Muitas pessoas criticando este vídeo, mas poucas se dão ao trabalho de buscar conhecer e experimentar. A questão é que não se fabrica flauta profissional na digitação germânica. Nenhum luthier bom faz essa digitação. Nenhum flautista profissional utiliza a germânica. É desafinada e desequilibrada. Quem acha que não, é porque não tem conhecimento. Fim de papo! Abraços!
Quando me interessei pela flauta doce, pedi à meu pai para comprar uma pra que eu pudesse aprender, ainda não tinha muito conhecimento sobre flauta, então pedi que ele comprasse uma Germânica, mas, para minha surpresa, ele me trouxe uma Barroca. No começo fiquei um pouco triste kkk. Mas quando busquei conhecimento para ver as vantagens de ter aprendido desde o início com uma Barroca, eu simplesmente fiquei aliviado de ter sempre aprendido certo kkkk. Hoje eu agradeço ao meu pai por ter comprado "errado" kk. Obrigado, pai. 😂
Hahaha! Às vezes nem foi ele que comprou 'errado'. Pode ter sido o vendedor que indicou a barroca para ele na hora da compra e disse que essa seria melhor.
Eu só fui ter esta percepção depois de comprar uma flauta melhor e estudar música. Meu ouvido melhorou muito. Por muito tempo tbm tive somente a germânica para tocar. Após um bom tempo sem pegar nela novamente, fui tocar pra ver como era. O som em si não era tão ruim, nem tinha tanta diferença assim que até um surdo poderia notar, mas a desafinação do fa# grave e agudo foi gritante. Coisa de doer os ouvidos. Fazendo este vídeo pude perceber o quanto as notas são desequilibradas nessa flauta, tanto pelo material com que ela é fabricada (e canal reto), quanto pela digitação. Confesso que não esperava que seria tanto assim. Abraço!
Também toco flauta doce.T Tenho uma germânica. Tudo é questão de controle de ar. Para quem tá começando e difícil. Mas com o tempo e bastante estudo o músico consegue dominar essa questão da afinação das notas.
Essa questão é como falar sobre religião, quem nasce em uma religião, por mais argumentos que lhe apresentem ou evidências, dificilmente mudam de opinião. Para se tocar instrumento de sopro, vc não toca com ele afinado, vc toca afinando, a qualidade do instrumento vai ti dar mais ou menos trabalho. A flauta doce de sopro germânico é um instrumento menos equilibrado do que a sopro barroca, mais chegar ao ponto de querer banir a sua existência é como um religioso querer que só exista a sua religião no mundo. A flauta doce germânica é muito útil para musicalização infantil, assim como a barroca; a germânica talvez tenha a vantagem de ter a digitação mais "lógica", pois é semelhante à flauta transversal e ao saxofone por exemplo e qualquer um com pouco dinheiro que vai comprar uma flauta doce baratinha, provavelmente ela será germânica, ela foi criada no inicio do século XX para essa finalidade na Alemanha. Não adianta querer que o instrumento toque por vc, si vc não sabe tocar , não vai adiantar ter uma barroca de ébano, marfim, feita na Inglaterra. Na mão de um exímio flautista ninguém vai perceber a diferença ouvindo, só ele, não pela audição é sim pelos ajustes que ele tem que fazer na execução tanto na germânica como na barroca.
Eu sempre toquei com ela, desde 2014, até esse ano, e virei um profissional usando ela. Comprei uma barroca e estou aprendendo músicas mais rápidas, pois estou me acostumando com o F.
Eu troquei a flauta germânica por outro marca e mesmo assim continuou desafinada, eu perguntei para a instrutora e ela disse que eu tinha que treinar o sopro. 🙄
A sopranino tem a mesma digitação e afinação da contralto, assim como a baixo. Só que a baixo utiliza clave de fá. E também não tenho uma sopranino. Não tive interesse. Poderia comprar uma só pra gravar os vídeos aqui do canal. Quem sabe mais pra frente. Abraço!
Meu interesse seria precisamente sobre as particularidades - questões de sopro (imagino que haja), particularidades da digitação, além, é claro, do fato de que há peças barrocas muito bonitas para a sopranino
Pode haver algum detalhe na digitação sim. Eu experimentei a sopranino da Yamaha quando fui numa loja, mas não me agradou o som dela. Muito estridente. Muito inferior às boas de madeira que vejo em vídeos de bons flautistas. Quando tiver outra oportunidade vou testar novamente. Quanto ao sopro, não tem muito segredo. Eu toco a soprano, contralto e tenor. Muda de uma pra outra, mas não é nenhum desafio. Acostuma rápido. Abraço!
Assim que toquei com uma Barroca larguei a germânica no mesmo instante pois executava muitas musicas com o fa# da segunda oitava e a diferença era brutal.... alem do mais a grande maioria das flautas contralto, tenor e outras são barrocas dificilmente vc vai ver uma germânica.......
Um dos únicos canais que realmente sana minha dúvidas! Ta de parabéns cara, não desiste não! Tenho uma flauta doce soprano germânica e já quero trocar por vários motivos... Você acha melhor que eu compre uma soprano barroca ou alguma outra como a contralto ou tenor? Gostei da série 30 da Yamaha mas você indicou a 300, pra um leigo iniciantes, acha que tem muita diferença? Gostaria que me informasse hahaha Tudo de bom pra você, feliz ano novo!!
A ideia do canal é justamente essa. Suprir o que eu mesmo senti falta quando voltei a estudar flauta doce. Confesso que não conheço essa série 30 da Yamaha, mas ainda assim recomendo a linha 300, pois é a melhor linha do fabricante e ainda assim não tem um preço tão alto para quem quer realmente estudar flauta doce. Aliás, as flautas de resina são indicadas para iniciantes até cerca de 1 ano de estudo, falando de 1 ano de estudo com um professor adequado e com dedicação. Após este período, a flauta vai deixar a desejar em qualidade sonora e você não vai conseguir estudar algumas técnicas corretamente. Será necessário então investir um pouco mais em uma flauta de boa qualidade em madeira, que vai custar certamente mais de R$1000. Além da soprano, é muito interessante aprender a contralto. Gostei tanto dela que minha primeira de madeira foi uma contralto. Abraço! Feliz ano novo!
Boa noite . Toco flauta doce tem um ano e tenho uma flauta da Yamaha yrs - 23 germânica. Sendo que eu quero ir um pouco mais adiante e quero compra uma contralto barroca, tendo em vista que não posso comprar uma de madeira no momento, entao que série vc me recomenda?. Lembrando apois essa quero passar pra uma de madeira.
professor. Boa tarde. Eu ensaio um grupo de flautas yamaha, germânica. Quero incluir uma flauta tenor qual a.melhor para incluir no grupo a germânica ou a barroca. Já que o grupo toca com a germânica.
Blza amigo,eu toco sax e tenho uma flauta doce soprano germânica daí vi que a tenor tbm é afinada em dó oque facilita p mim tocar sem partitura,daí tava em dúvida sobre a germânica q já domino a digitação e a barroca q eu n conheço bem mais pelo oque vc me disse n muda tanto as posições .. obrigado msm ..
Seu canal é Ótimo meu Amigo. Sinceramente eu toco Flauta Doce germânica Yamaha tem mais de 20 anos ela sempre atendeu minhas expectativas dentro das partituras de louvores ( hinos) Tanto pq as notas não sobem tanto . Vejo problemas em partituras Clássicas!! Na minha Humilde opinião a germânica serve para o pontapé inicial sim até como vc mesmo disse !! Vou comprar uma Barroca linha 300 para testar. Parabéns pelo Canal 👏👏👏
Eu discordo desse fatalismo defendido pela maioria dos que insistem em pregar que “o sistema germânico é muito ruim”. Sou flautista e professor há algumas décadas. Costumo indicar a germânica para iniciação, sobretudo para musicalização e/ou visando uma posterior passagem para a flauta transversa, onde o dedilhado se torna semelhante nas duas primeiras escalas. Vale ressaltar que a afinação da nota fa na barroca, embora fixe um pouco melhor do que na germânica, apresenta um som mais abafado e com volume diminuído, pois só fica um furo aberto. O fato é que a flauta doce tem uma sonoridade naturalmente oscilante para AMBOS OS SISTEMAS. Ao soprarmos com mais intensidade, a nota sobe; com menos, ela cai. O segundo dó, por exemplo, para que ele se firme, exige uma emissão bem maior do que as demais notas. Enfim, é possível fazer um comparativo tocando alternadamente as duas flautas perante um afinador eletrônico e constatarmos que as diferenças são extremamente relativas, sobretudo na primeira escala, já fiz isso algumas vezes. Este canal é bacana, mas sinceramente, foi infeliz neste vídeo, principalmente pelo sensacionalismo e determinismo. A didática deve prever exceções e relativades, Sempre!
Eu achei que fosse eu que não estava fazendo corretamente a embocadura ou a força do sopro... Mas realmente o problema é nesse modelo de flauta. Kkkk foi a mais enconta que achei para começar a estudar.
Nossa ja tavo me sentido frustrado por não consigo o som das notas perfeitas, o fá sempre me deixava louco, muito bom o vídeo agora já sei quão comprar. À não germânica.!
O trabalho que dá para conseguir afinar o Fá ( e outras notas) não compensa e acaba impossibilitando uma sonoridade adequada. Foi uma tentativa falha de buscar simplificar a digitação da flauta doce.
Olá amigo, Você conhece a flauta doce com digitação Barroca da marca Smart madeira da linha profissional ? Eu vi o anúncio dela no Mercado Livre no valor de r$ 225, gostaria de saber da sua opinião se Você já viu falar dessa marca ou não, você recomendaria ? Estou na dúvida de comprar essa ou a da Yamaha da linha série 300 com digitação barroca.
Parabéns! Quero mais pra frente comprar uma transversal. Tenho uma flauta doce de madeira digitação Barrocal e queria tirar uma dúvida, é que eu ouvir falar que a germânica seria melhor pq a digitação dela com a Transversal são semelhantes! Eaíí....
Todos os instrumentos tem a sua própria digitação. A do clarinente é bem chata. Se vc quer tocar a transversal, não tem pq tocar doce. Escolha qual vc quer e toque ;)
Eu to começando hoje as aulas autodidatas e ja me sinto frustrada pq o som na germânica sai tao diferente que ate irrita kkkkk aí vim procurar se o problema era eu ou a flauta,pq as notas q eu fazia estavam certas..
Eu estou estudando flauta doce faz 1 mês e iniciei um curso básico de teoria musical com a flauta germânica. A flauta barroca é menos complicado de aprender e melhor de tocar. Não sabia que o modelo germânica tem as notas desafinadas.
Sinceramente agradeço, agora que sei qual não comprar. Qual flauta de madeira devo comprar? Onde e de quem? Creio que concordamos que comprar instrumento musical no Brasil é um problema sério, vc acaba investindo em instrumentos que em pouco tempo são descartados, não há excessão. Violinos, pianos, Cello, Uks, Guitarras acusticas, etc.
Comprei uma flauta germânica a 5 anos atrás, não sabia nada disso. E agora foi que eu comecei a tocar de novo já que na minha escola tinha "aulas de música". Ela está praticamente nova só usei umas 10 vezes ahhh.
Olá amigo, hoje comprei uma Flauta. Evitei comprar a complicada Germanica. Mas me fale se a Soprano \ Descant Recorder Boroque YRS - 24B. Ela é afinada em C? outra, vc aprova essa linha? F abs, prof.
eu tenho uma yamaha eu vi tbm esse problema so que quando vi outro video sobre diapasão vi que o valor antes era de nota la=432 quando se coloca nessa frequencia ela soa normal,440 é o valor dado para que todas fiquem em um padrão mas o diapasão soa em 432 e uns quebrados procure ver os videos sobre diapasão,e sobre tubos sonoros a temperatura do ar tbm influencia
Pelo que percebo, o principal problema é instabilidade da flauta doce com digitação germânica é a instabilidade das notas, como demonstrado no vídeo. Notas separadas por apenas um semitom demandam intensidades muito diferentes no sopro; isso torna quase impossível tocar uma peça musical com afinação que possa ser considerada boa. A flauta germânica soa mal até mesmo quando tocada por profissionais. Ela só funciona para as notas naturais (diatônicas) da 1ª oitava. Na cromática, até mesmo o #fá mais grave tem sério problema de afinação e instabilidade. Da 2ª oitava para cima não é apenas a a nota fá e #fá as que apresentam problemas de afinação e instabilidade. Embora esses quase 2% de desvio na nota lá sejam perceptíveis para os que têm um bom e treinado ouvido, esse não é o principal problema da flauta doce com digitação germânica; se o mesmo desvio fosse observado em todas as notas, poder-se-ia considerar o instrumento com uma afinação fora do padrão. Mas os problemas são vários e mais sérios do que esse desvio puntual que você observou.
cara a germânica é mais fácil porque tem uma ordem clara nas notas. é só soltar um dedo a cada nota (na maioria dos casos). MAS a barroca é mais bonito o som, e um modelo mais antigo.
Por favor, para começar a tocar uma flauta doce, a princípio como autodidata, que flauta é boa para se escolher? Seria melhor uma contralto ou outra? Qual marca? Muito obrigado!
nao consigo tocar a barroca porque aprendi varias musicas na germanica e elas nao dao certo na barroca. o problema é que nao acho uma flauta tenor germanica... o jeito é ficar na soprano germanica a unica que consigo tocar varias musicas sem desafinar
Lucas, eu tbm comecei na germânica e fiquei nela muito tempo. Depois passei pra barroca e me adaptei. Não existe tenor germânica pq seria uma porcaria. Nenhuma flauta boa é feita nessa digitação. O jeito é você se adaptar. Germânica não deveria existir. Abraço
Gostei do vídeo. Sanou algumas dúvidas. No entanto, o vídeo focou muito na afinação. Eu sei que é o que mais interessa, mas poderia explicar um pouco mais sobre as diferenças (facilidades e dificuldades) de digitação de cada estilo.
A facilidade da germânica é a posição da nota Fá, que é bem mais simples que na barroca. Mas em compensação outras notas ficam com uma posição mais desconfortável, como o fa# da primeira e segunda oitava e o sol# da segunda oitava, que são mais confortáveis na flauta barroca. Na germânica também é mais fácil de tocar os trinados.
O problema é construtivo. É da digitação, não tamanho da flauta. Pode verificar que qualquer modelo com maior qualidade nem é fabricado nessa digitação. Não existe a tenor ou baixo germânicas, por exemplo. Abraço!
Eu aprendi com a germânica. Antes eu achava o máximo. Passou anos, eu to tentando aprender de novo e meio... eu to quase morrendo com o som. Mas acontece, o que posso esperar de uma flauta de 3 reais
estou iniciando e comprei uma germânica por que me falaram que era boa porém já notei dificuldades com algumas notas mesmo estando na posição certa e tal a nota fica um horror...pensei que era eu q estava fazendo algo errado porém agora o jeito é trocar de flauta ;( qual é vc me indica???
Amigo, eu vou começar a aprender música, e o professor pede uma flauta germanica, meu principal objetivo é aprender a teoria musical, que é a porta de entrada para aprender tocar qualquer instrumento, toco violão mas daquele geito só por cifras e tabs, nk parei pra aprender teoria e leitura de partituras, área que esse professor domina muito bem. Pra quem é iniciante, essa flauta não é tão ruim assim né? Até por que só 30 reais mesmo, a yamaha, e eventualmente, quando perceber que já estou bom, vou comprar uma barroca.
@@FalandoDeFlauta Eu tava pesquisando e vi que só algumas notas são diferentes, mas a maioria são iguais, nesses dois tipos de flauta e considerando a vantagem de afinação da barroca, eu não terei muitos problemas nas aulas focadas em germanica, mesmo se comprar uma barroca né?
Não existe nenhum motivo que justifique o uso da germânica. Ela não é mais barata, é desafinada. Não deveria ser fabricada. É um brinquedo que apita. Abraço.
Germânica eu não quero nem de graça, (e não estou exagerando). Quando o criador da germânica modificou a barroca, para criar essa germânica, foi pra facilitar a digitação do FÁ, e ness parte facilitou mesmo, mas apenas isso, facilitou em uma parte, isso mesmo apenas "uma", e lascou com varias outras partes da flauta, como por exemplo, digitações, de bemois ou sustenidos, na germânica é mais complicado, e o pior problema dela é a afinação, desafinada demais, mesmo você "conseguindo afinar" ela não é afinada nos agudos de jeito nenhum, além de ter uma sonoridade mais ruim. Então são muitos fatores, do porquê a germânica não presta. Não é atoa que os professores só recomendam Barroca.
Maria Marlene Pita Araújo nenhuma flauta germânica e ruim só é um pouquinho mais difícil do que as outras p tocar. Eu tenho germânica da yamaha e to com ela a nove anos
A contralto é a pior de todas. Kkkkkk Tenho uma e pra tocar nela as músicas ficam irreconhecíveis. Já encomendei no mercado livre uma barroca YRA312B, que um flautista profissional me disse ser o melhor modelo "de plástico". ;-)
Muitas pessoas criticando este vídeo, mas poucas se dão ao trabalho de buscar conhecer e experimentar. A questão é que não se fabrica flauta profissional na digitação germânica. Nenhum luthier bom faz essa digitação. Nenhum flautista profissional utiliza a germânica. É desafinada e desequilibrada. Quem acha que não, é porque não tem conhecimento. Fim de papo! Abraços!
Falando de Flauta bom dia amigo que aplicativo é esse ai?
Qual o nome desse aplicativo que você usso
achei que eu era tao ruim que não conseguia afinar uma nota kkkk Da uma dor tocar nessa flauta, tudo desafinado.
Cifra club Afinador
É de brinquedo?
Nao conheço nada de flauta,mas quero aprender
Quando me interessei pela flauta doce, pedi à meu pai para comprar uma pra que eu pudesse aprender, ainda não tinha muito conhecimento sobre flauta, então pedi que ele comprasse uma Germânica, mas, para minha surpresa, ele me trouxe uma Barroca. No começo fiquei um pouco triste kkk. Mas quando busquei conhecimento para ver as vantagens de ter aprendido desde o início com uma Barroca, eu simplesmente fiquei aliviado de ter sempre aprendido certo kkkk. Hoje eu agradeço ao meu pai por ter comprado "errado" kk. Obrigado, pai. 😂
Hahaha! Às vezes nem foi ele que comprou 'errado'. Pode ter sido o vendedor que indicou a barroca para ele na hora da compra e disse que essa seria melhor.
Comprei uma germanica e me ferrei
Dica do guru, sempre que for comprar algo... Obtenha o maior número de informações possíveis!
@@rafaelasilva3202 Eu também 😞✊
Esse é o grande segredo dos pais. Peça algo que vocês não querem e eles trazem algo que queremos. Kkkk
Ufa, achei que eu que era mto ruim e ficava desafinando, mesmo tentando fazer a digitação mais correta possível
Durante muitos anos a soprano germânica foi minha única flauta doce.... e sempre tive problemas com o Fa# principalmente na segunda oitava!
Eu só fui ter esta percepção depois de comprar uma flauta melhor e estudar música. Meu ouvido melhorou muito. Por muito tempo tbm tive somente a germânica para tocar. Após um bom tempo sem pegar nela novamente, fui tocar pra ver como era. O som em si não era tão ruim, nem tinha tanta diferença assim que até um surdo poderia notar, mas a desafinação do fa# grave e agudo foi gritante. Coisa de doer os ouvidos. Fazendo este vídeo pude perceber o quanto as notas são desequilibradas nessa flauta, tanto pelo material com que ela é fabricada (e canal reto), quanto pela digitação. Confesso que não esperava que seria tanto assim. Abraço!
Eu teve muito problema só com o dó
A embocadura não resverà o problema?
@@josevalverdecampos9505 não.
Tenho uma germânica soprano Yamaha e ñ desafina ñ
nossa finalmente um canal sobre flauta, cara parabéns ai mano
Obrigado! Espero estar contribuindo positivamente para muitas pessoas. Abraço!
@Paulo César Monteiro da Fonseca compra pela internet.
Eu Adoro a flauta germanica
estou aprendendo a tocar agora, e seus vídeos veem me ajudando bastante.
Obrigada.
Os seus vídeos são excelentes meu caro!!!! Grande auxílio para os estudantes!!!
Também toco flauta doce.T Tenho uma germânica. Tudo é questão de controle de ar. Para quem tá começando e difícil. Mas com o tempo e bastante estudo o músico consegue dominar essa questão da afinação das notas.
Essa questão é como falar sobre religião, quem nasce em uma religião, por mais argumentos que lhe apresentem ou evidências, dificilmente mudam de opinião. Para se tocar instrumento de sopro, vc não toca com ele afinado, vc toca afinando, a qualidade do instrumento vai ti dar mais ou menos trabalho. A flauta doce de sopro germânico é um instrumento menos equilibrado do que a sopro barroca, mais chegar ao ponto de querer banir a sua existência é como um religioso querer que só exista a sua religião no mundo. A flauta doce germânica é muito útil para musicalização infantil, assim como a barroca; a germânica talvez tenha a vantagem de ter a digitação mais "lógica", pois é semelhante à flauta transversal e ao saxofone por exemplo e qualquer um com pouco dinheiro que vai comprar uma flauta doce baratinha, provavelmente ela será germânica, ela foi criada no inicio do século XX para essa finalidade na Alemanha. Não adianta querer que o instrumento toque por vc, si vc não sabe tocar , não vai adiantar ter uma barroca de ébano, marfim, feita na Inglaterra. Na mão de um exímio flautista ninguém vai perceber a diferença ouvindo, só ele, não pela audição é sim pelos ajustes que ele tem que fazer na execução tanto na germânica como na barroca.
Olá, tenho uma flauta doce Yamaha a mais de vinte anos, é meu xodó, é ótima pra momentos de diversão, da pra descontrair e estimular futuros músicos.
caraba, muito tempo kkkkkkk poderia fazer um vídeo apresentando ela pra gente?
Eu sempre toquei com ela, desde 2014, até esse ano, e virei um profissional usando ela. Comprei uma barroca e estou aprendendo músicas mais rápidas, pois estou me acostumando com o F.
O D da ambulância kkkkkk..
Parabéns, teus vídeos são muito bons, de verdade!!
Pois eh... gravar perto da rua é assim mesmo kkkkk. Obrigado! Abraço!
Eloha Lima você tem o ouvido muito apurado!
Eu troquei a flauta germânica por outro marca e mesmo assim continuou desafinada, eu perguntei para a instrutora e ela disse que eu tinha que treinar o sopro. 🙄
👏👏 ótimo vídeo. Eu quase ia comprar uma dessas. Obrigada pela recomendação!!!!
O próprio inventor desse modelo se admitiu envergonhado pelo erro. 😅
Olá. A diferença da flauta barroca entre as séries 30 e 300 é grande?
É grande sim. A 300 é bem melhor. Abraço!
Você devia fazer um video ensinando a digitação da flauta contralta!
Farei da contralto, soprano e tenor separadamente e depois outro mostrando a diferença de leitura da contralto para a soprano/tenor. Abraço!
Seria interessante um trabalho sobre a sopranino também.
A sopranino tem a mesma digitação e afinação da contralto, assim como a baixo. Só que a baixo utiliza clave de fá. E também não tenho uma sopranino. Não tive interesse. Poderia comprar uma só pra gravar os vídeos aqui do canal. Quem sabe mais pra frente. Abraço!
Meu interesse seria precisamente sobre as particularidades - questões de sopro (imagino que haja), particularidades da digitação, além, é claro, do fato de que há peças barrocas muito bonitas para a sopranino
Pode haver algum detalhe na digitação sim. Eu experimentei a sopranino da Yamaha quando fui numa loja, mas não me agradou o som dela. Muito estridente. Muito inferior às boas de madeira que vejo em vídeos de bons flautistas. Quando tiver outra oportunidade vou testar novamente. Quanto ao sopro, não tem muito segredo. Eu toco a soprano, contralto e tenor. Muda de uma pra outra, mas não é nenhum desafio. Acostuma rápido. Abraço!
Boa noite, indica a Flauta Doce Soprano Barroca da giannini GFD 314B?
Fabiano, bom dia! Você conhece a flauta doce YSR24B? O que acha dela? Obrigado!
Boa tarde. Gostaria de saber qual flauta eu devo comprar? Pois vou iniciar do zero!
Assim que toquei com uma Barroca larguei a germânica no mesmo instante pois executava muitas musicas com o fa# da segunda oitava e a diferença era brutal.... alem do mais a grande maioria das flautas contralto, tenor e outras são barrocas dificilmente vc vai ver uma germânica.......
Eu gostei da Germânica também, são diferentes. Amei teus vídeos, professor!
Um dos únicos canais que realmente sana minha dúvidas! Ta de parabéns cara, não desiste não! Tenho uma flauta doce soprano germânica e já quero trocar por vários motivos... Você acha melhor que eu compre uma soprano barroca ou alguma outra como a contralto ou tenor? Gostei da série 30 da Yamaha mas você indicou a 300, pra um leigo iniciantes, acha que tem muita diferença? Gostaria que me informasse hahaha Tudo de bom pra você, feliz ano novo!!
A ideia do canal é justamente essa. Suprir o que eu mesmo senti falta
quando voltei a estudar flauta doce. Confesso que não conheço essa série
30 da Yamaha, mas ainda assim recomendo a linha 300, pois é a melhor
linha do fabricante e ainda assim não tem um preço tão alto para quem
quer realmente estudar flauta doce. Aliás, as flautas de resina são
indicadas para iniciantes até cerca de 1 ano de estudo, falando de 1 ano
de estudo com um professor adequado e com dedicação. Após este período,
a flauta vai deixar a desejar em qualidade sonora e você não vai
conseguir estudar algumas técnicas corretamente. Será necessário então
investir um pouco mais em uma flauta de boa qualidade em madeira, que
vai custar certamente mais de R$1000. Além da soprano, é muito
interessante aprender a contralto. Gostei tanto dela que minha primeira
de madeira foi uma contralto. Abraço! Feliz ano novo!
Thanks for the test. The same test can you do it with a baroque flute? Bye
*qualmo.nome deste aplicativo , por favor* ? 😳😳😳
Boa noite .
Toco flauta doce tem um ano e tenho uma flauta da Yamaha yrs - 23 germânica. Sendo que eu quero ir um pouco mais adiante e quero compra uma contralto barroca, tendo em vista que não posso comprar uma de madeira no momento, entao que série vc me recomenda?.
Lembrando apois essa quero passar pra uma de madeira.
Série 300 da yamaha é muito boa! Vai sem medo
Ótimo vídeo!poderia me falar onde baixo este aplicativo de afinação?
Como chama esse app
Qual ou quais são as melhores flautas ou menos problemáticas
de flauta doce, é a barroca
Qual aplicativo você usou? Pfv
ola. vc acha a zion barroca em madeira acero vc recomenda?
Inácio Coqueiro passe longe! Abraço
professor. Boa tarde.
Eu ensaio um grupo de flautas yamaha, germânica.
Quero incluir uma flauta tenor
qual a.melhor para incluir no grupo a germânica ou a barroca. Já que o grupo toca com a germânica.
Sergio Pereira De Sousa sei123987 não existe flauta tenor germânica. Abraço!
Qual deveria compra me diz aí vou comprar uma
Mas uma simples
A barroca vi em um vídeo que uma das nota é diferente
Iai me diz qual melhor comprar
Série 300 da yamaha
amigo muito bom o vídeo .. me tire uma dúvida da germânica pra barroca mesmo sendo a mesma tonalidade muda a digitação ? obrigado !!
sim a digitação muda
Obrigado amigo !!
Paulo de Oliveira disponha
Paulo de Oliveira basicamente as notas que mudam são o Fa3 , Fa3#, Fa4,Fa4# e o Sol#4
Blza amigo,eu toco sax e tenho uma flauta doce soprano germânica daí vi que a tenor tbm é afinada em dó oque facilita p mim tocar sem partitura,daí tava em dúvida sobre a germânica q já domino a digitação e a barroca q eu n conheço bem mais pelo oque vc me disse n muda tanto as posições .. obrigado msm ..
Você comprou essa germânica de marcas renomadas ou no camelódromo?
É uma yamaha
Seu canal é Ótimo meu Amigo.
Sinceramente eu toco Flauta Doce germânica Yamaha tem mais de 20 anos ela sempre atendeu minhas expectativas dentro das partituras de louvores ( hinos)
Tanto pq as notas não sobem tanto .
Vejo problemas em partituras Clássicas!!
Na minha Humilde opinião a germânica serve para o pontapé inicial sim até como vc mesmo disse !!
Vou comprar uma Barroca linha 300 para testar.
Parabéns pelo Canal 👏👏👏
Não seria mais fácil começar certo? Eu tbm comecei na germânica. Abraço
Muitooo bom o vídeo👏👏👏
Onde vc comprou sua soprano Aulos?
Taynara Diniz Bezerra ebay!
Eu discordo desse fatalismo defendido pela maioria dos que insistem em pregar que “o sistema germânico é muito ruim”. Sou flautista e professor há algumas décadas. Costumo indicar a germânica para iniciação, sobretudo para musicalização e/ou visando uma posterior passagem para a flauta transversa, onde o dedilhado se torna semelhante nas duas primeiras escalas. Vale ressaltar que a afinação da nota fa na barroca, embora fixe um pouco melhor do que na germânica, apresenta um som mais abafado e com volume diminuído, pois só fica um furo aberto. O fato é que a flauta doce tem uma sonoridade naturalmente oscilante para AMBOS OS SISTEMAS. Ao soprarmos com mais intensidade, a nota sobe; com menos, ela cai. O segundo dó, por exemplo, para que ele se firme, exige uma emissão bem maior do que as demais notas. Enfim, é possível fazer um comparativo tocando alternadamente as duas flautas perante um afinador eletrônico e constatarmos que as diferenças são extremamente relativas, sobretudo na primeira escala, já fiz isso algumas vezes. Este canal é bacana, mas sinceramente, foi infeliz neste vídeo, principalmente pelo sensacionalismo e determinismo. A didática deve prever exceções e relativades, Sempre!
Quando faço o fa# na flauta barroca da na mesma
A escola dos meus filhos pediu está flauta, eles têm 5 e 8 anos, estou tão animada por ser um começo na música.
Até porque eu estou pensando de comprar uma flauta doce soprano com digitação Barroca da linha 300 Jacarandá o que você me orienta sobre isso ?
Qual o nome do app
Eu achei que fosse eu que não estava fazendo corretamente a embocadura ou a força do sopro... Mas realmente o problema é nesse modelo de flauta.
Kkkk foi a mais enconta que achei para começar a estudar.
Que app é esse?
achei uma para comprar barroca mais com a mesma cor da germânica ela é Boa ?
Nossa ja tavo me sentido frustrado por não consigo o som das notas perfeitas, o fá sempre me deixava louco, muito bom o vídeo agora já sei quão comprar.
À não germânica.!
O trabalho que dá para conseguir afinar o Fá ( e outras notas) não compensa e acaba impossibilitando uma sonoridade adequada. Foi uma tentativa falha de buscar simplificar a digitação da flauta doce.
Essas flautas em resina pode lavar elas com água e detergente? Ou só com água? Pode?
qual é o nome desse app?
Algum vídeo desse tipo com a barroca?
Olá amigo, Você conhece a flauta doce com digitação Barroca da marca Smart madeira da linha profissional ? Eu vi o anúncio dela no Mercado Livre no valor de r$ 225, gostaria de saber da sua opinião se Você já viu falar dessa marca ou não, você recomendaria ? Estou na dúvida de comprar essa ou a da Yamaha da linha série 300 com digitação barroca.
Parabéns! Quero mais pra frente comprar uma transversal. Tenho uma flauta doce de madeira digitação Barrocal e queria tirar uma dúvida, é que eu ouvir falar que a germânica seria melhor pq a digitação dela com a Transversal são semelhantes! Eaíí....
Todos os instrumentos tem a sua própria digitação. A do clarinente é bem chata. Se vc quer tocar a transversal, não tem pq tocar doce. Escolha qual vc quer e toque ;)
QUAL É O NOME DO APPP???
🥺 e na escola do meu filho ensinam com flauta barroca mas com a digitação da germânica...pode isso😲🙀
Não pode, manda prender o diretor dessa escola.
Quem entende do assunto é outro nível.
Qual vc recomendaria para um iniciante querendo aprender e sem muito dinheiro?
😆😆😆😆
ESSA FLAUTA E OTIMA PRA APRENDER EU APRENDI COM ELA
ENCONTRA COM UM PREÇO ATE 50 REAIS
@@uziiullisboa4776 achei umas yamaha barroca para iniciantes por 44 com frete.
Eu to começando hoje as aulas autodidatas e ja me sinto frustrada pq o som na germânica sai tao diferente que ate irrita kkkkk aí vim procurar se o problema era eu ou a flauta,pq as notas q eu fazia estavam certas..
E agora depois de três anos, ainda está estudando flauta?
Minha flauta e uma tradicional mas comprei uma Yamaha. Yrs 302 b3 e o dó desafina direto porque e costume de tocar com a tradicional
Eu estou estudando flauta doce faz 1 mês e iniciei um curso básico de teoria musical com a flauta germânica. A flauta barroca é menos complicado de aprender e melhor de tocar. Não sabia que o modelo germânica tem as notas desafinadas.
Sinceramente agradeço, agora que sei qual não comprar. Qual flauta de madeira devo comprar? Onde e de quem? Creio que concordamos que comprar instrumento musical no Brasil é um problema sério, vc acaba investindo em instrumentos que em pouco tempo são descartados, não há excessão. Violinos, pianos, Cello, Uks, Guitarras acusticas, etc.
Tenho uma flauta doce contralto Germânica. mas não encontro na internet como fazer algumas notas. Me ajuda! :(
São as mesmas posições da soprano porém com a diferença que a contralto soa uma 5a justa abaixo, ou seja, ela toda fechada soa a nota Fá.
Comprei uma flauta germânica a 5 anos atrás, não sabia nada disso. E agora foi que eu comecei a tocar de novo já que na minha escola tinha "aulas de música". Ela está praticamente nova só usei umas 10 vezes ahhh.
Olá amigo, hoje comprei uma Flauta. Evitei comprar a complicada Germanica. Mas me fale se a Soprano \ Descant Recorder Boroque YRS - 24B. Ela é afinada em C? outra, vc aprova essa linha? F abs, prof.
A linha 300 é bem melhor. Sim, todas as sopranos são em C. Abraço
eu tenho uma yamaha eu vi tbm esse problema so que quando vi outro video sobre diapasão vi que o valor antes era de nota la=432 quando se coloca nessa frequencia ela soa normal,440 é o valor dado para que todas fiquem em um padrão mas o diapasão soa em 432 e uns quebrados procure ver os videos sobre diapasão,e sobre tubos sonoros a temperatura do ar tbm influencia
Pelo que percebo, o principal problema é instabilidade da flauta doce com digitação germânica é a instabilidade das notas, como demonstrado no vídeo. Notas separadas por apenas um semitom demandam intensidades muito diferentes no sopro; isso torna quase impossível tocar uma peça musical com afinação que possa ser considerada boa. A flauta germânica soa mal até mesmo quando tocada por profissionais. Ela só funciona para as notas naturais (diatônicas) da 1ª oitava. Na cromática, até mesmo o #fá mais grave tem sério problema de afinação e instabilidade. Da 2ª oitava para cima não é apenas a a nota fá e #fá as que apresentam problemas de afinação e instabilidade. Embora esses quase 2% de desvio na nota lá sejam perceptíveis para os que têm um bom e treinado ouvido, esse não é o principal problema da flauta doce com digitação germânica; se o mesmo desvio fosse observado em todas as notas, poder-se-ia considerar o instrumento com uma afinação fora do padrão. Mas os problemas são vários e mais sérios do que esse desvio puntual que você observou.
Falando de Flauta eu tenho uma barroca Yamaha YRS 24B é boa?
Tbm Queria saber
Ok amigo, mas então qual comprar ?
se você quer comprar uma flauta doce, compre a barroca
Super likeeew
Fortalecendo o Canal
Vou começar acompanhar 👏👊💥
Qual flauta eu compro? N sei nada de nada, mas quero aprender a tocar uma música específica
cara a germânica é mais fácil porque tem uma ordem clara nas notas. é só soltar um dedo a cada nota (na maioria dos casos). MAS a barroca é mais bonito o som, e um modelo mais antigo.
eu recomendo uma flauta doce soprano, a mais comum e barata, barroco ou germânica.
Pow cara eu quero comprar uma flauta renancetista, será que é boa ?
Você sabe qual site vende uma boa ?
Aguardo resporta e muito obrigado desde ja um forte abraço.
Por favor, para começar a tocar uma flauta doce, a princípio como autodidata, que flauta é boa para se escolher? Seria melhor uma contralto ou outra? Qual marca?
Muito obrigado!
eu acho contralto mais bonita
Marca referência geralmente é Yamaha, mas tem várias outras tão ou quase tão boas quanto.
nao consigo tocar a barroca porque aprendi varias musicas na germanica e elas nao dao certo na barroca. o problema é que nao acho uma flauta tenor germanica... o jeito é ficar na soprano germanica a unica que consigo tocar varias musicas sem desafinar
Lucas, eu tbm comecei na germânica e fiquei nela muito tempo. Depois passei pra barroca e me adaptei. Não existe tenor germânica pq seria uma porcaria. Nenhuma flauta boa é feita nessa digitação. O jeito é você se adaptar. Germânica não deveria existir. Abraço
Qual a menos pior dessas flautas doce?
a barroca! :)
Escutem Marcello Moreno tocando uma germânica. Nao tem nada desafinado, só precisa de alguém muito bom nela. Deixa muito expert de queixo caído.
Minha filha tem 7 anos e o professor pediu essa. Qual a alternativa? Sou leigo.
A barroca.
Nome do app se posivel
Datuner
O nome do app
Amigo, qual é o app que você está usando ??
Fábio Oliveira. Datuner.
Agora sei o pq dá minha professora de flauta odeia a flauta germânica!
Gostei do vídeo. Sanou algumas dúvidas. No entanto, o vídeo focou muito na afinação. Eu sei que é o que mais interessa, mas poderia explicar um pouco mais sobre as diferenças (facilidades e dificuldades) de digitação de cada estilo.
Bernardo Cordeiro não existe facilidade em uma flauta desafinada. Não se deve tocar a germânica. É isso. Abraço!
A facilidade da germânica é a posição da nota Fá, que é bem mais simples que na barroca. Mas em compensação outras notas ficam com uma posição mais desconfortável, como o fa# da primeira e segunda oitava e o sol# da segunda oitava, que são mais confortáveis na flauta barroca. Na germânica também é mais fácil de tocar os trinados.
Nesse caso, qual flauta comprar?
Barroca, preferencialmente da linha 300 da yamaha. É o mínimo para começar. Abraço.
As alto tem esse problema da germânica soprano?
O problema é construtivo. É da digitação, não tamanho da flauta. Pode verificar que qualquer modelo com maior qualidade nem é fabricado nessa digitação. Não existe a tenor ou baixo germânicas, por exemplo. Abraço!
Eu aprendi com a germânica. Antes eu achava o máximo. Passou anos, eu to tentando aprender de novo e meio... eu to quase morrendo com o som. Mas acontece, o que posso esperar de uma flauta de 3 reais
Sou tocador a mais de 13 anos e nunca percebiii isso
estou iniciando e comprei uma germânica por que me falaram que era boa porém já notei dificuldades com algumas notas mesmo estando na posição certa e tal a nota fica um horror...pensei que era eu q estava fazendo algo errado porém agora o jeito é trocar de flauta ;( qual é vc me indica???
Diana Chaves Rodrigues série 300 da yamaha, sempre barroca.
Diana Chaves Rodrigues eu toco flauta nunca notei nem um erro grave com flauta germanica vc q está aprendendo agr já q dar um show
Já fez esse teste com a barroca?? Seria interessante
Amigo, eu vou começar a aprender música, e o professor pede uma flauta germanica, meu principal objetivo é aprender a teoria musical, que é a porta de entrada para aprender tocar qualquer instrumento, toco violão mas daquele geito só por cifras e tabs, nk parei pra aprender teoria e leitura de partituras, área que esse professor domina muito bem. Pra quem é iniciante, essa flauta não é tão ruim assim né? Até por que só 30 reais mesmo, a yamaha, e eventualmente, quando perceber que já estou bom, vou comprar uma barroca.
Tá ótima para começar. Pegando a barroca não tem problema. Abraços
@@FalandoDeFlauta Eu tava pesquisando e vi que só algumas notas são diferentes, mas a maioria são iguais, nesses dois tipos de flauta e considerando a vantagem de afinação da barroca, eu não terei muitos problemas nas aulas focadas em germanica, mesmo se comprar uma barroca né?
@@leonhardheiliger2605 exatamente. Abraço
E a contralto germânica tem algum problema?
sim, mesma coisa.
perdi o pé da minha flauta o que devo fazer?
O pé não é vendido separadamente. Vai ter que comprar outra flauta e cuidar melhor rsrs. Abraço!
Faz o video da digitação da contralto primeiro isso seria bastante interessante
+Amigos Da flauta doce está na fila, não se preocupe
Qual nome desse aplicativo?
Josemar Patricio Datuner
Da tuner
E a flauta Barroca? Eu tenho uma dessa.
Nao entendo muito sobre música mas sempre achei o som dessa flauta horrível, quase arrebentou meus tímpanos esse vídeo
Nossa!!!!
Fui desconstruído , agora!!!
Q bom kkkk... Abraço!
Nao depende a flauta ser desafinada e sim depende de quem toca
Mas pra quem é iniciante, vale a pena ter uma germânica pelo fato de ser mais barato adquirir uma?
Não existe nenhum motivo que justifique o uso da germânica. Ela não é mais barata, é desafinada. Não deveria ser fabricada. É um brinquedo que apita. Abraço.
Preciso das notas da barroca.como t ocar.
Germânica eu não quero nem de graça, (e não estou exagerando).
Quando o criador da germânica modificou a barroca, para criar essa germânica, foi pra facilitar a digitação do FÁ, e ness parte facilitou mesmo, mas apenas isso, facilitou em uma parte, isso mesmo apenas "uma", e lascou com varias outras partes da flauta, como por exemplo, digitações, de bemois ou sustenidos, na germânica é mais complicado, e o pior problema dela é a afinação, desafinada demais, mesmo você "conseguindo afinar" ela não é afinada nos agudos de jeito nenhum, além de ter uma sonoridade mais ruim.
Então são muitos fatores, do porquê a germânica não presta. Não é atoa que os professores só recomendam Barroca.
Nossa, tenho uma dessa e é muito ruim pra tocar algumas músicas, depois de ver esse vídeo vou trocar, valeu por tirar minhas dúvidas!
Pra qqr ouvido mais treinado, a germânica é horrível de se escutar e péssima pra se tocar. Abraço!
Lilian Neves eu estou aprendendo a tocar flauta doce germânica e acho muito ruim algumas notas.
essa flauta é pra ser tocada em dó maior. a gente toca outros tons de intrometido!
E a flauta contralto germânica da yamaha também é problemática?
Maria Marlene Pita Araújo nenhuma flauta germânica e ruim só é um pouquinho mais difícil do que as outras p tocar. Eu tenho germânica da yamaha e to com ela a nove anos
A contralto é a pior de todas. Kkkkkk
Tenho uma e pra tocar nela as músicas ficam irreconhecíveis. Já encomendei no mercado livre uma barroca YRA312B, que um flautista profissional me disse ser o melhor modelo "de plástico". ;-)
Fiz o teste e ela (yra312) também não é afinada. Além de que ela não aguenta um concerto sem entupir com a saliva.
E na flauta doce CONTRALTO germânica????
Tarcísio Mendes de Lima qualquer germânica de qualquer tamanho vai ter problema de afinação