Quincas Borba: Possivelmente o primeiro "spin-off" significativo da nossa Literatura antes mesmo da cunhagem do termo. Machado sempre se mostrando à frente de seu tempo...
Na verdade este recurso já havia sido criado por Balzac, em sua Comédia Humana. Machado de Assis não "copiou" outros escritores: fez uma genial alquimia entre a literatura anglófona (Shakespeare, Jonathan Swift, Laurence Sterne, Edgar Allan Poe) e francesa (Xavier de Maistre, Honoré de Balzac, Théophile Gautier) criando assim uma escrita ímpar em toda a literatura do século XIX, a nível de um Ivan Turgueniev ou Guy de Maupassant (dois gênios que inclusive travaram contato pessoal, e alguns livros de Turgueniev vieram a influenciar o francês, mostrando como há séculos nada na literatura se cria, tudo se modifica/transforma).
Bem antes, 1857 e 1862, o grande José de Alencar, já usava esse recurso de obra derivada, com O Guarani e As Minas de Prata. E ainda em 1862 / 64 com Lucíola e Diva.
É aquela velha história: Dinheiro não traz felicidade, mas, estamos sempre buscando tê-lo para satisfazer a ilusão de que assim seremos realmente felizes.
Já li três livros do Machado,em cada livro fico mais encantada com esse homem gente,ele não é um dos melhores da literatura brasileira ele é um dos melhores da literatura universal!
"(...) Pelo motivo real de que o homem só comemora e ama o que lhe é aprazível ou vantajoso; e pelo motivo racional de que nenhuma pessoa canoniza uma ação que virtualmente a destrói. Ao vencido, ódio ou compaixao; ao vencedor, as batatas." Machado nos dissecando em nossa faceta mais perversa e evasiva.
Terminei de ler Quincas Borba hoje. O capítulo em que se constata o enlouquecimento de Rubião me deixou com uma sensação muito estranhos e todas as descrições dos momentos de loucuras e as reações das pessoas a essa loucura trás um desconforto enorme.
Tinha lido Memórias Póstumas De Brás Cubas na minha adolescência e, apesar de ler pouquíssimo naquela época, lembro de ter gostado bastante. Como estou cada vez melhorando meu hábito de leitura, resolvi comprar a trilogia. Acabei de terminar o segundo, o Quincas Borba, e amanhã parto para o terceiro. Só digo uma coisa: Machado de Assis é sensacional.
Graças às indicações das Escolas por onde passei e também de vestibulares tive acesso à excelentes obras. Se hoje amo Pedro Bandeira, Álvares de Azevedo, Machado, José de Alencar e etc, foi graças às indicações... Tati, seu canal é o melhor canal de livros.
Eu tenho uma teoria (que não tem nada de importante): O livro se chama Quincas Borba. Quincas Borba (o filosofo) já começa o livro morto. O protagonista é o Rubião. No fim do livro, (ultimo ou penúltimo capitulo, não lembro) tem um capitulo dedicado ao Quincas Borba cachorro. Aliás, muito se menciona o cachorro ao longo do livro, que, assim como o Rubião, é o grande herdeiro de tudo. Então eu tenho comigo que o "Quincas Borba" do título do livro é o cachorro. hahaha
Uma observação (que carece de confirmação, pois de memória não garanto rs) é que não foi o "motorista" que estava sem comer, mas o "dono". Este, que estava no adro, fez sinal para que o cocheiro viesse buscá-lo.
Acabei de lê-lo há uma semana. Machado era muito divertido. Até tive um sonho louco com os personagens rsrs. Foi uma experiência tão legal que escrevi uma resenha no Medium. Depois, vim aqui pra ver como a nossa musa literária o interpretou e se eu estava certa. Excelente vídeo. ❤
acabei de ler meu “quincas borba” hoje e não achei engraçado, muito pelo contrário, fiquei bem comovido com o final q teve rubião, eu jamais esperava isso e de ver tamanho desprezo q ele teve, principalmente quando foi acometido pela doença 😢 e também fiquei com muita raiva de ver a maneira q eles (todos) tratavam o cachorro. o cachorro era o q deveria ser o mais bem cuidado de toda história. afinal, foi graças ao seu ex dono q o dono atual tinha dinheiro de sobra
Dá para perceber uma influência muito forte da metafísica da Vontade de Schopenhauer na construção dessa "filosofia" do Machado, justamente pela questão da afirmação da vida. Ótimo vídeo!
Adorei saber que você é de São José dos Campos, uma cidade tão próxima da minha (guaratinguetá) sempre estou ai. obrigado pela análise do livro, estava lendo-o para prestar o vestibular da Unicamp.
Vou ler este livro em janeiro. É muito interessante essa transição que o personagem faz entre os livros. Li Memórias Póstumas em janeiro desse ano e fiquei encantada com isso. Vou guardar esse vídeo pra ver logo após a leitura de Quincas Borba!
Excelente livro. já cheguei a ler esse livro é umas das obras de Machado de Assis que mais gosto.Obrigado Tati por me recordar com sua fantástica resenha ótimo vídeo parabéns Tati
Eu li memorias... de Bras muito bacana a historieta... e meu personagem preferido do livro todo o Quincas...concerteza lerei este livro com muito gosto...sucesso tatiana!
Tati, tá acontecendo algo estranho dou like, e em outro momento quando volto ao vídeo o like não está mais lá, isso tem acontecido com outros canais também....
Notei isso também. Essa semana revi alguns vídeos da Tati os quais tinha certeza que havia dado like, mesmo porque já dou like antes de dar o play... e em nenhum deles estava ativado o meu like.
@@KassiaMagnavita sim, isso mesmo kassia volta e meia revejo os vídeos e os likes não estão mais lá, porém alguns vídeos mais antigos aparece os likes, percebi que isso tem acontecido nesse ano... estranho
Tô querendo começar a ler ....espero depois dessa resenha ir de vez....amo seus vídeos....tem sido minha companhia a meses e me tornei uma leitora tbm....😍📖📚📚📚
Por mais que todos falem que preferem dom casmurro e memórias. Esse é um dos meus favoritos de Machado msm gostando mt de memórias (que é o outro favorito) esse se supera. Gosto mt do final como ele expressa a loucura do Rubião. E tbm gosto da forma como machado mostra que dinheiro não faz a pessoa. Vc é quem é independente da grana. Mostrando que msm com mt Rubião ainda é patético kkkkkkkkkkk e tbm o lance de ao vencedor as batatas, quando eu li fiquei um pouco confuso com a filosofia mais dps pesquisando achei bem comico do Machado trazer essa ideia e levar o Rubião pra dentro da filosofia no final do livro.
Reli memórias e Quincas há 2 anos. Tenho 36 anos e tinha lido na minha adolescência. Muito bom quando sua cabeça mudou tanto e você percebe coisas que jamais perceberia tão novo. A miséria espiritual do povo brasileiro transborda nos livros dele.
e mais: ele foi publicado em 1892, então tinha um vocabulário muitooooo antigo... nossa, mal dava pra entender. eu li uma edição de 2021 e não mudou nada. achei q uma edição mais moderna fosse ter palavras mais fáceis de entender
Sempre achei estranho como o Palha nao sentia ciumes da mulher, quando esta falava sobre as atitudes do Rubião. Mas nao percebi que ela fazia de porposito, para o marido tirar dinheiro do pobre do Rubião. Acho que li o livro dormindo, nao é possivel kkkkkk
Um ponto que eu achei interessante,o cão que era na verdade o verdadeiro herdeiro (Rubião era uma espécie de curador da riqueza.) Se satisfaz com tão pouco apenas ossinhos e afagos.. está com o velho Quincas desde a época da rua .. passa a ser ignorado e até maltratado por Rubião enquanto este corre atrás de Sofia... Tati Esaú e Jacó e a mão e a luva não seriam portanto livros realistas ?
Discordo que Sofia seja completo instrumento de acesso ao patrimônio de Rubião. Quem ler o livro encontrará Sofia descrita com um humor variável, de pessoa querida à pessoa fechada, é o jeito dela ser: olhar e sorrir quando está para ser agradável. Ela se mostra desconfortável muitas vezes em situações com Rubião, pois este ultrapassa alguns limites sociais em total inconveniência. Há um capítulo em que seu marido pede para ela fingir ser agradável com Rubião apesar de tudo, pois Rubião havia emprestado uma quantia à Palha, e este estava devendo. Diante de tudo, resumir que Sofia era instrumento de captação do patrimônio de Rubião é demasiado, até porque a ingenuidade do Rubião é que o entrega e fica à mercê desde o primeiro encontro com o casal no trem. É tudo voluntário, quando não fazem pedidos à ele, Rubião mesmo que presenteia. Do mais, bom apanhado sobre o livro.
O Rubião foi um idiota! Mulher se arruma um monte, ainda mais coma grana que ele tinha. É ser muito burro! Sobre o Palha, foi um oportunista, mas houve um momento em que ele verdadeiramente estava preocupado com o Rubião. Ele foi um humano, cheio de defeitos e interesses escusos, mas em momento algum quis o mal do Rubião. Enfim, livro muito triste, não havia a necessidade de escrever uma história tão triste assim.
Gostei da sua resenha, principalmente a parte sobre o Palha. Só não concordo com a última premissa. Não podemos esquecer que este é um livro realista, há histórias tristes assim também. Abraço
Muito bom, esses comentários!! Ajuda bastante. Só um detalhe: em Machado de Assis, praticamente tudo em suas narrativas tem um objetivo e o que não há é "encheçãozinha de linguiça". Mesmo quando o narrador chama o leitor para uma conversa ou se detém em rodeios há um objetivo. O drama tragicômico de Quincas Borba não é diferente.
comprei na amazom as HQs completa Noetia e os livros O MUNDO DE GELO E FOGO e HEX , deu mais de 116 reais , coloquei o cupom desse canal , não recebi descconto e o frete foi cobrado do mesmo jeito
Não é uma leitura que flui bem, não. Muitos termos e palavras de época dificulta muito uma leitura contínua. Não sei vocês, mas eu tinha que pegar o dicionário a cada frase. Levei dois meses pra terminar kkk
Passei aqui para dizer que fui aprovado na USP, e que não teria conseguido sem essa aula! Muito obrigado!!!
Tá fazendo faculdade de que?
Quincas Borba: Possivelmente o primeiro "spin-off" significativo da nossa Literatura antes mesmo da cunhagem do termo.
Machado sempre se mostrando à frente de seu tempo...
Na verdade este recurso já havia sido criado por Balzac, em sua Comédia Humana. Machado de Assis não "copiou" outros escritores: fez uma genial alquimia entre a literatura anglófona (Shakespeare, Jonathan Swift, Laurence Sterne, Edgar Allan Poe) e francesa (Xavier de Maistre, Honoré de Balzac, Théophile Gautier) criando assim uma escrita ímpar em toda a literatura do século XIX, a nível de um Ivan Turgueniev ou Guy de Maupassant (dois gênios que inclusive travaram contato pessoal, e alguns livros de Turgueniev vieram a influenciar o francês, mostrando como há séculos nada na literatura se cria, tudo se modifica/transforma).
Eu diria que foi o primeiro cross-over rsrs
Pedro Ferraz me fez lembrar de Albert camus autor de a peste e entre outros, que usava desse recurso também ! ... forte abraço 🤗
Bem antes, 1857 e 1862, o grande José de Alencar, já usava esse recurso de obra derivada, com O Guarani e As Minas de Prata. E ainda em 1862 / 64 com Lucíola e Diva.
É aquela velha história: Dinheiro não traz felicidade, mas, estamos sempre buscando tê-lo para satisfazer a ilusão de que assim seremos realmente felizes.
O início desse livro é muito engraçado. O Quincas Borba é o melhor personagem, pena que ele aparece pouco.
Já li três livros do Machado,em cada livro fico mais encantada com esse homem gente,ele não é um dos melhores da literatura brasileira ele é um dos melhores da literatura universal!
Faz do Gregório de Matos(Poemas Escolhidos) e Graciliano Ramos (Angústia)
FUVEST 2020 por favor
Up
up
Up Up Up Up
O Angústia ela já fez recentemente .
Up
Confesso que não foi muito prazeroso ler esse livro comparado com Dom Casmurro e Memórias Póstumas de Brás Cubas mas a história é boa.
Meu filho sempre falou tanto de você que vim aqui, há dois anos, e não saio mais!
Parabéns pelo trabalho tão lindo que tens feito neste canal!!!
Meu Machado favorito. ❤️
Ao vencedor, as 🥔🍟!
se for frita ,melhor :)
"(...) Pelo motivo real de que o homem só comemora e ama o que lhe é aprazível ou vantajoso; e pelo motivo racional de que nenhuma pessoa canoniza uma ação que virtualmente a destrói. Ao vencido, ódio ou compaixao; ao vencedor, as batatas." Machado nos dissecando em nossa faceta mais perversa e evasiva.
Terminei de ler Quincas Borba hoje. O capítulo em que se constata o enlouquecimento de Rubião me deixou com uma sensação muito estranhos e todas as descrições dos momentos de loucuras e as reações das pessoas a essa loucura trás um desconforto enorme.
to amando esse negócio de vídeo quase todo dia depois das férias quero ler tudo que eu conseguir. Tati você da gosto de ler
Raquel jimin você quer ler a Tati? Vai com calma na leitura aí... kkk
"Ao vencedor, as batatas". Sempre rio com isto, haha!
Machado é o meu escritor favorito 😍. Amo suas resenhas 🤩
Machado é sempre bom ler, meu livro preferido dele é Memória Póstumas cada vez que eu leio percebo novas coisas, enfim um bom escritor faz isso.
Tinha lido Memórias Póstumas De Brás Cubas na minha adolescência e, apesar de ler pouquíssimo naquela época, lembro de ter gostado bastante. Como estou cada vez melhorando meu hábito de leitura, resolvi comprar a trilogia. Acabei de terminar o segundo, o Quincas Borba, e amanhã parto para o terceiro. Só digo uma coisa: Machado de Assis é sensacional.
Graças às indicações das Escolas por onde passei e também de vestibulares tive acesso à excelentes obras. Se hoje amo Pedro Bandeira, Álvares de Azevedo, Machado, José de Alencar e etc, foi graças às indicações... Tati, seu canal é o melhor canal de livros.
Taí uma das obras do Machado que não cheguei a ler. Até tentei, mas até hj não tive motivação para terminá-lo. Obrigado por nos trazer Tati!
Seus vídeos me ajudaram muito na prova da Fuvest, obrigada! Excelente trabalho!
Eu tenho uma teoria (que não tem nada de importante):
O livro se chama Quincas Borba. Quincas Borba (o filosofo) já começa o livro morto. O protagonista é o Rubião.
No fim do livro, (ultimo ou penúltimo capitulo, não lembro) tem um capitulo dedicado ao Quincas Borba cachorro. Aliás, muito se menciona o cachorro ao longo do livro, que, assim como o Rubião, é o grande herdeiro de tudo.
Então eu tenho comigo que o "Quincas Borba" do título do livro é o cachorro. hahaha
“questão prenhe de questões, que nos levariam longe...” mas também acredito que seja o cachorro!
Uma observação (que carece de confirmação, pois de memória não garanto rs) é que não foi o "motorista" que estava sem comer, mas o "dono". Este, que estava no adro, fez sinal para que o cocheiro viesse buscá-lo.
Acabei de lê-lo há uma semana. Machado era muito divertido. Até tive um sonho louco com os personagens rsrs. Foi uma experiência tão legal que escrevi uma resenha no Medium. Depois, vim aqui pra ver como a nossa musa literária o interpretou e se eu estava certa. Excelente vídeo. ❤
acabei de ler meu “quincas borba” hoje e não achei engraçado, muito pelo contrário, fiquei bem comovido com o final q teve rubião, eu jamais esperava isso e de ver tamanho desprezo q ele teve, principalmente quando foi acometido pela doença 😢 e também fiquei com muita raiva de ver a maneira q eles (todos) tratavam o cachorro. o cachorro era o q deveria ser o mais bem cuidado de toda história. afinal, foi graças ao seu ex dono q o dono atual tinha dinheiro de sobra
"Ao vencedor, as batatas!" Sempre uma boa ideia ler Machado, esse gênio da literatura! Obrigada, Tati. Adorei esse vídeo!
Dá para perceber uma influência muito forte da metafísica da Vontade de Schopenhauer na construção dessa "filosofia" do Machado, justamente pela questão da afirmação da vida. Ótimo vídeo!
Tati vc é nota 10! Seu entusiasmo com a leitura contagia. Parabéns pela resenha! 👏👏
Maravilhoso o Memórias Póstumas, logo quero ler o Quincas Borba.
Terminei de ler agora o livro Quincas Borba, e estou aqui para ver o vídeo mas antes de assistir, tenho que falar....
" Ao vencedor as batatas "
Gosto muito das suas análises. Seu cérebro é admirável
E finalmente eu termino aqui minha maratona de vídeos (resenhas) do TLT. Obrigada pelo excelente canal Tat! ❤️
Tati, qual o seu livro preferido do Machado de Assis? Em outubro li Memórias póstumas e fiquei encantada. Já está entre os livros preferidos da vida.
Adorei saber que você é de São José dos Campos, uma cidade tão próxima da minha (guaratinguetá) sempre estou ai. obrigado pela análise do livro, estava lendo-o para prestar o vestibular da Unicamp.
Vou ler este livro em janeiro. É muito interessante essa transição que o personagem faz entre os livros. Li Memórias Póstumas em janeiro desse ano e fiquei encantada com isso. Vou guardar esse vídeo pra ver logo após a leitura de Quincas Borba!
Amo quando você resenha literatura nacional ❤️❤️
Ótimo livro! 🤩 Mas meu preferido da vida é "Dom Casmurro". ❤
Coração acelerado e aquecido. Obrigada, Tati!!!
Machadão era demais ❤️
Amo seus vídeos. Gratidão pelo seu trabalho.
Excelente livro. já cheguei a ler esse livro é umas das obras de Machado de Assis que mais gosto.Obrigado Tati por me recordar com sua fantástica resenha ótimo vídeo parabéns Tati
Te amo Tati 😍
Esse é o único da tríade que não li. Hora de reler os demais e ler esse!
São três livros essenciais para adentrarmos no mundo do bruxo do Cosme Velho.
Eu li memorias... de Bras muito bacana a historieta... e meu personagem preferido do livro todo o Quincas...concerteza lerei este livro com muito gosto...sucesso tatiana!
A senhora é uma excelente comentarista, Deus te abençoe
Oi Tatiane sou joséense e gosto muito dos seus resumos literários , parabéns!!!Abraço
Tati, tá acontecendo algo estranho dou like, e em outro momento quando volto ao vídeo o like não está mais lá, isso tem acontecido com outros canais também....
Notei isso também. Essa semana revi alguns vídeos da Tati os quais tinha certeza que havia dado like, mesmo porque já dou like antes de dar o play... e em nenhum deles estava ativado o meu like.
@@KassiaMagnavita sim, isso mesmo kassia volta e meia revejo os vídeos e os likes não estão mais lá, porém alguns vídeos mais antigos aparece os likes, percebi que isso tem acontecido nesse ano... estranho
Eu também notei que os likes não estão ficando.
É um bug na plataforma, que não registra o like.
Aqui também
Baita autor o Machado, adoro ❤❤
Livrão! Li a tríade machadiana neste ano... Ri muito com Quincas Borba.
Que clareza! Bom trabalho. Estou impressionada! +1 inscrita
muito obrigada pelo resumo! excelente
Brás Cubas é sensacional! Quero ler Quincas Borba em breve!!!!
Ótimo vídeo professora 😃
A melhor booktuber!! S2
Também acho Machado bem cômico, amo ler suas obras.
Obrigada tatianaa!!! A prova do ita é sexta! Vai ajudar mt ❤️❤️❤️
Tô querendo começar a ler ....espero depois dessa resenha ir de vez....amo seus vídeos....tem sido minha companhia a meses e me tornei uma leitora tbm....😍📖📚📚📚
Por mais que todos falem que preferem dom casmurro e memórias. Esse é um dos meus favoritos de Machado msm gostando mt de memórias (que é o outro favorito) esse se supera. Gosto mt do final como ele expressa a loucura do Rubião. E tbm gosto da forma como machado mostra que dinheiro não faz a pessoa. Vc é quem é independente da grana. Mostrando que msm com mt Rubião ainda é patético kkkkkkkkkkk e tbm o lance de ao vencedor as batatas, quando eu li fiquei um pouco confuso com a filosofia mais dps pesquisando achei bem comico do Machado trazer essa ideia e levar o Rubião pra dentro da filosofia no final do livro.
Jogo do parecer... não do ser. Ótima leitura!
Sempre vejo seus videos e não sabia que eramos coterranemeas
Seu canal é muito bom! Vou começar a leitura do meu hj.
Que aula. Adorei!
Nossa que coincidência, terminei esse livro ontem! Kkk
Também sou de sjc, fiquei todo feliz quando vi ele citando a cidadekkkkkkk
Tati, fala de Macunaíma!!!
Não concordo que a Sofia dava mole para o Rubião, ela apenas era legal e ele que ficou aficionado por ela.
Reli memórias e Quincas há 2 anos. Tenho 36 anos e tinha lido na minha adolescência. Muito bom quando sua cabeça mudou tanto e você percebe coisas que jamais perceberia tão novo. A miséria espiritual do povo brasileiro transborda nos livros dele.
Preciso ler esse livro
Livro muito bom!
e mais: ele foi publicado em 1892, então tinha um vocabulário muitooooo antigo... nossa, mal dava pra entender. eu li uma edição de 2021 e não mudou nada. achei q uma edição mais moderna fosse ter palavras mais fáceis de entender
Sempre achei estranho como o Palha nao sentia ciumes da mulher, quando esta falava sobre as atitudes do Rubião.
Mas nao percebi que ela fazia de porposito, para o marido tirar dinheiro do pobre do Rubião.
Acho que li o livro dormindo, nao é possivel kkkkkk
Também sou de Sjc ❤
Um ponto que eu achei interessante,o cão que era na verdade o verdadeiro herdeiro (Rubião era uma espécie de curador da riqueza.) Se satisfaz com tão pouco apenas ossinhos e afagos.. está com o velho Quincas desde a época da rua .. passa a ser ignorado e até maltratado por Rubião enquanto este corre atrás de Sofia... Tati Esaú e Jacó e a mão e a luva não seriam portanto livros realistas ?
muito bom!!
Vc é demais
tati rainha
Excelente
Ao vencido ódio ou compaixão, ao vencedor batatas
Discordo que Sofia seja completo instrumento de acesso ao patrimônio de Rubião. Quem ler o livro encontrará Sofia descrita com um humor variável, de pessoa querida à pessoa fechada, é o jeito dela ser: olhar e sorrir quando está para ser agradável. Ela se mostra desconfortável muitas vezes em situações com Rubião, pois este ultrapassa alguns limites sociais em total inconveniência. Há um capítulo em que seu marido pede para ela fingir ser agradável com Rubião apesar de tudo, pois Rubião havia emprestado uma quantia à Palha, e este estava devendo.
Diante de tudo, resumir que Sofia era instrumento de captação do patrimônio de Rubião é demasiado, até porque a ingenuidade do Rubião é que o entrega e fica à mercê desde o primeiro encontro com o casal no trem. É tudo voluntário, quando não fazem pedidos à ele, Rubião mesmo que presenteia. Do mais, bom apanhado sobre o livro.
Amei seu vídeo
resenhas excelentes!
O Rubião foi um idiota! Mulher se arruma um monte, ainda mais coma grana que ele tinha. É ser muito burro!
Sobre o Palha, foi um oportunista, mas houve um momento em que ele verdadeiramente estava preocupado com o Rubião. Ele foi um humano, cheio de defeitos e interesses escusos, mas em momento algum quis o mal do Rubião.
Enfim, livro muito triste, não havia a necessidade de escrever uma história tão triste assim.
Gostei da sua resenha, principalmente a parte sobre o Palha. Só não concordo com a última premissa. Não podemos esquecer que este é um livro realista, há histórias tristes assim também. Abraço
6:53 kjkjk tu é top mulher 😂👌💖
Tatiii quando vai fazer os *12 LIVROS PARA 2019*?? AMO SEUS VÍDEOS 😃😃❣
Amo Machado de Assis.
O único livro que eu não gostei dele foi Helena.
eu amei esse livro, gosto mais dele do que de Brás Cubas (por incrível que pareça.) Obrigada pelo vídeo, Tati! ❤️
Que legal. não sabia que você tambem e do Vale do Paraiba. conhece Cruzeiro?
Você é de Sanja mano, como assimmm, sempre assisto alguns vídeos seus, mas não sabia dessa não
perfeito
...."o morto, não o cachorro".kkkkkkk ri alto aqui...putz
Muito bom, esses comentários!! Ajuda bastante. Só um detalhe: em Machado de Assis, praticamente tudo em suas narrativas tem um objetivo e o que não há é "encheçãozinha de linguiça". Mesmo quando o narrador chama o leitor para uma conversa ou se detém em rodeios há um objetivo. O drama tragicômico de Quincas Borba não é diferente.
Muito bom! Olha só somos da mesma cidade KKK
Ajudou muito c:
E a notificação do vídeo q não apareceu. Ué! Que estranho!
O final desse livro me quebrou 😔
Tatiana. Queria saber onde vc adquiriu o livro as crônicas de Nárnia volume unico
comprei na amazom as HQs completa Noetia e os livros O MUNDO DE GELO E FOGO e HEX , deu mais de 116 reais , coloquei o cupom desse canal , não recebi descconto e o frete foi cobrado do mesmo jeito
o frete grátis era só até o dia 21 (dê uma olhada no vídeo, novamente ;)
Não é uma leitura que flui bem, não. Muitos termos e palavras de época dificulta muito uma leitura contínua. Não sei vocês, mas eu tinha que pegar o dicionário a cada frase. Levei dois meses pra terminar kkk
Era tipo um carro soq puxado por cavalos?
É normal ler o livro e ter diversas palavras que eu não conhecia? Comecei a ler literatura agora, com o tempo isso diminui?
Normal, é um português diferente do usado normalmente, você pode anotar as palavras para saber o significado caso você não consiga entender.
Que delícia de canal