Webdoc: Enegrecendo a Tatuagem - Especial "Presenças"
Вставка
- Опубліковано 7 лют 2025
- Webdoc com profissionais que atuam no ramo de tatuagem que se especializaram em tatuar em pele de pessoas negras e desse modo têm seu trabalho como uma forma de ferramenta de transformação social, através do desenvolvimento da autoestima da população negra.
Com os tatuadores Fabrício D’Art, Thamu Candylust, Karoline Souza (Kalibre) e Felipe Domingos.
Quem são:
Fabrício D'Art
Nascido na periferia de São Paulo, sempre fascinado pelo mundo do desenho e suas possibilidades. Começou a tatuar aos 20 anos e nos últimos anos tem se dedicado ao estudo das culturas negras e indígenas latino-americanas, aprofundando conhecimentos e inserindo elementos diretamente às suas artes. Como artista, também se dedica á pintura a óleo e ilustrações de livros.
Thamú Candylust
Tatuadora profissional desde 2007 e especialista em peles pretas. É a primeira Tatuadora Negra do Brasil, (tatuando há mais tempo, segundo mapeamentos feitos nos últimos anos.) Possui o estúdio Casa Thamusa, no bairro da Barra Funda, em São Paulo. A artista expressa em sua trajetória toda sua luta por meio de sua arte: livre de racismo e preconceito.
Karoline Souza (Kalibre)
Tatuadora há 8 anos, vem estudando as especificidades e fisiologias da pele negra, buscando métodos de aplicação desde 2013. Idealizou o estúdio Diáspora Tattoo em 2017, que fomentava a troca entre artistas, o resgate da auto estima, o empoderamento e a noção de pertencimento. O estúdio foi composto somente por tatuadores negres. Em 2018 liderou o movimento Jingas Tatto, responsável por fazer o mapeamento de Tatuadoras Negras e indígenas no Brasil, que tinham interesse em se especializar e tatuar peles negras/indígenas com temáticas diaspóricas.
Felipe Domingos
Artista, ilustrador e tatuador, nascido em São Paulo. É bacharelando em Artes Visuais pela Universidade de São Paulo. Inicia sua carreira em 2014 como ilustrador de cenários em um dos principais estúdios de animação do Brasil. Em 2015 inicia sua caminhada como ilustrador autoral, tendo trabalhos feitos em colaboração com Editora Ananse, Editora Venas Abiertas, Sesc Pompéia, Livraria Africanidades, Coletivo Rekhet Yoga, entre outros. Desde então, atua também como tatuador, com foco em pele negra e no desenvolvimento da técnica de Handpoked. Trabalha com temas relacionados à botânica e à cultura negra, tendo como uma das principais pesquisas, o estudo dos Adinkras. Em 2020, funda o Aya Studio, estúdio de ilustração e tattoo.
#Presenças #ProgramaçãoSescSP #espetáculo #audiovisual #Do13ao20 #tatuagem #movimentonegro #pelenegra #arte #artecorporal #transformaçãosocial #autoestima #populaçãonegra
Que trabalho documental importante! Artistas preciosos e incríveis 🌟👏
Uau! Adorei.
Incrível!
Incrível esse doc!!!
Honra de ser tatuada pelo FABRÍCIO ✊🏽🤎
Aff essa mulher femimi estrag0u a entrevista.