A DITADURA MILITAR ERA ANTISSEMITA | Michel Gherman
Вставка
- Опубліковано 10 лют 2025
- Documentos do DOI-CODI ganharam a luz do dia e comprovam o caráter antissemita da Ditadura Militar no Brasil. O que antes era suposição, agora é fato. Cabe aos historiadores e à comunidade judaica fazer jus a essa informação.
Um amigo do meu pai, engenheiro judeu, na década de 1970, fez concurso para aeronáutica e nunca era chamado. Quando foi ao quartel saber o porquê, disseram -lhe que o general não gostava de preto nem judeu.
Shalom Boker Tove ! Michel, amo profundamente seus posicionamentos ! Felizes são as pessoas que podem tê-lo por perto. Sua indignação é semelhante a minha. Toda Raba Lehitraote !
HERZOG VLADIMIR, BRILHA UMA ESTRELA!!!!!!!!!!!!!!!!!
Obrigada Professor.. É a primeira vez que ouço uma reflexão sob esta perspectiva. Canais como o seu e da Lilia Schwarcz trazem luz aos acontecimentos. O tempo e a História vai colocar as coisas no lugar.
Impressionante como os vídeos do professor me ajuda a abrir a mente. Sempre há muitas entrelinhas. Meu Pai do céu. Como há injustiça na história do Brasil. Parabéns professor, e obrigado por sair dos limites das paredes da Universidade. Que existam mais canais com tanto conteúdo de qualidade.
Agradeço, Jone.
Como sempre trazendo conhecimento para nós. Obrigada!
O que me admira é ter tantos judeus no Brasil que apoie um neonazista como Bolsonaro
É gente ruim que apóia esse capeta!
No Brasil cão,galinha, viram apelido depreciativo nos EUA e qualidade do cão ser fiel e a galinha protege os pintainhos de dinossauro.
há traidores em todas religiões e povos.
Muitos judeus abastados apoiaram Hitler no início do nazismo.
O Bozo foi OVACIONADO na Hebraica enquanto atacava negros e indígenas.
Obrigado por mirar o foco de luz nesta parte da nossa história obscura !
Estamos juntos, Adriano!
Parabéns professor 👏
Espetacular a denúncia. Contundente, profunda, indesmentível e triste. Parabéns, Professor.
Agradeço, Fábio!!! Estamos juntos
Que honra, professor. Ter Fábio Pannunzio como seu leitor não é para qualquer um....👏👏👏👏👏
É impressionante que essas práticas ditatoriais criminosas venham sendo defendidas por algumas pessoas hoje em dia. Isso me leva a crer que precisaremos lutar para que isso não retorne. Força e coragem para nós.
Sou grata por seu trabalho, que nos ilumina em meio ao caos
Agradeço, Ana!
Muito sério, para mim não é novidade, as provas e que são crível e prova esse caráter antissemita
Pela memória de Iara que fez muito por esse país, sua família e aos seus amigos que sabem de toda realidade. Parabéns pelo vídeo impactante. Por cada um que foi com brutalidade apagados... Meu coração chora por TODOS irmãos que FORAM eliminados
Agradeço, Jacqueline
Mais um vídeo corajoso e necessário. Todah rabah.
Devemos reescrever a história em algum momento, e acima de tudo refletir profundamente sobre atos e ações produzidas pela ditadura que reverbera no esgoto político de nossa jovem democracia!
A verdade sempre se revela como a luz! Parabéns Gherman!.
No caso do Herzog, importante ressaltar a intervenção do saudoso Henry Sobel , para que o Herzog não fosse enterrado como tendo cometido suicídio.
Parabéns pelo seu corajoso trabalho.
Vá em frente, não esmoreça.
Agradeço, RenatoAl!
Michel obrigada por suas narrativas.
Michel, um dos professores de história sociólogo atuais desta terceira década do século 21 que eu mais gosto!
Michel, já é meu crush ❤️
Uau. Respirar fundo. Obrigado.
Boa tarde excelente vídeo parabéns pelo seu trabalho, obrigado
Parabéns professor, por sua coragem...ao declarar verdades ao nosso período de trevas.😢
Excelente reflexão, professor!
Agradeço, Lazaro!
Poucos minutos que me valem por uma vida inteira de iluminação. Obrigada, professor!✨
Obrigado, Maria!
Parabéns Professor Michel, muito esclarecedor!
Michel, ainda no governo militar, quando eu estava no ensino médio, um colega meu, filho de um militar gaúcho de origem alemã me mostrou "Os Protocolos dos Sábios de Sião", pertencente ao pai dele. Certamente, não é coincidência com o que você diz neste vídeo.
Tem vários exemplares espalhados pelo Brasil.Até o Mein Kampf é exibido em bancas de jornal e livrarias.
Parabéns! Professor.
Eu gostaria de assistir um vídeo seu, que explicasse para a gente sobre as diferenças entre os semitismo e o anti semitismo, o sionismo e o ati sionismo. Seria muito elucidativo, vindo de um acadêmico que estuda e ensina sobre o judaísmo, como você e que poucas pessoas tinham acesso.
Ele já tem vídeo sobre isso. Ele diz de boa que críticas a Israel n são antissemitismo, a n ser qdo vem acompanhado de teorias da conspiração envolvendo os judeus.
Impossível maior clareza
Realmente Bolsonaro é o PIOR do PIOR !!!
O Brasil não merecia isso !!
Esperamos que a comunidade judaica acorde para essa triste realidade.
Também espero!!!
Michel você se esqueceu de falar do José Roberto Spigner que era de Barra do Piraí e também foi assassinado pela ditadura. Ele tinha só 21 anos. A mãe dele nunca se recuperou da perda e morreu com quase 90 anos. Ela tinha alzheimer, mas nunca se esqueceu do que fizeram ao filho dela até o último dia de sua vida. Em SP teve também o Gelson Reicher que era estudante de medicina.
PARABENS, MESTRE!!!!
Obrigado, Marco!
Shabat Shalom, professor. Lembro que no governo Geisel o Brasil posicionou-se com voto anti-sionista na ONU.
O Lula votou varias vezes tbm inclusive em 2010 reconheceu Jerusalém como capital da palestina.
Ótimo como sempre direto e sem rodeios.
Parabéns, Michel!
O antisemitismo no Brasil não é um processo estruturado na cultura de forma profunda mais do que um fenômeno circunstancial e episódico?
Professor, bom dia! Muito bom jogar luz sobre essa questão. O Presidente Geisel em especial, fez "n" declarações antissemitas ao longo de sua trajetória, que ficamos sabendo só anos depois de seu falecimento, através de gravações feitas por Ele mesmo. Se referiu certa vez ao Economista Eugênio Gudin como "Judeu salafra" (salafrário)
Nunca poderemos esquecer
Meu melhor amigo era judeu e se matou em março desse ano. Pulou do 11 andar. Eu fui no enterro dele mas não sei se ele foi enterrado num lugar separado. Acho que foi no mesmo lugar que está a mãe dele.
Sinto muito, pelo seu amigo e por vc tb, é duro demais perder um amigo, ainda + qdo é o melhor.
👏👏👏
Não entendo como judeus são bolsonaristas. Não todos, obvio, mas muitos sim. Professor é inacreditável!
Obrigada , professor!
Excelente reflexões elucidativas envolvendo esse período (ditatorial), ainda obscuro em muitos aspectos de nossa historiografia. E mais, em muito boa hora suas observações nesses dias 6 7 e 8 de setembro nos quais ficara claro a sanha golpista desse nazifascista. Quero acreditar que suas análises lúcidas chegarão aos judeus que ainda portam bandeiras de Israel nas passeatas que envolvem esse presidente genocida. Um grande abraço Mestre.
Não parece que sejam judeus os que exibem a bandeira de Israel na manifestações bolsonaristas.
Quem leva ( ou levava) bandeiras de Israel são os evangélicos.
Esse vídeo me remete ao pai de Giorgio, interpretado por Romolo Valli, no filme Il giardino dei Fizi-Contini, escrito por Giorgio Bassani, adaptado para cinema por Vittorio de Sica, 1970.
👏👏👏👏👏
Na Argentina foi até pior, e Israel tinha boas relações com a ditadura de lá. Na Argentina tem alguns trabalhos que tocam no tema do antisemitismo da ditadura de lá, no Brasil é quase que inexistente trabalhos, mesmo que artigos, que toquem num certo antisemitismo da ditadura brasileira, pelo menos no que pesquisei.
Parabéns pelo vídeo 🤘
De fato. Mengele no seu diário, descrevia que admirava certas táticas de infiltração dos milicos brasileiros dentro de sindicatos e centros universitários.
Engajamento
é isso ai , quebra as pernas da hebraica !
Eu já ouvi coisas absurdas, aliás acredito no absurdo como método e também na colisão entre absurdos mas nazismo, bolsonaro, antissemitismo é demais
Grande parte da comuindade hebraica no Brasil.apoia Bolsonaro.
C l a p H a n d s !