados a empreender, a fazer networking, não aprendemos nada de BIM em aulas (quem quiser que se vira), gastamos meio período fazendo cálculos à mão, cujo tempo utilizado para tal seria o bastante para fazer um projeto estrutural completo de uma casa em um software; a gente se preocupa demais com E.D.O, quando, na verdade, vemos que o mundo profissional é outro ao entrar num estágio. Sortudos são aqueles que sabem de onde tirar as informações desde o início do curso e que têm um direcionamento.
Fala Afonso, obrigado por contribuir. Realmente já passou da hora de uma atualização na grade. Esse direcionamento e encontrar as informações certas durante a faculdade fazem toda diferença mesmo. Forte abraço
@Prince of Persia eu acho uma ideia interessante, contando que o software seja utilizado somente como ferramenta e não como engenheiro.
Aquele pensamento retrogado eivado de má vontade das universidade de investirem na atualização da formação dos acadêmicos: "tem que aprender como o software te entregou aquele resultado". Verdade, não discordo, porém era algo para ser trabalhado em paralelo com o software e ai entra o problema simplesmente não acontece. Teria que investir em equipamentos e profissionais qualificados a maioria dos professores que dão aulas nas universidades possuem mestrados e simplesmente não se atualizaram na utilização dos softs, não os culpo, ele não planejaram isso para as carreiras deles e nem muito menos querem isso, mas as próximas gerações precisam! Muita teoria, zero prática, realidade do dia a dia muito diferente, cheguei a ter aulas com matemáticos em vez de engenheiros, o cara achava que estava formando uma turma de professores de matemática, a gente topa, era a "regra do jogo" para conseguir a aprovação, experneia e aprende, mas no final não aplica em nada.
Mano, por aqui é o contrário, comecei agora na UFAL e o foco de ensino deles tbm é justamente essa parte q vc citou, além de sempre incentivar a entrar em um estágio. Espero me dar bem e me dedicar nisso q tu falou
Entrei na engenharia civil agora e tinha medo enquanto a remuneração, mas foi bom ter visto esse vídeo.
Ótimo tema, Alex! E excelentes palavras.
Sou estudante de Engenheira, tive um oportunidade de estágio e com isso confirmei tudo que você falou. Parecia que eu estava em outra faculdade. Pq o que eu via era coisas que a faculdade não me preparou para aquilo. Esses pontos que vc colocou por último são cruciais!
Fala Marcelo. Bacana que teve a oportunidade de ver na prática isso acontecer. Aproveite bem o seu estágio, de todas as maneiras, grande parte do aprendizado vem dessa prática diária. Forte abraço
Estou terminando o 2º ano do ensino médio e tenho dúvidas em relação a qual formação eu quero, mas eu achei MUITO interessante seu vídeo, pq independente do que eu ou qualquer outra pessoa escolher, precisamos ter foco e dedicação para termos um retorno financeiro estável e não fazer uma faculdade que as pessoas dizem “dar muito dinheiro”.. tudo vai depender apenas de mim e da minha dedicação
Me chama no Instagram pra gente trocar ideia sobre profissões, cursos e etc!
@miguelofctp
Foca no inglês, e o que vc escolher vai se dar bem. Não é fácil muita das vezes lidar com a frustração, mas a nossa vida é assim. E te desejo sorte em sua carreira.
Não existe profissão boa, mas sim profissional bom, tudo depende de você!
Concordo. Sou Gesseiro e pintor. Já cursei técnico em edificações, porém n conclui. Ganho de 3 à 5 mil liquido por mês. Trabalho duro e sem curso, isso porque vou atrás
Tbm tenho dúvida de em qual faculdade ingressar
Disse tudo Alex. Também peguei essa onda de que a Engenharia Civil seria a profissão rentável e de fácil empregabilidade. Comecei meu curso no início de 2012, bem no auge das promessas de emprego garantido quando me formasse. A faculdade nos prepara para sermos empregados e não empreendedores. Pecam demais nesse ponto. Você sai com uma ideia de que você terá que trabalhar para alguma construtora e não de ter a sua própria construtora. Estou me preparando e me qualificando para que possa ser um profissional lembrado por todos. Estou focado em uma área e serei o melhor nela. Tenho certeza que quem investir terá retorno certo, mesmo em meio um mercado instável.
Boa Leonardo! Agradeço por contribuir com a sua visão! Manda ver e sucesso na sua carreira. Forte abraço
Iai parceiro, já conseguiu se tornar esse "engenheiro lembrado"? kkkkkk
pessoal, não se iludam. engenharia é extremamente suscetível a variações do mercado; em meus 15 anos de engenharia civil já passei por umas três crises. Já vi muita empresa (em 2023) querendo pagar por volta de 5 mil para engenheiro civil, coisa que eu ganhava em 2008. Pelo tanto de dor de cabeça que temos, não vale a pena. E trabalhar por conta também é muito difícil. Já tentei e me deparei com licitações direcionadas em órgãos públicos, direcionamento de licitações em empresas privadas onde quem indica a empresa ganha junto, credenciamentos que não geram nem 1500 reais por mês em trabalhos, etc. Está tão ruim que atualmente tenho feito o caminho inverso que é fazer serviços de pedreiro para ter paz mesmo ganhando pouco, pq serviço de escritório é muita pressão.
Triste Brasil onde direcionada a população para a mediocridade devido a falta de oportunidades justas e igualitárias para todos. Meritocracia? palavra bonita que não existe aqui.
O mercado anda em ciclos, os desafios sempre vão existir. Abraços
Engenharia não dá dinheiro,nada da dinheiro tem que correr atrás,os cara acha que só se formar e pronto vai chover cliente,tem que fazer nome tem que ir atrás e botar a cara a tapa.
Parabéns Alex! Seu vídeo foi de grande importância. Realmente profissão nenhuma dar dinheiro e sim o diferencial que cada profissional procura ter ou fazer.
Exatamente isso :) Quando a gente entende que depende da gente e não da profissão, as coisas começam andar.
Opa tu podia fazer um vídeo (não sei se já fez) mostrando o que realmente um engenheiro faz e que não é ensinado na faculdade na parte de projetos e cálculos.
Matou a pau, colega! Falou tudo, desde a má qualidade na formação retrógrada de Engenheiros até as dificuldades de mercado e valorização pessoal como meta. parabéns!
Boa! A formação está realmente retrógrada. Apesar da nossa péssima preparação durante a graduação temos que fazer acontecer. Agradeço por contribuir. Abração
Acho que sempre que se aborda esse tipo de questão " Engenharia não dá dinheiro" nós, como engenheiros, não devíamos abordar esse tema com a base na ideia capitalista," O Dinheiro é proporcional ao seu esforço/trabalho", mas sim com a realidade da Engenharia.
É obvio que o dinheiro é proporcional ao esforço, mas o que as pessoas deviam saber é o porquê de a engenharia ser uma profissão ingrata.
Em primeiro lugar, ao contrário de outras profissões, como, por exemplo, a medicina e a advocacia, você não concorre apenas com seus pares, mas sim com qualquer pessoa. Você já viu uma cirurgia sendo realizado por um analfabeto? Ou já tentou entrar no judiciário sem a carteira da OAB ? Acredito que não, mas aposto que já viu o seu Zé que não tem o ensino fundamental completo tocando uma obra sozinha. Isso é tão comum que em muitos casos é o pedreiro que contrata ou indica o engenheiro.
Em segundo lugar, temos que abordar a questão salarial que é baixíssima quando comparado com a enorme responsabilidade. Isto é, se você for o engenheiro e fizer todos os projetos (arquitetônico, estrutural, hidrossanitario, elétrico, ambiental), você não consegue cobrar nem 1% do valor da construção. Isso tudo tendo em mente que um corretor de imóvel realizando apenas a negociação do imóvel, e não tento nenhuma responsabilidade sobre a obra, ganha 6% do valor da venda( na venda a porcentagem incide também no valor do terreno ), ao contrário do coitado engenheiro, que é responsável pela obra por 50 anos. Nem no setor público há escapatória, remuneração de 1 a 2 salários mínimos.
Em terceiro lugar, a responsabilidade do engenheiro é estendida a todos os profissionais da obra, ou seja, se der problema o engenheiro é acionado para responder por todos pelas patologias da construção. A recuperação de elementos estruturais, por exemplo, pode passar de 40% do valor da construção.
Em quarto lugar, na construção civil o engenheiro é quase o último a ser procurado pelo cliente, o que ocorre na pratica é que o cliente contrata o arquiteto e o arquiteto subcontrata os engenheiros ou cobra comissão deles para passar o serviço. Em outras palavras, ou o engenheiro paga para trabalhar mediante comissão ou prostitui o seu valor para poder trabalhar.
Em quinto lugar, como o engenheiro trabalha com muitas pessoas ocorre também ações trabalhistas, ações indenizatórias, acidentes em obras e até morte. Já sabe quem q vai pagar tudo isso, ne ? Vale a pena comentar também que a carga tributária para o recém formada é extremamente alta, o valor do ISS (imposto de serviço sobre qualquer natureza) é calculada a valor fixo anual que na minha cidade é de R$3.000 mil/ano, mais a carga tributária do conselho de classe que chega a ser 500/ano. Em resumo, você paga no seco R$ 3.500 ano. Imagina a situação que vc é recém-formado, autônomo, sem escritório e ter que pagar 3.500 reais apenas para poder trabalhar.
Enfim, estou na área a 8 anos e 5 como formado, minha remuneração aumenta com o meu esforço e com o passar dos anos, mas está longe de ser uma remuneração justa. Não me vejo na área daqui 2 anos, assim como 90 % dos meus colegas de profissão.
Para quem ainda acha digna essa profissão, boa sorte meu amigo.
Obs: Não me levem a mal, eu amo construir, saber como fazer as coisas, resolver problemas práticos e encontrar soluções, mas o estresse não vale a pena. A engenharia é linda na teoria, mas a pratica é outra.
Ótima colocação, concordo em tudo que foi falado no texto acima.
Me formo no final desse ano e já tive essa visão da realidade, nem estágio em uma grande construtora conseguir, hoje em dia só aparece estágio fundo de quintal ou estágio dentro da faculdade, sem escolha precisei estagiar em uma fábrica de laje, onde o conhecimento foi muito raso. (profissão decepcionante)
@@placardavirada4100 caracaaa , estou no 1 ano do ensino médio , quero muito fazer engenharia civil , vc acha uma boa profissão? é muito dificil?
@@josedarochabarros197 cara de ser difícil é, você vai precisar estudar bastante para passar nas disciplinas.
Quanto a profissão cara, a engenharia é uma ótima profissão sem dúvidas.
O que não é bom é o mercado, que faz a maioria dos profissionais se prostituirem..
Possa ser que um dia mude e o mercado volte a aquecer, mas a realidade hoje é essa.
@@placardavirada4100 obg pela ótima explicaçao , tava precisando que alguém falasse isso , vc tá gostando da engenharia civil? vc tem cara de ser muito inteligente e pessoas inteligentes dão gosto de escutar.
Estou no último semestre do curso de Engenharia Civil e vejo profissionais formados a 3,4 e 5 anos que não sabem se quer fazer um projeto e não conhecem nem bitolas de aço. Pois na graduação nunca pisaram num canteiro de obras .Não fizeram estágio e agora estão perdidos no mercado com um curso que custa muito caro.
Alex muito obrigado, estava triste pois estou a muito tempo procurando um estágio para concluir meu curso(técnico em edificações). Estava pronto para "chutar o balde" mas você com este canal sempre me orienta e da clareza na escuridão. Muito obrigado mesmo, vou ter mais força para concluir o curso e mais força de vontade para procurar vagas.
Aluisio isso ai, manda ver que vai dar certo. Quem corre atrás com persistência, tende a conseguir. Forte abraço
É tão difícil assim amigo, mesmo nível técnico?
@@marcio1389 Boa noite, pela minha realidade sim, foi só apenas em novembro de 2020 que consegui entre em uma empresa especializada em fundações, mas com essa crise voltei a ficar desempregado no início de março 2021.
Muito difícil nos dias de hoje, entretanto não perco a fé de me tornar um engenheiro civil. Hoje estou com o título de Técnico em Edificações, ainda muito difícil de conseguir voltar ao mercado pois quando aparece vagas, são requisitos que só engenheiro ou técnicos com 5 anos de mercado tem.
Se você gosta de engenharia civil, não deixe de estudar ou seguir a carreira pois se formos buscar algo que não nos faça bem intelectualmente não seremos recompensados nos tempos futuros.
@@aluisioneto3706 Deus te ouça! Sorte pra nós
RESUMINDO EM UMA FRASE: Muita mão de obra e pouca demanda.
O governo formou "artificialmente" uma penca de engenheiros e agora não tem emprego. O piso já era, segundo o diretor do SENGEPE todos os Engenheiros formados nos últimos 4 anos estão desempregados ou trabalhando como outra função porque os postos de trabalho diminuíram e as faculdades continuam jogando quase 3 vezes mais engenheiros no mercado como mostra o vídeo.
Segundo o Ministério do Trabalho engenharia é a profissão que mais demite e menos contrata.
Se você se acha o único alecrim dourado que vai se formar e arrumar um emprego que pague os 9350 reais, boa sorte. Não vale os 9 anos estudando (média de uma federal)
Realmente Edson, apesar de ser uma área incrível e cheia de oportunidades, a cada ano que passa o desafio aumenta. Irá "vencer" os que melhor se adaptam e os que fazem acontecer. Forte abraço
Boas colocações em seus comentários,parabéns pelos vídeos que ajudam muito os recém formados.
Fala José. Show, manda ver!!
Cara, concordo 100%. Essa "falta" de engenheiros na época me fez optar pela engenharia. Faço apenas um adendo, para médicos recém formados e/ou ultrapassados o salário é de no mínimo 6 a 8 mil reais. Qualquer postinho de saúde de interiores msm, faltam médicos devido a essa saúde precária do nosso país. E se alguém conhecer um médico que ganhe menos q 5 mil reais deixa um like nesse meu comentário. Kkkk
Fala Dirceu. Realmente a área médica tem esse detalhe. Esse valor mínimo eles conseguem com mais facilidade, não podemos negar. Abração
Amigo,um médico recém formado pode ganhar até 20/22k se trabalhar muuuito(100horas por semana) claro q isso nao é vida que se aguente por mt tempo... mas se o cara quiser fazer grana ele faz
Eu que sou tec em enfermagem concursado ganho 4.500, médico recém formado ganha 10k fácil em 1 emprego, pelo fato de trabalharmos em regime de plantão muitos tem dois empregos.
O médico só fica desempregado no Brasil se ele quiser. E nem precisa se esforçar. E detalhe: os empregos de médico possuem carga horária mais baixa e salário mais alto.
Aqui na minha cidade interior de São Paulo, a Prefeitura abriu vaga para médico atender nós postinhos de bairro salário inicial 9.000,00 para 12 vagas, não apareceu candidatos, acharam muito pouco o salário pra 3 horas de atendimento de segunda a sexta-feira
Continuando... cortei aqui pra não ficar longo o texto. Hoje eu ainda faço projetos, mas todos para mim, e quem assina pra mim é algum engenheiro Civil que encontro pra assinar, mas todos os projetos são meus, o elétrico, o hidráulico, o arquitetônico e o estrutural. Eu faço isso, pois não encontro um profissional que projete do jeito que eu quero, principalmente o elétrico. É como dizem, se quer fazer direito e bem feito, faça vc mesmo. Virá e volta fico pensando em me matricular na Civil pra tirar a 2a formação, mas desânimo por causas das grades curriculares que são muito ruins, e não são pra agregar tanto o quanto deveriam. Já construí duas casas pra mim com meus projetos, e agora estou fazendo mais uma, essa será minha casa definitiva pra descansar o resto da vida, pois já estou aposentado. E inclusive essa semana estou desenhando o elétrico do 1o pavimento, inserindo automação residencial e projetando todo o conforto necessário para pessoas idosas.
Abraços e sucessos pra vcs!
Bacana o seu relato Carlos. Arrumou uma saída para continuar executando suas atividades. Realmente as parcerias é uma boa opção para isso. Abraços
Perfeita colocação, sou bacharel em DIREITO, tinha a mesma ilusão que muitos tem, basta terminar a faculdade que a lapada na cara vem. Se preparem, a vida não é um filme.
disse tudo é uma verdadeira montanha russa.
O mercado de trabalho para advogados é difícil de achar colocação no mercado de trabalho?
@@Fernando-cc4zi Para você ser um advogado de sucesso amigo você tem duas opções:
1° Monte uma sociedade com outros advogados já bem " Sucedidos" assim você vai ganhar clientes.
2° Seja amigo de políticos, pois assim você ganha algum cargo em prefeituras e etc..
3° Faça concursos públicos.. A área da magistratura é a melhor que tem.
Procurem aprender o que tem de mais novo na engenharia, BIM, Realidade virtual, Aprendam a ouvir e serem humildes. Muitas vezes engenheiros mais velhos com muita experiência pratica se associam a pessoas jovens para oferecer um serviço mais atualizado e vanguardista. Comecem a trabalhar ainda na faculdade não esperem se formar para começar. Parabéns Alex pelas dicas...
Aprender, aprender e aprender neh !? Investir nesses programas e cursos caros quando se está desempregado e recém formado é facil demais! Kkkk
Olá, exelente visão pé no chão...
Engenharia não da dinheiro!!!
"Quem da dinheiro é avô "
Valeu, Tmj
Concordo com tudo que foi dito no vídeo. Eu me formei no mesmo ano que o Eng° Alex (2016). No ano seguinte, sem perspectiva de ser contratado por alguma construtora acabei voltando e ficando mais 1ano no meu antigo emprego no ramo gráfico. Após esse período, em meados de 2018 comecei a PROSPECTAR clientes para renovar Licença de Bombeiros CLCB e AVCB, o que acabou virando meu sustento. Pois essas licenças exigem ART do Responsável Técnico. E com o tempo foram me surgindo outros tipos de trabalho: Laudo Técnico de Inspeção Predial, CETESB, Regularização de Imóveis, etc. Enfim, Engenharia Civil não é só obra, dá para exercer a profissão com muitas outras atividades que é exclusiva para engenheiros e arquitetos.
Bacana a sua história, realmente são muitas as portas que se abrem. Com a nossa preparação e dedicação, as oportunidades vão aparecendo. Abração
E hoje companheiro, ainda está atuando como autônomo?!
@@dubem7984 já faliu kkk
@@dubem7984 infelizmente faliu 😔🕊️
Me formei em 2012... antes de formado já estava trabalhando em uma empresa de obras de artes especiais... fui demitido em 2015. Mas quando fui demitido já havia feito duas pós e um curso avançado de projetos. Então parti para projetos residênciais de alto padrão e gerenciamento de obras, onde obtenho um ótimo resultado. Conheço um monte de engenheiro que nem sabe abrir o AutoCad, ou buscaram especializações, ou negócios.
Ficam esperando chover dinheiro no quintal.
Talvez, além da graduação, também seja necessário ter o talento.
Até 2012/2013 a área estava boa, tinha oportunidade e ali você tem como ganhar experiência e ganhar confiança. Hoje os alunos nem conseguem estágio. Tem gente se formando fazendo estágio dentro da universidade.
Ai é que estar meu amigo, você pegou a época da vaca gorda, teve oportunidade de trabalhar em uma grande empresa para aprender na prática e sendo bem remunerado, isso lhe deu uma boa bagagem para deslanchar no mercado sozinho. Não se compara com a realidade de outras pessoas que pegaram a época das vacas magras, eu me formo em engenharia civil esse ano, e nem se quer conseguir a oportunidade de estagiar em uma grande construtora, e não é por "esperar a oportunidade cair no quintal" não, cada caso é um caso.
@@Dexterancs Poiser, eu me formo esse ano, e eu tive que fazer estágio em uma fábrica de laje, onde o conhecimento foi muito raso.
@@placardavirada4100 eu fiz meu estágio em um cemitério, tive que observar como e feito os túmulos, triste realidade 😔
@@silaslopes7763 complicado irmão, complicado
Pior que de 2010 até uns 2013 era assim mesmo, 4°,5° ano de engenharia civil e ganhando 5,7,8 mil reais. Tempo bão que não volta mais.
nunca mais vai voltar mano!
Era de bolha imobiliária.
Era a ilusão da Copa de 2014 e Olimpíadas 2016 …
Muito obrigado por este conteúdo. De agora em diante darei meu melhor quanto ao meu desenvolvimento pessoal.
Isso ai, manda ver! Abraços
Tenho 43 anos , engenheiro mecânico formado desde anos 2000 , se tivesse alguém me instruindo jamais executaria esse curso , engenheira no Brasil só existiu até anos 70 e 80 um pouco 90 , meus colegas raros que se formaram são engenheiros mesmo na atividade e os que foram é pq já estavam empregados e a empresa apenas exigiu , rapaziada corram de engenharia principalmente as tradicionais, se for fazer faça engenharia: gás, florestal, sanitário, clínica, energia renovável..Todas tem potencial para area público ou privada, Ou simplesmente fuja de engenharia, forte Abraço.
Mas quem faz Engenharia civil visando empreender fica milionário, se for pra ser empregado melhor virar médico
Eu discordo de vc. Tem q fazer é as engenharia tradicionais, as específicas não tem quase atribuições.
@@renatoschmidt6793 Oba blz , concordo em termos com vc , o que eu dizer é que ninguém quer atribuição, quer é trabalhar , desenvolver ...e atribuição por atribuição , veja o curso de arquitetura, eles tem aqui um conselho o CAU , tirando inclusive algumas atribuições do Engenheiro Civil, isso é um absurdo mas fazer o que , como disse o Brasil não é lugar para engenheiro não tem vaga , melhor cursar as derivativas , sairá com maiores chances de emprego, mais entendi o que vc quis dizer , Forte abraço.
Corretíssimo
muito bom o vídeo, falou tudo e um pouco mais, parabéns.
Espero ter ajudado, forte abraço
Eng. Alex, boa tarde!
Acompanho seu trabalho e este seu vídeo, após pergunta apropriada de um seguidor, evidência a realidade da política, do ensino, da mídia, das faculdades de engenharia civil, do profissional formado, das verdades do bom profissional.
Compartilho das experiências que você traduziu, trabalhar de forma eficaz, buscar mais conhecimento na prática ganhando pouco, como a tecnologia que favorece muito, necessário investir, parabéns.
Obrigado por dividir, abraços.
Fala Rogério, infelizmente muitos só percebem isso após formado, que foi o meu caso. Mas fazendo a nossa parte e buscando evoluir como pessoa é possível ir longe na profissão. Abraços
Meu caro, muito obrigado pro esse vídeo muito muito bom, e de grande valia,já tinha o pé no chão, agora então melhor aí da, meus parabéns.
tudo verdade as faculdades estão engessada, muita teoria, tudo longe, as coisas mudaram....
tudo se resume a um unica palavra Networking!
Verdade Ricardo, Networking vale ouro! As faculdades já passaram da hora de uma atualização total. Enquanto isso não acontece, temos que fazer a nossa parte "por fora"! Abraços
Realmente um ponto muito negativo que a faculdade não nos orienta para o lado empreendedor. Porém, nos treina para sermos empregados.
Fala Luan, realmente nos dão poucas opções e a maioria direcionada a trabalhar como empregado. Ideal é mostrarem as possibilidades e cada um escolher o que é melhor para si. Abraços
Trabalhei como projetista especialista em BIM como engenheiro civil quase formado de um universidade pública e o melhor do Brasil, trabalhei em uma empresa grande e bem conhecida, pagaram R$1300 por mês, jornada de (8 - 9) horas diárias somando transporte e almoço, tenho experiência de 10 anos no setor construção civil e infraestrutura, me arrependo muito fazendo engenheira civil, o curso é extremamente difícil e muito muito sofrimento pra passar disciplinas que não faz sentido existir no currículo, com professores psicopatas querendo reprovar o aluno pra sentir importante, tem os bons também, mas pelo menos o bacharel em engenheira civil abre as portas para outras coisas como gestão de investimentos e mercado financeiro e outras profissões....., pensa muito bem antes de entrar e investir sua vida nisso, nunca entrar pra agradar a família e os amigos, abraços.
Na questão da faculdade vc está certo a tecnologia tem que andar junto com o conhecimento sem contar que a realidade é muito diferente depois de formado
Realmente está faltando essa atualização das universidades.
Cara posso concordar com vc tudo tem seus prós e contras. Eu penso da seguinte forma ; temos de ir pra cima.
Isso ai, pra cima!!
É importante falar a verdade. Foi bem objetivo e esclarecedor. Obrigado.
Show
Ótimo vídeo, Alex! Nada na vida dá dinheiro, nós que temos que correr atrás do que queremos. Me identifiquei muito com o relato do começo da sua empresa. Abri um escritório de engenharia no meio da pandemia, e os primeiros meses foram de muito aprendizado, mas praticamente nenhum retorno financeiro. Sei que esse é só o começo e que me aperfeiçoando cada dia mais, vou obter o sucesso que eu almejo.
Boa André, essa conscientização de que temos que correr atrás, faz toda diferença. Muito do ganho inicial é em aprendizagem. Realmente é só o começo! Sucesso para você.
Iai como vão indo as coisas hoje? Deu certo ou já fechou o escritório?
E aí cara, deu certo?
Hoje com 43 anos estou ingressando na engenharia civil, e tenho certeza que serei bem sucedido nessa profissão, pois sei que tudo depende de mim e vou vencer.
Mano faz TI essa área é uma bosta! É excelente pra quem é filhinho de papai e não tem contas para pagar. Eu só não tô passando necessidade ao ponto de passar fome pq aceitei trabalhar com logística. Mas existem engenheiros que chegam a passar fome. Não cometa o mesmo erro que eu faça algo útil. Engenharia é bom pra rico. Pra pobre se trabalhar vai ser trabalhos bem medíocres que vão fzr vc passar fome.
E ai amigo tem alguma ideia ai ? Tenho uma empresa vc tem interece em obras de licitação de prefeituras ? Quer fazer parceria ?
@@DanielSilva-zv8zm sou engenheiro, ainda precisa de algum parceiro?
Se você tá no início da sua carreira e tá vendo esse vídeo, você está sendo privilegiado.
Show, fico feliz em saber que o conteúdo agregou. Abração
Sim, tem a chance de não começar!
O meu irmão é Engenheiro Eletrônico formado pela Uerj, ele projeta circuitos eletrônicos, chips e antenas, e transformadores de potência, mas ele faz isso por hobby, pois aqui no Brasil não tem empresas de semicondutores, no entanto se meu irmão estivesse nos Estados Unidos, ele taria na IBM, AT&T fazendo circuitos integrados e chips, mas no momento ele trabalha numa multinacional fazendo projetos de automação e também atuando em programação.
por que ele não se submete a algum processo de imigração? essas coisas de alta tecnologia não é para países como o Brasil. UERJ é uma boa faculdade, dá para aproveitar lá fora.
Se eu fosse ele vazava daqui e ia ganhar dinheiro lá fora
Excelente vídeo!!!
Valeu Rubens. Abraços
Parabéns pelo vídeo! Vc disse no final algo q eu digo na faculdade, desde o 1 período, o todos me apedrejam. Nos perdermos muito tempo com cálculo I,II,III,VI, física xyz, química.... Aula de laboratório medindo código de resistores, multímetro, placa proto board.... Kkkk pois pra min isso é uma piada! A faculdade dever-se-ia aplicar disciplinas q realmente são focadas no dia-dia do engenheiro, mão na massa mesmo! Esse tempo gasto com essas disciplinas muito menos relevantes, quase inúteis, poderíamos está, treinando um Revit da vida, por ex. Mas não, essas faculdades arcaicas, ridículas muito mal ensinam CAD. Cabe ao estudante inteligente, focar em cursos extracurriculares e softwares q realmente vão fazer a diferença. Abço
@Prince of Persia vagas onde?
Meu caro Alex, você estava indo muito bem no seu discurso até o ponto no qual cita os cursos de engenharia e as universidades. Há nesse aspecto uma armadilha muito comum para os futuros engenheiros. Qual seria? A cilada de imaginar que disciplinas como cálculo, equações diferenciais ou Física não servem para nada. Por que afirmo isso? Porque são exatamente tais disciplinas que, ao desenvolverem o raciocínio lógico indutivo, fazem a real diferença entre os engenheiros e o resto do mundo.
Ora, meu amigo, se deseja de fato ganhar dinheiro, faça um curso de gestão de negócios em qualquer faculdade caça niqueis ou entre para a área financeira. Aí você vai ganhar dinheiro. De verdade.
Bacana, obrigado por contribuir com seu ponto de vista grande abraço
concordo plenamente, faço engenharia mas vejo muitos assuntos e materias sem logica deveriam ser mais objetivos e focar mais nuq o engenheiro vai fazer realmente!
Muito bom conteúdo. Parabéns! Formada a 6 meses, atuando com vistorias técnicas de recebimento de imóveis. O que vc conhece em relação...? Dicas?
Bacana Jaquelina, essa área é interessante pela demanda, foque em atender muito bem e tente conseguir mais clientes por indicação. Peça dos seus clientes, se eles gostaram do seu trabalho, indicações.
Vídeo perfeito! Você abiu a minha mente, muito obrigado!
Sou da engenharia elétrica e formei em 2016...... Aconteceu o mesmo comigo por 3 anos..... E voltei a trabalhar no chão de fabrica como operador de máquinas..... hoje tenho tentado me estabilizar p voltar estudar em cursos práticos e aí sim me alavancar novamente...... A esperança é sairmos de tantas crises e o Brasil voltar a crescer.....
Amigo, eu tô terminando um técnico em eletrotécnica, sabe se vale a pena fazer engenharia elétrica ou fico só com o técnico mesmo?
Excelente! infelizmente a gt entra na faculdade com essa mentalidade...descobre o quão precária é a preparação e tem de buscar sozinho...infelizmente muitas vezes a faculdade nos deixa exaustos ao ponto de nem conseguir nos preparar sozinho durante o curso (a federal então...) e entramos naquela de "só quero formar"...triste...desabafei haha
Parabéns pelo seu vídeo muito bom e explicativo
Valeu Dilson.
Gosto do seu canal porque você é realista sem ser pessimista.
Bacana Eric :)
Gostei muito do seu vídeo, obrigada!
Show Maria Eduarda, manda ver!
Medicina é nível. O cara já forma ganhar o piso do engenheiro. É foda.
Alex, pode fazer um vídeo falando o que é imprescindível estudar por fora da faculdade pra iniciar bem no mercado de trabalho? Programas, matérias, marketing, etc.
Registrado Charles. Logo mais irei gravar sobre isso. Abraços
Faça o ingles vai ser um divisor de aguas.
Boa noite Charles, desculpe me intrometer na sua pergunta. Em resposta eu diria que após definida sua área de interesse, as matérias ou assuntos relacionados devem ser de pleno conhecimento. Vale lembrarmos que engenharia não forma um profissional completo, mas especialistas em suas diversas áreas. E esse papo de inglês ser divisor de águas é balela, a matemática é universal, e pode acreditar, se vc for um bom engenheiro, irão pagar um tradutor pra ter seus conhecimentos por perto. Afinal, de que vale ser poliglota se o que seu cliente quer é um engenheiro seguro de seus conhecimentos?
Caro colega eu observei o que você está falando quando eu estava na graduação na década 2000.
O mercado está muito difícil na atualidade para novas gerações de eng.civis.
Não existe mercado existem vendedores de cursos!
@@guilhermecabrera2902 concordo caro colega as coisas estão difíceis para nossa geração, pode fazer o curso que quiser a economia não está dando oportunidades para se desenvolver profissionalmente.
Meu sonho era fazer engenharia civil..desde os 15 anos..tenho 18 hoje, terminando o ensino médio..mas nessa realidade, pelas pesquisas que fiz, conversei com dezenas de pessoas, pela situação do país, retorno financeiro, eu desisto de engenharia..vou pesquisar outras coisas, vê oportunidades melhores..e fé em Deus🙁🙌
Tu desistiu mesmo ?? Se desistiu.. Vai fazer oq?? Tô na mesma situação só q tô no 2° ano do médio ainda.
@@cauann7839 vou empreender..Tô trabalhando pra juntar dinheiro, e abrir meu próprio negócio..pensei bastante e vi que em vez de eu ficar 5 anos na faculdade, mas outro ano fazendo especialização, eu deveria investir meu tempo nessrs 5 anos e abrir meu próprio negócio..se não der certo, a gente tenta de novo rs
Faz uma engenharia mais específica, amigo. Engenharia de energia, materiais, agrimensura, nuclear, física, naval... Engenharia genérica é furada, pensando num prazo de tempo maior, claro.
Tem alguma dela q mais se relaciona com a civil?
@Cauan Engenharia de Agrimensura e Cartográfica. Eu passei em civil na UFSC e na UDESC. No entanto, hoje faço eng. de agrimensura na UFPR. A tecnologia tende a ficar cada vez mais específica, por isso, é bom ser especializado em uma área só. Mapeamento e a geotecnologia está cada vez mais presente no nosso cotidiano. Ademais, engenheiro agrimensor e cartógrafo pode trabalhar com obras de infraestrutura, como estradas.
Concordo, infelizmente o que rege nossas faculdades é este lixo de mec, que serve pra engessar o ensino. Não é fácil lidar com a frustração, de nem se quer muitas das vezes conseguir um estágio no periodo de formação, más vamos a luta. O pior de tudo é a cobrança e ter que ficar dando satisfação pra outras pessoas, que ficam perguntando, achando que só porque vc tem uma graduação as coisas vão mudar da água para o vinho, como em um passe de mágica.
Verdade Willian, segue firme. Abraços
Fiz ensino médio integrado com curso técnico em informática em uma Instituição Federal, Eu e mais três colegas ao decorrer do curso ficamos apaixonados pela área de programação e robótica, e em nosso último ano decidimos desenvolver projetos de Sistemas e Robótica, nos sobressaimos muito em relação aos demais colegas e ao concluir o curso todos nós fomos requisitados para trabalhar em empresa de Desenvolvimento e Hardware, e aos demais da turma eu não tenho notícias mas não ouvi falar em quem conseguiu mais doque vaga de atendente em mercado ou farmácia... No meu caso eu fui empregado mas tive de sair após 1 mês porquê passei no Enem pra Eng. Mecânica na UF e não deu outra... Depois dessa experiência que tive com meus colegas eu nunca mais tive medo de me formar e não conseguir emprego, meu foco agora é me formar no que eu realmente gosto, isso faz você automaticamente se destacar muito em relação a qualquer outro que não ame oque faz, então siga em frente e pega essa visão. Sucesso...
Exato, amigo! Quem realmente é BOM não importa sua formação, sempre conseguirá se sobressair
Tudo que a tv diz o povo vai atrás. É capaz da tv dizer que falta advogado no Brasil.
O mercado nunca foi ético. Ainda mais com ações de facul na bolsa .
Tem que ser bom no que faz e as vezes nem assim dá certo qdo só querem te explorar.
E muitos profissionais em todas as áreas se esquecem de fidelizar o cliente, só se preocupam com a venda imediata. Aí o cliente não chama mais, não indica e faz propaganda negativa se alguém perguntar.
Pq a propaganda não pode "plantar" reportagens para vender cursos ? Podem. E fazem.
O golpe emperrou a engenharia.
Certas engenharias em banania é jogar 5 anos de mensalidade fora. Não a civil, elétrica, mecânica. Mas tem umas que é furada. Pois o país não tem condições DE.
Será que os engenheiros que trabalhavam comigo eram ruins ?
Sinceramente acho que não.
Muitos engenheiros optam pelo ensino em cursinhos tipo anglo, etapa, objetivo. Banco. Etc.
Enfim, são vários fatores a considerar.
Não é engenhar, mas garante o pão de cada dia.
Vídeo essencial pra todos os profissionais!!!!
Show Papo com Madu :)
Alex muito bom o conteúdo do seu vídeo mostra uma realidade que poucos consegue enxergar !!
Show Ricardo :)
Você disse tudo! Muito obrigado pelo vídeo!!!
Meu conselho !? Façam por amor a profissão, não pensem em remuneração, pq qto maior a expectativa maior a decepção! #meucaso
Isso ai Manuela, bom o seu conselho
Estou me formando próximo mês, aos 22 anos de idade. Infelizmente não tenho nenhuma perspetiva de prosprerar no mercado, visto q passei 4 anos me oferecendo para estágios voluntários e nunca consegui.
Fala Samuel, se é uma área que você gosta, a Eng Civil tem muitas possibilidades, analisa o que tem feito e o que pode fazer para melhorar. Abração
O dinheiro é fruto do seu desenvolvimento pessoal não há dúvida, no nosso país instável, o engenheiro civil é mais um lutador que luta pela sua sobrevivência mas vale a pena eu gosto dessa luta, parabéns pela exposição de suas ideias
Sou engenheiro de produção e assim que me formei, criei uma empresa de reformas em prédios. Minha primeira ART foi sobre isso, e acreditei muito na época que poderia assinar projetos de construção Civil e reformas. Até que um dia, precisei assinar um projeto que eu estava fazendo sobre incêndio no restaurante, e a ART não aceitou minha assinatura e tive que contratar um engenheiro Civil para fazer isso por mim. Daí em diante eu percebi que meu leque na profissão estava reduzida. Foi uma visão amarga naqueles dias, e fechei minha empresa.
Quase entrei na Civil pra obter uma 2a profissão, mas desisti e prossegui no que me havia formado. Me sai bem... Hoje estou mais ciente do que posso exercer, e ficou a angústia da faculdade em não me mostrar de cara na prática, o que minha engenharia poderia fazer pra ganhar dinheiro.
A melhor engenharia é a civil, de todas é a única que dá pra empreender e ficar milionário começando de baixo, as outras ou você herda fábricas ou você abre a sua o que é quase impossivel hoje em dia com a concorrência, era da revolução industrial no Brasil foi no começo da década de XX.. percebi tarde, tô afim de fazer civil mas encarar 5 anos sem dinheiro é complicado, mas queria trabalhar com obras, o problema é que se eu continuar no meu ramo e começar a investir em obras vou ter que acompanhar de perto, aí é melhor ser engenheiro civil, complicado
@@vinipe já ouviu falar dessa nova profissão aí, engenharia biomedica, parece ser bom né?
@@vinipe *Só faça Eng civil, se vc tiver condições financeiras estáveis e QI.*
@@Matheus2023zx E engenharia da computação?Será que vingaria fazer?
Cai aqui de paraquedas, vi o vídeo todo e achei excelente. Abraço.
Parabéns Alex, excelente o seu vídeo, muito obrigado
Valeu Adriano. Abração
Vendas, oratoria , marketing são coisas que são importantes depois que temos uma boa base teórica e experiência... são a cereja do bolo. Você falou que as universidades focam em cálculos manuais enquanto existem tecnologias modernas que realizam automaticamente.. mas é a base , a teoria , o manual que preparam um bom engenheiro. Só os que se esforçam pra sair da média colhem os frutos.
Muito bom seu ponto de vista Daniel, abraços
Boa Alex! Falou tudo Brother!
Tmj Tiago!
Se você está em dúvida, pesquise. Se você já está no curso, e odeia ele, pare. Se você ama, e está com medo, continue assim mesmo. Lembre-se, só temos uma vida.
Eu amo a Eng. Civil....porém eu estou no último semestre e nāo estou animada com os salários. Estágios com oferta de R$ 700,00 por 6 horas.
@@lenaxzw olha vou lhe dar uma dica! Meu esposo é pedreiro e trabalha para uma empresa mas não é de carteira assinada, e lá tem estagiários e não recebem nada! Nem um centavo, n o da passagem, acredito que só estão se submetendo a isso pelo fato de não ter estágio! Pois o mercado está saturada, até para engenheiro formado está difícil! Quem consegue é mas por indicação! Então se você poder logo estagiando é melhor! Comece o mais rápido possível, por que você tem muita coisa para aprender que a faculdade não te ensina.
Resumindo: o formado em engenharia civil não tem conforto financeiro trabalhando como engenheiro civil, apenas como empresário, e não precisa de diploma pra isso.
Vídeo ficou bem elaborado! Parabéns pelo conteúdo!
Concordo com o vídeo e adiciono mais uma opção: Concurso! Na situação que o país se encontra atualmente é uma alternativa
Olá Jeanny, realmente é mais uma das inúmeras opções que a Engenharia proporciona.
Que susto! Mas não vou desistir. Vou ser um profissional bem sucedido. 😉
Concordo plenamente no que você falou, acabei de me formar, e estou consciente que as coisas não são com disseram.
Boa Aurenio, segue firme!!
Parte pra outra profissão meu amigo, insistir nessa área é só muito estresse e pouco dinheiro.
Creio eu que quem escolhe o emprego pra si não é por causa do dinheiro e sim pelo amor e gosto pela profissão, abraço!
Tenho 15 anos e sou apaixonado por engenharia, meu sonho é se torna um engenheiro bem sucedido na vida, porém com os governantes de hoje em dia, as chances são quase nulas
Na verdade todas profissões são assim. Vence no mercado quem sabe empreender, aprender novas técnicas, inovar. etc.Infelizmente o dinheiro não cai do céu, tem que lutar muito, se aprimorar. As profissões são sazonais, por temporadas, antigamente torneiro mecãnico era o "cara", foi substituido por máquinas automáticas (CNC). Outra época advogados, com a formação de muitos profissionais, antes do exame OAB, o mercado ficou abarrotado.Isso é normal.
Parabéns pelo conteúdo.
Fazer o que gosta te torna um bom fazedor daquilo que se gosta. Logo, com a pratica você se torna melhor e se valoriza. É isso que dá dinheiro. Engenharia para dar dinheiro tem q ter a ver com você!
Show Daniel!!
Sério? Por acaso você trabalha de graça para fazer o que "gosta"?
@@placardavirada4100 ???? Q q ce ta falando vei? Kkkkk
@@DanielRocha-nz2ct "fazer o que gosta te torna um bom fazedor daquilo que gosta" e se isso que você gosta não lhe gera renda, como você vai pagar as contas?
@@DanielRocha-nz2ct porque ganhar dinheiro com a engenharia hoje tá complicado
A verdade e que estou estudando mais depois de formado do qur na graduação, ainda não consigo viver da profissão mas sei vou chegar lá.
Verdade, eu também. Tô aprendendo coisas estudando sozinha, que nem sabia que existia qdo estava na faculdade.
Pretendo fazer Engenharia Quimica, o mercado de trabalho também não está bom, saibam que as Engenharias não estão as mil maravilhas!
Oi Eduardo. Realmente, o mercado de trabalho não esta favorável para nós, profissionais da engenharia química. Porém, os conhecimentos adquiridos no curso nos permitem empreender de diversas formas, ou seja, para quem ama essa área, existe possibilidade de se reinventar, de exercer a profissão e ganhar dinheiro sem depender de contratações.
É verdade que quanto melhor for a universidade que você se forma mais chances você tem de conseguir um emprego? Quero fazer engenharia de software mais a maioria das faculdades não estão boas e tem muitas reclamações
Contratam químicos formados em processos químicos pra atuar como engenheiro que faz a mesma coisa e recebe menos
Bom, tenho 24 anos de formado em engenharia mecânica por universidade Federal. Se tivesse o poder de voltar no tempo, JAMAIS faria engenharia novamente, faria qualquer outro curso. Tambem afirmo que engenharia é incompatível com concursos públicos, enquanto que na área de saúde tem concursos nas esferas municipal, estadual e federal, com diversas vagas, engenharia quando aparece, tem 1 vaguinha. Para concursos ainda acho que engenharia civil é um pouco melhor que as outras. Enfim, eu não faria mais engenharia, todos os dias eu abro os olhos da minha filha adolescente. Eu diria, na dúvida, não faça engenharia.
Eu tenho 28 anos e fiz engenharia de automação numa federal. Eu também, se pudesse voltar ao tempo, teria feito outra coisa (ciência da computação). O mercado não consegue absorver tanta gente formada e, como o Brasil vem passando por um processo de desindustrialização, fica cada vez mais difícil entrar nessa área. Fui pra área de programação e não me arrependo.
Vc é da minha geração concordo com vc, tb sou Engenheiro Mecânico..jamais estudaria Eng mecânico. Forte abraço.
Totalmente de acuerdo, formación continuada y trabajo perseverante.
Show Guilherme :)
Seu vídeo é bem legal, mas não concordo 100%
Não acho que depende só de mim, o mercado está muito ruim. Seja para empreender ou para encontrar um espaço em alguma empresa. Me atualizo constantemente, meu currículo é bacana e elogiado. Estou me especializando em uma área dentro da engenharia. Termino minha graduação no final do próximo ano e ao msm tempo completo 10anos de construção civil (então tenho também experiência) e nunca foi tão difícil encontrar uma oportunidade aqui no RJ. Tenho até tristeza em lembrar no quanto ganho hoje. Da vontade de chutar o balde
@@MatosJr verdade! Ele diz que custou pra ganhar 2 mil. Migrou pra dar cursos. Então pq vai funcionar com quem quer trabalhar com obras, se nem pra ele deu?
@@MatosJr Eu ainda sou estudante, e estou super preocupada com isso. E me caiu a ficha da verdade á algum tempo. Infelizmente sei que é difícil, mas não podemos desistir, não?
Enfim, espero que talvez algum dia melhore o mercado de trabalho, para todos, aqui no Brasil, o que sei que por agora parece muito distante, isso é se algum dia acontecer...
@@MatosJr É que ele não quer imputar uma determinação que Engenheira está super saturada pra não matar o sonho de ninguém. Estou no 6 semestre, mas desanimado com o mercado de trabalho.
Mude de estado! Aqui no Nordeste (Ceará, Pernambuco, Piauí etc) está tendo várias construções
@@lucaseilara engenharia civil tá saturado. Tem engenheiro demais. Tu vai fazer uma obra aparece 30 engenheiros e 2 pedreiros.
Você disse especificamente da Engenharia Civil? E as outras Engenharias, estão na mesma? Eu estou cursando Engenharia Química.
Cara, depende demais! Tô cursando engenharia civil e meu primo já é formado. Todos os dias aparece um projeto novo pra ele e ele tá ganhando dinheiro demais. Engenharia civil da dinheiro sim! Se forme, e tire suas conclusões.
@@RibaraA Vc é de q estado?
@@mateusmemes146 Ceará
Rapaz , sou velho tenho 43 anos , engenheiro mecânico formado desde ano 2000 , posso falar que me arrependo, não tive ninguém para me informar, mercado péssimo talvez bom lá na década de 70 e 80 , por fim sou concursado ensino médio ganhando igual engenheiro...Hoje se fosse dar um conselho caso queira ser engenheiro seja florestal, sanitário, clínico , de gás, de energia renovável ou seja fuja das tradicionais.
@@eded9887 Civil tá ruim???
Sou pedreiro profissional e já ganhei muito dinheiro é isso que vc falou tem que adquiri conhecimento e muita experiência pra ter sucesso
Acho que o problema das pessoas é se formar pensando nos lucros, você tem que fazer algo que goste e agregar o conhecimento para si e consequentemente você será bom no que faz e vai conseguir o melhor emprego na área !
Show de bola
Vai lá e trabalha de graça ou em troca de comida então !!!!
@@Rodrigo-mm8pr Poiser, comentário impecil.
E como faz pra pagar os boletos do Fies depois de formado?
A realidade é que o engenheiro nunca vai faturar milhão. Ou ele é dono de uma construtora ou alguma empresa que dê para replicar o trabalho (e para isso não precisa ser engenheiro). Empresa de projeto é muito limitada, pois é impossível (ou quase) contratar seus... sei lá, 500 projetistas para trabalhar para você (se é possível ninguém fez ainda, e este também é outro caso que não precisa ser engenheiro). É muito subjetivo dizer se ganha bem ou mal, isso depende muito de pessoa para pessoa. Dá pra tirar 5 mil? Dá!, 10? 20? 50? Dá! 1 milhão? Acredito que não!
isso vale para qualquer profissão que você faz um curso e entra no mercado
Conheço engenheiro recém formado que tá ficando mais rico, acho que você já captou, ele já era rico, mas essa área mesmo quem não é rico consegue começar de baixo, diferente de qualquer outra engenharia
Alex boa noite. Boa matéria!!!
ME FORMEI EM 2020.2, SE QUISEREM UM CONSELHO. NÃO FAÇAM ENGENHARIA CIVIL. O MERCADO ESTÁ HUMILHANDO OS ENGENHEIROS, SÓ VEJO O PESSOAL SE RECLAMANDO DO MERCADO.
TRABALHO EM UM EMPRESA DE MÉDIO A GRANDE PORTE(HABITACIONAL DE 1.692 MORADIAS), MEU PAI É ENGENHEIRO DE NOME NO MEU ESTADO, MESMO ASSIM, NÃO ESTÁ FÁCIL. TALVEZ DAQUI COM UNS 30 ANOS, A CONSTRUÇÃO CIVIL NO BRASIL, PODE MELHORAR, TALVEZ.
PEÇO DESCULPAS, MAS ESTOU SENDO SINCERO.
Quanto ganha em média um engenheiro civil após formado?? Pf, eu tenho menos de 8 horas pra escolher minha profissão…
@@jc-ix7tc depende. Se você tiver alguém pra lhe indicar, tipo,parente ou políticos. Você pode ganhar 5000. Mas se não tiver, além de ficar de desempregado, quando aparecer, acontece como aconteceu com um conhecido meu, ganhava 2000. Mas você pode montar seu negócio e fazer projetos, mas aí requer experiência. Pois, não é fácil ser projetista. Confia no que digo, não faça, faça algo de tecnologia, mecatrônica, algo assim. Sucesso amigão, mas infelizmente, a construção civil tá ruim no nosso país.
@@Arrancada760 Fazer algo de tecnologia no Brasil? tá maluco? Não há tantas empresas de tecnologia aqui, tem muitos engenheiros nesse ramo desempregados. São graduações difíceis demais que simplesmente formam desempregados. Não dá nem para investir na carreira de pesquisador, porque acabaram com as bolsas.
@@matheuslima427 Vejo de maneira contrária, pois, conheço gente que tá faturando com isso. Enfim, respeito sua opnião.
Problema é que muitos faz tudo só pelo dinheiro,eu amo trabalhar na construção civil e estudo engenharia civil com gosto, pessoal acha que existe almoço grátis,se não ralar buscar perseverar nada vai,pessoas que quer tudo na mão não merece nada mesmo.
Olá, será que compensa começar a civil com 30 anos com 3 filhos? Trabalho a 10 anos com obras. Servente
Tentar da uma expandida como empreiteiro para ter um estabilidade maior para o período de estudo, pq a parte teórica amigo é pesado
Meu pai começou a faculdade de Engenharia com 29 anos , eu tinha 4 anos , hj em dia ele ganha quase 10 mil , vale muito a pena , faça vai dar muito certo
Muito obrigado amigos, vou começar, na fé, meu pai tem empreiteira de obras, vai ajudar
Sou mestre de obras, tenho 34 anos , e tenho mais de 15 anos de obra , vou ingressar este ano na engenharia , estou bem confiante.
Pretendo ate os 40 anos tá formado e ganhando no mínimo 6mil .
Hoje em dia ganho 3500 a 4000 , espero que eu consiga ganha bem mais que isso kk
Sim me formo esse ano comecei com 30 agora tenho 35
Existe alguma diferença no mercado de trabalho entre um engenheiro formado em universidade publica e uma universidade particular?
Cara na minha opinião uma pessoa que forma na ufu tem quase as msm chances de uma pessoa que forma em uma Universidade partícular
De uma coisa eu sei, as profissões que geram renda hoje é ser youtuber, 😅 logo irei me especializar pra atuar nas redes
Kkkk
Seguir sua vocação é o melhor caminho p prosperar.
Exato :)
Excelente vídeo! Sigo a mesma linha do seu raciocínio, Alex. Quando eu fiz Eng. Civil, foi por realizar um sonho desde adolescente, mas que só tive oportunidade em fazer depois, a maioria entrou na faculdade visando que ganharia muito dinheiro. Na época que fiz, estava aquela onda de que "faltava engenheiro", que "engenheiro civil vai ficar rico", e a realidade não é bem assim. Muitas faculdades particulares tem culpa por propaganda enganosa sobre o curso, muito delas com ensino ruim, salas com 120 alunos começando o curso, e 80 se formando (conheço muitos que se formaram e mal sabem fazem cálculos simples, famoso 'levando nas coxas' durante o curso). O sucesso é consequência do seu esforço e dedicação.
Fala Fábio, obrigado por contribuir com a sua história. Realmente aconteceu isso na época. "O sucesso é consequência do seu esforço e dedicação" Boa!! Abraços
Fabio , sem querer parecer indelicado .. quando vc ganha hoje? passei em engenharia, mas tenho medo pois tem um pessoal fala que ta saturado e outros falam que vai render muito no futuro ainda.
Perfeito o vídeo!