NORMA ABNT NBR 7256:2021 (VÍDEO 2/2)

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 5 вер 2024

КОМЕНТАРІ • 48

  • @kennedysantos6339
    @kennedysantos6339 Рік тому +3

    deixando claro que estou fazendo meus projetos hospitalares baseados nos cálculos desse vídeo, achei muito bacana, aguardando mais vídeos.

    • @sp1arcondicionado164
      @sp1arcondicionado164  Рік тому

      Olá amigo, obrigado pela participação, fico feliz em poder contribuir. Um abraço!

  • @582Narrador
    @582Narrador 2 роки тому +1

    Parabéns pelo video Silvio.

  • @gabrieldizarocorreia3808
    @gabrieldizarocorreia3808 2 роки тому +1

    Muito boa a abordagem da norma.
    Parabéns pela apresentação

  • @refrisulsystem3354
    @refrisulsystem3354 2 роки тому

    muito bons vídeo Eng Silvio Amauri santa casa de presidente prudente .

  • @danilolobosouza
    @danilolobosouza 5 місяців тому

    Clínicas odontológicas ficam enquadradas pela 7256 ?

    • @sp1arcondicionado164
      @sp1arcondicionado164  4 місяці тому

      Olá amigo! Sim as clínicas odontológicas estão enquadradas na NBR 7256:2022, abço Silvio.

  • @luizpaes8237
    @luizpaes8237 Рік тому

    Bastante elucidativa. Acrescento que vc poderia renovar a palestra com os novos equipamentos colocados à disposição, hoje, em fevereiro de 2023. Parabéns.

    • @sp1arcondicionado164
      @sp1arcondicionado164  Рік тому

      Olá amigo agradeço a participação, em breve teremos lançamento desses equipamentos, quando novos vídeos serão postados, no momento não temos muitas novidades nesta área, abraço

  • @anamariagoncalves7936
    @anamariagoncalves7936 2 роки тому +1

    Excelente apresentação! Entendo que a norma procurou atender as questões de segurança com relação a qualidade do ar nos ambientes. Porém, no caso de um consultório de odontologia, por exemplo, situado em um shopping ou edifício comercial fica muito difícil exigir um equipamento tão "sofisticado". Mais ainda pq não se tem modelos mais compactos no mercado.

    • @sp1arcondicionado164
      @sp1arcondicionado164  2 роки тому +1

      Olá amiga, realmente a norma NBR 7256 em sua revisão está sendo aplicada agora e com certeza haverá de ocorrer situações em que o projetista deve buscar soluções que tragam resultados satisfatórios, em custos acessíveis. Obrigado pela sua participação

  • @marceloalvesdonascimento5827
    @marceloalvesdonascimento5827 2 роки тому +1

    Desculpe, mas preciso fazer uma ressalva quanto a aprovação do projeto na vigilância sanitária de São Paulo, liguei para órgão para verificar como fazem a fiscalização e fui informado que é pela RDC50 que diz assim:
    Os setores com condicionamento para fins de conforto, como salas administrativas, quartos de
    internação, etc.,devem ser atendidos pelos parâmetros básicos de projeto definidos na norma da ABNT
    NBR 6401.
    Os setores destinados à assepsia e conforto, tais como salas de cirurgias, UTI, berçário, nutrição
    parenteral, etc.,devem atender às exigências da NBR-7256.

    • @sp1arcondicionado164
      @sp1arcondicionado164  2 роки тому +3

      Então, as normas são orientativas, mas não esgotam 100% do assunto. A experiência do projetista deve sempre prevalecer na escolha dos equipamentos e sistemas mais adequados.

  • @kennedysantos6339
    @kennedysantos6339 Рік тому +1

    Meus parabéns pela explicação, me ajudou demais, mais fiquei com uma duvida, a forma de calculo do ambiente hospitalar é diferente dos demais ? os outros locais , é incluído nos cálculos paredes, quantidade de pessoas no ambiente, portas, janelas etc. e nesse de ambiente hospitalar não inclui nada disso?

    • @sp1arcondicionado164
      @sp1arcondicionado164  Рік тому +1

      Olá amigo, agradeço a participação, respondendo a sua pergunta. O ambiente hospitalar deve seguir os parâmetros conforme o tipo de utilização, os quais estão detalhados nas tabelas respectivas da NBR 7256

    • @kennedysantos6339
      @kennedysantos6339 Рік тому

      @@sp1arcondicionado164 não pensa em dar um curso de projetista voltado para área hospitalar? é uma boa, muitas duvidas surgiram entre nos profissionais
      êxito

  • @julioparejapr
    @julioparejapr Рік тому

    Olá, um laboratório para coleta de sangue se enquadra em qual nível da norma ?

    • @sp1arcondicionado164
      @sp1arcondicionado164  Рік тому

      Olá amigo, nesse caso seria compatível à Sala de Exame/Consultório - tabela A.7 da NBR 7256:2022, abço - Silvio Parreiras

  • @luishenriquechagas7698
    @luishenriquechagas7698 2 роки тому

    Parabéns pela apresentação. Eu notei que na live a ABNT não tem muitas respostas, principalmente para os hospitais públicos. Fazer normas para não serem atendidas??? A primeira coisa que deveria existir na norma é a aprovação do projeto de climatização em conjunto com o projeto arquitetônico pela Anvisa. Senão o orgão público ou cliente final gataram tempo e dinheiro em um projeto onde não existirá possibilidade de se instalar um sistema de climatização adequado a norma.

    • @sp1arcondicionado164
      @sp1arcondicionado164  2 роки тому

      Olá amigo, realmente vc tem razão. Infelizmente quem deveria cobrar o cumprimento das normas nem sempre está devidamente qualificado para isso. Mas, nós profissionais da area precisamos sempre estar trabalhando conforme as normas e recomendações técnicas. Obrigado pela participação!

  • @luizmendes1625
    @luizmendes1625 2 роки тому

    Olá Sílvio, agradeço pelos esclarecimentos no teu vídeo, elucidou muito vários pontos.
    Gostaria de aproveitar para tirar três dúvidas:
    1º - Em UTIs, nas áreas dos Leitos comuns devo utilizar um equipamento por leito, ou posso utilizar um equipamento central?
    2° - Na norma não fala sobre áreas dos plantonistas, Copas/Estar Médico dentro de ambientes como UTI por exemplo, como devo tratar esses ambientes?
    3º - Posso utilizar UTAs no entreforro dos ambientes atendidos? Nesse caso a troca dos filtros seria dentro da sala. Pensei em colocar as máquinas no corredor para trocas de filtros, mas mesmo assim ainda estaria dentro de uma área específica.
    Grato pela Atenção

    • @sp1arcondicionado164
      @sp1arcondicionado164  2 роки тому +1

      Olá amigo, agradeço a participação. Sobre usarmos uma UTA central para todos os leitos da UTI não há proibição, dependerá dos recursos e espaços disponíveis no seu projeto. Os ambientes que vc citou são áreas de apoio, podemos tratar como conforto (NBR 16401). Utas nos entreforros, a solução do corredor é uma boa opção. Abraços

    • @luizmendes1625
      @luizmendes1625 2 роки тому

      @@sp1arcondicionado164 obrigado pelas informações.

  • @Sadraca
    @Sadraca 2 роки тому

    Estou sofrendo com um hospital antigo que tem umas áreas de consultórios e exames simples que não consigo instalar nenhum equipamento com essa filtragem, pois não tenho altura para trabalhar, 2,30m piso laje.

    • @sp1arcondicionado164
      @sp1arcondicionado164  2 роки тому +1

      Olá amigo, isso realmente é um problema, pois as edificações mais antigas não foram projetadas para receber esses equipamentos com grau de filtragem e vazões de ar para atender a NBR 7256:2021. Temos um desafio enorme pela frente... Se quiser pode me passar a situação por e-mail e vejo se posso ajudar de alguma forma. (contato@sp1arcondiconado.com.br) Um abraço!

  • @refrisulsystem3354
    @refrisulsystem3354 Рік тому

    professor Silvio sr faz alguma indicação de software de cálculo de dutos

    • @sp1arcondicionado164
      @sp1arcondicionado164  Рік тому

      Olá amigo, costumo usar planilha excell com o método da perda de carga constante. Abraços. Me manda um e-mail e eu te passo a planilha!

  • @marceloalvesdonascimento5827
    @marceloalvesdonascimento5827 2 роки тому

    Boa tarde, muito boa a explicação, eu gostaria de perguntar sobre uma dúvida se deve instalar filtro no retorno de ar.
    Obrigado.

    • @sp1arcondicionado164
      @sp1arcondicionado164  2 роки тому

      Olá Marcelo obrigado pela sua participação. O filtro de ar no retorno é mais comum de ser usado na casa de máquinas, na entrada do duto de retorno na casa de máquinas. Ou em alguns casos quando o retorno é por plenum, para minimizar a quantidade de sujidades na casa de máquinas. Um abraço!

    • @marceloalvesdonascimento5827
      @marceloalvesdonascimento5827 2 роки тому

      @@sp1arcondicionado164 OBRIGADO POR RESPONDER, EU ESTOU PROJETANDO 2 SALAS DE CIRURGIA, COM A MESMA MÁQUINA E VI NA NORMA QUE O RETORNO DEVE SER DUTADO ATÉ O PLENUM, SÓ NÃO CONSEGUI INTERPRETAR SE EXISTE A NECESSIDADE DE FILTROS DA MESMA CLASSE NO RETORNO TANTO COMO NO INSUFLAMENTO, PARA EVITAR CONTAMINAÇÃO CRUZADA.

  • @rudineimartiniano1595
    @rudineimartiniano1595 2 роки тому

    Sílvio, parabéns pela apresentação!
    Gostaria de saber sua opinião sobre a seguinte situação existente numa clínica médica:
    O local possui splits instalados e não tem renovação de ar. A clínica já é antiga, e não tem previsão para realizar qualquer reforma.
    1) Conforme norma, precisa ter a renovação; não há dúvidas quanto a isso. A pergunta é: ao instalar sistema de renovação de ar, será considerado que a clínica "está em reforma"? Se a resposta for sim, como atender a norma, sendo que o cliente não aceitará fazer grandes mudanças?
    2) Se instalarmos caixa de ventilação no ambiente, de forma a atender a "movimentação e a filtragem do ar" e, também, a renovação, sendo que a função dos splits continuará sendo a retirada de carga térmica, pode ser considerado que estamos atendendo os requisitos da norma?

    • @sp1arcondicionado164
      @sp1arcondicionado164  2 роки тому +1

      Olá amigo! Agradeço a participação! Vamos lá... a norma é muito recente e a sua aplicação vem sendo interpretada de forma mais flexível pelas vigilâncias sanitárias; Quando gravei esse vídeo as coisas ainda estavam muito recentes. Mas sem mais "enrolação" vamos as respostas às 2 questões:
      A resposta a primeira pergunta é SIM. Se for instalar o sistema de renovação de ar deve-se atender à norma NBR 7256:2021. Sugiro elaborar um projeto e submeter à aprovação da vigilância sanitária do município, já que a clínica é existente e já opera com splits, imagino que seja difícil e muito caro alterar todo o sistema de climatização. Dependerá do tipo de clínica e do nível de criticidade dos ambientes. O bom senso sempre é a melhor saída, mas sempre deve-se documentar o projeto e submeter à aprovação da vigilância sanitária, para evitar surpresas desagradáveis no futuro.

    • @rudineimartiniano1595
      @rudineimartiniano1595 2 роки тому

      @@sp1arcondicionado164 agradeço por sua atenção e resposta. Um obstáculo que haverá na hora de apresentar o projeto à vigilância sanitária é a falta de conhecimento técnico deles. Então, como agir neste momento?

  • @iagoozairesdeaguilar5665
    @iagoozairesdeaguilar5665 2 роки тому

    Quando o ambiente tem que ter insuflamento e quando tem que ter exaustão??

    • @sp1arcondicionado164
      @sp1arcondicionado164  2 роки тому

      Olá amigo! Depende de cada caso, a nova NBR 7256:2021 publicou as tabelas de referência, podemos consultar as aplicações nessas tabelas de referência. Como regra geral, quando se deseja obter pressão negativa no ambiente, a exaustão é necessária. Quando a pressão da sala é positiva, pode ou não ter a necessidade de exaustão, devemos nos guiar pelas tabelas de referência. Um abraço e obrigado por assistir nossos vídeos.

  • @ligiadacostagarcia2713
    @ligiadacostagarcia2713 2 роки тому

    Agraço e parabenizo pela apresentação! E gostaria de saber se o sr poderia me tirar 2 dúvidas sobre a norma.
    1ª) Em relação as opções de sistemas para as salas PE e AII do anexo C (tipo bolha, cascata ou sumidouro) quais critérios devo usar para escolher uma e não outra? ou para entender que uma delas é preferível para determinada situação?
    2ª) Sobre o item L da sessão 6.3 da norma, que fala sobre os AII e afirma que é possível usar um sistema para atender vários ambientes AII desde que haja 100% de renovação e expurgo individual. A dúvida seria o que posso entender por "um sistema", por exemplo tenho 8 quartos com um fancolete para cada quarto, mas essas máquinas são abastecidos pelo mesmo sistema de dutos de ar de renovação; entendo isso como um sistema único ou cada fancolete é um sistema a parte?
    E sobre o "expurgo individual" quer dizer que terá de ter um exaustor pra cada quarto? Ou seja, não posso ter um sistema de dutos com apenas um exaustor no final? Ou ainda, sendo o jeito, será que poderia ter um exaustor pra cada, cuja descarga do ar se desse através de um sistema de dutos em um único ponto?
    Grata desde já!

    • @sp1arcondicionado164
      @sp1arcondicionado164  2 роки тому +1

      Olá Lígia, obrigado por assistir nossos vídeos. Com relação às suas dúvidas:
      1ª) mega.nz/file/QGIxHYLR#v8AAAMLn6URhHSu4__nmdbKt-yboQnQ0K6T6LA1Qj3o. Baixando esse arquivo através do link acima, você vai poder acompanhar em um dos itens, uma explicação bem direta sobre as ante-câmaras e quando usamos uma ou outra,
      2ª) Aqui no item l da norma, quando diz "sistema" trata-se de sistema de condicionamento de ar do tipo central, sendo que nesse caso, cada leito de isolamento deve possuir o seu exaustor individual e o condicionador de ar deve trabalhar com 100% de ar externo (sem retorno).
      Um abraço!

    • @ligiadacostagarcia2713
      @ligiadacostagarcia2713 2 роки тому +1

      @@sp1arcondicionado164 Agradeço demais mesmo! Ficou cristalino! Excelente artigo! Tomarei minha decisão mais segura e fundamentada agora! E não conhecia essa revista... Fiquei muito interessa pelas outras 2 partes do artigo. Mais uma vez obrigada!

    • @sp1arcondicionado164
      @sp1arcondicionado164  2 роки тому +2

      @@ligiadacostagarcia2713 que bom que ajudei! Abraços

  • @daniloaguiar.1
    @daniloaguiar.1 Рік тому

    Boa tarde
    No caso de pressão negativa, como deve ser instalado os filtros? No retorno ou insuflamento?

    • @sp1arcondicionado164
      @sp1arcondicionado164  Рік тому +1

      Olá amigo, se for uma área de isolamento por exemplo, com riscos de contaminação para fora do ambiente isolado, deve haver o filtro na entrada e na saída de ar. Utilizar os filtros conforme classificação exigida pela norma específica. Um abraço e obrigado pela participação.

  • @MarcoViana85
    @MarcoViana85 Рік тому

    Olá!
    Sou Engenheiro Biomédico e não tenho conhecimento nessa parte de ar condicionado hospitalar.
    A minha dúvida é se, na sala de tomografia deve-se ser pressão negativa. Imagino que se levar um paciente com uma tuberculose ou a própria COVID para realizar o exame , a sala tem que estar com pressão negativa. Se for possível, esclareça minha dúvida.
    Obrigado e parabéns pelos vídeos.

    • @sp1arcondicionado164
      @sp1arcondicionado164  Рік тому

      Olá amigo obrigado por participar do nosso canal. A pressão normalmente deverá ser positiva, porém pode-se instalar um sistema de exaustão para propiciar pressão negativa nesses casos esporádicos.

  • @andersonlauxen7040
    @andersonlauxen7040 2 роки тому

    Olá Silvio!
    Sou engenheiro mecânico, e estou começando a atuar na área.
    Tenho dúvidas sobre projetos de Ar condicionado… gostaria de poder ter sua opinião. Como posso contata-lo de forma mais direta? E-mail? LinkedIn?
    Desde já obrigado por trazer esses conteúdos pra gente que trabalha na área.
    Abraço!

    • @sp1arcondicionado164
      @sp1arcondicionado164  2 роки тому

      Olá amigo, parabéns pela busca de conhecimento. Como vc está iniciando na área, sugiro buscar uma formação de base, a ABRAVA oferece curso para projetistas, caso venha de encontro com a sua expectativa. Para mantermos contato peço que seja por e-mail: contato@sp1arcondicionado.com.br Abraços