Professor, mais uma vez tenho que tirar o chapéu para o senhor. Suas aulas são sensacionais, didática incrível. Sempre que explica algo traz um exemplo que me faz ver como aplico isso. Estou me preparando para o ENEM esse ano e estou acompanhando de carteirinha seu trabalho. Parabéns!!
Muito bom professor. Para os colegas que não tem toda essa malemolência para desenhar para seus alunos igual ao Douglas, recomendo que tentem aprender a usar o geogebra. Dá pra fazer muita coisa bacana com esse software.
Douglas, Como que vemos a imagem naquele ponto, onde ocorre uma superposicao de luz? ( minuto 8:10) Pois depois da superposicao de luz, os raios nao voltam a como esta antes? Tipo, se eu cruzar uma luz azul com vermelho, uma parte terá superposicao, mas depois do cruzamento, elas voltam ao normal Mas ai que esta, vemos nossa imagem no espelho plano com superposicao ou normal?
Depois dessa Aula, só não aprende quem não quer e é negacionista! Repare que pra não aprender tem que ser os dois. Ou seja, se você for só negacionista, você vai aprender. E se você somente não quiser, também vai entender. É lógico.
Faço bastante musculação, vejo no espelho que estou cheio de músculos, isso num ambiente com pouca luz, quando vou para outro ambiente não vejo tantos músculos, ao me afastar assim consigo ver, gostaria de saber se a imagem que vejo no espelho são realmente as imagens reais do meu corpo ? Obrigado
Professor, queria saber se espelhos esféricos formam imagens enantiomorfas? Ou somente em espelhos planos ocorre esse fenômeno? Fiz uma questão tem como resposta que em um espelho côncavo cujo objeto está entre o centro de curvatura e o vértice, a imagem será virtual, direita, maior e enantiomorfa. Entendi tudo, menos o fato de ela ser revertida (enantiomorfa). Isso aconteceu pq? É pq ela é virtual? Ou em todos os espelhos ocorre?
Pra você, saber que todo raio que incide paralelo ao eixo principal reflete na direção do foco principal? (Se sim, revise o princípio da reversibilidade da luz: se ela faz um trajeto indo, invertendo o sentido, faz o mesmo trajeto voltando)
@@fisicacomdouglas eu dei uma verificada aqui e entendi que 2 lei da reflexão (mesmo ângulo dos raios de reflexão e incidência em relação a reta normal) tbm se aplicam para os raios que vão em direção ao foco... É isso mesmo? Rs
Oi Gabriel. Vamos melhorar essa comparação. Pense em dois espelhos de mesmo tamanho, um plano e outro convexo. No convexo você consegue ver uma maior área
Oi, Stefany! Calma 😉 para entender essa aula, é preciso conhecer os raios particulares dos espelhos e a definição de imagem. Caso você ainda não tenha estudado isso, fica mesmo difícil entender. Dá uma reforçada nesses temas antes 🙂 Mas me conta... o que você teve dificuldade de compreender especificamente?
o homi desenha muito!! hhsuahsuashuashashhua
ótima aula :D
Excelente! 🙇🏻♂
Tenho dificuldade nesse assunto, mas, pela primeira vez, sinto que compreendi. Excelente aula!
cara vc é muito foda!!!!
muito bom, bem didatico
Começando a aprender o conteúdo. Valeu pela aula professor
Professor, mais uma vez tenho que tirar o chapéu para o senhor. Suas aulas são sensacionais, didática incrível. Sempre que explica algo traz um exemplo que me faz ver como aplico isso. Estou me preparando para o ENEM esse ano e estou acompanhando de carteirinha seu trabalho. Parabéns!!
Só consegui entender o assunto depois que vi seus desenhos + explicação! Mt obrigado :D
O senhor realmente se esforça pra dar aula. Muito obrigado mesmo!
Muito bom professor.
Para os colegas que não tem toda essa malemolência para desenhar para seus alunos igual ao Douglas, recomendo que tentem aprender a usar o geogebra. Dá pra fazer muita coisa bacana com esse software.
Namoral, a aula desse cara é muito boa...
Boa!
simplesmente perfeito
Muito bom! Poderia liberar esses desenhos para impressão, em!
didática incrível
Professor seu trabalho é excepcional.
Ótima explicação
Ajudou muito! Obrigado pela explicação clara e objetiva!
Professor, que aula excepcional! Material de altíssima qualidade.
Show de aula professor!!!
Muito obrigado professor, gosto muito de suas aulas!!!
MUITOOO MASSAAA!!! ❤❤
Boa tarde, Professor, no exemplo da colher que funciona como um espelho côncavo por que não precisa de um anteparo para se observar a imagem ??
Gostei da preferência do meu prof
Cara, muito bom!!
Douglas, Como que vemos a imagem naquele ponto, onde ocorre uma superposicao de luz? ( minuto 8:10)
Pois depois da superposicao de luz, os raios nao voltam a como esta antes?
Tipo, se eu cruzar uma luz azul com vermelho, uma parte terá superposicao, mas depois do cruzamento, elas voltam ao normal
Mas ai que esta, vemos nossa imagem no espelho plano com superposicao ou normal?
Muito bom
Perfeito, prof
Obrigado, Raviere
perfeito sem defeitos!! arrasa!
Muito Bom. Professor poderia dar exemplos na vida real como pode e onde é usado.
Espelhos de retrovisor de carro são convexos, espelhos para maquiagem são côncavos
Professor eu tenho uma dúvida, ps espelhos de barbeiros e salões de beleza eles são côncavo ou convexo? Esperando resposta
Geralmente nem um nem outro. Eles são planos
Boa tarde, eu preciso de um espelho igual a de uma moto mas que a imagem nao seja invertida, seria possivel isso professor?
Olá. No espelho convexo a imagem sempre sera virtual?
Depois dessa Aula, só não aprende quem não quer e é negacionista!
Repare que pra não aprender tem que ser os dois. Ou seja, se você for só negacionista, você vai aprender. E se você somente não quiser, também vai entender.
É lógico.
Ei Douglas. Tudo bem? Qual o aplicativo que você usa para fazer esses desenhos com a mesa digitalizadora?
Faço bastante musculação, vejo no espelho que estou cheio de músculos, isso num ambiente com pouca luz, quando vou para outro ambiente não vejo tantos músculos, ao me afastar assim consigo ver, gostaria de saber se a imagem que vejo no espelho são realmente as imagens reais do meu corpo ?
Obrigado
Vim pelo meu professor de física
Professor, queria saber se espelhos esféricos formam imagens enantiomorfas? Ou somente em espelhos planos ocorre esse fenômeno?
Fiz uma questão tem como resposta que em um espelho côncavo cujo objeto está entre o centro de curvatura e o vértice, a imagem será virtual, direita, maior e enantiomorfa. Entendi tudo, menos o fato de ela ser revertida (enantiomorfa). Isso aconteceu pq? É pq ela é virtual? Ou em todos os espelhos ocorre?
As imagens virtuais e diretoras, nos espelhos, são enantiomorfas, ou seja, trocam direita-esquerda
@@fisicacomdouglasO que seriam "imagens diretoras"? É o mesmo que imagem direita? Desde já, obrigado, professor, a resposta foi de grande ajuda.
direitas. Corretor trocou a palavra por engano
@@fisicacomdouglas Certo, professor, obrigado. Sempre impecável na didática e explicações.
no primeiro exemplo: pq o primeiro raio em direção ao foco refletiu paralelo??
Pra você, saber que todo raio que incide paralelo ao eixo principal reflete na direção do foco principal?
(Se sim, revise o princípio da reversibilidade da luz: se ela faz um trajeto indo, invertendo o sentido, faz o mesmo trajeto voltando)
@@fisicacomdouglas eu dei uma verificada aqui e entendi que 2 lei da reflexão (mesmo ângulo dos raios de reflexão e incidência em relação a reta normal) tbm se aplicam para os raios que vão em direção ao foco... É isso mesmo? Rs
É isso mesmo
@@fisicacomdouglas obrigado
Professor. Deixe-me ver (Diante de um ESPELHO CONVEXO, podemos ver mais objetos além do qual estamos focando? )
Oi Gabriel. Vamos melhorar essa comparação. Pense em dois espelhos de mesmo tamanho, um plano e outro convexo. No convexo você consegue ver uma maior área
@@fisicacomdouglas OBRIGADO pela atenção!
Doug, tá tudo top, só que o áudio do vídeo ficou meio ruim...Fora isso, tá tudo ótimo!
Oi Samile! Tudo o áudio ou em alguma parte do vídeo? Aqui parece normal. Obrigado pelo feedback!
Não acredito que entendi espelhos esféricos kkkkk me inscrevendo no canal agora
A imagem formada na colher é virtual. Por que ela fica invertida? Imagens virtuais não deveriam ser apenas direitas?
De onde você "tirou" que essa imagem é virtual? 🤔🤔
@@fisicacomdouglas Ôoooo professor, muito obrigado por responder!!!
Foi confusão minha. Abração aí!
RESUMO: 14:46
Com esse video descubri que sou muito burra pq mesmo muito bem explicado não entendi nada :'T
Oi, Stefany! Calma 😉 para entender essa aula, é preciso conhecer os raios particulares dos espelhos e a definição de imagem. Caso você ainda não tenha estudado isso, fica mesmo difícil entender. Dá uma reforçada nesses temas antes 🙂
Mas me conta... o que você teve dificuldade de compreender especificamente?
Os raios notáveis: ua-cam.com/video/ICaxf-GxMWU/v-deo.html