LUTO: Como lidar com a perda de uma pessoa importante...

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 4 лис 2024

КОМЕНТАРІ • 75

  • @taniacarbone2144
    @taniacarbone2144 2 роки тому +1

    Perfeito e claro todos os sentimentos que vc colocou no vídeo , é uma verdadeira montanha russa de emoções , é caminhar no deserto escuro..... estou nesse processo a 6 meses pela perda de meu filho num acidente de trabalho !

  • @devalberto
    @devalberto Рік тому +3

    Eu (H 22) perdi minha mãe, meu irmão mais velho ambos em 2021 e também recentemente meu pai em 2022.
    Minha mente nunca mais será a mesma de antes, por um momento até perdi a minha capacidade de me comunicar bem, por conta do trauma sofrido mas, agora estou recuperando aos poucos e tentando cultivar bons hábitos, acordar e dormir a mesma hora, beber muita água para valer, estudar inglês nos tempos livres, etc.
    Fazia muito tempo que não pensava na perda deles, mas não dá para ignorar o elefante na sala, hoje pela primeira vez desde o falecimento do meu pai, novamente tive uma sensação de tristeza profunda , um vazio inexprimível. Foi forte demais, sinto que preciso de um tempo para digerir bem isso e seguir realmente em frente.
    Isso mudou definitivamente a minha perspectiva sobre a vida, e o significado das brigas/conflitos fúteis que temos com as pessoas que nos cercam e das coisas materiais que tanto matamos-nos em correr atrás.
    Com tudo isso dito, digo ainda bem que sou Cristão, se não fosse talvez não suportaria isso tudo.

  • @matheusgrandelli2983
    @matheusgrandelli2983 3 роки тому +39

    Oie Julio, antes de assistir eu quero desabafar, te acompanho desde pivete e o titulo me chamou atenção pq está condizendo o que estou vivendo hoje infelizmente.
    "Enquanto houver vida, há esperança."
    Estou com minha mãe internada na UTI, ela está com câncer de pulmão, metástase óssea e cerebral.
    Estou passando pelo pior e mais difícil ano da minha vida, com inflações absurdas, problema em conseguir um salario adequado e o pior de tudo, desde o começo do ano com minha mãe na decadência de sua saúde, piorando dia apôs dia sem sabermos o que ela tinha, foi a poucas semanas atrás que descobrimos a infelicidade dela estar com câncer e ainda ter se espalhado.
    Hoje, exatamente hoje eu fui pressionado por meu supervisor que ao dar 2 atestados de 7 dias contabilizando 14 eu não poderia dar mais nenhum para poder acompanhar minha mãe se não eu entraria no INSS e não teria o direito, e infelizmente acabei sendo demitido da empresa que trabalha (em uma area que não atuo, forçado por conta da pandemia) e estou esperando agr o seguro desemprego, mas o pior é ver minha mãe uma pessoa que desde sua infância já sofreu muito na sua vida, dormiu em rodoviárias e também em estações de trem (que na época ainda existia).
    Hoje ela tem 50 anos e eu 21, agr que estou começando a poder ajudar ela a conquistar uma vida melhor isso acontece, eu sei que a vida é injusta e vai te foder varias vezes antes de você conseguir chegar onde almeja, mas pq logo um câncer?
    Eu prometi a mim mesmo aos 16 anos que eu séria um dos maiores empresários desde país, já fui militar e apoio 1000% o sobrevivencialismo, carrego em meu peito o brasão que tu usa no canal literalmente. Eu sempre lutei a minha vida inteira por respeito e uma vida mais digna, agora que estou a quase perder minha mãe eu fico questionando as vontades de Deus e pq ele nos faz sofrer tanto e se tem como se preparar pra algo desse tipo, pq se existe eu não consegui encontrar.
    Sou filho único, meu pai ajuda com o que pode mas são separados a anos, tenho de fazer tudo e mais um pouco, me divido em mil se for preciso, mas nem sempre vou conseguir dar cabo de tudo infelizmente, me encontro em uma situação que não consigo ver uma saída, mas graças aos meus pilares emocionais de conduta, sobrevivência e valência onde sempre vejo o lado positivo das coisas estão me mantendo de pé e com sanidade pra lidar com tudo isso, se não eu não sei o que poderia acontecer com qualquer outra pessoa que não tivesse esses pilares.
    (fale qualquer hora em um vídeo sobre a importância de ter um pilar emocional bem solido e como conseguir.)
    Obrigado por fazer dos meus dias um pouco melhor Julio, desde 2015 abraços.!

    • @kleitonfragoso483
      @kleitonfragoso483 3 роки тому +13

      Olá Matheus, tudo bem? Li todo o seu relato e te digo que também passei por isso ano passado, porém com meu irmão.
      Em 2018 meu irmão foi diagnosticado com câncer, em 2020 ele veio a falecer. Foram os anos mais sofridos e mais tristes que passei, na época, eu trabalhava em uma farmácia e passei por uma situação semelhante. Eu tinha que levar ele para a Santa Casa e acabava faltando no trabalho, recebi advertência, eles recusavam meus comprovantes e etc. No fim, quando meu irmão faleceu eu larguei o trabalho no mesmo dia, nunca mais pisei os pés naquele lugar.
      Minha mãe tem depressão e esquizofrenia já a alguns anos devido ao passado traumático dela (ela passou fome na infância no nordeste, veio para são paulo sem saber nada e acabou indo morar no fundo de uma favela, onde ela apanhava do lixo do meu pai).
      Digo para você sem medo, pois tive os dois casos na família: A pior doença que existe é a doença mental, pois aquela pessoa que você ama "morre" por dentro, mas continua sofrendo. Minha mãe mudou completamente, ela já não é ela mesma a muitos anos... É como se ela tivesse morrido mesmo, mas sobra somente a casca vazia.
      Meu irmão sofreu por dois anos, mas suportou e levou tudo com leveza, tentou aproveitar ao máximo e partiu sedado, dormindo.
      Portanto, tente minimizar o sofrimento da sua mãe o máximo que você puder. Tente aproveitar seu tempo com ela e tentar relaxar, tente tornar o ambiente leve por mais difícil que pareça, tente evitar deixar o desespero tomar conta de você e dela, converse sobre assuntos diferentes e tranquilos.
      Depois que meu irmão faleceu, recebi um whatsapp da enfermeira que entubou e sedou ele, ela disse que ele pegou um objeto e fez como se fosse um microfone e ficou cantando e brincando, enquanto ela preparava tudo. No fim, precisou de 4 paradas cardio-respiratória pra levar ele.
      Ele lutou até o fim. Se a vida derrubou ele, ele caiu, mas caiu batendo de volta.
      Para mim, essa é a definição de ser um guerreiro, forte, imbatível, admirável, um Sobrevivencialista Nato (Sem ao menos saber que isso existe).
      Não desista! Nunca! Jamais! Mesmo que pareça pesado demais, suporte! mesmo que doa, aguente! Mesmo que você caia, se levante! Se tranque no banheiro e chore, mas depois saia e volte para a luta! O que não te mata só te deixa mais forte!
      A dor não passa com o tempo. Você que aprende a suporta-la.

    • @nilbertomachado4364
      @nilbertomachado4364 3 роки тому +1

      força cara!

    • @eduardoqueiroga2551
      @eduardoqueiroga2551 3 роки тому +1

      Matheus você é um guerreiro! Você é o reflexo na prática do soldado incansável, sempre buscando vencer suas batalhas e eu te desejo todas as forças do mundo pra que você consiga se livrar de tudo isso que te aflige. Fique bem amigo, cuide da sua mãe e cuide de você também.

    • @ZeitGeist357
      @ZeitGeist357 3 роки тому

      @@kleitonfragoso483 nem sei o que dizer man. A vida é muito estranha as vezes...Acho que a única coisa que me conforta é saber que a morte é uma transferência. Devemos levar as coisas de um jeito leve, como você disse. Vivemos nossa vida inteira com uma seriedade que nos mata por dentro, quando tudo que precisamos fazer é levar as coisas menos a serio, com mais leveza. Em 2018 eu quase perdi meu pai e minha mãe, tendo 15 anos na época. Isso me levou a muitas reflexões. No final, digo novamente: não existe morte, existe transferência. Não estou falando de "céu" e nem de "reencarnação". Eu recomendo muito você e sua mãe assistirem o canal no youtube "Afinal, o que somos nós?". Nesse canal são entrevistadas pessoas que morreram mas devido a tecnologia hospitalar voltaram a vida, porém todas relatam uma experiência extra corporal que seria impossível ser criada pela mente. Em outras palavras, vida após a morte. Um relato é mais impressionante que o outro. Recomendo demais amigo...

    • @Kaferreira77
      @Kaferreira77 3 роки тому +1

      Olá Matheus! Sinto muito por td q vc tá passando, é delicado falar algo. Mas o q eu queria te falar é que em relação a Deus, eu tbm pensava da mesma maneira, e confesso q não entendia, essas coisas q acontece infelizmente no mundo inteiro. Mas eu encontrei a resposta, a coerência em todos os assuntos. A religião não nos ajuda nisso, pois é um sistema q seus interesses são outros. O q eu quero te falar eh q hoje me sinto muito feliz e realizada por ter encontrado o q procurava, q foi a Filosofia EX. Td o q eu não aprendi na minha vida toda, eu aprendi com a Filosofia e sou feliz demais por isso, hoje sou livre, nada me prende mais. Desejo sabedoria e muita energia positiva pra vc.

  • @mauriciohenriquevilarino2181
    @mauriciohenriquevilarino2181 3 роки тому +5

    Perdi a minha avó, a mulher que me criou e que eu considerava como mãe no dia 15/07/2021. Ela foi internada dia 07/05/2021, fazia hemodiálise, já tinha sofrido um AVC mas estava bem, recuperada. De uma situação sob controle foi pra uma situação que até os médicos não sabem explicar. Ela foi perdendo a consciência aos poucos e chegou a ficar entubada por mais de 15 dias. Chegou a ficar no CTI por uma semana. Mas graças a Deus ela se recuperou e conseguiu acordar. Me doía demais vê-la daquele jeito, chorava em casa, no hospital, no trabalho. Quando ela voltou para o quarto do hospital foi a primeira vez na minha vida que eu chorei de felicidade. Dividia o meu tempo entre trabalhar durante o dia e ficar com ela a noite no hospital. Por Deus que valeu demais a pena. Ela estava bem, se recuperando, se alimentando bem e pronta pra ganhar alta e voltar pro conforto do lar. Ela veio embora pra casa no dia 13/07/2021, cheguei do trabalho e fui direto ver ela. Caramba, aquela foi a melhor noite que eu tive com ela, rimos muito, jantamos, carreguei ela no colo, assistimos Atlético-MG x Boca e ela nem gosta de futebol. Quando deu 23h eu me preparei pra ir embora, coloquei ela de volta na cama, dei um beijo na testa, falei q a amava e que tava muito feliz que ela tava de volta. Fui embora mas na intenção de voltar no dia seguinte, oq não foi possível pq no dia seguinte ela voltou para o hospital e no dia seguinte ela faleceu. A morte dela dói demais, todos os dias. As lembranças, os risos, as histórias, as coisas que eu podia ter feito e não fiz por achar que haveria mais um dia em nossas vidas. Dia 19/09 é aniversário dela e ela partiu sem eu poder fazer sua festa surpresa e dar um abraço nela. Já perdi as contas de quantas vezes parei pra secar os olhos enquanto escrevo isso aqui. Agradeço a Deus por ter passado os últimos momentos da vida dela do lado, por ser o primeiro que ela viu quando saiu do CTI, o que ficou com ela quando ela achou que estava sozinha, o que contou pra ela que o seu maior sonho estava se realizando, msm que ela não possa ver. Sinto muito a falta dela, só Deus sabe o quanto. Tive um amigo que me ajudou até onde pode, mas hj eu sigo sozinho, acho até melhor. Agradeço ao Júlio Lobo e aos seus canais pela força que vem me dando pra seguir forte nesse período, vcs tem uma influência pesada na minha vida, obrigado.

  • @julianapassos7714
    @julianapassos7714 4 місяці тому +2

    Meu marido morreu há exatamente 3 meses e a dor não diminui de forma alguma, ele era saudável e sofreu um acidente de trabalho. Eu luto todos os dias para me manter de pé, trabalhar, estudar , em fim é muito sofrimento, todos os dias os questionamentos na minha mente são profundos . Por que ? Pra que ? É incompreensível demais ver alguém que gostava de viver ir embora no final de um dia de trabalho.

    • @andregck9056
      @andregck9056 2 місяці тому +1

      As coisas ficam sem sentido

  • @paulodias3664
    @paulodias3664 3 роки тому +5

    Tenho 47 anos.
    Perdi meu filho a 4 anos 1 mês e 29 dias.
    Ele faria 21 anos 15/08/2017.
    Quero ver quem passou por isso explicar tão didaticamente. Seu conteúdo é excelente. Te admiro muito.

  • @iurifranco
    @iurifranco 3 роки тому +1

    Algumas vezes o processo de morte é muito mais pesado do que a própria morte. A morte por vezes é a libertação de uma porrada de sofrimentos que temos nesse planeta.

  • @cesarmayhem
    @cesarmayhem 3 роки тому +2

    Ola Júlio, perdi minha mãe a um mês atrás vítima de sequelas da Covid, acredito que estou na fase depressiva... não desejo isso para ninguem, estou tentando sair disso indo para entrar na reconstrução... grato pelo vídeo esta me ajudando muito a entender e superar tudo isso.

  • @undertaker1800
    @undertaker1800 3 роки тому +1

    Perdi meu pai tinha 11 anos.
    Há 30.anos que não superei
    Impossível superar. Vc vai vivendo
    A obrigação do homem é ser assim

  • @lucianacorrea9655
    @lucianacorrea9655 3 роки тому +4

    Perdi minha mãe a 3 meses,eu ainda estou de luto.

  • @so-ares
    @so-ares 3 роки тому +4

    Eu nunca gostei de velório e continuo não gostando, mas nos últimos anos entendi melhor a importância para algumas pessoas.
    Quando eu era mais jovem não fui em alguns velórios devido ao fato que achava besteira (e no fundo ainda acho), porém foi um erro devido ao fato que nem todos pensam como eu. O maior exemplo foi a morte da minha avó, eu morava longe e pensei "uai, já estava doente e sofrendo, iria morrer, beleza, enterra, não tem motivo para eu pegar avião e gastar uma grana para ir até lá". Ok, eu tive essa opinião bem racional e não fui, minha avó morta não deve ter ligado... mas minha madrinha, filha dela, passou mais de 10 anos sem falar uma palavra comigo. Eu deveria ter ido para estar do lado da minha madrinha.
    Eu não gosto de velórios, mas hoje entendo que é algo necessário para algumas pessoas. Hoje eu vou, não falo porra nenhuma neles, mas vou para ficar do lado de quem precisa de ter alguém do lado.

  • @planetacnc
    @planetacnc 3 роки тому +7

    Eu venho de uma serie de perdas, a ultima foi agora dia 12/09. Tudo que o Júlio esta falando aconteceu !

    • @TheDricavasa
      @TheDricavasa 3 роки тому +3

      Eu também, perdi minha mãe faz 20 anos e agora faz 1 mês que perdi meu pai, não tenho filhos nem marido, perdi financeiramente (perdi até carro, enfim), mas apesar da dor, continuo olhando para a frente, choro, dói demais….mas tenho que continuar…escrever uma nova história….

    • @planetacnc
      @planetacnc 3 роки тому

      @@TheDricavasa Força minha amiga!

    • @gabrieldeoliveira659
      @gabrieldeoliveira659 3 роки тому +2

      @@TheDricavasa Coragem se o que você quer é aquilo que pensa e faz, essa frase é de Raul Seixas e fez muito sentido pra mim depois da morte do meu avó e agora mas recente (cerca de um ano) a morte da minha bisavó que viveu muito bem, em fim CORAGEM é a palavra

  • @ivanosilvadeoliveida9896
    @ivanosilvadeoliveida9896 3 роки тому +11

    Perdi irmão cedo .Doeu. Perdi minha mãe. Doeu mais ainda. Mas tenho filhas e esposa. Vida que segue. E não é morte é desencarnar. Já recebi carta de minha mãe. Só ela sabia como me chamar e foi legal. Vida após a vida. Saúde e paz a todos...

  • @murilooliveira1671
    @murilooliveira1671 3 роки тому +1

    As pancadas em minha vida começaram cedo, um pai que depois de casado, com bom emprego, dois filhos eu com 3 anos e meu irmão com 11 meses, se viciou em cocaína, agredia a minha mãe e em uma de suas crises resolveu cometer suicídio.
    Hoje com 33 anos me lembro da noite perfeitamente.
    Depois disso perdi muitos amigos, familiares de muitas formas e várias delas trágicas de maneiras absurdas.
    A cada processo de luto fui criando uma casca, sinto todos os processos, mas aprendi que existem pessoas que precisam muito mais de apoio ali, mais do que preciso do apoio delas.
    Recentemente perdi minha avó por infarto e meu padrasto por problemas renais e cardíacos.
    Em menos de 7 dias de diferença um do outro.
    Fiquei muito mal, chorei e sinto a falta todos os dias, mas aí parei e pensei:
    Poxa e minha mãe?
    Perdeu a mãe dela e o marido de 26 anos de casada.
    Precisava muito mais de apoio do que eu,
    A VIDA SEGUE!

  • @gabrieldeoliveira659
    @gabrieldeoliveira659 3 роки тому +2

    desde que meu avó morreu (já faz ums 2 anos) quando eu penso nele da vontade de chorar e ainda assim tenho dificuldade de me comunicar mas eu superei, passou com o "tempo"

  • @Lucaseavida
    @Lucaseavida 3 роки тому +2

    Te mandei mensagem pelo seu Instagram e pelo whatsapp da loja SV... Perdi meu irmão assassinado a pouco mais de um ano e meu pai a quase 5 meses... Meu pai era minha alma gêmea e eu não estou conseguindo seguir em frente... "Pagaria caro" por um papo contigo Júlio, essa filosofia de vida do sobrevivencialismo vem sendo um refúgio pra mim sabe velho... Essa live até ajudou um pouco, mas gostaria muito de bater um papo contigo... Sou médico, intubei meu pai, vi meus colegas fazendo massagem cardíaca no meu pai e vi seu último sopro de vida... Essa situação toda esta me esmagando... 😪😪😪

    • @nullsec3900
      @nullsec3900 3 роки тому

      Estou na mesma situação. Perdi o meu em 29/01/2021 subitamente

    • @nullsec3900
      @nullsec3900 3 роки тому

      Honestamente a minha vida nunca mais será a mesma. O meu pior pesadelo já virou realidade. Agora o que me resta é vestir a máscara social e “seguir em frente”.

  • @FotografiaFernandoMartins
    @FotografiaFernandoMartins 3 роки тому +4

    Perdi minha mãe tem 3 meses pra covid, todo dia penso nela, esta sendo muito difícil

  • @Dimitry_Kamotsky
    @Dimitry_Kamotsky 3 роки тому

    eu faço faculdade de enfermagem e acabei de fazer uma prova de psicologia da saude, tu me explicou melhor que a minha professora Júlio, valeu!

  • @blonski
    @blonski 3 роки тому +2

    - Muito Agradecido. Em Luto desde sexta-feira. Eu entro em Mantra, quando a coisa fica quase impossível. E continuo conversando em meu coração. Fica à Dica.

  • @luick04
    @luick04 3 роки тому +6

    Júlio, no Cristianismo não vemos a morte como algo ruim. Vemos como a passagem dessa vida para a vida eterna (Céu, paraíso) ou a morte eterna (inferno). Tendo em vista que Jesus Cristo venceu a morte quando ressuscitou no 3 dia após morrer na Cruz. Então temos a morte como a Páscoa dos Cristãos, onde aqueles que acreditarem em Jesus Cristo e fazer oq ele nos pede, irá se encontrar junto a Deus na vida eterna, que será uma vida sem sofrimentos. É claro que sofremos quando perdemos um ente querido ou uma pessoa que amamos, mas a morte tem um sentido diferente para nós. Quando um Cristão morre fazemos uma celebração com cânticos no velório e enterro, com lágrimas. Sim. Mas cremos que o seu tempo na terra acabou e agora descansa em Deus. Digo tudo isso resumindo muito!! Vlw Júlio!!😁

  • @djoiceES1
    @djoiceES1 3 роки тому +3

    Perdi minha mãe ,ah 2 anos..te digo que é a dor emocional mais violenta que já senti na vida. ninguém está preparado para vivenciar o luto. A terapia é parte importantíssima na superação da fase do luto, principalmente em casos de morte subita em que a aceitação do fato é mais difícil de assimilar.A nossa sociedade fala pouquíssimo sobre isso,e principalmente ah muito preconceito sobre o tratamento do luto e terapias afins.

  • @paulodias3664
    @paulodias3664 3 роки тому +1

    É isso...vivo pelos que ficaram

  • @christiano3998
    @christiano3998 Рік тому

    4:11 Primeira fase: choque e negação
    5:40 Segunda fase: dor e culpa
    6:40 Terceira fase: Raiva e barganha
    8:30 Quarta fase: depressão ou tristeza profunda
    10:47 Quinta fase: Reconstrução
    11:34 Sexta fase: Aceitação e esperança

  • @leandrogama42
    @leandrogama42 3 роки тому

    Perdi os meus queridos avós, ambos em menos de 4 anos. Realmente aprendi a lidar, porque é impossível esquecer. Eu levei, mesmo processando o luto, passei por grandes cinco anos.

  • @cristianopsiesporte9643
    @cristianopsiesporte9643 3 роки тому +1

    Excelente vídeo Júlio!! Um Júlio mais psicólogo hoje, bom também.

  • @wejesuss-1104
    @wejesuss-1104 2 роки тому

    "Lembre-se daqueles que se foram e eles viverão para sempre"

  • @pactasuntservannda
    @pactasuntservannda 3 роки тому +6

    Já perdi algumas pessoas, sinto que se tivesse ums religião a dor seria menor ou mais singela....porém não consigo

    • @kleitonfragoso483
      @kleitonfragoso483 3 роки тому +3

      Concordo com você. É por isso que tantos recorrem a religião, é por isso que é fácil para muitos negarem a realidade, mesmo quando ela se impõe. Sou como você, por mais que a realidade seja, as vezes, visceral, cruel, injusta e desesperadora, a realidade é a realidade, negar ela não muda nada, nao ajuda em nada, só serve para nos enganarmos.

    • @MattosDaviD
      @MattosDaviD 3 роки тому

      *Se não se apoia em religião , se apoiará em outra coisa ; não têm como um humano não acreditar em nada e viver tranquilamente . A vida sempre segue independente ..*

    • @kleitonfragoso483
      @kleitonfragoso483 3 роки тому +2

      @@MattosDaviD
      "não têm como um humano não acreditar em nada e viver tranquilamente"
      Para você afirmar isso com tanta certeza, você precisaria conhecer todos os Seres humanos que existem, que já existiram e que vão existir no futuro.
      Você precisaria acompanhar a vida de todos para saber se, de fato, é possível ou não viver tranquilamente sem acreditar em nada, em um Deus ou em alguma religião.
      Só o fato de existirem ateus já mostra que está errado.

    • @MattosDaviD
      @MattosDaviD 3 роки тому

      @@kleitonfragoso483 *Não , não precisa ; todos acreditam em algo sendo bom ou ruim . Assim o mundo é moldado . Acreditar é ter propósito , sem propósito ninguém vive ! Tenho 30 anos de vida e nunca soube e conheci alguém que de nada acredita ..*

    • @MattosDaviD
      @MattosDaviD 3 роки тому

      @@kleitonfragoso483 *E só para esclarecer , não estou falando aqui em acreditar ou não em um ser divino , até um ateu acredita em algo .*

  • @kalashnikov45
    @kalashnikov45 3 роки тому +6

    Minha mãe recentemente teve câncer, mas, felizmente, foi curada. Eu não chorei, só após ter sido curada que comecei a sentir a dor. E chorei. Agora eu temo que algo ocorra com ela. Pensamentos obsessivos invadem a minha mente, de cenas perturbadoras dela brutalmente assassinada, ou morta em um acidente. Eu odeio isso. Quando ela vai sair para pedalar com meu pai, eu fico com medo dela ser assaltada e assassinada, ou que ela caia da bicicleta e bata fortemente a cabeça. E fico dizendo pra mim mesmo que, se ela partir, eu irei junto com ela. Não suportaria a sua ida.

    • @vinossauro
      @vinossauro 3 роки тому +3

      Entendo seu sofrimento, só queria repassar que Cristo disse "não tenha aflições no mundo, eu já o venci"

    • @vinossauro
      @vinossauro 3 роки тому +3

      Entrega toda a sua ansiedade nas mãos de Deus. E que sua mamãe viva muitos anos ainda amigo, abraços

    • @mapcgbr
      @mapcgbr 3 роки тому +3

      Amigo, procure ajuda profissional. Não é feio nem errado sentir o que você está sentindo. Alguém capacitado pode lhe ajudar a organizar as ideias e os sentimentos. Se tiver uma fé, procure também orientação espiritual.

    • @vinossauro
      @vinossauro 3 роки тому +2

      @@mapcgbr obrigado por relembrar de procurar ajuda profissional tbm brother, super importante

    • @heathledger101
      @heathledger101 3 роки тому +1

      Meu caro, você aparenta ser uma pessoa bem jovem. Tome cuidado para não sofrer por antecipação, quando se pegar em meio a esses pensamentos, lembre-se que ela está com você aqui e agora e utilize-se disso como catalizador para valorizar sua presença ainda mais.
      Mas veja, pelo que conta isso me parece ser indício de um possível estresse pós traumático, busque conversar com um relativo seu ou pessoas mais próximas que lhe faça sentir mais confortável a respeito e também se possível uma orientação profissional.

  • @carlosalexandresouzaesilva4084
    @carlosalexandresouzaesilva4084 3 роки тому

    Ótimo papo

  • @vinibalanaagulha
    @vinibalanaagulha 3 роки тому +2

    Uma boa idéia para quando o dinheiro for digital.
    Todos nós precisamos de coisas, ter itens para trocar por coisas que o sistema não deve saber, exemplo:
    Quer ter uma "balestra", e não quer que o sistema saiba, ache a loja, pergunte ao lojista vamos dizer assim o que ele precisa, e vamos supor que ele precisa de uma coisa que custe 500 reais, você fala que consegue ela nova pra ele por 450, 400, algo irresistível pra ele, e em contrapartida vc troca por tal item. Vc vai lá, compra por 500 e meio que perde 50 reais mas consegue o que precisa sem o sistema saber.

  • @paulodias3664
    @paulodias3664 3 роки тому

    Então blz vou colocar um pouco pra fora. Sabe o que me ajudou muito?
    Meus pais precisam de uns 3 mil de remédios por mês. Só eu sou capaz de manter isso. Vamos em frente.

  • @tuliogalvao
    @tuliogalvao 3 роки тому

    Olá Júlio .. antes de tudo parabéns pelo ótimo trabalho tanto aqui quanto no sobrevivencialismo.
    Sou católico e a questão da morte na tradição cristã não é algo triste muito pelo contrário. Nas Cartas de São Paulo podemos ver ele desejando ir logo para junto de Deus, ou os santos que tinham perto de seu local de estudo ou descanso uma caveira ou ainda os mártires que ficavam felizes por saberem que dariam a vida em Nome de Nosso Senhor Jesus Cristo.
    Grande abraço

  • @Henrique81650
    @Henrique81650 3 роки тому

    Muito legal o vídeo, só não entendi o pq de se não sofrermos pela perda de um ente querido isso quer dizer que tem algo de errado com a gente?

  • @diegosousahoffmann5181
    @diegosousahoffmann5181 3 роки тому

    Obrigado 🙏

  • @fredericovasquesborgesvice4499
    @fredericovasquesborgesvice4499 3 роки тому

    Julio, oq fazer com crianças em velório ? Você acha interessante levá-las ou é pior ? Acha que a cena pode ser muito chocante para uma criança ?

  • @gabrieldeoliveira659
    @gabrieldeoliveira659 3 роки тому

    foi exatamente assim comigo, questão das as fazes do luto

  • @user-wg3ue4qo5u
    @user-wg3ue4qo5u 3 роки тому

    parabens pelo video

  • @nullsec3900
    @nullsec3900 3 роки тому +1

    Poderia comentar sobre os sintomas físicos do luto. Eu tive muitos sintomas estranhos nesse processo.

    • @АнаПаулаОшида
      @АнаПаулаОшида 3 роки тому +1

      Acho que na psico e na medicina chamam de psicossomáticos, é quando você internaliza os sentimentos ao ponto de seu corpo manifestar sintomas físicos pq é a única forma de vc lidar. “Deixar sair” ajuda nesses casos. Só que não é muito fácil falar disso pq é um campo bem mal debatido.

    • @nullsec3900
      @nullsec3900 3 роки тому +1

      @@АнаПаулаОшида sim. Mas me refiro que no meu caso tive dores de cabeça e tontura diariamente, boca e garganta seca, dores e falta de sensibilidade no pe e mão esquerda, indigestão, falta de apetite. Até cheguei a achar que estava tendo um início de AVC. Tem muitos conteúdos em inglês sobre o assunto e que o Julio poderia comentar sobre.

    • @АнаПаулаОшида
      @АнаПаулаОшида 3 роки тому +1

      @@nullsec3900 Bha, talvez você tenha tido um ataque de pânico ou crise ansiosa. Espero que ele desenvolta sim, seria interessante!

    • @nullsec3900
      @nullsec3900 3 роки тому +1

      @@АнаПаулаОшида Esses sintomas mais extremos duraram por meses, iniciaram logo no dia seguinte. Isso ocorreu em janeiro e até hoje tenho alguns sintomas mas não tão fortes como no início. Estou me medicando com calmantes para manter uma “vida normal”.

    • @АнаПаулаОшида
      @АнаПаулаОшида 3 роки тому +1

      @@nullsec3900 Entao não passou vc aprendeu a conviver?
      Nossa, espero mesmo melhoras p vc! Eu passei por algo semelhante a nível de sintomas, mas em contexto completamente diferente( não envolve perda de ente querido). No meu caso também suspeitei de AVC e vascular, mas não saiu nada na bateria de exames apenas a suspeita de síndrome do intestino irritável. Também tenho interesse pessoal no assunto.

  • @poesiasepoemasaguiar2569
    @poesiasepoemasaguiar2569 3 роки тому +1

    Quem morreu ???

  • @leonardoleon8712
    @leonardoleon8712 3 роки тому

    É O BIXÃO MESMO ESSE JÚLIO KKKK. SOU TEU FÃ CARA.

  • @ShanSan757
    @ShanSan757 3 роки тому

    A morte para mim é apenas a perda do corpo físico, logo menos o espírito reencarna em outro corpo.

  • @savyahalley8535
    @savyahalley8535 3 роки тому

    ei não consigo

  • @tonyfilho4017
    @tonyfilho4017 3 роки тому

    Oi esse aqui é Provavelmente meu primeiro comentário nesse vídeo Na verdade o primeiro

  • @_like_a_boss_9339
    @_like_a_boss_9339 3 роки тому +1

    Então algo está errado....... kkkkkkkkk 😶