Do Òrìṣà Èṣù à entidade Exu: como compreender seu grande papel.
Вставка
- Опубліковано 5 лют 2025
- Òrìṣà Èṣù, Imọlẹ̀ (divindade) primordial do panteão yorùbá, passou por muitas transformações no Brasil, inclusive foi associado com o "diabo" das religiões judaico-cristãs e com os "demônios" dos grimórios medievais.
Nessa palestra tentou-se desmistificar vários aspectos de Exu, bem como sua representação no Candomblé, Umbanda, Quimbanda e outros cultos afro-brasileiros.
Abordou-se, também, o pensamento errôneo de se comparar o Òrìṣà Èṣù com o Exu da Umbanda e Kimbanda, bem como com os Minkisi Pambu Njila e Aluvaiá (do panteão bantu) ou com o Vòdún Lε̆gbà (do panteão Ewe/Fɔ̀n/jèji).
Não deixe de curtir, comentar e de se inscrever no canal.
Página do Templo Espiritual Caboclo Pantera Negra: templopanteran... onde se encontram textos, artigos e outras informações.
Contato para consultas oraculares: (11) 99652 3367
Contato por e-mail: ezezide@gmail.com
Para os textos, indicam-se os blogs:
pensamentovoa.w...
cefeco.wordpres...
temploespiritua...
Facebook: / templopanteranegra
Sobre o autor: Mário A. Silva Filho é Sacerdote afro-religioso. Dirigente do Templo Espiritual Caboclo Pantera Negra e do Ilé Ifá Ajàgùnmàlè Olóòtọ́ Aiyé. Bacharel, Mestre e Doutor em Ciências Policiais pelo Centro de Altos Estudos de Segurança; Especialista em Políticas Públicas de Gestão em Segurança Pública, Especialista e Mestre em Ciência da Religião (PUC/SP). Foi professor do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) do Centro de Altos Estudo em Segurança.
Umbanda Omolokô (Omolocô), Umbanda, Candomblé (Ketu, Jeje e Angola), Quimbanda (Kimbanda), Ifá, Culto Tradicional Yorùbá, divindades, religião etc são assuntos abordados em nossos vídeos.
Créditos:
Produção: Júlio Augusto (awo Ifáfúnmilólú Olúsọ́jí Oyékàlẹ̀)
Legendas: Ricardo Patriota (awo Ifágbàmílà Olúsọ́jí Oyékàlẹ̀)
Marketing: Jônatas M. (ọmọ ilé-Ifá) e Uilian Tadeu Vendramin (Candomblé Angola)
Palestra extraordinária! Sempre houve uma grande confusão de diversos praticantes de culto e religião de matriz africana em personificar ou personalizar a divindade Èṣù e a entidade Exu com estes ou aqueles atributos.
O estudo, o entedimento e a prática comprometida com as raízes da religião e do culto africano, nos levam a trabalhar o Àṣẹ com muito mais segurança.
Mo dupe o!
Ko tope o!
😊😊😊😊😊😊😊
Babá Mário Filho...Gratidao por mais esse esclarecimento...Axe!
nossa Baba maravilhoso , o primeiro que vejo falar de espiritualidade sem conto de fadas.
parabèns
Muito obrigado!
Quando eu era pequena na minha casa não se podia nem falar esse nome, Exu, agente apanhava, pq para minha mãe estávamos invocando um demônio perigosíssimo
Muito interessante Mario. Sou teólogo e pastor e achei muito boas as proposições apresentadas por você. Espero um dia poder conhecê-lo pessoalmente.
Muito obrigado. Também sou teólogo.
Parabéns pastor por ser uma pessoa humilde que respeita nossa religião , pq infelizmente muitos por aí nos discrimina .
Parabéns mais uma vez e tem aqui minha admiração . Que Deus te abençoe de todo meu coração...🙏🙏🙏
Eu queria, de verdade ser discípulo do Babá Mário, infelizmente resido no estado do Espírito Santo.
Também sou teólogo de formação mas sou candomblécista!
Boa Noite Babá Mario so gostaria dizer de tudo que você falou que em quanto ficamos preocupados em colocar como vítimas e sempre culpar o outro seremos sempre assim persistir em erros e ficar no sofrimento da alma e nos atrasamos mas estes vídeos são para mim e outras pessoas fundamentais para ter a oportunidade de fazer diferente so obrigada por estes ensinamentos Axé
Aqui no Brasil deveria ter pessoas qualificadas assim como o senhor com essa experiência fundamental onde esclarece situações que para quem procura casas espirituais para seguir um desenvolvimento acaba pior de vida atual do que antes assim como eu e ai é onde eu digo nos dias de hoje temos essa luz que tem que ser compartilhada para todos que sofrem por falta de conhecimento parabéns Mestre amei suas aulas
Há muita gente qualificada!
Cara quanto mais eu vivo , mais vejo o quanto tenho que descobrir e aprender.
Obrigado por compartilhar ,Sr
Mário
Eu que agradeço!
PQP, tode vez que eu assisto a esse vídeo eu entendo algo diferente e expando meu entendimento sobre a vida rs. Muito obrigado por isso! 🙏🏻
Eu que agradeço!
Que bom que pude colaborar!
Aula espetacular!
Tenho visitado o site templo pantera negra e também o blog, me senti muito identificado espiritualmente com o Babá Mario devido sua trajetória pelo caminho do esoterismo.
Também percorri as sendas da AMORC, Fraternidade RosaCruz Max Hendel, Fraternidade RosaCruz São Paulo, Teosofia, Eubiose e Maçonaria Egípcia de rito Menphis e Misrain.
Me iniciei no Budismo, Candomble e Umbanda.
Gratidão Plena ao Pai Mário por este maravilhoso trabalho!
Axé.
Ola! Qual budismo vc se iniciou?
Sempre um prazer acompanhar suas palestras Babá...Boa semana e a sua benção...Saúde e Paz para todos nós...Axé meu querido 🙏🏾
Axé!!!!
Aula espetacular!!!
@@eduardosimoes6 muito obrigado.
Cada dia aprendendo mais!!!! Parabéns babá Mario 👏👏👏
Muito obrigado!
Caramba, esse vídeo chegou na hora certa!
Axé!
Aprendendo sempre!
Excelente aula.
Obrigado.
Não deixe de assistir aos demais vídeos, compartilhá-los e, principalmente, curtí-los!
Este vídeo é uma fonte valiosa para aqueles interessados em entender a complexidade de Èṣù e a importância de abordar as práticas espirituais afro-brasileiras com respeito e profundidade, reconhecendo a riqueza e a diversidade dessas tradições.
Axé!
Obrigado por essa palestra baba!!
Eu que agradeço.
Não deixe de se inscrever, por favor, no nosso Canal, curtir e comentar os vídeos e compartilhá-los, para que mais pessoas possam ter boas informações.
@ já sou inscrito! Baba tem algum vídeo de o senhor falando porque não acredita em reencarnação?
Ótima aula...sou umbandista e conhecia o Exu de trabalho e pouca informação sobre o orixá Exu. Parabéns babá, com suas explicações muitas dúvidas foram sanadas e agora tenho outra visão.
Muito obrigado.
EXCELENTE AULA GERA UM MUNDO EM NOSSA MENTE. AXÉ.
Muito obrigado.
Não deixe de se inscrever em nosso Canal, curtir o vídeo e divulgá-lo, por favor.
Muito boa a aula
Muito obrigado!
Nunca me senti segura em me iniciar de fato mesmo frequentando candomble e umbanda ha anos, fui apenas apresentada como Makota mas ate isso questiono, nao consigo me sentir a vontade e nem segura pq me causa incomodo por ter pensamentos parecidos com o que o senhor fala, me sinto plena assistindo seus vídeos e me tira a culpa de ter esperado ate hoje, fico feliz mesmo por encontrar voce babá e fico triste ao mesmo tempo por nao ter casas que tem os mesmos pensamentos que o seu na minha região 😢 vou juntar dinheiro para visitar sua casa aqui em Floripa nao tem, e enquanto isso vou desenvolver sozinha e estudar .
Sinto muito.
Sucesso e Axé!
Faça um vídeo também falando da sua visão de encarnação e porque você acha que não existe. Estou amando o canal! Abraços!
Obrigado pela dica.
Perfeito!!! Fico no aguardo. Muito obrigada!! Seus vídeos são de grandes reflexões
Realmente, Mário Filho, o senhor está de parabéns, a amplidão de sua visão, experiência e facilitação da linguagem (eu diria avançada, para não leigos) sem rodeios e muito elucidadativa, meus parabéns, tem me ajudado muito e arrisco em dizer que consigo aplicar na minha religiosidade afro, obrigado. Ase.
Que bom que posso colaborar!
Axé!
Olá babá e professor Mário Filho se você ler essa mensagem quero que saiba; encantado pois assisti e ouvi alguém falando daquilo que penso mas sou condenado por muitos...
Adorei. Gostaria de um m dia conhecê-lo pessoalmente axé o🙏
Axé!!
Isso é espiritualidade, consciência e aterramento. Um dos poucos da área que vai além do misticismo e dogma . Ave !!
Muito obrigado!
Axé!
Seus videos são fora de séries ! Cada dia aprendendo mais e mais... estou maratonando seu canal que é excelente! .... rss
Obrigado.
Excelente babá Mario estudo sobre a espiritualidade gratidão axé babá
Eu que agradeço!
Excelente vídeo Pai Mário. Peço desculpa o computador assumiu um comentário anterior. Meus sinceros cumprimentos e respeitos.
Bom dia.
Muito obrigado!
Que aula foi essa, parabéns ... Todas bênçãos na sua vida!!!
Muito obrigado.
Axé!
Que aula maravilhosa
Muito obrigado!
TENHO APRENDIDO MUITO COM SEUS VIDEOS, ASÉ!!!
Que bom que posso colaborar!
Sensacional palestra
Muito obrigado.
sabedoria !! obrigado pai MARIO !!!
Axé.
fantásticaaaa sua aula !!Muito bem esclarecedora e tirou uma vez por todas a duvida de Esu Irúnmolè e Exu de seguimento umbanda Brasil !
Obrigado!
Que aula! Mesmo vindo de encontro ao meu entendimento, preciso de uns minutos pra assimilar. Sensacional! Mto conhecimento!
Muito obrigado.
Fiquei muito impressionado.
Tive uma trajetória na umbanda bem peculiar, e a umbanda Omolokô bate com o que imagino ser a espiritualidade.
Pena estar em outro país, gostaria muito de conversar com o Sr.
Bom dia.
Quando estiver por aqui e já com o Templo reaberto, será bem vindo.
@ muito obrigado. Irei ao Brasil não vai demorar muito.
Sei que o Sr já ouviu muitas histórias, mas a minha trajetória na umbanda foi muito diferente, e só está fazendo sentido agora que estou vendo seus vídeos...kkkkk meu preto velho é forte anda bem e dança...e eu achava estranho...
Axé.
ADOREI A PALESTRA / PARABENS BABA
Muito obrigado!
Um dos melhores a ensinar sobre a tradição e culto Yorubá .
Estou amando cada aula .
Gratidão 🙏🙏
Eu que agradeço!
Axé.
Encantada com tanto conhecimento ! Gratidão
Eu que agradeço!
ESPECTACULAR BABA.... GRACIAS POR COMPARTIR!!.
Muito obrigado.
Excelente live Pai Ribamar. Obrigado.
Meu nome é Mário.
iba ooo !!!aboru aboye baba , adorei sua aula , achei incrível , ri muito quando vc citouo telema , eu tbm passei por essas aguas, ai não me adaptei kkkkkkkkkkkkkk, mas Ifa é maravilhoso
Ogbo ato o!
Suas aulas são sempre esclarecedoras parabéns pelo trabalho e pela seriedade!
Muito obrigado!
Tenho amado as palestras, assistindo todas com muita atenção, só sinto falta de conseguir as perguntas do auditório, parabéns!!❤❤
Muito obrigado.
Essas gravações foram feitas apenas para os membros do Templo.
Com o tempo as pessoas pediram para disponibilizar.
Excelente, melhores palestras, sobre todos temas afro e temas de assuntos complexos. Não inventa crendices. 👏👏👏🙏🌹
Muito obrigado!
Axé!
Eu adorei essa palestra!
Obrigado!
Adorei, eu sou igual ao de branco ri muito ... parabéns !!
Saudades das palestras ao vivo, quando eu interagia com as pessoas.
@ as coisas entrarão nos eixos, obrigado pelas suas palestras 🙏
@@marloncgarcia, Axéééé!!!!
Minha cabeça explodiu depois dessa palestra , mds
Axé!
Palesta muito boa parabéns Mario.(No encontro de varias nação com dialetos diferente dentro de
Obrigado.
Bàbá Mário, explanação maravilhosa
Obrigado!
Excelente
Muito obrigado.
Palestra magnífica!
muito obrigado.
Muito obrigado, continue sempre firme gosto muito de seus encinamentos claro, objetivo e fácil entender. Alexandre Sete Flechas campinas, Axé Baba.
Muito obrigado.
Axéééé!!
Uau! Estou em um mix de sensações entre me sentir enganada (em relação ao que já tinha aprendido antes do vídeo) e cheia de dúvidas. Me sinto como se nada do que eu aprendi anteriormente fosse vdd e isso gera um conflito muito grande em mim. Estou chocada e perplexa! 😳
Bem vinda!
Faço sua as minhas palavras, eu acabei de ver o vídeo agora em 01/12/22 e o Babá trouxe fatos e dados esclarecedores, uma vez que aprendemos de uma forma romantizada pseudo comercial. Não sei nem o que falar, tenho um curso de 30 meses de sacerdócio em Umbanda, vou com outra mentalidade
Obrigado.
Aula incrível. Agradeço por compartilhar. Abraços
Muito obrigado.
Show de aula👏
Muito obrigado.
Olá Babá. Sempre imensamente grato pelos seus ensinamentos. O senhor tem alguma indicação bibliográfica para se apronfundar sobre o tema? Agradeço desde já.
Mario Gratidão seus vídeos são incríveis!! Não sou umbandista, tenho aprendido muito contigo! Muito Agradecida 😊💕☘️
Muito obrigado!
Gratidão pelo ensinamento. Àsé
Axé!
Precisarei assistir novamente, parar, voltar e anotar muita coisa. Já compartilhei com muita gente porque precisamos discutir Esù e , Exús e Pombagiras nas nossas práticas de matrizes africanas. Sempre me debati com essa questão de reencarnação tentando entender isso...você rasga os paradigmas... Ficaria horas ouvindo e perguntando.
Muito obrigado pelo carinho da mensagem.
Axé!
Ótima palestra, mas seria muito legal um microfone para a plateia.
Agora há.
Olá tudo bem? Meu nome é Gustavo sou evangélico e estudo religiões. Entendo o poder histórico e espiritual da umbanda no Brasil. Tenho muito interesse por que sei muitas coisas sobre espiritualidade através de Contatos em sonhos com a espiritualidade de Exu, toda minha vida sem estudar nada sobre isso, tive muitos sonhos onde as entidades se apresentavam e dava saber quem era. Mas uma vez sonhei que estava rodeado por sete pessoas negras vestidas com roupas como de farrapos sem camisa e eram muito educados e tinham várias idades o mais velho aparentando 35 anos eles se chamam caboclos. Me saldavam em comprimento e diziam sobre situações que passei que eles estavam comigo. Até hoje não consigo entender pq eles usaram o termo nós somos os sete caboclos. Quando ouvi vc falando algo sobre caboclo antigo me veio logo com um arrepio a visão que tive. Esse termo sete caboclos. Me deixou muito intrigado. Não entendo nada sobre isso, queria saber se é algo relevante?
Infelizmente eu não tenho conhecimento sobre sonhos.
Mário por favor, por tudo que há de sagrado, traga conhecimentos de kimbanda/quimbandada também, o senhor que é sacerdote, fale nos mais sobre Exus e pomba gira, tire essas cegueiras que nós bombardeados, nos ajudando a não cair em ciladas de marmoteiros, gratidão 🙏🏼
Em breve falarei sobre esse assunto em específico, porém há vídeo em que abordo a Kimbanda.
Baba Mario perfeita explicação até um leigo entenderia.Brasil ainda tem a visão errônea de demonizar Esu.Sou elegum de orisa Esu.Sei bem como é.
Muito obrigado.
Axé!
Por favor faça mais aulas!! Obg
Acompanhe, por favor, nosso Canal.
Imagino ele como eu quiser ?! Nossa !! Não sabia !!
👍🏾
Gratidão, muito esclarecedor!
Obrigado!
me deus! increivel!! a sua bençao pae, obrigado por compartir seu conhecemento.. mais gostaria de saber porque na visao de voçe a reencarnaçao nao existe?
Muito obrigado.
Eu amei!
Muito obrigado!
Como amo estes estudos sobre Esú, Exú. Sou do RS Aqui nós temos Nações. Assunto Esú ou Exú,ainda temos sempre dúvidas como pode é muito extenso!
Axé.
O final da palestra deixou uma expectativa para um próximo vídeo... Gostaria muito de saber qual sua opinião sobre reencarnação.
Não é a espírita.
Obrigado! Esclareceu umas dúvidas que me começaram a surgir há poucos meses. Axé 🙏🏻
Axé!
Buenas tardes de mí pais argentina . ? Pregunta.? entonces que espiritu se incorpora o cultua en una kimbanda ? Cuál es su origen de exu .en esta parte de el mundo
Bem explicativo aplausos
Muito obrigado.
Se puder, curta nosso canal, inscreva-se e o divulgue, para que boas informações sejam espalhadas.
Axé.
@ já me escrevi e vendo seus vídeos sempre q posso, grata
Boa noite de onde você é?e o segundo vídeo que olho achei muito bom a explicação e a clareza, acredito que tenho muito aprender.Axé
Nosso Templo se localiza em São Paulo.
GRATIDÃO 💙💛
Eu que agradeço.
Que sensacional. Que aula. Gostei especialmente da parte de exu como um amigo espiritual. Todo aquele pensamento de caixinhas e hierarquias são construções nossas... então cai por terra o entendimento de que Exu estaria abaixo dos Caboclos e dos Pretos Velhos? Seriam todos amigos espirituais "do mesmo patamar" que atuam de formas diferentes?
Respondendo:
"então cai por terra o entendimento de que Exu estaria abaixo dos Caboclos e dos Pretos Velhos?"
- Sim, sem dúvida!
"Seriam todos amigos espirituais "do mesmo patamar" que atuam de formas diferentes?"
- Sim, sem dúvida!
Bom dia!
Mario fala um um pouco de incorporação na umbanda e quimbanda... gostaria de saber! gratidão!
Esse é um assunto para Terreiro, não para vídeo do UA-cam. Sinto.
@ entendo!gostaria muito de saber sobre o seu ponto de vista,a sua visão, já q, concordo com oq fala no seu canal,vem de encontro a min,me identifico mais q com os outros canais,acho q colocam a umbanda como folglore.
Mário, umas curtinhas:
1. Em alguns lugares citam que èsù seria traduzido como esfera. Isso está correto?
2. Você diz que os missionários chegam na áfrica no século 15... e o culto aos orixás, tem como colocar uma data há quanto tempo é praticado?
3. Você diz que èsù fica na porta dos templos pra fazer proteção. Contra o que especificamente ele protege?
Respondendo:
1. Sim
2. Não é possível.
3. Contra qualquer tipo de problema.
Babá! Tudo bom com o Sr?
Desculpe a folga, mas seria possível os comentários dos alunos saírem no áudio?
Parabéns pelo trabalho do senhor, nos ajuda muito.
Boa noite .
Como expliquei para outros internautas, essa gravação foi feita sem equipamentos para ouvir a plateia.
Não temos recursos técnicos, ainda.
Essa gravação foi feita antes da nossa Gira, nas quais sempre há uma palestra antes dos trabalhos.
Asé Babá!
Coloque uma forma para podermos fazer doações para o canal, nós somos tão abençoados que se cada um der um pouquinho ajuda com essas coisas.
Uma sugestão, se puder falar de yami Osoronga, agradeço
Já falei:
ua-cam.com/video/7_R0_O53LW0/v-deo.html
Babá tem como em outros vídeos o senhor falar mais sobre o que os yorubá pensam sobre o que acontece com o espírito depois da morte, para onde vai,se ficam um tempo ainda por aqui,se de alguma forma eles influenciam positiva e negativamente em nossas vidas e para o ifa quem são esses espíritos que baixam na umbanda e no espiritismo kardecista
Muito obrigado pela sugestão.
1:08:14 Prof, então, na visão youruba o que é a vida carnal na terra? Eles vêm como uma escola, onde vc vem aprender coisas novas? Uma prisão, onde vc vem pagar pelos seus pecados no Orun? O que é afinal?
Na visão yorùbá é para aprender.
Bom dia prof. Mário. Já vi e revi esse vídeo umas 4 vezes e cada vez que assisto mais eu apreendo. Gostaria se possível for, que o senhor indicasse um livro sobre exu catiço, exu de umbanda, compadres ou comadres ou esses gênios espirituais, que o senhor menciona. Existem vários livros no mercado, mas gostaria de adquirir um que seja de acordo com o SEU entendimento. Enfim , ..... corroboro com o seu pensamento de que na verdade, sempre buscamos enquadrar esses ajudadores espirituais (gênios), dentro do nosso mundo físico, do nosso universo cartesiano. Enfim, gostaria também de incentivá-lo a falar sobre o tema: REENCARNAÇÃO e o por quê do prof. não acreditar , ou crer de forma diferente. Obrigado por dividir conosco um pouco do seu conhecimento. Parabéns. Aboru aboye abosise.
Recomendo a leitura dos textos que estão em nossa página e blogs, cujos endereços se encontram na descrição dos vídeos.
Axé!
Axé! Ótimo vídeo.
Ah! Ao lado de Ketu, temos Exu também no Efon/Efan.
Axé!
Baba, levando em consideração o que se diz sobre Esu ser a boca de todos, "onde ele come aquilo que eu como" seria correto oferendar por exemplo uma farofa temperada pra Esu como uma espécie de agrado. Digo isso pois tenho uma ligação muito forte com ele e gostaria de oferendar algo em agradecimento. Outra coisa é se posso oferendar algo para um Orixá na minha casa.
Assista ao vídeo sobre Ebó, por favor.
Dos fenômenos só percebemos aquilo que nós mesmos colocamos.
Axé.
Gostei muito da sua aula , gostaria de saber sobre os quibayos que culto é esse que entidades são essas que eles trabalham se puder me informar fico grata
É uma prática sincrética, que existe especialmente na Venezuela, recebendo o nome de Culto de Maria Lionza. Eu não sou especialista nisso.
Obg pela pela atenção
Uma grande aula. Fiquei curioso pra saber essa visão do Mário sobre a reencarnação. Vale um vídeo. Outra dúvida que ficou foi sobre iniciar em Exu orixá no candomblé. O senhor teceu comentários sobre o assunto mas não ficou claro da sua opinião. É bom ser iniciado nesse Orixá? O senhor iniciaria ou já iniciou alguém nesse Orixá. Desculpa pela grafia brasileirada. Um forte abraço recifense.
Não se preocupe com a grafia. Eu também escrevo Orixá!
Em algumas postagens eu escrevo Exu e Èșù para que as pessoas não confundam as coisas.
Eu não tenho problemas em iniciar pessoas ao Orixá Èșù.
Bàbá Mário, as religiões de matrizes africanas são uma riqueza. Do micro que estou aprendendo, na tradição ketu (raíz Exumare da Bahia), Esù é um Orixá muito próximo de Ògún e que todos nossos pedidos e ofertas passa por Esù. Bàbá, pode me corrigir, por favor.
Sim, tudo passa por Èșù.
Gente, vcs conseguem ver alguns pontos de luz no quadro durante todo o vídeo?
Axé!
E se o suicida não tem nenhum familiar ou nenhuma pessoa que faça ebó por ele? Ele fica vagando pra sempre sem chance de voltar? Não tem amigo espiritual que possa ajudar?
Depende da tradição.
Baba tem algum livro ou trabalho para entender mais os geneos . ou algum trabalho seu para ser seguro .
Livros sobre o assunto estão em inglês, árabe ou hebraico.
Olá!! onde fica a roça ou " terreiro" do Senhor?? Achei muito boa palestra. Teria telefone desse curso? Obrigado!
Indico o nosso site
templopanteranegra.com.br
Se eu tiver entendido corretamente o senhor acredita pela tradição islâmica que um Exu (entidade) pode não ser a sombra de um desencarnado, mas sim um espírito Djinn, em alguns casos, adoraria que o senhor nos explicasse esse ponto de vista com mais detalhes, o que são djinns, de onde vem, sua função, por que ajudam às pessoas, se podem trazer malefícios, djinns fazem parte dos espíritos da goetia, como eles se adaptam a nossa forma de culto nas "macumbas" e toda e qualquer curiosidade que o senhor possa falar, fiquei muito interessado, gratidão desde já Babá.
Eu abordo esse assunto neste vídeo:
ua-cam.com/video/1lZIMfuQ7ZY/v-deo.html
@ gratidão baba ❤️🙏🏼 você é 10!!!!
Babá Mario, meus cumprimentos primeiramente. Se compreendi bem, na sua concepção então quando damos nomes as entidades ou ela dão os nomes delas na Umbanda seria através da nossa concepção? Elas estariam dando os nomes que mais nos agradariam inconscientemente? Por exemplo, acredito trabalhar com uma entidade da linhas dos caveiras na umbanda. Na sua concepção sou eu que dou esse nome conforme as "caixinhas" pré definidas que eu acho que melhor se encaixe? E o que ocorre com os pretos velhos, caboclos que dão seus nomes, seria a mesma coisa? Esse Exu que nos acompanha sempre e pra sempre seria o equivalente ao Anjo da guarda no sincretismo será? Perdão pelas diversas perguntas, mas gostaria de compreender melhor através do seu entendimento. Sou umbandista, mas a casa que trabalho tem os Exus pela linha da Quimbanda e o Culto de Nação Nagô no qual foi iniciado recentemente. Axé.
As respostas estão neste vídeo: ua-cam.com/video/tGy6ujUdtqM/v-deo.html
👏👏👏🙏
🙌🏾
Mario, acho que você acabou não concluindo o raciocínio quando falou do Carma da influência espírita. Nesse momento você fala que ele é Olopaa. Exu tem essa construção de "agente do carma" por conta disso? Que seria ele que daria as porradas por questões cármicas?
Não havia o que concluir, pois não há nenhuma ligação entre uma coisa e outra.
Oi Mário.. eu assisti de novo o video e fiquei com uma curiosidade à parte.. é sobre a reencarnação. Se no caso a reencarnação não existir.. pra onde iriam os espíritos? Só existe incorporação ? E nesse caso teria um prazo pra um espírito ficar somente incorporando? E depois ?.. eu pergunto pq gosto de ouvir opiniões com diferentes pensamentos.
Acho que entenderá melhor com este vídeo: ua-cam.com/video/ZgPHLTfZtOI/v-deo.html
@ esse eu já assisti.. mas eu quis dizer sobre sua opinião sobre a reencarnação no final do video.. rs
@@anamkb verdade, também queria saber
Olá irmão, na realidade Exu entidades são de kimbanda ou Quimbanda, lá sim é um culto especialista em Exús entidades, só para esclarecer, obrigado!
Eu tratei sobre isso, de forma exaustiva em uma sequência de vídeos:
ua-cam.com/video/TndHgYutShQ/v-deo.html
ua-cam.com/video/pG0i56vuXQo/v-deo.html
ua-cam.com/video/PtRhHhghi0s/v-deo.html
ua-cam.com/video/k3nhLHZLSNI/v-deo.html
Recomendo que assista a eles!
Babá e o que os Yorubas acreditam que acontece após a morte? Também queria saber quando a mãe é adotiva na hora do ebó e do jogo se não se sabe o nome da genitora como isso é visto?
Após a morte ficará aguardando o reencarne. Eles rezam para que seja o mais rápido possível.
Se não se sabe o nome da genitora, chama-se apenas pelo nome do ofertante.
@ axé