ANÁLISE BIOQUÍMICA DOS LÍQUIDOS CAVITÁRIOS

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 8 вер 2024
  • Nesta aula são apresentados os principais ensaios bioquímicos realizados no líquidos cavitários.
    Os líquidos cavitários são classificados em pleural, pericárdico, peritoneal e celomático, por estarem em cavidades fechadas e revestidos por duas membranas serosas: a parietal, que reveste a cavidade, e a visceral, que reveste a superfície dos órgãos.
    Na presente aula também é abordado sobre os testes realizados no líquido aminiótico principalmente para caracterizar a maturidade e o sofrimento fetal.
    Na aula são explorados os conceitos de exsudato e transudato. São apresentadas as principais diferenças na formação e na composição desses líquidos e quais exames bioquímicos devem ser realizados para diferenciar o tipo de líquido.
    Geralmente o Exsudato = líquido inflamatório extra vascular que tem alta concentração de Proteínas e fragmentos celulares. ... Transudato = líquido com pouco teor proteico, é um ultrafiltrado do plasma sanguíneo resultante de Pressão Hidrostática elevada ou Força Osmótica diminuída no plasma.
    Na maior parte dos pedidos de análises bioquímicas para líquidos cavitários estão as dobragens de proteínas totais, LDH, cloretos, glicose e lactato.
    No caso do líquido aminiótico podem ser realizados testes para avaliação da maturidade fetal como o teste do indice de espuma (Clement) ou testes para avaliação do sofrimento fetal como a dosagem de bilirrubina, acetilcolinesterase e alpha-feto proteina.
    ======
    #Líquidos cavitários, #bioquímica

КОМЕНТАРІ • 20