Embora tenha vivido nos EEU pelos últimos 40 anos, morei em Natal e atendi a Faculdade de Medicina da UFRN. Há uns cinco anos atrás, conheci um médico em Philadelphia que ao saber que eu tinha vivido em Natal, ficou muito entusiasmado. O pai dele na época da guerra era um tenente, aviador da Força Aérea Americana. Ele tinha sido estacionado em Natal por uns quatro anos, na época da da guerra. Gostava muito do Brasil e dos brasileiros. Como presente, ele levou o pai já com uns oitenta e poucos anos, de volta a visitar Natal. Gostou muito de revisitar a base aérea, que naquela época tinha uma sucata de uma “superfortress” estacionada em frente do Clube dos Oficiais. O pai também falava muito dos bailes tocados por elementos de Banda de Música da Força Aérea Americana e quase não parava de falar da beleza das mulheres brasileiras. Pois é, o mundo é muito pequeno, não? Parabéns pela abordagem séria e histórica com que sempre fazes estes relatos.
Minha família saiu do interior do estado para Natal nessa leva de migrantes atraídos pela base. Meu bisavô tinha uma venda, um dos comércios que atendia os militares, e foi bombeiro civil da base. Dois tios avôs meus seguiram carreira na FAB, um aerofotogrametrista e um desenhista técnico. Meu avô aprendeu muito de mecânica na base e seguiu carreira nessa profissão. Eles participaram da emancipação de Parnamirim, que aconteceu por negligência da prefeitura do Natal em relação a vila surgida ao redor da cerca da base oeste. Muita gente comprou terras ao redor da base, construiu pra vender, etc. A cidade literalmente deve a existência à base. Interessante que, nas primeiras ocupações, os militares tentaram evitar o estabelecimento de residências e comércios para não "corromper" os soldados da base. Mas depois, as relações se acalmaram, amizades feitas. Antes da rede elétrica chegar, a energia vinha do gerador da base. Há relatos em livros sobre isso.
Lito: nasci em Natal e tenho 70 anos. Meu pai aprendeu inglês engraxando sapatos dos gringos da base aérea de Natal. Seu vídeo tem inestimável valor pra se compreeder a nossa história. Obrigado e parabéns ! Vou indicar pra minha família.
Emocionante! Pra quem é nascido ou cresceu em Parnamirim/Natal é impossível não se emocionar com esse vídeo. Parabéns, Lito!!! Saudações de Parnamirim-RN.
Sou Natalense e vejam só,minha primeira escola foi a Estadual Jean Mermoz no bairro Bom Pastor em Natal,apesar de ter conhecimento sobre a participação de Natal/Parnamirim na guerra..afirmo envergonhado que não conhecia tão ricamente toda a história dita pelo Lito . Literalmente uma profunda aula de história.Fiquei apar de saber mais sobre a participação de Natal/Parnamirim e também quem foi Jean Mermoz.Que aula!!!
pois é, ele devia falar em todo vídeo q ele nasceu no RN, o nome dos filhos, o endereço onde mora e o numero do cartão frent i costa, seria super relevante pro canal
Conheci a a base aérea de Parnamirim, assim era conhecida desde os anos 70 onde meu pai era caminhoneiro e transportou várias cargas de tábuas vindos de Itabela-bahia para obras de ampliação da base. Nesse tempo, em volta era tudo vegetação nativa... também sou potiguar nascido nas dependência da Usina Estivas- Arez, vivo desde 1979 em Caruaru.
Saudações aeronáuticas Lito !!! Meu pai serviu na BANT (BASE AÉREA DE NATAL) essa base tem muitas histórias lindas.... Meu pai hoje aos quase 97 anos de idade, aposentado da aeronáutica me contou varias histórias lindas sobre a bant.... A base aérea de Natal havia um efetivo de militares americanos, a base servia de trampolim para Europa, a noite as luzes da cidade eram apagadas por ordens dos comandantes das F.A, temiam ataques aéreos por conta dos alemães, inclusive me contou também que houve prisões de espiões alemães.... A base aerea de Recife-PE BARF TAMBÉM SE ASSEMELHA COM A MESMA HISTÓRIA... Esses hidro aviões que você citou meu pai os chamava de Catalina, inclusive chegou a voar nele 👏👏👏👏👏 Show de história lito, amo seu canal
Cara não tem como não deixar o like, pois foi uma verdadeira aula, sobre a questão geopolítica e aviação! Dentre seus vídeos esse é um dos melhoes, e olhe que os que vc faz já são pra lá de excelentes!
Chorando aqui... . Vou financiar esse canal é agora! Só posso agradecer e ser mais feliz por vocês existirem fazendo esse trabalho lindo. Valeu, Lito e equipe!
Mais um grande vídeo para o canal, amei! O Nordeste teve uma importância incrível na segunda guerra. Foi no litoral de Sergipe que foram afundados os navios mercantes que levaram o Brasil ao conflito, e foi o Rio Grande do Norte o estado que teve a maior participação. Parabéns Lito por manter viva essa história ✈
Lindo! Ver o Lito - natalense - contando parte tão importante da história do nosso estado com tantos detalhes é de encher os olhos. Abraço de Natal/RN!
Lito, sou cirurgião-dentista e professor em Curitiba. Sou também um aficcionado por história. Assisti e revi várias vezes o vídeo, pois nele você se superou no que já faz tão bem. Parabéns pela aula, pensei até que o canal deveria ser "Aviões, Músicas & História", ou algo do gênero. Novamente, parabéns!!
Eu, como natalense e apaixonado por aviação fiquei muito feliz com essa aula de historia, já tinha lido sobre alguns desses acontecimentos por aqui, mas depois desse vídeo, deu pra ter uma noção maior do quão importante foi a base aérea daqui de Natal. Com certeza vou compartilhar esse conhecimento com outras pessoas, afinal, quem não gosta de historia?
Um dos meus vídeos favoritos de todo o UA-cam. Me fez lembrar todas as histórias do meu avô que serviu a FAB e participou da libertação da Itália fascista de Mussolini. Muito obrigado Lito pelo vídeo e pela homenagem! 🇧🇷🇮🇹
Eu já recomendei vários vídeos desse canal para estudantes de LOGÍSTICA, e digo sempre que você LITO é excepcional quando o assunto é aviação e aeroportos! Você sabe como ninguém abordar assuntos relacionados á logística em aeroportos como eu nunca vi antes! Parabéns!
Alexandre, o Lito não seria, Ele é um excelente professor de história e melhor ainda, histórias que envolve a aviação e a pesquisa dos fato o torna um grande exemplo para os professores.
Parnamirim sua terra lito,!!!! Até que enfim vc está falando de parnamirim, meu pai morra próximo ao casarão dos machados hoje não existe mais pois venderam o terreno e hj foi construído um condomínio no local! E bem próximo a casa do meu pai tem uma rua que leva o nome de Amélia Machado, no bairro do Bom Pastor!
Uma das obras da viuva família era no Bom Pastor, tanto que algumas ruas da região levam nomes de pessoas da família, como Estevão Machado, Cap. João Ribeiro Machado e a própria rua Dona Amélia Machado. Eessas terras se estendiam até o bairro Guarapes, Cidade da Esperança, Planalto, Satélite, Ponte Velha e hoje Parnamirim. O 7o bairro de Natal, o bom pastor, abriga o convento das irmãs do Bom Pastor, que foi construído com ajuda de dona Amélia para abrigar essas mães solteiras que o Lito citou no vídeo. Um dos acessos era Subindo o morro da hoje rua Estevão Machado, depois de passar pela ponte das lavadeiras. O casarão do Ferreiro Torto, boa parte do trecho urbano da linha da Great West, dois grandes cemitérios, etc etc, tudo está nos terrenos que já pertenceram à viúva. O casarão onde ela viveu a maior parte do tempo era na Cidade Alta.
A maneira com o qual vc liga história, aviação é simplesmente fantástica, acertiva, emocionante... o uso de uma linguagem simples agrada a todos. A cada vídeo é um aprendizado!! Parabéns 👏👏👏
Maravilhosa matéria...a história da minha terra, nasci em Parnamirim no hospital da base aérea de Natal...filha de funcionário civil da aeronáutica, morávamos dentro da base, tinha de tudo lá, de igreja a supermercado, escola, cinema..uma lagoa bem grande que servia de lazer no final de semana, até 1974, quando formos retirados de lá devido a notícias de nova guerra... graças a Deus não houve a guerra e tínhamos casa na cidade, onde crescemos tendo a base como nossa segunda casa.. minha mãe trabalhava lá e tínhamos entrada franca.
Caramba! Eu sou do Nordeste e não sabia de nada disso! Conhecia o papel que a região teve durante a Segunda Guerra, mas não tinha ideia da dimensão que isso teve no local na época... até agora! Obrigado, Lito!
É o que eu disse acima: "... os 287 "deslikes" só pode ser de petistas, lulas livres e terraplanistas! pqp! uma aula de história que ninguém nunca viu na escola e que não há em nenhum livro do MEC! parabéns querido mestre Lito!!"
@@gerlansilvasousa9702 ao contrário eu tive o melhor professor de História que foi professor de História na minha faculdade de Pedagogia e que esnobou o livro mais adotado ( e badalado ) à época que era do Paulo Miranda Gomes... nas palavras dele: " ... o Paulo Miranda é meu amigo mas o livrinho dele..." mas as coxas e petinhos das coleguinhas não é coisa que se despreze, nem na aula de auto afogamento! kkkkkkk!! em tempo: professor João Etiene Filho
@@HelvecioPereira - Infelizmente existe esta corja como o comentado acima, e hoje março 2020, já deram 306 deslikes! Brasil acima de tudo, e Deus acima de TODOS!!!
Vc é o cara mesmo Lito,se não fosse vc milhões de brasileiros como eu não conheceria estas lindas histórias da aviação e do nosso Brasil. Parabéns pelas histórias.
4 роки тому+1
Nunca me vou cansar de parabenizar(*) o Lito pela sua maravilhosa divulgação! "Senta que lá vem história" é a frase que me leva de volta à Força Aérea Portuguesa, numa viagem de 45 anos ao passado. Muito obrigado! *) parabenizar: palavra que não se usa em Portugal... Mas o Lito merece que eu me "brasileirize"! Apenas mais um detalhe: Só queria saber o que há (se é que há...) na cabeça de quem dá "DISLIKE" a uma tão soberba lição de história...
@@ordenavide2986 Na verdade não, acredito que ainda que ela tivesse herdeiros hoje em dia as terras também seriam destinadas a moradia pois a cidade tem pouco território, acredito que cerca de 150 mil pessoas vivam hoje em dia nos lugares que faziam parte da fazenda, a grande maioria população carente.
@@marneyrocha É me esqueci que naquela época, a maioria das terras devem ter sido apossadas por moradores, então o estado não deve ter ficado com muita.
Lito, esse foi um dos melhores vídeos que você já fez! Ele está cheio de informações e curiosidades. O segundo melhor foi o do sistema de ar-condicionado do avião. Parabéns.
MA-RA-VI-LHO-SO! UM BANHO DE CULTURA! EU CONTINUARIA OUVINDO ESSAS HISTÓRIAS POR HORAS SEGUIDAS, SEM ME CANSAR! MATÉRIAS CURIOSAS DESSE TIPO, NOS DEIXAM FASCINADOS! PARABÉNS! (Jorge Mota = São Paulo)
QUE SENSACIONAL! Sem dúvidas o canal mais informativo que conheço no UA-cam. Sou potiguar e não sabia de inúmeras informações, assim como, creio eu, boa parte da população do RN. Um update sobre o antigo aeroporto Augusto Severo: recentemente ele virou o Centro Cultural Trampolim da Vitória, no qual há pavilhões de exposição e mostras temáticas que detalham a história do aeroporto desde o seu surgimento, passando pela Segunda Guerra, seu uso militar e civil até sua desativação, como bem foi narrado no vídeo por Lito. Prossiga com esse trabalho no canal. Já era muito fã, agora ainda mais.
Curiosidade histórica, devido essa estadia Norte-americana em Natal, que aqui no RN temos a gíria "boy", quando nos referimos à pessoas íntimas ou de forma informal. Tenho orgulho de ser Potiguar ❤
@@ramonlima7016 chegou sim, mas só em Recife e na área metropolitana, um pouquinho do agreste talvez. Mas em Recife todo mundo fala boy e boyzinha Kkkkkkk
Eu como um cidadão natalense fiquei muito honrado em ver esse vídeo no canal aviões e músicas do Lito, realmente uma senhora aula de história!! E a importância da minha amada cidade no contexto da segunda guerra mundial. Parabéns Lito e saudações aeronáuticas
Esse é o vídeo que você assiste e depois assiste por diversas novamente mostrando para várias pessoas. Isso é uma aula! Não sou de comentar muito em vídeos no UA-cam, porém este vídeo, dispensa comentários! Merece apenas aplausos!!! Parabéns!
Haha! Eu não esperava ouvir da papa-figo logo no aviões e músicas! Mas é verdade, até hoje esse mito ainda existe, inclusive fora de Natal. Eu cresci ouvindo essas histórias e morria de medo dela. Obrigado por esclarecer o mistério, Lito!
Pura verdade. Sabe que meu filho é doidinho por aviões e aviação desde os 2 aninhos de idade! E ele assiste aos vídeos do Lito com avidez todos os dias. Agora com 10 aninhos só quer saber daquele jogo/simulador de vôo que o Lito faz/joga/apresenta hahahaha. Eu morro no 💲💲💲aaaiiiii... Por que não entendo nadica de nada desse negócio de aviação e morro de medo voar 😦 kkkkk. Só o Lito mesmo pra consertar isso viu!!?!!? Minha TV pifou e nem mandei mais consertar. Agora é só computer & tablets, vídeos de aviação & games, e LITOOOO em todas as formas de video e livros e ebooks e camisetas e cuuuulllltttuuuurrraaaa e descomplicacao . Bem longe dos lixos televisivos invasivos!!!! Salve L.I.T.O
Parabéns,Lito. Fui militar da FAB e sou fã de aviação. Excelente história sobre Natal e Parnamirim. Infelizmente nossa nação não preserva a história. Valeuuuuuu
Lito, por sua causa eu paro de estudar, tocar violão, e fazer outras coisas, quando você começa uma nova história. É que não quero perder um detalhe sequer. Parabéns!
Mais uma vez parabéns Lito. Meu pai, que nasceu em Belém-Pará e filho de americanos trabalhou na torre de controle da Base Aérea de Natal na época da guerra.
Lito seu menino, moro em brasilia a 58 anos, mas sou papa jerimum da cabeça chata e hoje 06 de setembro de 2020, tive uma aula de HISTÓRIA que muito me orgulhou de ser brasileiro assim como voce e mais por ser um potiguar e saber que influenciamos e muito no maior evento do século XX. Já era teu fã agora imagine depois desse video...
Conheci o canal a pouco e já estou emocionada e apaixonada por tudo, mas principalmente por esse vídeo, sou nascida no RN, mas por mudar de estado acabei por não conhecer a história e ter algo tão bem representado repleto da história e logística deixa o meu coração aquecido. Muito sucesso Lito, você faz um trabalho incrível!!
Excelente vídeo!!! Parabéns, Lito. Seu canal é multidiscplinar. Nele aprendo aviação, história, geopolítica, economia, empreendedorismo e por aí vai. Sou grato por isso.
Sensacional Lito, moro em Natal é trabalho em SBSG, fico super empolgado com vc mostrando nossa história. Parabéns pelo sua grande contribuição pra aviação. Abraço!
Como um aficcionado na história da minha cidade natal, Natal/RN, só queria dar os parabéns pela qualidade do trabalho de pesquisa! Tudo bate com as informações que eu tenho sobre o assunto! Parabéns!
Sou aki de Natal. Tenho orgulho dessa cidade, que pena que os governantes não valorizam a história local, como a forte tese de que o Brasil foi descoberto por Natal. Lito faz um vídeo sobre essa tese!!?? Abraço!!!
Adorei a pesquisa. O vídeo ficou excelente, com bastante informação e muito caprichado. PARABÉNS, Lito! Forte abraço PAZ e BEM Leandro-Camocim de São Félix-PE
Um show de história!!! Arrasou! O Brasil tem uma história linda, nosso povo é simplesmente, maravilhoso!! Parabéns, querido, pela aula. Não conhecia, nem de longe um terço desses fatos, importantíssimo para nos fartacer como cidadãos apropriados de suas histórias.👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Eu tenho que registrar que estou simplesmente viciado no canal. Não sei quais foram as razões para que o UA-cam me recomendasse. Mas eu estou maravilhado com o conteúdo que o Lito apresenta em cada vídeo. E a forma também é importante, com clareza e didática singulares. Sou natural de uma cidade interiorana do Rio Grande do Norte, chamada Alto do Rodrigues, em que as pessoas tentavam causar medo nas crianças com a história do papa-figo (acho que as variações até chegar ao interior fizeram sumir o "viúva" aqui). Jamais esperaria aprender isso neste canal. O Lito é inspirador. Imagino várias crianças e adolescentes criando sonhos com a aviação a partir deste canal. Se eu o conhecesse há mais tempo, era capaz de eu ser um desse que teria se enveredado por essa área tão fascinante.
Enfim resolvi dedicar alguns minutos do meu tempo em escutar sobre a história daqui de Natal/Parnamirim, agora posso dizer que sei basicamente muito do que se sucedeu por aqui no passado graças a esse vídeo do 'Aviões e Músicas' .
Lito, muito obrigado por contar esse pedacinho da história de Natal e do surgimento de Parnamirim. Nós, potiguares, temos muito orgulho da participação da nossa terrinha nos destinos da WW II. Ademais, posso fazer algumas notinhas? O rio se chama Potengi, grafado originalmente como Potengy (é com "g", independentemente da opinião do seu redator). Ele vale outra história, pois é lá que pousavam os hidroaviões dos serviços de correio aeropostal tanto francês, quanto italiano e, também, alemão. Lá também era a "pista" dos pioneiros da aeronáutica mundial. O Potengi também recebeu a Rampa, terminal de passageiros e centro nervoso da base de operações dos hidroaviões americanos. Detalhe importante, foi na Rampa que Getúlio Vargas recebeu Roosevelt e de onde ambos foram fotografados num jeep do Exército. Antes da criação da base área, o campo de pouso de Parnamirim era conhecido como Campo dos franceses. Lá, além do terminal da Aeropostale, foi sede do hangar da companhia italiana LATI. Durante a guerra, os americanos fizeram uma estrada ligando a Rampa à Parnamirim Field (como eles passaram a chamar a área). Parte desta estrada se tornou a avenida mais importante de Natal, sendo também sobre ela que começa a BR-101. Enfim, Natal foi cenário de algumas histórias da aviação mundial, não só da Segunda Guerra, dizem até que o Zeppelin passava por aqui. Quem quiser conhecer um pouco mais pode buscar por Fundação Rampa no Google.
A opinião não é minha. É da Academia Brasileira de Letras, que por lei federal define as regras da ortografia oficial no Brasil - ou seja, o que ela decide a esse respeito também é lei no país inteiro. E ela decidiu que, salvo algumas exceções definidas em lei ("Sergipe" é uma delas, mas "Potengi" não é), o som do "J" em palavras de origem indígena deve ser sempre grafado com "J" mesmo. Então, se você acha que "Potenji" é errado, não discuta comigo. Vá discutir com a ABL e convença-os que eles estavam errados esse tempo todo e obrigue-os a mudarem as regras da ortografia portuguesa para o Brasil, dando as razões técnicas que eles vão cobrar de você. E pode contar que eles não vão aceitar "porque todo mundo escreve assim" e "fica estranho de outro jeito" como argumentos.
@@goytabr O rio é um acidente geográfico, não é um punhado de pipoca ou mandioca. Seu nome foi dado por aqueles que deram origem, inclusive, ao nosso gentílico, e adotado pelos portugueses séculos antes do nascimento de qualquer dos membros de uma organização localizada a milhares de km de distância. É, e continuará, grafado com G, como a cidade potiguar de São Paulo do Potengi, cuja existência vossa senhoria desconhece - como desconheciam os 40 membros da ABL a existência tanto da cidade quanto do rio em 1943 (ano do antigo Acordo). É, e continuará, grafado com G, como grafam todos os potiguares, os 3 Poderes Públicos do Estado do Rio Grande do Norte, o IBGE e o IPHAN. Afinal de contas, ninguém sabe melhor o nome da sua terra do que aqueles que nela nascem e vivem. PS: ZERO é o número pessoas preocupadas em pedir permissão a algum dos "galados" da ABL para escrever Potengi, temos mais o que fazer, tipo: ver o belíssimo por-do-sol no Rio Potengi.
@@andrecosta4537, três coisas. Primeira, se for para pegar a grafia dada "por aqueles que deram origem", então você tem que convencer os amazonenses a escreverem o nome da sua capital como "Manáos" (aliás, é por isso que o aeroporto de lá tem o código IATA "MAO") e os cariocas a escreverem o nome da sua cidade vizinha como "Nictheroy", porque essas foram as grafias originais dadas pelos fundadores e vigentes por muito tempo... Segunda, os 40 membros da ABL não têm NADA a ver com as normas da ortografia, até porque vários deles, como Paulo Coelho, por exemplo, são semianalfabetos (só a quantidade de "haviam" no sentido de "existiam" que se encontra nos livros dele -- que ele não deixa a editora revisar -- já o deveria desqualificar como membro da ABL, mas aqui é o Brasil, ele vende muito e é muito rico...). Quem faz esse trabalho é uma equipe de especialistas em linguística altamente gabaritados que trabalha para a ABL. E olhe, discutir com eles não é para qualquer um... Doutores em linguística, catedráticos... E eles foram claros que as regras se aplicam a topônimos tanto quanto a substantivos comuns. (A cidade paulista é Mogi Guaçu porque foi definida assim por lei, mas o rio que passa lá é o Mojiguaçu... São Paulo do Potengi provavelmente é o mesmo caso.) E terceira e principal: o Rio Grande do Norte tem cerca de 3,5 milhões de habitantes, dos 208 milhões do Brasil (só a Zona Leste da cidade de São Paulo já tem mais gente). O roteiro é feito para todos (e mais alguns de Portugal, Angola, etc.), e a imensa maioria deles nunca esteve no RN, nunca ouviu falar do rio Poten(g/j)i e está se lixando para a grafia dele. Mesmo assim, merece o respeito de uma ortografia correta segundo as normas. E as normas dizem que é com "J". Então, se os potiguares ficam em brios porque acham que o rio deve ser grafado com "G", que continuem grafando o nome assim, mas não esperem que a maioria dos demais falantes de português siga a mesma grafia, se as normas que todos deveriam seguir dizem que isso está errado.
Eu moro no bairro Guarapes zona oeste de Natal e lá passa um trecho do rio Potengi, todas as placas de trânsito ali que sinalizam o rio tem escrito "Rio Potengi" na sinalização
Maravilha de vídeo! 28 minutos com muita informação sobre uma parte muito importante de nossa história e que costuma ser ignorado nos bancos escolares, sabe-se lá porque! Parabéns!!
Poxa , que baita história, não é só aerportos,mas uma bela história que todos deveriam conhecer, parabéns Lito, amei sua história, e amo tudo que vc fala, vc fala tão bem, uma dicção perfeita!
Conheci o canal faz pouco tempo, tenho visto vídeos de 4 anos atrás e parece que foram feitos recentemente. Não passo mais um dia sem assistir algum vídeo. As histórias e o bom humor são na medida certa. Puro talento seu e da equipe. Deu até vontade de pilotar... mas agora é tarde, fica pra próxima!! Ótimos vôos pra vcs... parabéns!!
Fantástico o vídeo! Sou natalense, nasci, cresci e morei aqui a vida inteira mas jamais tinha ouvido essa histórica com tantos detalhes! Muito obrigado!!!
Excepcional, nada menos que excepcional. Como conhecimento, encaminharei o vídeo para um filho aviador da força aérea. Ele voa na Amazônia e tem uma paixão enorme pela região.
ainda não sei como ele conseguiu resumir tão magnificamente todas as informações e ainda assim ser tão profundo no assunto, só faltou falar do cabaré de Maria boa. kkkkkkkkkkk
Sua Histórias são magníficas !!!! Sua didática e seus temas deveriam ir para as salas de aulas de todo o Brasil , Parabéns !!!! Esta é uma boa idéia para melhorar nossa História!!!
Lito, muito obrigado por essa história sobre natal e Parnamirim. Pura cultura. Que Deus continue abençoando sempre você. Te desejo muito sucesso! Meus parabéns!
Eu comecei a pouco tempo seguir o luto e já sou fã de carteirinha dele amo o senta que lá vem história parabéns lido Deus abençoe sempre você e sua família 🙏❤👏👏👏👏👏
Parabéns Lito, comprei seu e-book ontem no Amazon e por incrível que pareça terminei de ler quando a notificação desse vídeo chegou, fantástico!!! que experiência...
Top demais o vídeo, mas o mais bacana foram a história chegada da coca e da viuva papa figo que cheguei a pesquisar e ver uns 4 vídeos sobre o caso kkkkkkkkkk. Saudações aeronáuticas!
Cara, estou encantada com esse seu show de informação, já tive a oportunidade de ter visitado essa base em Natal e não consegui saber tanto a respeito. Maravilhoso, imagino a MAGA pesquisa que você teve que fazer pra ter conseguido tantos minuciosos detalhes, incluindo : História, Geografia, Artes, Política, Diplomacia, Sociologia, abrangendo quase todas as áreas de interesses gerais em rápidas pinceladas como um maestro regendo sua orquestra. Meu Deus, CARA, você é " Poesia", um ser realmente iluminado por Deus. Vida longa a você. Estou realmente IMPRESSIONADA!!! contigo, PARABÉNS🎼🎹 🌏🧭🪐🔥🌠🤗🎼🎵🎸Incrível!!
Assisti Hj, fui da FAB, sabia de várias coisas sobre a cidade mas adquirir muito mais conhecimento. Parabéns prá toda equipe e a história é sensacional!!!
Sou natalense nascido na vila da praia de Ponta Negra, e guardo na memoria as historias que meu pai José Correia contava da época da guerra em que ele tinha seus 16 anos, mesmo tendo estudado apenas o primário, se orgulhava de falar palavras e frases em inglês que aprendeu com os americanos. Na época ele teve acesso a todas estas novidades que o Lito relatou, mas o que ele mais gostou foi a salsicha. Como ele trabalhava ajudando a montar acampamentos, logo caiu na graça dos soldados que percebeu que ele adorava o enlatado, daí ele ganhou um apelido na vila de Ponta Negra que ficou até o fim da vida, passando a se chamar pelo apelido de Zé Rôla, devido sua paixão por salsicha.
Meu Deus. Que vídeo espetacular. Que cara espetacular o Lito. Precisamos de mais pessoas assim pra ensinar e mostrar sobre mais assunto. 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Embora tenha vivido nos EEU pelos últimos 40 anos, morei em Natal e atendi a Faculdade de Medicina da UFRN. Há uns cinco anos atrás, conheci um médico em Philadelphia que ao saber que eu tinha vivido em Natal, ficou muito entusiasmado. O pai dele na época da guerra era um tenente, aviador da Força Aérea Americana. Ele tinha sido estacionado em Natal por uns quatro anos, na época da da guerra. Gostava muito do Brasil e dos brasileiros. Como presente, ele levou o pai já com uns oitenta e poucos anos, de volta a visitar Natal. Gostou muito de revisitar a base aérea, que naquela época tinha uma sucata de uma “superfortress” estacionada em frente do Clube dos Oficiais. O pai também falava muito dos bailes tocados por elementos de Banda de Música da Força Aérea Americana e quase não parava de falar da beleza das mulheres brasileiras. Pois é, o mundo é muito pequeno, não?
Parabéns pela abordagem séria e histórica com que sempre fazes estes relatos.
Que legal!
Que incrível seu relato!
Muito legal
Muito legal cara
Laercio Pereira Outros exemplos são: JJOO Juegos Olímpicos, RRHH Recursos Humanos, CCOO Comisiones Obreras (sindicato trabalhista) aqui na Espanha. Saudações aeronáuticas.
Minha família saiu do interior do estado para Natal nessa leva de migrantes atraídos pela base. Meu bisavô tinha uma venda, um dos comércios que atendia os militares, e foi bombeiro civil da base. Dois tios avôs meus seguiram carreira na FAB, um aerofotogrametrista e um desenhista técnico. Meu avô aprendeu muito de mecânica na base e seguiu carreira nessa profissão. Eles participaram da emancipação de Parnamirim, que aconteceu por negligência da prefeitura do Natal em relação a vila surgida ao redor da cerca da base oeste. Muita gente comprou terras ao redor da base, construiu pra vender, etc. A cidade literalmente deve a existência à base.
Interessante que, nas primeiras ocupações, os militares tentaram evitar o estabelecimento de residências e comércios para não "corromper" os soldados da base. Mas depois, as relações se acalmaram, amizades feitas. Antes da rede elétrica chegar, a energia vinha do gerador da base. Há relatos em livros sobre isso.
Legal!
Show de bola!
Show
Isso sim é uma boa história.
Qual cidade do interior do RN?
sou caminhoneiro de Santa |Catarina e acho a cidade de natal e seus entornos a cidade mais bonita do Brasil, parabens povo potiguar.
Brigadu
Gente, que maravilha a história da viúva Machado. Sou de Natal, sabia da lenda, mas nunca soube quem era ou a origem da história. Obrigada Lito!
Lito: nasci em Natal e tenho 70 anos. Meu pai aprendeu inglês engraxando sapatos dos gringos da base aérea de Natal. Seu vídeo tem inestimável valor pra se compreeder a nossa história. Obrigado e parabéns ! Vou indicar pra minha família.
Emocionante! Pra quem é nascido ou cresceu em Parnamirim/Natal é impossível não se emocionar com esse vídeo. Parabéns, Lito!!! Saudações de Parnamirim-RN.
E quem é de Parnamirim e estudou na E.E. Santos Dumont nos prédios da antiga base aérea americana e mais especial ainda.
Gosto demais do Rio Grande do Norte !! Essa base aérea tem muita história !!
Sou do Rio Grande do Norte e acho que a nossa história devia ser mais valorizada... E parabéns pelo vídeo!
Vdd. Emocionante demais, me enche de orgulho inclusive..
Sou Natalense e vejam só,minha primeira escola foi a Estadual Jean Mermoz no bairro Bom Pastor em Natal,apesar de ter conhecimento sobre a participação de Natal/Parnamirim na guerra..afirmo envergonhado que não conhecia tão ricamente toda a história dita pelo Lito . Literalmente uma profunda aula de história.Fiquei apar de saber mais sobre a participação de Natal/Parnamirim e também quem foi Jean Mermoz.Que aula!!!
Como Potiguar fiquei muito feliz de nossa história ter sido retratada de maneira tão bacana! Grande abraço!
E tbm pq o lito e potiguar, isso deixa tudo mais maravilhoso
Olá Lito sou de Mossoró e conhecedor da história do Rio Grande do Norte, e vc foi muito competente acertivo nessa extraordinária história.
O Lito é de Natal, não entendo por que ele não diz isso.
@@apolinarioamorim8755 bom saber!!!
"Assertivo"...
pois é, ele devia falar em todo vídeo q ele nasceu no RN, o nome dos filhos, o endereço onde mora e o numero do cartão frent i costa, seria super relevante pro canal
Com a ameaça Chinesa os americanos voltam a pensar no Rio Grande do Norte novamente.
Conheci a a base aérea de Parnamirim, assim era conhecida desde os anos 70 onde meu pai era caminhoneiro e transportou várias cargas de tábuas vindos de Itabela-bahia para obras de ampliação da base. Nesse tempo, em volta era tudo vegetação nativa... também sou potiguar nascido nas dependência da Usina Estivas- Arez, vivo desde 1979 em Caruaru.
Saudações aeronáuticas Lito !!!
Meu pai serviu na BANT (BASE AÉREA DE NATAL)
essa base tem muitas histórias lindas....
Meu pai hoje aos quase 97 anos de idade, aposentado da aeronáutica me contou varias histórias lindas sobre a bant.... A base aérea de Natal havia um efetivo de militares americanos, a base servia de trampolim para Europa, a noite as luzes da cidade eram apagadas por ordens dos comandantes das F.A, temiam ataques aéreos por conta dos alemães, inclusive me contou também que houve prisões de espiões alemães....
A base aerea de Recife-PE BARF TAMBÉM SE ASSEMELHA COM A MESMA HISTÓRIA...
Esses hidro aviões que você citou meu pai os chamava de Catalina, inclusive chegou a voar nele 👏👏👏👏👏
Show de história lito, amo seu canal
Cara não tem como não deixar o like, pois foi uma verdadeira aula, sobre a questão geopolítica e aviação! Dentre seus vídeos esse é um dos melhoes, e olhe que os que vc faz já são pra lá de excelentes!
A oratória e storytelling do Lito são sublimes!
Realmente!!! Estou até preocupado de estar "viciado" nestes causos ...
Paro de ver ... dali à pouco o Lito tá na telinha...
Fico imaginando o trabalho qui o Lito teve prá passar essas informações prá gente, tem meu respeito!
Chorando aqui... . Vou financiar esse canal é agora! Só posso agradecer e ser mais feliz por vocês existirem fazendo esse trabalho lindo. Valeu, Lito e equipe!
Muito bom!
Eu einh
Caraca, Lito. Vc é o único que me faz parar vendo vídeos no UA-cam. Gigantesco seu trabalho! Parabéns!! Que história fantástica!!!
o cara entregava de Paris para Buenos Aires em 8 dias, Enquanto aqui, em pleno 2019, os correios levam o mesmo para levar uma carta minha do RS pra SP
Kkkkkkkkkkkkkkkkk
Brasil
Melhor comentário. Kkkkkkkk
Mano vc tá reclamando de que !? Eu fiz uma compra na China, em um desses sites de eletrônicos e demorou 3 meses pra chegar hahaha
@@andrearaujo6531 aposto que dos 3 meses, 2 foi por que ficou retido em Curitiba.
Cara que top ouvir uma parte da nossa história aqui do RN.
Parabéns pelo vídeo e o belíssimo conteúdo.
Mais um grande vídeo para o canal, amei! O Nordeste teve uma importância incrível na segunda guerra. Foi no litoral de Sergipe que foram afundados os navios mercantes que levaram o Brasil ao conflito, e foi o Rio Grande do Norte o estado que teve a maior participação. Parabéns Lito por manter viva essa história ✈
Lindo! Ver o Lito - natalense - contando parte tão importante da história do nosso estado com tantos detalhes é de encher os olhos. Abraço de Natal/RN!
Lito, sou cirurgião-dentista e professor em Curitiba. Sou também um aficcionado por história. Assisti e revi várias vezes o vídeo, pois nele você se superou no que já faz tão bem. Parabéns pela aula, pensei até que o canal deveria ser "Aviões, Músicas & História", ou algo do gênero. Novamente, parabéns!!
Eu, como natalense e apaixonado por aviação fiquei muito feliz com essa aula de historia, já tinha lido sobre alguns desses acontecimentos por aqui, mas depois desse vídeo, deu pra ter uma noção maior do quão importante foi a base aérea daqui de Natal. Com certeza vou compartilhar esse conhecimento com outras pessoas, afinal, quem não gosta de historia?
Mais uma aula de história. Lito sempre nos trazendo informações muitas vezes desconhecidas.
Ótimo domingo a todos
Um dos meus vídeos favoritos de todo o UA-cam. Me fez lembrar todas as histórias do meu avô que serviu a FAB e participou da libertação da Itália fascista de Mussolini. Muito obrigado Lito pelo vídeo e pela homenagem! 🇧🇷🇮🇹
Gostei da história sobre o aeroporto de Natal. Como vc fala explica bem. Obrigada.
Eu já recomendei vários vídeos desse canal para estudantes de LOGÍSTICA, e digo sempre que você LITO é excepcional quando o assunto é aviação e aeroportos! Você sabe como ninguém abordar assuntos relacionados á logística em aeroportos como eu nunca vi antes! Parabéns!
Lito, se você não fosse da aviação, seria um excelente professor de história.
É incrível como ele conta as histórias com uma simplicidade e que dá interesse de ouvir mais e mais, cara senta que lá vem história é maravilhoso
O Lito se daria bem em qualquer ramo...ele é maravilhoso.
Mano, sou estudante de história, o Lito é 100 milhões de litros de combustível melhor do que eu.
Alexandre, o Lito não seria, Ele é um excelente professor de história e melhor ainda, histórias que envolve a aviação e a pesquisa dos fato o torna um grande exemplo para os professores.
@@renatosaraivalima lança um vídeo aí sobre qualquer assunto e me marca que eu quero assistir.
Parnamirim sua terra lito,!!!! Até que enfim vc está falando de parnamirim, meu pai morra próximo ao casarão dos machados hoje não existe mais pois venderam o terreno e hj foi construído um condomínio no local! E bem próximo a casa do meu pai tem uma rua que leva o nome de Amélia Machado, no bairro do Bom Pastor!
Lamentável é com profundo pesar que retiraram o aeroporto Augusto Severo em Parnamirim aqui de natal ficamos agora uma cidade órfãos em aeroporto
Uma das obras da viuva família era no Bom Pastor, tanto que algumas ruas da região levam nomes de pessoas da família, como Estevão Machado, Cap. João Ribeiro Machado e a própria rua Dona Amélia Machado. Eessas terras se estendiam até o bairro Guarapes, Cidade da Esperança, Planalto, Satélite, Ponte Velha e hoje Parnamirim. O 7o bairro de Natal, o bom pastor, abriga o convento das irmãs do Bom Pastor, que foi construído com ajuda de dona Amélia para abrigar essas mães solteiras que o Lito citou no vídeo.
Um dos acessos era Subindo o morro da hoje rua Estevão Machado, depois de passar pela ponte das lavadeiras.
O casarão do Ferreiro Torto, boa parte do trecho urbano da linha da Great West, dois grandes cemitérios, etc etc, tudo está nos terrenos que já pertenceram à viúva.
O casarão onde ela viveu a maior parte do tempo era na Cidade Alta.
O lito é de Parnamirim?
Amigo avionico conheci Cearámirim e lagoa de Pitangui. 👍❤🛩✈🛬
@@jennifercamara356 sou Cortezs também .🤟
Senta que lá vem história, melhor momento do domingão, Aerolito juntos e shallow now 😂♥️
Cara....
Chorando de rir por aqui.. ,😂
e o destaque da forma geométrica da terra... kkkk
Shallow now kkkkkkkkkk
8:47 papo modinha.. 😢
@@SoaresGaucho o Lito só falou verdades.
A maneira com o qual vc liga história, aviação é simplesmente fantástica, acertiva, emocionante... o uso de uma linguagem simples agrada a todos.
A cada vídeo é um aprendizado!!
Parabéns 👏👏👏
Maravilhosa matéria...a história da minha terra, nasci em Parnamirim no hospital da base aérea de Natal...filha de funcionário civil da aeronáutica, morávamos dentro da base, tinha de tudo lá, de igreja a supermercado, escola, cinema..uma lagoa bem grande que servia de lazer no final de semana, até 1974, quando formos retirados de lá devido a notícias de nova guerra... graças a Deus não houve a guerra e tínhamos casa na cidade, onde crescemos tendo a base como nossa segunda casa.. minha mãe trabalhava lá e tínhamos entrada franca.
Caramba! Eu sou do Nordeste e não sabia de nada disso! Conhecia o papel que a região teve durante a Segunda Guerra, mas não tinha ideia da dimensão que isso teve no local na época... até agora! Obrigado, Lito!
Uma das melhores histórias do Brasil que já ouvi. Parabéns.
Moro em Parnamirim...vc me ensinou mais que os professores daqui...não sei se me orgulho ou tenho vergonha disso...kkkkkk
Obrigado lito!!!
Comentei a mesma coisa ! a educação aqui é uma desgraça
É o que eu disse acima: "... os 287 "deslikes" só pode ser de petistas, lulas livres e terraplanistas! pqp! uma aula de história que ninguém nunca viu na escola e que não há em nenhum livro do MEC! parabéns querido mestre Lito!!"
Talvez seja porquê você na escola, só prestava a atenção nas coxas e no decote das coleguinhas do que nas aulas chatas de história 😂😂😂😂
@@gerlansilvasousa9702 ao contrário eu tive o melhor professor de História que foi professor de História na minha faculdade de Pedagogia e que esnobou o livro mais adotado ( e badalado ) à época que era do Paulo Miranda Gomes... nas palavras dele: " ... o Paulo Miranda é meu amigo mas o livrinho dele..." mas as coxas e petinhos das coleguinhas não é coisa que se despreze, nem na aula de auto afogamento! kkkkkkk!! em tempo: professor João Etiene Filho
@@HelvecioPereira - Infelizmente existe esta corja como o comentado acima, e hoje março 2020, já deram 306 deslikes! Brasil acima de tudo, e Deus acima de TODOS!!!
Vc é o cara mesmo Lito,se não fosse vc milhões de brasileiros como eu não conheceria estas lindas histórias da aviação e do nosso Brasil. Parabéns pelas histórias.
Nunca me vou cansar de parabenizar(*) o Lito pela sua maravilhosa divulgação!
"Senta que lá vem história" é a frase que me leva de volta à Força Aérea Portuguesa, numa viagem de 45 anos ao passado.
Muito obrigado!
*) parabenizar: palavra que não se usa em Portugal... Mas o Lito merece que eu me "brasileirize"!
Apenas mais um detalhe:
Só queria saber o que há (se é que há...) na cabeça de quem dá "DISLIKE" a uma tão soberba lição de história...
Eita aula mostra de história.
O Marcelo do Mundo Militar, vai ficar feliz por tanto conhecimento em um único vídeo.
Lito sou potiguar e as terras da viuva realmente ficaram para o estado, inclusive o bairro que moro hoje em dia já pertenceu as terras dela, abraços.
Que desperdício né.
@@ordenavide2986 Na verdade não, acredito que ainda que ela tivesse herdeiros hoje em dia as terras também seriam destinadas a moradia pois a cidade tem pouco território, acredito que cerca de 150 mil pessoas vivam hoje em dia nos lugares que faziam parte da fazenda, a grande maioria população carente.
@@marneyrocha É me esqueci que naquela época, a maioria das terras devem ter sido apossadas por moradores, então o estado não deve ter ficado com muita.
@@ordenavide2986 uma boa parte foi tomada de posse mesmo, mas acredito que não mais que uns 30% das terras
Marney qual o seu bairro? Ouvi falar que o Guarapes pertencia inteiramente à viúva Machado.
Lito, esse foi um dos melhores vídeos que você já fez! Ele está cheio de informações e curiosidades. O segundo melhor foi o do sistema de ar-condicionado do avião. Parabéns.
MA-RA-VI-LHO-SO! UM BANHO DE CULTURA! EU CONTINUARIA OUVINDO ESSAS HISTÓRIAS POR HORAS SEGUIDAS, SEM ME CANSAR! MATÉRIAS CURIOSAS DESSE TIPO, NOS DEIXAM FASCINADOS! PARABÉNS! (Jorge Mota = São Paulo)
QUE SENSACIONAL! Sem dúvidas o canal mais informativo que conheço no UA-cam. Sou potiguar e não sabia de inúmeras informações, assim como, creio eu, boa parte da população do RN.
Um update sobre o antigo aeroporto Augusto Severo: recentemente ele virou o Centro Cultural Trampolim da Vitória, no qual há pavilhões de exposição e mostras temáticas que detalham a história do aeroporto desde o seu surgimento, passando pela Segunda Guerra, seu uso militar e civil até sua desativação, como bem foi narrado no vídeo por Lito.
Prossiga com esse trabalho no canal. Já era muito fã, agora ainda mais.
Caramba! Esse foi o melhor episódio de história
Certeza.
:3
Simplesmente PERFEITO... Me emocionou muito. Sou filho desta cidade “Natal” parabéns Lito.. perfeito perfeito
Curiosidade histórica, devido essa estadia Norte-americana em Natal, que aqui no RN temos a gíria "boy", quando nos referimos à pessoas íntimas ou de forma informal. Tenho orgulho de ser Potiguar ❤
2, uma pena terem desativado o Augusto severo
É vdd boy
@@marcelo6398 verdade boy, primeira vez q vi um avião de perto foi lá, nunca irei esquecer
Então se estendeu pra Paraíba... Porque aqui é o que mais a gente fala, boy... Acho que não chegou em Pernambuco.
@@ramonlima7016 chegou sim, mas só em Recife e na área metropolitana, um pouquinho do agreste talvez. Mas em Recife todo mundo fala boy e boyzinha Kkkkkkk
Eu como um cidadão natalense fiquei muito honrado em ver esse vídeo no canal aviões e músicas do Lito, realmente uma senhora aula de história!! E a importância da minha amada cidade no contexto da segunda guerra mundial. Parabéns Lito e saudações aeronáuticas
Esse é o vídeo que você assiste e depois assiste por diversas novamente mostrando para várias pessoas. Isso é uma aula! Não sou de comentar muito em vídeos no UA-cam, porém este vídeo, dispensa comentários! Merece apenas aplausos!!! Parabéns!
Moro em Natal/RN, nasci e cresci por aqui e como bom potiguar, já conhecia a história. Obrigado Lito, vídeo incrível.
Haha! Eu não esperava ouvir da papa-figo logo no aviões e músicas! Mas é verdade, até hoje esse mito ainda existe, inclusive fora de Natal. Eu cresci ouvindo essas histórias e morria de medo dela. Obrigado por esclarecer o mistério, Lito!
Aqui em Fortaleza também se fala em papa figo kkkk
Os domingos perderam a má conotação da voz do Faustão e adquiriu um ar de instrução e diversão com as aulas lituanas.
Pura verdade. Sabe que meu filho é doidinho por aviões e aviação desde os 2 aninhos de idade! E ele assiste aos vídeos do Lito com avidez todos os dias. Agora com 10 aninhos só quer saber daquele jogo/simulador de vôo que o Lito faz/joga/apresenta hahahaha. Eu morro no 💲💲💲aaaiiiii... Por que não entendo nadica de nada desse negócio de aviação e morro de medo voar 😦 kkkkk. Só o Lito mesmo pra consertar isso viu!!?!!?
Minha TV pifou e nem mandei mais consertar. Agora é só computer & tablets, vídeos de aviação & games, e LITOOOO em todas as formas de video e livros e ebooks e camisetas e cuuuulllltttuuuurrraaaa e descomplicacao . Bem longe dos lixos televisivos invasivos!!!! Salve L.I.T.O
Parabéns,Lito. Fui militar da FAB e sou fã de aviação. Excelente história sobre Natal e Parnamirim. Infelizmente nossa nação não preserva a história. Valeuuuuuu
Lito, por sua causa eu paro de estudar, tocar violão, e fazer outras coisas, quando você começa uma nova história. É que não quero perder um detalhe sequer. Parabéns!
Incrível! Moro em Natal e não conhecia muito bem essa história. Muito bacana, valeu Lito! Show! 😀
👍😃
eu tambem parceiro, tmj
O uso das palavras para descrever os acontecimentos é maravilhoso faz com que tenhamos uma viagem ditada. Parabéns Lito 👏👏👏👏👏👏
Eu sou de Natal e já ouvi essa história da viúva negar muito vez para minha mãe conseguir me coloca para dormir quando ainda era pequeno kkkk
Mais uma vez parabéns Lito. Meu pai, que nasceu em Belém-Pará e filho de americanos trabalhou na torre de controle da Base Aérea de Natal na época da guerra.
Lito seu menino, moro em brasilia a 58 anos, mas sou papa jerimum da cabeça chata e hoje 06 de setembro de 2020, tive uma aula de HISTÓRIA que muito me orgulhou de ser brasileiro assim como voce e mais por ser um potiguar e saber que influenciamos e muito no maior evento do século XX. Já era teu fã agora imagine depois desse video...
Rapaz que aula de história !! Parabéns Lito !!
Sou nascido e criado em Parnamirim RN , sempre fui apaixonado pela aviação ver os aviões voando aqui e lindo.
Sensacional, pesquisa, fatos históricos, desenvolvimento, oratória, edição....enfim 28:39 de prazer! Parabéns.
Conheci o canal a pouco e já estou emocionada e apaixonada por tudo, mas principalmente por esse vídeo, sou nascida no RN, mas por mudar de estado acabei por não conhecer a história e ter algo tão bem representado repleto da história e logística deixa o meu coração aquecido. Muito sucesso Lito, você faz um trabalho incrível!!
Melhor história de todas. História de meu novo quintal. Paulista, Utuber, residente em Fortaleza,empresário de manutenção. É apaixonado por história.
Excelente vídeo!!! Parabéns, Lito. Seu canal é multidiscplinar. Nele aprendo aviação, história, geopolítica, economia, empreendedorismo e por aí vai. Sou grato por isso.
Sensacional Lito, moro em Natal é trabalho em SBSG, fico super empolgado com vc mostrando nossa história. Parabéns pelo sua grande contribuição pra aviação. Abraço!
Esse lito é um galado mesmo. Fazendo minha cidade ser conhecido no Brasil 😂
Galado, ahahahahha.
Boyyyy
Boy, o bicho é galado mesmo!
Caba de peia.
Deixe de guerra macho
“Esse homem eh um galado! E eh melhor não fala , pois assim mesmo calado, sua postura tá errada !”
Adorei a história, não só por ser potiguar, mas por ter aprendido coisas que nem imaginavam que tinham acontecido aqui no RN.
Como um aficcionado na história da minha cidade natal, Natal/RN, só queria dar os parabéns pela qualidade do trabalho de pesquisa! Tudo bate com as informações que eu tenho sobre o assunto! Parabéns!
Sou aki de Natal. Tenho orgulho dessa cidade, que pena que os governantes não valorizam a história local, como a forte tese de que o Brasil foi descoberto por Natal. Lito faz um vídeo sobre essa tese!!?? Abraço!!!
Foi e ainda é, a minha notificação preferida... Rsrsrs
Belo vídeo.
Adorei a pesquisa. O vídeo ficou excelente, com bastante informação e muito caprichado. PARABÉNS, Lito!
Forte abraço
PAZ e BEM
Leandro-Camocim de São Félix-PE
Um show de história!!! Arrasou! O Brasil tem uma história linda, nosso povo é simplesmente, maravilhoso!! Parabéns, querido, pela aula. Não conhecia, nem de longe um terço desses fatos, importantíssimo para nos fartacer como cidadãos apropriados de suas histórias.👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Eu tenho que registrar que estou simplesmente viciado no canal. Não sei quais foram as razões para que o UA-cam me recomendasse. Mas eu estou maravilhado com o conteúdo que o Lito apresenta em cada vídeo. E a forma também é importante, com clareza e didática singulares. Sou natural de uma cidade interiorana do Rio Grande do Norte, chamada Alto do Rodrigues, em que as pessoas tentavam causar medo nas crianças com a história do papa-figo (acho que as variações até chegar ao interior fizeram sumir o "viúva" aqui). Jamais esperaria aprender isso neste canal. O Lito é inspirador. Imagino várias crianças e adolescentes criando sonhos com a aviação a partir deste canal. Se eu o conhecesse há mais tempo, era capaz de eu ser um desse que teria se enveredado por essa área tão fascinante.
Enfim resolvi dedicar alguns minutos do meu tempo em escutar sobre a história daqui de Natal/Parnamirim, agora posso dizer que sei basicamente muito do que se sucedeu por aqui no passado graças a esse vídeo do 'Aviões e Músicas' .
Muito bacana retratar está história pra gente, parabéns! Continue nos brindado com o Senta que lá vem história! 🙌👏👏👏👏
Lito, muito obrigado por contar esse pedacinho da história de Natal e do surgimento de Parnamirim. Nós, potiguares, temos muito orgulho da participação da nossa terrinha nos destinos da WW II.
Ademais, posso fazer algumas notinhas?
O rio se chama Potengi, grafado originalmente como Potengy (é com "g", independentemente da opinião do seu redator). Ele vale outra história, pois é lá que pousavam os hidroaviões dos serviços de correio aeropostal tanto francês, quanto italiano e, também, alemão. Lá também era a "pista" dos pioneiros da aeronáutica mundial. O Potengi também recebeu a Rampa, terminal de passageiros e centro nervoso da base de operações dos hidroaviões americanos. Detalhe importante, foi na Rampa que Getúlio Vargas recebeu Roosevelt e de onde ambos foram fotografados num jeep do Exército.
Antes da criação da base área, o campo de pouso de Parnamirim era conhecido como Campo dos franceses. Lá, além do terminal da Aeropostale, foi sede do hangar da companhia italiana LATI.
Durante a guerra, os americanos fizeram uma estrada ligando a Rampa à Parnamirim Field (como eles passaram a chamar a área). Parte desta estrada se tornou a avenida mais importante de Natal, sendo também sobre ela que começa a BR-101.
Enfim, Natal foi cenário de algumas histórias da aviação mundial, não só da Segunda Guerra, dizem até que o Zeppelin passava por aqui.
Quem quiser conhecer um pouco mais pode buscar por Fundação Rampa no Google.
A opinião não é minha. É da Academia Brasileira de Letras, que por lei federal define as regras da ortografia oficial no Brasil - ou seja, o que ela decide a esse respeito também é lei no país inteiro. E ela decidiu que, salvo algumas exceções definidas em lei ("Sergipe" é uma delas, mas "Potengi" não é), o som do "J" em palavras de origem indígena deve ser sempre grafado com "J" mesmo. Então, se você acha que "Potenji" é errado, não discuta comigo. Vá discutir com a ABL e convença-os que eles estavam errados esse tempo todo e obrigue-os a mudarem as regras da ortografia portuguesa para o Brasil, dando as razões técnicas que eles vão cobrar de você. E pode contar que eles não vão aceitar "porque todo mundo escreve assim" e "fica estranho de outro jeito" como argumentos.
@@goytabr O rio é um acidente geográfico, não é um punhado de pipoca ou mandioca. Seu nome foi dado por aqueles que deram origem, inclusive, ao nosso gentílico, e adotado pelos portugueses séculos antes do nascimento de qualquer dos membros de uma organização localizada a milhares de km de distância. É, e continuará, grafado com G, como a cidade potiguar de São Paulo do Potengi, cuja existência vossa senhoria desconhece - como desconheciam os 40 membros da ABL a existência tanto da cidade quanto do rio em 1943 (ano do antigo Acordo).
É, e continuará, grafado com G, como grafam todos os potiguares, os 3 Poderes Públicos do Estado do Rio Grande do Norte, o IBGE e o IPHAN. Afinal de contas, ninguém sabe melhor o nome da sua terra do que aqueles que nela nascem e vivem.
PS: ZERO é o número pessoas preocupadas em pedir permissão a algum dos "galados" da ABL para escrever Potengi, temos mais o que fazer, tipo: ver o belíssimo por-do-sol no Rio Potengi.
@@andrecosta4537, três coisas. Primeira, se for para pegar a grafia dada "por aqueles que deram origem", então você tem que convencer os amazonenses a escreverem o nome da sua capital como "Manáos" (aliás, é por isso que o aeroporto de lá tem o código IATA "MAO") e os cariocas a escreverem o nome da sua cidade vizinha como "Nictheroy", porque essas foram as grafias originais dadas pelos fundadores e vigentes por muito tempo...
Segunda, os 40 membros da ABL não têm NADA a ver com as normas da ortografia, até porque vários deles, como Paulo Coelho, por exemplo, são semianalfabetos (só a quantidade de "haviam" no sentido de "existiam" que se encontra nos livros dele -- que ele não deixa a editora revisar -- já o deveria desqualificar como membro da ABL, mas aqui é o Brasil, ele vende muito e é muito rico...). Quem faz esse trabalho é uma equipe de especialistas em linguística altamente gabaritados que trabalha para a ABL. E olhe, discutir com eles não é para qualquer um... Doutores em linguística, catedráticos... E eles foram claros que as regras se aplicam a topônimos tanto quanto a substantivos comuns. (A cidade paulista é Mogi Guaçu porque foi definida assim por lei, mas o rio que passa lá é o Mojiguaçu... São Paulo do Potengi provavelmente é o mesmo caso.)
E terceira e principal: o Rio Grande do Norte tem cerca de 3,5 milhões de habitantes, dos 208 milhões do Brasil (só a Zona Leste da cidade de São Paulo já tem mais gente). O roteiro é feito para todos (e mais alguns de Portugal, Angola, etc.), e a imensa maioria deles nunca esteve no RN, nunca ouviu falar do rio Poten(g/j)i e está se lixando para a grafia dele. Mesmo assim, merece o respeito de uma ortografia correta segundo as normas. E as normas dizem que é com "J". Então, se os potiguares ficam em brios porque acham que o rio deve ser grafado com "G", que continuem grafando o nome assim, mas não esperem que a maioria dos demais falantes de português siga a mesma grafia, se as normas que todos deveriam seguir dizem que isso está errado.
Eu moro no bairro Guarapes zona oeste de Natal e lá passa um trecho do rio Potengi, todas as placas de trânsito ali que sinalizam o rio tem escrito "Rio Potengi" na sinalização
Maravilha de vídeo! 28 minutos com muita informação sobre uma parte muito importante de nossa história e que costuma ser ignorado nos bancos escolares, sabe-se lá porque!
Parabéns!!
Poxa , que baita história, não é só aerportos,mas uma bela história que todos deveriam conhecer, parabéns Lito, amei sua história, e amo tudo que vc fala, vc fala tão bem, uma dicção perfeita!
Conheci o canal faz pouco tempo, tenho visto vídeos de 4 anos atrás e parece que foram feitos recentemente. Não passo mais um dia sem assistir algum vídeo. As histórias e o bom humor são na medida certa. Puro talento seu e da equipe. Deu até vontade de pilotar... mas agora é tarde, fica pra próxima!! Ótimos vôos pra vcs... parabéns!!
Se eu gostei?
Amei! Não dá nem para destacar algum trecho, todo excelente!
La na base ainda tem uma placa onde diz "comando do Atlântico "
Sensacional! Isso não é ensinado em nossas escolas. Parabéns Lito! Maravilhosa essa história. Um abraço.
Fantástico o vídeo! Sou natalense, nasci, cresci e morei aqui a vida inteira mas jamais tinha ouvido essa histórica com tantos detalhes! Muito obrigado!!!
Excepcional, nada menos que excepcional. Como conhecimento, encaminharei o vídeo para um filho aviador da força aérea.
Ele voa na Amazônia e tem uma paixão enorme pela região.
Olá queridos! Se puderem, façam um episódio contando a história da Lauda Air do ex Piloto de F1 Nikki Lauda que nos deixou ontem! Grande abraço!
Não sabia que o Brasil foi tão importante no desfecho da 2ª Guerra Mundial. Valeu Lito pela síntese. Aviões e Músicas também é história.
ainda não sei como ele conseguiu resumir tão magnificamente todas as informações e ainda assim ser tão profundo no assunto, só faltou falar do cabaré de Maria boa. kkkkkkkkkkk
@@leandromoura2902 Kkkkkk
Tinha que ter falado da lenda Maria Boa kkkkkkkkkkkkkkk
@@leandromoura2902 Senti imensa falta desta parte. Afinal, é de lá que nasceu a palavra-síntese de todo natalense: galado.
Lito esse video foi foda!!!!!
envolveu varias historias aleatorias, inclusive a do Forró hahaha
Boaaa garotooo!
O Lito é um mestre em contar histórias. Mas hoje se superou nessa história hiperbem contada.Uma verdadeira aula.
Sua Histórias são magníficas !!!! Sua didática e seus temas deveriam ir para as salas de aulas de todo o Brasil , Parabéns !!!! Esta é uma boa idéia para melhorar nossa História!!!
Moro em Parnamirim RN, o trampolim da Vitória!
Estória maravilhosa!
@@joseantonioze3192 É fictícia?
Que linda história sobre a minha terra, me emocionei com uma história tão bem contada e com uma riqueza de detalhes!
Simplesmente, fantástico!!!!
Mais uma vez, você da um show!!!
Adoro esses seus vídeos, meus parabéns Lito...
Lito, muito obrigado por essa história sobre natal e Parnamirim. Pura cultura. Que Deus continue abençoando sempre você. Te desejo muito sucesso! Meus parabéns!
Eu comecei a pouco tempo seguir o luto e já sou fã de carteirinha dele amo o senta que lá vem história parabéns lido Deus abençoe sempre você e sua família 🙏❤👏👏👏👏👏
****lito desculpe o erro
Muito boas essas histórias!
Parabéns Lito pelo teu trabalho e muito obrigado por compartilhar histórias enriquecedoras.
Parabéns Lito, comprei seu e-book ontem no Amazon e por incrível que pareça terminei de ler quando a notificação desse vídeo chegou, fantástico!!! que experiência...
Top demais o vídeo, mas o mais bacana foram a história chegada da coca e da viuva papa figo que cheguei a pesquisar e ver uns 4 vídeos sobre o caso kkkkkkkkkk. Saudações aeronáuticas!
Cara, estou encantada com esse seu show de informação, já tive a oportunidade de ter visitado essa base em Natal e não consegui saber tanto a respeito. Maravilhoso, imagino a MAGA pesquisa que você teve que fazer pra ter conseguido tantos minuciosos detalhes, incluindo : História, Geografia, Artes, Política, Diplomacia, Sociologia, abrangendo quase todas as áreas de interesses gerais em rápidas pinceladas como um maestro regendo sua orquestra. Meu Deus, CARA, você é " Poesia", um ser realmente iluminado por Deus. Vida longa a você. Estou realmente IMPRESSIONADA!!! contigo, PARABÉNS🎼🎹 🌏🧭🪐🔥🌠🤗🎼🎵🎸Incrível!!
Assisti Hj, fui da FAB, sabia de várias coisas sobre a cidade mas adquirir muito mais conhecimento. Parabéns prá toda equipe e a história é sensacional!!!
Nossa, que vídeo único, cheio de histórias diferentes! Orgulho de vcs!
Sério Lito, sensacional a forma que você conta as histórias. O vídeo tem 30 minutos e eu nem vejo o tempo passar.
Parabéns pela narrativa da história, muito rica em detalhes, ótima apresentação.
Sou natalense nascido na vila da praia de Ponta Negra, e guardo na memoria as historias que meu pai José Correia contava da época da guerra em que ele tinha seus 16 anos, mesmo tendo estudado apenas o primário, se orgulhava de falar palavras e frases em inglês que aprendeu com os americanos. Na época ele teve acesso a todas estas novidades que o Lito relatou, mas o que ele mais gostou foi a salsicha. Como ele trabalhava ajudando a montar acampamentos, logo caiu na graça dos soldados que percebeu que ele adorava o enlatado, daí ele ganhou um apelido na vila de Ponta Negra que ficou até o fim da vida, passando a se chamar pelo apelido de Zé Rôla, devido sua paixão por salsicha.
Meu Deus. Que vídeo espetacular. Que cara espetacular o Lito.
Precisamos de mais pessoas assim pra ensinar e mostrar sobre mais assunto.
👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽