Oi pessoal, amigos brasileiros, sou italiano e confirmo todo o que a Pri diz sobre a Italia. Ela è muito seria e honesta em falar assim. Um abraco a todos e acreditam sempre nela! Ciao!
tudo depende de "N" fatores em qualquer lugar do mundo, inclusive dentro do Brasil. Eu moro no MELHOR bairro de PAlegre (Moinhos de vento) no mesmo apartamento, de aluguel, há 20 anos. Aluguel é 800 reais, condomínio 220, energia cerca de 150 (aumenta mais no auge do verão por causa do ar condicionado e no auge do inverno pelo aquecimento). Tão barato tem motivo de ser. O apartamento está com MUITOS problemas (foi construído em 1945 e nunca recebeu uma reforma geral, só coisas pontuais e o prédio como um todo está caindo aos pedaços), a propriedade é de um espólio familiar. Eles não fazem nada, fica por minha conta. Mas é numa rua tranquila, hiper segura, arborizado e tem absolutamente TUDO perto (supermercado grande, farmácia 24h, shopping centers, acesso fácil à rodoviária, metrô e aeroporto, excelente oferta de transportes coletivos, tem um dos principais parques de Porto Alegre a duas quadras de casa, etc ETC). Mesmo o apartamento estando com cara de ruína romana, é bonito, sim e confortável, charmoso até, muito bem localizado e pago absurdamente barato. Em termos. Em dezembro tive que trocar o sistema elétrico (teve dois curtos circuitos seguidos e havia fios de pano de trocentos anos - sim -na instalação elétrica. Gastei 7 mil reais (pedalados em entrada mais muitas vezes no cartão) e preciso ainda fazer uma obra hidráulica. Onde eu moraria por pouco mais de 800 reais em São Paulo ou Rio de Janeiro? Certamente numa favela ou numa periferia violenta a muitos quilômetros de distância de qualquer amenidade. Estou numa situação vantajosa e nem penso em sair daqui. Mas pessoas com o mesmo nível financeiro que eu Brasil afora devem estar num aperto inacreditável. Faz sentido comparar o que eu tenho aqui com outros locais? Não faz sentido nenhum. Não importa o lugar, pra saber se vale a pena é preciso colocar na ponta do lápis o que se ganha e o que se gasta. Seja no Brasil, seja em qualquer lugar do mundo. Parabéns pelo vídeo, as pessoas deliram muito na maionese (para o bem e para o mal)
Perfeita colocação.Em tudo na vida cada qual tem sua realidade e visão, nada do outro cabe a nós e não nosso a eles.Dar auxílio ok, mas ditar regras jamais. O livre arbítrio vai além de cada ser ser individual, vai da realidade financeira, cultural, familiar, social....
Morei na Itália por 8 anos e sempre gostei de assistir os teus vídeos justamente porque você é muito realista e esclarecedora. Um abraço desde a Espanha 😊
Passei uma semana em Alicante - Espanha de ferias e tinha uma boa comunidade de italianos vivendo la. Eles pareciam muito felizes e bem organizados. Eu pensava que a Italia oferecia mais que a Espanha, perdao a minha ignorancia. Paises diferentes e cada um tem a sua prioridade.
@@marcospedrini8739 Olá Marcos, minha família e eu nos mudamos para o sul da Espanha justamente por isso, aqui por uma série de motivos somos mais felizes 😊
@@joycelima9122Sou de Alicante/España e gosto muito de viver aqui com minha família, já estive em algumas cidades fa Itália para turistas, talvez se eu fosse aposentada poderia até morar, a Italia é linda demais.
@@giselyschulz6016 oi Gisely, a Itália é linda 🥰 mas infelizmente é muito mal governada, poderia ser um país maravilhoso para se viver em todos os sentidos. Estamos até que próximas agora, eu moro em Màlaga. Viemos pra cá porque no Veneto onde eu morava minha filha vivia no hospital por causa da alergia respiratória/asma, inclusive eu já estava ficando doente também, o ar dali é muito ruim. Mas existem muitos lugares muito bons pra se viver como aposentado. Eu gosto da região da Toscana, do Lago de Garda e das regiões montanhosas, Trentino Alto Adige por exemplo. Quero muito conhecer a Sardenha e a Sicilia também. Um abraço
Olá Priscila, estou morando na italia a um mês, e realmente concordo com vc, pra viver na italia e ter uma vida mas tranquila só é possível se o casal trabalhar os dois e ganhar no mínimo 2400 euros, se não é pura ilusão achar que vem pra italia e vai viver vida de rico. Caso a família não tenha salário próximo a isso terá a mesma vida ou pior que a vida no Brasil.
2 роки тому+1
Cião!! me passa seu numero, quero pedir umas dicas pra voce que recem chegou na italia
Ainda bem alguem fala a Verdade o povo se ilude muito . Moro aqui ha 13 Anos fui casada e vivia muito bem mesmo mais depois do divorzio tive que começar do zero sao 7 Anos estou sobrevivendo ainda mais depois da pandemia meu namorado ajuda um pouco mais ele Tb vive de aluguel tem um trabalho normal nao e rico eu tenho que me virar mesmo . Trabalho numa sorveteria so da pra sobreviver mesmo nao da pra juntar e comprar uma casa etc nada recebe paga aluguel ,come ,gasolina, luz remedio etc e e pra ser feliz . 4 Anos q n vou no Brasil antes da pandemia eu ate conseguìa juntar p ir agora esta tudo mais caro e o salario n cresce .
Parabéns! Sempre trazendo um exelente conteúdo. Sobre o aspirador pode custar até 100 mil reais se fabricam é porque tem quem compra , não é porque existem pessoas que fracassaram que outras não podem alcançar esses itens .
Adoro a maneira como você esclarece os assuntos, aqui em Portugal é igual, só que a diferença é que o ordenado mínimo é de 705 euros e os preços são praticamente iguais á Itália.
Que show de esclarecimento Priscilla. Essa é a realidade...viver dentro da moeda do país em que a pessoa está evita desgastes. Gosto de como você esclarece tudo da maneira mais simples possível. Dúvidas? Ñ deixa nenhuma. Parabéns menina e vamos que vamos à luta. Saúde, paz e sucessos pra vocês! 🐕💙❤😍
Sabe Pri. O seu conceito de vida é simples, ele torna a vida boa, em qualquer lugar do mundo. A forma como você administra seu dinheiro é tudo. Eu vivo no Brasil, e consigo fazer muita coisa, não por ser rica, mas por me organizar. Estive em Paris, fui a passeio e amei, a qualidade de vida é outro nivel, só que estamos falando de Europa com uma economia melhor. Nunca podemos esquecer, as diferenças ai é o velho mundo.. Aqui estamos engatinhando. Vejo vocês falando sobre o que se compra ai e aqui, antes eu até concordaria, mas atualmente com todas as mudanças que temos, conseguimos comprar coisas que agora tem no nosso mercado nacional, com marcas importadas e isso tornou tudo acessivel .. Sabe uma das diferenças que vi ai e aqui ..é algo tão basico, as moradias na Europa são todas pequenas, uma casa grande ai é para quem tem uma boa quantidade de Euros, já no Brasil qualquer casa é grande. Agora tenho visto isso mudar, muitos empreendimentos menores.. Acho que a mentalidade do brasileiro esta mudando, e isso esta dando mais qualidade a nossas vidas.. Antes queriamos um carrão, agora pegamos o carro popular e priorizamos outras coisas mais simples e ai vem o bum! Vivemos melhor.
Pri, parabéns pelo seu trabalho sempre sensato e perspicaz, moro há 6 anos na Irlanda e tenho cidadania italiana e sei bem o que vive e relata no seu vídeo, admiro muito vocês e já os acompanho faz tempo, não existe mágica, temos ônus e bônus em qualquer país que estivermos. Sucesso pra vocês! Abraços
Pri moramos na região da Toscana e no momento apenas meu esposo trabalha, e mesmo assim conseguimos ter uma qualidade de vida aqui, apenas com o salário dele. No Brasil nós dois trabalhando pagávamos as contas e chegava no final do mês zerados! Aqui mesmo pagando esse mês uma boleta de 365€ sobrou alguns euros no final do mês kkkkk. Mesmo apenas ele trabalhando conseguimos ter sim uma vida melhor que no Brasil. Como vc disse não dá pra fazer coisas extraordinárias, mas sim conseguimos viver bem até sair a minha documentação!
Um segredinho!!! Só crescem aqueles que convivem com os cidadãos locais e não comunidade brasileira, e apenas quando entendemos e envolvemos na cultura daquele país !!!!
Concordo completamente e tenho muita pena de quem mora em um país e odeia o povo daquele país, é muito triste. Moro na Itália e amo amo amo os italianos 😍
@@carmenramos8206 vivi aí nós EUA por quase 25 anos e aprendi muito, e só tive sucesso quando me aproximei dos americanos e me afastei dos brasileiros!!!
Um video simplesmesnte, perfeito. Vivo na Sardegna e lhe digo que nesses ultimos anos muitas coisas mudaram por aqui. Para quem pretende vir para Italia, preparem-se financeiramente, as coisas estao um pouco complicadas. Mas se fizerem um planejamento consciente, sim, pode dar tudo certo.
Massa o vídeo Pri. Valeu! Ao povo "sem noção" deu uma esclarecida boa. Aqui na Inglaterra o quadro está igual. Mercado, eletricidade, gás e a vida no geral aumentando.
2 роки тому+49
Italia é um estilo de vida. Geralmente é difícil a adaptação e o que muitos brasileiros querem vão achar na Inglaterra e não aí.
2 роки тому+2
@LukasAlpha Drums sem dúvida, é o lance da qualidade de vida que falava acima, muitos não entendem.
Super concordo com vc. Sempre falo a mesma coisa. Se quer ir morar na Italia, vai la, mas so vai achar o estilo de vida e a historia gigante do pais, nada mais. Tudo o resto, é fora da italia. Tem muitos italianos que fogem da italia para outros paises da europa como a inglaterra. Londres ta cheio de italianos, bom, o brexit passou por la tambem.
Tem razão Michele. Viver na Itália é complicado. Para quem está em idade produtiva, existem outros países na Europa onde a relação custo x benefício é muito melhor, haja vista a quantidade de italianos que emigram para eles. Para aposentados, viver em alguns países da Ásia, Tailândia por exemplo é muito mais vantajoso. Europeus e americanos procuram eles onde o dinheiro compra muito mais, a segurança é alta, as cidades maiores tem uma infraestrutura moderna além do clima, muito mais agradável.
Eu ganho 8 000 reais no Brasil, sou funcionária pública aposentada. Tenho apto próprio na Vila Mariana em São Paulo, como muito bem e vivo muito bem. Como não dirijo só ando de táxi ou aplicativo e tenho um dinheiro guardado. Se a pessoa estudar muito e conseguir um bom emprego viverá muito bem aqui. Não saio só Brasil para nada. Com essa guerra a Europa vai passar por períodos muito difíceis. Boa sorte.
Priscilla, sempre acho vocês muito sensatos com essa questão financeira! Vocês estão de parabéns! Aproveitem mesmo a vida aí, vocês merecem usufruir de tudo que conquistaram! Quer as pessoas entendam ou não! Kkkkkkk
Pri, mais uma vez obrigada por nos trazer conteúdo de qualidade. Eu, meu marido e nossos 3 filhos moramos na Itália faz 4 anos. Atualmente moramos em Trento e nosso estilo de vida mudou radicalmente em comparação ao Brasil. A província é maravilhosa em inúmeros quesitos, mas confesso que hoje já não suportamos mais o povo daqui. Decidimos nos mudar e logo mais, se Deus quiser estaremos na Emília Romagna. Desde quando chegamos só o meu marido trabalha e vivemos MUITO bem. A província em si nos proporciona uma ótima qualidade de vida. Mas claro, cada um deve avaliar aquilo que tem como prioridade no quesito “qualidade”. Hoje, pra nós, as prioridades são diferentes daquelas que tínhamos quando éramos recém chegados. Sigo acompanhando vocês. Beijo.
Oi Amanda! Eu e meu marido estávamos pensando em ir para Trento (temos um bebê que estará com 1 ano na data pretendida). Qual o problema com o povo aí? Muito fechado?
@@amandamacieltragante oie :) sim, são muito fechados. Pra você ter uma ideia, eles mesmos se denominam “ursos” 😅 povo de montanha que nao se familiariza com ninguém. Não fazem nada além daquilo que são acostumados, vivem na toca… dependendo do nível do trentino, você da “bom dia” e ele vira a cara sem do e sem piedade rsrs Mas claro, a boa adaptação depende muito de como vocês são como família, o que buscam aqui… a personalidade de vocês… enfim.
Olá Amanda tudo bem?? Recebi uma proposta de trabalho, vi o seu comentário e sou obrigado a perguntar, qual o custo de vida com um aluguel de uns 650 euro? Um casal com bebê sobrevive com 2k líquido? Obrigado
2 роки тому
EITA PRISCILA VC É MUITO BOA NOS ARGUMENTOS E NA ORATÓRIA. E ESTAS RENDAS DE UA-camRS SERÁ QUANDO TEMPO VÃO DURAR.
Uaww, Pri, essa luz e fotografia do video esta lindisdimo...vc esta parecendo uma Madona, uma pintura! Acho q a intencao foi essa ne? Lindo viu.. e as informacoes excelentes...🌷⚘🌷😘😘😘
Estou em Milão, minha primeira viagem internacional. Não faz nem uma semana que cheguei e já deu pra perceber que não é mil maravilhas. É legal pra passear, sim, com ctza. Agora pra morar, é preciso muita cautela e ponderação. Ciao!
Sou pobre no brasil então penso que vou pra itália ser pobre também, a única coisa é que vou tentar melhorar minha qualidade de vida e lutar pra conseguir conquistar algumas coisas e ajudar minha mãe no brasil.
Com certeza... Brasil é o país da dificuldade. Mesmo a gente trabalhando muito, ralando, tudo joga contra a gente. Saúde pública? Não temos. Educação pública razoável para quem quer ter filhos? Nem pensar! Segurança pública? Conte com a sorte. Trabalhar e ralar, tendo trabalho, quem tem garra trabalha em qualquer canto. Mas o Brasil, além de caro, não dá suporte nas áreas que em alguns países desenvolvidos são providas pelo Estado.
Eu tenho uma amiga na Itália e fala exatamente o que vc explicou no vídeo. Eu penso em ir justamente para poder experiências que aqui não seria possível.
Parabéns, a sua locução e articulação com as palavras está muito boa , cada vez melhorando mais . Ótima explicação, obrigada por compartilhar a experiência de vcs ! Moramos na China , temos passaporte italiano . Um abraço … Maetê e Fernando
Pri, as pessoas muitas vêzes se fazem de lunáticas ! Se esquecem que existem PRIORIDADES. 2 das minhas por exemplo são: comer bem e viajar... mas para isso, faço sacrifícios que as pessoas não vêem e aí acham que a gente caga dinheiro ou ganha muitíssimo bem. Mas tudo são escolhas... seja no Brasil, na Itália ou em qualquer lugar do planeta ! Mas a maioria prefere achar que para elas certas coisas são inatingíveis, preferem acreditar nisso do que fazer algum tipo de sacrifício ou esforço.. não querem sair da zona de conforto ! PS. Vcs são f+%@ ! Abçs
Pri com certeza para cada país uma realidade. Nada cai do céu. A vida está difícil aqui no Brasil, sim está mais aí na Itália também não está tão fácil como a anos atrás. São muitas as pessoas que vão em busca de uma oportunidade e aí com certeza deve ter mais pessoas, o custos de vida aumentou e é assim por todo o mundo as pessoas se movimentando em busca de uma vida melhor. É como você falou tem que ter um bom planejamento, boa vontade pois a adaptação não é fácil, determinação, paciência pois tem que dar tempo ao tempo, até chegar no patamar que você conquistou a duras penas ao longo de todos esses anos. Cadê a Tara blogueira.🐾😍 Muito obrigada por compartilhar! Um grande abraço!🔝💯😍😍😍🐾😘😘😘👏👏👏👏👏
Tem razão. No último vídeo da Priscila falei que os produtos nos supermercados brasileiros são muito caros. Eu estava comparando poder de compra, não moedas. Teve gente que não entendeu. Não sei em que mundo vivem, talvez do de Alice ou no de Oz.
Gente pense em pagar aluguel,seguro de caro e obrigado pagar luz ,agua,comida ,medicamentos com 1,200 Euros por mes nao da pra nada ah e a gasolina porque pra ir trabalhar de onibus com os horarios de noite . Nao sobra 100 € por mes eu fico besta com isso sobra quando e em dois mais nem todo mundo e casado .ah e tem 5 meses de frio que se paga muito pra esquentar a casa .
Priscila, eu conheci vcs através do Casal sem cep e comecei a assistir vcs tb. E hoje estava assistindo vídeos de 2018 e 2019, e confesso q nunca vi nenhum documentário com tanta beleza como vcs mostraram Veneza e Firenze. Os vídeos antigos, se é q podemos dizer antigos, é de uma riqueza de imagens que vcs fizeram. Eu estou encantada. Não que eu não goste dos atuais,mas fica a dica para que se inspirem nos vídeos anteriores. Eu estou apaixonada pelo ângulo das filmagens e como vcs mostram detalhes das construções. Pessoal, continuem com essa maravilha, eu amo seu canal. São divertidos e passam a realidade. Sou neta de Siciliano e amo a Itália. Beijossss
Menina Pricila, vc é fidedigna no seu Profissionalismo, então pensa como minha há Vóh dizia:- Fale bem, Fale mal, porém Fale de mim‼️‼️‼️ Ninguém agrada a tds, por isso continue com seu esposo e Trabalho mostrando a realidade q vcs só vão crescerem mt mais ‼️‼️‼️🙏🏻🙏🏻🙌🏻🙌🏻🙌🏻👏🏻👏🏻👏🏻😊😊😊 .
obrigada priscipla por este video, eu moro em Portugal e ja ponderei ir viver para italia por os ordenados serem mais altos que em portugal, mas depois desta crise toda penso em ficar em portugal pelo menos por enquanto isto nao acalma porque esta tudo caro, e ai em italia tem certas coisas que tem custo que aqui nao tem como por exemplo o lixo, mas mesmo assim nao ta nada facil aqui a vida. um beijo grande e obrigada por este video.
Oi Priscila, moro em Treviso desde 2004 e ainda hoje meus familiares falam "É... mas vc ganha em EURO, qdo vc vêm para o Brasil vc vive de rei". Não aceitam a minha resposta "Sim ganho em Euro mas gasto em Euro, dinheiro não cai do céu".
Eu moro em Portugal, isso que você falou é muito verdade . Cada pessoa ou casal tem as suas prioridades, agora que já conquistei o meu apartamento , quero viajar ou até viver em outros países . Isso foi uma escolha minha é do meu marido .
Ei lá minha linda, voce se esqueceu de dizer uma coisa importante, a eficiencia da nossa assitencia sanitaria. Olha que não ter que se preocupar com os tais plano de saude faz a diferença. As vezes fico pasma com os relatos de amigos e parentes brasileiros, todos tem esses tais planos de saude que custam uma fortuna. De todo jeito achei muito interessante e esclarecedor. Não fique preocupada com quem levanta sempre críticas, especialmente se parte de quem mora no Brasil, foi sempre assim, veem a Italia, a Europa, como a terra prometida. Eu vivo aqui a mais de quarenta anos e sempre tive que ficar explicando que eu não posso ser de exemplo, que sou uma profissional, me formei aqui, tenho mestrado e doutorado, passaporte italiano desde 1980, e mesmo assim faço uma vida simples, provavelmente se vivesse no Brasil com o meu curriculum teria mais bens, uma vida mais rica. Mas amo a Italia, amo Genova e sobretudo tenho uma familia maravilhosa aqui da qual nunca me separaria.
Pri; tu és uma inspiração... Amo o seu conteúdo e a sua desenvoltura. Te sigo já há muito tempo, então acompanho as mudanças e crescimento. Tu falas bem e a verdade. Baciii
Morar na Itália é um sonho. Por este sonho, já tenho até minha cidadania. Mas é difícil fazer essa mudança com tantas dúvidas que surgem, tantos receios, tantos obstáculos, como vocês apresentam muito bem. Nada é fácil. Será que tocando bossa nova nas esquinas dá pra sobreviver? kkkk Abs
Estive semana passada visitando e dou graças que fui pra Inglaterra antes do brexit. Lá o clima é péssimo mas as coisas funcionam. A Itália infelizmente parece q parou no tempo e consegue complicar mesmo as coisas mais simples. Fora a economia onde se ganha menos e se gasta mais. Acho que se eu tivesse tentado a vida na Itália já teria voltado para o Brasil.
Pri, vc e o Cristian estão de parabéns. Fazem ótimos vídeos. Muito esclarecedores. Agora, depende da leitura de cada um. Temos de deixar de fazer comparações para entender melhor
O custo de vida no Brasil é altíssimo. Já estive na Europa, em lugares diferentes, três vezes. Por duas delas, a trabalho, fiquei durante quatro semanas. Eu sempre ia aos supermercados e usava transporte público. Aqui você não acha nada que custe centavos. Nosso salário mínimo hoje é de R$ 1.212,00. Uma caixinha de leite custa, em média, R$ 4,00. Uma barra de chocolate de 80 g custa, em média, R$ 5,00 (e a qualidade não chega aos pés do chocolate europeu, mesmo de marcas que existem aqui). A carne está um absurdo, os cortes melhores custam, pelo menos, R$ 38,00 o quilo. Eu falo de São Paulo, não sei em outros estados. Nosso poder de compra é muito baixo. Existem os atacadistas, que vendem mais barato, mas mesmo assim, é caro para o salário brasileiro.
Exatamente. Rio de janeiro: leite 6,00. Gasolina: 8,00. Carro usado razoável: 20.000,00. Passagem de ônibus: 4,05. O mundo todo está passando por mudanças, inflaçao e etc. O poder de compra do europeu era razoável e ta ficando ruim. O do brasileiro que sempre foi ruim, ta ficando péssimo... é isso.
Haaaaaaaa Pri...chorei de rir " minha vida é um livro aberto e se eu abrir mais...rasga o livro" coisa de brasileiro!!! Por isso que eu assisto este canal!!! Eu estava numa Depre de dar gosto! Agora tô rindo de chorar!!! 💋
Perfeito comentário!!!! Reconhecer a realidade de onde se vive é fundamental pra sobrevivência...alimentar ilusões com julgamentos apenas é uma tremenda furada.....não só pra viver aí na Itália, como em qualquer lugar fora do Brasil!! Parabéns! Vc foi muito assertiva e mais didática, impossível! Bjs!
Oi Pri, estou vendo um violão aí atrás de você. Dê uma palhinha pra gente😁. Não sei se é você ou o Chrys que toca, mas seria bem legal ver os dois cantando e tocando😁👏👏👏👏👏🇧🇷
Oi Pri e Christian, parabéns pelo vídeo! Moro na Itália ha quase 20 anos e as coisas na Itália não são fáceis mesmo e os brasileiros confundem a realidade com a expectativa até como turistas. Bravi!
Priscila: Estou aos 67 anos e já não penso mais em morar fora do Brasil. Minha paixão pela Itália é pela História, as Artes, as belezas naturais e sobretudo o Povo Italiano. Sempre tive muitos amigos italianos aqui no Brasil, fui batizado por padre italiano. Quando criança, em nossa pobreza, recebemos muita ajuda dos padres italianos da antiga Catedral da Boa Viagem , aqui em BH. Tive vizinho italiano e quando criança minha mãe teve amigas italianas que frequentavam nossa casa. Na minha imaginação a Itália é como muita gente fala: é um museu de arte a céu aberto. Tenho à vista uma boa quantidade financeira para receber em uma causa judicial. Quando recebê-la quero passar pelo menos um mês aí, Abraços.
Bom Dia Pri, Christian e Tara. Grato por todos esse videos. Vou lhe pedir um favor. Quando for a um supermercado, favor verificar produtos Sem Glúten, Vegetarianos, pois existem muitas pessoas nessa situação. Grato.
Estou ansioso pelo vídeo do tour pela casa!! Adoro o conteúdo de vocês, acho essencial a forma que vocês abordam esses temas de mudança de país, tem muita gente que vive na ilusão achando que é só alegrias e vai acabar passando aperto. Vejo alguns comentário aqui desnecessário, não liguem pra isso! Parabéns pelo conteúdo 👏🏻👏🏻
Para começar: a Priscila e o Cristian sabem das finanças deles melhor do que qualquer pessoa. Eles sabem o que podem ou não comprar. Erro básico que quase todos cometem: converter para comparar custos. ERRADO! Se você ganha em Euro, avalie quantos % do seu salário um aspirador representa. Se ganha em Real, faça a mesma conta. O mesmo se aplica para alimentação, combustível e etcétera. Essa é a maneira certa de fazer cálculo de custo de vida. Para ficar mais fácil de entender: Trabalho em uma multinacional. Se eu fosse transferido, meu salário nos EUA seria de aproximadamente U$5.500. O carro que eu tenho no Brasil, custa nos EUA U$28.000. Eu precisaria de 5 salários cheios para comprar esse carro. O mesmo carro no Brasil me custaria 15,5 salários cheios. Isso é custo de vida.
Morei na Irlanda por 2 anos e moro em Portugal exatamente +/- o mesmo tempo que você mora aí na Itália. Assino em baixo em tudo que você falou. Quando eu cheguei em Portugal eu e minha esposa gastávamos 530€ por mês para viver, isso há 6 anos atrás, hoje gastamos pouca coisa menos que o dobro disso. E já conquistamos muitas coisas que no Brasil eu teria que ganhar mais de 20k de salário para ter. Esses dias eu estava calculando quanto que eu precisaria ganhar no Brasil para ter o padrão de vida que eu levo aqui, quando a conta chegou em R$ 20.000,00 por mês eu parei de calcular, porque não conheço ninguém que faz o que eu faço e ganhe 20K por mês. Só os cremes que nós usamos para fazer skin care que são três, no Brasil custam R$ 1.500,00 cada um, só vendem no Shopping Iguatemi em SP ou ML e com risco de ser falso. Aqui pago 36€. O vinho que eu gosto de tomar 1x por semana, aqui eu pago 7€ na garrafa, no Brasil custa R$ 1.500. Ou seja, só no vinho seriam R$ 6.000 por mês, fora as outras coisas. Issopor si só já seria um valor muito superior ao salário que tinha no Brasil. Adoro perfumes, compro um todo mês, o último que comprei aqui no Brasil está mais de R$ 2.000,00 aqui custou 40€. Só na sala de casa tenho uma LG Oled de 77” + PS5 + Xbox Série X. No Brasil com o salário que tinha e o preço desses eletrônicos seriam impossível. Minha moto é uma BMW GS1200 no Brasil custa na faixa de R$ 150.000 fora o seguro que pode chegar aos R$ 10.000,00 por ano fácil, sendo jovem e morador da Z/L de SP. Aqui eu dei 2.800€ de entrada e financiei em 48x 300€ sem juros, não é barato, abro mão de muita coisa para pagar a parcela, mas trabalhando de técnico em informática consegui comprar uma e no Brasil com a minha profissão seria impossível. Sou rico? Claro que não, apenas uma pessoa normal, com documento, trabalho e profissão. Coisa que qualquer um pode ter aqui. Se o Brasil conseguisse me prover o básico, jamais teria saído de lá. Entendo perfeitamente tudo que disse no vídeo, a vida fora do Brasil te da possibilidade de conquistar muitas coisas que seriam inacessíveis no Brasil, mas até chegar nesse patamar você rala d+, passa perrengue d+ e depois que começa a evoluir e colher os frutos. Daí muita gente no Brasil olha a tua vida e acha que tudo é muito fácil, mas só quem passou pelas adversidades é que sabe todo o esforço, dedicação e perseverança para chegar a onde está. Lembro quando compartilhava casa, quando economizava na comida, andava longas distâncias a pé e depois de bicicleta, pq não tinha dinheiro nem para o transporte, isso tudo são fases, depois vai evoluindo e a vida vai melhorando, mas o começo é sempre difícil, precisa ser perseverante e estar em sintonia com a sua companheira/o, lutar pelos mesmos objetivos e com toda certeza você evoluirá, conseguirá conquistar seus objetivos e realizar os seus sonhos. Boa sorte e sucesso a todos vocês. Que Deus te abençoe.
Seu comentário foi perfeito. Sem falar que no Brasil vc chamaria muita atenção dos bandidos andando em uma moto BMW. Dependendo do bairro q morasse, mesmo q pudesse pagar, nem poderia usar. Acredito que o q faz valer a pena morar num país de primeiro mundo é a estabilidade e o poder de comprar que seu salário, mesmo não sendo tão alto, mantém.
Oi pessoal, amigos brasileiros, sou italiano e confirmo todo o que a Pri diz sobre a Italia. Ela è muito seria e honesta em falar assim. Um abraco a todos e acreditam sempre nela! Ciao!
É verdade concordo plenamente
Eles dois são super sinceros e amáveis chistian e Pri🌹🌹
Tbm amo ela,não moro na Itália por causa do din din,minha família tem dupla cidadania
Muito bom os seus vídeos, bem esclarecedor, vcs falam com muita propriedade o dia a dia na Itália e suas diversas regiões.
tudo depende de "N" fatores em qualquer lugar do mundo, inclusive dentro do Brasil. Eu moro no MELHOR bairro de PAlegre (Moinhos de vento) no mesmo apartamento, de aluguel, há 20 anos. Aluguel é 800 reais, condomínio 220, energia cerca de 150 (aumenta mais no auge do verão por causa do ar condicionado e no auge do inverno pelo aquecimento). Tão barato tem motivo de ser. O apartamento está com MUITOS problemas (foi construído em 1945 e nunca recebeu uma reforma geral, só coisas pontuais e o prédio como um todo está caindo aos pedaços), a propriedade é de um espólio familiar. Eles não fazem nada, fica por minha conta. Mas é numa rua tranquila, hiper segura, arborizado e tem absolutamente TUDO perto (supermercado grande, farmácia 24h, shopping centers, acesso fácil à rodoviária, metrô e aeroporto, excelente oferta de transportes coletivos, tem um dos principais parques de Porto Alegre a duas quadras de casa, etc ETC). Mesmo o apartamento estando com cara de ruína romana, é bonito, sim e confortável, charmoso até, muito bem localizado e pago absurdamente barato. Em termos. Em dezembro tive que trocar o sistema elétrico (teve dois curtos circuitos seguidos e havia fios de pano de trocentos anos - sim -na instalação elétrica. Gastei 7 mil reais (pedalados em entrada mais muitas vezes no cartão) e preciso ainda fazer uma obra hidráulica. Onde eu moraria por pouco mais de 800 reais em São Paulo ou Rio de Janeiro? Certamente numa favela ou numa periferia violenta a muitos quilômetros de distância de qualquer amenidade. Estou numa situação vantajosa e nem penso em sair daqui. Mas pessoas com o mesmo nível financeiro que eu Brasil afora devem estar num aperto inacreditável. Faz sentido comparar o que eu tenho aqui com outros locais? Não faz sentido nenhum. Não importa o lugar, pra saber se vale a pena é preciso colocar na ponta do lápis o que se ganha e o que se gasta. Seja no Brasil, seja em qualquer lugar do mundo. Parabéns pelo vídeo, as pessoas deliram muito na maionese (para o bem e para o mal)
Perfeita colocação.Em tudo na vida cada qual tem sua realidade e visão, nada do outro cabe a nós e não nosso a eles.Dar auxílio ok, mas ditar regras jamais. O livre arbítrio vai além de cada ser ser individual, vai da realidade financeira, cultural, familiar, social....
Não existe livre arbítrio, pois cada um escolhe o que lhe convém.
Concordo com vc.
Gostei demais da sua colocação.Perfeita.
Moinhos de vento é um bairro muito bom mesmo.
Morei na Itália por 8 anos e sempre gostei de assistir os teus vídeos justamente porque você é muito realista e esclarecedora. Um abraço desde a Espanha 😊
Passei uma semana em Alicante - Espanha de ferias e tinha uma boa comunidade de italianos vivendo la. Eles pareciam muito felizes e bem organizados.
Eu pensava que a Italia oferecia mais que a Espanha, perdao a minha ignorancia.
Paises diferentes e cada um tem a sua prioridade.
@@marcospedrini8739 Olá Marcos, minha família e eu nos mudamos para o sul da Espanha justamente por isso, aqui por uma série de motivos somos mais felizes 😊
@@joycelima9122Sou de Alicante/España e gosto muito de viver aqui com minha família, já estive em algumas cidades fa Itália para turistas, talvez se eu fosse aposentada poderia até morar, a Italia é linda demais.
@@giselyschulz6016 oi Gisely, a Itália é linda 🥰 mas infelizmente é muito mal governada, poderia ser um país maravilhoso para se viver em todos os sentidos. Estamos até que próximas agora, eu moro em Màlaga. Viemos pra cá porque no Veneto onde eu morava minha filha vivia no hospital por causa da alergia respiratória/asma, inclusive eu já estava ficando doente também, o ar dali é muito ruim. Mas existem muitos lugares muito bons pra se viver como aposentado. Eu gosto da região da Toscana, do Lago de Garda e das regiões montanhosas, Trentino Alto Adige por exemplo. Quero muito conhecer a Sardenha e a Sicilia também. Um abraço
Também morei na Itália pelo mesmo período e hoje moro na Inglaterra👍
Parabéns Pri.
O canal de vocês é o único que não "floreia" a vida na Itália.
Obrigada mesmo por serem tão sinceros sem menosprezar a Itália.
Olá Priscila, estou morando na italia a um mês, e realmente concordo com vc, pra viver na italia e ter uma vida mas tranquila só é possível se o casal trabalhar os dois e ganhar no mínimo 2400 euros, se não é pura ilusão achar que vem pra italia e vai viver vida de rico.
Caso a família não tenha salário próximo a isso terá a mesma vida ou pior que a vida no Brasil.
Cião!! me passa seu numero, quero pedir umas dicas pra voce que recem chegou na italia
Brava
Ainda bem alguem fala a Verdade o povo se ilude muito . Moro aqui ha 13 Anos fui casada e vivia muito bem mesmo mais depois do divorzio tive que começar do zero sao 7 Anos estou sobrevivendo ainda mais depois da pandemia meu namorado ajuda um pouco mais ele Tb vive de aluguel tem um trabalho normal nao e rico eu tenho que me virar mesmo . Trabalho numa sorveteria so da pra sobreviver mesmo nao da pra juntar e comprar uma casa etc nada recebe paga aluguel ,come ,gasolina, luz remedio etc e e pra ser feliz . 4 Anos q n vou no Brasil antes da pandemia eu ate conseguìa juntar p ir agora esta tudo mais caro e o salario n cresce .
Brava vc e um exemplo eu morei um ano em brescia não dá prá deixar Itália de uma vez gosto da Cultura da Itália
Sem esforço ñ ha conquista.
Vc e Chrys são organizados e realistas.
Em qualquer lugar do mundo temos q esticar os pés até onde o lençol cobre.
Parabéns! Sempre trazendo um exelente conteúdo. Sobre o aspirador pode custar até 100 mil reais se fabricam é porque tem quem compra , não é porque existem pessoas que fracassaram que outras não podem alcançar esses itens .
Adoro a maneira como você esclarece os assuntos, aqui em Portugal é igual, só que a diferença é que o ordenado mínimo é de 705 euros e os preços são praticamente iguais á Itália.
Estou aqyi e esta horriv o custo benefício salário e precos de produtos. Estou saindo de pt
@@eduardomontanhamia1047 ,sim, não está fácil,😔
Perfeito, Priscilla! Sem esforço, não há conquista! Se a pessoa não tiver uma planejamento financeiro, nenhum país será fácil de se viver.
Que show de esclarecimento Priscilla. Essa é a realidade...viver dentro da moeda do país em que a pessoa está evita desgastes. Gosto de como você esclarece tudo da maneira mais simples possível. Dúvidas? Ñ deixa nenhuma. Parabéns menina e vamos que vamos à luta. Saúde, paz e sucessos pra vocês! 🐕💙❤😍
Sabe Pri. O seu conceito de vida é simples, ele torna a vida boa, em qualquer lugar do mundo. A forma como você administra seu dinheiro é tudo. Eu vivo no Brasil, e consigo fazer muita coisa, não por ser rica, mas por me organizar. Estive em Paris, fui a passeio e amei, a qualidade de vida é outro nivel, só que estamos falando de Europa com uma economia melhor. Nunca podemos esquecer, as diferenças ai é o velho mundo.. Aqui estamos engatinhando. Vejo vocês falando sobre o que se compra ai e aqui, antes eu até concordaria, mas atualmente com todas as mudanças que temos, conseguimos comprar coisas que agora tem no nosso mercado nacional, com marcas importadas e isso tornou tudo acessivel .. Sabe uma das diferenças que vi ai e aqui ..é algo tão basico, as moradias na Europa são todas pequenas, uma casa grande ai é para quem tem uma boa quantidade de Euros, já no Brasil qualquer casa é grande. Agora tenho visto isso mudar, muitos empreendimentos menores.. Acho que a mentalidade do brasileiro esta mudando, e isso esta dando mais qualidade a nossas vidas.. Antes queriamos um carrão, agora pegamos o carro popular e priorizamos outras coisas mais simples e ai vem o bum! Vivemos melhor.
Acho que está falando de uma realidade diferente da maior parte do povo brasileiro
Pri, parabéns pelo seu trabalho sempre sensato e perspicaz, moro há 6 anos na Irlanda e tenho cidadania italiana e sei bem o que vive e relata no seu vídeo, admiro muito vocês e já os acompanho faz tempo, não existe mágica, temos ônus e bônus em qualquer país que estivermos. Sucesso pra vocês! Abraços
Pri moramos na região da Toscana e no momento apenas meu esposo trabalha, e mesmo assim conseguimos ter uma qualidade de vida aqui, apenas com o salário dele.
No Brasil nós dois trabalhando pagávamos as contas e chegava no final do mês zerados!
Aqui mesmo pagando esse mês uma boleta de 365€ sobrou alguns euros no final do mês kkkkk.
Mesmo apenas ele trabalhando conseguimos ter sim uma vida melhor que no Brasil.
Como vc disse não dá pra fazer coisas extraordinárias, mas sim conseguimos viver bem até sair a minha documentação!
Um segredinho!!! Só crescem aqueles que convivem com os cidadãos locais e não comunidade brasileira, e apenas quando entendemos e envolvemos na cultura daquele país !!!!
Essencial! Mora vinte anos na Inglaterra e não fala inglês, dez na Itália e não fala italiano, os filhos estrangeiros só falam português!!!
Concordo completamente e tenho muita pena de quem mora em um país e odeia o povo daquele país, é muito triste. Moro na Itália e amo amo amo os italianos 😍
Verdade..aqui nos USA tambem.
@@carmenramos8206 vivi aí nós EUA por quase 25 anos e aprendi muito, e só tive sucesso quando me aproximei dos americanos e me afastei dos brasileiros!!!
@@tonycavalcanti0912 pura verdade...
Ótima explicação, sua casa está muito bonita e arrumada, parabéns 👏👏👏
Um video simplesmesnte, perfeito. Vivo na Sardegna e lhe digo que nesses ultimos anos muitas coisas mudaram por aqui. Para quem pretende vir para Italia, preparem-se financeiramente, as coisas estao um pouco complicadas. Mas se fizerem um planejamento consciente, sim, pode dar tudo certo.
Massa o vídeo Pri. Valeu!
Ao povo "sem noção" deu uma esclarecida boa. Aqui na Inglaterra o quadro está igual. Mercado, eletricidade, gás e a vida no geral aumentando.
Italia é um estilo de vida. Geralmente é difícil a adaptação e o que muitos brasileiros querem vão achar na Inglaterra e não aí.
@LukasAlpha Drums sem dúvida, é o lance da qualidade de vida que falava acima, muitos não entendem.
Super concordo com vc. Sempre falo a mesma coisa. Se quer ir morar na Italia, vai la, mas so vai achar o estilo de vida e a historia gigante do pais, nada mais. Tudo o resto, é fora da italia. Tem muitos italianos que fogem da italia para outros paises da europa como a inglaterra. Londres ta cheio de italianos, bom, o brexit passou por la tambem.
Tem razão Michele. Viver na Itália é complicado. Para quem está em idade produtiva, existem outros países na Europa onde a relação custo x benefício é muito melhor, haja vista a quantidade de italianos que emigram para eles. Para aposentados, viver em alguns países da Ásia, Tailândia por exemplo é muito mais vantajoso. Europeus e americanos procuram eles onde o dinheiro compra muito mais, a segurança é alta, as cidades maiores tem uma infraestrutura moderna além do clima, muito mais agradável.
Verdade 👏🏼
Brava
Eu ganho 8 000 reais no Brasil, sou funcionária pública aposentada. Tenho apto próprio na Vila Mariana em São Paulo, como muito bem e vivo muito bem. Como não dirijo só ando de táxi ou aplicativo e tenho um dinheiro guardado. Se a pessoa estudar muito e conseguir um bom emprego viverá muito bem aqui. Não saio só Brasil para nada. Com essa guerra a Europa vai passar por períodos muito difíceis. Boa sorte.
Priscilla, sempre acho vocês muito sensatos com essa questão financeira! Vocês estão de parabéns! Aproveitem mesmo a vida aí, vocês merecem usufruir de tudo que conquistaram! Quer as pessoas entendam ou não! Kkkkkkk
Foi muito bom vc ter dado essas explicações ,tem pessoas que nunca saíram do Brasil e viajam na maionese.
Pri, mais uma vez obrigada por nos trazer conteúdo de qualidade.
Eu, meu marido e nossos 3 filhos moramos na Itália faz 4 anos. Atualmente moramos em Trento e nosso estilo de vida mudou radicalmente em comparação ao Brasil.
A província é maravilhosa em inúmeros quesitos, mas confesso que hoje já não suportamos mais o povo daqui. Decidimos nos mudar e logo mais, se Deus quiser estaremos na Emília Romagna.
Desde quando chegamos só o meu marido trabalha e vivemos MUITO bem.
A província em si nos proporciona uma ótima qualidade de vida. Mas claro, cada um deve avaliar aquilo que tem como prioridade no quesito “qualidade”. Hoje, pra nós, as prioridades são diferentes daquelas que tínhamos quando éramos recém chegados.
Sigo acompanhando vocês. Beijo.
Oi Amanda! Eu e meu marido estávamos pensando em ir para Trento (temos um bebê que estará com 1 ano na data pretendida). Qual o problema com o povo aí? Muito fechado?
@@amandamacieltragante oie :) sim, são muito fechados. Pra você ter uma ideia, eles mesmos se denominam “ursos” 😅 povo de montanha que nao se familiariza com ninguém. Não fazem nada além daquilo que são acostumados, vivem na toca… dependendo do nível do trentino, você da “bom dia” e ele vira a cara sem do e sem piedade rsrs
Mas claro, a boa adaptação depende muito de como vocês são como família, o que buscam aqui… a personalidade de vocês… enfim.
Olá Amanda tudo bem?? Recebi uma proposta de trabalho, vi o seu comentário e sou obrigado a perguntar, qual o custo de vida com um aluguel de uns 650 euro? Um casal com bebê sobrevive com 2k líquido? Obrigado
EITA PRISCILA VC É MUITO BOA NOS ARGUMENTOS E NA ORATÓRIA. E ESTAS RENDAS DE UA-camRS SERÁ QUANDO TEMPO VÃO DURAR.
Uaww, Pri, essa luz e fotografia do video esta lindisdimo...vc esta parecendo uma Madona, uma pintura! Acho q a intencao foi essa ne? Lindo viu.. e as informacoes excelentes...🌷⚘🌷😘😘😘
Pri que suéter bonito, pelo que vejo sua casa já está uma graça...felicidades sempre!!! Amei o vídeo equilibrio e sabedoria
Eu amo ouvir vc falar hahahah um abraço!!
Adorei a iluminação do vídeo!
Faz um vídeo ensinando a filmar assim 🤩
🤩🤩🤩
Faz um video falando os prós e contras de viver na Itália!
Adoro vcs! Acompanho seus vídeos faz tempo! Parabéns pelo conteúdo!
Obrigada 🧡
Jesus abençoe vocês 🙌
Amém 💛
Estou em Milão, minha primeira viagem internacional. Não faz nem uma semana que cheguei e já deu pra perceber que não é mil maravilhas. É legal pra passear, sim, com ctza. Agora pra morar, é preciso muita cautela e ponderação. Ciao!
o que viu ? nos conte
@ Olá Vitória!! Você foi para a Itália? Recebi uma proposta e estou na dúvida kkk
Muito bem colocado a explicação para que ninguém se engane nos seus planejamentos.
Deus abençoe a todos vcs.
Acompanho vocês desde 2018 e só vejo melhoras... parabéns pela dedicação !
Sou pobre no brasil então penso que vou pra itália ser pobre também, a única coisa é que vou tentar melhorar minha qualidade de vida e lutar pra conseguir conquistar algumas coisas e ajudar minha mãe no brasil.
Pensando no sentido de poder mandar pelo menos 150 reais pra ela pq no momento nem isso to conseguindo.
Com certeza... Brasil é o país da dificuldade. Mesmo a gente trabalhando muito, ralando, tudo joga contra a gente. Saúde pública? Não temos. Educação pública razoável para quem quer ter filhos? Nem pensar! Segurança pública? Conte com a sorte. Trabalhar e ralar, tendo trabalho, quem tem garra trabalha em qualquer canto. Mas o Brasil, além de caro, não dá suporte nas áreas que em alguns países desenvolvidos são providas pelo Estado.
Vc é muito carismática e educada. Parabéns
E entao Pri, nao vai m9strar a casa? Ainda nao esta pronta??? Ansiosa pra ver o novo Lar doce Lar ...🌷⚘🌷😘
Seu canal é fantástico. Está me orientando demais. Muito obrigado 🙏🏾
Eu tenho uma amiga na Itália e fala exatamente o que vc explicou no vídeo. Eu penso em ir justamente para poder experiências que aqui não seria possível.
Muito bem Priscila, mostrando a vida como ela é aí na Itália. 💞
Parabéns, a sua locução e articulação com as palavras está muito boa , cada vez melhorando mais . Ótima explicação, obrigada por compartilhar a experiência de vcs ! Moramos na China , temos passaporte italiano . Um abraço … Maetê e Fernando
Pri, as pessoas muitas vêzes se fazem de lunáticas !
Se esquecem que existem PRIORIDADES. 2 das minhas por exemplo são: comer bem e viajar... mas para isso, faço sacrifícios que as pessoas não vêem e aí acham que a gente caga dinheiro ou ganha muitíssimo bem. Mas tudo são escolhas... seja no Brasil, na Itália ou em qualquer lugar do planeta ! Mas a maioria prefere achar que para elas certas coisas são inatingíveis, preferem acreditar nisso do que fazer algum tipo de sacrifício ou esforço.. não querem sair da zona de conforto !
PS. Vcs são f+%@ ! Abçs
Verdade. Disse tudo.
Pri com certeza para cada país uma realidade.
Nada cai do céu.
A vida está difícil aqui no Brasil, sim está mais aí na Itália também não está tão fácil como a anos atrás.
São muitas as pessoas que vão em busca de uma oportunidade e aí com certeza deve ter mais pessoas, o custos de vida aumentou e é assim por todo o mundo as pessoas se movimentando em busca de uma vida melhor.
É como você falou tem que ter um bom planejamento, boa vontade pois a adaptação não é fácil, determinação, paciência pois tem que dar tempo ao tempo, até chegar no patamar que você conquistou a duras penas ao longo de todos esses anos.
Cadê a Tara blogueira.🐾😍
Muito obrigada por compartilhar!
Um grande abraço!🔝💯😍😍😍🐾😘😘😘👏👏👏👏👏
Conteudo top exatamente isso que esta se passando oggi Aqui..
Não tem que comprar Euro com REAIS
O que acontece é O PODER DE COMPRA DO SALÁRIO MÍNIMO NA Itália é muito maior do que no Brasil.
Tem razão. No último vídeo da Priscila falei que os produtos nos supermercados brasileiros são muito caros. Eu estava comparando poder de compra, não moedas. Teve gente que não entendeu. Não sei em que mundo vivem, talvez do de Alice ou no de Oz.
Tu vive um estilo de vida bem simples...que facilmente consegue no Brasil . É muita ilusão.
Gente pense em pagar aluguel,seguro de caro e obrigado pagar luz ,agua,comida ,medicamentos com 1,200 Euros por mes nao da pra nada ah e a gasolina porque pra ir trabalhar de onibus com os horarios de noite . Nao sobra 100 € por mes eu fico besta com isso sobra quando e em dois mais nem todo mundo e casado .ah e tem 5 meses de frio que se paga muito pra esquentar a casa .
Priscila, eu conheci vcs através do Casal sem cep e comecei a assistir vcs tb. E hoje estava assistindo vídeos de 2018 e 2019, e confesso q nunca vi nenhum documentário com tanta beleza como vcs mostraram Veneza e Firenze. Os vídeos antigos, se é q podemos dizer antigos, é de uma riqueza de imagens que vcs fizeram. Eu estou encantada. Não que eu não goste dos atuais,mas fica a dica para que se inspirem nos vídeos anteriores. Eu estou apaixonada pelo ângulo das filmagens e como vcs mostram detalhes das construções. Pessoal, continuem com essa maravilha, eu amo seu canal. São divertidos e passam a realidade. Sou neta de Siciliano e amo a Itália. Beijossss
Perfeito Pri, cada qual uma realidade.Há muitos pontos a serem avaliados.Não há verdade absoluta , há a verdade dentro de cada realidade.
Eu gosto muito do canal
Excelente explicação ❤️❤️🥰
Parabéns Pri !!! Sempre muito bons seus vídeos, tem sim muita gente viajando na maionese...um forte abraço pra vocês!!!
Menina Pricila, vc é fidedigna no seu Profissionalismo, então pensa como minha há Vóh dizia:-
Fale bem, Fale mal, porém Fale de mim‼️‼️‼️
Ninguém agrada a tds, por isso continue com seu esposo e Trabalho mostrando a realidade q vcs só vão crescerem mt mais ‼️‼️‼️🙏🏻🙏🏻🙌🏻🙌🏻🙌🏻👏🏻👏🏻👏🏻😊😊😊
.
Vc esta certissima não tem vida facil em lugar nenhum.
A Pri explicou super bem nem precisa desenhar.
Perfeito sua observação. Moro há 7 anos em Boston e é necessário mesmo ter cautelas. Parabéns pelo programa, sigo vcs há tempos. Bjs
obrigada priscipla por este video, eu moro em Portugal e ja ponderei ir viver para italia por os ordenados serem mais altos que em portugal, mas depois desta crise toda penso em ficar em portugal pelo menos por enquanto isto nao acalma porque esta tudo caro, e ai em italia tem certas coisas que tem custo que aqui nao tem como por exemplo o lixo, mas mesmo assim nao ta nada facil aqui a vida. um beijo grande e obrigada por este video.
Acho q seria melhor pra vc tentar Espanha. A economia da Itália realmente desanima.
Sugestão de vídeo (ou de 3 vídeos), Priscila: saúde, educação e segurança na Itália (comparando com o modelo brasileiro).
Oi Priscila, moro em Treviso desde 2004 e ainda hoje meus familiares falam "É... mas vc ganha em EURO, qdo vc vêm para o Brasil vc vive de rei". Não aceitam a minha resposta "Sim ganho em Euro mas gasto em Euro, dinheiro não cai do céu".
Eu moro em Portugal, isso que você falou é muito verdade . Cada pessoa ou casal tem as suas prioridades, agora que já conquistei o meu apartamento , quero viajar ou até viver em outros países . Isso foi uma escolha minha é do meu marido .
Ei lá minha linda, voce se esqueceu de dizer uma coisa importante, a eficiencia da nossa assitencia sanitaria. Olha que não ter que se preocupar com os tais plano de saude faz a diferença. As vezes fico pasma com os relatos de amigos e parentes brasileiros, todos tem esses tais planos de saude que custam uma fortuna. De todo jeito achei muito interessante e esclarecedor. Não fique preocupada com quem levanta sempre críticas, especialmente se parte de quem mora no Brasil, foi sempre assim, veem a Italia, a Europa, como a terra prometida. Eu vivo aqui a mais de quarenta anos e sempre tive que ficar explicando que eu não posso ser de exemplo, que sou uma profissional, me formei aqui, tenho mestrado e doutorado, passaporte italiano desde 1980, e mesmo assim faço uma vida simples, provavelmente se vivesse no Brasil com o meu curriculum teria mais bens, uma vida mais rica. Mas amo a Italia, amo Genova e sobretudo tenho uma familia maravilhosa aqui da qual nunca me separaria.
Pri; tu és uma inspiração... Amo o seu conteúdo e a sua desenvoltura. Te sigo já há muito tempo, então acompanho as mudanças e crescimento. Tu falas bem e a verdade. Baciii
Morar na Itália é um sonho. Por este sonho, já tenho até minha cidadania. Mas é difícil fazer essa mudança com tantas dúvidas que surgem, tantos receios, tantos obstáculos, como vocês apresentam muito bem. Nada é fácil. Será que tocando bossa nova nas esquinas dá pra sobreviver? kkkk Abs
Muito obrigada por ser sincera. Eu pretendo ir para Portugal mas seus vídeos ajudam muito e vou continuar assistindo. Parabéns.
Estive semana passada visitando e dou graças que fui pra Inglaterra antes do brexit. Lá o clima é péssimo mas as coisas funcionam. A Itália infelizmente parece q parou no tempo e consegue complicar mesmo as coisas mais simples. Fora a economia onde se ganha menos e se gasta mais. Acho que se eu tivesse tentado a vida na Itália já teria voltado para o Brasil.
Pri, vc e o Cristian estão de parabéns. Fazem ótimos vídeos. Muito esclarecedores. Agora, depende da leitura de cada um. Temos de deixar de fazer comparações para entender melhor
O custo de vida no Brasil é altíssimo. Já estive na Europa, em lugares diferentes, três vezes. Por duas delas, a trabalho, fiquei durante quatro semanas. Eu sempre ia aos supermercados e usava transporte público. Aqui você não acha nada que custe centavos. Nosso salário mínimo hoje é de R$ 1.212,00. Uma caixinha de leite custa, em média, R$ 4,00. Uma barra de chocolate de 80 g custa, em média, R$ 5,00 (e a qualidade não chega aos pés do chocolate europeu, mesmo de marcas que existem aqui). A carne está um absurdo, os cortes melhores custam, pelo menos, R$ 38,00 o quilo. Eu falo de São Paulo, não sei em outros estados. Nosso poder de compra é muito baixo. Existem os atacadistas, que vendem mais barato, mas mesmo assim, é caro para o salário brasileiro.
Exatamente. Rio de janeiro: leite 6,00. Gasolina: 8,00. Carro usado razoável: 20.000,00. Passagem de ônibus: 4,05.
O mundo todo está passando por mudanças, inflaçao e etc. O poder de compra do europeu era razoável e ta ficando ruim. O do brasileiro que sempre foi ruim, ta ficando péssimo... é isso.
Pri, concordo com vc em tudo. Eu já morei na Italia e é tudo como vc diz, bjsss querida e fique com Deus!
Têm que levar em consideração que, quando aumentar os preços ai aqui no brasil nos apertam e não é pouco.
Haaaaaaaa Pri...chorei de rir " minha vida é um livro aberto e se eu abrir mais...rasga o livro" coisa de brasileiro!!! Por isso que eu assisto este canal!!! Eu estava numa Depre de dar gosto! Agora tô rindo de chorar!!! 💋
Priscilla, vc falou a coisa certa. Na Italia viva como italiano e esquece o Brasil, NÃO tem comparação.
Perfeito comentário!!!! Reconhecer a realidade de onde se vive é fundamental pra sobrevivência...alimentar ilusões com julgamentos apenas é uma tremenda furada.....não só pra viver aí na Itália, como em qualquer lugar fora do Brasil!! Parabéns! Vc foi muito assertiva e mais didática, impossível! Bjs!
Continue assim, a transparência e honestidade nas dicas de vida são fundamentais para a credibilidade de seu canal.
Vcs são ótimos!
Bom dia! Priscila. Muito obrigado por compartilhar vídeo assim. Informações boas são muito importantes. Sucesso no seu canal.
Muito obrigada 😃
Muito Bom. Obrigado.
Oi Pri, estou vendo um violão aí atrás de você. Dê uma palhinha pra gente😁. Não sei se é você ou o Chrys que toca, mas seria bem legal ver os dois cantando e tocando😁👏👏👏👏👏🇧🇷
Vídeo muito bom, esclarecedor 👏🏾
Ótimo. Vc vale ouro
Tudo é planejamento! Em nenhum lugar tem almoço de graça! Excelente vídeo!
Oi Pri e Christian, parabéns pelo vídeo! Moro na Itália ha quase 20 anos e as coisas na Itália não são fáceis mesmo e os brasileiros confundem a realidade com a expectativa até como turistas. Bravi!
Vídeo mais esclarecedor impossível
Valeu pri, mais sucesso pra vocês!👍👍👍👍
Priscila: Estou aos 67 anos e já não penso mais em morar fora do Brasil. Minha paixão pela Itália é pela História, as Artes, as belezas naturais e sobretudo o Povo Italiano. Sempre tive muitos amigos italianos aqui no Brasil, fui batizado por padre italiano. Quando criança, em nossa pobreza, recebemos muita ajuda dos padres italianos da antiga Catedral da Boa Viagem , aqui em BH. Tive vizinho italiano e quando criança minha mãe teve amigas italianas que frequentavam nossa casa. Na minha imaginação a Itália é como muita gente fala: é um museu de arte a céu aberto. Tenho à vista uma boa quantidade financeira para receber em uma causa judicial. Quando recebê-la quero passar pelo menos um mês aí, Abraços.
Vá em Roma.
Parabéns pelo vídeo, muito realista com o momento na Italia.
Parabéns, vc arrasa em suas explicações,mostra a real...
Deus abençoe e guarde em tudo !!!🙏🙌⚘❤
Estou ansiosa pelo tour na casa nova no Sul
Falou tudo Priii!!!
Excelente vídeo!!👍
Bom Dia Pri, Christian e Tara. Grato por todos esse videos. Vou lhe pedir um favor. Quando for a um supermercado, favor verificar produtos Sem Glúten, Vegetarianos, pois existem muitas pessoas nessa situação. Grato.
Excelentes esclarecimentos!
Objetiva e realista, como sempre.
Parabéns! Sucesso sempre!
Doida pra assistir o tour pela nova casa...
😍😘❤️
A falta de informações é terrível pra muitos que não se atualiza com a realidade. Abracinhos🌹🌹
muito necessario esse video. adorei
Olá Priscila e Cris, gosto muito de seus vídeos, são bem explicativos.
Boa sorte pra vcs . Deus abençoe ❤️
Gosto demais dos vídeos.Ótimas dicas e informações valiosas.Obrigada.
Estou ansioso pelo vídeo do tour pela casa!! Adoro o conteúdo de vocês, acho essencial a forma que vocês abordam esses temas de mudança de país, tem muita gente que vive na ilusão achando que é só alegrias e vai acabar passando aperto. Vejo alguns comentário aqui desnecessário, não liguem pra isso! Parabéns pelo conteúdo 👏🏻👏🏻
Obrigado pelo conteúdo.
Sucesso para vocês.
Para começar: a Priscila e o Cristian sabem das finanças deles melhor do que qualquer pessoa. Eles sabem o que podem ou não comprar.
Erro básico que quase todos cometem: converter para comparar custos. ERRADO!
Se você ganha em Euro, avalie quantos % do seu salário um aspirador representa. Se ganha em Real, faça a mesma conta. O mesmo se aplica para alimentação, combustível e etcétera. Essa é a maneira certa de fazer cálculo de custo de vida.
Para ficar mais fácil de entender:
Trabalho em uma multinacional. Se eu fosse transferido, meu salário nos EUA seria de aproximadamente U$5.500. O carro que eu tenho no Brasil, custa nos EUA U$28.000. Eu precisaria de 5 salários cheios para comprar esse carro. O mesmo carro no Brasil me custaria 15,5 salários cheios. Isso é custo de vida.
Simplesmente perfeita falou tudo
Pri, você tá sabendo cada vez mais coisas... parabéns!!! Bj
É assim você tem que mudar seu estilo de vida pra viver em qualquer país diferente e se adaptar!
muito bom seus videos
Tá difícil para todo mundo!
Morei na Irlanda por 2 anos e moro em Portugal exatamente +/- o mesmo tempo que você mora aí na Itália. Assino em baixo em tudo que você falou. Quando eu cheguei em Portugal eu e minha esposa gastávamos 530€ por mês para viver, isso há 6 anos atrás, hoje gastamos pouca coisa menos que o dobro disso. E já conquistamos muitas coisas que no Brasil eu teria que ganhar mais de 20k de salário para ter. Esses dias eu estava calculando quanto que eu precisaria ganhar no Brasil para ter o padrão de vida que eu levo aqui, quando a conta chegou em R$ 20.000,00 por mês eu parei de calcular, porque não conheço ninguém que faz o que eu faço e ganhe 20K por mês. Só os cremes que nós usamos para fazer skin care que são três, no Brasil custam R$ 1.500,00 cada um, só vendem no Shopping Iguatemi em SP ou ML e com risco de ser falso. Aqui pago 36€. O vinho que eu gosto de tomar 1x por semana, aqui eu pago 7€ na garrafa, no Brasil custa R$ 1.500. Ou seja, só no vinho seriam R$ 6.000 por mês, fora as outras coisas. Issopor si só já seria um valor muito superior ao salário que tinha no Brasil. Adoro perfumes, compro um todo mês, o último que comprei aqui no Brasil está mais de R$ 2.000,00 aqui custou 40€. Só na sala de casa tenho uma LG Oled de 77” + PS5 + Xbox Série X. No Brasil com o salário que tinha e o preço desses eletrônicos seriam impossível. Minha moto é uma BMW GS1200 no Brasil custa na faixa de R$ 150.000 fora o seguro que pode chegar aos R$ 10.000,00 por ano fácil, sendo jovem e morador da Z/L de SP. Aqui eu dei 2.800€ de entrada e financiei em 48x 300€ sem juros, não é barato, abro mão de muita coisa para pagar a parcela, mas trabalhando de técnico em informática consegui comprar uma e no Brasil com a minha profissão seria impossível. Sou rico? Claro que não, apenas uma pessoa normal, com documento, trabalho e profissão. Coisa que qualquer um pode ter aqui. Se o Brasil conseguisse me prover o básico, jamais teria saído de lá. Entendo perfeitamente tudo que disse no vídeo, a vida fora do Brasil te da possibilidade de conquistar muitas coisas que seriam inacessíveis no Brasil, mas até chegar nesse patamar você rala d+, passa perrengue d+ e depois que começa a evoluir e colher os frutos. Daí muita gente no Brasil olha a tua vida e acha que tudo é muito fácil, mas só quem passou pelas adversidades é que sabe todo o esforço, dedicação e perseverança para chegar a onde está. Lembro quando compartilhava casa, quando economizava na comida, andava longas distâncias a pé e depois de bicicleta, pq não tinha dinheiro nem para o transporte, isso tudo são fases, depois vai evoluindo e a vida vai melhorando, mas o começo é sempre difícil, precisa ser perseverante e estar em sintonia com a sua companheira/o, lutar pelos mesmos objetivos e com toda certeza você evoluirá, conseguirá conquistar seus objetivos e realizar os seus sonhos. Boa sorte e sucesso a todos vocês. Que Deus te abençoe.
Seu comentário foi perfeito. Sem falar que no Brasil vc chamaria muita atenção dos bandidos andando em uma moto BMW. Dependendo do bairro q morasse, mesmo q pudesse pagar, nem poderia usar.
Acredito que o q faz valer a pena morar num país de primeiro mundo é a estabilidade e o poder de comprar que seu salário, mesmo não sendo tão alto, mantém.